• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS/SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS/SP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº 01/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE

BATATAIS/SP

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II- ENSINO FUNDAMENTAL

(MATEMÁTICA)

CADERNO DE QUESTÕES – PROVA OBJETIVA

Número da Inscrição: __________

(2)

Cargo: Professor de Educação Básica II- Ensino Fundamental (Matemática)

Língua Portuguesa 1- O dígrafo de “acrescento” é: a) ac. b) cr. c) sc. d) en. e) to.

2- “Este é o caminho _______ passo.” a) por que.

b) porque. c) por quê. d) porquê. e) pórquê.

3- Segundo a nova ortografia, há erro em: a) Antirreligioso.

b) Co-existência. c) Pan-americano. d) Quebra-quebra. e) Anti-inflacionário.

4- “Não há dúvidas: a vida profissional é só canseira e enfado.”

A palavra que tem o mesmo significado da grifada acima é: a) Aforismo. b) Afogamento. c) Alegria. d) Nervoso. e) Tédio.

5- A palavra formada por derivação parassintética é: a) Expor.

b) Dentista. c) Desleal. d) Barraco. e) Entristecer.

6- Em: - “Susana está recortando a revista antiga. - ao se substituir a revista por um pronome, de acordo com a norma culta, tem-se:

a) Recortando-a. b) Recortando-la. c) Recortando ela. d) Recortando-lhe. e) Recortando-na.

7- “Acredito que João tenha feito a tarefa.”

Passando-se a oração destacada para a voz passiva, o verbo ficará da seguinte forma:

a) Seja feita. b) Esteja sendo feita. c) Foi feita.

d) Tenha estado feita. e) Tenha sido feita.

8- “Necessita-se de silêncio.” O sujeito é: a) Simples. b) Composto. c) Oculto. d) Indeterminado. e) Inexistente.

9- “Apesar do nervosismo, fez boa prova.” O adjunto adverbial exprime:

a) Concessão. b) Causa. c) Assunto. d) Afirmação. e) Acréscimo.

10- “Passei na prova porque me dediquei.” A oração é coordenada sindética:

a) Alternativa. b) Conclusiva. c) Explicativa. d) Adversativa. e) Aditiva. Conhecimentos Educacionais

11- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE 1DEZEMBRO DE 1996- Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

I - educação básica obrigatória e gratuita dos: a) 2 (dois) aos 17 (dezessete) anos de idade. b) 3 (três) aos 17 (dezessete) anos de idade. c) 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. d) 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade. e) 6 (seis) aos 17 (dezessete) anos de idade.

12- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

II - educação infantil gratuita às crianças de até: a) 3 (três) anos de idade

b) 4 (quatro) anos de idade c) 5 (cinco) anos de idade d) 6 (seis) anos de idade e) 7 (sete) anos de idade

13- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

X - vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar:

a) 3 (três) anos de idade b) 4 (quatro) anos de idade c) 5 (cinco) anos de idade d) 6 (seis) anos de idade e) 7 (sete) anos de idade

14- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 21- A educação escolar compõe-se de:

I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

II - educação superior. III- pós graduação.

Está correto o que se afirma: a) Apenas I e II

b) Apenas II e III c) Apenas I e III d) Todas as afirmativas e) Nenhuma das afirmativas

(3)

15- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I - a carga horária mínima anual será de: a) quinhentas horas

b) seiscentas horas c) setecentas horas d) oitocentas horas e) novecentas horas

16- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.- § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, sendo sua prática facultativa ao aluno: I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a: a) quatro horas.

b) cinco horas. c) seis horas. d) sete horas. e) oito horas.

17- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.- § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, sendo sua prática facultativa ao aluno: II – maior de:

a) quinze anos de idade. b) vinte anos de idade. c) vinte e cinco anos de idade. d) trinta anos de idade. e) trinta e cinco anos de idade.

18- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.- § 5º No currículo do ensino fundamental, será ofertada a língua inglesa a partir do:

a) quinto ano b) sexto ano c) sétimo ano d) oitavo ano e) nono ano

19- De acordo com a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996- Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

I - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; II - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; III - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade Está correto o que se afirma em:

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

20- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Art. 2 o São diretrizes do PNE:

I - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

II - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

III - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

21- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Art. 6o - A União promoverá a realização de

pelo menos ____ conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, instituído nesta Lei, no âmbito do Ministério da Educação. Qual das alternativas melhor preenche a lacuna acima? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

22- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE. Estratégias: I- articular a oferta de matrículas gratuitas em creches certificadas como entidades beneficentes de assistência social na área de educação com a expansão da oferta na rede escolar pública;

II- promover a formação inicial e continuada dos (as) profissionais da educação infantil, garantindo, progressivamente, o atendimento por profissionais com formação superior;

III- estimular a articulação entre pós-graduação, núcleos de pesquisa e cursos de formação para

(4)

profissionais da educação, de modo a garantir a elaboração de currículos e propostas pedagógicas que incorporem os avanços de pesquisas ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e às teorias educacionais no atendimento da população de 0 (zero) a 7 (sete) anos.

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

23- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE. Estratégias:

I- desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas;

II- disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região;

III- promover a relação das escolas com instituições e movimentos culturais, a fim de garantir a oferta regular de atividades culturais para a livre fruição dos (as) alunos (as) dentro e fora dos espaços escolares, assegurando ainda que as escolas se tornem polos de criação e difusão cultural;

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

24- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Estratégias: I- fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso à escola e ao atendimento educacional especializado, bem como da permanência e do desenvolvimento escolar dos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação beneficiários (as) de programas de transferência de renda, juntamente com o combate às situações de discriminação, preconceito e violência, com vistas ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso educacional, em colaboração com as famílias e com os órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, à adolescência e à juventude;

II- fomentar pesquisas voltadas para o

desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, com vistas à promoção do ensino e da aprendizagem, bem como das condições de acessibilidade dos (as) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; III- promover o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares para subsidiar a formulação de políticas públicas intersetoriais que atendam as especificidades educacionais de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação que requeiram medidas de atendimento especializado.

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

25- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino

fundamental. Estratégias:

I- fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as) alunos (as), consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade;

II- apoiar a alfabetização de crianças do campo, indígenas, quilombolas e de populações itinerantes, com a produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas e a identidade cultural das comunidades quilombolas;

III- promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização. Está correto o que se afirma em:

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

26- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica. Estratégias:

I- atender às escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas na oferta de educação em tempo integral, com base em consulta prévia e informada, considerando-se as peculiaridades locais; II- garantir a educação em tempo integral para pessoas

com deficiência, transtornos globais do

desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na faixa etária de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, assegurando atendimento educacional especializado complementar e suplementar ofertado em salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em

(5)

instituições especializadas;

III- adotar medidas para otimizar o tempo de permanência dos alunos na escola, direcionando a expansão da jornada para o efetivo trabalho escolar, combinado com atividades recreativas, esportivas e culturais.

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

27- De acordo com a LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014- Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional. Estratégias:

I- institucionalizar programa nacional de assistência ao estudante, compreendendo ações de assistência social, financeira e de apoio psicopedagógico que contribuam para garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão com êxito da educação de jovens e adultos articulada à educação profissional;

II- orientar a expansão da oferta de educação de jovens e adultos articulada à educação profissional, de modo a atender às pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos penais, assegurando-se formação específica dos professores e das professoras e implementação de diretrizes nacionais em regime de colaboração;

III- implementar mecanismos de reconhecimento de saberes dos jovens e adultos trabalhadores, a serem considerados na articulação curricular dos cursos de formação inicial e continuada e dos cursos técnicos de nível médio.

