• Nenhum resultado encontrado

TÉRMICO DELTASTORE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA. ECO biopowe r ECO ARMAZENAMENTO PARA APLICAÇÃO PÚBLICA, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÉRMICO DELTASTORE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA. ECO biopowe r ECO ARMAZENAMENTO PARA APLICAÇÃO PÚBLICA, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DELTASTORE

SISTEMAS DE

ARMAZENAMENTO

DE ENERGIA TÉRMICA

PARA APLICAÇÃO PÚBLICA,

INDUSTRIAL E AGRÍCOLA

ARMAZENAMENTO

TÉRMICO

INVENTIVE BY NATURE

ECO

b i o p o w e r

Precis ão alem ã, energia brasileira!

www.ecobiopower.com.br

ECO

b i o p o w e r

Precis ão alem ã, energia brasileira! www.ecobiopower.com.br

(2)

TECNOLOGIA DE

ARMAZENAMENTO TÉRMICO

A FUNÇÃO DO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA

Sistemas de armazenamento de energia térmica desenvolvidos e fabricados pela FARMATIC/ECO Biopower são tecnologia-chave para a utilização otimizada de energia. Ao integrar os sistemas de armazenamento térmico para aquecimento e arrefecimento, nossos clientes podem otimizar seus processos de produção, além de permitir o fornecimento de energia térmica a custos competitivos em horários de pico. Os sistemas de armazenamento térmico permitem o armazenamento eficiente de calor a partir de plantas de cogeração e do aquecimento solar para uso posterior.

APLICAÇÕES DA NOSSA SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO TÉRMICO

Nossos sistemas de armazenamento de energia DELTASTORE são utilizados em processos industriais, em projetos de infraestruturas públicas e privadas e em centrais de cogeração (por exemplo, unida-des de biogás). FARMATIC/ECO Biopower também projeta e implementa projetos de armazenamento em grande escala para as redes centralizadas e descentralizadas de arrefecimento e de aquecimento urbano. O sistema FARMATIC/ECO Biopower DELTASTORE é uma solução econômica para reservas de flutuações de carga. Nossa tecnologia de armazenamento permite a substituição completa ou a redução de aquecedores/arrefecedores reserva, proporcionando assim uma economia considerável nos custos operacionais.

Além disso, a integração do sistema DELTASTORE significa que os momentos de produção e consumo de energia estão dissociados um do outro, o que permite o uso eficiente dos preços da energia fora do horário de pico (por exemplo, eletricidade noturna) para refrigeração ou aquecimento.

NOSSAS SOLUÇÕES INOVADORAS

O Sistema de Armazenamento de Energia Térmica DELTASTORE é uma inovação extremamente flexí-vel para pequenas, médias e grandes redes de energia térmica.

O sistema DELTASTORE é construído usando tanques de aço de alta qualidade e o que há de mais avançado em gerenciamento de carga e descarga de energia. O sistema de armazenamento de ener-gia em si é despressurizado e está integrado diretamente na rede térmica pressurizada por meio de uma estação de acoplamento. O sistema de armazenamento de energia FARMATIC/ECO Biopower é construído de maneira personalizada para as condições locais de cada cliente, desenvolvidos modu-larmente, podendo ser expandidos com facilidade.

Exemplo Nr. 1

Nossa tecnologia de armazenamento de energia térmica permite a substituição de chillers ou caldeiras para horários de pico de carga, tanto para operações de aquecimento quanto de refrigeração. Utilize os horários de tarifas baratas para a geração de calor e frio e utilize essa energia arma-zenada nos horários de pico. Os nossos sistemas de armaze-namento de energia térmica são componentes chave para a eficiência energética da sua operação.

ARMAZENAMENTO ESTRATIFICADO DE ENERGIA TÉRMICA (S-TES)

INJEÇÃO DIRETA DO CALOR

INJEÇÃO DO CALOR ARMAZENADO

Armazenamento do excesso de calor

• Unidade CHP

- biogás

- gás de esgoto

• Sistema de alimen-

tação de energia

• produtor de calor

• sistema reserva de

emergencia

• calor residual

industrial

• REDE DE DISTRIBUIÇÃO

TÉRMICA

• GRANDE CONSUMIDOR

plantas de

aquecimento

solar

INJEÇÃO DO CALOR ARMAZENADO

Sistema DELTASTORE

FARMATIC/ECO Biopower

tação de energia

• produtor de calor

industrial

• Unidade CHP

(3)

PORQUE USAR

FARMATIC/ECO Biopower

A EMPRESA

A ECO Biopower traz ao Brasil mais de 50 anos de experiência de FARMATIC na construção de tan-ques vitrificados para os mais diversos usos: municipal, industrial e agrícola, além de um significativo conhecimento técnico na implementação de usinas de biogás e estações de tratamento de efluentes e sistemas de armazenamento térmico.

NOSSA COMPETÊNCIA

Desde 2007 FARMATIC esteve envolvida na concepção e construção de soluções inovadoras para ar-mazenamento de energia térmica para a otimização de aquecimento urbano e redes de refrigeração. A nossa determinação e os investimentos em P&D nos permitiram oferecer uma solução econômica para a integração do sistema DELTASTORE em redes já existentes de aquecimento e arrefecimento. Com esta inovação, a nossa empresa faz uma valiosa contribuição para o aumento da eficiência energética em infraestrutura e para a redução das emissões de gás à atmosfera. Entre a nossa lista de referências de grande escala de armazenamento de energia fria, podemos destacar concessionárias municipais e universidades alemãs.

NOSSOS SERVIÇOS

- Cálculos de design e engenharia para sistemas de armazenamento de energia térmica sob medida - Instalação dos tanques de armazenamento, carregamento e descarregamento dos conjuntos - Projeto e instalação do sistema de gestão de armazenamento estratificado

- Soluções turnkey DELTASTORE

NOSSAS PARCERIAS CIENTÍFICAS

Nossa empresa desenvolveu na Alemanha o primeiro e maior sistema de armazenamento de energia fria estratificada em 2007, com 3.500 m³, em estreita colaboração com uma universidade líder de tecnologia. O primeiro sistema, com capacidade de 5 MW, foi desenvolvido e construído para uma concessionária de serviços públicos regional. A cooperação com os cientistas da universidade parceira resultou no desenvolvimento de um sistema piloto de armazenamento de energia térmica extrema-mente competitivo e escalável.

Exemplo Nr.2

Com mais de 3.000 referências interna-cionais para tanques de aço aparafusados, o nome FARMATIC/ ECO Biopower signifi-ca benefícios econô-micos distintos e de qualidade superior. Hoje, FARMATIC/ECO Biopower é líder no mercado de soluções de armazenamento de energia flexíveis baseados em tanques de aço aparafusados.

Injeção direta de energia fria

Injeção da energia armazenada

Armazenamento do excesso de frio e energia produzida fora do horário de pico

ARMAZENAMENTO ESTRATIFICADO DE ENERGIA FRIA (S-CES)

• produção de energia

(frio)

• energia industrial

• Chiller

Injeção direta de energia fria

Injeção da energia armazenada

• REDE DE DISTRIBUIÇÃO

TÉRMICA

• CONSUMIDOR

INDUSTRIAL

Sistema DELTASTORE

FARMATIC/ECO Biopower

(4)

O SISTEMA

DELTASTORE

Os tanques utilizados no sistema DELTASTORE são

construídos com painéis de aço aparafusados, o que permite velocidade na montagem. Além disso cada painel é coberto com um revestimento em pó aplicado na fábrica, o que proporciona maior proteção contra a corrosão. O revestimento epóxi garante uma proteção de longa duração contra a corrosão, além da resistência térmica ideal ao longo de um ampla faixa de tempera-tura. Tanques com revestimento em pó oferecem maior estabilidade sob cargas estruturais extremas e oferecem uma melhor relação preço / desempenho. Os sistemas de armazenamento de energia DELTASTORE são isolados termicamente, usando o estado da arte em materiais. Os designers e engenheiros de FARMATIC/ECO Biopower estão sempre atentos à prevenção de pontes térmicas, de modo a aumentar a eficiência do sistema DELTASTORE.

Os sistemas FARMATIC/ECO Biopower (S-CES e S-TES) são projetados para operação sem pressão, diretamente integradas às redes térmicas. Ao escolher o sistema DELTASTORE sem pressão, os clientes evitam passar por complicados procedimentos de aprovação para vasos de pressão.

Sistemas DELTASTORE S-TES são projetados especificamente para a capacidade de energia necessária e as taxas de carga / descarga definidas pela curva de carga dos consumidores em um determinado projeto. FARMATIC/ECO Biopower podem oferecer soluções TES que variam desde 50m3 até mais de 5.000 m³. Nossa tecnologia proprietária de difusores que garantem uma estratificação ideal dentro do TES em todos os momentos. Os cálculos para a carga / descarga do conjunto maximizam a disponibilidade e eficiência de todo o sistema em todas as condições possíveis.

FARMATIC/ECO Biopower combinam a melhor tecnologia disponível para a medição, com um controle de processo otimizado para ciclos de carga e descarga, garantindo que nenhum quilowatt-hora da energia armazenada seja desperdiçada. Podemos integrar todo o sistema TES em qualquer infraestru-tura existente ou implantar novos projetos e gerenciar todos os limites para você.

A flexibilidade do sistema DELTASTORE permite a operação sazonal. Durante o verão, o sistema funcio-na como um CES, armazefuncio-nando e disponibilizando frio, por outro lado, durante o inverno serve como um TES, armazenando e disponibilizando calor.

Otimização do processo

Gestão energética

Sistemas CES/TES

Combinados

Operação despressurizada

Materiais de Qualidade

(5)

GERENCIAMENTO DO

ARMAZENAMENTO TÉRMICO

2 4 - S T U N D E N - Z Y K L U S

N O I T E

D I A

N O I T E

Rede coberta pelos produtores

PO

TÊNC

IA

IN

ST

AL

AD

A

curva de carga

da rede térmica

Saída máxima

produtores

TES descarrega durante

horários de pico

TES com carga máxima

de energia térmica

ZEIT

Sistema TES para

horários de pico

de carga

Os produtores operam

com carga total –

Sistema TES cobre o

horário de pico.

Exemplo de aplicação

C I C L O D E 2 4 H O R A S

TEMPO

SAI

(6)

• Redução da capacidade da caldeira instalada e dos produtores de calor em modo de espera; • Redução de custos de operação na manutenção de caldeiras;

• Máxima eficiência e consequente redução de custos de operação dos produtores de calor; • Separação entre produtor e consumidor de calor permite a geração econômica de eletricidade em usinas de cogeração, mesmo na ausência temporária de demanda de calor;

• Disponibilidade de energia térmica, mesmo durante a paralisação de geradores / unidades de cogeração;

• Estratificação térmica otimizada;

• Design personalizado de cada sistema DELTASTORE TES em oposição a adaptação de produtos padronizados para as necessidades do cliente;

• TES como um recipiente sem pressão não exige inspeções regulares ao contrário de vasos de pressão

• Tempo de montagem muito curto e alta qualidade em qualquer lugar do mundo;

• Aplicação flexível desde uma pequena TES (de 50 m3), com uma ligação à rede por trocador de calor, até um sistema TES industrial de grande porte (5.000 m3 ou mais) com conexão direta com a rede pressurizada;

• Alta capacidade de produção térmica em curto prazo com o mínimo perda de energia.

