• Nenhum resultado encontrado

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES1

Fábio Licatti

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, SP, Brasil

e-mail: grall@uol.com.br Renato Eugênio da Silva Diniz

Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP, Brasil e-mail: rdiniz@ibb.unesp.br

Temos ciência da pouca importância que muitos professores têm atribuído ao trabalho de formação continuada e que grande parte deles concebe essa formação como um processo autodidata centrado em ensaio-erro, com grande ênfase na experiência profissional2. Uma possível explicação para isso é o caráter das atividades de formação docente propostas nos últimos anos, limitadas a cursos de reciclagem científica ou a complementos do campo educacional de forma independente3. Entendemos, portanto, a urgência da realização de trabalhos de formação docente, onde os conhecimentos científicos e pedagógicos sejam tratados de forma articulada. Para tal, é necessário, sob uma ótica construtivista, levar em conta os conhecimentos e as práticas prévias dos professores, os quais deverão fornecer subsídios para o trabalho de formação docente. Diante disso, este trabalho teve como

objetivo identificar as concepções e conhecimentos de professores sobre conteúdos de Evolução Biológica e sua importância no atual Ensino Médio.

Em nossa concepção de construtivismo, deve-se considerar os seguintes princípios gerais4: (i) na aprendizagem significativa, o indivíduo constrói significados para as informações que recebe do meio externo; (ii) o conhecimento é interpretado como a apreensão do significado e isso implica em estabelecer relações entre esse algo a ser compreendido com outras coisas já conhecidas; (iii) como decorrência de (ii), toda aprendizagem depende das ferramentas intelectuais que o aprendiz já possui, ou seja, as concepções prévias dos aprendizes são a base para a construção de novos significados e o estabelecimento de novas relações; (iv) os conhecimentos que o indivíduo constrói durante esse processo são distintos tanto das informações recebidas como de seus conhecimentos prévios; (v) trata-se de um processo ativo, ou seja, a ocorrência de aprendizagem significativa requer atividade mental do aprendiz.

Uma temática cujo conhecimento é fundamental para a disciplina de Biologia no Ensino Médio é a Evolução Biológica. Em relação aos conhecimentos de Biologia discutidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN-EM), destaca-se o eixo ecológico-evolutivo, com ênfase na história geológica da vida.5. Também, um dos objetivos formativos em relação aos conhecimentos de Biologia dos PCN-EM é “[...] compreender a diversificação das espécies como resultado de um processo evolutivo, que inclui dimensões

1

Este trabalho é parte do projeto de mestrado "Formação continuada de professores de Biologia: desenvolvimento e análise de um trabalho reflexivo", em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru.

2

Martínez Losada et al. (1993).

3

Gil Pérez (1996).

4

Bastos et al. (2001); Carvalho (1992); Carvalho et al. (1992); El-Hani & Bizzo (1999); Gil Pérez et al. (1999a; 1999b); Laburú (1992); Machado (1995); Mortimer (1996).

5

(2)

temporais e espaciais”6. Por outro lado, a origem e evolução da vida é um assunto que muitos professores consideram polêmico de se trabalhar justamente por esse tema esbarrar em crenças religiosas dos alunos e, muitas vezes, dos próprios professores. Razera & Nardi (2001) enfatizam a importância das controvérsias geradas em torno da discussão entre evolucionismo (ciência) e criacionismo (religião) como forma de desenvolvimento moral dos alunos. Em consonância com esses autores, entendemos a necessidade de se aprofundar a discussão em torno dessa polêmica, fornecendo subsídios para que professores possam trabalhar, de maneira consistente, as controvérsias que surjam em suas aulas sobre o tema evolução.

Coerente com o quadro teórico e os objetivos do trabalho, utilizamos uma abordagem qualitativa para a pesquisa, apesar de sua caracterização não ser fácil, pois esta engloba uma variedade de vertentes e denominações7. Entretanto, algumas características são comuns, sendo que a principal delas é a necessidade que se faz do pesquisador estar envolvido com a situação estudada. Foi elaborado um questionário para o levantamento de concepções dos professores a respeito da Evolução Biológica, enfocando: (i) formação, atuação profissional e tempo de magistério dos professores; (ii) importância atribuída ao tema evolução em relação aos demais conteúdos tradicionalmente trabalhados no Ensino Médio8; (iii) ensino de evolução, desde a série em que os professores trabalham o assunto até as dificuldades sentidas nas aulas, passando pelos recursos utilizados; (iv) nível de conhecimento dos professores em relação a alguns conceitos fundamentais relacionados ao tema. Responderam ao questionário nove professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares do município de Capão Bonito – SP. Esses professores aceitaram participar de um trabalho de formação continuada, constituindo um grupo de aprofundamento sobre a temática evolução. Quanto à formação dos professores, verificou-se que, em nível de graduação, cinco professores são formados em Ciências Biológicas - três deles nas modalidades Licenciatura Plena e Bacharelado, um na modalidade Médica e um professor não especificou a modalidade. Os outros quatro professores são formados em Ciências (Licenciatura Curta), com habilitação em Biologia. Em relação ao tipo da instituição, três professores fizeram o curso em instituição pública e quatro em instituição privada; dois professores não responderam esse item. Em relação à pós-graduação, dois professores possuem especialização (um deles em Pedagogia e o outro não mencionou a área; ambos em instituição privada) e um professor está cursando Mestrado na área de Zoologia em instituição pública. Quanto à atuação profissional, quatro professores atuam somente em escola pública estadual e três professores atuam tanto em escola pública estadual quanto em escola particular. Apenas um professor atua em escola pública estadual e escola pública municipal e um professor atua somente em escola particular. Ou seja, dos nove professores, percebe-se que: oito atuam em escolas públicas estaduais; um atua em escola pública municipal e quatro atuam em escolas particulares. A situação funcional dos oito professores que atuam em escolas públicas estaduais são: OFA - ocupante de função-atividade (quatro professores), efetivo (três professores) e estável (um professor). Em relação ao tempo de magistério, pudemos constatar a existência de dois grupos marcantes: cinco professores possuem até sete anos de magistério (2, 4, 6, 6 e 7 anos de atuação profissional) e quatro professores possuem vinte anos ou mais de magistério (20, 21, 25 e 30 anos de atuação profissional).

6 Brasil (1999). p.226. 7 Alves (1991). 8

Os temas da questão foram escolhidos com base na organização dos conteúdos presentes na “Proposta Curricular para o ensino de Biologia: 2o grau”, da SE/CENP-SP (SÃO PAULO, 1992).

(3)

Quanto à importância atribuída à evolução em relação aos demais assuntos tradicionalmente trabalhados no ensino de Biologia, pudemos classificar os temas na seguinte ordem de importância: 1o– ecologia; 2o- origem da vida; 3o- evolução; 4o- citologia; 5o- embriologia; 6o- genética; 7o- histologia; 8o- zoologia; 9o- botânica. A grande importância atribuída à ecologia, à origem da vida e à evolução pode ser explicada pela grande abrangência desses temas, que abordam aspectos mais globais e unificadores para o entendimento do fenômeno vida. Isto está explícito no PCN-EM, onde é enfatizada a importância do eixo ecológico-evolutivo para a abordagem dos diversos conteúdos da área biológica9. Na "Proposta Curricular para o ensino de Biologia: 2o grau", o enfoque dado para esses temas também era grande. O ensino de Biologia deveria guiar-se por Princípios Metodológicos, dentre os quais destacavam-se 'o enfoque ecológico' e 'a evolução como linha unificadora dos conteúdos'10. Daí algumas possíveis razões dos professores terem atribuído, no geral, maior importância a esses três temas/conteúdos.

Quanto ao ensino de evolução, apenas um respondeu que não trabalha esse tema em aula, enquanto que os outros oito professores responderam que trabalham o tema Evolução. Destes, três deles afirmaram trabalhá-lo exclusivamente no 1o ano do Ensino Médio (EM) e dois exclusivamente no 3o ano do EM. Dois professores afirmaram trabalhar o tema nas três séries do EM e um professor afirmou trabalhar o tema nas 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental (EF), indicando uma possível abordagem evolutiva dos diversos conteúdos da Biologia. Em relação aos recursos utilizados em aula, todos os oito professores afirmaram utilizar giz e lousa. Além disso, outros recursos foram assinalados pelos professores: slides (1), pôsteres (1), transparências (3), computador (2), vídeos (4) e textos avulsos (apostila-1; livro didático-1; livros paradidáticos-1; jornais-2; revistas-3). As dificuldades apontadas pelos professores para trabalhar o tema evolução foram: falta de material de apoio, relação da evolução com questões religiosas, domínio conceitual e grade curricular.

Por último, em uma avaliação mais criteriosa do aspecto conceitual, pudemos verificar duas grandes dificuldades dos professores. A primeira está relacionada ao próprio conceito de evolução, evidenciando uma associação de evolução com progresso, aperfeiçoamento e melhoria dos seres vivos. Outra dificuldade relaciona-se aos mecanismos evolutivos associados ao darwinismo e à Teoria Sintética, demonstrando não haver um domínio dos conhecimentos relativos aos mecanismos propostos por Darwin para explicar sua 'descendência com modificação' (século XIX) e a incorporação dos conhecimentos da genética à teoria da evolução (início do século XX).

Acreditamos que este trabalho possibilitou uma primeira aproximação a algumas concepções de professores sobre o tema Evolução Biológica. Três aspectos chamam a atenção em relação aos resultados aqui obtidos. Primeiramente, percebemos a relativa importância atribuída à evolução em relação aos temas tradicionalmente trabalhados em Biologia no Ensino Médio, juntamente com os temas Ecologia e Origem da Vida. Um segundo aspecto marcante diz respeito às dificuldades sentidas pelos professores no desenvolvimento das aulas relacionadas ao tema, sobretudo com relação à falta de material de apoio, relação da evolução com questões religiosas e domínio conceitual. Por último, em uma avaliação mais criteriosa do aspecto conceitual, pudemos verificar algumas dificuldades dos professores em relação ao próprio conceito de evolução e aos mecanismos evolutivos associados ao darwinismo e à Teoria Sintética da evolução. Vale a pena ressaltar que os resultados aqui obtidos estão

9

Brasil (1999).

10

(4)

servindo como apoio para o direcionamento de um trabalho de formação continuada com esses professores.

Referências Bibliográficas

ALVES, A.J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cad. Pesq., São Paulo, n.77, p.53-61, 1991.

BASTOS, F.; NARDI, R.; DINIZ, R.E.S. Objeções em relação a propostas construtivistas para a educação em ciências: possíveis implicações para a constituição de referenciais teóricos norteadores da pesquisa e do ensino. In: MOREIRA, M.A.; GRECA, I.M.; COSTA, S.C. (Orgs.). ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3, 2001, Atibaia. Atas... Porto Alegre: [s.n.], 2001. 1 CD.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. 364p. CARVALHO, A.M.P. Construção do conhecimento e ensino de Ciências. Em Aberto, n.55, p.9-16, 1992.

CARVALHO, A.M.P. et al. Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de Ciências. Cad. Pesq., São Paulo, n.82, p.85-89, 1992.

EL-HANI, C.N.; BIZZO, N.M.V. Formas de construtivismo: teoria da mudança conceitual e construtivismo contextual. In: MOREIRA, M.A.; OSTERMANN, F. (Orgs.). ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2, 1999, Valinhos. Atas... [S.l.: s.n.], 1999. 1 CD.

GIL PÉREZ, D. Orientações didáticas para a formação continuada de professores de Ciências. In: MENEZES, L.C. (Org.). Formação continuada de professores de Ciências no âmbito ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996. p.71-81. (Formação de Professores).

GIL PÉREZ, D. et al. Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz y papel y realización de prácticas de laboratorio? Enseñanza de las ciencias, v.17, n.2, p.311-20, 1999a.

GIL PÉREZ, D. et al. Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de las ciencias, v.17, n.3, p.503-12, 1999b.

LABURÚ, C.E. Construção de conhecimentos: tendências para o ensino de Ciências. Em Aberto, n.55, p.23-28, 1992.

MACHADO, N.J. Conhecimento e ação docente: considerações sobre o processo cognitivo. In: ______. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995. p.27-79.

MARTÍNEZ LOSADA, C.; GARCÍA BARROS, S.; MONDELO ALONSO, M. Las ideas de los profesores de ciencias sobre la formación docente. Enseñanza de las ciencias, v.11, n.1, p.26-32, 1993.

MORTIMER, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de Ciências, v.1, n.1, p.20-39, 1996.

RAZERA, J.C.C.; NARDI, R. Ética no ensino de Ciências: atitudes e desenvolvimento moral nas controvérsias. In: NARDI, R. (Org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras, 2001. p.41-56. (Educação para a ciência).

(5)

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de Biologia: 2o grau. 3. ed. São Paulo: SE/CENP, 1992. 64p.

Referências

Documentos relacionados

2. Os utilizadores domésticos têm acesso à utilização do ecocentro sem carecerem de autorização prévia e desde que cumpram todas as regras previstas neste regulamento.

Curso Superior de Tecnologia em Laticínios - São Luís de Montes Belos - Vesp.

Nos três sítios onde a obra foi apresentada, Galeria Graça Brandão, Casa-Museu Abel Salazar e MAAT, existiu sempre uma porta que funcionava como divisão entre a

Rum, hortelã, suco de limão, framboesa licor Chambord e club

Corte (G = reto; L = helicoidal à esquerda) Corte (G = reto; L = helicoidal à esquerda) Corte (G = reto; L = helicoidal à esquerda) Designação Sistema RX medium Designação

Pelo que se percebe, força-se a considerar que a ideia de vontade dentro do conceito de dolo está relacionada ao ato, em que de acordo com Viana (2017) “a vontade

de Bens Patri moniais... de Convenios

(Millennium BCP) atua como “Joint Bookruner” na Oferta Preferential e como Co-Lead Manager na Oferta Institucional da Mota-Engil Africa. 24) O Banco Comercial Português foi