• Nenhum resultado encontrado

Talvez a Igreja de Cristo esteja atravessando um

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Talvez a Igreja de Cristo esteja atravessando um"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A NO XIX - Nº 642 • F O R T ALEZA , 22 DE O UTUBRO DE 2006 IGREJA B A TIST A FUNDAMENT ALIST A CRIST O É VIDA

cristo

evida

.com

T

alvez a Igreja de Cristo esteja atravessando um dos seus mais difíceis períodos da história, no que diz respeito ao seu referencial de fé e prática: As Sagradas Escrituras.

Na igreja evangélica, fruto da Reforma do Século XVI, nunca se citou tanto a Bíblia, como atualmente; nunca se falou tanto da Bíblia, como nos dias atuais. Porém, nunca se desrespeitou tanto a Palavra de Deus como atualmente; nunca ela foi tão distorcida, quanto nos dias de hoje. Essas são situações encontradas não no segmento liberal, mas dentro da igreja chamada evangélica, das denominações que se dizem conservadoras na fé e prática.

Desde os tempos de Josué (1:7) que Deus exorta Seu povo a que se prenda aos registros inspirados:

“Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares.”

A Reforma do Século XVI fez exatamente isso, e, na soberana providência de Deus, nela temos um grande reavivamento gerado pela redescoberta das Escrituras, e pelo seguir seus ensinamentos e verdades práticas.

É, na realidade, um erro acharmos que a Reforma marca a aparição de várias doutrinas nunca antes formuladas. A Palavra de Deus, cujas doutrinas estavam soterradas sob o entulho da tradição, é que foi resgatada. Uma característica comum das seitas é a apresentação de supostas verdades que nunca haviam sido entendidas, até a aparição ou revelação destas a algum líder. Estas “verdades” passam a ser

determinantes da interpretação das demais e ponto central dos ensinamentos da seita.

A Reforma coloca-se em completa oposição a esta característica. Nenhum dos reformadores declarou ter “descoberto” qualquer verdade oculta. Eles tão somente apresentavam em toda singeleza os ensinamentos das Escrituras. Seus comentários e controvérsias versaram sempre sobre a clara exposição da Palavra de Deus.

PARTICIPE DAS PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS SOBRE

A REFORMA PROTESTANTE

ESTUDOS DO DIÁCONO ROBERTO KADOSHIM

DIA 28 DIA 28 DIA 28 DIA 28

DIA 28 - SÁBADO - ÀS 19 HORAS DIA 29

DIA 29 DIA 29 DIA 29

DIA 29 - DOMINGO - AS 18 HORAS

(2)

INFORMISSÕES: NOVO FORMATO

“Toda autoridade... Ide, portanto...” Mateus 28:18-20

“Mas, recebereis poder... e sereis Minhas testemunhas...” Atos 1:8

A partir desta edição, passamos a fazer um teste de um novo for-mato para o nosso INFORMISSÕES. A mudança, porém, não se res-tringe apenas à forma. Faremos também uma nova distribuição de matérias, com uma ênfase bem mais missionária, seguindo a inspira-ção de como foi criado o nosso informativo originalmente em 1987.

Nosso objetivo é dedicar no mínimo 1/3 de todo o espaço para Missões. Contudo, numa edição, podemos chegar a dedicar a meta-de do espaço ao Ministério Missionário, ou mesmo fazer edições to-talmente com textos de instrução missionária e de informações da obra de Missões locais, nacionais e transculturais.

A página 5 será sempre dedicada para informações de um pastor de nossa igreja, de evangelistas ou missionários mantidos por nós, de líderes de trabalhos realizados por nossa igreja, ou de algum mis-sionário que de alguma maneira esteja envolvido conosco.

E a página 4 (no verso da quinta página) será exclusiva para infor-mações de um campo missionário: um país, uma região, uma etnia ou uma situação específica em que haja uma necessidade mais ur-gente de oração.