SISTEMA

DELTASTORE

DE ARMAZENAMENTO DE CALOR

Interface entre TES e

rede térmica

Interface entre TES e rede térmica • Separador hidráulico • Transferência de calor • Sistemas de segurança • Manutenção de pressão • Troca de sinais com a unidade de controle de processo

A

Fundações Escada em espiral Isolamento térmico do solo Telhado isotérmico sólido

Tubulação de conexão

Conjunto de carga e descarga: Difusores

Equipamentos de medicão

Painéis de aço esmaltados, aparafusados Isolamento térmico

Revestimento exterior

Conjunto de carga e descarga: Difusores

Gerencia-mento

TES

Possíveis aplicações

• armazenamento térmico para o aquecimento ur-bano, perto do produtor ou de forma descentra-lizada localizado perto dos consumidores; • power to heat: o

arma-zenamento do excesso de energia elétrica em forma de calor; • TES como reserva

para as redes térmicas descentralizadas com coletores solares, para usinas de biomassa e para as unidades de biogás ligados ao aque-cimento urbano; • Utilização do calor residual de usinas e parques industriais. A vasta experiência de FARMATIC/ECO Biopower na construção de reser-vatórios contribuíram para o êxito do desen-volvimento de sistemas de armazenamento de energia térmica altamen-te inovadora de grande escala.

(7)

• Redução da capacidade instalada de chillers em modo de espera para operação de pico; • Redução nos custos de operação e manutenção de chillers;

• Economia nos custos de operação de unidades de resfriamento com a máxima eficiência; • Otimização da rede de refrigeração pela integração do sistema CES;

• Operação flexível da rede devido à separação de produtor de energia e consumidor;

• Utilização dos preços da energia fora do horário de pico para o resfriamento e redução no consumo de energia elétrica;

• Estratificação térmica otimizada;

• Design personalizado de cada sistema DELTASTORE TES em oposição a adaptação de produtos padronizados para as necessidades do cliente;

• Fácil integração em retrofits, expansões de plantas e novas instalações;

• Tempo de montagem muito curto e alta qualidade em qualquer lugar do mundo;

• O isolamento otimizado inibe a formação de as pontes térmicas e a formação de condensados, aumentando a eficiência, mesmo com diferenças de temperatura;

• A operação é praticamente livre de manutenção.

• Alta capacidade de produção térmica em curto prazo com o mínimo perda de energia.

Vantagens do Sistema

A Vantagens do Sistema • Separador hidráulico • Transferência de calor • Sistemas de segurança • Manutenção de pressão • Troca de sinais com a unidade de controle de processo Possíveis aplicações • ar condicionado em complexos industriais, edifícios públicos (por exemplo,

hospi-tais, universidades) ou aplicações em grandes projetos de infraestrutura (como aeroportos, shoppings, habitação); • para processos na indústria de alimentos, para as unidades de armazenamento a frio e estufas; • provisão de reservas de refrigeração para a refrigeração das turbinas

a gás em grandes centrais.

Gerencia-mento

CES

Fundações Escada em espiral Isolamento térmico do solo Telhado isotérmico sólido

Tubulação de conexão

Conjunto de carga e descarga: Difusores

Equipamentos de medicão

Painéis de aço esmaltados, aparafusados Isolamento térmico

Revestimento exterior

Conjunto de carga e descarga: Difusores

SISTEMA

DELTASTORE

(8)

10 / 2014

DELTASTORE

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA

INVENTIVE BY NATURE

FARMATIC Anlagenbau GmbH

Kolberger Straße 13 · 24589 Nortorf

fone: 043 92 / 91 77 - 0

Fax: 043 92 / 5864

info@farmatic.com

www.farmatic.com

ECO Biopower Ltda.

Rua Dr. Roberto Barrozo, 307

80.520-070 Centro Cívico

Curitibia - PR - BRASIL

Tel.: +55 41 3122 2271

contato@ecobiopower.com.br

ECO

b i o p o w e r

Precisão alemã, energia brasileira! www.ecobiopower.com.br

ECO

b i o p o w e r

Precisão alemã, energia brasileira!

www.ecobiopower.com.br

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dada a relevância que o estado nutricional tem no prognóstico da doença, mostra-se fulcral a avaliação do risco nutricional nos doentes com CHC e o acompanhamento

A motivação para o tema surgiu a partir de conversas com professores brasileiros, que têm desenvolvido a pesquisa “Paisagem Sonora, Memória e Cultura Urbana” elaborada no Programa

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on