• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO FUTSAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO FUTSAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO 2017 - FUTSAL

1. MISSÃO

2. OBJETIVOS

3. ORGANIZAÇÃO

4. CALENDÁRIO 2017

5. INSCRIÇÕES

5.1 ATLETA

Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como ética, determinação, participação, espírito de equipe e cidadania.

Incentivar a prática do Futsal proporcionando maior visibilidade da modalidade, que atualmente se destaca como um dos esportes mais praticados no âmbito escolar, além de proporcionar uma maior interação entre atletas, alunos, pais e escolas. WFR PROMOÇÕES DE EVENTOS

O calendário para 2017 seguirá as datas especifi cadas abaixo: 27 de janeiro à 21 de março: inscrições das escolas;

26 de janeiro: reunião geral e lançamento da temporada 2017; 21 de março: data fi nal de confi rmação e realização de inscrição pelas escolas (modalidades e categorias);

22 de março – congresso técnico para modalidades coletivas 03 de abril: início da 1ª fase

07 de junho: encerramento da 1ª fase 14 de agosto: início da 2ª fase

10 de novembro: encerramento da 2ª fase

A inscrição será feita mediante o preenchimento do Cadastro de Inscrição do Colégio. Cada aluno poderá participar de até 02 categorias desde que seja observado o item pagamento de inscrição. Cada atleta deverá participar da sua categoria e subir para a categoria subsequente, atleta da sub 10 poderá subir para sub 12 e assim sucessivamente.

Deve estar regularmente matriculado no Colégio para o ano corrente. O atleta federado na modalidade Futebol de Campo e Society não será considerado atleta federado para a modalidade Futsal.

Na modalidade basquete, será permitida a inscrição de até 03 atletas federados por equipe, esses atletas terão condições de jogo apenas contra equipes que também possuam atletas federados inscritos, entre essas equipes valerá a regra da equivalência, caso a equipe tenha 1 federado a outra também utilizará 1 federado, assim sucessivamente até o limite de 3 federados. Ficou estabelecido que no caso da equipe “a” ter 1 federado e a equipe “b” 2 federados, a equipe “b” deverá determinar a comissão organizadora qual do atleta federado participará da partida, fi cando proibido o revezamento entre os federados. Ficou estabelecido também que caso o(s) atleta(s) federado(s) inscrito(s) não comparecerá(m) a partida o federado da equipe adversaria terá totais condições de jogo.

(2)

O CIRCUITO ESCOLAR NA MODALIDADE FUTSAL será disputada, na temporada 2017, nas seguintes categorias:

SUB-08 Masculino (Nascidos até 2009)

SUB-10 Masculino (Nascidos em 2008 e 2007)

SUB-12 Masculino e Feminino (Nascidos em 2006 e 2005) SUB-14 Masculino e Feminino (Nascidos em 2004 e 2003) SUB-17 Masculino e Feminino (Nascidos em 2002, 2001 e 2000)

Todas as categorias serão disputadas no sistema de grupo na primeira fase, conforme número de participantes de cada categoria terá a defi nição do procedimento para segunda fase, verifi car item no regulamento geral.

6. CATEGORIAS

7. SISTEMA DE DISPUTA

Os jogos serão realizados em rodadas duplas a noite durante os dias da semana e em etapas durante aos fi nais de semana, com um número mínimo de 06 jogos ao longo do dia.

REALIZAÇÃO DOS JOGOS:

Critérios de Desempate:

A - Entre duas equipes: B – Entre três ou mais equipes:

1 - Confronto direto. 1 - Maior número de vitórias.

2 - Maior saldo de pontos nas partidas entre si. 3 - Maior número de pontos nas partidas entre si. 4 - Average.

5 - Sorteio. Para as equipes que não possuam atletas federados inscritos, esses atletas federados serão impedidos de atuar na partida, ou seja, não constarão na sumula para o confronto.

Será considerado atleta federado todos aqueles alunos que atuam em clubes da federação, sind clube, cartelados, associações, assim como nas modalidades futebol de campo, futebol society, hand beach etc.

Em caso de denuncia e comprovada a inscrição irregular de qualquer atleta participante do circuito escolar na temporada 2017, ocorrerá a eliminação do atleta e a equipe perderá os pontos referentes as partidas que atuou.

(3)

Os professores ou responsáveis autorizados a acompanhar os alunos deverão estar trajados apropriadamente, sendo proibido o uso de camisetas regatas, tops, shorts, chinelos ou papetes. O uso de bermudas será permitido desde que seja a do uniforme da escola.

Parágrafo único:

Não será permitida a permanência dos responsáveis pelos atletas na área e competição, nem contestar as decisões dos árbitros.

Uniformes:

Cada atleta deverá estar trajado de bermuda e camiseta da escola e tênis com meia, sendo proibido o uso de bonés, calças e bermudas jeans e sapatos.

