• Nenhum resultado encontrado

Olá Professor, seja bem vindo!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá Professor, seja bem vindo!"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)
(2)

O trabalho Aula Zuggi de Zuggi foi licenciado com uma Licença 

Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Atribuição: Zuggi – www.zuggi.com.br

http://bit.ly/16si4pB

(3)
(4)

Tema geral

Introdução  

O Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992, pela ONU, ao mesmo tempo que foi redigida a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, para mostrar ao mundo sua importância e

a necessidade em ser preservada, para que não acabe a vida no planeta. Desde 1993, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de Março.

A água é essencial para a vida e para o desenvolvimento humano e econômico. Embora haja água doce suficiente para todos no mundo, os recursos hídricos do planeta são limitados e distribuídos de forma desigual no tempo e no espaço.

Em muitas regiões, a água doce limpa é cada vez mais escassa devido ao crescimento

populacional, à urbanização, às mudanças no estilo de vida, ao desenvolvimento econômico, à poluição e às mudanças climáticas. As demandas pela água estão aumentando, a fim de

satisfazer as necessidades de uma população mundial em crescimento, agora com mais de sete bilhões de pessoas, para a produção de alimentos, de energia e para o uso industrial e

doméstico. Saiba mais: http://www.mundoeducacao.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-agua.htm

(5)

Tema geral

Introdução  

O Dia Mundial da Água 2013

O ano de 2013 foi declarado o Ano Internacional da Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água em 22 de Março de 2013 também terá como tema a cooperação.

Como há uma quantidade fixa de água no planeta, pressões indevidas são colocadas sobre este recurso limitado em todo mundo, levando ao aumento da concorrência pela água e criando situações de potencial conflito. Mas a água pode ser utilizada como um instrumento de paz e desenvolvimento sustentável e para isso é preciso despertar em todos os cidadãos e em seus líderes a consciência da cooperação, para garantir a equidade na sua distribuição e a vida no planeta. Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/ unesco_launch_of_the_international_year_of_water_cooperation_2013_in_brazil/ http://www.unwater.org/fileadmin/user_upload/watercooperation2013/doc/water-cooperation-2013-advocacy-guide.pdf (em inglês)

http://www.unwater.org/fileadmin/user_upload/watercooperation2013/doc/ YWC2013_Brochure_web.pdf (em inglês)

(6)

Tema geral

Introdução  

Principais mensagens do Dia Mundial da Água 2013

1. A cooperação pela água constrói paz 

O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz. A cooperação por uma questão tão prática e vital quanto o manejo da água pode ajudar a superar tensões culturais, políticas e sociais, e pode criar confiança entre

diferentes grupos, comunidades, regiões ou estados. 

2. A cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, a igualdade social e a igualdade de gêneros

O acesso à água limpa é a base para o cumprimento das necessidades humanas básicas e contribui para a realização de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Governança inclusiva e participativa da água e cooperação entre diferentes grupos de usuários pode ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e, assim, contribuir para a erradicação da pobreza e melhorar as condições de vida e as oportunidades educacionais, especialmente de mulheres e crianças.

(7)

Tema geral

Introdução  

Mensagens principais do Dia Mundial da Água 2013

 

3. A cooperação pela água gera benefícios econômicos 

Todas as atividades econômicas dependem da água. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida. 

4. A cooperação pela água é crucial para preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente  

A cooperação pela água fomenta o compartilhamento de conhecimentos sobre os aspectos científicos da água incluindo troca de informação e de dados, estratégias de manejo e melhores práticas e conhecimentos sobre o papel da água na preservação de ecossistemas, fundamental para o desenvolvimento sustentável. 

Saiba mais (em inglês):

http://www.unwater.org/water-cooperation-2013/home/en/

(8)

Tema geral

Introdução  

Curiosidade: tipos de escassez de água

 

A escassez de água compara a demanda de água (ou uso e consumo da água) com

a disponibilidade da água para calcular a quantidade de água que resta depois de supridas todas as necessidades. 

A escassez de água pode ser descrita como escassez física da água – onde o fator limitante é a falta física de água devido a condições climáticas ou ambientais; ou escassez econômica de água, onde existe água mas fatores econômicos influenciam o acesso à água limpa ou potável. Fonte: http://www.limpoporak.com/pt/rio/clima+e+meteorologia/principles+of+cliate+and+weather/ water+scarcity.aspx

(9)

Espalhe pela escola o pôster oficial do Dia Mundial da Água 2013: http://www.unwater.org/fileadmin/user_upload/watercooperation2013/Campaigm_mtrl/2013_posterA3_POR.jpg

Introdução  

Tema geral

(10)

Atividade

Introdução  

Em sala de aula (30 minutos)

Nosso objetivo com a Aula Zuggi de hoje é mostrar para as crianças as diferenças na distribuição da água pelo mundo, levando-as a enxergar como seria positiva a cooperação entre regiões, países, cidades e pessoas.

Para introduzir o tema geral da aula, faça a Dinâmica da Água.

Material necessário: lápis de cor ou caneta hidrográfica nas cores verde e azul, 90 gotas feitas em papel branco (você pode imprimir e recortar as gotas da página 19).

Introdução: apresente ou relembre com seus alunos o ciclo básico da água: existe uma

quantidade limitada de água. A água dos oceanos e rios evapora com o calor do Sol, formam-se as nuvens e chove, levando a água de volta para os oceanos e rios (você pode fazer uma

introdução mais completa usando o ciclo da água sugerido na página 18).

Preparação: após o ciclo da água, divida a sala em três grupos e diga que vocês farão uma atividade sobre a água. Distribua 40 gotas para o Grupo 1, 30 gotas para o Grupo 2 e 20 gotas para o Grupo 3. Mostre que cada grupo está recebendo uma quantidade de gotas diferente, porque na natureza é assim que acontece. Tem lugar que chove mais e tem mais rios e tem lugar que quase não tem água.

(11)

Atividade

Introdução  

Em sala de aula (30 minutos)

Siga a Dinâmica da Água enumerada de 1 a 3 e localizada na Parte II deste material (páginas 20 a 23). Dê a primeira instrução, para os alunos pintarem 10 gotas de azul ou de verde.

Reflexão 1:

Após concluírem a pintura das 10 gotas, dê a segunda instrução (azuis são reutilizáveis e verdes estão poluídas e devem ser descartadas). Pare para uma reflexão conjunta: compare a

quantidade de gotas descartadas de cada grupo para ver como alguns podem se comportar diferente de outros em relação ao uso da água. O que estamos fazendo com a água do nosso planeta? Como estamos tratando esse recurso escasso? Será que precisamos mesmo pintar as gotas de verde/poluir a água? Será que existe alguma forma de sempre renovar a água? Aqui o importante é que os alunos percebam que foi a atuação deles, a escolha de cor que eles

mesmos fizeram, que determinou a quantidade de água boa e limpa que eles têm no final. São as ações que nós todos fazemos no nosso dia-a-dia que define o destino da água. Contabilize ao final dessa primeira reflexão a quantidade de água boa (brancas e azuis) de cada grupo.

(12)

Atividade

Introdução  

Em sala de aula (30 minutos)

Reflexão 2:

Após entenderem a questão de COMO utilizar a água é hora de refletir sobre a distribuição da água no planeta. Dê a terceira e última instrução: para garantir o equilíbrio, cada grupo deve ter pelo menos 5 gotas brancas e deve consumir mais 10 gotas, azuis ou brancas. A primeira etapa ajudou-os a pensar sobre os seus próprios atos e essa segunda etapa deverá despertá-los para a necessidade de cooperação para a execução da tarefa sugerida. Vão existir dois problemas: o Grupo 2 terá água suficiente nas suas reservas podendo guardar 5 gotas brancas para manter o equilíbrio do ciclo, mas provavelmente não terá as 10 gotas para consumir, somando as azuis e as brancas restantes, devido ao descarte realizado das gotas poluídas (escassez econômica). E o Grupo 3 não terá gostas brancas suficientes para manter a reserva e garantir o equilíbrio do ciclo e também não terá gotas para consumir (escassez física).

Após perceberem o problema, incentive os alunos a relatarem para os outros grupos os seus problemas e convide-os a pensar em soluções. Eles vão perceber que para executar a tarefa sugerida, um grupo terá que cooperar com o outro, oferecendo as suas gotas para que todos possam manter o equilíbrio mínimo de 5 gotas e para que possam consumir as outras 10 gotas. Faça um paralelo com o mundo, mostrando o mapa dos países que têm os mesmos

(13)

Pesquisas na internet

Desenvolvimento  

No laboratório de informática (20 minutos)

Após a Dinâmica da Água em sala de aula, é chegada a hora de convidar os alunos a buscar mais informações e a aprofundar seu conhecimento com as pesquisas na internet. Gostamos muito de citar Pedro Demo, docente da Universidade de Brasília, pois ele diz que a pesquisa permite que a criança transforme conhecimentos já disponíveis na sociedade em algo novo para ela.

Assim como na primeira Aula Zuggi, apresentamos o roteiro de pesquisa a ser utilizado com os alunos. Ao longo das próximas aulas, vamos introduzí-los à nossa metodologia, que tem por objetivo ensinar o aluno a buscar o seu próprio conhecimento, passando pelas etapas de definir as informações que precisa, selecionar informações, analisar, entre outras.

Revise o roteiro de pesquisa com os alunos em sala de aula, verifique se existe alguma dúvida e se todos entenderam o que deve ser pesquisado. Divida a sala em duplas para a realização da pesquisa no laboratório de informática.

(14)

Pesquisas na internet

Desenvolvimento  

No laboratório de informática (20 minutos)

A compilação das respostas para as perguntas do roteiro poderá ser feita no caderno, ou utilizando um editor de texto no computador, como o Word. Fica a critério do professor, que deverá levar em consideração o nível de conhecimento da turma.

Caso seus alunos já estejam familiarizados com o “copiar e colar” e já saibam identificar a fonte da informação, peça para que todas as respostas contenham a fonte. Caso eles ainda não

saibam, foque apenas no processo de buscar e encontrar a resposta neste momento.

Apresentamos 9 perguntas para os alunos responderem. O professor poderá escolher quais perguntas são adequadas para a turma, sugerir novas perguntas, ou deixar que os próprios alunos levantem suas curiosidades sobre o tema.

(15)

Atividade

Fechamento  

Reflexão e produção (20 minutos)

Após a atividade de pesquisas na internet é importante reservar alguns minutos para conversar com os alunos sobre o que eles descobriram com as pesquisas. Verifique se todas as informações solicitadas foram encontradas e a motivação dos alunos com o tema.

Aproveite esse momento para conversar também sobre o processo de pesquisa. O que eles sentiram dificuldade, o que eles gostaram e o que não gostaram de fazer.

Após essa reflexão, o fechamento da aula de pesquisa deve ser com a produção de conteúdo pelos próprios alunos. Sugerimos que os alunos produzam individualmente um desenho sobre o Dia Mundial da Água, considerando os aspectos trabalhados no dia de hoje, tanto na dinâmica, quanto nas pesquisas.

Encerre essa aula com exposição dos desenhos dos alunos.

(16)

Sugestões

Professor, esperamos que tenha gostado do tema e dos materiais

sugeridos nessa segunda Aula Zuggi.

Nossa equipe quer ouvir a sua opinião para melhorar cada vez mais.

Responda 4 perguntas sobre a Aula Zuggi, leva menos de 1 minuto!

Copie e cole esse endereço no seu navegador:

www.surveymonkey.com/s/XP9VTV5

Em seguida, você encontra um material para ser utilizado na sala de

aula com os alunos.

(17)

Em sala de aula

(18)
(19)

http://www.unwater.org/fileadmin/user_upload/watercooperation2013/Campaigm_mtrl/watercycle-kids-portuguese-poster.jpg

(20)

Dinâmica da água

(21)

Dinâmica da água

Quando você consome a gota branca, ela

deve virar gota azul ou verde.

Consumir 10 gotas.

10

(22)

Dinâmica da água

A gota azul volta para o ciclo, ela pode ser

usada outras vezes, guarde todas. A gota

verde está poluída, jogue todas fora.

10

(23)

Dinâmica da água

Todos precisam ter pelo menos 5 gotas

brancas que não podem ser consumidas,

para garantir o equilíbrio do ciclo.

Consumir mais 10 gotas azuis ou brancas.

10

(24)

Dinâmica da água

(25)

Rimas

(26)

Vamos descobrir mais sobre

o Dia Mundial da Água?

(27)

Roteiro de pesquisa

1.  Qual organização criou o Dia Mundial da Água?

2.  Em que ano aconteceu o primeiro Dia Mundial da Água?

3.  Qual é a data do Dia Mundial da Água comemorado todos os anos?

4.  Quais são os 3 estados físicos da água?

5.  O que é água potável?

6.  Quais são os dois maiores rios do mundo?

7.  Em quais países estão localizados?

8.  Qual o país com mais água por pessoa?

9.  Qual o país com menos água por pessoa?

(28)

Roteiro detalhado

Pesquisa 1:

Responda:

1.  Qual organização criou o Dia Mundial da Água?

2.  Em que ano aconteceu o primeiro Dia Mundial da Água?

3.  Qual é a data do Dia Mundial da Água comemorado todos os anos?

(29)

Roteiro detalhado

Pesquisa 2:

Responda:

4. Quais são os 3 estados físicos da água?

(30)

Roteiro detalhado

Pesquisa 3:

Responda:

5. O que é água potável?

água potável

(31)

Roteiro detalhado

Pesquisa 4:

Responda:

6.  Quais são os dois maiores rios do mundo?

7.  Em quais países estão localizados?

(32)

Roteiro detalhado

Pesquisa 5:

Responda:

8.  Qual o país com mais água por pessoa (ou per capta)?

9.  Qual o país com menos água por pessoa (ou per capta)?

(33)

O que vocês

aprenderam

(34)

1. Qual organização criou o Dia Mundial da Água?

Organização das Nações Unidas, a ONU.

2. Em que ano aconteceu o primeiro Dia Mundial da Água?

Em 1993.

3. Qual é a data do Dia Mundial da Água comemorado todos os anos?

Dia 22 de março.

4. Quais são os 3 estados físicos da água?

Sólido, líquido e gasoso.

5. 

O que é água potável?

É a água que os seres humanos e os animais podem beber.

(35)

6. 

Quais são os dois maiores rios do mundo?

O Amazonas e o Nilo.

7. Em quais países estão localizados?

O Amazonas no Brasil e o Nilo no Egito. Os dois rios são muito compridos e passam

por outros países também.

8. 

Qual o país com mais água por pessoa?

Guiana Francesa (fonte:

Folha

).

9. 

Qual o país com menos água por pessoa?

Kuait (fonte:

Folha

).

(36)

Referências

Documentos relacionados

Água vem da nascente Rios descem correndo Tão doce, é semente Vidas vão aparecendo... Água vem da nascente Rios descem correndo Tão doce,

A mais precisa estimativa apresentada até hoje sobre o número de espécies existentes na Terra in- dica que o ser humano compartilha o planeta com outros 8,7 milhões de

Muitos anos depois, Siascia rendeu-se ao pessimismo de Lampedusa: "Quando foi publicado Il Gattopardo, rebelei-me quanto ao modo que Lampedusa descrevia a Sicília, uma

IMPORTANTE.. Neste passo, as informações fornecidas nos ajudarão a compreender a estrutura do seu projeto. Caso alguma das atividades seja realizada com a participação de

Saneamento básico, cidades e resíduos - O Brasil gera cerca de 150.000 toneladas diárias de resíduos sólidos..

Crianças e pessoas que não exerçam actividade profissional, terão de celebrar um seguro contra risco de acidentes junto do seu seguro de saúde.. Médico,

-120g do Creme Base Neutra Phytoterápica -15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda -5 gotas de Óleo Essencial de Sândalo Amyris -10 gotas deÓleo Essencial de Mandarina Vermelha Pingue

Você verá a tela a seguir:.. 3) Verifique seu e-mail, onde você receberá uma mensagem com um código de verificação.. O assunto da mensagem é "UNESP Edutec - Educação