• Nenhum resultado encontrado

O PAPEL DAS EMPRESAS NA ESCOLARIDADE, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PAPEL DAS EMPRESAS NA ESCOLARIDADE, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O PAPEL DAS EMPRESAS NA ESCOLARIDADE, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR

Autores Carlos Guilherme dos Santos Castro (1)

Rebeca Gomes Peleteiro (2)

Marco Aurélio Dantas (3)

Alberto Sande (4)

André Rossini (5)

Solange Novis (6)

Resumo

Um estudo recente do Banco Mundial divulgou que a taxa de analfabetismo no Brasil é de 13%, e o tempo médio que o brasileiro passa na sala de aula é de 6 anos. Em um mercado competitivo e globalizado, como as empresas lidam com isso? A educação é responsabilidade do estado, porém, as empresas sofrem diretamente com a carência da educação. Segundo o SESI-BA, na Bahia observa-se um tempo médio de estudo em 4,6 anos e uma taxa de analfabetismo de 21,6%. O baixo nível de escolaridade da mão-de-obra impacta diretamente na produtividade das empresas. O trabalhador precisa ter a capacidade de ler, interpretar e ter raciocínio rápido, pois irá lidar com tecnologia e procedimentos. Alinhado a estes fatos, este trabalho visa apresentar a metodologia utilizada pela Braskem para avaliação e direcionamento de ações nos aspectos de escolaridade, qualificação e certificação de mão-de-obra de parceiras na área de manutenção. Os resultados conquistados em pouco mais de um ano são bem significativos. Foram realizados 9.769 diagnósticos em parceiros da Braskem e após análise dos resultados, foram iniciadas 36 salas de aula para a conclusão do 1º grau representando 52% dos parceiros. Na área de qualificação na função, foram constituídos 19 grupos de trabalho e qualificados 449 parceiros. Como ganho indireto mais claro pode-se constatar uma melhoria na motivação, o aumento da empregabilidade e um aumento na produtividade de 38% para 50%.

1. Introdução

O planejamento estratégico da Braskem, desenvolvido em 2004, tem como objetivo posicionar a Braskem até 2012 como uma Petroquímica de Classe Mundial, estando entre as 10 maiores empresas do setor.

1 Graduado em Engenharia Mecânica . Atuando como Coordenador de Serviços da Manutenção na Unidade de Insumos Básicos – Braskem

2. Graduando em Administração de Empresas. Atuando como Assistente Técnico de Planejamento na Unidade de Insumos Básicos – Braskem

3. Graduado em Engenharia Elétrica. Atuando como Coordenador do Planejamento Integrado de Manutenção na Unidade de Insumos Básicos – Braskem

4. Graduado em Engenharia Mecânica. Atuando como Coordenador na área de Gestão Estratégica de Manutenção na Unidade de Insumos Básicos – Braskem

5. Graduado em Engenharia Mecânica. Atuando como Coordenador de Manutenção na Unidade de PVC – Braskem 6. Graduado em Pedagogia. Gerente do Núcleo de Educação do Trabalhador da Indústria – SESI/BA

(2)

Em 2005, a gerência de Manutenção e Confiabilidade da Braskem criou o programa Parceiros Classe Mundial, em parceria com 18 empresas que atuam na área de manutenção. O projeto possui 08 pilares e objetiva desenvolver e comprometer os parceiros ao nível de excelência necessária para que a visão da Braskem seja alcançada.

Figura I

Atualmente, a Braskem conta com um número expressivo de parceiros em suas plantas, sendo que 80% desta mão-de-obra está direcionada à atividade de manutenção.

O projeto de Escolaridade, qualificação e certificação foi iniciado em 2005 e tem como objetivos:

• conhecer e elevar o nível de escolaridade dos parceiros nas plantas; • estruturar um programa de escolaridade em parceria com as empresas; • desenvolver um programa de qualificação para as funções;

• buscar a certificação da mão de obra das empresas parceiras.

Com os primeiros resultados destas iniciativas, este programa cresceu e foi expandido para toda a Braskem, denominando-se Braskem+Parceiros e acrescentou novos enfoques:

• apoio ao desenvolvimento de processos estruturados de gestão empresarial, com vistas à melhoria contínua de seu desempenho e competitividade

• estruturação de um modelo de gerenciamento de parceiros integrado a toda Braskem.

A Braskem acredita na busca contínua da excelência e entende que para atingir os seus objetivos estabelecidos é necessário que os seus parceiros estejam alinhados e comprometidos com este processo.

2. Detalhamento do Programa

As etapas do projeto de Escolaridade, Qualificação e Certificação foram:

Excelência em SSMA

Aumento da Produtividade

Utilização de Procedimentos

Gestão da Qualidade Programas Motivacionais

Contratos Baseados em Desempenho

Formação de Gestores de Contrato Parceiros

Classe Mundial

Parceiros Classe Mundial

Escolaridade, qualificação e certificação Excelência em SSMA

Aumento da Produtividade

Utilização de Procedimentos

Gestão da Qualidade Programas Motivacionais

Contratos Baseados em Desempenho

Formação de Gestores de Contrato Parceiros

Classe Mundial

Parceiros Classe Mundial

(3)

2.1 Mapeamento do nível de escolaridade de parceiros com até o 2ºgrau Para a definição do cenário foram utilizados dois insumos:

o Informações recebidas dos parceiros o Diagnóstico realizado pelo SESI

Nesta etapa, a Braskem solicitou das empresas parceiras os dados de escolaridade de seus funcionários e os resultados foram:

• 23% possuíam o 1ºgrau incompleto • 20% possuíam o 1ºgrau completo • 8% possuíam o 2ºgrau incompleto • 47% possuíam o 2ºgrau completo • 2% possuíam nível superior

Gráfico I – Resultado da escolaridade informada pelas empresas

23%

20%

8% 47%

1º grau incompleto 1º grau completo 2º grau incompleto 2º grau completo

A Braskem firmou parceria com o SESI-BA para aplicação de uma ferramenta para aferir as informações apresentadas pelas empresas parceiras. O instrumento foi denominado de “Diagnóstico de Escolaridade”. Trata-se de uma avaliação com o objetivo de mapear o nível de conhecimento na educação básica e intervir, ou seja, direcionar a ação para complementar a escolaridade do avaliado.

O diagnóstico apura as habilidades básicas da Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, e foi desenvolvido em parceria com a ONG-Ação Educativa, que é considerada referência em educação de jovens e adultos, localizada no estado de São Paulo.

Os resultados apontados após a avaliação são: • apto para cursar o EF I (antigo primário) • apto para cursar o EF II (antigo ginásio)

(4)

• atualização de Conhecimentos • ok com a educação básica

Na primeira aplicação do diagnóstico há 2.986 parceiros com até o 2º grau. Foram obtidos os seguintes resultados:

Gráfico II – Resultado da 1ª aplicação do diagnóstico de escolaridade

48%

22% 19%

9%

1º grau incompleto 1º grau completo 2º grau incompleto 2º grau completo

Comparando os dois resultados, constatou-se uma divergência entre a informação recebida das empresas parceiras e o resultado apontado pelo SESI.

Gráfico III – Comparação dos resultados: empresas x SESI

23% 20% 8% 47% 48% 22% 19% 9% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

1º grau incompleto 1º grau completo 2º grau incompleto 2º grau completo

Empresas SESI

Analisando os resultados por faixa etária, observa-se que 45% da mão-de-obra avaliada tem entre 21 a 30 anos e 29% possui idade de 31 a 40 anos:

(5)

Gráfico IV – Faixa etária diagnosticada

Nestas duas faixas que representam 74% da mão-de-obra pode-se observar de forma estratificada os resultados das avaliações:

Gráfico V – Resultados de Escolaridade – 21 a 30 anos.

Gráfico VI – Resultados de Escolaridade - 31 a 40 anos.

Os resultados podem ser analisados por especialidade de manutenção: alpinismo, apoio, caldeiraria, civil, complementar, elétrica, inspeção, instrumentação e mecânica:

(6)

Gráfico VII – Resultados de escolaridade por especialidade

Analisando os resultados de complementar, civil e caldeiraria, pode-se verificar que não existe uma especialidade específica com melhor resultado, pois em média 48% precisam cursar o 1º grau.

Gráfico VIII – Resultados de escolaridade – Complementar

(7)

Gráfico X – Resultados de escolaridade - Civil

Gráfico XI – Resultados de escolaridade - Caldeiraria

Atualmente já foram aplicados 9.769 diagnósticos em parceiros que trabalham nas plantas da Braskem. Para as empresas que atuam na área de manutenção do site de Camaçari, foi estabelecido como prática que os parceiros novos precisam realizar o diagnóstico com seus empregados e direcionar ações para suprir possíveis carências de escolaridade. O programa Braskem+Parceiros está analisando formas de atendimento deste instrumento de avaliação a nível nacional. 2.2. Definição de um programa de escolaridade estruturado com foco em eliminar as pendências de 1º grau

Apenas excluir a mão-de-obra que não possui a escolaridade adequada não é a solução, pois no mercado o cenário não é diferente. Os primeiros resultados do diagnóstico de escolaridade em processos seletivos apontam que o quadro fora da Braskem é similar ao cenário interno.

(8)

Gráfico XII – Resultados do diagnóstico de seleção

39%

24% 33%

4%

1º grau incompleto 1º grau completo 2º grau incompleto 2º grau completo

A Braskem acredita que existe um papel de responsabilidade social necessário que precisa ser realizado em conjunto com as empresas parceiras. Sendo assim, foi estruturado um programa de escolaridade para intervir na escolaridade destas pessoas.

A meta inicial é garantir 100% dos parceiros com o 1º grau completo e para tal, o SESI possui um programa de escolaridade específico para trabalhadores que possuem a seguinte duração:

• SEJA I – tem o objetivo de elevar o nível de escolaridade da alfabetização à 4ª série, o antigo primário - duração de 06 meses.

• SEJA II – tem o objetivo de elevar o nível de escolaridade da 5ª a 8ª série, o antigo ginásio - duração de 21 meses.

• Ensino Médio – tem o objetivo de elevar o nível de escolaridade do trabalhador ao 2º grau - duração de 24 meses.

2.3. Definição de um programa qualificação e certificação de parceiros

Para tratar do processo de qualificação e certificação dos parceiros da Braskem, foram definidos grupos de trabalhos compostos por integrantes da empresa e representantes das empresas parceiras para definição de grades de treinamento e da composição geral dos cursos. Este passo é considerado fundamental para a busca da certificação na função.

Vale ressaltar que se entende por qualificação, a preparação do indivíduo para o exercício da profissão, de acordo com o perfil requerido no mundo do trabalho e certificação o procedimento pelo qual uma terceira parte atesta publicamente que uma pessoa atende aos requisitos de uma norma, independentemente da forma como os tenha adquirido.

(9)

Foram montados 19 grupos nas seguintes especialidades: Tabela I – Grupos de Qualificação

Buscando integrar estas ações, a Braskem ingressou em 2005 na Comissão Permanente de Qualificação e Certificação de Profissionais de Manutenção – CCPM-BA/SE que é uma comissão sem fins lucrativos, com atuação nos estados da Bahia e Sergipe e tem como objetivo estudar e propor:

• ações conjuntas de qualificação de pessoal, visando qualidade adequada e racionalização de custos.

• programa de expansão de centros de certificação de pessoas, visando atender a demanda por profissionais qualificados;

• padrões novos de qualificação e perfis de ocupação para certificação de pessoas.

Além da Braskem, atualmente participam a Petrobras (FAFEN e RLAM), Dow Química, SENAI e Abraman.

3. Apresentação de Resultados 3.1. Escolaridade de parceiros: Cenário atual:

(10)

Gráfico XIII – Cenário atual do nível de escolaridade dos parceiros

Atualmente as plantas da Braskem, em Camaçari, possuem 1278 parceiros que precisam concluir o 1º grau. Porém, 634 já retornaram a sala de aula desde 2006 e a meta é chegar a 100% até o final de 2007.

Gráfico XIV – Índice de Escolaridade 1º grau Gráfico XV – Índice de Escolaridade 2º grau

Para alcançar melhores resultados e elevar os índices de escolaridade na Braskem, foi programado para o mês de junho/07 o I Seminário de Boas Práticas na Gestão da Escolaridade, em parceria com o SESI/BA. O objetivo é promover a troca de experiência entre as empresas que participam do programa na gestão da escolaridade, bem como sensibilizar para a importância da gestão das salas de aula e as relações entre educação e produtividade.

O SESI promoveu um trabalho estatístico analisando os resultados das turmas (aproveitamento e assiduidade) e o acompanhamento realizado pela empresas (retorno dos relatórios, incentivos para quem está estudando). O resultado apontou

31,67%

22,26% 24,47%

4,75% 4,70%

1º grau incompleto 1º grau completo 2º grau Nível Técnico Nível Superior

Escolaridade 1º grau - Camaçari

Matriculados Demanda

1278

51%

634

Escolaridade 1º grau - Camaçari

Matriculados Demanda

1278

51%

634

Escolaridade 2º grau - Camaçari

207

843 23%

Demanda Matriculados

Escolaridade 2º grau - Camaçari

207

843 23%

(11)

que quanto maior for monitoramento das empresas, melhor será o resultado dos alunos.

3.2. Qualificação

Em 2006 foram qualificados 451 parceiros - com destaque para as atividades de montador de andaimes e pintor industrial.

Gráfico XVI – Índice de Qualificação

3.3. Certificação

No aspecto da certificação foram priorizadas as funções de caldeireiro, mecânico, eletricista e instrumentista pela entidade ABRAMAN.

Existe uma demanda de 237 profissionais aptos a realizarem a certificação, dentre os quais 185 já estão com o processo iniciado.

Gráfico XVII – Índice de Certificação

Tabela II – Acompanhamento da certificação

Certificação - Camaçari

32 237 17% Demanda Certificados

Certificação - Camaçari

32 237 17% Demanda Certificados

(12)

4. Ganhos com o projeto

Um estudo realizado pela Ernest Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas 7 e divulgado na revista Exame conclui que as empresas brasileiras com

ambição de competir em escala internacional terão de suprir eventuais deficiências no capital humano disponível com programas permanentes de formação de pessoal. O mesmo trabalho aponta que profissionais com maior escolaridade são mais capazes de absorver tecnologia e trabalhar com eficiência.

A Braskem acredita que desenvolvendo os seus parceiros atingirá os seus objetivos e metas a longo prazo. Os ganhos diretos observados a curto prazo são:

• aumento da motivação dos parceiros, com casos de pessoas que concluíram etapas com 100% de freqüência nos cursos à noite;

• melhoria da empregabilidade para o mercado;

• incremento do indicador de produtividade da planta de 38% para 50%; • redução do número de acidentes e incidentes no trabalho.

O trabalho de acompanhar e estimular pessoas adultas, que trabalham durante o dia, a retornarem a sala de aula, não é simples. É necessário conscientizar, viabilizar o acesso e reconhecer os que mais se destacaram.

A Braskem realiza periodicamente reuniões de acompanhamento e anualmente premia os fornecedores que mais se destacaram ao longo do ano.

A educação é o motor do crescimento e da produtividade e infelizmente no Brasil é um processo deficiente, burocrático e que precisa ser aprimorado às necessidades de quem precisa estudar. A Braskem acredita que agindo de forma conjunta com seus parceiros na escolaridade e qualificação, irá atingir melhores resultados e se tornar uma empresa de classe mundial.

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Incluir declaração original com firma reconhecida em cartório esclarecendo os créditos nas respectivas contas CASO divirjam da renda declarada.Extrato atualizado do CNIS completo

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Ou seja, há qualquer coisa de narrativo que está a sustentar o filme e que me permite depois fazer as minhas derivas, e tenho verificado que isso, do ponto de vista da comunicação