Esta última folha do INFORMISSÕES (com as páginas 4 e 5) po-derá ser recortada. Estas folhas poderão ser colecionadas para que, mais tarde, possam formar um importante e prático Álbum de Mis-sões. Também nós as usaremos no Tempo de Oração por Missões (TOM), que, em novembro, será realizado, inicialmente de forma tam-bém experimental, às 17h30min, aos domingos.

Na próxima quarta-feira (dia 25), vamos usar o material desta edi-ção (páginas 3, 4 e 5) como material para o T.O.M. Será uma espécie de avant-première de como serão nossos Tempos de Oração por Missões a partir do dia 01 de novembro.

Essa mudança de forma do INFORMISSÕES e a transferência do dia e horário do TOM visam à grande ênfase missionária que quere-mos ter em nossa igreja. Estaquere-mos planejando um audacioso projeto missionário para 2009, quando a nossa igreja completará 25 anos de fundação. Em nosso Jubileu de Prata temos o propósito de oferecer ao Senhor Jesus Cristo o nosso envolvimento integral com 25 traba-lhos missionários, com orçamento prevendo salário digno, benefíci-os sociais, seguro e plano de saúde para todbenefíci-os benefíci-os missionáribenefíci-os.

“Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus.” Atos 27:25a.

AO REBANHODE DEUS

– PR. JOSÉ NOGUEIRA –

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTOÉ VIDA

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE - Telefone: (85) 3286.3330 Pr. Nogueira (8841.3710) - Pr. Joaquim (9995.9675) - Pr. Luiz (8875.9719) Boletim interno, semanal e gratuito - Diaconia de TI & M - Tiragem: 450 cópias

www.cristoevidacristoevidacristoevidacristoevidacristoevida.com

(3)

MISSÃO E DISCIPULADO

‘Missões’ envolve discipulado, mas nem todo discipulado é Missões.

Existem basicamente dois textos nos Evangelhos, que indi-cam o papel, a missão da Igreja, ao longo da história. O primei-ro texto, e pprimei-rovavelmente o mais antigo, é o de Marcos 16:15. Aqui utiliza-se o verbo “Pregai” (KERÚZATE - Imperativo Ao-risto, que ordena o início de uma ação), cuja leitura apressada pode levar-nos a concluir que um simples anúncio das boas novas é, por si mesmo, o cumprimento da responsabilidade.

O outro texto, o de Mateus 28:19-20, por sua vez, apresen-ta uma necessidade de resposapresen-ta por parte do interlocutor, da-quele que recebe as “Boas Novas” de salvação. Não é preciso muito esforço exegético, quer dizer, não precisa muito conhe-cimento de contexto histórico, de grego, etc., para se perceber que Jesus está querendo mostrar que a Missão da Igreja vai muito além do simples fato de tornar conhecido o Evangelho. Não é apenas anunciar, sem contudo reivindicar o compromis-so e as implicações que decorre desse conhecimento.

Os verbos empregados por Jesus aqui: Fazer, ensinar, guardar, são indicativos de que Ele entende a nossa missão como um esforço por resultados qualitativos e permanentes. Não é apenas anúncio, mas é “fazer discípulos...ensinar - de maneira que o outro aprenda a coisa certa: a guardar”.

Esse texto é interessante também porque coloca a missão como tarefa contínua e não em atividades programadas even-tualmente. Uma tradução mais cuidadosa nos levaria à se-guinte sentença: “Indo, façam discípulos de todas as nações, batizando-os...ensinando-os a guardar todos os mandamen-tos que eu vos tenho ensinado...”.

Essas palavras de Jesus nos salvam da idéia de missão e discipulado como algo estático, uma atividade para cumprir, um programa eclesiástico, pois nos leva a pensar as duas coisas em termos dinâmicos:

1 - É preciso entender Missões como uma responsabilidade

contínua, diária, que deve acontecer na rotina de nossas vidas, e não apenas em momentos de arrebatamentos nos cultos do-minicais ou em conferências. Se compreendemos a Missão da Igreja nesses termos, teremos facilidade de transformar as ativi-dades mais simples em serviço para o Reino de Deus.

