• Nenhum resultado encontrado

Número de atendimentos na 1ª. DPPD/CAT: 146 atendimentos (84 atendimentos presenciais e 62

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Número de atendimentos na 1ª. DPPD/CAT: 146 atendimentos (84 atendimentos presenciais e 62"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

São Paulo, 15 de julho 2020 TERMO DE COLABORAÇÃO nº 002/2018

Referente ao Processo nº 519159/2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 19

Centro de Apoio Técnico da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência Informações relativas ao mês de Junho/2020

Número de atendimentos na 1ª. DPPD/CAT: 146 atendimentos (84 atendimentos presenciais e 62

atendimentos remotos)

Número de pessoas atendidas na 1ª. DPPD/CAT: 134 pessoas (79 pessoas presenciais e 55 remotas)

Número de pessoas com deficiência: 115 pessoas (66 pessoas presencial e 49 pessoas por atendimento remoto)

Número de pessoas sem deficiência: 19 (13 pessoas presencial e 06 remoto) Número de casos novos: 52 casos

Número de casos encaminhados para a Rede de defesa e Garantia de Direitos: 10 encaminhamentos

Número de Boletins de Ocorrência: 17 Boletins de Ocorrência Inquéritos Policiais instaurados: 05 inquéritos

(2)

Informações Gerais:

Durante o mês 19 de vigência deste Termo de Colaboração (junho), realizamos na Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência 84 (oitenta e quatro) atendimentos presenciais a 79 (setenta e nove) pessoas. Do total de 84 (oitenta e quatro) atendimentos presenciais, 54 (cinquenta e quatro) foram exclusivos do Centro de Apoio Técnico. Algumas pessoas vieram mais de uma vez a esta delegacia, e por isso tiveram mais de um atendimento.

Das 79 (setenta e nove) pessoas que passaram pelo atendimento inicial realizado em conjunto pelo Centro de Apoio Técnico e Equipe Policial, 66 (sessenta e seis) pessoas com deficiência, 13 (treze) sem deficiência.

No mês de junho, por conta do quadro de pandemia e da quarentena adotada na cidade de São Paulo, demos continuidade aos atendimentos remotos e disponibilizamos canais (telefone, internet, whatsapp) para esses atendimentos. Dessa forma, realizamos, nessa modalidade, 62 (sessenta e dois) atendimentos a 55 (cinquenta e cinco) pessoas. Nesses atendimentos, registramos 49 (quarenta e nove) pessoas com deficiência e 06 (seis) pessoas sem deficiência.

O quadro a seguir mostra o número de atendimentos:

Quadro resumido sobre os atendimentos presenciais e remotos:

Tipo de atendimento N. de atendimentos N. pessoas atendidas N. pessoas atendidas

Com deficiência Sem deficiência

Presencial 84 79 66 13

Remoto 62 55 49 06

Total 146 134 115 19

(3)

A tabela abaixo refere-se ao número de pessoas com deficiência atendidas presencial e remotamente, isto é, 115 pessoas:

Tipo de deficiência Atendimento presencial Atendimento remoto Total %

Auditiva 34 46 80 69,57 Física 10 2 12 10,43 Psicossocial 10 0 10 8,7 Visual 4 0 4 3,48 Intelectual 6 1 7 6,09 Múltipla 2 0 2 1,74

No atendimento às 80 (oitenta) pessoas surdas foi proporcionada a participação de interpretes de Libras, garantindo acesso pleno ao serviço, bem como sua comunicação com os demais membros das equipes técnica e policial, orientações adequadas e encaminhamentos necessários.

Também é importante relatar que do total de 34 (trinta e quatro) pessoas com deficiência auditiva, atendidas presencialmente, 30 (trinta) pessoas utilizaram comunicação por Libras, 01 (uma) bimodal e 03 (três) dispensaram a necessidade de interprete. No atendimento remoto às 46 (quarenta e seis) pessoas com deficiência auditiva, os atendimentos foram feitos via mensagem escrita por Whatsapp, áudio, vídeo com libras e videochamada por whatsapp.

Outros números foram registrados, como pessoas que estiveram pela primeira vez na 1ª. Delegacia da Pessoa com Deficiência ou retornaram a este serviço no mês de junho. Dos 84 (oitenta e quatro) atendimentos presenciais, 52 (cinquenta e duas) pessoas são pessoas que vieram à DPPD pela primeira vez e as demais pessoas já utilizaram o serviço em ocasiões anteriores.

Números do Cartório da 1ª. DPPD:

Foram registrados 17 (dezessete) Boletins de Ocorrência e instaurados 05 (quatro) Inquéritos Policiais, segundo dados do Cartório da 1ª. DPPD.

Atividades compartilhadas Centro de Apoio Técnico e Equipe Policial:

No decorrer do mês, o Centro de Apoio Técnico também atendeu a 06 (seis) Memorandos expedidos pela 1ª. DPPD, sobre Inquéritos Policiais em andamento, os quais solicitaram o acompanhamento da equipe multidisciplinar em 10 (dez) diligências (visitas domiciliares) da equipe policial. Na ocasião as profissionais

(4)

do Centro de Apoio também avaliaram questões psicossociais, acesso a rede de serviços públicos, bem como aspectos relacionados à dinâmica familiar.

Em resposta à solicitação do Ministério Público/SP, em 17/06/2020, foi realizada visita compartilhada entre a equipe policial e Delegada Titular e equipe multidisciplinar do Centro de Apoio Técnico/CAT na Comunidade Terapêutica Vida Melhor. Nesta mesma ação estiveram presentes os profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA.

Neste local estão sendo apurados indícios de lesão corporal, maus tratos e condições insalubres em aproximadamente 22 homens adultos que se encontram internados, dentre os quais, 09 pessoas com deficiência (intelectual, mental/psicossocial, física). A partir dessa visita, as profissionais do Centro de Apoio Técnico observaram que no local há duas pessoas acamadas, sendo que uma delas não respondeu aos comandos verbais e com sinais de violência no corpo. Foi observado ainda, que a higienização do ambiente como um todo é precária e há atendidos com sinais visíveis de escabiose. A partir dessa visita, a equipe encaminhou o caso e acionou a equipe da rede local (Saúde e Assistência Social) para que também fizesse uma visita ao local e intervenções necessárias. Este caso teve repercussão na mídia e está andamento.

Encaminhamentos para a rede:

Em junho, o Centro de Apoio realizou 10 (dez) encaminhamentos para a rede de apoio visando acionar os direitos básicos e/ou visando romper a situação de violência, os encaminhamentos foram os seguintes:

 02 (dois) casos para Defensoria/Justiça;  01 (um) caso para Saúde;

 06 (seis) casos para Assistência Social;

 01 (um) caso para outros órgãos (trabalho, habitação, transporte, etc).

Organização do trabalho: No mês de junho, o trabalho da equipe no Centro de Apoio continuou organizado por meio de escalas e home office. Houve ainda a saída da Assistente Social, Ivanildes Souza e a substituição por Erika Amaral de Alexandre Reis. O fato foi detalhado para o gestor do projeto pela SEDPcD Rafael Batini, em reunião técnica e e-mail.

(5)

Atendimentos: Os atendimentos presenciais foram realizados mediante o uso de máscara e mantendo o distanciamento mínimo de 1 metro, tanto dos colaboradores quanto dos atendidos, além de reforço na higienização permanente do local.

Devido ao período de pandemia do COVID-19 e a quarentena na cidade de São Paulo, demos continuidade aos atendimentos realizados remotamente via whatsap, videochamada, telefone ou email.

Reuniões, Seminários e atividades institucionais:

Durante o mês de junho, as reuniões e atividades institucionais (presenciais) foram suspensas para evitar aglomerações. No entanto, foram realizadas reuniões virtuais com a equipe para alinhamento do trabalho. Realizamos reuniões online no dia 04/06 e 18/06 com os responsáveis pelo desenvolvimento do novo sistema de cadastro de atendimentos CRM-Vtiger desenvolvido para o Centro de Apoio Técnico, no qual o registro de atendidos, bem como todas as informações pertinentes ao caso ficam guardados on line e permite acesso em rede.

Nos dias 09/06 e 25/06 tivemos reuniões virtuais com a equipe da FIPE para parametrizar e ajustar dados e categorias sobre os atendimentos que serão disponibilizados no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzg1YTg4ZWUtYzc1YS00N2RmLTlmMjktMjU0ZGU2YjFiNGNlIiwid CI6ImY5Njc0YTEyLTUzZDEtNDNiZi1hODQ2LTg1MGVjY2MzMmU2ZSJ9

Durante a Pandemia, o CAT tem mantido contatos com as redes de serviço público e apoio a pessoas com deficiência, inclusive com participações pontuais em eventos on-line, lives e encontros de formação, nos quais o propósito é divulgar o serviço e dar orientações sobre o seu funcionamento:

Em 09/06, O Supervisor Operacional Cleyton Borges participou, como palestrante, da live realizada pelo curso de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU sobre o lançamento da Cartilha Isenções Tributárias para Pessoas com Deficiência – Informação, Conscientização e Obtenção. Durante o evento, Cleyton Borges abordou o tema da Lei Brasileira de Inclusão e informações sobre o funcionamento do CAT e DPPD.

No dia 22/06, a assistente social, Maria Melo, participou de live no Instituto Jô Clemente juntamente com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONDECA e. O tema abordado foi “Rede de

(6)

Serviços e Política Pública de Atendimento à Criança e Adolescente com Deficiência” com a palestrante Katerina Volcov, Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Maria Melo falou a respeito do atendimento social realizado no CAT e a importância da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo na articulação com as redes locais, principalmente tendo em vista os encaminhamentos feitos e acompanhamento de casos.

No dia 23/06/2020 o supervisor do CAT, Cleyton Borges, participou do quadro “Mais Inclusão”, comandado pela jornalista Patrícia Stankowich, na rádio CBN de Maceió. A reportagem faz parte de uma série de episódios sobre o atendimento a pessoas com deficiência durante a pandemia da COVID-19. A matéria procurou abordar assuntos mais ligados ao trabalho da equipe multidisciplinar e questões como vulnerabilidade e exposição `a violência das pessoas com deficiência

A entrevista, em áudio, está disposta no link

https://www.ijc.org.br/pt-br/noticias/Paginas/cbn-mais-inclusao-entrevista-cleyton-borges.aspx.

Alinhamento de processos - Dados e indicadores:

Realizamos reuniões com a FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Instituto contratado pelo Governo do Estado para analise e sistematização de dados. Esse instituto coleta os dados sobre atendimento do Centro de Apoio e divulga um relatório mensal de acompanhamento, a partir de gráficos e tabelas, no site da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Afinamos a metodologia para contagem do número de pessoas atendidas e número de pessoas com deficiência e sem deficiência, bem como estabelecemos um fluxo de trabalho e alinhamos datas e prazos para atender a demanda tanto da FIPE quanto do Centro de Apoio. Dessa forma, trabalharemos com a mesma base de dados, o que eliminará riscos de divergência no levantamento das informações.

Inovação e segurança: Sistema de cadastro de atendimentos CRM-Vtiger

No mês de junho, finalizamos a implantação do sistema “CRM-Vtiger” (implantação do processo eletrônico com o uso de sistema de informações) para cadastramento dos dados de pessoas que utilizam o serviço. Esse sistema será utilizado a partir do mês de julho para cadastramento dos atendimentos do Centro de Apoio da 1ª. DPPD e trará a solução de processo eletrônico de atendimento para que assim reduza drasticamente o uso de papel, planilhas e demais ferramenta. Permite ainda que elimine o retrabalho e otimize as rotinas favorecendo o trabalho colaborativo. A solução deve facilitar a elaboração de relatórios e estatísticas, facilitando a produção de informações e a gestão efetiva dos casos e das equipes. Finalmente, o sistema possibilita a disponibilização de ferramentas para posicionar os atendimentos (indicadores como

(7)

também relatório). A partir dele também estaremos mais seguros quanto ao sigilo e segurança das informações. A inovação também fará bakup automático e possibilitará variedade nas pesquisas com cruzamento de índices.

Produção de material

Neste período, por conta da pandemia, foram desenvolvidos vários materiais para orientar e informar as pessoas com deficiência, principalmente àquelas com deficiência auditiva. Nesse sentido, o Instituto Jô Clemente realizou algumas lives e vídeos que contaram com a participação dos interpretes de Libras do Centro de Apoio Técnico na acessibilidade dos mesmos. Ressalta-se que a participação remota dos intérprestes foi possível devido a redução temporária da quantidade de atendimentos e pertinência do temas das lives no que se refere a garantia de direitos e prevenção a violência. Além de garantir a interpretação do conteúdo á população surda, os interpretes também elaboraram imagens e ilustrações para divulgação das lives a fim de garantir o maior alcance do conteúdo. O quadro a seguir detalha as ações, datas, os meios e a forma de divulgação dessas ações:

Data Assunto Divulgação Descrição

03/06/2020

LIVE - Serviço Social e a garantia de direitos

da pessoa com deficiência intelectual Status e contatos

Interpretação da Live IJC (ao vivo)

03/06/2020

LIVE - Serviço Social e a garantia de direitos

da pessoa com deficiência intelectual Ao vivo

05/06/2020 LIVE - Junho Lilás Contatos

Imagem do folder e vídeo explicativo em Libras referente a Live

09/06/2020

A diferença entre a Policia Civil e Polícia

Militar Contatos

Vídeo 1 - Características da Polícia Civil

09/06/2020

A diferença entre a Policia Civil e Polícia

Militar Contatos

Vídeo 2 - Características da Polícia Militar

09/06/2020

A diferença entre a Policia Civil e Polícia

Militar Contatos

ilustração da diferença da policia civil e militar

11/06/2020 LIVE - Cartilha Vídeo salvo

Tradução da Live "Cartilha de isenção tributária"

11/06/2020 LIVE - Cartilha Vídeo salvo

Edição do vídeo com janela de interprete de Libras

16/06/2020 Live - Programa de Voluntário Status e contatos Folder da Live

17/06/2020 Live - Desafios de uma mãe Status e contatos Folder da Live

22/06/2020 Live - Serviço Social e politicas públicas Status e contatos Folder da Live

24/06/2020 LIVE - Violência contra PCD Status e contatos Folder da Live

29/06/2020 Live - Infância, Autonomia e Direito - Condeca Status e contatos Folder da Live

29/06/2020 Live - Webinar OAB Status e contatos Folder da Live

(8)

30/06/2020 Live - Teste do pezinho - prevenção Status e contatos Folder da Live

Dados sobre acessos, visualizações e interação das pessoas pelas redes sociais do IJC demonstram o enorme alcance de vídeos e lives, entre 4.000 e 9.000 pessoas alcançadas, o que mostra que divulgação pela interntet do trabalho do CAT é um meio propulsor de prevenção a violência contra pessoas com deficiência. Os dados estão no final do Relatório, anexados.

Visitas à 1ª. Delegacia da Pessoa com Deficiência e Centro de Apoio Técnico: Neste período não recebemos visitas institucionais.

Cronograma de atividades da Supervisora Técnica

Por conta da pandemia do Coronavírus, suas atividades foram realizadas (prioritariamente) remotamente, isto é, todos os atendimentos e solicitações da equipe foram realizados via telefone, WhatsApp e email para garantir a qualidade do trabalho e o contato direto com a equipe durante todo o período. No mês de junho, Deisiana Paes esteve presencialmente no Centro de Apoio Técnico, nos dias 09, 16 e 24. Contato diário com o Supervisor operacional sobre as rotinas do serviço.

Atividades desenvolvidas pelo Analista de Marketing:

Neste mês contamos com o apoio do analista de marketing na publicação dos relatórios no site do IJC, bem como na elaboração de um cartaz para divulgação dos canais de atendimento da 1ª. DPPD e do Centro de Apoio nesta época de pandemia. Houve também inserção de todas as atividades descritas anteriormente nas quais houve divulgação do CAT e participação de seus membros, nas redes sociais do IJC. Em diálogo com o Supervisor, o marketing orientou a participação nas entrevistas, produzindo release e organizando dados para apresentação junto aos citados órgãos. Quanto a produção visando divulgar o serviço, iniciou-se um trabalho que será concluído em Julho, analisando-se os dados de atendimento durante a pandemia e aumento de notificações pois segundo a área, este é um meio eficaz para encaixar o trabalho em pautas da mídia.

(9)

Indicadores Mensais conforme o Plano de Trabalho

Objetivo específico do

projeto Indicador

Meta (em relação ao

indicador)

Número alcançado Resultado

1) Realizar atendimento presencial e/ou remoto para a população e outras delegacias do município de São Paulo/SP, nos casos de violência contra pessoas com deficiência, com

recursos de tecnologias assistivas, por meio de equipe

técnica multidisciplinar; 50 atendimentos (pessoas) 100% 79 pessoas estiveram presencialmente na 1ª. DPPD e 55 pessoas remotamente. Total de pessoas atendidas: 134 Alcançado 80 procedimentos (visitas, atendimentos e outros) 100% 156 (equivale a 84 atendimentos presenciais, 62 atendimentos remotos e 10 procedimentos diversos) Alcançado Acompanhamento mínimo de 03 casos encaminhados para a rede (equivale a 6% dos

prontuários abertos no mês)

(Acompanhamento de Casos: posterior ao

atendimento / Telefone e/ou email/ mensagens)

100% 09 Alcançado Assessorias realizadas a outras delegacias, quando houver. 100% Quando houver demanda Não houve demanda 2) promover cursos, encontros e capacitação para

os profissionais da rede de serviços e agentes públicos

1 formação de 03h para

a rede 100% planejada para Atividade não

(10)

visando a identificação, a notificação e a intervenção, de modo a prevenir e reduzir

a reincidência nos casos de violência contra a população

com deficiência.

1 formação para (pelo menos) um profissional

da equipe

100%

A equipe participou de lives produzidas pelo IJC e cursos

online Alcançado 1 Seminário de 04h para disseminação do conhecimento (100 participantes) 100% Atividade não planejada para este mês Atividade não planejada para este mês 3) Coletar, consolidar e monitorar os dados e as informações sobre as atividades executadas pelo Centro de Apoio Técnico, no intuito de divulgar e fomentar

políticas públicas em consonância com as diretrizes

do Programa Estadual de Prevenção e Combate a Violência contra a Pessoa com

Deficiência.

1 Relatório com informações sobre casos

atendidos na esfera policial e/ou social

100% 01 relatório elaborado Alcançado 1 Publicação do Relatório na internet 100% 01 relatório publicado Alcançado 1 Publicação de artigo sobre o tema da Violência contra pessoas

com deficiência

100%

Atividade não planejada para este

mês Atividade não planejada para este mês 1 Elaboração de cartilhas/manuais teórico para pessoas

com deficiência ou profissionais da rede

100%

(em elaboração foi prevista uma nova

data) (em elaboração foi prevista uma nova data) 1 Campanha de divulgação e prevenção da violência e violação de direitos contra pessoa

com deficiência 100% Finalizando os vídeos (finalização foi prevista uma nova data)

(11)

Acompanhamento de casos

Neste mês de junho, 09 (nove) casos foram acompanhados. Tais acompanhamentos ocorreram via contatos telefônicos, mensagens por aplicativo e e-mails com objetivo de obter informações e esclarecimentos necessários sobre o andamento dos mesmos.

Atenciosamente,

Cleyton Wenceslau Borges

Supervisor Operacional do Centro de Apoio Técnico

Instituto Jô Clemente

Juliana d'Avila Delfino

Pesquisadora Social - Centro de Apoio Técnico Instituto Jô Clemente

(12)

GRÁFICOS E TABELAS RELATIVOS AOS ATENDIMENTOS NO MÊS DE JUNHO/2020

Conforme mencionado anteriormente, no período a que se refere este relatório, foram realizados 84 (oitenta e quatro) atendimentos presenciais na 1ª. DPPD a 66 (sessenta e seis) pessoas com deficiência e 62 (sessenta e dois) atendimentos remotos a 49 (quarenta e nove) pessoas com deficiência.

Como a planilha pare coleta de dados dos atendimentos presenciais e remotos são diferentes, os gráficos foram divididos em dois blocos. O primeiro refere-se aos atendimentos presenciais e o segundo aos atendimentos remotos.

BLOCO 1 – Atendimentos presenciais

Os gráficos e tabelas a seguir, referem-se aos atendimentos presenciais às pessoas com deficiência, isto é, 66 (sessenta e seis) pessoas.

GRÁFICO 1 – Número de pessoas com deficiência, segundo tipo de deficiência – Junho 2020

34 10 10 6 4 2 Auditiva física Psicossocial Intelectual Visual Multipla

(13)

GRÁFICO 2 – Número de pessoas com deficiência, segundo sexo – Junho 2020

GRÁFICO 3 – Número de pessoas com deficiência, segundo deficiência e sexo – Junho 2020

19 47 Feminino Masculino 16 1 1 1 19 19 09 5 2 9 3 47 Feminino Masculino

(14)

GRÁFICO 4 – Número de pessoas com deficiência, segundo cor – Junho 2020

GRÁFICO 5 – Número de pessoas com deficiência, segundo deficiência e cor – Junho 2020

31 15 11 9 Branca Preta Não declarada Parda 15 7 4 1 2 2 31 2 0 1 1 7 0 11 7 1 0 0 1 0 9 10 2 1 0 0 2 15 Branca Não declarada Parda Preta

(15)

GRÁFICO 6 – Número de pessoas com deficiência, segundo orientação sexual – Junho 2020

GRÁFICO 7 – Número de pessoas com deficiência, segundo religião – Junho 2020

47 17 1 1 Heterossexual Não Declarado Gay Lésbica 25 19 14 6 1 1 Evangélico Católica Não declarado Nenhuma Umbandista Espírita

(16)

TABELA 1- Número de pessoas com deficiência, segundo faixa etária – Junho 2020 Faixa etária Número de pessoas com deficiência

20 a 24 7 25 a 29 10 30 a 34 7 35 a 39 6 40 a 44 4 45 a 49 7 50 a 54 8 55 a 59 5 60 a 64 1 65 ou mais 2 Não informou 9 Total 66

TABELA 2– Número de pessoas com deficiência, segundo escolaridade – Junho 2020

Escolaridade Número de pessoas com deficiência

Não alfabetizado/Sem instrução 1

Fundamental incompleto 10 Fundamental completo 5 Médio incompleto 7 Médio completo 24 Superior incompleto 5 Superior completo 4 Não informou 10 Total Geral 66

(17)

TABELA 3 – Número de pessoas com deficiência, segundo deficiência e Região de domicílio – Junho 2020

Tipo de deficiência Centro Leste Norte Oeste

Outros

estados RMSP Sul Não informou

Total Geral Auditiva 0 5 2 4 0 12 9 2 34 Física 2 2 1 1 0 2 0 2 10 Intelectual 1 0 0 1 0 0 2 2 6 Múltipla 0 0 0 0 1 0 0 1 2 Psicossocial 0 0 0 0 0 0 2 8 10 Visual 0 1 1 1 0 0 0 1 4 Total Geral 3 8 4 7 1 14 13 16 66

GRÁFICO 8 - Como teve conhecimento sobre os serviços da 1ª. DPPD – Junho 2020

BLOCO 2 – Atendimentos remotos

Os gráficos e tabelas a seguir, referem-se aos atendimentos remotos às pessoas com deficiência, isto é, 49 (quarenta e nove pessoas)

28 17 7 6 4 4 Informação de amigos(as) Não informou Rede Social, mídia, site ou whats app Encaminhamento de outro serviço ou

Organização Social

Conhecia a localização Por meio de intimação

(18)

GRÁFICO 9 – Número de pessoas com deficiência atendidas remotamente, segundo deficiência – Junho 2020

GRÁFICO 10 - Número de pessoas com deficiência atendidas remotamente, segundo sexo – Junho 2020

TABELA 4 - Número de pessoas com deficiência atendidas remotamente, segundo faixa etária – Junho 2020 46 2 1 Auditiva Física Intelectual 26 23 Feminino Masculino

(19)

Faixa etária Número de pessoas com deficiência

15 a 19 1 20 a 24 2 25 a 29 4 30 a 34 5 35 a 39 4 40 a 44 4 45 a 49 4 50 a 54 3 55 a 59 1 Não informou 21 Total 49

TABELA 5 - Número de pessoas com deficiência atendidas remotamente, segundo deficiência e região de domicílio – Junho 2020

Tipo de deficiência Leste norte Oeste RMSP Sul Não informou

Total Geral Auditiva 13 2 4 12 7 8 46 Física 1 0 0 0 0 1 2 Intelectual 0 0 0 0 0 1 1 Total Geral 14 2 4 12 7 10 49 ANEXOS

(20)

16/06 – Participação dos Interpretes de Libras na live “Programa de voluntários e o cenário atual: desafios para quem gerencia número expressivo de voluntários”

(21)

22/06 – Participação dos Interpretes de Libras e da Assistente Social na live “Rede de serviços e política pública de atendimento a criança e adolescente com deficiência”

(22)

23/06 – Mídia

(23)

24/06 –

Participação dos Interpretes de Libras na live

Violência contra crianças e adolescentes. É possível

(24)

CURSO DE CAPACITAÇÃO

De: escoladecontas <escoladecontas@tcm.sp.gov.br> Enviado: segunda-feira, 1 de junho de 2020 10:17

Assunto: Orientações: Curso "Gestão de Políticas Públicas e Controle Social"

Bom dia,

Confirmamos a sua inscrição no Curso "Gestão de Políticas Públicas e Controle Social". Datas das aulas: 3/6, 10, 17, 24 e 8/7/2020

Horário: 14 às 16h

Instrutores: Antonia dos Santos, Danilo Fuster e Suelem Benício IMPORTANTE:

Caso não possa participar do curso, entre em contato pelo e-mail escoladecontas@tcm.sp.gov.br

Entre no Guia do Aluno

https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/images/cursos/orientacoes-gerais-cursos-extensao.pdf para ter acesso as regras da nossa Escola.

O material didático estará disponível, a critério do professor, na Área do Aluno – Acadêmico – Repositório de

Arquivos, no site da Escola de Contas http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/

Tipo de Usuário: Aluno

Usuário: Nº da Matrícula em lista anexa, (incluindo os zeros) Senha: seu CPF (sem pontos)

(25)

(26)

(27)

(28)
(29)
(30)
(31)

Referências

Documentos relacionados

Mapping Materialized View, Mapping Sequence, Mapping Fact, Mapping Dimension, and Mapping Flat File. n Load Operators (target): Mapping

estudo de caso, em que se objetivou caracterizar e compreender a relação de uma família homoparental, constituída por dois homens e dois filhos, com a instituição

Para atendimento a alínea “b” do item 19.1 as empresas interessadas poderão fornecer documento do fabricante atestando que o fornecedor é o agente

“Tínhamos uma maneira de viver, uma maneira de fazer vinho que era natural e muito antiga.” O vinho era feito da maneira como avós e bisavós o haviam feito.. Não

realidade, um dos construtos teóricos mais utilizados pelos investigadores para explicar o comportamento humano, nomeadamente o comportamento associado à psicopatologia (Alford

A obesidade, bem como algumas doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes e hipertensão vêm crescendo nos últimos anos, tornando-se um problema de saúde pública,

Nessa abordagem uma região de interesse a ser rastreada, tem associada a si uma distribuição de cores (Nummiaro et al 2002), que posteriormente será comparada com a distribuição

A Educação Ambiental desenvolvida nas escolas do campo busca subsidiar aos alunos e a toda comunidade escolar os conhecimentos que são necessários e importantes para refletir sobre