• Nenhum resultado encontrado

Projeto SUA SAÚDE tem foco na qualidade de vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto SUA SAÚDE tem foco na qualidade de vida"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GESTÃO

Taxa Administrativa

tem nova redução

COD

Novos conselheiros

tomam posse

Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social | Janeiro/2014/N

0

201 | www.celos.com.br

Projeto

SUA SAÚDE

tem

foco na qualidade de vida

Projeto

SUA SAÚDE

tem

foco na qualidade de vida

(2)

O Jornal da CELOS é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu lação dirigida aos seus participantes ativos e assistidos. CONTATO

Av. Hercílio Luz, 639, 6o e 7o andar Ed. Alpha Centauri - CEP: 88020-000 Florianópolis/SC

Fone: (48) 3221-9500 Fax: (48) 3221-9696

Central de atendimento: 0800-483030 Site: www.celos.com.br

Contato: Fale Conosco www.facebook.com/fccelos DIRETORIA

Diretor Presidente: Milton de Queiroz Garcia Diretor Administrativo-Financeiro: Arno Veiga Cugnier

Diretor de Seguridade: João Paulo de Souza EXPEDIENTE

Coordenaçao na CELOS: Gilmar Barbosa Produção: Quorum Comunicação Jornalista responsável: Gastão Cassel (DRTRS/6166)

Edição e reportagem: Sergio M. de Andrade Projeto Gráfico:

Audrey Schmitz Schveitzer Edição de Arte: Rosana Pozzobon Ilustração: Frank Maia Fotografia: Sônia Vill Impressão: Gráfica Floriprint Tiragem: 5 mil exemplares Distribuição Gratuita

Serenidade na análise

e pulso firme na ação

O mercado de capitais gira dentro dos seus próprios interesses e quem investe está sujeito aos ciclos de subidas e desci-das. E, como evidente, as descidas é que não são aceitáveis, embora compreensíveis. A CELOS, nós, fazemos parte disso tudo, não somos uma ilha isolada, sofremos tam-bém os revés e crises próprias do mercado. E, nesta gangorra de índices, importan-te relembrar de que em 2012 tivemos uma rentabilidade de quase 22%, enquanto que a poupança obteve uma rentabilidade de 6,51%. Este comparativo serve apenas para averiguarmos como estamos em re-lação ao mais comum dos investimentos.

Num período ainda mais longo vamos registrar uma diferença bem maior. Des-de o processo Des-de migração para o plano misto, em 1998, registramos uma rentabi-lidade, creditada na conta CIAP de 830%, enquanto que a poupança foi de 222% e o DI (transação entre bancos) foi de 661%.

O que está ocorrendo em 2013 e, pro-vavelmente em 2014, é uma crise conjun-tural determinada pelas descidas e subidas dos juros, a não aplicação de recursos no setor produtivo, além das pesadas influên-cias externas das economias, desde 2008, dos EUA, do mercado comum Europeu e

da Ásia, que se utilizam de políticas eco-nômicas e cambiais para diminuir seus sofrimentos aprofundando a descida de economias periféricas como a do Brasil. Assim, nesses anos, sofremos por conta de fatores sobre os quais não temos como influenciar, onde as mudanças possíveis nos investimentos da CELOS exigem cui-dados para não alterar o perfil conservador e que tenhamos rentabilidade para cobrir a meta atuarial no longo prazo. Determina-dos ajustes sempre serão realizaDetermina-dos para dirimir quedas e obter a recuperação num prazo mais longo.

Sempre é bom lembrar que, desde o início da nossa Fundação, em 1973, 40 anos atrás, onde começamos do zero e agora estamos com um patrimônio aci-ma de R$3 bilhões, enfrentamos muitas crises. E ao olhamos para trás e vemos a importância do que foi feito devemos nos virar e olhar para diante e vermos o quanto temos que fazer. É preciso manter a serenidade para aprofundar as análises e trabalhar incessantemente na necessá-ria recuperação ao longo do tempo que temos pela frente.

A Diretoria

EMPRÉSTIMOS

CONTATO

SOLICITAÇÃO: Do dia 14 ao último dia de cada mês.

LIBERAÇÃO: Último dia útil de cada mês (quando solicitado entre os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO: Desde que pagas 25% das prestações do emprés-timo atual.

OBSERVAÇÃO: Os participantes ativos devem anexar o último de-monstrativo à solicitação.

0800-483030 | Fale Conosco - www.celos.com.br | www.facebook.com/fccelos

PRAZO: Em até 60 meses para adimplentes (48 meses inadim-plentes).

TAXA: 1% de juros ao mês + variação do IPCA, ou 0,60% de juros ao mês + variação do IPCA (taxa especial para quem está adim-plente nos últimos 24 meses).

INFORMAÇÕES: No site www.celos.com.br ou pelo 0800-483030, e também com os Atendentes Regionais.

(3)

Conselho Deliberativo

tem novos integrantes

O

s novos integrantes do Con-selho Deliberativo (COD) da CELOS tomaram posse no último dia 17 de janeiro, em soleni-dade na sala de reuniões do Conse-lho, na sede da Fundação.

Foram empossados Claudia Cha-ves de Souza e Rafael Silva Gobatto, titular e suplente, respectivamente; re-presentantes eleitos pelos participan-tes ativos. Também assumiram vagas os representantes indicados pela Pa-trocinadora: Ademir Zanella e Hilario Tadeu da Fonseca titular e suplente, respectivamente e Débora Simoni Ra-mlow; Fernando Hidalgo Molina titular e suplente, respectivamente.

A renovação foi de 50% da com-posição do Conselho. O mandato dos novos conselheiros é de quatro anos.

O diretor Administrativo e Finan-ceiro, Arno Cugnier, saudou os no-vos conselheiros e destacou a im-portância da composição plural e do trabalho conjunto de todos os con-selheiros em torno dos objetivos de uma CELOS forte e representativa.

Funções

O COD é um órgão central na estrutura da Fundação e integra os

processos e mecanismos de deci-são da governança corporativa, que é o sistema pelo qual a Entidade é dirigida e fiscalizada. Integrado por seis membros titulares e respecti-vos suplentes, o COD é responsável pela definição da política geral de administração da CELOS e de seus planos de benefícios.

É responsável também por al-teração de estatuto da entidade e regulamentos dos planos de be-nefícios previdenciários e os

as-sistenciais; política anual de inves-timentos e plano de aplicação de recursos; autorização de investi-mentos ou quaisquer outros con-tratos que envolvam valores iguais ou superiores a cinco por cento dos recursos garantidores; aprovação do orçamento anual e plano de cus-teio dos planos previdenciários e assistenciais. Entre outras funções e atividades, também compete ao COD acompanhar o desempenho da Diretoria.

FIQUE POR DENTRO

CIAP é Poupança e Previdência

A Conta Individual de Aposentadoria - CIAP, é a conta existente em nome de cada participante ativo, onde são creditadas todas as Contribuições Normais (aporte mensal efetuado pela patrocinadora e participante), Voluntárias e o resultado dos investimentos de bens e de valores patrimoniais efetuadas até o início do benefício.

A essência de um Fundo de Pensão é, sobretudo, gerar benefício futuro para o participante ter uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ou seja, ao longo dos anos, o participante contribui para o Plano previdenciário, habilitando-se a exercer o direito a um Benefício de Aposentadoria ou Benefício de Risco (Invalidez e Pensão) que será pago em forma de Benefício Vitalício pela CELOS. No entanto, o participante autopatrocinado que optar em sacar o saldo da CIAP estará abrindo mão deste benefício e colocando em risco sua aposentadoria ficando sem direito ao Benefício de Risco, deixando a família descoberta caso aconteça uma fatalidade. Por isso, reflita: CIAP é poupança, e poupança não combina com imprevidência.

(4)

Planos de saúde ofertam 87

novos procedimentos

A partir de janeiro, usuários de planos de saúde poderão contar com a ampliação obrigatória dos serviços ofertados. Os beneficiários têm, agora, direito a 87 novos proce-dimentos, entre exames e remédios. Desse total, 37 são medicações orais específicas para o tratamento domiciliar de câncer. As operadoras que não cumprirem a determinação estarão sujeitas a punições.

