• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA DE JERSEY PARA O BEM-ESTAR DOS COELHOS, INCLUSIVE OS DE CRIAÇÃO O CÓDIGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA DE JERSEY PARA O BEM-ESTAR DOS COELHOS, INCLUSIVE OS DE CRIAÇÃO O CÓDIGO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE CONDUTA DE JERSEY PARA O BEM-ESTAR DOS COELHOS, INCLUSIVE OS DE CRIAÇÃO

O CÓDIGO

O Código de recomendações para o bem-estar dos coelhos, incluindo aqueles que são mantidos para criação, visa incentivar todas as pessoas responsáveis por cuidar destes animais a adoptarem os mais elevados padrões de criação de animais. Toma em consideração as cinco necessidades básicas, conhecidas como as “Cinco Liberdades”.

As Cinco Liberdades são: 1. LIVRE DE FOME E SEDE

- acesso pronto a água fresca e a uma dieta para manter uma boa saúde e vigor; 2. LIVRE DE DESCONFORTO

- facultar um ambiente apropriado, incluindo abrigo e uma área de repouso confortável;

3. LIVRE DE DOR, LESÕES OU DOENÇAS - prevenção ou diagnóstico e tratamento rápidos:

4. LIBERDADE DE EXPRESSAR O COMPORTAMENTO NORMAL

- facultar espaço suficiente, instalações apropriadas e companhia do mesmo tipo de animais;

5. LIVRE DE MEDO E STRESS

- assegurar condições e tratamento para evitar o sofrimento mental.

INTRODUÇÃO

1. O bem-estar dos coelhos pode ser garantido através de uma variedade de sistemas de gestão que devem promover a boa saúde e atender às necessidades comportamentais e fisiológicas dos coelhos. O número de animais mantidos num mesmo lugar e a forma como os mesmos são agrupados dependem das instalações disponíveis e das competências do criador.

2. Os coelhos necessitam de atenção individual e frequente. É essencial que o criador conheça os sinais de sofrimento ou doença, esteja atento a eles e tome rapidamente as medidas correctivas necessárias.

3. O criador deve ser capaz de reconhecer os sinais indicadores de boa saúde, bem como reconhecer problemas iminentes nas fases iniciais. O veterinário deve ser contactado rapidamente para fins de aconselhamento ou tratamento.

4. Sempre que possível, os coelhos doentes ou lesionados devem ser segregados e tratados imediatamente.

(2)

expostos às variações climáticas, os coelhos em gaiolas devem receber a protecção adequada contra condições climáticas prejudiciais.

6. Deve ser assegurada protecção contra o mau tempo, incluindo a luz directa do sol. A gaiola deve ser posicionada longe de correntes de ar e protegida contra temperaturas extremas, preferencialmente perto da casa do dono. No Inverno, a gaiola do coelho pode ser colocada numa garagem ou barracão, contanto que bem ventilados e arejados. No entanto, uma garagem em uso não é um local adequado, pois os gases de exaustão podem envenenar os coelhos.

7. As gaiolas devem ser mantidas secas, livres de variações intensas de temperatura e humidade relativa, bem como adequadamente ventiladas, mas sempre protegidas contra correntes de ar.

8. As superfícies internas das jaulas e gaiolas devem ser feitas de um material que possa ser limpo e desinfectado de forma eficaz ou facilmente substituído quando necessário.

9. A gaiola deve ser suspensa acima do chão, pois isto irá proteger a gaiola e o ocupante da humidade e também de pestes.

10. As gaiolas ou jaulas devem ser feitas de um material que não seja prejudicial para os animais, que seja durável e possa resistir à limpeza normal. Não deve ser utilizado qualquer material que contenha conservantes de tinta ou madeira, que podem ser tóxico para os coelhos, nas superfícies acessíveis pelos animais. É necessário um cuidado especial para a protecção contra o risco de envenenamento a partir de pinturas antigas ou quando forem usados materiais de construção de segunda mão. 11. As crias devem ser alojadas num local seguro e privado, tal como um ninho ou toca. É necessário proporcionar materiais para fazer ninhos, caixas de ninho ou uma área isolada e protegida dentro da gaiola ou jaula. Os materiais para a feitura dos ninhos também devem permitir que o animal manipule parcialmente o seu ambiente próximo (barulho, temperatura e humidade) e forneça um ninho quente para as crias. 12. Deve-se tomar as medidas necessárias para se monitorar e evitar agressões e para se separar indivíduos, caso seja necessário.

13. Os machos reprodutores e as coelhas reprodutoras devem sempre ser alojados individualmente para se prevenir lutas.

14. Os coelhos devem ser alojados em grupos, sempre que possível, com indivíduos compatíveis. Os coelhos jovens desmamados devem ser mantidos em grupos compatíveis pelo maior tempo possível.

15. Se forem usadas gaiolas com laterais sólidas, estas devem ser posicionadas de forma a que os coelhos possam ver outros coelhos.

16. As necessidades sociais e comportamentais dos coelhos são muitas vezes ignoradas quando estes são mantidos individualmente em pequenas gaiolas de tela metálica ou confinados em pequenas jaulas. Há muitas implicações associadas à manutenção de coelhos em gaiolas, pois nestas condições não podem obedecer aos seus instintos naturais. O enriquecimento ambiental apropriado às necessidades do animal irá permitir que ele pratique alguns comportamentos normais. Os ambientes restritivos podem levar a anormalidades comportamentais e psicológicas.

(3)

17. Há muitas formas de construir alojamentos para coelhos que permitam padrões comportamentais naturais e, portanto, aumentem o bem-estar dos coelhos, por exemplo:

• O material de forragem apropriado irá proporcionar aos coelhos a oportunidade de fazer ninhos. O uso de palha de boa qualidade ou substância similar irá proporcionar interesse no ambiente normalmente estéril da gaiola e a possibilidade de ocultação ao animal.

• Permitir que os animais socializem com outros da mesma espécie ou com os seus donos também ajuda a enriquecer o ambiente.

• Os coelhos preferem estar próximos uns dos outros e “interagir” com objectos de enriquecimento, tais como blocos de palha, gravetos para mastigar, brinquedos para papagaios e bolas para gatos.

• O enriquecimento do soalho das gaiolas pode ser facilmente alcançado, por exemplo, por meio de diferentes compartimentos dentro da gaiola e o uso de caixas ou canos para esconderijo.

18. Material de forragem adequado, limpo e confortável deve ser fornecido aos animais, particularmente aos animais prestes a reproduzir.

19. Os exercícios físicos são muito importantes para a saúde física e mental dos coelhos. Coelhos imóveis estão sob um maior risco de úlceras nos pés e nas pernas, osteoporose e fracturas na espinha. Foi comprovado que há uma ligação entre o confinamento e o desenvolvimento de deformações na espinha. O exercício físico ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a prevenir feridas de pressão. A oportunidade de explorar também traz benefícios mentais. Todos os métodos para proporcionar exercícios devem ser à prova de fugas e devem permitir que os coelhos se sintam seguros. Galhos de plantas ou árvores não venenosas, canos, caixas e outros objectos de enriquecimento podem ser colocados na gaiola para proporcionar cobertura e diversão. Os galhos não devem ser de árvores que tenham sido borrifadas com produtos químicos.

Soalho

20. Todos os pisos nos quais os coelhos são mantidos devem ser concebidos, construídos e mantidos de forma a evitar lesões ou sofrimentos aos coelhos.

Espaço disponível

21. Quando for feito o planeamento de novo alojamento ou o alojamento existente for modificado, deve-se considerar o tamanho da raça e o comportamento natural dos animais, incluindo a habilidade de pular, sentar-se com as orelhas erectas e brincar. O tamanho, o formato e os acessórios das jaulas e gaiolas devem ser concebidos para atender às necessidades psicológicas e comportamentais dos animais.

22. A área útil deve ser suficientemente grande para permitir que os coelhos se deitem confortavelmente de lado ao mesmo tempo e se mexam de um lado para o outro sem perturbarem os outros, bem como comer e beber sem dificuldades. Os coelhos devem ser capazes de se levantarem, deitarem e virarem.

23. O tamanho das gaiolas deve ser o maior possível, especialmente se forem alojar dois coelhos juntos. As gaiolas devem ser colocadas em locais secos, frescos e bem

(4)

e livre de correntes de ar e uma área para exercício físico. Normalmente são oferecidas uma área de ninho com a parte frontal sólida e uma área de estar com uma parte frontal de rede metálica. Se o coelho for mantido na gaiola por períodos longos, deve ser capaz de dar pelo menos três “pulos” de um lado até ao outro.

24. O alojamento de coelhos com mais de 12 semanas de idade não deve ser menor a 45 cm de altura ou a uma altura suficiente para permitir que os coelhos se sentem com as orelhas totalmente erectas, sem que as orelhas toquem no tecto da gaiola. 25. Uma gaiola com altura mínima de 45 cm e com uma área de 0,56 m2 pode acomodar um macho reprodutor ou uma coelha reprodutora, uma coelha reprodutora e uma ninhada de até quatro semanas de idade, ou oito crias desmamadas até que sejam vendidas. Será necessário garantir altura e espaço adicionais para raças de coelhos gigantes.

26. O alojamento deve proporcionar espaço suficiente para que todos os coelhos possam deitar-se de lado, com excepção dos casos em que forem usadas caixas de ninho.

27. A caixa de ninho deve ser grande o suficiente para permitir que a fêmea entre e saia dela para alimentar as crias sem as magoar. Como orientação, uma caixa de ninho deve ter aproximadamente 40 cm x 25 cm, sendo que o cumprimento mínimo da caixa deve ser de 30 cm com uma área mínima de 0,8 m2. Uma área maior deve ser proporcionada para raças gigantes. As três laterais devem ter 25 cm de altura e a parte da frente deve ter 15 cm de altura.

28. A lateral mais baixa ou a parte final de um ninho sem tecto deve ser suficientemente baixa para permitir que a fêmea entre e saia do ninho sem o risco de se magoar ou magoar a sua ninhada, além de suficientemente alta para evitar que as crias saiam do ninho prematuramente. O degrau de entrada na parte frontal do ninho permite que a fêmea entre sem dificuldades, mas impede que as crias sejam levadas para fora apegadas à mama no caso de a fêmea ser incomodada repentinamente enquanto estiver a dar de mamar. Como orientação, para a maioria das raças, a altura da lateral menor ou parte de trás de uma caixa de ninho não deve ser inferior a 15 cm. O ninho deve ter uma entrada suficientemente grande para que a fêmea entre sem dificuldades ou sem riscos de lesão.

29. A maioria das caixas de ninho é feita de madeira e é desinfectada antes de ser usada novamente, no entanto, alguns criadores de coelhos preferem caixas de cartão robusto que são usadas apenas uma vez. As caixas de ninho são colocadas no soalho da gaiola e a maioria delas tem a parte de cima aberta para permitir que as crias sejam inspeccionadas com facilidade.

Coelhos mantidos ao ar livre

30. O alojamento deve ser concebido e mantido de forma a evitar correntes de ar. Os coelhos devem ter acesso a uma área seca de descanso.

31. As gaiolas ao ar livre devem ser suspensas, ou seja, não devem ser colocadas directamente no solo.

32. O tecto da gaiola, que deve ultrapassar todas as laterais da gaiola em aproximadamente 10 cm a 15 cm com inclinação para trás, deve ser coberto com feltro para tectos.

(5)

33. A protecção contra a luz do sol intensa, chuva e vento deve estar sempre disponível. Isto pode ser feito através da extensão do telhado para frente até que haja uma parte excedente.

34. Devem ser tomadas as precauções necessárias para se proteger os coelhos de predadores e pestes.

35. Os coelhos ao ar livre devem ser examinados, pelo menos, uma vez por dia, sendo que deve ser dada atenção especial à área em redor do rabo nos meses de Verão, pois a acumulação de material fecal em redor do rabo ou o facto de o coelho se sentar em superfícies molhadas e com fezes aumentam o risco de miíase.

36. As outras recomendações relevantes neste Código de Conduta, relativamente à criação e à gestão de coelhos, são aplicáveis aos coelhos mantidos ao ar livre.

Temperatura

37. A temperatura ideal para coelhos é de 15 º C a 20oC. Temperaturas extremas devem ser evitadas. A regulação da temperatura deve evitar flutuações indevidas para assim se evitar stress desnecessário aos animais ou problemas de bem-estar clínico. A variação de temperatura num período de 24 horas não deve ser superior a 5 oC.

38. Se problemas de bem-estar ocorrerem com o animal devido à não manutenção da temperatura adequada, será necessário providenciar aquecimento e/ou refrigeração. 39. A perda excessiva de calor pode ser evitada por meio do fornecimento de material de forragem adequado. É essencial evitar condições que possam causar frio às crias que acabam de deixar o ninho. A temperatura máxima necessária para as crias de coelho pode ser alcançada por meio de caixas de ninho, nas quais a fêmea pode criar ninhos quentes.

40. Os coelhos são capazes de resistir ao tempo frio, contanto que tenham abrigo e material suficiente para forragem. Coelhos magros, com pouca gordura corporal, são susceptíveis aos efeitos do tempo frio.

41. Em condições frias, devem ser tomadas as medidas necessárias para se proteger os coelhos de correntes de ar.

42. Os coelhos não são capazes de tolerar ambientes com temperaturas altas, que podem ser fatais para os mesmos. Condições quentes e luz solar directa sem sombra causam sofrimento aos coelhos, pois estes não suam nem arfam eficazmente e não aumentam o consumo de água quando está calor. Devem ser tomadas medidas apropriadas para se evitar aumentos da temperatura que levem à condição de stress, indicada pelo arfar prolongado dos animais. Os coelhos são muito susceptíveis à insolação.

Iluminação

43. Durante o dia, deve haver uma iluminação apropriada nas áreas de exercício físico e de dormir, para que todas as partes da gaiola sejam visíveis. Uma proporção dessa luz deve ser natural. A iluminação adequada deve estar disponível em todos os momentos para se permitir que os coelhos possam ser facilmente vistos e inspeccionados. Pode ser vantajoso cobrir a caixa de ninho no momento do nascimento.

(6)

Ventilação

45. As instalações e o alojamento devem ser bem ventilados. Uma boa ventilação é essencial para se prevenir doenças respiratórias.

Humidade relativa

46. A humidade relativa nas construções que abrigam coelhos deve normalmente ser mantida entre 40% e 70%.

Ruído

47. Os coelhos assustam-se facilmente com ruídos altos, repentinos e inesperados. Devem ser tomados os cuidados necessários para não se assustar os coelhos com movimentos ou ruídos repentinos e fora do normal, embora não seja necessário colocar demasiada ênfase no silêncio.

GESTÃO

48. É essencial que todos os coelhos sejam inspeccionados com cuidado, pelo menos, uma vez por dia para se assegurar que estão em boas condições corporais e que têm acesso a um amplo fornecimento de alimentos e água. O sofrimento causado por métodos incorrectos de criação e doenças nunca deve ser subestimado.

Alimentação

49. Alimentos saudáveis em quantidades suficientes para manter uma boa saúde devem ser fornecidos diariamente.

50. O sistema digestivo do coelho é adaptado para lidar com alimentos com alto teor de fibra, tais como feno, relva, legumes de raiz e pasto. Uma nutrição variada que requer mais esforço para ser comida alivia o tédio, um factor que é especialmente importante para coelhos em gaiolas, além de manter os seus dentes afiados. Feno de prado de boa qualidade deve estar sempre disponível e deve constituir 75% da dieta diária. O restante da dieta diária deve ser composto por ração e legumes frescos. 51. Para manter as bolinhas de ração frescas e evitar pestes, a ração deve ser mantida num recipiente hermético.

52. Todos os utensílios e taças de alimentação devem ser limpos diariamente. Água

53. Os coelhos devem ter acesso fácil e permanente a água limpa e fresca para beber.

54. Uma fêmea lactante com uma ninhada grande perto do desmame pode beber até 4,5 litros de água por dia. Se não conseguir obter toda a água de que necessita, a sua produção de leite será reduzida e as crias não serão alimentadas suficientemente. Devem ser tomados os cuidados necessários para se assegurar que os bebedouros estão a funcionar correctamente.

55. Todos os recipientes de água devem ser limpos todos os dias. Manuseamento

(7)

57. Os coelhos assustam-se facilmente e exigem um manuseamento cuidado. O manuseamento deve ser feito de forma silenciosa e com confiança, com cuidado para se evitar esforços desnecessários que possam magoar o animal.

58. O manuseamento correcto do coelho requer habilidade e deve ser realizado apenas por pessoas competentes. O coelho deve ser levantado através da pele solta atrás do pescoço e o seu peso deve ser apoiado, colocando-se uma mão em baixo do rabo. Uma vez agarrado firmemente com ambas as mãos, pode ser levantado e colocado em segurança contra o peito do criador. Volte a pousar o coelho sempre de forma gentil e coloque-o numa superfície não escorregadia.

59. Os coelhos nunca devem ser agarrados ou carregados pelas orelhas, pois isto é extremamente doloroso e angustiante para o animal.

Higiene

60. A manutenção regular do alojamento e um alto nível de higiene são essenciais para a boa saúde e o bem-estar do animal.

61. As instalações, alojamentos e equipamentos devem ser mantidos limpos. 62. As fezes devem ser removidas regularmente, no mínimo, a cada dois dias. 63. O estado das áreas de dormir deve ser verificado frequentemente.

SAÚDE DO ANIMAL

64. Os coelhos jovens devem ser mantidos em grupos compatíveis.

65. Os coelhos devem ser verificados em intervalos frequentes e apropriados ao longo do dia, pois uma vez doentes a sua saúde pode deteriorar rapidamente.

66. Aparar as garras: as garras dos coelhos adultos confinados devem ser cortadas periodicamente para se evitar lesões nos dedos das patas devido a unhas grandes que se podem enroscar na gaiola ou jaula. É necessário muito cuidado ao cortar as unhas dos coelhos, para se evitar lesões no tecido sensível.

67. Dentes grandes demais podem por vezes interferir gravemente na alimentação e causar lesões nos lábios e na boca do coelho. Uma dieta rica em fibra e o fornecimento de blocos de madeira para roer são medidas que podem ajudar a manter os dentes em boas condições. Caso ocorram problemas com os dentes, o veterinário deve ser contactado.

Reprodução

68. Se o coelho não for ser usado para reprodução, a sua castração deve ser discutida com o veterinário.

69. Em geral, as fêmeas copulam pela primeira vez aproximadamente aos cinco meses de idade e não ficam prenhes se tiverem mais de três anos de idade. Os machos normalmente copulam pela primeira vez por volta dos seis meses de idade. 70. A copulação deve ser supervisionada e, para se reduzir ao mínimo a possibilidade de lutas, as coelhas reprodutoras devem sempre ser levadas aos machos reprodutores. Podem ocorrer lutas graves se o macho reprodutor for levado à coelha reprodutora.

(8)

luz as suas crias normalmente leva à concepção, mas essa prática como rotina não é aceitável em termos do bem-estar dos animais.

72. Antes da cópula, as coelhas reprodutoras devem ser examinadas quanto à sua contínua adequação para a reprodução.

73. Deve ser tomado o cuidado necessário para não se cansar um macho reprodutor, pois isso pode resultar em baixa fertilidade.

74. Em unidades comerciais, é comum ter uma proporção de um macho reprodutor para 10 coelhas reprodutoras; embora um para 15 possa também ser adequado. 75. Devem ser oferecidas caixas de ninho às coelhas reprodutoras, assim como forragens, por exemplo, feno de boa qualidade. A caixa deve estar disponível cerca de uma semana antes da chegada das crias, para permitir que a fêmea demonstre o seu comportamento normal de aninhamento.

76. A área do ninho deve ser concebida para conter as crias, mas deve ser grande o suficiente para permitir que mamem.

77. As ninhadas com menos de uma semana de vida devem ser perturbadas o menos possível.

78. As crias de coelho saem da caixa de ninho aproximadamente com duas ou três semanas de idade e normalmente o desmame acontece às seis semanas. As crias de coelho não devem ser desmamadas antes de completarem quatro semanas de idade. Segurança

79. O alojamento deve ser seguro para se garantir a segurança de todos os animais. Doenças

80. Devem ser tomadas as precauções necessárias para se prevenir e controlar a disseminação de doenças infecciosas ou contagiosas entre os coelhos. Deve procurar-se o aconselhamento de um veterinário quando um coelho mostrar sinais de doença, lesão ou enfermidade. Uma pessoa competente deve então assegurar que os conselhos do veterinário são seguidos.

81. Instalações para o isolamento de animais devem estar disponíveis sempre que necessário. Todas as precauções de higiene, tais como lavar as mãos, devem ser tomadas após se deixar as instalações de isolamento e antes de se manusear outros coelhos.

REGISTOS

82. Devem ser mantidos registos completos para cada coelho reprodutor, incluindo a identificação da fêmea, data de nascimento, endereço do local onde é mantida, raça, data da copulação e dados do macho reprodutor. Os criadores de coelhos licenciados também devem manter o registo de todas as ninhadas, incluindo o sexo das crias, data de nascimento, peso, descrição e número total de crias na ninhada. O registo deve também apresentar os dados da venda e o nome e endereço do comprador. 83. Recomenda-se que os coelhos tenham um microchip, implantado por um veterinário. Os microchips são o método ideal de identificação permanente.

(9)

TRANSPORTE

84. Todos os veículos devem ser seguros e não devem ser deixados sem supervisão enquanto estiverem a transportar coelhos. Os veículos usados para transporte devem ter uma ventilação adequada.

85. Devem ser tomadas todas as medidas necessárias para se assegurar que os coelhos recebem comida, bebida e forragem adequadas enquanto estiverem a ser transportados. Isto é especialmente importante quando o confinamento for prolongado. O tempo em trânsito deve ser o menor possível.

86. Os animais que são incompatíveis não devem ser transportados juntos.

87.Para se evitar lutas, os coelhos adultos devem ser transportados em compartimentos individuais.

88. O número de animais dentro de um só compartimento deve estar de acordo com a capacidade máxima para que os animais viajem confortavelmente, tendo em conta as condições prováveis da viagem.

89. Os compartimentos devem ser construídos e ventilados adequadamente para que os animais não fiquem abarrotados.

90. Os animais a serem transportados devem ter uma boa saúde.

91. Animas doentes ou lesionados devem ser apenas transportados para fins de tratamento ou diagnóstico.

FORMAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

92. Quando for necessário contratar funcionários, deve ser fornecida uma política de formação por escrito. Devem ser mantidos registos da formação dos funcionários.

PREVENÇÃO DE EMERGÊNCIAS/INCÊNDIOS

93. Devem ser tomadas as medidas necessárias para se proteger os coelhos em caso de incêndio ou outras emergências.

LEGISLAÇÃO

94. A seguinte legislação é relevante:

Animal Welfare (Jersey) Law 2004

[Lei do Bem-Estar Animal (Jersey) de 2004]

Diseases of Animals (Jersey) Law 1958

[Lei das Doenças de Animais (Jersey) de 1958]

Veterinary Surgeons (Jersey) Law 1999

[Lei dos Veterinários (Jersey) de 1999]

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

8.213/1991, acarreta a possibilidade de extinção do contrato de trabalho, uma vez que a legislação previdenciária impõe o afastamento do aposentado especial da

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for