• Nenhum resultado encontrado

ATUALIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATUALIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ATUALIZAÇÃO DE

RESPONSABILIDADE SOCIAL

CORPORATIVA

(2)

UMA MENSAGEM DA

NOSSA EXECUTIVA

The Walt Disney Company

é uma das empresas mais reconhecidas no mundo, conhecida por ampliar os limites da criatividade e inovação para produzir experiências de entretenimento incríveis que encantam e impressionam as pessoas em todo o mundo. Igualmente importante para nós é o fato de sermos considerados uma das empresas mais respeitadas e admiradas do mundo. Portanto, tudo o que leva nosso nome também reflete nosso forte compromisso de sempre agir com ética, criar conteúdo e produtos com responsabilidade, manter locais de trabalho respeitosos, investir nas comunidades e ser bons vigilantes do meio ambiente.

Alinhar nossos objetivos de negócios e estratégia com nosso compromisso de sermos bons cidadãos corporativos é mais do que um "prazer em fazer"; para nós, é um imperativo comercial. Os consumidores estão cada vez mais procurando empresas que agem com propósito e são líderes em questões importantes para eles. Percebemos a importância de implementar nossos compromissos de responsabilidade social corporativa no contexto operacional e de negócios da nossa empresa. Não há dúvida de que o mundo em que operamos está passando por uma tremenda mudança ambiental, social e geopolítica. A fim de alcançar sucesso financeiro a longo prazo, devemos levar em conta esses fatores e usar nossos compromissos como forma de nos concentrar e construir uma estratégia em torno de um futuro sustentável. Quando olhamos para trás, tenho orgulho de informar que 2018 foi um ano marcante no que diz respeito aos nossos esforços de responsabilidade social corporativa. Enquanto permanecemos firmes em nosso trabalho de sermos uma empresa honrosa, continuando a reduzir nosso impacto ambiental, envolvendo membros de nossas comunidades de maneira produtiva e assegurando que nossos produtos sejam feitos de maneira ética, também tomamos a decisão de expandir nosso foco em outras áreas que acreditamos nos permitirão ter o maior impacto através de nossa filantropia.

Em março, anunciamos a criação de uma nova iniciativa de alcance comunitário e filantropia em toda a empresa, a Disney Team of Heroes. Por meio da iniciativa da Disney Team of Heroes, a The Walt Disney Company estará destinando USD 100 milhões nos próximos cinco anos para proporcionar conforto e inspiração a crianças e famílias em hospitais infantis ao redor do mundo. Ao usar os melhores recursos e capacidades da Disney, daremos vida às nossas histórias atemporais de maneiras inovadoras que aliviam o estresse de uma internação hospitalar de pacientes jovens e suas famílias. Nosso primeiro piloto estará sendo lançado no Texas Children's Hospital em Houston, em abril de 2019, com planos de expansão a outros hospitais em todo o país e ao redor do mundo. Além disso, ao longo de 2018, continuamos construindo salas de jogos com temática Disney em hospitais na China, inauguramos o Disney Reef no Great Ormond Street Hospital em Londres e apresentamos roupas com temas da Disney para pacientes usarem no Hong Kong Children's Hospital. Em 2018, também adotamos medidas ousadas para promover nosso compromisso com a gestão ambiental, concentrando-nos no uso de recursos com sabedoria e protegendo o planeta à medida que operamos e desenvolvemos nossos negócios. Temos orgulho em dizer que superamos nossa meta de 2018 para manter o uso de água potável nos níveis de 2013. Mesmo com um crescimento maior do que o planejado, em 2018, reduzimos nosso consumo de água em quase 6% em relação a 2013. Em julho de 2018, anunciamos que até meados de 2019, a The Walt Disney Company eliminará canudinhos e pazinhas plásticos em todos os nossos locais ao redor do mundo, totalizando uma redução de mais de 175 milhões de canudinhos e 13 milhões de pazinhas anualmente. Além disso, anunciamos que, nos próximos anos, faremos a transição para comodidades recarregáveis nos quartos de nossos hotéis, bem como em nossos navios de cruzeiro, que reduzirá os plásticos nos quartos em 80%. Também estamos concluindo nosso trabalho para eliminar copos de poliestireno em nossos próprios negócios. Essas etapas fazem parte do nosso esforço de longo prazo em reduzir os plásticos descartáveis.

No ano passado, a Disney levou o Pantera Negra para as telas de cinema em todo o mundo. Até o momento, o desempenho recorde do filme (mais de USD 1,3 bilhão) o coloca entre os 10 maiores filmes de todos os tempos - tornando-se não apenas um fenômeno cultural, mas quebrando a antiga crença de que filmes baseados em culturas diversas não poderiam se tornar sucessos de bilheteria globais. O Pantera Negra é o exemplo mais recente de como nosso foco estratégico em diversidade e inclusão na tela, bastidores e em todos os nossos segmentos de negócios gera inovação e excelentes resultados comerciais.

Os consumidores se importam muito com a forma como operamos como empresa. Sempre nos empenhamos em promover locais de trabalho seguros, inclusivos e respeitosos, onde quer que os produtos da marca Disney sejam produzidos. Em setembro passado, anunciamos a mais recente leva de investimentos por meio do nosso Programa de investimentos da cadeia de suprimentos, com o objetivo de promover soluções que abordam questões trabalhistas sistêmicas nas cadeias de suprimentos globais. Desde 2012, a Disney investiu quase USD 19 milhões em projetos inovadores em todo o mundo.

Estamos orgulhosos do fato de que a Disney e nossos funcionários ajudaram em vários desastres naturais que afetaram as comunidades em 2018. O furacão Florence foi um golpe histórico e devastador para as famílias das Carolinas; a resposta foi imediata e impressionante e serviu como um ótimo exemplo do tremendo impacto que pode ser alcançado quando as pessoas se reúnem e se apoiam mutuamente em momentos de necessidade. A The Walt Disney Company assumiu um compromisso financeiro para ajudar as pessoas afetadas pelo furacão com abrigo, suprimentos de emergência, assistência médica, refeições e outros serviços que salvam vidas. Além disso, a cobertura e o alcance de oito estações do nosso Grupo de Televisão ABC levaram os espectadores a contribuir com a causa por telefone e contribuições online. As doações elegíveis dos funcionários da Disney também foram comparadas dólar a dólar através do nosso programa Disney Employee

Matching Gifts. Isso faz parte de mais de USD 332 milhões em doações de caridade que fornecemos a organizações no ano passado.

Estamos muito orgulhosos dessas e de muitas outras realizações e pretendemos continuar a nos desafiar para garantir que nossos compromissos e iniciativas se concentrem nas áreas de maior impacto para nossos negócios e nossas comunidades. A base desses esforços contínuos reflete nossos valores e nosso legado, bem como o amplo alcance e os recursos da The Walt Disney Company. Apreciamos seu apoio e interesse em nossos esforços em sermos uma corporação com boas práticas de cidadania e nos orgulhamos em compartilhar nossas conquistas com você. Ao nos empenharmos em alcançar nossas metas no próximo ano, você pode ter certeza de que continuaremos a encontrar maneiras de fazer uma diferença positiva enquanto buscamos novas oportunidades para maximizar nosso impacto positivo no mundo que nos cerca.

Atenciosamente,

CHRISTINE M. MCCARTHY

VICE-PRESIDENTE EXECUTIVA SÊNIOR E DIRETORA FINANCEIRA

THE WALT DISNEY COMPANY

Continuaremos

a nos desafiar

para garantir

que nossos

compromissos

e iniciativas se

concentrem nas

áreas de maior

impacto...

"

"

(3)

Acreditamos que nosso trabalho em operar uma empresa

honrada e socialmente responsável é um investimento

a longo prazo que nos beneficia hoje e que tem o

potencial de alcançar um impacto ainda maior no apoio

a crianças e famílias ao redor do mundo no futuro.

As metas são uma importante ferramenta que ajudam

a direcionar nossas ambições e medir nosso progresso

e as avaliaremos regularmente para verificar seu

alinhamento com nossa visão estratégica.

Com base no ano fiscal da The Walt Disney

Company, exceto onde especificado que a

meta é apresentada por ano civil.

Todas as datas das metas referem-se ao final de ano

fiscal da The Walt Disney Company (que começa

em outubro e termina em setembro), a menos que

o contrário seja especificado. Por exemplo, quando

uma meta estabelece "Até 2018", queremos dizer

até o final do ano fiscal de 2018 ou até o final de

setembro de 2018.

Dinâmico e sujeito a atualizações ou alterações.

Definir objetivos e metas não é um processo estático.

Continuaremos a avaliar a viabilidade e a utilidade

dessas metas.

Ambas aspiracionais e realizáveis.

Algumas dessas metas representam as nossas

aspirações mais ambiciosas. Às vezes, apesar dos

nossos esforços, o mercado e outras condições

podem afetar nossa capacidade de atingir estes

objetivos.

Com tempo limitado e prospectivos.

Esta atualização contém as metas e objetivos

prospectivos. Essas metas estão sujeitas a alguma

incerteza; sua conclusão não é garantida. Elas

também podem ser ajustadas à medida que as

prioridades de negócios e outros fatores externos

evoluem.

DEFINIÇÕES DE META

DESEMPENHO DE 2018 EM METAS

Desempenho em metas

MEIO AMBIENTE

Emissões

NO CAMINHO

CERTO

ALCANÇADO

NO CAMINHO

CERTO

Resíduos

Água

HORAS DE VOLUNTARIADO

Horas de VoluntEARS

NO CAMINHO

CERTO

VIDA SAUDÁVEL

Venda por Atacado

Licenciada Vendas de

Alimentos

NO CAMINHO

CERTO

NO CAMINHO

CERTO

Publicidade global

(4)

METAS

EMISSÕES

RESÍDUO

ÁGUA

NO CAMINHO

CERTO

NO CAMINHO

CERTO

ALCANÇADO

reduzir as emissões

líquidas em 50%, a partir

dos níveis totais de 2012.

atingir 60% em resíduos

desviados de aterros

e incineração.

manter o consumo de

água potável nos níveis de

2013 nos locais existentes.

Desenvolver planos de

conservação de água para

novos locais.

reduzimos nossas

emissões líquidas em 44%

a partir dos níveis de 2012.

alcançamos uma taxa de

54% de desvio de resíduos

operacionais, gerados a

partir de nossos Parques e

resorts temáticos, estúdios

e escritórios.

reduzimos o consumo de

água potável em 5,8% em

relação à linha de base

de 2013. O Shanghai

Disneyland Resort

desenvolveu um plano

de conservação de água.

ATÉ 2020

ATÉ 2020

ATÉ 2018

EM 2018

EM 2018

EM 2018

(5)

HORAS DE

VOLUNTARIADO

VIDA SAUDÁVEL

NO CAMINHO

CERTO

NO CAMINHO

CERTO

NO CAMINHO

CERTO

contribuir com mais de

5 milhões de horas de serviço

comunitário prestadas pelos

funcionários através do

programa Disney VoluntEARS.

O Disney VoluntEARS

prestou mais de 600.100 horas

de serviço voluntário na

forma de competências,

tempo e esforço em

comemoração ao 35º

aniversário do programa.

Elevando o total para

quase 4 milhões de horas

de serviço do Disney

VoluntEARS desde 2012.

ATÉ 2020

EM 2018

META

aumentar para 85% o

percentual das vendas de

alimentos por atacado,

globalmente licenciadas,

dedicadas à alimentação

diária que atende às

nossas Diretrizes globais

de nutrição, e continuar

a cumprir nossa meta de

85% na América do Norte.

a nível global, toda a

publicidade controlada

pela Disney em plataformas

de mídia voltadas para

crianças e sites da Disney

voltados para famílias com

crianças pequenas será com

alimentos e bebidas que

atendam nossas Diretrizes

globais de nutrição.

continuamos a cumprir

a diretriz de 85% na

América do Norte.

Também atingimos o

objetivo da diretriz de 85%

globalmente em 2018.

cumprimos esse objetivo nos

EUA. Continuamos a progredir

em direção a este objetivo,

a nível global.