Arbitragem:

Será realizada pela equipe de arbitragem da Federação Paulista. Para efeito de classifi cação, segue abaixo a pontuação de cada série:

8. CLASSIFICAÇÃO

SÉRIE OURO 1º COLOCADO: 400 PONTOS 2º COLOCADO: 340 PONTOS 3º COLOCADO: 300 PONTOS 4º COLOCADO: 280 PONTOS 5º COLOCADO: 270 PONTOS 6º COLOCADO: 260 PONTOS 7º COLOCADO: 250 PONTOS 8º COLOCADO: 240 PONTOS

DEMAIS COLOCAÇÕES: 200 PONTOS

SÉRIE PRATA 1º COLOCADO: 180 PONTOS 2º COLOCADO: 170 PONTOS 3º COLOCADO: 150 PONTOS 4º COLOCADO: 140 PONTOS 5º COLOCADO: 135 PONTOS 6º COLOCADO: 130 PONTOS 7º COLOCADO: 120 PONTOS 8º COLOCADO: 110 PONTOS SÉRIE BRONZE 1º COLOCADO: 100 PONTOS 2º COLOCADO: 80 PONTOS 3º COLOCADO: 70 PONTOS 4º COLOCADO: 50 PONTOS 5º COLOCADO: 45 PONTOS 6º COLOCADO: 40 PONTOS 7º COLOCADO: 35 PONTOS 8º COLOCADO: 30 PONTOS SÉRIE BRONZE 1 1º COLOCADO: 25 PONTOS 2º COLOCADO: 15 PONTOS 3º COLOCADO: 13 PONTOS 4º COLOCADO: 10 PONTOS 5º COLOCADO: 09 PONTOS 6º COLOCADO: 08 PONTOS 7º COLOCADO: 07PONTOS 8º COLOCADO: 05 PONTOS

(4)

9. PREMIAÇÃO

Serão entregues medalhas para os alunos, 03 (TRÊS) primeiros colocados de cada naipe, categoria e sexo (Série Ouro, Série Prata, Série bronze I e Série Bronze II).

Serão entregues troféus para as escolas, 03 (TRÊS) primeiros

colocados de cada naipe, categoria e sexo (Série Ouro, Série Prata, Série bronze I e Série Bronze II).

No torneio de Futsal serão adotadas as regras ofi ciais da Confederação Brasileira de Futsal e as adaptações constantes neste regulamento.

Cada escola poderá inscrever até 20 (vinte) alunos por categoria e sexo.

Não será permitido uso de brincos de qualquer tamanho, anéis, pulseiras, “piercings”, relógios, correntes ou gargantilhas, bem como qualquer objeto pontiagudo ou adorno que coloque em risco a integridade física dos atletas. Tais objetos deverão ser retirados e não poderão ser cobertos com esparadrapo. O atleta que portar tais adornos não estará autorizado a participar da competição até que os mesmos sejam retirados.

A equipe poderá ser completada a qualquer momento, mediante autorização do coordenador de modalidade, desde que: haja espaço em súmula, o atleta conste da relação nominal e se apresente devidamente uniformizado.

A modalidade será disputada com as seguintes bolas:

O tempo de jogo será corrido, sendo paralisado nos pedidos de tempo ou quando o árbitro achar necessário.

Na fase de classifi cação, as partidas poderão terminar empatadas.

Na segunda fase, caso necessário, para as partidas que terminarem empatadas haverá uma prorrogação de 05 (cinco) minutos, sem intervalo. Se após o término da prorrogação persistir o empate, cada

equipe cobrará 03 (três) pênaltis alternadamente até que haja um vencedor. Caso permaneça ainda o empate, serão cobrados pênaltis alternados por cada equipe, até que haja um vencedor.

No caso de uma equipe ser considerada vencedora por WO o placar a ser anotado em súmula será o de 01 (um) gol a 00 (zero).

Art. 5º A duração das partidas será a seguinte:

REGRAS:

Categorias Sub 08 Bola Mini Max 50 Categorias Sub 10 e sub 12 Bola Mirim Max 100

Categorias Sub 08 e Sub 10 3 X 10 min. com 5 min. de intervalo Categorias Sub 12, Sub 14 e Sub 17

Feminino 15 x 15 min. com 5 min. de intervalo Categorias Sub 14 e Sub l7

Feminino e Sub 14 Masculino Bola Infantil Max 200 Categoria Sub 17 Masculino Bola Adulto Max 1000

Categoria Sub 12 e Sub 14

Masculino 15 x 15 min. com 5 min. de inter-valo Categoria Sub 17 Masculino 20 x 20 min. com 5 min. de intervalo

(5)

Disposições Gerais: Casos omissos nesse Regulamento serão

decididos pela Comissão Organizadora. A Comissão Organizadora se reserva ao direito modifi car, a qualquer momento, a forma de disputa estabelecida neste Regulamento, em razão do número de participantes inscritos em cada categoria.

PROF° WALTER ROCHA

Referências

Documentos relacionados

A partir dos procedimentos metodológicos adotados foi possível identificar que os estados do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte são as regiões do Brasil

A Assembleia Geral de Fundação da ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA – APMM foi devidamente convocada pelo Capitão de Cabotagem da Marinha

Agora, você já sabe como fazer para importar dos EUA pagando até quatro vezes menos.. Da mesma forma, também já entende como é possível realizar isso mesmo sem ter endereço

Após a lei de 1882 que retirou a responsabilidade do Conselho de Estado do Império de decidir sobre o funcionamento das mutuais, um novo alento foi dado em 1893 quando

Administração Pública: conceito; elementos; Poderes do Estado; or- ganização política e administrativa do Estado; administração pública e governo; entidades políticas e

Nessa entrevista, Borges nos fala sobre o a inspiração do seu trabalho no entalhe da madeira, a literatura de cordel, a cultura pernambucana e nordestina, bem como alude

Eis a crise de percepção citada por Capra (2012): de um lado a necessidade de mudanças no modo de se ver e agir diante de tantos problemas diagnosticados no planeta, de

Dados médios de porcentagem de plântulas normais por ocasião do encerramento da análise na primeira contagem do teste de germinação, realizado após zero, 24 e 48 horas de