• Nenhum resultado encontrado

nosso Boletim Informativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "nosso Boletim Informativo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATENÇÃO Visite o novo site dos Diáconos Batistas do Estado do Rio de Janei-ro: www.adiberj.org

TEMA E DIVISA DA CBB

“O aperfeiçoamento dos santos no cultivo da celebração”

Divulgarão a memória de tua muita bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça ” (Sl. 145:7)

Verdade se tornou uma palavra pesada, politicamente incorreta, cha-ta. Para a sociedade atual, desejável certamente não é. Em muitas situações, ainda que comprovadamente seja uma verdade absolutamente verdadeira, ela só incomoda, causa desconforto, é desprezada, por vezes ridicularizada e, em suma, não é nenhum pouco bem vinda.

Todas as tendências do pós-modernismo fragilizaram a verdade com extrema eficiência. A ideia foi simples. E astuta. Nada de ir contra ou se opor a verdade, bastaria se criar inúmeras alternativas de verdades aparentemen-te tão verdadeiras e boas quanto a única. Ou seja, sem absolutos, sem ver-dade absoluta. Agora cada um tem sua verver-dade, com sua cor, seu número, com encaixe sob medida, enfim, uma verdade com o figurino de cada um. Neste ambiente que se criou, no qual se aprovou e a grande maioria aderiu, o tema ficou indigesto. Os rótulos para aqueles que procuram de-fender, expor e proclamar a verdade são conhecidos: arrogantes, fun-damentalistas, donos da verdade, juízes, orgulhosos, intolerantes. Rótulos que facilmente grudam e, por incrível que possa parecer, têm pinta de verda-de aos olhos do granverda-de público, pois trata-se verda-de protestos e argumentos que exalam liberdade. Portanto na moda e na agenda de todo grupo que luta por seus direitos. Basta observar pelo que marcham as vadias, os pró legalização da maconha, a ala que quer porque quer o sexo livre sem limites ou precon-ceitos, etc.

Neste contexto, para acomodar preferências, se criou algo nojento, as bíblias fatiadas. Explico. É mais ou menos como comprar frios na padaria. Não quero a peça inteira, só quero 300 gramas de cada frio da minha prefe-rência. O alimento sólido foi transformado num lanchinho. E lanchinho, sem todos os nutrientes espirituais para uma completa e saudável vida cristã, passa bem longe do aviso de Jesus, é no discurso sobre sua missão que Ele enfatiza este alerta: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32

Que verdade? Seis capítulos depois, no mesmo evangelho, Jesus de-clara que Ele é o caminho, a verdade e a vida. No primeiro capítulo, também em João, é afirmado que o verbo se fez carne. A palavra é Jesus. Jesus é a palavra. Logo, se Ele é a verdade, a verdade da qual Ele fala está na palavra, ou seja, Ele mesmo na sua totalidade. Procure, em todos os livros da Bíblia

“A Verdade! Quem quer realmente conhecer”

FEVEREIRO DE 2013

BOLETIM INFORMATIVO Nº 002

CONTEÚDO Artigos; Atividades; Agenda; Últimas Notícias; Aniversariantes; E muito mais...

ATENÇÃO

Senhores Presidentes e Coordenadores de Secções, favor enviar para o e-mail :

adiberj@adiberj.org

todas as programa-ções e atividades de sua Secção para que possamos publicar em nosso Boletim Infor-mativo e também no site. Quaisquer dúvidas entre em contato conosco através do telefone: (22) 2783-2232/(22)8117-9777

ÊNFASE, TEMA E DIVI-SA DA CBB

Boletim Informativo

“...Até que Cristo seja f o r m a d o e m vós." (Gálatas 4.19b). .

Nesta Edição

“DESAFIADOS À PRÁTICA DA BÍBLIA PARA SER PADRÃO DE INTEGRIDADE”

"Ser como Cristo praticando a Bíblia! "

(2)

você encontrará Jesus, a verdade que liberta.

O que pedaços ou fatias da verdade produzem? Talvez o que temos visto aos montes nas igrejas, pessoas atoladas nos mais variados dramas. Confessando a Cristo, porém dramati-camente acorrentadas aos mais variados pecados, vícios, decadências, misérias. Dar atenção apenas as verdades convenientes geram vidas inconvenientes. E iludidas. E tristes. E presas.

Ora, a liberdade proposta por Cristo é fruto do conhecer a verdade. Conhecer é relacio-nar-se. É interação. A medida que me relaciono com a verdade para a qual Cristo me convida vou experimentando a liberdade na perspectiva bíblica, que nem é necessário argumentar, é o oposto da liberdade na perspectiva secular.

Por conta de tudo isso cresce o número dos que optam pela autopiedade e o complexo de vitimização. C. S. Lewis acerta bem no alvo ao comparar a busca de conforto por parte dos que se sentem injustiçados, e a busca da verdade por parte dos que compreenderam que preci-sam e dependem dela independentemente da dor que tal busca possa representar:

“Se você buscar a verdade poderá encontrar conforto no fim. Se buscar conforto não o alcança-rá, e tampouco a verdade, mas apenas bajulação e ilusões no começo e desespero no fim.”

Por Edmilson Mendes

...e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. ”

(Tiago 5:16)  Dc. Darcy Ismael dos Santos - Associação Ebenézer;  Dc. Otacílio Soares da Silva - Associação Belforroxense;  Dc. Noé Louzada - Associação Iguaçuana;

 Dsa. Amélia Hermínia de C. Marins ;  Dc. Diamantino Neves;

 Dsa. Catarina Anacleto;

 Dc. Rosevelt Tavares de Lima - Associação Nilopolitana;  Dc. Jurandir Corsino - Associação Ebenézer;

 Dc. Raimundo Severino de Oliveira - Associação Meritiense;  Dc. Herani Rocha Molina;

 Dc. Lair Vares de Almeida - Associação Norte Fluminense.

(3)

Visite nosso site na Web : www.adiberjnf.org.br

“Bem aventurados os que morrem no Senhor”

(Ap. 14:13)

Dc. Joaquim Neto do Cabo - Associação Batista Iguaçuana;

Dsa. Edir Ferreira Cândido - Associação Batista Extremo Norte.

FEVEREIRO

04/02 - Dc. Paulo Roberto Muniz Ribeiro; Dc. Samuel Vares Gomes da Silva; 05/02 - Dsa. Agueda Maria Severo de Souza; 07/02 - Dc. Alan Maykon Amaral Gomes; 09/02 - Dc. Nilton Vieira de Brito; 10/02 - Dc. Eli Vicente Figueiredo; 11/02 - Dc. Epitácio Cordeiro da Silva;

Dsa. Luciana de Souza Pacheco Aguiar; 14/02 - Dc. Antônio Dias Ladeira;

15/02 - Dc. Almir José do Amaral; 18/02 - Dc. Joel Mota Afonso; Dc. Diamantino Neves;

22/02 - Dc. José da Piedade Silveira Prudêncio; 23/02 - Dc. José Lara Siqueira Filho;

26/02 - Dc. Alzeri Cordeiro; 27/02 - Dc. Josué Cândido;

28/02 - Dc. Manoel Neves da Silva;

Ensina-nos a contar os

nos-sos dias, de tal maneira que

alcancemos corações

sá-bios(Salmos 90:12).

(4)

VEJA TODAS AS DIRETORIAS ELEITAS NA 93ª ASSEMBLEIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA

Diretoria da Convenção Batista Brasileira: Presidente: Luiz Roberto Silvado;

1º Vice-Presidente: Lyncoln Pereira Araújo; 2º Vice-Presidente: Oliveira de Araújo; 3º Vice-Presidente: Eber Silva;

1ª Secretária: Alzira Bittencourt Araújo; 2ª Secretária: Iracy Leite;

3º Secretário: José Laurindo Filho; 4ª Secretária: Tânia Maria Kammer.

Ordem dos Pastores Batistas do Brasil:

Presidente: Estevão Fernandes de Oliveira - João Pessoa – PB; 1° Vice-Presidente: Hilquias da Anunciação Pain - Curitiba – PR; 2º Vice-Presidente: Vanderlei Batista Marins - São Gonçalo – RJ; 3° Vice-Presidente: Aloísio Penido Bertho - Juiz de Fora – MG;

(5)

Visite nosso site na Web : www.adiberjnf.org.br

Associação Brasileira de Instituições Batista de Ensino Teológico: Presidente – Pr. Dr. Jaziel Guerreiro Martins;

Vice Presidente – Pr. Dr. Lourenço Stelio Rega; 1º Secretário – Pr. Abelardo Rodrigues de Almeida; 2º Secretário – Pr. Dr. Gustavo Soldati Reis;

Diretor Executivo – Pr. Chales Ferreira Henriques. Associação Nacional de Escolas Batistas: Presidente – Gézio Medrado;

1º Vice Presidente – Valseni Braga;

2º Vice Presidente – Amilton Ribeiro Vargas;

1º Secretária – Rosemeire Santos da Conceição Marinho; 2º Secretário – Firmino Alves Campelo.

Associação dos Músicos Batistas do Brasil: Presidente - Ery Zanardi

Vice Presidente - Rubens Oliveira 1º Secretário - Flávio Quirino 2º Secretário - Anderson Costa

Associação dos Diáconos Batistas do Brasil: Presidente - José Octavio dos Santos (FL)

1º Vice Presidente - Gilberto Nunes da Silva (MG) 2º Vice Presidente - Antonio Soares (FL)

1º Secretário - Vilma Rodrigues (PE) 2º Secretário - Damaris Beatriz (PE) 1º Tesoureiro - José Marques (FL) 2º Tesoureiro - Deusdedt H. (SP)

União de Esposas de Pastores Batistas do Brasil: Presidente - Cássia Virginia Guimarães Cavalcanti (PE) 1ª Vice Presidente - Elma Maria Souza Ramos (PB) 2ª Vice Presidente - Iracy de Araújo Leite (PE)

3ª Vice Presidente - Ilka Mendonça dos Anjos Duarte (FL) 1ª Secretária - Débora Silva Lins e Silva (SP)

2ª Secretária - Dayse Vespasiano de Assis (SE) Tesoureira - Edna Barreto Antunes dos Santos (FL)

(6)

“A IGREJA DA MODA”

Outro dia passei de carro juntamente com minha esposa em frente uma escola na agradável e pacata cidade de Niterói. Lembro que na ocasião fiquei impressionado com a quantidade de automóveis pa-rados em frente ao educandário. No mesmo instante, tomado por perplexidade, emiti um comentário dizendo: "Quanta gente! Essa escola está absolutamente lotada!" Mal terminei de falar, minha esposa replicou dizendo: "Essa é a escola da moda. Eles nem são tão bons assim, o ensino não é dos melho-res e os professomelho-res nem são tão qualificados, mas é a escola da moda."

Pois é, não sei se você já percebeu mais entre as igrejas é assim também. Por incrível que pareça existem igrejas que se transformaram em Igrejas da moda e como tais estão absurdamente lotadas, todavia, o fato de estarem repletas de pessoas não significa necessariamente que sejam saudá-veis. Na verdade, ouso afirmar que algumas igrejas da moda, além de possuírem um púlpito fraco, possuem uma Escola Bíblica deficiente, cujos pastores e professores são desprovidos de bom conteú-do teológico.

Bom, isso não importa não é mesmo? O que vale é que o povo está sendo "abençoado" não é verda-de? Lamento lhe contrariar, mas importa e muito, até porque o fato de ser membro de uma igreja saudável não significa necessariamente fazer parte da igreja da moda.

Isto posto, gostaria de elencar algumas diferenças entre uma igreja saudável e uma igreja da moda: Uma igreja saudável vive para glória de Deus; uma igreja da moda vive para o engrandecimento do seu próprio nome.

Uma igreja saudável adora; uma igreja da moda promove entretenimento.

Uma igreja saudável prega a Palavra; uma igreja da moda anuncia conceitos de autoajuda.

Uma igreja saudável prega Cristo e a necessidade de arrependimento e conversão; uma igreja da moda prega como ser próspero.

Uma igreja saudável prega o evangelho; uma igreja da moda prega o que dá certo.

Uma igreja saudável prega, vive e ama as Escrituras; uma igreja da moda relativiza a Palavra do Se-nhor.

Uma igreja saudável vive em comunhão; uma igreja da moda promove ajuntamento descompromis-sado.

Uma igreja saudável estuda as Escrituras; uma igreja da moda defende as ideias da psicanálise. Uma igreja saudável jamais negocia a verdade; uma igreja da moda desconhece a verdade. Uma igreja saudável é centrada no evangelho; uma igreja da moda é personalista.

Uma igreja da saudável permanece; uma igreja da moda esmore. Uma Igreja saudável persiste, uma igreja da moda desiste. Uma igreja saudável é; uma igreja da moda deixa de ser. Pense nisso!

Referências

Documentos relacionados

No artigo de Baldus (1962) têm-se um estudo sistemático sobre carimbos corporais utilizados por grupos indígenas brasileiros e alguns poucos carimbos arqueológicos localizados

- Refletir sobre a importância da solidariedade, laço entre as pessoas, para solidificar uma amizade (Ética, Cidadania e Amor Altruísta). Sugestões para o

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o padrão de uso de álcool, tabaco e outras drogas em funcionários de uma instituição privada de ensino superior de Curitiba por

O conhecimento do tipo e características da precipitação são muito importantes, não só no planejamento agrícola, mas também no acúmulo e manuseio da água, bem como na

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

7.1 Convertendo o setup interno para externo no posto alfandegado de Uruguaiana Shingo (1996) cita que o aumento no tamanho dos lotes de produção serve para reduzir os

Considerando a percepção da ausência de descrição detalhada das atividades de competência das unidades gestoras de contratos após a pesquisa documental; a possibilidade