ATÉ 2020

ATÉ 2020

EM 2018

EM 2018

(6)

TABELA DE DADOS

LOCAIS DE TRABALHO

2018

1

2017

2016

Funcionários globais11,12 183.677 180.154 178.985 Percentagem minoritária12 (Funcionários dos EUA) 42% 42,8% 40% Percentagem minoritária12 (gerenciamento, EUA) 25,1% 25,3% 24,4% Percentual feminino12 (funcionários globais) 53,1% 52,9% 52,7% Percentual feminino12 (gerenciamento, global) 43,4% 43,2% 43% Total de gastos diretos com minorias, mulheres, deficientes, veteranos,

veteranos incapacitados em serviço e empresas comerciais de propriedade LGBT (milhões, USD)13

USD 554,7 USD 432,7 USD 478,6 Treinamentos oferecidos (exclusivo)14 20.700 19.400 17.300 Número de treinamentos oferecidos14 1.027.500 1.027.800 1.025.200

CADEIA DE SUPRIMENTOS: IMPACTO

AMBIENTAL DA INSTALAÇÃO

Número agregado de instalações que fabricam produtos da marca Disney

durante o ano fiscal15 40.100 37.500 34.200 Número total de países15 102 100 96 Número de países com 1% ou menos do total de instalações 90 88 84

GESTÃO AMBIENTAL

2018

1

2017

2016

Emissões diretas2,3,9 (Toneladas métricas de CO2e) 897.523 843.195 866.219 Emissões indiretas2,3,9

(Toneladas métricas de CO2e) 1.027.874 1.034.240 912.877 Emissões direta + indireta combinadas2,3,9

(Milhões de toneladas métricas de CO2e) 1,93 1,88 1,78 Créditos de carbono recolhidos4,5 (Toneladas métricas de CO2e) 892.769 804.859 685.706 Emissões líquidas (Milhões de toneladas métricas de CO2e )2,3,4,5,9 0,98 1,03 1,09 Energia total (MWh)6,9 5.907.648 5.826.719 5.518.223 Percentual total de resíduos desviados de aterros e incineração (toneladas)7 54% 46% 45% Uso de água (bilhões de galões de água potável)8,9 6,49 6,9 7,04

FILANTROPIA ESTRATÉGICA

Doação corporativa (em dinheiro, milhões de dólares)10 USD 103,7 USD 104,5 USD 101,0 Doação corporativa (doações em espécie, milhões de dólares)10 USD 229,1 USD 244,1 USD 301,1 Horas de VoluntEARS 600.100 486.600 542.800

(7)

CADEIA DE SUPRIMENTOS: POSIÇÃO DAS

INSTALAÇÕES - DADOS DOS PAÍSES

16

2018

1

2017

2016

Número de instalações que fabricam produtos da marca Disney por país:

Número (% do total) China 10.050 (25%) 9.500 (25%) 9.000 (26%) Japão 8.300 (21%) 7.800 (21%) 7.200 (21%) EUA 4.850 (12%) 4.500 (12%) 3.700 (11%) Coreia do Sul 1.840 (5%) 1.790 (5%) 10500 (4%) Brasil 1.460 (4%) 1.380 (4%) 1.270 (4%) Itália 1.280 (3%) 1.290 (3%) 1.320 (4%) Taiwan 1.080 (3%) 990 (3%) 830 (2%) Índia 980 (2%) 820 (2%) 730 (2%) Reino Unido 870 (2%) 770 (2%) 730 (2%) França 820 (2%) 780 (2%) 710 (2%) Portugal 700 (2%) 620 (2%) 520 (2%) Alemanha 600 (1%) 600 (1%) 550 (2%) Todas as outras instalações (Em países <1% do total de instalações) 7.270 (18%) 6.660 (18%) 6.140 (18%)

CADEIA DE SUPRIMENTOS: PORCENTAGEM

DE RESULTADOS IDENTIFICADOS PARA

REMEDIAÇÃO

15,17, 18, 19, 20 Trabalho infantil 1% 1% 1% Trabalho involuntário 1% 1% 1% Coerção e assédio 0% 0% 0% Não discriminação 1% 1% 1% Associação 1% 1% 1% Saúde e segurança Fábrica 84% 85% 86% Saúde e segurança Dormitório 3% 3% 4% Remuneração: Salário mínimo 7% 8% 9% Remuneração: Salário de horas extras 11% 11% 13% Remuneração: Horas extrasFrança 66% 63% 61% Remuneração: Benefícios sociais 61% 59% 59% Proteção do meio ambiente 30% 33% 36% Outras leis 22% 25% 28% Subcontratação 2% 3% 5% Monitoramento e conformidade 8% 10% 11% Publicação 3% 4% 5%

VIDA SAUDÁVEL

2018

1

2017

2016

Porcentagem de Vendas de Produtos Alimentícios Licenciados Disney, Dedicada

a Alimentos Diários que Atendem às Diretrizes Nutricionais da Disney

Global 86% 79% 70% América do Norte21 Cumpre

a meta em 85% Cumpre a meta em 85% Cumpre a meta em 85%

NOTAS DE RODAPÉ DA TABELA DE DADOS

1. O ano fiscal da Disney geralmente vai do domingo mais próximo a 1º de outubro até o sábado mais próximo a 30 de setembro.

