• Nenhum resultado encontrado

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR: CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR: CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR:

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Londrina 2020

(2)

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR:

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Plano Especial apresentado ao Colegiado do Curso de Medicina Veterinária da UEL e ao Centro de Ciências Agrárias, para aprovação conforme Instrução de Serviço – Prograd 002/2020 para organização das atividades acadêmicas da graduação enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia da COVID-19.

Londrina

(3)

Comissão: Colegiado e Núcleo Docente Estruturante

Antônio Cezar de Oliveira Dearo – Membro do NDE - Departamento de Clínicas Veterinárias Caio Abércio da Silva – Membro do Colegiado e NDE - Departamento de Zootecnia

Carmen Lúcia Scortecci Hilst – Membro do Colegiado e NDE - Departamento de Clínicas Veterinárias

Giovana Wingeter di Santis – Membro do NDE e Chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

Karina Keller Marques da Costa Flaiban – Vice-coordenadora do Colegiado e Coordenadora do NDE - Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

Maria Isabel Mello Martins – Membro do NDE e Chefe do Departamento de Clínicas Veterinárias

Mauro Leonelli – Membro do NDE - Departamento de Ciências Fisiológicas

Mirian Siliane Batista de Souza – Coordenadora do Colegiado de Curso - Departamento de Clínicas Veterinárias

Roberta Lemos Freire - Membro do NDE e vice-chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

Representantes estudantis: Amanda Fantin Martins - representante da turma 1000 – quarto ano. Ana Paula Podleskis - representante da turma 1000 - primeiro ano.

Andrey Osvaldo Souza Ferro - representante da turma 1000 - segundo ano. Eduarda Tannouri Jeronymo - representante da turma 1000 – quinto ano. Letícia Fernanda Moreira Ferreira - representante da turma 2000 - segundo ano. Pedro Gentilin Cavalaro - representante da turma 2000 - quarto ano.

Pedro Tadeu Fassina Barbosa- representante da turma 2000 - primeiro ano. Natalia de Camargo Gontscharow - representante da turma 1000 – terceiro ano. Natália Siqueira Pires - representante da turma 2000 - quinto ano.

(4)

SUMÁRIO

1 Introdução 5

2 Projeto Pedagógico do Curso 8

2.1 Sistema Acadêmico 8

2.2 Organização curricular 8

3 Plano Especial de Matriz Curricular 10

3.1 Descrição do plano de trabalho 10

3.2 Estabelecimento do Plano Especial de Matriz Curricular 12

(5)

1 INTRODUÇÃO

Desde o início do ano de 2020 o mundo está em alerta em virtude da ameaça à saúde coletiva com a identificação e registro do novo coronavírus em território asiático. A crise sanitária instalada decorrente da rápida proliferação e transmissibilidade do vírus promoveu a declaração da situação de emergência de saúde pública de importância internacional em decorrência do surto da COVID-19. Com a progressão dos casos em escala mundial de contaminação por transmissão comunitária, em 11 de março de 2020, a OMS caracterizou a situação como pandemia.

No campo da educação, as medidas de contenção e prevenção se deram pela suspensão das atividades presenciais como forma de impedir a aglomeração e de incentivar o distanciamento / isolamento social. As ações foram de suspensão de calendários acadêmicos, não permitindo a realização de atividade alguma, seja presencial ou não presencial, ou a manutenção dos calendários reorganizando as atividades presenciais para sua oferta não presencial, utilizando recursos tecnológicos que permitem a atividades de ensino não presencial. A suspensão das atividades acadêmicas de graduação na UEL ocorreu em 17 de março de 2020 provocou a interrupção do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020.

Com a publicação da Deliberação 01/2020 da CEE, autorizando regime escolar especial com atividades não presenciais, a Pró-reitoria de Graduação em conjunto com os coordenadores de colegiados de curso de graduação e representação estudantil realizaram em abril, o Mapeamento para subsidiar a decisão coletiva da Câmara de Graduação, sobre a manutenção da suspensão ou retomada do calendário, com continuidade das atividades de forma não presencial. Os instrumentos elaborados foram destinados um aos discentes e outro aos docentes.

Como resultado deste Mapeamento realizado em abril, que obteve resposta de 66% (290/439) dos estudantes de Medicina Veterinária indicou-se que muitos dos alunos que responderam à pesquisa possuem acesso a computador, conexão com a internet e teriam condições de realizar atividades não presenciais. No entanto, poucos alunos possuíam na ocasião experiência com atividades a distância, a maioria alegou não conhecer o ambiente virtual de aprendizagem oficial da UEL (Moodle) e poucos acreditam que essas atividades teriam a mesma qualidade do ensino oferecido presencialmente. Além disso, os estudantes do curso ressaltavam uma grande preocupação com a condução das atividades práticas.

Do questionário efetuado com os docentes da UEL, respondido por 69% dos docentes, os resultados indicaram que a maioria dos professores que responderam à pesquisa possuem

(6)

acesso a computador com recursos para atividades não presenciais e tem conexão com a internet. No entanto, pouquíssimos professores já possuíam formação para realização de atividades não presenciais, a maioria nunca usou o Moodle e menos da metade sentia-se apto para realizar atividades que utilizem os recursos do ensino à distância. Além disso, uma parcela muito pequena dos respondentes conseguiria assegurar a qualidade das atividades de ensino não presencial naquela ocasião.

Baseado neste Mapeamento, a decisão foi pela manutenção da SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO das Atividades Acadêmicas de Graduação, porém autorizadas as seguintes exceções: a) A realização por parte do estudante de atividades (cursos e eventos on-line, por exemplo) para cumprimento de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), conforme PPC; b) Professores poderão realizar orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por meios remotos.

No mês de maio, a partir de uma decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), motivada por uma solicitação da Reitoria, foi estabelecida uma comissão no Centro de Estudo – CCA, para estudar a retomada das atividades. Esta comissão realizou um novo questionário, destinado aos docentes do CCA. Este instrumento, respondido por 100% dos docentes do centro, permitiu a identificação detalhada das necessidades de cada curso no núcleo profissionalizante. Foi possível observar a necessidade de capacitação para a retomada das atividades de forma não presencial bem como a disponibilidade em dividir as turmas e utilizar horários alternativos para garantir o retorno seguro, quando autorizado, para o desenvolvimento de atividades presenciais práticas.

A capacitação requerida pelos docentes foi possibilitada pelo evento institucional que ocorreu entre 16 e 26 de junho – VIRTUEL – refletindo e capacitando.

Paralelamente, a Resolução CEPE 022/2020 de 24 de junho de 2020 regulamentou o retorno das atividades acadêmicas de graduação, suspensas em decorrência da pandemia de COVID-19 na Universidade Estadual de Londrina.

A referida Resolução autoriza a realização de atividades acadêmicas não presenciais, síncronas ou assíncronas, para ensino de graduação, enquanto perdurarem os efeitos restritivos da pandemia e enquanto as autoridades sanitárias, governamentais e da instituição não autorizarem o retorno às atividades acadêmicas presenciais, escalonadas ou totais, na Universidade. Pela Resolução, a organização e o acompanhamento da flexibilização do currículo, para integralização do ano letivo, é de responsabilidade do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE), junto aos Departamentos e Centros, devendo ser composto um Plano Especial de Matriz Curricular, que deverá ser aprovado pelo Colegiado de Curso e

(7)

Conselho de Centro, e divulgado aos estudantes e docentes. Os princípios a serem observados no planejamento e no retorno às atividades acadêmicas são a (l) qualidade do ensino, a (II) inclusão social e a (Ill) segurança sanitária e as fases de retorno às atividades acadêmicas são: Fase 1: atividades predominantemente não presenciais para todos os cursos e séries que tiverem condições de já iniciarem as atividades; Fase 2: retomada gradual e escalonada das atividades presenciais, associadas às não presenciais; Fase 3: retorno ampliado das atividades presenciais.

As orientações para elaboração do Plano Especial de Matriz Curricular foram estabelecidas pela Instrução de Serviço PROGRAD 002/2020 publicada em 25 de junho de 2020. A Resolução CEPE 023/2020 de 24 de junho de 2020 reformula a Resolução CEPE 071/2019, que dispõe sobre o Calendário das Atividades de Ensino dos Cursos de Graduação, da Universidade Estadual de Londrina, referente ao ano letivo de 2020. Por esta resolução ficou estabelecido o retorno das aulas do 1º período letivo dos cursos de graduação a partir do dia 29 de junho de 2020, de forma excepcional, em fases conforme previstas na Resolução CEPE 022/2020, com término em 18 de dezembro de 2020. O início e término do 2º período letivo dos cursos de graduação será em 18 de janeiro e 25 de junho de 2021, respectivamente. Considerando as Resoluções CEPE 022/2020, CEPE 023/2020 e a 4 Instrução de Serviço PROGRAD 002/2020, a comissão apresenta ao Colegiado de Curso e ao Conselho de Centro o Plano Especial de Matriz Curricular para apreciação.

(8)

2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

O Curso de Medicina Veterinária tem por meta a formação de um profissional generalista, humanista, científico e reflexivo, com capacidade que visa desenvolver ações na área da saúde, bem como na área de ciências agrárias, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano na sua totalidade.

A formação do Médico Veterinário tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, com desempenho de competências e habilidades de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente, bem como competências e habilidades específicas da profissão.

2.1 SISTEMA ACADÊMICO

O Sistema Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária é o seriado anual com atividades acadêmicas distribuídas em disciplinas obrigatórias, que contemplam as competências do Médico Veerinário, atividades acadêmicas especiais de natureza obrigatória (Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio Curricular Supervisionado) e atividades acadêmicas complementares (projetos de ensino, pesquisa e extensão, programas de formação complementar, monitoria acadêmica, eventos, e disciplinas eletivas). As disciplinas estão dispostas em séries, podendo ser ofertadas nas modalidades anuais e semestrais.

2.2 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Os componentes curriculares estão articulados segundo os seguintes eixos de conhecimentos: Ciências Biológicas e da Saúde (26,2% da carga horária total); Ciências Humanas e Sociais (5,4% da carga horária total) e Ciências da Medicina Veterinária (68,4% da carga horária total). Para a obtenção do grau de Médico Veterinário, o estudante deve cumprir 4.185 horas relativas à matriz curricular do curso, incluindo as destinadas ao cumprimento de atividades acadêmicas complementares.

Na quinta série do curso o estudante faz a opção por uma das seguintes áreas de estágio: Medicina de Animais de Companhia, Exóticos e Silvestres; Clínica Médica,

(9)

Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais; Medicina Veterinária Preventiva ou Zootecnia. Para cumprir o Estágio Curricular Supervisionado, o estudante deverá ter integralizado todas as demais disciplinas, inclusive dependências até o primeiro semestre da quinta série.

(10)

3 PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR 3.1 DESCRIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

O início dos trabalhos ocorreu em 10 de junho, data da primeira reunião do grupo de trabalho do NDE/Colegiado. Foi elaborado uma orientação geral encaminhada aos docentes do curso por e-mail (Apêndice A), na forma de consulta com questões pensadas com o intuito de nortear o planejamento das disciplinas de acordo com a necessidade de flexibilização da matriz curricular diante da pandemia. O objetivo principal foi promover uma reflexão e apoio aos docentes neste processo, visando a construção coletiva. Neste sentido, foi importante ressaltar que nem sempre seria possível contemplar todos os itens do planejamento individualizado, em virtude de eventuais choques de horário ou da necessidade constante de reavaliar o Plano Especial. Foram alertados que algumas dúvidas ainda permanecem sem resposta, diante desta situação de exceção que nos foi imposta. No entanto, procurou-se esclarecer que a equipe acadêmico-administrativa da UEL está em um árduo trabalho para sanar as dificuldades para a retomada das atividades com garantia de qualidade do ensino, inclusão social e segurança sanitária.

Nesta ocasião, com base no questionário realizado pelo CCA, que apontou a necessidade de capacitação docente para o trabalho remoto, ficou acordado que a quinta série seria priorizada, conforme recomendação da Pró-reitoria de Graduação e os docentes das demais séries seriam contactados apenas após o evento VIRTUEL.

A primeira reunião do NDE/Colegiado com todos os docentes da quinta série ocorreu no dia 16/06 e com os estudantes no dia 18/06 por meio da plataforma Google

Meet.

Reunido em 26/06, a comissão optou por realizar uma reunião de acolhimento com os estudantes de todas as séries, com a presença voluntária dos respectivos professores (convidados) para o acolhimento dos estudantes e para esclarecimento da condução dos trabalhos para o estabelecimento do Plano Especial de Matriz Curricular. Nesta ocasião foi apresentado um vídeo de acolhimento dos professores aos estudantes.

As reuniões de acolhimento foram distribuídas da seguinte forma, na manhã do dia 29/06: 1ª e 2ª séries: 8:30 às 9:30; 3ª e 4ª série: 9:30 às 10:30; 5ª série: 10:30 às 11:30.

(11)

As reuniões para o planejamento das séries, foram convocados os docentes das disciplinas e os representantes dos estudantes e ocorreram:

1ª série: 03/07 das 14:00 às 16:00 2ª série: 03/07 das 9:30 às 11:30 3ª série: 30/06 das 9:30 às 11:30 4ª série: 01/07 das 14:00 às 16:00 5ª série: 01/07 das 9:30 às 11:30

As reuniões para o esclarecimento dos estudantes foram agendadas para as seguintes datas:

1ª série: 08/07 das 8:30 às 9:30 2ª série: 08/07 das 10:00 às 11:00 3ª série: 07/07 das 18:00 às 19:00 4ª série: 09/07 das 8:30 às 9:30

(12)

3.2 ESTABELECIMENTO DO PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR

As reuniões ocorreram sob a presidência da coordenadora do Colegiado com a participação dos membros do NDE e com a participação dos docentes da série e de dois representantes estudantis por série. Apenas representantes docentes de duas disciplinas não estiveram presentes nas reuniões – Genética para Veterinária e Extensão Rural, ambas disciplinas do segundo semestre, da primeira e quarta série, respectivamente.

Inicialmente os presentes nas reuniões foram apresentados aos membros do NDE e receberam orientações e esclarecimentos sobre a necessidade da construção coletiva da matriz no período de excepcionalidade, com atuação ativa do grupo em cada série, tendo como princípios norteadores os determinados em resolução da Universidade, de qualidade do ensino, inclusão social e segurança sanitária. Os estudantes de todas as séries solicitaram que as atividades síncronas fossem concentradas em um único período, para possibilitar melhor organização dos estudantes na retomada às atividades, visto que alguns estudantes assumiram atividades de trabalho e outras demandas familiares inerentes do período.

Considerando a carga horária de cada série e a necessidade de acompanhamento de todos ficou acordado que as atividades síncronas serão gravadas ou o material complementar será fornecido aos estudantes a critério do docente, respeitando a característica de cada disciplina. Quanto aos procedimentos de ensino, foi recomendado a aplicação da sala de aula invertida especialmente em disciplinas com carga horária semanal elevada, buscando reduzir o período “em frente à tela” e valorizar o tempo de atividade síncrona com a retomada e reforço dos pontos principais, discussões e esclarecimento de dúvidas com vistas a atingir o objetivo de aprendizagem daquela atividade.

As ferramentas tecnológicas recomendadas foram do pacote G suite, (principalmente Google Sala de Aula e Google Meet), conforme a necessidade de cada disciplina e de acordo com a familiaridade do docente e dos estudantes.

As atividades práticas que envolvem o desenvolvimento de habilidades práticas e manuais deverão ser abordadas nas fases 2 e 3. Outras atividades práticas que envolvem vídeos demonstrativos, discussão de casos, análise de dados entre outras poderão ser abordadas na fase 1.

A orientação relacionada à monitoria acadêmica aos docentes que manifestaram interesse em oferecer, foi de cancelamento da monitoria planejada antes da suspensão das atividades presenciais e atualização do plano de atividades para adaptações ao desenvolvimento das atividades remotas e nova submissão ao colegiado para aprovação.

(13)

Quanto ao registro da frequência e avaliação, foi solicitado aos docentes que aguardassem a aprovação da regulamentação da Prograd para novas orientações por meio de instrução de serviço.

A seguir são apresentadas as planilhas de cada série, com a distribuição das cargas horárias de cada série, os períodos de início e término da fase 1 e a distribuição nas fases determinadas em resolução, bem como os horários de atividades síncronas conforme acordado em reunião conjunta da série.

(14)

Figura 2: Horário de aulas síncronas Fase 1: 1a série - 1o semestre

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

8:20 às 10:00 6MOR012 (T1000 e 2000) 6BAV039 (T1000 e T2000) 6BIQ014 (T2000) 6SOC016 (T2000) 6MOR012 (T1000 e 2000)

10:15 às 11:55 (T1000 e 2000)6HIT011 6BIQ014(T1000) 6SOC016(T1000) (T1000 e 2000)6BIO029

14:00 às 15:40 6BIO030 (T1000 e T2000) 6EMA024 14-15h(T1000) 15-16h (T2000) 15:55 às 17:35 (T1000 e T2000)6BIO030

Código Disciplina Data de início Fase 1 6MOR012 Anatomia Veterinária 13/07/2020

6CIF023 Biofísica 18/01/2021

6BIQ014 Bioquímica Veterinária 29/07/2020 (turmas separadas)

6BAV039 Ecologia 14/07/2020

6BIO029 Embriologia Básica 17/07/2020

6EMA024 Estatística Aplicada à Veterinária 16/07/2020

6BIO030 Fundamentos de Biologia Celular A 20/08/2020

6HIT011 Histologia Veterinária 20/07/2020

6SOC016 Sociologia Geral e Rural 16/07/2020

6PAT013 Imunologia Geral 18/01/2021

6BIO031 Genética para Veterinária 18/01/2021

Código

Teórica Prática Total Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final

6MOR012 Anatomia Veterinaria 60 90 150 60 0 60 13/07/2020 18/12/2020 0 30 30 ND ND 0 60 60 ND ND

6CIF023 Biofísica 30 0 30 30 0 30 21/01/2021 20/05/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6BIQ014 Bioquímica Veterinária 60 30 90 60 0 60 05/08/2020 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 30 30 ND ND

6BAV039 Ecologia 15 15 30 15 10 25 14/07/2020 18/12/2020 0 0 0 ND ND 0 5 5 ND ND

6BIO029 Embriologia Básica 30 15 45 30 0 30 17/07/2020 13/11/2020 0 0 0 ND ND 0 15 15 ND ND

6EMA024 Estatística Aplicada a Veterinária 60 30 90 60 30 90 13/07/2021 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6BIO030 Fundamentos de Biologia Celular A 30 15 45 30 15 45 02/09/2020 16/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6BIO031 Genética para Veterinária 45 0 45 45 0 45 18/01/2021 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6HIT011 Histologia Veterinária 30 90 120 30 90 120 20/07/2021 31/05/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PAT013 Imunologia Geral 30 30 60 24 28 52 18/01/2021 25/06/2021 6 2 8 ND ND 0 0 0 ND ND

6SOC016 Sociologia Geral e Rural 30 0 30 30 0 30 16/07/2020 18/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

Total 420 315 735 414 173 587 6 32 38 Total 0 110 110 Remota Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Carga Horária Remota Remota Remota Remota Remota Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Remota Remota Remota Remota Híbrida Híbrida Remota Período FASE III

Modalidade Carga Horária Período

Total

COMPONENTE FASE II

Disciplina Modalidade Carga Horária Período

FASE I

(15)

Figura 3: Plano Especial 2 série – Medicina Veterinária – carga horária prevista no Projeto Pedagógico do Curso e a divisão nas fases 1, 2 e 3:

Figura 4: Horário de atividades síncronas Fase 1: 2a série - 1o semestre

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

8:20às 10:00 6ZOT059 6ZOT060 (1S)

6ZOT057 (2S) 6CIF025

6PIV020 Teórico- Prática (T1000)

6PIV020 Teórica- prática (T2000)

10:15 às 11:55 6ZOT059 6ZOT058 (1S) 6ZOT060 - Práticas (T1000 e (T2000) 6PIV019 (1000/2000) 14:00 às 15:40 6CIF025 6CIF025 Prática (T1000) 6CIF025 Prática (T2000)

Código Disciplina Data de início Fase 1 6ZOT057 Alimentos e Alimentação Animal 30/11/2020

6PIV018 Epidemiologia e Saneamento Aplicado 18/01/2021

6CIF024 Farmacologia Veterinária 18/01/2021

6CIF025 Fisiologia dos Animais Domésticos 13/07/2020

6ZOT058 Forragicultura 21/07/2020

6ZOT059 Melhoramento Animal 13/07/2020

6PIV019 Microbiologia Veterinária 31/07/2020

6ZOT060 Nutrição Animal 14/07/2020

6PIV020 Parasitologia Veterinária 15/07/2020

Teórica Prática Total Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final

6ZOT057 Alimentos e Alimentação Animal 30 30 60 30 30 60 30/11/2020 04/05/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV018 Epidemiologia e Saneamento Aplicado 30 30 60 30 30 60 18/01/2021 24/05/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6CIF024 Farmacologia Veterinária 60 30 90 60 30 90 18/01/2021 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6CIF025 Fisiologia dos Animais Domésticos 90 30 120 90 30 120 13/07/2020 18/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6ZOT058 Forragicultura 30 30 60 30 24 54 21/07/2020 03/11/2020 0 0 0 ND ND 0 6 6 ND ND

6ZOT059 Melhoramento Animal 60 30 90 30 15 45 13/07/2020 09/03/2021 13 6 19 ND ND 17 9 26 ND ND

6PIV019 Microbiologia Veterinária 60 60 120 60 30 90 31/07/2020 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 30 30 ND ND

6ZOT060 Nutrição Animal 30 30 60 30 30 60 14/07/2020 26/11/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV020 Parasitologia Veterinária 60 60 120 60 30 90 15/07/2020 25/06/2021 0 15 0 ND ND 0 15 15 ND ND

Total 450 330 780 420 249 669 13 21 19 17 60 77

COMPONENTE FASE I FASE II FASE III

Código Modalidade

Carga Horária

Remota

Período Carga Horária Período

Disciplina

Carga Horária Período Carga Horária

Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Presencial Modalidade Modalidade Remota Remota Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Remota Remota Remota Remota Remota Remota Híbrida Híbrida Híbrida Presencial Presencial Presencial

(16)

Figura 5: Plano Especial 3a série – Medicina Veterinária – carga horária prevista no Projeto Pedagógico do Curso e a divisão nas fases 1, 2 e 3:

Figura 6: Horário de atividades síncronas Fase 1: 3a série - 1o semestre

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

8:20 - 10:00 6VET014 6PIV022 6ADM043 6VET012

6VET021

10:15 - 11:55 6ZOT061 6PIV023 6PIV024 (11:05)

"Práticas remotas" "Práticas remotas"

Código Disciplina Data de início Fase 1

6ADM/ECO(043) Administração e Economia Rural ADM 22/07/2020 ECO 18/01/2021

6PIV021 Anatomia Patológica Veterinária 17/07/2020

6VET012 Anestesiologia Animal 16/07/2020

6ZOT061 Bovinocultura de Corte e Leite 13/07/2020

6VET013 Diagnóstico por Imagem 18/01/2021

6PIV022 Doenças Infecciosas 11/08/2020

6PIV023 Doenças Parasitárias 14/07/2020

6PIV024 Patologia Clínica 15/07/2020

6VET014 Semiologia Animal 13/07/2020

6VET015 Técnica Cirúrgica 18/01/2021

Código

Teórica Prática Total Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final

6ADM/ 45 0 45 22/07/2020 04/11/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

ECO043 45 0 45 18/01/2021 25/06/2021 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV021 Anatomia Patológica Veterinária 60 60 120 60 40 100 13/07/2020 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 20 20 ND ND

6VET012 Anestesiologia Animal 15 45 60 15 39 54 13/07/2020 16/12/2020 0 6 6 ND ND 0 0 0 ND ND

6ZOT061 Bovinocultura de Corte e Leite 60 30 90 30 0 30 13/07/2020 26/10/2020 20 10 30 ND ND 10 20 30 ND ND

6VET013 Diagnóstico por Imagem 30 30 60 30 30 60 18/01/2020 24/05/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV022 Doenças Infecciosas 60 30 90 60 15 75 11/08/2020 25/06/2021 0 0 0 ND ND 0 15 15 ND ND

6PIV023 Doenças Parasitárias 60 30 90 60 15 75 14/07/2020 25/06/2021 0 5 5 ND ND 0 10 10 ND ND

6PIV024 Patologia Clínica 30 30 60 30 15 45 15/07/2020 07/04/2021 0 15 15 ND ND 0 0 0 ND ND

6VET014 Semiologia Animal 30 30 60 30 0 30 13/07/2020 16/11/2020 0 0 0 ND ND 0 30 30 ND ND

6VET015 Técnica Cirúrgica 15 45 60 5 15 20 18/01/2021 18/02/2021 5 15 20 ND ND 5 15 20 ND ND

Total 450 330 780 410 169 579 Total 25 51 76 Total 15 110 125

COMPONENTE FASE I FASE II FASE III

Disciplina Carga Horária Modalidade Carga Horária Período Modalidade Carga Horária Período Modalidade Carga Horária Período

Remota - ADM Híbrida Presencial

Remota - ECO Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Hibrida Presencial

Administração e Economia Rural 90 0 90

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

(17)

Figura 8: Horário de atividades síncronas Fase 1: 4a série - 1o semestre

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

8:20 às 9:45 6PIV025 T 1000 6VET021 T 2000 6VET022 6VET025 6VET026 Grandes T1000 Médica T 2000 Cirúrgica Manhã 10:00 às 11:30 Grandes T1000 6VET023 T 2000 6VET024 6ZOT062 Pequenos T 1000 Médica T 2000 Cirúrgica

Código Disciplina Data de início fase 1 6VET021 Cl Médica de Animais de Companhia 14/07/2020

6VET022 Cl Cirúrgica de Animais de Companhia 13/07/2020

6VET023 Cl Médica de Grandes Animais 14/07/2020

6VET024 Cl Cirúrgica de Grandes Animais 21/07/2020

6NIC077 Extensão Rural 18/01/2021

6PIV025 Inspeção de Carne e Derivados 27/07/2020

6PIV026 Inspeção de Leite e Derivados 15/02/2021

6ZOT062 Suinocultura e Avicultura 15/07/2020

6VET025 Andrologia e Ginecologia de Gr Animais 13/07/2020

6VET026 Obstetrícia e Biotecnologia em Re Gr An 20/10/2020

6TCC709 Trabalho de Conclusão de Curso I 01/09/2020

Código

Teórica Prática Total Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final

6VET021 Cl Médica de Animais de Companhia T 1000 45 60 105 45 54 99 14/07/2020 10/11/2020 0 0 0 ND ND 0 6 6 ND ND

T 2000 18/01/2020 14/06/2020

6VET022 Cl Cirúrgica de Animais de Companhia T 2000 45 60 105 35 20 55 13/07/2020 15/12/2020 10 10 20 ND ND 0 30 30 ND ND

T100 18/01/2020 25/06/2020

6VET023 Cl Médica de Grandes Animais T 1000 45 60 105 48 48 96 14/07/2020 27/10/2020 0 0 0 ND ND 0 16 16 ND ND

T 2000 19/01/2021 01/06/2021

6VET024 Cl Cirúrgica de Grandes Animais T 2000 45 60 105 45 0 45 21/07/2020 05/11/2020 0 0 0 ND ND 0 60 60 ND ND

T100 18/01/2020 25/06/2020

6NIC077 Extensão Rural 60 0 60 60 0 60 18/01/2021 18/06/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV025 Inspeção de Carne e Derivados 30 30 60 30 0 30 27/07/2020 02/11/2020 0 0 0 ND ND 0 30 30 ND ND

6PIV026 Inspeção de Leite e Derivados 30 30 60 30 0 30 15/02/2021 24/05/2021 0 15 15 ND ND 0 15 15 ND ND

6ZOT062 Suinocultura e Avicultura 60 30 90 60 30 90 15/07/2020 18/06/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6VET025 Andrologia e Ginecologia de Gr Animais 30 30 60 25 0 25 13/07/2020 06/10/2020 5 15 20 ND ND 0 15 15 ND ND

6VET026 Obstetrícia e Biotecnologia em Re Gr An 30 30 60 25 0 25 20/10/2020 15/12/2020 5 15 20 ND ND 0 15 15 ND ND

6TCC709 Trabalho de Conclusão de Curso I 30 0 30 30 0 30 01/09/2020 18/06/2021 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

Total 450 390 840 Total 433 152 585 Total 20 55 75 Total 0 187 187

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Presencial

Remota Híbrida

Híbrida

Carga Horária Período Modalidade Carga Horária Período Disciplina Carga Horária Modalidade Carga Horária Período Modalidade

(18)

Figura 9: Plano Especial 5a série – Medicina Veterinária – carga horária prevista no Projeto Pedagógico do Curso e a divisão nas fases 1, 2 e 3:

Figura 10: Horário de atividades síncronas Fase 1: 5a série - 1o semestre

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

Manhã 08:30 - 09:45

6ZOT064 6PIV027 6PIV028 6VET020 período destinado às

práticas remotas *

Manhã 10:00 - 11:30

6PIV029 6ZOT063 6TAL017 6VET020

Obs.: 6VET019 - Período de 06/07 a 04/08 - 8:30-9:45h - segunda - quarta - sexta

* Práticas 6PIV027 6PIV028

8:30 às 9:30 1011 1012 9:45 às 10:45 1012 1013 11:00 às 12:00 1013 1011

Código

Teórica Prática Total Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final Teórica Prática Total Início Final

6VET019 Deontologia e Legislação Apl Med Vet 30 0 30 30 0 30 06/07/2020 04/08/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6ZOT063 Equinocultura 15 15 30 13 13 26 14/07/2020 27/10/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV027 Medicina Aviária 30 30 60 27 22 14/07/2020(teo) e 07/08/2020(prática)49 27/10/2020 e 30/10/2020 0 5 5 ND ND 0 0 0 ND ND