2 - Uma visão que só entenda missão em termos de feitos

extra-ordinários, como sair pregando em terras distantes, não poderá compreender a dimensão do discipulado missionário na dinâmi-ca do cumprimento do “Ide”. Pois fazer discípulo requer estabe-lecer vínculos duradouros, criar raízes, testemunhar com a vida e preparar o discípulo para envolver-se com Missões.

É por isso que começamos dizendo que todo o trabalho missionário envolve o discipulado. Mas que nem todo disci-pulado é Missões, mas deve ser feito com o propósito de tornar o discípulo em um crente missionário.

(4)

OREMOS PELA ÍNDIA

Essa é a história de Gyan Prakash. Ele é um jovem do Estado de Uttar Pradesh, na Índia. Ele, como muitos cristãos ex-hinduís-tas, enfrentou perseguição imediata em sua própria casa. Os laços emocionais e os ata-ques da família dificultam a caminhada cris-tã do recém-convertido. A esfera de perseguição seguinte é a social, em que os vizinhos e a comunidade se opõem à fé desse novo cris-tão. Gyan nos conta, com suas palavras, como permaneceu firme em sua fé em todas as provações que atravessaram seu caminho.

“Quando eu, depois de aceitar o Senhor Jesus, comecei a ter comu-nhão com outros cristãos, meu pai não ficou feliz em me ver freqüentan-do a igreja. Ele tinha orgulho de ser hinduísta e era membro de um grupo religioso hinduísta conhecido como Gayatri Sabha. Era inaceitável para ele encarar o fato de que eu me voltara contra a fé de nossos antepassa-dos. Um domingo, eu me preparava para ir à igreja, quando ele, domina-do pela raiva, bateu-me com uma bengala. Eu o respeitava muito para revidar, e ele continuava a dizer que me faria não querer ir nun-ca mais à igreja. A nun-cada sentença, ele me batia e continuou batendo. Eu consegui fugir dele e fui à igreja, cheio de hematomas e bem machucado. Naquele dia, eu pedi que orassem por meu pai. Era muito difícil ir contra o meu pai e vê-lo tão descontente comigo, mas eu sabia que não poderia desistir de minha fé para agradá-lo. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas da minha vila aceitaram o Senhor. Com a graça de Deus, conforme o tempo passava, meu pai começou a se opor menos e menos à minha fé. Contudo, agora a opressão vem de outra direção, vem da comunidade como um todo. Muitos aldeões co-meçaram a acusar os cristãos de

se-duzirem o povo com ofertas de di-nheiro ou outros atrativos para que mudassem de religião. Os incrédu-los da vila se reuniram e nos amea-çaram dizendo que, se continuásse-mos com nossos cultos, deveríacontinuásse-mos deixar o local. Nós nos reunimos e apresentamos toda a situação ao SE-NHOR. Até o momento, não fomos obrigados a deixar a vila, e a situa-ção está estável.

Depois de participar do seminá-rio “Permanecendo Firme Através da Tempestade”, tive consciência

de que o Senhor está nos protegendo, até porque sabemos que os hindus fundamentalistas influenciam grupos de pessoas para que tra-mem a nossa expulsão da vila. Senti-me fortalecido espiritualmente.” MOTIVOS DE ORAÇÃO

1 - Oremos pela vila de Gyan, onde há muitas pessoas que adoram ídolos. Há muitos baluartes satânicos nas regiões em que eles residem. Oremos contra essas verdadeiras fortalezas de resistência ao Evangelho. 2 - Oremos pelas pessoas que estão sendo influenciadas para se oporem aos cristãos. Oremos para que o Senhor suavize o coração deles e os liberte de seus pecados.

3 - Oremos também para que Deus levante cristãos na vila de Gyan, a fim de que eles levem a Palavra de Deus até regiões problemáticas. 4 - Oremos pela Índia: O segundo país mais populoso do mundo (com mais de um bilhão de habitantes), e com um pouco mais de 2% de cristãos.

(5)

Pr. José Nogueira, Margarida e Átila

HISTÓRICO

O Pr. José Nogueira tem 48 anos, é casado com a Sra. Margarida há 26 anos, e têm um filho (Átila) de 22 anos.

Ele exerce a função de pastor-sênior da Igreja Batista Fundamen-talista Cristo é Vida há 19 anos. É o responsável pela pregação e ensino da Palavra de Deus, pela coordenação dos ministérios da igre-ja, por seus trabalhos missionários e pela administração eclesiástica de forma geral.

É formado em Letras pela UECE (Licenciatura Plena) e tem o Bacharelado em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri (SBC). Começou a fazer o Mestrado em Antigo Testamento, pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, mas trancou por falta de tempo.

Tem-se também muito dedicado ao ministério de aconselhamento bíblico, principalmente de casais, cursos de preparação para o casa-mento, e de jovens.

A cada ano o Pr. José Nogueira tem continuamente se esforçado na preparação ministerial daqueles que são chamados pelo SENHOR Deus para o santo ministério. O Centro Bíblico Discipular (CBD), que funciona à tarde e à noite, duas vezes por semana, tem sido uma ferramenta muito útil para equipar os membros da igreja para a obra que o Senhor da Seara os tem chamado.

O sonho e a oração do Pr. José Nogueira é para que possa ainda dedicar alguns anos de sua vida em algum projeto missionário trans-cultural (Amazônia, Turquia ou na região muçulmana no Norte da África).

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1 – Pela saúde da Dona Margarida: Está em tratamento de Tireói-de e tem tido também fortes crises Tireói-de Labirintite.

2 – Pelos estudos do Átila: Está cursando Medicina, na UFC – Sobral, e, portanto, longe da família. Tem buscado a vontade de Deus acerca de como poderá ser útil na obra do SENHOR Deus.

3 – Pelos retiros e conferências em que o Pr. José Nogueira será o preletor neste ano: Retiro de Jovens (20 a 22/10), Retiro de Casais (24 a 26/11), e Conferência Missionária na I Igreja Batista Regular de Juazeiro do Norte (10 a 12/11).

4 – Pelos parentes do Pr. José Nogueira que ainda não aceitaram o Senhor Jesus como único Senhor e todo-suficiente Salvador de suas vidas: Sua mãe (Dona Mirtes), seu irmão (Aquino), suas irmãs (Graça, Fátima e Fernanda) e seus sobrinhos.

(6)

RETIRO DE JOVENS – HOTEL DON’ANA

Parabenizamos nossos jovens que estão no Retiro de Jovens. As nossas irmãs em Cristo Marleda, Dinah e Mazé estão à frente da or-ganização. Oramos e agradecemos ao SENHOR Deus pela participa-ção dos jovens de nossa igreja (sede), das congregações de Igua-pe, Araturi e São Gonçalo, e de nos-sa igreja-irmã do Henrique Jorge.

DIA DOS VIVOS

-CRUZADA EVANGELÍSTICA

Dia 02 de Novembro – Concen-tração pela manhã e Programação Especial à Noite

Nosso alvo para este ano é al-cançar 20 mil lares nas circunvizi-nhanças de nossa igreja com um evangelismo pessoal, entrega de um lindo cartão com uma flor e uma opor-tuna e bíblica mensagem especial por ocasião do “Dia dos Finados”.

À noite, numa programação es-pecial, exibiremos o filme “O DE-SERTO FLORESCERÁ”, que mos-tra claramente que pior do que a seca do sertão nordestino, é a seca espiritual no coração do homem.

CONGREGAÇÃO DE PATACAS -IGUAPE

Durante o mês de outubro, por ocasião da viagem do Pr. Daniel Sto-well para os EUA, o Pr. Cosmo & fa-mília têm dado assistência à Congre-gação de Patacas, aos domingos.

Eles vão à tarde e ajudam nos cursos de preparação de novos-convertidos para o batismo, depois organizam o culto noturno, e o Pr. Cosmo prega.

O trabalho em Patacas está indo bem. Estamos esperando o retorno do Pr. Daniel e sua família a fim de planejar a forma que podemos ser mais úteis nessa cooperação.

NOTASE NOTÍCIAS

PREGADORES EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

OUTUBRO Dia 22 - Irmão Mota Dia 29 - Diác. Luiz Cláudio NOVEMBRO

Dia 05 - Pr. Luiz Lindolfo Dia 12 - Diác. Roberto Santos Dia 19 - Diácono Alexandre Aquino Dia 26 - Diácono Hércules

OUTUBRO

ESCALA DAS PROGRAMAÇÕES

DIA 22 - DOMINGO

EBD

Direção do Louvor: Aragão Devocional: Pr. Luiz Lindolfo Classe Especial para Adolescen-tes, Jovens e Adultos: Diácono Ro-berto Kadoshim

CULTO

Abertura e Anúncios: Pr. Joaquim Direção do Louvor: Aragão Mensagem: Giuvan Santos Gazofilácios: Marcos e Lúcia Informissões: Diácono Alex Aquino

DIA 23 - SEGUNDA-FEIRA

KOINONIA

Aragão e Pr. Luiz Lindolfo

DIA 25 - QUARTA-FEIRA

T.O.M. - Pr. José Nogueira

DIA 28 - SÁBADO

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL -DIA DA REFORMA

Direção do Louvor: Aragão Estudo Bíblico: Diác. Roberto

DIA 29 - DOMINGO

Sem EBD (ELEIÇÕES) CULTO

Abertura e Anúncios: Pr. Luiz Lindolfo

Direção do Louvor: Aragão Mensagem: Diác. Roberto Gazofilácios: Daniel e Gláucia Leitura Informissões: Pr. Joaquim

AGENDE-SE PARA NOVEMBRO

DIA 02 (quinta-feira) Dia dos Vivos - Cruzada Evangelística: Manhã e Noite DIA 04 (sábado) às 19 horas: Chá de Panela de Rômulo e Diana DIA 11 (sábado) - Dia do Amigo (Mocidade Cristo é Vida)

DIA 15 (quarta-feira - FERIADO) Encontro - Grupos de Louvor (Aragão) DIA 17 (sexta-feira) - às 20h: Casamento de Diana Karla e Rômulo DIA 23 (quinta-feira) - Dia de Ações de Graça - Jantar Ágape DIAS 24 a 26 (sexta a domingo) - Retiro de Casais - Hotel Don’Ana Hércia

Referências

Documentos relacionados

Logo depois do almoço retomamos a caminhada e a primeira parada, após um café, foi para a visita ao já mencionado centro cultural dedicado à troca de livros: além das

Perante a mesma indagação responderiam: “Sim Senhor, é possível que possam ressurgir, entretanto, tomemos as devidas precauções para que toda a igreja entenda que este será

No Brasil, as principais igrejas do movimento neopentecos- tal são a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Uni- versal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Igreja

Deste modo, a sinodalidade é um caminho pelo qual a Igreja pode cumprir mais frutuosamente a sua missão de evangelização no mundo, como fermento ao serviço da vinda do Reino de

Tendo em vista que no presente ano ocorrerá o vencimento do mandato do Presbítero Ricardo Martins e dos Diáconos Walter Frein Júnior, Carlos Homerich Aldigueri

Rev. Essa é uma tarefa de toda a igreja e não apenas de alguns, pois todos os salvos em Cristo são chamados por Deus. Toda a igreja deve se envolver na Missão de Deus onde está e

O consumo alimentar de vitamina A pode afetar o estado nutricional não somente da mãe como também do bebê, em que tal ingestão afeta positivamente os níveis de retinol presente

Os dados disponíveis sobre S. pyogenes indicam que este patógeno é mais comum em OMA complicada por PEMT do que em casos não complicados. Segal et al. catarrhalis, respectivamente