2. O limite para a meta de GHG da Disney inclui ativos próprios e operados (tais como Walt Disney Parks e Resorts, Disney Cruise Line e espaços comerciais), locais alugados (como Disney Stores e escritórios), bem como Produções (incluindo filmes, televisão, teatro e ESPN).

3. As emissões de gases do efeito estufa são medidas e calculadas de acordo com os princípios do World Resources Institute (WRI) e do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Protocolo do Gás de Efeito Estufa - "Uma Norma de Relatório e Contabilidade Corporativa, 2004, edição revisada" (Protocolo GHG).

4. Os créditos de carbono são de projetos desenvolvidos de acordo com padrões reconhecidos (por exemplo, Climate Action Reserve, Verified Carbon Standard, Gold Standard, etc.). Todos os créditos são verificados por revisores credenciados de terceiros. Os certificados de recolhimento para os créditos de carbono podem ser encontrados em nosso site.

5. Instrumentos contratuais e fatores de emissão específicos da fonte são usados no cálculo dos recolhimentos de crédito e das emissões líquidas para melhor refletir as operações comerciais da Disney. Com esses ajustes, as emissões diretas e indiretas combinadas da Disney para 2018 são de 1,87 milhão de MTCO2e.

6. A energia total inclui eletricidade, gás natural, água gelada, água quente, vapor, energia renovável e combustíveis.

7. O desvio inclui reciclagem operacional, compostagem, doações, itens vendidos e liquidados, itens enviados para arquivos, produção de energia térmica através de resíduos e produção de energia não térmica através de resíduos Os resíduos incluem aterro operacional e incineração sem recuperação de energia. As instalações incluem parques e resorts temáticos, ESPN, Enterprise Owned e Pixar. Excluem-se todas as propriedades arrendadas, lojas e centros de distribuição da Disney, emissoras de TV, emissoras da Radio Disney e todos os materiais de construção.

8. O limite para a meta de água da Disney inclui ativos próprios e operados (Theme Parks and Resorts, Disney Cruise Lines, espaços comerciais próprios, estúdios e ESPN). O consumo de água das lojas da Disney e os ativos arrendados são excluídos da meta. Os dados para a Disney de Xangai não estão incluídos neste valor, pois não faziam parte da linha de base de 2013. A linha de base de 2013 é de 6,86 bilhões de galões. 9. Os dados foram revisados a partir do Relatório de CSR de 2017 para refletir as correções feitas nos dados como resultado de revisões internas. 10. As doações corporativas em dinheiro incluem contribuições corporativas feitas pelo Fundo de Conservação da Disney (Disney Conservation

Fund). O apoio em espécie refere-se a qualquer contribuição não monetária composta por itens tangíveis ou suporte não tangível. As doações podem incluir, mas não se limitam a, valores estimados para mercadorias, ingressos para parques temáticos, alimentação, tempo de antena de serviço público (PSAs), apresentações de personagens/talentos e outros apoios de caridade. Devido a diferenças na distribuição, visualizações, programação, disponibilidades, preços, demanda do mercado e outras variáveis, os PSAs são avaliados de maneira diferente em nossas plataformas de mídia. Por exemplo, em alguns casos, os PSAs são avaliados com base em um preço médio de venda para um determinado período de tempo. Em outros casos, o valor é baseado em um valor médio de patrocinador em uma rotação da programação. Portanto, não usamos um método único para calcular os PSAs. No AF de 2017, houve doações únicas de produtos em excesso de uma linha de brinquedos descontinuada, juntamente com o apoio de publicidade e PSA para algumas iniciativas especiais (terremoto no México e Olimpíadas Especiais). No AF de 2018, essas doações não foram repetidas, mas parte da redução foi compensada por um aumento nas doações de ingressos de parques para iniciativas regionais especiais. 11. As estatísticas dos funcionários refletem nossa base de empregos no final de cada ano fiscal. O gerenciamento inclui nível de gerente e acima.

Havia aproximadamente 201.000 funcionários na The Walt Disney Company no final do ano fiscal de 2018.

12. Os números globais de diversidade de funcionários incluem todos os funcionários em nosso sistema SAP. Esse número exclui funcionários da Pixar e da Disneyland de Paris, incluindo funcionários ocasionais pagos nos últimos 60 dias, mas exclui contratações diárias e trabalhadores contratados. Os números e porcentagens minoritários incluem apenas funcionários baseados nos EUA. O Disney Cruise Line Shipboard é excluído das contagens domésticas.

13. Inclui gastos de primeiro nível com empresas que obtiveram certificação de uma agência de terceiros como sendo 51% pertencente, controlada e operada por uma minoria, mulheres, deficientes, veteranos, veteranos incapacitados em serviço ou uma pessoa lésbica, gay, bissexual ou transgênero. 14. Para dados relacionados a treinamento, os números representam todos os funcionários da D Learn, excluindo a Pixar, a Disneyland de Paris e os

trabalhadores contratados. Os participantes podem assistir a mais de um treinamento. O treinamento inclui cursos online, aulas e treinamento no trabalho.

15. Os dados incluem instalações ativas em qualquer ponto durante o ano fiscal, arredondadas para a centena mais próxima. 16. As instalações totais são aproximadas e arredondadas (para dados de instalações do país).

17. A Disney usa os Indicadores de Governança do Banco Mundial (WGI) como principal recurso para identificar e comparar áreas de risco e determinar onde concentrar nossos recursos e requisitos de monitoramento. Consulte nossa Política de países com fornecimento autorizado.

18. O Programa International Labor Standards (ILS) ( Normas Internacionais do Trabalho (NIT} trabalha em prol da melhoria contínua e sustentável das condições de trabalho nas instalações que fabricam os produtos da marca Disney. Todas as violações do Código de Conduta identificadas em instalações ativas como resultado de auditorias ou avaliações devem ser corrigidas ou remediadas dentro do período de tempo e da maneira estabelecida pelo Programa ILS, como uma condição de uso contínuo da instalação para a fabricação de produtos da marca Disney.

19. A cadeia de suprimentos para produtos da marca Disney experimenta flutuações rotineiras em instalações ativas. Em 2018, aproximadamente 22% do total de nossas instalações foram novas fabricantes de produtos da marca Disney, o que dificulta qualquer comparação entre os anos. 20. As reduções nas descobertas para essas categorias são resultado de nossos esforços contínuos para envolver licenciados e fornecedores

comprometidos em atender aos requisitos do programa ILS da Disney.

21. O cálculo norte-americano (inclui EUA e Canadá) exclui os acordos contratuais antes de 2006 e se alinha com as classificações industriais em evolução para produtos que contribuem para a nutrição infantil. Continuamos a avaliar internacionalmente as evoluções das classificações do setor.

(8)

PARA APRENDER MAIS, VISITE

TheWaltDisneyCompany.com

E SIGA

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química em café verde e associá-la a capacidade antioxidante de café torrado de cultivares modernas de cafés provenientes de

61% Branca de neve. Os filmes da Disney fazem parte da programação nos Parques. Mickey Mouse é um personagem de desenho animado e que se tornou o símbolo da Walt Disney.

“Faça o que você faz tão bem que aqueles que o vejam fazer o que você faz voltam para vê- lo fazê-lo novamente e dizer aos outros que eles devem ver você fazer o que você

Os tratamentos podem incluir ainda na mesma sessão, tratamentos de vasos discretos da face •LimeLight ™ Rosácea Textura da pele Textura - Derme papilar Efeitos da gravidade -

No verão dos EUA de 2019, o Walt Disney World Resort convidará os Visitantes e os fãs de basquete para participar de uma empolgante experiência na nova NBA Experience, no

Sanitário OGU 12,81.. SAN 3215.2.3007/2010 CE Estado Viçosa do Ceará Ceará/CE - rede coletora, ligações Ampliação do SES de Viçosa do prediais, estações elevatórias,

Assim, os bolsistas do PIBID – química do IFPE Campus Vitória de Santo Antão decidiram investigar se alguns professores conhecem as contribuições que essa metodologia de

As áreas de metragem quadrada usadas neste folheto incluem as paredes exteriores que cercam a unidade e metade da parede de divisão que separa unidades e áreas sob o telhado, mas