6ZOT064 Ovinocultura e Caprinocultura 30 30 60 30 30 60 10/08/2020 07/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6TAL017 Tecnologia dos Produtos de Origem Na 30 30 60 30 30 60 22/07/2020 04/11/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6VET020 Teriogenologia de An de Companhia 30 30 60 30 10 40 16/07/2020 12/11/2020 0 10 10 ND ND 0 10 10 ND ND

6PIV028 Toxicologia e Plantas Tóxicas 30 30 60 27 27 54 16/11/2020 02/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6TCC710 Trabalho de Conclusão de Curso II 30 0 30 30 0 30 29/07/2020 18/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6PIV029 Zoonoses e Higiene dos Alimentos 30 30 60 30 30 60 13/07/2020 14/12/2020 0 0 0 ND ND 0 0 0 ND ND

6Est701 Es Sup Med Vet: Med An de C, Ex e Sil 0 400 400 0 0 0 NSA NSA 0 0 0 ND ND 0 400 400 ND ND

6EST702 Est Sup Med Vet: Cl Méd, Ciru e Repr An 0 400 400 0 0 0 NSA NSA 0 0 0 ND ND 0 400 400 ND ND

6EST703 Est Sup Med Vet: Med Preventiva 0 400 400 0 0 0 NSA NSA 0 0 0 ND ND 0 400 400 ND ND

6EST704 Est Sup Med Vet: Zootecnia 0 400 400 0 0 0 NSA NSA 0 0 0 ND ND 0 400 400 ND ND

Total 255 595 850 Total 247 162 409 Total 0 15 15 Total 0 410 410

Presencial Presencial

COMPONENTE FASE I FASE II FASE III

Disciplina Carga Horária Período Modalidade Carga Horária Período

Remota Híbrida Presencial

Modalidade Carga Horária Período Modalidade Carga Horária

Presencial

Remota Presencial

Remota Híbrida Presencial

Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Híbrida Presencial

Remota Remota Híbrida Híbrida Híbrida Híbrida Remota Híbrida Remota Híbrida Remota

Código Disciplina Data de início da Fase 1 6VET019 Deontologia e Legislação Apl Med Vet 06/07/2020

6ZOT063 Equinocultura 14/07/2020

6PIV027 Medicina Aviária 14/07/2020(teo) e 07/08/2020(prática)

6ZOT064 Ovinocultura e Caprinocultura 10/08/2020

6TAL017 Tecnologia dos Produtos de Origem Na 22/07/2020

6VET020 Teriogenologia de An de Companhia 16/07/2020

6PIV028 Toxicologia e Plantas Tóxicas 16/11/2020

6TCC710 Trabalho de Conclusão de Curso II 29/07/2020

(19)

As disciplinas especiais ofertadas para o ano letivo de 2020 foram reformuladas e adaptadas ao formato remoto, visto que apresentam carácter essencialmente teórico. Código Disciplina Docente responsável Período Início Final Carga Horária 4MOR112 Manejo e principais acometimentos em

animais silvestres

Prof. Leandro Luis Martins

13/08/2020 19/11/2020 30 horas

4PIV106 Fisiologia das aves

Prof. Ana Angelita Sampaio Baptista

24/02/2021 23/06/2021 30 horas

4PIV104 Patologia Comparada de animais marinhos

Prof. Ana Paula F. R. Loureiro

(20)
(21)

APÊNDICE A – Texto do e-mail enviado aos docentes em 12/06

Readequações das disciplinas para o retorno das atividades das aulas da graduação

Esta é uma consulta, destinada aos docentes do Curso de Medicina Veterinária com o objetivo de orientar as atividades do NDE e Colegiado no estabelecimento do Plano Especial de Matriz Curricular, conforme a minuta de Resolução CEPE/CA para a retomada não presencial das atividades de graduação. O Calendário (proposta aprovada pela Câmara de Graduação a ser apreciada no CEPE) do ano letivo de 2020 será de 29/06/20 a 18/06/21 (134 dias no primeiro semestre e 119, no segundo). Até o momento, só há previsão de retomada da Fase 1 - atividades não presenciais, a partir do dia 29/06. Para o retorno, faremos um acolhimento com adaptação à plataforma nos primeiros dias.

Para fins de esclarecimento, definem -se: FASES:

Fase 1: atividades predominantemente não presenciais para todos os cursos e séries que tiverem condições de já iniciarem as atividades;

Fase 2: retomada gradual e escalonada das atividades presenciais, associadas às não presenciais;

Fase 3: retorno ampliado das atividades presenciais.

MODALIDADES DE ENSINO (entre outras):

Apesar da aparente semelhança, por ser mediada por tecnologia, é necessário ter clareza da diferença entre atividade acadêmica não presencial e ensino à distância.

Por atividades acadêmicas não presenciais, síncronas (tempo real, ao vivo) ou assíncronas (aulas gravadas, ou outras atividades que poderão ser realizadas de forma não simultânea), entendem- se aquelas a serem realizadas pela UEL quando não for possível a presença física direta e simultânea de estudantes, de professores ou de técnicos. A disciplina é realizada com o mesmo professor da aula presencial, com possibilidade de interação direta com o professor da disciplina, material customizado, elaborado pelo professor, com cronograma próprio de acordo com regulamentação própria da Universidade, adaptado especialmente para a situação emergencial.

O ensino à distância (EAD) caracteriza-se por vídeoaulas gravadas para todas as disciplinas e unidades de ensino, apoio de tutores de forma atemporal, atividades e materiais didáticos padronizados, carga horária diluída em diferentes recursos midiáticos e atividades síncronas e assíncronas, com avaliações e testes padronizados, produzidos e corrigidos em escala.

CONSULTA:

Estas questões foram pensadas com o intuito de nortear o planejamento das disciplinas de acordo com a necessidade de flexibilização da matriz curricular diante da pandemia. O objetivo principal é promover uma reflexão e apoio aos docentes neste processo, visando a construção coletiva. Neste sentido, é importante ressaltar que nem sempre será possível contemplar todos os itens do planejamento individualizado, em virtude de eventuais choques de horário ou da necessidade constante de reavaliar o Plano Especial. Sabemos que algumas dúvidas ainda permanecem sem resposta, diante desta situação de exceção que nos foi imposta. No entanto, a equipe acadêmico-administrativa da UEL está em um árduo

(22)

trabalho para sanar as dificuldades para a retomada das atividades com garantia de qualidade do ensino, inclusão social e segurança sanitária. Será agendada uma primeira

reunião do Colegiado e NDE com os docentes do quinto ano para o dia 16/06 às 8:30 para iniciar a discussão em conjunto o planejamento da série. Após o evento de

capacitação (VIRTUEL) retomaremos a discussão com o quinto e demais anos. Antecipamos as questões que serão relevantes para o planejamento coletivo das atividades: 1. Considerando a oferta da disciplina (anual, primeiro semestre, segundo semestre,

blocada anual), e a possibilidade de flexibilizar durante a pandemia, acredita que deseja: a. Manter a oferta conforme previsto (mantida a carga horária semanal

prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) b. Alterar:

i. Blocada (Disciplina ministrada em um período menor de

tempo, porém mantendo a carga horária na íntegra ou o que for possível, na fase 1)

1. no início do período/ fase 1(apenas ativ não presenciais).

2. no final do período (para não ficar "distante" das

práticas).

3. independente do período (quando for melhor para as

demais disciplinas da série)

ii. Estendida (mantendo a carga horária da disciplina, mas

reduzindo a carga horária semanal (+ de 18 semanas, por ex.)

2. Considerando a carga horária TEÓRICA semanal da disciplina, acredita que deseja:

(considerar a resposta da questão anterior)

a. Manter a mesma carga horária semanal da disciplina prevista no PPC do

curso;

b. Aumentar a carga horária semanal da disciplina.

c. Reduzir a carga horária semanal da disciplina, uma vez que a carga horária

semanal é muito elevada.

2.1 Quanto tempo você acha que deve ser a sua aula (considerar a resposta da questão anterior).______

3. Considerando a carga horária PRÁTICA semanal da disciplina, acredita que deseja:

a. Manter a mesma carga horária semanal da disciplina prevista no PPC do curso;

b. Aumentar a carga horária semanal da disciplina.

c. Reduzir a carga horária semanal da disciplina, uma vez que a carga horária

semanal é muito elevada.

3.1 Quanto tempo você acha que deve ser a sua aula (considerar a resposta da questão anterior).______

(23)

4. Considerando os planos de atividade acadêmica, a ementa não pode ser alterada;

os objetivos não devem ser alterados, as bibliografias básica e complementar não precisam ser alteradas. Há a necessidade de estabelecer o que será trabalhado no conteúdo programático nas diferentes fases. Ainda, qual será a metodologia utilizada e forma e critério de avaliação.

4.1) Do conteúdo programático, o que será trabalhado em cada uma das fases? 4.2) Dos procedimentos de ensino, como serão desenvolvidos?

a. aula remota síncrona; ( )

b. aula gravada; ( )

c. material de apoio; ( )

d. estudo dirigido ( )

e. outros __________________

4.3) Das avaliações, que devem ser no mínimo duas em cada disciplina, quais as formas, critérios e instrumentos?

não presencial - Prova on line com tempo de resolução ( ) Trabalho escrito ( )

Seminário on line ( ) outros _________________

presencial - aguardar a fase 2 (número reduzido de alunos) ou a fase 3 prova teórica ( )

prova prática ( )

outros __________________

4.4) Cronograma - a sugestão é deixar flexível, sem as datas e só com as semanas.

A disposição para eventuais esclarecimentos e certo da colaboração de todos.

Atenciosamente,

Mirian Siliane Batista de Souza

Coordenação do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária

Karina Keller M C Flaiban

Referências

Documentos relacionados

Para congelar alimentos frescos e man- ter alimentos congelados durante um longo período de tempo, é necessária uma temperatura de pelo menos..

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Na avaliação da concordância na aferição das medidas entre os métodos DICOM e STL, notamos um bias menor que 10% nas mensurações do Diâmetro médio da

4, 5 No caso supracitado, o diagnóstico incomum de odontoma complexo-composto trouxe características clínicas como aumento na região palatina da maxila e retenção

O Acalanto Sergipe, além de realizar seus próprios eventos para discutir sobre adoção e levar informação para a sociedade, também se propõe a estar presente em eventos que tratam