• Nenhum resultado encontrado

Olá Estudante, seja muito bem-vindo(a)!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá Estudante, seja muito bem-vindo(a)!"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Olá Estudante, seja muito bem-vindo(a)!

Após o merecido descanso do recesso escolar de julho, chegou a hora de você reto-mar seus estudos. Estamos iniciando o 3º bimestre de 2021. Animado para embar-car nessa nova viagem ao mundo do conhecimento? Vamos juntos!!!

Para isso, preparamos o Plano de Estudos Tutorado – Volume 3. Um material cheio de propostas de atividades instigantes e inovadoras para você. São histórias, situa-ções-problemas, exercícios, imagens, pesquisas, desafios, temas e textos que irão orientá-lo (a) na aquisição de conhecimentos e habilidades importantes para que você se torne um cidadão cada vez mais curioso, pesquisador, autônomo e atuante em nossa sociedade.

Atenção, algumas das várias experiências de aprendizagem que você encontrará no PET 3 irão abordar a temática da Educação do Trânsito, pois o mês de setembro é dedicado a pensarmos qual o nosso papel no trânsito, e o quanto podemos contri-buir para nossa segurança e de todas as pessoas.

Seu professor(a) irá acompanhá-lo nesta jornada de conhecimentos do PET 3 por meio de alguns canais de comunicação como o APP Conexão 2.0, o site https:// estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Ah! Acompanhe também as aulas na TV Minas, todas as manhãs de segunda à quinta-feira. Elas irão auxiliá-lo(a) na resolução das atividades propostas no PET.

Desejamos a você uma excelente experiência, bons estudos e, principalmente, boas aprendizagens nesta 3ª etapa escolar!!!

(3)

III

LÍNGUA PORTUGUESA ... pág 01 Semana 1: Notícia ... pág 01 Semana 2: Perfil ...pág 05 Semana 3: Descrição e formas de caracterização ...pág 09 Semana 4: Entrevista ... pág 12 Semana 5: Relato de viagem ... pág 16 Semana 6: Modalização ... pág 20

MATEMÁTICA ... pág 24 Semana 1: Inequações I ...pág 24 Semana 2: Inequações II ...pág 29 Semana 3: Função exponencial...pág 33 Semana 4: Logaritmo ...pág 37 Semana 5: Função logarítmica ... pág 40 Semana 6: Funções ... pág 44

BIOLOGIA ... pág 48 Semanas 1 e 2: Impacto ambiental ...pág 48 Semana 3: Biodiversidade ...pág 56 Semana 4: Características gerais dos seres vivos ...pág 60 Semanas 5 e 6: Água: o solvente por excelência ...pág 65

QUÍMICA ...pág 72 Semana 1: Propriedades periódicas dos elementos ...pág 72 Semana 2: Ligações Químicas I ... pág 77 Semana 3: Ligações Químicas II ... pág 81 Semana 4: Representação geométrica das moléculas ...pág 85 Semana 5: Ligação Metálica ...pág 90 Semana 6: Propriedades dos materiais e tipos de ligações químicas ...pág 93

(4)

SEMANA 3

EIXO TEMÁTICO: Teia da vida. OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Biodiversidade. HABILIDADE(S):

22.1. Comparar argumentos favoráveis ao uso sustentável da biodiversidade e tomar posição a respeito do assunto.

22.2. Avaliar relatórios publicados pelos órgãos governamentais e entidades científicas a respeito das espé-cies em risco de extinção.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Biodiversidade. Causas da redução da biodiversidade. Extinção de espécies.

TEMA: Biodiversidade

O termo biodiversidade surgiu pela 1ª vez em uma publicação em 1988 em um livro organizado pelo bió-logo Edward Wilson. No livro, Wilson alertava para o fato de que: “A diversidade de formas de vida, em número tão grande que ainda temos que identificar a maioria delas, é a maior maravilha desse planeta. A biosfera é uma tapeçaria intrincada de formas de vida que se entrelaçam. [...] Este livro oferece uma visão geral dessa diversidade biológica e traz um aviso urgente de que estamos alteran-do e destruinalteran-do os ambientes que criaram a diversidade de formas de vida por mais de um bilhão de anos”. (WILSON, 1997). O termo biodiversidade, também chamado de diversidade biológica, refere-se à variedade de formas de vida existentes na natureza. O trecho citado acima: “A biosfera é uma tapeçaria intrincada de formas de vida que se entrelaçam”, evidencia que a biodiversidade considera, além da diversidade genética de cada espécie, as relações entre os seres no ecossistema. A biodiversidade ne-cessita de manifestar-se como rede, onde os indivíduos estão conectados, um afetando a vida do outro. A diversidade biológica é uma regra na natureza, isto é, para uma população ser diferente é importante para que os seres daquela espécie se adaptem ao meio ambiente, sobrevivam, reproduzam e tenham seus genes selecionados. Quanto maior a diversidade genética, maior o repertório adaptativo de uma população às intempéries da natureza. Neste sentido, a reprodução sexuada assume papel de destaque para permitir a mistura de material genético e a variabilidade genética. A diversidade biológica está presente em todo lugar: em uma caverna, na floresta, no fundo de um lago, na imensidão dos oceanos, em uma planície alagada ou no meio do deserto.

