• Nenhum resultado encontrado

A EVOLUÇÃO DO VOLUME DE RESERVATORIO ARTIFICIAL COMO INDICADOR DE ASSOREAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A EVOLUÇÃO DO VOLUME DE RESERVATORIO ARTIFICIAL COMO INDICADOR DE ASSOREAMENTO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A EVOLUÇÃO DO VOLUME DE RESERVATORIO ARTIFICIAL COMO

INDICADOR DE ASSOREAMENTO

Jéssyca Stanieski de Souza 1*; Jamil Alexandre Ayach Anache 2; Luiz Augusto Araujo do Val3 ; Carlos Nobuyoshi Ide4 & Teodorico Alves Sobrinho4

Resumo –A avaliação multitemporal do volume de reservatórios é importante para o controle do processo de sedimentação e consequente assoreamento dos mesmos. Desta forma, levantamentos batimétricos são necessários para que esta tarefa seja executada. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo determinar o volume de um reservatório artificial para fins paisagísticos, denominado Lago do Amor, localizado no campus na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em diferentes datas e desta forma avaliar o processo de assoreamento que está ocorrendo. Foram determinados os volumes e as áreas da represa nos anos de 2002, 2008, 2011 e 2013, utilizando diferentes metodologias de medição e análise geoestatística. Observou-se que os parâmetros de área, profundidade e volume decrescem linearmente ao longo dos anos e que em aproximadamente 38 anos o Lago do Amor estará completamente assoreado caso nenhuma medida para prologar o seu tempo de vida seja feita.

Palavras-Chave – Sedimentação, geoestatística, batimetria.

THE EVOLUTION OF AN ARTIFICIAL RESERVOIR VOLUME AS A

SEDIMENTATION INDICATOR

Abstract – The reservoir volume time lapse evaluation is important to control its sedimentation process. Thus, bathymetric surveys are required for this task. Thus, this study aims to determine the volume of Lago do Amor, an artificial reservoir located in the campus of the Federal University of MatoGrosso do Sul, in different dates and thus evaluate the process of sedimentation that is occurring. We determined the volumes and areas of the reservoir in 2002, 2008, 2011 and 2013, using different methodologies for measuring and geostatistical analysis to calculate the volumes. It was observed that the parameters area, depth and volume decreased linearly over the years and in 38 years approximately Lago do Amor will be completely clogged, if no measures to prolong its lifetime be made.

Keywords – Sedimentation, geostatistics, bathymetry.

1

*Aluna de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais - PGTA, Bolsista CNPq, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Cidade Universitária, S/N, CEP 79070-900, Campo Grande, MS,

(2)

INTRODUÇÃO

O assoreamento é o principal problema que afeta os lagos implicando na diminuição do volume de água utilizável, e reduzindo a quantidade de energia gerada, tendo como causa principal a água da chuva que transportam sedimentos em suspensão ou diluição e que são retidos através da sedimentação/decantação e pelo atrito com a superfície de fundo (Cabral, 2005).

Os processos da sedimentação podem ser complexos. Os sedimentos transportados pelo sistema fluvial são primeiramente depositados devido à redução de velocidade da água no reservatório. À medida que os sedimentos se acumulam no lago, a capacidade de armazenamento de água do mesmo vai diminuindo. Enquanto uma contínua deposição ocorre, há uma distribuição de sedimentos nos reservatórios cuja forma é influenciada pela operação e também pela ocorrência de grandes enchentes (Carvalho, 2000).

Todos os reservatórios, qualquer que seja sua finalidade, destinação, tamanho e características de operação estão fadados a ter a sua capacidade de armazenamento parcial ou totalmente tomada pelos sedimentos, proporcionando o processo de assoreamento. (Cabral, 2005)

De acordo com Brune & Allen (1941) os principais fatores que influenciam a deposição dos sedimentos em reservatórios são:

• a quantidade de sedimentos que adentra no reservatório; • a capacidade de retenção do reservatório;

• a quantidade de sedimentos acumulado no mesmo; • o modo de operação do reservatório.

Segundo Krug e Noernberg (2005), levantamentos batimétricos são cruciais para a navegação em qualquer corpo aquoso, além de serem necessários para as modelagens hidrodinâmicas e acompanhamento de processos de erosão ou assoreamento. Resck et al, (2007) destaca importância para o conhecimento das características morfométricas possibilitando um maior entendimento da estrutura e do funcionamento dos ambientes aquáticos. Esses mapas constituem um importante subsídio para a realização de estudos sobre evolução de assoreamento, qualidade da água e ictiofauna, entre outros. O conjunto dessas informações torna-se de grande valia no direcionamento de ações de conservação de corpos d’água.

Segundo Carvalho et al (2000), a determinação da nova capacidade e do grau de assoreamento são as principais finalidades do levantamento topo-batimétrico.

Neste trabalho serão obtidos os seguintes produtos do levantamento:

• determinação do volume de água ou capacidade do reservatório nas condições atuais (da época do levantamento), sendo a capacidade remanescente e três datas anteriores distintas;

• determinação da nova área do espelho d’água e geometria do leito do reservatório;

• quantificação do sedimento assoreado no período, por comparação com levantamentos anteriores;

• avaliar o processo de assoreamento no período considerado.

MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado em reservatório artificial para fins paisagísticos, denominado Lago do Amor, localizado no campus na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Longitude xx e Latitude).Primeiramente foram levantados os dados de batimetria do lago realizada nos anos de 2002 e 2008. Os dados de 2002 foram obtidos de carta náutica disponível (Figura 1), enquanto que o levantamento de 2008 foi realizado pela equipe da UFMS.

(3)

Figura 1. Base de dados para a batimetria de 2002.

Após os devidos ajustes na escala da carta náutica disponível,seus pontos e perímetro foram digitalizados em ambiente SIG. O levantamento de 2008 foi concebido com a utilização de GPS geodésico e de um profundímetro, sendo que foram obtidos perfis do fundo do lago. Os dados batimétricos de 2011 e 2013 foram levantados através do método acústico, utilizando-se o equipamento RiverSurveyor® M9 (Figura 2), que possui um sistema dotado de um raio vertical para a sondagem precisa da profundidade do reservatório. Além disso, o M9 contém GPS pra localizar os pontos amostrados espacialmente.

Figura 2. RiverSurveyor® M9 (utilizado em 2011 e 2013).

Nos anos de 2008, 2011 e 2013 foi utilizado GPS geodésico para a delimitação do perímetro do Lago do Amor, sendo que os pontos foram obtidos a pé ou através de embarcação nos locais de difícil acesso. A Figura 3 mostra as etapas desenvolvidas para elaborar o presente trabalho.

(4)

Figura 3. Procedimento para elaboração do trabalho.

Após a coleta dos dados batimétricos para os quatro anos analisados (Figura 4), os mesmos foram organizados em ambiente SIG de modo a se extraírem dados como área, perímetro, profundidade média, entre outros. Em seguida, para a obtenção do volume, os pontos foram modelados através de método geoestatístico para a obtenção de Modelo Digital de Terreno, utilizando-se o software Surfer8(Golden Software, 2002), que permite a visualização do modelo em diferentes formatos e o cálculo do volume. Para o cálculo da área, utilizou-se o método de Gauss, adotado pela maioria dos SIG.

(5)

RESULTADOS E DISCUSSÃO Relativo à área do reservatório

A evolução do espelho d’água do lago, entre os anos de 2002 e 2013, está apresentada na Figura 5. Observa-se que a área diminuiu 12% de 2002 para 2008, 7% de 2008 para 2011 e 3% de 2011 para 2013 e pela Figura 6 pode-se afirmar que esse decréscimo é linear.

Figura 5. Limites do lago do Amor ao longo dos anos.

Figura 6. Evolução temporal da área do espelho d’água do Lago do Amor. Relativo ao volume do reservatório

A redução do volume do reservatório diminuir à taxa de 5845,2 m³/ano entre 2002 e 2008, 6649,2 m³/ano entre 2008 e 2011 e 7255,6 m³/ano entre 2011 e 2013. Logo, é possível afirmar que o assoreamento do reservatório vem aumentando ao longo dos anos. Entretanto, como pode ser

(6)

Figura 7. Evolução temporal do volume do reservatório. Os MDTs dos anos de 2002, 2008 e 2011 são apresentados nas Figuras 8.

2002 2008

2011 2013

(7)

Relativo à profundidade do reservatório

As curvas de nível do lago nos diferentes anos analisados são apresentadas na Figura 9. A profundidade média do reservatório do lago reduziu 44 centímetros entre 2002 e 2013 (Figura ).

Figura 9. Curvas de nível do lago do amor ao longo dos anos.

(8)

Avaliação do assoreamento do reservatório

Utilizando as equações lineares obtidas (gráficos das Figuras 6 e 7), foram calculados os tempos de vida para o Lago do Amor a partir do ano de 2002. Considerando a taxa de variação de área (dA/dT), o assoreamento total do reservatório (A=0) ocorrerá no ano 2055 (53 anos) e utilizando a taxa de variação de volume (dV/dT), o reservatório estará completamente cheio de sedimentos no ano de 2040 (38 anos). É importante considerar que estas estimativas não consideram qualquer intervenção que pode ser feita no lago para evitar o seu assoreamento, como dragagem para remoção dos sedimentos.

Tabela 1 - Previsão para o assoreamento do Lago do Amor.

Método Equação Tempo de Vida Previsão de Assoreamento Área A = -2216,8T + 112589 53 anos 2055

Volume V = -6273,9T + 241765 38 anos 2040

CONCLUSÕES

• O Lago do Amor estará completamente assoreado em aproximadamente 38 anos, se nenhuma medida for tomada para prolongar seu tempo de vida;

• Os parâmetros área, volume e profundidade média decrescem linearmente ao longo do período de tempo estudado; As taxas de redução de volume aumentaram ao longo do período analisado;

• A sonda M9 fornece batimetria mais detalhada do reservatório quando comparada com as outras técnicas empregadas nos anos anteriores.

REFERÊNCIAS

BRUNE, G. M; ALLEN, R. E. A consideration of factor influencing reservoir sedimentation. In: The Ohio Valley Region. American Geophysical Union. V2. 1941.

CABRAL, J. B. P. Estudo do processo de assoreamento em reservatórios. Caminhos de Geografia,

Uberlândia, n., p.62-69, fev. 2005. Disponível

em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/10185/6054>. Acesso em: 25 nov. 2011.

CARVALHO, N. O.; SANTOS, P. M. C. et al. Guia de Avaliação de Assoreamento de Reservatórios. Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica, Superintendência de Estudos e Informações Hidrológicas, 2000

GOLDEN SOFTWARE, I. (2002). Surfer Version 8.00.Golden, Colorado, USA.

KRUG, L. A.; NOERNBERG, M. A. Extração de batimetria por sensoriamento remoto de áreas rasas dos sistemas estuarinos do Estado do Paraná - Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12., 2005, Pontal do Paraná. In: Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Goiânia: Inpe, 2005. p. 3077 - 3084.

RESCK, R. P.; BEZERRA NETO, J. F.; COELHO, R. M. P. Nova batimetria e avaliação de parâmetros morfométricos da Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte, Brasil). Rg-ufmg: Geografias 5, Belo Horizonte, n. , p.24-37, dez. 2007.

SONTEK (2011).RiverSurveyor M9.Acessado em novembro de 2011 <http://www.sontek.com/riversurveyor-s5-m9.php>

Referências

Documentos relacionados

Assim, Luandino está refletindo a realidade que o cerca, uma experiência histórica traumática, mas que é traduzida pela literatura em uma atualidade política

Por se tratar de um estudo de caso, onde o intento é relatar situação reais no controle de obras, a segunda etapa refere-se a técnica de observação participante, ou seja, quando o

O sistema de abastecimento de água para consumo humano é definido, conforme a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, e uma instalação construída por um conjunto de

A utilização do insumo Bioestimulador deveria aumentar a disponibilidade e quantidade dos nutrientes no solo principalmente o P nos tratamentos sem fertilizante mineral através da

Segundo Ribeiro (2015), neste tipo de comutação, pacotes contendo dados são enviados individualmente através das ligações de dados partilhada entre os usuários da

unanimidade o Parecer n.º 38/CC/2012, do Conselheiro Relator Daniel Francisco Miranda, pela

Para as condições estudadas, pode-se concluir que: plantas de minimelancia cultivadas no sistema de calhas preenchidas com substrato de casca de arroz in natura

Com o avanço das indústrias e suas relações de trabalho, a criação de um setor nas organizações que fossem voltados apenas para a relação entre empregado e empregador se tornou