• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF AUXÍLIO TRANSPORTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF AUXÍLIO TRANSPORTE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVASF

AUXÍLIO TRANSPORTE

EDITAL 03/2012 – SEPRAE

DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA

ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO

TRANSPORTE.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Estudantil (SEPRAE), no uso de suas atribuições administrativas, divulga pelo presente edital, processo seletivo para Auxílio Transporte referente ao período 2012.2, de acordo com os critérios e condições aqui definidas.

1- DO OBJETO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1- O presente Edital tem por objetivo a concessão de Auxílio Transporte para estudantes matriculados em curso de graduação da Univasf do campus de Ciências Agrárias e que estejam efetivamente freqüentando as atividades acadêmicas, auxiliando no deslocamento dos estudantes até o campus. Os estudantes serão selecionados prioritariamente conforme critério socioeconômico.

1.2- A análise socioeconômica levará em conta a renda familiar per capita do estudante.

2- DAS INSCRIÇÕES

2.1 – DO PERÍODO E DO LOCAL

2.1.1- As inscrições deverão ser efetivadas através do preenchimento pelo candidato de questionário socioeconômico e entrega de documentação, por meio

presencial no campus de Ciências Agrárias e na SEPRAE, no período de 21 de maio a 11 junho de 2012.

2.1.2 – Os candidatos poderão se inscrever ainda por meio eletrônico

pelos endereços assistenciaestudantil@univasf.edu.br ou

seprae@univasf.edu.br, enviando o questionário socioeconômico preenchido e a documentação solicitada neste edital, não podendo a SEPRAE se

(2)

responsabilizar por problemas relacionados com internet; documentos ilegíveis, entre outros decorrentes da utilização do meio eletrônico.

2.1.3- Os candidatos que se inscreveram, finalizaram inscrição e preencheram o questionário socioeconômico no processo seletivo da Bolsa Permanência e/ou Residência Universitária 2012.1, que não tenham apresentado nenhuma pendência relativa ao envio de documentação referente a renda e integrantes familiares, poderão se inscrever para o Auxílio Transporte apenas informando pelos e-mails assistencaiestudantil@univasf.edu.br ou seprae@univasf.edu.br o seu interesse em ser contemplado com Auxílio Transporte, observado o período de 21/05 a 11/06/2012 para envio da mensagem.

2.2 – DO NÚMERO DE VAGAS

2.2.1- Serão disponibilizados 600 auxílios, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Univasf.

2.3 DOS REQUISITOS

2.3.1- Poderão candidatar-se ao Programa de Assistência Estudantil da Univasf – Modalidade Auxílio Transporte estudantes que atendam aos seguintes requisitos:

a) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação presencial da UNIVASFe efetivamente freqüentando as atividades acadêmicas;

b) Possuir renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio vigente.

2.4 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

2.4.1- No ato da inscrição o candidato deverá entregar documentos relacionados no ANEXO I.

2.4.2- Os documentos de comprovação da renda familiar deverão ser apresentados, na forma e de acordo com as situações descritas no ANEXO II.

2.4.3- O questionário socioeconômico, que será disponibilizado pela SEPRAE, deverá ser preenchido pelo candidato e entregue no ato da inscrição ou enviado pelos endereços assistenciaestudantil@univasf.edu.br ou seprae@univasf.edu.br

2.4.4- As informações apresentadas durante o processo seletivo por meio do questionário socioeconômico somente serão validadas para efeito de cálculo da

(3)

pontuação do candidato, se devidamente comprovadas com a documentação solicitada.

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1- A seleção constará da análise documental e dos requisitos previstos no item 2.3 deste edital.

3.2- Os estudantes contemplados em mais de um processo seletivo do Programa de Assistência Estudantil da Univasf (Auxílio Transporte/ Residência Universitária/ Bolsa Permanência) deverão optar por uma dessas modalidades.

3.2.1 – Os estudantes que recebem bolsas de extensão, pesquisa, monitoria, tutoria, estágio, entre outras, exceto Bolsa Permanência, poderão ser contemplados com Auxílio Transporte campus ciências agrárias.

3.3- As atividades da seleção ocorrerão de acordo com as seguintes datas, locais e horários:

Atividades Datas Local

Divulgação Edital 16 a 20/05/2012 www.seprae.univasf.edu.br

Inscrições 21/05 a 11/06/2012 Campus CCA SEPRAE assistenciaestudantil@univasf.edu.br seprae@univasf.edu.br Análise documental 12/06 a 06/07/2012 - Resultado Parcial 09/07/2012 www.seprae.univasf.edu.br Recurso 10 a 12/07/2012 assistenciaestudantil@univasf.edu.br seprae@univasf.edu.br Resultado dos recursos 18/07/2012 www.seprae.univasf.edu.br

(4)

3.7 – As inscrições presenciais serão no campus no Campus de Ciências Agrárias - CCA e na SEPRAE, de acordo com o seguinte:

Campus Ciências Agrárias no horário de 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h

SEPRAE no horário de 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30

3.8 – As inscrições pelos endereços assistenciaestudantil@univasf.edu.br ou seprae@univasf.edu.br deverão ser efetuadas até às 23h59 do dia 11/06/2012.

4. DOS RECURSOS

4.1- No período de 10 a 12/07/2012, os candidatos poderão apresentar recursos.

4.2- O recurso será apresentado por meio presencial na SEPRAE ou por meio eletrônico pelos endereços assistenciaestudantil@univasf.edu.br ou seprae@univasf.edu.br.

4.3- No caso de recursos enviados por meio eletrônico, via endereços citados no item anterior, somente serão aceitos os recursos enviados até às 23h59 do dia 12/07/2012

4.4- Os recursos, bem como sua contestação, serão analisados, em única instância, pela equipe técnica da SEPRAE, vedada a multiplicidade de recursos pelo mesmo candidato.

4.5- Não serão aceitos recursos interpostos por fax, telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

4.6- A publicação da relação com o resultado do julgamento dos recursos será disponibilizada no endereço www.seprae.univasf.edu.br no dia 18/07/2012.

5. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

5.1- O resultado final será de acordo com a pontuação em ordem decrescente alcançada pelo candidato mediante o indicador e forma previstos no ANEXO IVdeste edital, até o preenchimento do número de auxílios disponíveis.

5.2- O resultado final será divulgado no dia 18/07/2012, podendo esse prazo ser prorrogado, caso haja uma demanda muito grande de candidatos (as).

(5)

6. DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO NO PAE/AUXÍLIO TRANSPORTE

6.1- O desempenho acadêmico dos estudantes contemplados com auxílio transporte para fins de manutenção no PAE/Auxílio Transporte, será avaliado no início do semestre 2013.1, ficando impedidos de receberem auxílio transporte em 2013.1 aqueles que reprovarem por falta em mais de 30% das disciplinas cursadas em 2012.2.

6.2- Para receberem o auxílio transporte em 2013.1 o estudante deverá apresentar seu comprovante de residência atualizado (janeiro ou fevereiro ou março de 2013) no início do semestre de 2013.

7. DOS RECURSOS FINANCEIROS

7.1- Os recursos financeiros, de que trata o presente edital são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010.

7.2- O valor do Auxílio Transporte será calculado com base nos seguintes critérios:

Dias letivos em que o estudante cursar disciplinas, conforme grade do SIGA Dias em que o estudante desenvolver atividades acadêmicas ( no campus de

ciências agrárias de pesquisa, extensão, entre outras) informadas pelo professor coordenador.

Valores das passagens estabelecidos pelas empresas de transporte coletivo (considerando neste caso o valor da meia passagem para ida e volta).

Cidade de residência do estudante (Juazeiro ou Petrolina).

7.3- Semestralmente os estudantes terão seu atestado de matrícula revisto pela SEPRAE, com o objetivo de verificar as disciplinas cursadas.

7.4- O repasse financeiro dar-se-á através de depósito bancário em conta pessoal do estudante, que deverá ser informada no ato de inscrição, não sendo aceitas contas de terceiros. Serão aceitas contas correntes válidas de qualquer banco e

poupanças válidas exclusivamente da Caixa Econômica Federal.

7.5- A apresentação de dados bancários de terceiros ou com

irregularidades (conta inativa, conta encerrada), implicará na suspensão do pagamento do auxílio até a efetiva correção dos dados bancários por parte dos estudantes.

(6)

7.6- A vigência da seleção contida neste edital será correspondente ao período letivo previsto no calendário acadêmico de 2012.2 e 2013.1, portanto não haverá recebimento do auxílio no período de férias e recesso acadêmico, exceto nos casos antecipadamente informados à SEPRAE por meio de declaração emitida por professor responsável..

7.6.1- O valor do auxílio transporte a ser recebido pelo estudante que comprovar atividade no período de férias e recesso acadêmico será equivalente aos dias em que tiver atividades no campus de ciências agrárias.

7.7- O pagamento do Auxílio Transporte dar-se-á em 05 parcelas (observadas as condições para manutenção), referente ao semestre de 2012.2, sendo:

1ª parcela – até 30 de julho de 2012 2ª parcela – até 31 de agosto de 2012 3ª parcela – até 31 de setembro de 2012 4ª parcela- até 31 de outubro de 2012 5ª parcela – até 30 de novembro de 2012

7.8- As parcelas referentes ao semestre 2013.1 serão programadas e informadas antecipadamente ao início do referido semestre, tendo em vista não se dispor, neste momento, do calendário acadêmico de 2013.1.

7.9- O pagamento do Auxílio Transporte está condicionado à disponibilidade financeira de repasse do MEC para esta finalidade.

8. DAS IRREGULARIDADES

8.1- Configura irregularidade cometida por estudantes participantes do processo seletivo do Auxílio Transporte ou por aqueles já contemplados:

a) O recebimento do auxílio por alunos formados, desvinculados, desligados, que trancarem matrícula ou reprovarem por falta em mais de 30% das disciplinas cursadas.

Penalidade: desclassificação e impedimento de participação num período

de 12 meses das seleções do Programa de Assistência Estudantil a contar da data de identificação da irregularidade, com sujeição às penalidades administrativas e judiciais cabíveis.

b) A inexatidão nas declarações verbais e escritas, inverdades, omissões de dados relevantes, irregularidades de documentos (falsificação ou fraude) ou outras de quaisquer natureza que não atendam às exigências deste Edital.

(7)

Penalidade: desclassificação e impedimento de participação num período

de 12 meses das seleções do Programa de Assistência Estudantil a contar da data de identificação da irregularidade, com sujeição às penalidades administrativas e judiciais cabíveis.

Parágrafo único: as informações prestadas pelos estudantes candidatos ou

contemplados com o auxílio ficarão sujeitas ao Art. 299 do Código Penal brasileiro, Lei 2848/40:

“Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele deva

constituir, ou nele inserir, fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deva ser escrita, com fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Pena - Reclusão de 01 (um) a 05 (cinco) anos e multa se o documento é público, e reclusão de 01 (um) a 03 (três) anos e multa se o documento é particular.”

8.2- Situações de irregularidades como as descritas no item 8.1 deste edital poderão ser comunicadas a SEPRAE através do endereço seprae@univasf.edu.br para fins de apuração e cumprimento das medidas cabíveis.

8.3- Os dados de identificação daqueles que informarem irregularidades no processo seletivo serão mantidos em sigilo pelas equipes da SEPRAE.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1- O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo alegar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.

9.2- A SEPRAE se reservará o direito de convocar, após publicação do resultado final desta seleção e a qualquer tempo, os estudantes selecionados para apresentação de documentos originais de comprovação da renda familiar, origem domiciliar, sem prejuízo da realização dos procedimentos técnicos como: entrevistas, visitas domiciliares, contatos interinstitucionais, entre outros.

9.3- Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela SEPRAE.

Petrolina/PE, 16 de maio de 2012

Isabel Cristina Sampaio Angelim

(8)

ANEXO I

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTUDANTES E DEMAIS

INTEGRANTES DO GRUPO FAMILIAR

a) Comprovante de residência do estudante (Apresentar cópia de um (01) dos documentos abaixo, atualizado (2012))

 Conta de água

 Conta de energia elétrica  Conta de telefone

b) Comprovante de renda ou desemprego dos integrantes da família maiores de 21 anos completos, atualizados (2012). Ver ANEXO II.

c) Declaração escolar e/ou comprovante de renda e/ou comprovante de desemprego para integrantes familiares entre os 18 anos completos e 20 anos e 11 meses. Ver ANEXO II

d) Declaração escolar para os integrantes familiares menores de 17 anos e 11 meses que são somente estudantes e que não contribuem para a renda familiar.

e) Cópia Carteira de Identidade (RG) do estudante.

f) Dados bancários do candidato: nome do banco, nº agência e nº da conta.

Somente serão aceitas contas correntes válidas de qualquer banco e poupanças válidas exclusivamente da Caixa Econômica Federal. O titular

da conta deve ser obrigatoriamente o estudante.

g) Declaração do professor coordenador de atividade de pesquisa, extensão, estagio, monitoria, tutoria, entre outras desenvolvidas pelo estudante no campus Ciências Agrárias em dias diferentes daqueles previstos na grade de horário do estudante no SIGA.

h) CPF do pai e da mãe ou responsável ou cônjuge/companheiro.

i) Cópia Registro de Casamento dos pais e demais integrantes do grupo familiar (irmãos, sobrinhos, primos, entre outros que vivem sob o mesmo teto) ou do candidato, quando for o caso.

j) Declaração de União Estável dos pais e demais integrantes do grupo familiar (irmãos, sobrinhos, primos, entre outros que vivem sob o mesmo teto) ou do candidato quando estes não são casados oficialmente. (Ver ANEXO III)

(9)

k) Cópia de Averbação de divórcio ou de separação judicial dos pais e demais integrantes do grupo familiar (irmãos, sobrinhos, primos, entre outros que vivem sob o mesmo teto) ou do candidato, quando for o caso, ou declaração de separação de corpos no caso de casais não separados oficialmente

l) Declaração de separação de União Estável dos pais e demais integrantes do grupo familiar (irmãos, sobrinhos, primos, entre outros que vivem sob o mesmo teto) ou do candidato quando não casados oficialmente. (Ver ANEXO III)

m) Cópia de Registro de nascimento ou RG e CPF de todos os membros da família (dependentes e/ou contribuintes) da renda familiar.

n) Cópia de Certidão de óbito dos pais/responsável para estudantes órfãos ou do cônjuge/companheiro para estudantes órfãos /viúvos.

o) Para comprovação de guarda, adoção, tutela ou curatela, quando for o caso, apresentar Termo de guarda e responsabilidade, adoção, tutela ou curatela (conforme Anexo III), ou nos casos em que não está oficializado apresentar um dos documentos abaixo:

 Declaração da própria família  Parecer social

 Cartão de vacina

 Comprovante Plano de Saúde

 Plano Funerário que conste nomes de dependentes  Declaração de creche e escola

(10)

ANEXO II

DOCUMENTOS (CÓPIAS) COMPROBATÓRIOS DA RENDA FAMILIAR ( Atualizados 2012).

a) Assalariado empregado ou trabalhador avulso (apresentar um (01) dos documentos abaixo)

 Contracheque ou declaração do empregador, do sindicato ou do órgão-gestor de mão-de-obra ao qual esteja vinculado constando cargo e salário do empregado

 Recibo de entrega de Imposto de renda pessoa física (IRPF) exercício 2011;

b) Beneficiário da Previdência Social (aposentado, pensionista, entre

outros) (apresentar um (01) dos documentos abaixo)

 Contracheque contendo nome do beneficiário

 Extrato bancário do benefício, contendo nome do beneficiário  Extrato trimestral de benefício do INSS especificando que se trata

de benefício de INSS.

Não será aceito cartão magnético como comprovante de aposentadoria ou pensão, nem o saldo bancário sem identificação do benefício. Caso o aposentado/pensionista exerça alguma atividade remunerada,

deverá apresentar também o comprovante de renda.

c) Beneficiário da Assistência Social (Bolsa família, BPC-LOAS,

Pró-Jovem, entre outros) - extrato bancário do benefício, contendo nome do

beneficiário, especificando que se trata de benefício de INSS. d) Comerciante – (apresentar um (01) os documentos abaixo)

 Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE  Recibo de Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica,

referente ao exercício 2011;

Se pessoa física, o mesmo tratamento concedido ao trabalhador autônomo;

(11)

e) Trabalhador autônomo – (apresentar um (01) dos documentos abaixo)  Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE

atualizado, expedida por contabilista

 Recibo de entrega Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente ao exercício 2011

 Parecer Social emitido por assistente social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social/Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Ver Anexo III)

 Declaração de vendedor de cosméticos, entre outros produtos, expedida pela empresa (ex. AVON, NATURA, etc) informando nome do vendedor e valor da renda média mensal.

f) Agricultor/parceiro ou arrendatário rural ou Proprietário de sitio ou

fazenda ou Pescador – (apresentar um (01) dos documentos abaixo)

 Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos - DECORE atualizado, expedida por contabilista.

 Recibo de entrega Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente ao exercício 2011.

 Declaração do sindicato/associação constando endereço e telefone da sede do sindicato/associação, nome do agricultor/pescador e valor mensal da renda familiar deste, assinada e carimbada pelo presidente do sindicato/associação.

g) Pensão alimentícia- no caso de pais, responsáveis e/ou outros integrantes do grupo familiar (irmãos, sobrinhos, primos que vivem sob o mesmo teto) e/ou o próprio estudante serem separados ou divorciados. (Apresentar (01) um dos documentos dispostos abaixo):

 Decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia.

 Declaração de quem paga ou recebe a Pensão Alimentícia onde conste o valor pago/recebido complementada com a Declaração negativa emitidapela Vara de Família da Comarca (ou Vara Civil) onde reside o grupo familiar, informando que não há processo de Pensão Alimentícia em nome das partes envolvidas.

 Três comprovantes de depósito bancário/transferência em nome das partes envolvidas, quem paga e quem recebe a pensão.

(12)

Três recibos referentes à pensão, constando nomes de quem paga e

quem recebe pensão, e o valor pago, datado (atualizado) e Declaração negativa emitida pela Vara de Família da Comarca (ou Vara Civil) onde reside o grupo familiar, informando que não há processo de Pensão Alimentícia em nome daspartes envolvidas.

 Parecer Social constando nomes de quem paga e quem recebe pensão, e o valor pago, expedido por assistente social, emitido por assistente social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social/Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. (Ver Anexo III)

h) Proprietário de imóveis alugados- cópia do (s) contrato (s) completo(s) e atualizado(s) de locação ou recibo (s) atualizado.

i) Proprietário de microempresa- declaração de recibo de entrega imposto de renda pessoa jurídica exercício 2011.

j) Estagiário Remunerado: Declaração ou contrato de estágio, informando o local onde é desenvolvido e o prazo de duração e valor da bolsa.

k) Desempregado – (Apresentar um (01) dos documentos abaixo):

 Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (onde conste páginas de identificação do trabalhador, página onde conste registro de rescisão e próxima página em branco)

 Comprovante de pagamento do seguro desemprego atualizado.

 Declaração expedida pela Superintendência Regional do Trabalho, constando consulta ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

 Parecer Social, emitido por assistente social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social/Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Ver Anexo III)

(13)

 Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (onde constem páginas de identificação do trabalhador e 1º página de contrato em branco)

 Parecer social emitido por assistente social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social/Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Ver Anexo III).

(14)

ANEXO III

Informações que deverão constar nos documentos solicitados para fins de comprovação da condição socioeconômica do candidato

1. Declaração de União Estável

 Nome completo dos membros componentes do casal  RG e CPF dos membros componentes do casal  Endereço residencial

 Data de início da relação  Assinatura dos membros  Local e data

2. Declaração de Separação de União Estável

 Nome completo dos membros componentes do casal  RG e CPF dos membros componentes do casal  Endereço residencial

 Data de término da relação  Assinatura dos membros  Local e data

3. Parecer Social a ser emitido por Assistente Social

 Dados de identificação dos responsáveis pela renda familiar  Origem da renda (atividade exercida)

 Valor mensal da renda

 Citar documento(s) apresentado para verificação da renda

 Citar documento(s) apresentado para verificação do desemprego  Informar se foi realizado visita domiciliar

 Assinatura do assistente social

 Nº de inscrição do CRESS do assistente social  Local e data

4. Laudo Médico

 Nome do estudante  Tipologia da doença/ CID

 Carimbo e assinatura do responsável pelas informações  Local e data

(15)

ANEXO IV

Indicador, forma de pontuação e procedimento para classificação.

Indicador Forma de Pontuação

Renda per capita (RPC) A cada candidato será atribuída uma pontuação relativa a Renda per capita familiar – RPC, obtida através da divisão da renda familiar total pelo número de integrantes familiares.

Critério de desempate 1º - Renda familiar 2º- Maior Idade

Nota = ___Renda Familiar Total___ nº de integrantes familiares

Referências

Documentos relacionados

Atestamos também que, em nossa opinião, as hipóteses atuariais e financeiras, regimes financeiros e métodos atuariais utilizados para a avaliação atuarial do

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

A) Estado, Mercado e Família. A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo

não são os únicos, pois há outras instâncias que também somam forças. C) Os conselhos têm como principais atribuições a deliberação e fiscalização da política e

apresentadas ulteriormente à emissão do voto. Cabe à mesa da assembleia geral dirigir as reuniões desta e elaborar as respectivas actas, sem prejuízo do disposto

27 - O parecer social será realizado sem interferências pessoais, ideológicas, político-partidária, por profissional de Serviço Social (Assistente Social),

Art.25º - O parecer social será realizado sem interferências pessoais, ideológicas, político- partidária, por profissional de serviço social (Assistente Social),

convocada anteriormente para o dia 22 de junho, foi transferida pelo Conselho para o dia 29. Paulo Ricardo Barros Mendes 5. Paulo Sérgio dos Santos. b) Dentre os 5 candidatos,