Podemos perguntar: Quantas espécies existem no planeta?

A mais precisa estimativa apresentada até hoje sobre o número de espécies existentes na Terra in-dica que o ser humano compartilha o planeta com outros 8,7 milhões de seres diferentes. No mundo, como até agora foram catalogadas cerca de 1,2 milhões de espécies, isto significa que mais de 7 mi-lhões continuam desconhecidas pela ciência. Segundo o estudo, 86% das espécies que vivem no am-biente terrestre ou águas continentais e 89% das espécies marinhas ainda não foram descobertas. O cálculo foi publicado por cientistas do Censo da Vida Marinha na revista PloS Biology e é baseado em uma inovadora técnica analítica que torna mais precisas as estimativas realizadas até agora.

(5)

57

“Muitas espécies podem desaparecer antes de conhecermos sua existência, seu nicho único, sua função no ecossistema e o sua contribuição potencial para o bem-estar humano”, afirmou o autor principal do estudo, Camilo Mora, da Universidade do Havaí e da Universidade Dalhousie em Halifax, Canadá. A estimativa leva em conta apenas os seres eucariontes (que têm núcleo celular organiza-do), deixando de fora os vírus e as bactérias, que possuem uma altíssima variedade.

Disponível em: <https://www.oeco.org.br/noticias/25255-planeta-terra-e-o-lar-de-87-milhoes-de-especies/>. Acesso em: 18 de maio de 2021.

Se a escalada evolutiva na Terra, ao longo de milhares de anos, fosse comparada com um dia, o surgi-mento da espécie humana ocorreu nos últimos minutos. Mas, desde sua luta pela sobrevivência no mun-do pré-histórico, com invenções de ferramentas simples de caça, a descoberta mun-do fogo até as grandes evoluções tecnológicas dos dias de hoje, o domínio da natureza pela nossa espécie fez-se necessário para o alcance do bem-estar da humanidade. O uso de recursos naturais, de forma cada vez mais cres-cente e predatória, trouxe consequências para o planeta e para a biodiversidade, ameaçando o próprio homem. Dentre as principais causas da perda de biodiversidade, podemos destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição. Estes fatores contribuíram para a extinção de espécies, numa taxa bem mais elevada aos índices de extinção por causas naturais. Vamos discutir mais sobre a destruição de habitat:

A destruição de habitat: O desmatamento para a disponibilização de terra para atividades agropecuá-rias e avanço das cidades é um fator primordial na destruição de ecossistemas e redução da biodiver-sidade. No Brasil, o bioma Mata Atlântica, que ocupava uma grande faixa de nosso litoral, foi reduzido a cerca de 12% de sua cobertura original e continua sofrendo perdas. O desmatamento na Mata Atlântica cresceu 27,2% entre 2018 e 2019, na comparação com o período entre 2017 e 2018, de acordo relatório do Atlas da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O ritmo da destruição, entre 2008 e 2018, do desmatamento da Amazônia foi 170 vezes mais rápido do que aquele registrado na Mata Atlântica durante o Brasil Colônia.

Um estudo da Rede de Informações Socioambientais Georreferenciadas da Amazônia (RAISG) apontou o Brasil como o responsável pelo pior desmatamento da Amazônia, sendo 425.051 quilômetros quadrados destruídos de 2000 a 2018. Segundo o artigo publica-do por pesquisapublica-dores britânicos em julho deste ano na revista Science, até 2050 a Floresta Amazônica perde-rá grande parte de seu habitat.

Os pesquisadores desenvolveram uma forma de pre-ver, em longo prazo, o impacto causado pelo desma-tamento sobre as espécies de mamíferos, anfíbios e répteis da região. Segundo a pesquisa, a Amazônia perderá, em média, cerca de nove espécies de verte-brados, estando outras 16 espécies correndo risco de extinção até 2050.