Poderão ser tratados em casa pacientes com tumores de grande incidência na população, como estô-mago, fígado, intestino, rim, testícu-lo, mama, útero e ovário. Os outros novos procedimentos contemplam a cobertura obrigatória com fisiote-rapeutas e ainda aumentam de seis para doze a quantidade de sessões com especialistas nas áreas de fo-noaudiologia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional. Para situações

que exigem um acompanhamento maior, como no caso de autismo ou retardo mental, os pacientes podem ter direito a até 48 sessões com fo-noaudiólogos.

Também foram incluídos 28 no-vos tipos de cirurgia por vídeo, como para a retirada de cálculos na vesícula biliar e do útero e colo. O procedimento por meio de vídeos é considerado menos invasivos e po-dem reduzir os riscos ao paciente e o tempo de internação. Também passa a ser obrigatório o tratamento de dores nas costas utilizando radio-frequência.

DNA

Também a partir de janeiro passa a ser obrigatória a cobertura de exa-mes genéticos pelos planos de saú-de. Um dos exames contemplados é a análise dos genes BRCA 1 e BRCA

O

programa SUA SAÚDE – Ser-viços Unificados de Atenção à Saúde, desenvolvido pela CELOS e implantando em janeiro, está tendo uma adesão positiva jun-tos aos participantes e assistidos da Fundação. Vários depoimentos de apoio à iniciativa foram publicados no Jornal Online.

O programa foi desenvolvido para monitorar, cuidar e até mesmo me-lhorar a saúde e estilo de vida, atra-vés de diversas ações de saúde que se destinam a promover o autocuida-do e melhorar a qualidade de vida de participantes e assistidos. São ações

2, que aumentam o risco de câncer de mama. No Brasil, esse teste cus-ta cerca de R$ 7 mil.

Ao todo, são 22 nova diretrizes estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) para 29 doenças genéticas, entre elas enfermidades neurológicas, do sangue e alguns ti-pos de câncer hereditários, como o de ovário, de intestino e de tireoide.

A ANS já prevê a obrigatoriedade da cobertura de análise molecular de DNA desde 2008, mas, por falta de diretrizes e até por desconhecimen-to dos beneficiários, elas raramente eram cumpridas. A realização dos exames genéticos, entretanto, não será tão simples. Eles serão libera-dos de forma “escalonada”, depois de esgotadas todas as outras tenta-tivas de diagnóstico. A ANS também continuará exigindo que o pedido do exame seja feito por um geneticista. realizadas por profissionais de saú-de das mais diversas especialidasaú-des tendo como foco a Saúde e o Bem estar dos participantes e assistidos.

Os usuários do Plano Celos Saúde estão recebendo a ligação de profissionais de saúde, que além de convidá-los a aderir ao programa estão recebendo orientações rela-cionados a pronta pratica de saúde e bem estar.

A adesão é voluntária e não haverá nenhum custo adicional. A CELOS solicita a todos que forem contatados a colaborarem com esse programa.

Programa tem foco no autocuidado

e recebe adesão positiva

Você já parou para pensar

como está a sua saúde?

O Programa SUA SAÚDE

quer ajudar Você a ser mais

saudável e viver melhor.

Pense nisso!

(5)

A estabilidade tem sido uma cons-tante nos resultados das avaliações anuais da CELOS, nos últimos anos. No final do ano passado, o Instituto Lupi & Associados Pesquisa e Marke-ting apresentou à Direção da Fundação os números da Pesquisa de Satisfação de 2013. Os resultados apontados pela Pesquisa demonstram, novamen-te, um alto grau de satisfação por parte dos participantes ativos e assistidos, com a gestão e os serviços CELOS.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 11 e 22 de outubro, por agentes pesquisadores com treina-mento específico para esta tarefa. Por telefone, pesquisadores do ouvi-ram a opinião de 726 participantes, ativos e assistidos, numa amostra estratificada segundo as variáveis de sexo, faixa etária, escolaridade e ren-da familiar.

No geral, a CELOS recebeu nota média de 8,1 dos ativos e 8,9 entre os assistidos, o que ficou dentro do parâ-metro dos últimos levantamentos.

A pesquisa serve para orientar as ações e posicionamentos da Funda-ção, principalmente no período que a CELOS está realizando seu Planeja-mento estratégico, e estes resultados serão instrumentos que direcionarão as ações visando sempre à satisfação dos participantes ativos e assistidos. A realização da pesquisa de satisfa-ção é também uma obrigasatisfa-ção legal.

Segundo a socióloga Suzana

Ma-ria Lupi, responsável pelo trabalho, os destaques na edição 2013 são a ampliação do bloco comunicação com a introdução das novas mídias e a mensuração dos itens referen-tes ao Plano de saúde. “Na avaliação geral, a CELOS, analisada compa-rativamente ao início das aferições, mantém seus participantes satisfei-tos, com notas em geral próximas ou acima de 8.0”, ressalta.

A pesquisa de satisfação está disponível na aba GOVERNANÇA, no autoatendimento do Portal da CELOS.

A aba GOVERNANÇA está loca-lizada no canto superior direito da tela principal do autoatendimento e tem como objetivo zelar pelas boas práticas de Governança Corpora-tiva, dando total transparência da atuação desta Diretoria junto aos participantes.

Governança > Diretoria Executiva > Pesquisa de Satisfação.

Desde o final do ano passado, o Jornal Online da CELOS está de “cara” nova. Além do visual pro-priamente dito, as editorias foram reestruturadas e foram inseridas al-gumas novas funcionalidades. Algu-mas mudanças não são visíveis. Por exemplo, a ferramenta de publica-ção foi toda reformulada de forma a se obter mais agilidade.

Na nova disposição as fotos fo-ram redimensionadas, ganhando mais destaque e foi adicionada uma ferramenta de interação com o Fa-cebook. “Acho que conseguimos um layout mais limpo e mais fácil de navegar e encontrar o que se procu-ra”, analisa Gilmar Barbosa, gerente de Divisão de Gestão de Relaciona-mento com o Participante, que coor-dena a comunicação da CELOS.

A mudança mais expressiva de programação é que novo layout é "responsivo", ou seja, adapta-se para navegação em tablets e smartpho-nes sem perda das características, mas facilitando a leitura em telas me-nores. “É um grande avanço e acom-panha os novos hábitos dos nossos participantes, inclusive os aposenta-dos, que graças ao nosso projeto de inclusão digital, estão utilizando cada vez mais as novas tecnologias de co-municação”, destaca Gilmar.

A mudança no layout integrou as diversas ações realizadas o ano passado com o propósito de come-morar os 40 anos da Fundação. O jornal online da CELOS está no “ar” desde o início de 2010.

Jornal Online

recebe novo layout

NOTA GERAL CELOS

Ativo Passivo 2007 8,6 9,1 2008 8,5 9,1 2009 8,6 9,0 2010 8,5 9,0 2011 8,6 9,1 2012 8,3 9,0 2013 8,1 8,9

Pesquisa 2013 ressalta

estabilidade

no grau de satisfação

// Pesquisa/Comunicação //

(6)

Ela nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Carlos Barbosa, mas cedo foi morar na capital gaú-cha, Porto Alegre, e na adolescência, se para Criciúma. Do Sul de SC, na juventude, mudou--se, mais uma vez, para Florianópolis. “Chega de subir. Tá na hora de dar uma sossegada”, diz Pâmela Chiomentto, que trabalha como assistente administrativa, no Gabinete da Diretoria da CELOS. Pâmela começou na Fundação em 2011, como, estagiária e em julho do ano passada foi efetivada. É respon-sável pela agenda da Diretoria, secretaria reuniões de comitês, recolhimento de assinaturas de atas e documentos, atendimento etc. “Gosto bastante do ambiente familiar, que deixa a gente à vontade para o trabalho, mas que não elimina a exigência da competência e atuação profissional”, analisa. Formada em Secretariado Executivo, na UFSC, faz planos de uma nova graduação. Sua grande diversão são as viagens de moto, algumas inclusive com colegas de trabalho. Nos fins de semana, especialmente, pilo-tando a sua Honda XRE 300 ela encara as estradas e paisagens de Santa Catarina e estados vizinhos. Será que vai mesmo sossegar?

Notas

FALECIMENTOS

A nossa solidariedade aos familiares

CONTATO CELOS

Seus questionamentos

ou duvidas deverão ser

feitos pelo canal

“Fale Conosco”

disponível no site

da CELOS

(www.celos.com.br)

Revalidação dos

universitários

Vence em 28/02/2014 o plano CELOS Saúde dos dependentes universitários, com idade entre 21 e 25 anos. Até 28/02 deve ser enviada para a CELOS a decla-ração que confirme a efetivação da matrí-cula do 1º semestre de 2014. Para a rein-clusão, após 28/02, será cobrada taxa de R$ 11,40. Quando não é entregue o ates-tado de matricula, o beneficiário é auto-maticamente excluído do plano, ficando sem cobertura médica e odontológica.

Boletos no

Autoatendimento

A partir do dia 23 de cada mês estão disponíveis no autoatendimento do Por-tal da CELOS, os boletos bancários do Plano CELOS Saúde Agregados e dos participantes autopatrocinados

Reembolso

de medicamentos

Para evitar a devolução dos cupons ou notas fiscais enviados para reembol-so de medicamentos, observe que o do-cumento deve conter impresso o nome do titular ou do beneficiário, deve tam-bém constar o número do CPF e conter a matrícula do participante.

Facebook

A página da CELOS no Facebook é um espaço de compartilhamento de in-formações sobre previdência, educação financeira, saúde, bem estar e sobre a própria CELOS. Utilize este espaço, curta a página e receba na sua coluna de notícias informações atualizadas. A presença da entidade nesta rede social aproxima os participantes da CELOS, curta a página e aproveite!

Calendários

de pagamento

Estão impressos na contracapa do Extrato Unificado os calendários de libe-raçãocde empréstimo, reembolsos do pla-no CELOS Saúde e o calendário anual de pagamento e benefícios. Para a opção do online do extrato Unificado, basta acessar o menu Calendários do autoatendimento.

Edgar da Silva, Criciúma 02/11/1941 08/12/2013 Elisabeth Silvano Araujo, Palhoça

19/07/1945 04/01/2014 Francisco de A. G. Koneski, Florianópolis

17/09/1944 05/01/2014

Francisco Tadeu de Campos, Palhoça

14/02/1952 12/12/2013 Genésio Babitonga, Blumenau

19/08/1933 19/12/2013 Gomercindo Vechani, Itapoá 12/08/1951 18/12/2013 Ingrid Voigt, Taió

21/01/1947 08/12/2013

João Carlos Naschenweng, Florianópolis

26/06/1948 07/12/2013 Luiz Souza, Jaraguá do Sul

21/06/1922 02/12/2013 Maria Pruner, Brusque

08/11/1923 01/12/2013 Nilton José Reis, Tijucas

22/04/1930 04/12/2013

Olindina Maria Zucco, Brusque 02/03/1926 01/12/2013 Oscar Angeli, São José

10/05/1945 31/12/2013 Pedro Zen, Blumenau

22/08/1923 29/12/2013 Sophia Ruda, Jaraguá do Sul

18/04/1927 11/12/2013

A motoqueira nômade quer ir longe

// Quem faz a CELOS //

(7)

PARTICIPE

Se você tem histórias para contar esse é seu espaço. A cada edição vamos publicar o seu e-mail ou carta. Aproveite mais essa oportunidade de parti-cipar nas edições do jornal da CELOS. Envie o seu contato por meio do Fale Conosco, contando a sua história. Participe!

Dependência

pode e deve ser

enfrentada

A CELOS promoveu em conjunto com a APCelesc o lançamento do livro Dependência Química – Doença espiritual, Tratamento espi-ritual, do celesquiano aposentado José Luciano Rollin.

“Este livro a CELOS ajudou a publicar porque tem tudo a ver com nossos programas de promoção da saúde. As drogas são um problema sério que ronda a todos, um problema de saúde que po-demos ver de perto em situações com amigos, parentes e até as pessoas mais chegadas a nós. O que o Rollin faz é um gesto de generosidade de compartilhar seu próprio drama para evitar que outras pessoas o enfrentem”, disse João Paulo de Souza, Diretor de Seguridade da CELOS.

Arno Cugnier, diretor Administrativo-Financeiro, ressaltou a im-portância e a atualidade do conteúdo do livro. “É a história e a re-flexão de uma pessoa que trabalhava com a gente, que a gente co-nheceu nos corredores da Celesc. Mostra um problema que é real, que está na nossa volta e que a própria CELOS tem compromisso em combater e evitar. A obra do Rollin nos ajuda a fazer isto, por isto esta parceria é tão importante”, analisou.

“Se isto aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um, não só a doença dependência química, mas o processo de reabili-tação e cura também. Desde 1991 eu não uso drogas e não bebo álcool, e consegui isto com o meu esforço e com a grande ajuda da família, de amigos e dos Alcoólicos Anônimos, a quem devo muita gratidão. O que conto no livro é um olhar espiritualizado, um ca-minho para se chegar a tão desejada paz”, revelou emocionado o autor.

Durante a reunião Rollin autografou livros para os presentes. Este é o terceiro livro do autor com o temática das drogas.

Quem desejar um exemplar do livro pode solicitar pelo e-mail atendimento@celos.com.br. A tiragem é limitada e, por isso, o aten-dimento será feito por ordem de chegada dos pedidos na CELOS.

Se você tem histórias para contar esse é seu espaço. A cada edição vamos publicar o seu e-mail ou carta. Aproveita mais essa oportunidade de participar nas edições do jornal da CELOS. envie o seu contato por meio do Fale Conosco, contando a sua história. Participe!

// Previdência //

Desde setembro deste ano, o Participante da CELOS tem uma condição super-especial na obten-ção de empréstimos; mediante aná-lise prévia e aprovação da Comissão de Crédito e da Diretoria Executiva, o prazo de pagamento poderá ser de até 84 meses. O prazo normal de concessão é de até 60 meses.

Quando a parcela do empréstimo não for descontada integralmente em folha de pagamento, o participante deverá efetuar um depósito referen-te a diferença de valor na conta da CELOS até o 5º dia útil do mês, de-vidamente identificado com o CPF do participante. Desta forma o par-ticipante que nos últimos 24 meses deixar de pagar total ou parcial até 2 parcelas será concedido prazo e taxa de juros especial de 0,60%.

Para os participantes na condi-ção de Inadimplente o prazo normal de concessão é de 48 meses.

As taxas de administração que incidem sobre os empréstimos são as seguintes:

Até 24 meses 0,015%

De 25 a 48 meses 0,020%

Mais de 48 meses 0,025%

Para participantes com idade acima de 70 anos o prazo máximo para concessão está limitado em até 60 meses, já aplicado atualmente.

Carteira

de Empréstimo

oferece prazo

especial de até

(8)

Com nova redução, Taxa de

Administração passa a ser 8,15%

D

a mesma forma que fez no final do ano passado, a CELOS encerrou 2013 com uma boa notícia aos participantes: por decisão do Conselho Deliberativo (COD), em reunião realizada em 23 de dezembro, a Taxa de Administração (Carregamento) foi reduzida de 8,25% para 8,15% a partir de janeiro de 2014.

Em dezembro de 2012, a redução foi de 8,5% para 8,25%. A taxa de ad-ministração é o percentual que incidente sobre as contribuições normais das Patrocinadoras e dos Participantes – Ativos e Assistidos, destinado ao custeio das despesas administrativas da Fundação.

Para o participante ativo, a decisão do COD representa um ganho, refletin-do nos valores da CIAP (Conta Individual de Aposentarefletin-doria), o que influenciará no benefício de aposentadoria no Plano Misto.

Assistidos, inscritos nos planos Transitório e Misto também serão beneficia-dos, uma vez que a redução da taxa influenciará no valor líquido do benefício.

Referências

Documentos relacionados

ESTE PROGRAMA TEM COMO OBJECTIVO ACABAR COM A DESIGUALDADE DO ACESSO ÀS REFEIÇÕES ESCOLARES, EM TERMOS QUE TORNE POSSÍVEL GARANTIR ESTE ACESSO À GENERALIDADE DOS ALUNOS DO 1º CICLO

Na seção Certificado Digital, no campo “Identificação” os certificados registrados são listados, portanto, selecionar o certificado para a respectiva empresa, Figura

Durante o período deste estudo foram observadas apenas três complicações leves da endoscopia: dois pacientes apresentaram bradicardia durante o exame, e o terceiro necessitou

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam