• Nenhum resultado encontrado

Apresentar e registar um pedido de proteção internacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentar e registar um pedido de proteção internacional"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Portugais Brochura informativa para os requerentes de proteção

internacional sobre como apresentar e registar o pedido na Bélgica

Departamento de Proteção Internacional

19

Apresentar e registar um pedido de

proteção internacional

(2)

1

índice

1. Onde e quando registar o seu pedido de proteção internacional

na Bélgica? ... 2

2. Etapas do procedimento ... Error! Bookmark not defined. 1ª Etapa : Revista de segurança ... 3

2ª Etapa : Dados de identificação ... 3

3ª Etapa : Depósito de documentos de identidade ... 4

4ª Etapa : Necessidades processuais ... 5

5ª Etapa : Dados biométricos ... 5

6ª Etapa : Atestado de apresentação ... 6 3. Menores estrangeiros não acompanhadosError! Bookmark not defined.

4. Exceções ... Error! Bookmark not defined. 5. Depois do registo ... Error! Bookmark not defined. 6. Contactos ... Error! Bookmark not defined.

(3)

2

1. Onde e quando

registar o seu

pedido de proteça o

internacional na

Be lgica?

A etapa anterior à introdução de um pedido de proteção internacional é a apresentação e o registo do seu pedido.

Se estiver na Bélgica, o seu pedido é registado em Bruxelas no centro de acolhimento localizado no Petit-Château: Rue de Passchendaele, 2, em 1000 Bruxelas.

Pode apresentar-se de segunda a sexta (salvo dias feriados e nos fins-de-semana).

Deve registar-se pessoalmente. Todos os membros da sua família que desejam fazer um pedido de proteção internacional, devem apresentar-se pessoalmente consigo no centro de acolhimento.

Atenção: se fizer o seu pedido de proteção na fronteira, na prisão, num centro fechado ou numa casa de retorno:

Na fronteira (porto, aeroporto): faça o seu pedido junto às autoridades encarregadas do controlo das fronteiras.

Na prisão, num centro fechado ou numa casa gerida pelo Ofício dos Estrangeiros, faça o seu pedido junto do diretor da prisão, do diretor do centro fechado ou de um funcionário do Ofício dos Estrangeiros.

(4)

3

2. Etapas do

procedimento

1ª Etapa: Revista de segurança

Quando se apresentar no centro de acolhimento, poderá ser submetido a uma revista de segurança.

As suas bagagens são arrumadas e rotuladas na entrada, e lhe serão devolvidas mais tarde no mesmo dia.

2ª Etapa: Dados de identificação

A seguir, terá um encontro com um agente do Ofício dos Estrangeiros, eventualmente acompanhado de um intérprete, que lhe pedirá, entre outros, que comunique os seus dados de identificação. Também lhe perguntarão que dia chegou na Bélgica, o seu endereço na Bélgica ou se precisa de acolhimento na Bélgica.

Também lhe perguntarão se precisa da assistência de um intérprete. Dica: se não fala bem francês ou neerlandês, recomenda-se vivamente que peça a assistência dum intérprete.

(5)

4

3ª Etapa: Depósito de documentos de identidade

Os seus documentos de identidade originais devem ser depositados o mais rápido possível no Ofício dos Estrangeiros. Estes documentos são arquivados no processo administrativo dos órgãos encarregados de examinar o pedido de proteção internacional durante todo o processo de tratamento deste pedido.

Receberá uma cópia dos documentos cujos originais ficam guardados no processo administrativo, e receberá um aviso de receção com uma breve descrição dos documentos depositados.

Quaisquer outros documentos originais que não são arquivados no Ofício dos Estrangeiros, serão fotocopiados e lhe será devolvido o original.

Os documentos de identidade arquivados serão devolvidos a si ou ao seu advogado, desde que tenha designado o seu advogado por procuração escrita, depois de ter sido tomada uma decisão final sobre o seu pedido de proteção internacional (condições: https://dofi.ibz.be).

Estes documentos também lhe serão devolvidos se lhe for atribuído o estatuto de proteção subsidiária.

- Exceções:

- Se for reconhecido como refugiado, o CGRA guardará o seu passaporte;

- Se o Ministro ou o Ofício dos Estrangeiros tiver ordenado a conservação destes documentos como medida preventiva ou como medida de execução de uma decisão de afastamento, os documentos não lhe serão devolvidos;

- Documentos falsos ou falsificados nunca são devolvidos; - Os documentos originais depositados no processo

administrativo podem ser devolvidos antecipadamente pelo órgão competente do seu pedido, desde que justifique validamente a necessidade de uma devolução antecipada. Veja a rubrica «Procedimento relativo à devolução de documentos de identidade» em https://dofi.ibz.be

(6)

5

4ª Etapa: Necessidades processuais

É possível que um agente do Ofício dos Estrangeiros preencha consigo um questionário para verificar se há circunstâncias específicas que tornem difícil, ou até impossível, a sua colaboração total e integral ao procedimento. Este questionário não avalia, portanto, os motivos que constituem o fundamento do seu pedido de proteção internacional. As respostas que der a estas perguntas ajudam a determinar se precisa de assistência especial durante o procedimento para explicar a sua história de maneira exata e completa e a fim de poder substanciar este pedido com eventuais provas.

É extremamente importante que coopere totalmente para preencher este questionário, e que apresente o mais rápido possível todos os elementos que comprovem estas necessidades.

Tem sempre a possibilidade de fornecer informações suplementares a qualquer momento do procedimento, incluindo o procedimento junto ao Comissariado Geral para Refugiados e Apátridas.

5ª Etapa: Dados biométricos

Tiram-lhe uma fotografia e recolhem-lhe as suas impressões digitais. A fotografia serve para comprovar que foi mesmo você pessoalmente a registar um pedido de proteção internacional na Bélgica.

Observação: a cara e os olhos devem estar visíveis, e as partes laterais do rosto devem estar descobertos.

Ao recolher as suas impressões digitais, o Ofício dos Estrangeiros pode verificar, entre outros, se já introduziu anteriormente um pedido de proteção internacional na Bélgica ou num outro Estado-Membro da União Europeia.

(7)

6

6ª Etapa: Atestado de apresentação

É-lhe entregue um atestado de apresentação no final de todas estas etapas. Este documento atesta que você apresentou um pedido e que este está registado. No entanto, ainda não introduziu o seu pedido. Será convocado numa data ulterior para introduzir o seu pedido no edifício Pacheco (Boulevard Pacheco, 44 (Cube) em 1000 Bruxelas). Para saber quando se deve apresentar na Pacheco para introduzir o seu pedido, consulte o site do Ofício dos Estrangeiros: https://dofi.ibz.be, rubrica: «Convocação asilo».

O documento «Convocação asilo» indica um número, encontrará este número no seu atestado de apresentação acima da sua fotografia. Se o seu número aparecer no documento das convocações, saberá que deve apresentar-se na data mencionada no cabeçalho do documento.

(8)

7

3. Menores

estrangeiros na o

acompanhados

Se você declarar que é um menor não acompanhado, um agente do Ofício dos Estrangeiros preencherá consigo uma ficha específica chamada «ficha menor estrangeiro não acompanhado».

A ficha é preenchida com ajuda dum intérprete se necessário. Neste questionário serão recolhidas informações de base a respeito dos membros da sua família no seu país de origem e/ou na Europa, o seu trajeto, o motivo da sua fuga, etc. Também é possível que o agente do Ofício dos Estrangeiros duvide que você é realmente menor de idade, o que, se for o caso, também será indicado na sua ficha e você será informado disso.

Esta ficha é transmitida para o Serviço de Tutelas do Serviço Público Federal Justiça. O Serviço de Tutelas procede à sua identificação e, se preencher as condições, ser-lhe-á designado um tutor.

Você será tomado a cargo pela Agência federal para o acolhimento dos requerentes de asilo (Fedasil) no que diz respeito a seu alojamento.

(9)

8

4. Exceço es

Em certas situações excecionais, que são determinadas individualmente, é possível que não seja convocado no edifício Pacheco para introduzir o seu pedido de proteção, e a introdução do seu pedido e a sua entrevista serão feitas imediatamente no centro de acolhimento.

(10)

9

5. Depois do registo

Depois do registo, será encaminhado para um exame médico pela equipa médica da Fedasil.

A equipa da Fedasil devolverá as suas bagagens.

Um agente da Fedasil verifica se você preenche as condições para receber acolhimento durante o exame do seu pedido de proteção internacional.

(11)

10

6. Contactos

Ofício dos estrangeiros

Centro de acolhimento: Rue de Passchendaele, 2 em 1000 Bruxelas

o Gare du Nord a 20 minutos a pé

o Metro Yser a 7 minutos a pé

o Metro Sainte-Catherine a 8 minutos a pé Pacheco: Boulevard Pachéco, 44 (44 Cube) em 1000 Bruxelas Sítio web: https://dofi.ibz.be

Comissariado Geral para Refugiados e Apátridas Sítio web: www.cgra.be

Conselho do Contencioso dos Estrangeiros Sítio web: www.rvv-cce.be

Fedasil

Sítio web: www.fedasil.be

Serviço de Tutelas

Referências

Documentos relacionados

- N.º de pedido 2: todos os investimentos associados ao pedido de patente internacional; 3) Candidatura para proteção da tecnologia A e da tecnologia B através de um pedido de

Estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com análise de prontuários de pacientes pediátricos que passaram por internação hospitalar no Hospital da Criança Santo Antônio

demonstrando que aqueles que deveriam exercer a justiça nas suas diferentes áreas de atividade agora sofreriam o juízo porque tinham sido negligentes. Mispa, Tabor

ENERGETICA CCS ENERGETICA CAMPOS DE CIMA DA SERRA LTDA 0,000. ENERGIPE SA EMPRESA ENERGÉTICA DE

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

O Centro Espírita deve participar ativamente das atualizações periódicas sobre a LGPD, desenvolvidas através de treinamentos e rodas de conversa desenvolvidos pela Fergs

O pedido liminar objetivava garantir a proteção do Hotel Internacional dos Reis Magos até que houvesse uma manifestação expressa da Fundação Cultural Capitania

As inovações produzidas pela Lei Maria da Penha são incontestáveis no campo político e jurídico, mas a efetiva aplicação desse instrumento legal requer mudanças