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Todas as afirmativas

28- Analise as afirmativas sobre a educação inclusiva: I- Para Zimmermann e Strieder (2010), a educação inclusiva deseja compreender e aceitar o outro na sua singularidade. Implica mudança de perspectiva educacional e abre horizontes para o desenvolvimento de sociedades inclusivas. Dessa forma, pode–se dizer que a educação inclusiva é aceita quando abandona-se a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo. Isso requer a superação da tradicional concepção antropológica de seres humanos ideais.

II- Os autores mencionados acima apontam que a escola inclusiva não faz distinção entre os seres humanos, no entanto, a comodidade nos faz viver num mundo de padronizações, pois ela foi e continua sendo

um espaço que promove a construção de

conhecimentos com pouco significado, formalizado, pronto, sem relação e sentido com a vida dos seres humanos que lá estão, sejam alunos ou docentes. III- Todo movimento no cotidiano escolar e fora dele é diferente, cada ser tem seu ritmo corporal e cognitivo, sendo um movimento de desordem, desestabilidades e desvio.

Está correto o que se afirma em:

a) Apenas I e II b) Apenas II e III c) Apenas I e III d) Todas as afirmativas e) Nenhuma das afirmativas

29- Consideramos barreiras do ensino inclusivo: I- Invisibilidade na comunidade das crianças com deficiência que não frequentam a escola

II- Custo III- Acesso físico

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I e II

b) Apenas II e III c) Apenas I e III d) Todas as afirmativas e) Nenhuma das afirmativas

30- Analise as afirmativas sobre a Educação Inclusiva: I- A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

II- Há, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.

III- A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

Está correto o que se afirma em: a) Apenas I e II

b) Apenas II e III c) Apenas I e III d) Todas as afirmativas e) Nenhuma das afirmativas

Conhecimento Específico

31- A função f, do 1° grau, é definida por f(x) = 3x + k. O valor de k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é:

a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8 32- Resolva, em R na equação: 2x – 10 < 4 a) V = (x Î R| x = 7) b) V = (x Î R| x < 7) c) V = (x Î R| x > 7) d) V = (x Î R| x < 8) e) V = (x Î R| x < 9) 33- Resolva, em R na equação: -3x + 5 ³ 2 a) V = (x Î R| x £ 1) b) V = (x Î R| x £ 2) c) V = (x Î R| x £ 3) d) V = (x Î R| x £ 4) e) V = (x Î R| x £ 5)

(6)

34- Resolva, em R a inequação: -(x – 2) ³ 2 – x a) V > R b) V < R c) V = R d) V * R e) V = R* 35- Resolva, em R, a inequação: x – 3 ³ 3 + x a) V > R b) V < R c) V = R d) V * R e) V = R* 36- Resolva, em R, a inequação: -x + 1 £ x + 1 a) V > R b) V < R c) V = R d) V * R e) V = R*

37- Determinar o primeiro termo de uma progressão aritmética de razão -5 e décimo termo igual a 12. a) a1 = 51

b) a1 = 53 c) a1 = 55 d) a1 = 57 e) a1 = 59

38- Em uma progressão aritmética sabe-se que a4 = 12 e a9 = 27. Calcular a5. a) a5 = 5 b) a5 = 10 c) a5 = 15 d) a5 = 20 e) a5 = 25

39- Interpolar 10 meios aritméticos entre 2 e 57 e escrever a P. A. correspondente com primeiro termo igual a 2. a) (2; 7; 12; 16; …) b) (2; 7; 12; 17; …) c) (2; 7; 12; 18; …) d) (2; 7; 12; 19; …) e) (2; 7; 12; 20; …)

40- Determinar x tal que 2x – 3; 2x + 1; 3x + 1 sejam três números em P. A. nesta ordem.

a) x = 2 b) x = 4 c) x = 6 d) x = 8 e) x = 10

41- Determine a P. G. (an) em que a1 = 3 e an + 1 = 2 . an. a) (an) = (3, 6, 12, 24, 48, 92, …) b) (an) = (3, 6, 12, 24, 48, 94, …) c) (an) = (3, 6, 12, 24, 48, 96, …) d) (an) = (3, 6, 12, 24, 48, 98, …) e) (an) = (3, 6, 12, 24, 48, 100, …)

42- Calcule o quarto e o sétimo termos da P. G. (3, -6, 12, …). a) a4 = -24 e a7 = 190 b) a4 = -24 e a7 = 192 c) a4 = -24 e a7 = 194 d) a4 = -24 e a7 = 196 e) a4 = -24 e a7 = 198

43- Insira 4 meios geométricos entre 2 e 486, nesta ordem. a) (2, 6, 18, 54, 162, 480, …) b) (2, 6, 18, 54, 162, 482, …) c) (2, 6, 18, 54, 162, 484, …) d) (2, 6, 18, 54, 162, 486, …) e) (2, 6, 18, 54, 162, 488, …)

44- Determine a equação sabendo-se que 2 é raiz da equação x4 – 3x3 + 2x2 + ax – 3 = 0. a) a = 3/2 b) a = 3/3 c) a = 3/4 d) a = 3/5 e) a = 3/6 45- Determine a equação x4 – 5x2 – 10x – 6 = 0,

sabendo-se que duas de suas raízes são -1 e 3. a) V = {-1; 3; -1 + 1; -1 + i}

b) V = {-1; 3; -1 + 1; -1 – i} c) V = {-1; 3; -1 + 1; +1 + i} d) V = {-1; 3; -1 + 1; +1 – i} e) V = {-1; 3; -1 - 1; -1 – i}

46- Determine a equação x3 – 3x2 – x + 3 = 0,

sabendo-se que a soma de duas raízes é zero. a) O conjunto-verdade da equação é {-1; 1; 3} b) O conjunto-verdade da equação é {-1; 2; 3} c) O conjunto-verdade da equação é {-1; 3; 3} d) O conjunto-verdade da equação é {-1; 4; 3} e) O conjunto-verdade da equação é {-1; 5; 3}

47- Sabendo que 1 é a raiz da equação x3 – 2x2 + ax +

6 = 0, determinar a e as demais raízes da equação. a) a = -5 e as demais raízes são -2 e 3.

b) a = -5 e as demais raízes são -2 e 4. c) a = -5 e as demais raízes são -2 e 5. d) a = -5 e as demais raízes são -2 e 6. e) a = -5 e as demais raízes são -2 e 7.

48- A equação mx2 + 4x + m = 0 não admite raízes

reais se: a) m < 2 ou m > 2 b) m < -2 ou m > 2 c) m < -2 ou m > -2 d) m < -2 ou m > 3 e) m < -2 ou m > 4

49- Qual é o número que se deve subtrair de cada fator do produto 5 x 8 para que esse produto diminua de 42? a) 6 ou 7

b) 6 ou 8 c) 6 ou 9 d) 6 ou 10 e) 6 ou 11

50- Uma equação do 2º grau, cujo conjunto-verdade é {a, -b}, é: a) 9x2 + 3x – 2 = 0 b) 9x2 + 3x – 2 = 1 c) 9x2 + 3x – 2 = 2 d) 9x2 + 3x – 2 = 3 e) 9x2 + 3x – 2 = 4

Referências

Documentos relacionados

pagamento pela CONTRATADA, à época, de quaisquer encargos incidentes sobre o objeto deste contrato, assistir-lhe-á o direito de reter qualquer pagamento devido

Em caso de divergência de dados e/ou de defeito no Caderno de Questões, solicite providências ao fiscal de sala. O Cartão de Identificação deverá ser preenchido

( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino

( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino

• Uma ação política e pública baseada em princípios administrativos e orçamentários voltados para a melhoria da qualidade de vida da população consubstanciada em

2º - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e EJA devem ter base nacional comum, a ser complementada, por uma parte diversificada, exigida pelas

JESSIKA DE JESUS ALVES BEJA - No.. JESSIKA DE JESUS ALVES BEJA

11 - “Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada