• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE VIVÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE VIVÊNCIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FACULDADE PIO DÉCIMO

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PROJETO DE VIVÊNCIA 2016.1

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – ÁREA 5

PROFª. MSc. CLÁUDIA LAÍS COSTA DA SILVA

QUESTÃO 01 - As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem

seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens.

As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-creche, auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos.

Disponível em:<http://wwwl.folha.uol.com.br>. Acesso em: 30jul. 2013 (adaptado).

Considerando o texto e o gráfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independentemente do formato da família. II. O fragmento de texto e os dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne, por exemplo, a tempo médio dedicado ao trabalho e remuneração recebida.

III. No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.

(2)

É correto o que se afirma em a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

QUESTÃO 02 -

Importante website de relacionamento caminha para 700 milhões de usuários. Outro conhecido servidor de microblogging acumula 140 milhões de mensagens ao dia. É como se 75% da população brasileira postasse um comentário a cada 24 horas. Com as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, é inevitável que muita gente encontre nelas uma maneira fácil, rápida e abrangente de se manifestar. Uma rede social de recrutamento revelou que 92% das empresas americanas já usaram ou planejam usar as redes sociais no processo de contratação. Destas, 60% assumem que bisbilhotam a vida dos candidatos em websites de rede social.

Realizada por uma agência de recrutamento, uma pesquisa com 2.500 executivos brasileiros mostrou que 44% desclassificariam, no processo de seleção, um candidato por seu comportamento em uma rede social.

Muitas pessoas já enfrentaram problemas por causa de informações online, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Algumas empresas e instituições, inclusive, já adotaram cartilhas de conduta em redes sociais.

POLONI, G. O lado perigoso das redes sociais. Revista INFO, p. 70 - 75, julho 2011 (adaptado).

De acordo com o texto,

a) mais da metade das empresas americanas evita acessar websites de redes sociais de candidatos a emprego.

b) empresas e instituições estão atentas ao comportamento de seus funcionários em websites de redes sociais.

c) a complexidade dos procedimentos de rastreio e monitoramento de uma rede social impede que as empresas tenham acesso ao perfil de seus funcionários.

d) as cartilhas de conduta adotadas nas empresas proíbem o uso de redes sociais pelos funcionários, em vez de recomendar mudanças de comportamento.

e) a maioria dos executivos brasileiros utilizaria informações obtidas em websites de redes sociais, para desclassificar um candidato em processo de seleção.

(3)

também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe

a) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.

b) a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

c) o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

d) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.

e) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

QUESTÃO 04

Tendo em vista a construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:

a) a afirmação da identidade regional. b) a fragilização do multiculturalismo global. c) o ressurgimento do fundamentalismo local. d) o esfacelamento da unidade do território nacional. e) o fortalecimento do separatismo estadual.

(4)

QUESTÃO 05

A graça da tira decorre:

a) da existência de “ruído” na comunicação efetuada pela esposa Helga e não entendida pelo amigo Ed Sortudo.

b) de uma fala inabitual de Helga que, ao dirigir-se diretamente ao próprio marido, refere-se às qualidades de uma terceira pessoa.

c) do não entendimento de um discurso ambíguo bastante comum, no qual se dirige à própria pessoa, questionando-a como se fosse uma outra.

d) da diferença do nível de linguagem usado pelo emissor para se dirigir aos interlocutores, fato que fez sugerir a existência de dois maridos.

e) da dificuldade de compreensão, por parte do amigo Ed Sortudo, devido aos traços de infor-malidade no discurso de Helga.

QUESTÃO 06

Leia a charge e responda à questão.

Com base na leitura da charge, é possível depreender que:

a) Ler e escrever são atividades fundamentais que dependem, exclusivamente, dos ensinamentos propiciados pela escola.

b) As práticas de leitura e de escrita da vida cotidiana são muitos diferentes das escolares, o que produz estudantes bem preparados.

(5)

d) A leitura de bons livros contribui para a formação do leitor, embora os estudantes não precisem dominar a escrita.

e) Os estudantes desejam aprender a ler e a escrever e conseguem atingir esse objetivo.

QUESTÃO 07

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos, porque:

a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas. b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio. c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão. d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural. e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.

GABARITO

01 02 03 04

C B B A

05 06 07

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

“(...) porque nós estamos muito unidos, e há uma situação “olha, preciso duma ficha, preciso de um material, preciso...”, há muita troca de ideias, de materiais, de