Pelo menos 1.173 espécies de animais vivem sob risco de extinção no país atualmente (fig. 5). Há outros dez animais que existiam no Brasil e que já desaparece-ram completamente do território nacional. Os dados são do Instituto de Conservação da Biodiversidade Chico Mendes (ICMBio). O órgão publicou em janeiro a mais recente edição do Livro Vermelho da Fauna Bra-sileira Ameaçada de Extinção 2018. A versão anterior do relatório havia sido publicada há mais de dez anos, em 2008.

Figura 5. Disponível em: <https://s2.glbimg.com/ HulmQuAA3A8f0GgKNc2vM_5cEYM=/0x0:1600x1777/984x0/ smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/ AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/ bs/2019/f/B/d5kB6bR9eIprlucHJPNg/animais-em-extincao-brasil-va.jpg>. Acesso em 18 maio 2021

(6)

Qual a relação entre a atual pandemia do novo coronavírus e a crise da perda da biodiversidade? Leia e reflita: Disponível em: <https://pagina22.com.br/2020/06/15/a-pandemia-e-a-crise-da-biodiversida-de/>. Acesso em 23 de maio de 2021.

ATIVIDADES

1 – Com base em seus conhecimentos e no assunto estudado na semana, é correto afirmar que:

I. O termo diversidade biológica ou biodiversidade se refere à variedade e à disponibilidade de seres vivos, em diferentes níveis, e dos ambientes onde vivem.

II. No Brasil, o bioma Mata Atlântica foi reduzido em cerca de 12% de sua cobertura original, mas políti-cas ambientais vêm contribuindo para cessar as perdas.

III.O desmatamento para a disponibilização de terra para atividades agropecuárias e avanço das cida-des é um fator primordial na cida-destruição de ecossistemas e na redução da biodiversidade.

IV. Destacam-se como principal motivo para perda da biodiversidade a introdução de animais exóticos. Causando vantagens competitivas – as espécies são favorecidas pela ausência de seus predadores .

Estão corretas as afirmativas: ________________________________

2 – Conheça a seguir algumas espécies que correm risco de entrar em extinção e sua classificação de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para Conservação da Natureza -UICN (fig.6):

1. Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla): ani-mal que está classificado como vulnerável.

2. Onça-pintada (Panthera onca): classificada como quase ameaçada de extinção.

3. Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus): atualmente, está classificado como vulnerável.

4. Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia): uma espécie classificada como em perigo.

a) Dentre as espécies citadas acima, segundo as categorias da UICN, qual espécie sofre maior ameaça? ________________________________

b) Baseado nas principais ameaças à biodiversidade, numere algumas estratégias de conserva-ção das espécies no ecossistema.

Figura 6. Categorias UICN. Arquivo próprio. Araújo, Marisa Moreira

(7)

59

3 – Leia o trecho a seguir e responda a pergunta que se segue:

“O surgimento da COVID-19 enfatizou o fato de que, quando destruímos a biodiversidade, destruímos o sistema que sustenta a vida humana. Quanto mais biodiverso é um ecossistema, mais difícil é para um patógeno se espalhar rapidamente”.

(Adaptado) Disponível em: <https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/voce-sabia/relacao-entre-biodiversidade-e-coronavirus#>. Acesso em: 23 maio 2021.

O COVID-19 nos apresenta uma oportunidade: repensar nosso relacionamento com a natureza e re-construir um mundo ambientalmente mais responsável e concluir que

a) a perda de biodiversidade não favorece a transmissão de patógenos entre animais e pessoas. b) endereçar o surgimento de doenças zoonóticas requer tratar sua causa principal: as

ativida-des humanas.

c) a destruição de habitat contribui para aproximação de espécies silvestres e o homem, evitan-do epidemias.

d) reimaginar nosso relacionamento com a natureza é colocar o homem no centro de nossas decisões.

REFERÊNCIAS

FRANCO, José Luiz de Andrade. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conserva-ção. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/his/v32n2/a03v32n2.pdf>. Acesso em: 23 de maio de 2021.

Desmatamento na mata atlântica. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noti-cia/2020-05/desmatamento-na-mata-atlantica-cresce-272-diz-relatorio#>. Acesso em: 23 de maio de 2021.

Floresta Amazônica já possui espécies com garantia de extinção até 2050. Disponível em: <ht- tps://jornal.ufg.br/n/41714-floresta-amazonica-ja-possui-especies-com-garantia-de-extincao-a-te-2050>. Acesso em: 23 de maio de 2021.

Referências

Documentos relacionados

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA