• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS ESPECIALIZAÇÃO EM GEOMEDICINA. MONOGRAFIA Manual de Orientação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS ESPECIALIZAÇÃO EM GEOMEDICINA. MONOGRAFIA Manual de Orientação"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS ESPECIALIZAÇÃO EM GEOMEDICINA

MONOGRAFIA

Manual de Orientação

1. CONCEITO DE MONOGRAFIA

De acordo com França et. al. (2003),

"dentre os trabalhos monográficos mais usuais, destacam-se aqueles exigidos para obtenção de graus, como a dissertação de mestrado e a tese de doutorado. Para a conclusão de cursos de especialização, ou mesmo de graduação, é comum a apresentação de trabalhos acadêmicos muitas vezes chamados simplesmente de monografias. (p. 30, grifos da autora)"

A produção de uma monografia é a realização de um trabalho científico, portanto é a “concreção da atividade científica, ou seja, a investigação e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente” (Salomon, 1971). Para que seja executado, são necessárias leituras, observações e reflexões críticas a respeito de um determinado assunto.

"O resultado dessas investigações e reflexões pode culminar no alcance de informações originais, que trarão, desse modo, contribuições novas para o conhecimento do assunto estudado, ou ainda podem restringir-se a sínteses de conhecimentos já adquiridos. No primeiro caso, têm-se os trabalhos originais, entre os quais citam-se as teses, exigidas para os alunos dos cursos de doutorado, e os artigos originais, resultantes de pesquisas de campo ou experimentais. No segundo, têm-se os trabalhos de síntese, entre os quais se incluem as dissertações produzidas por mestrandos, as monografias produzidas por estudantes de graduação e os artigos de revisão."

2. PRIMEIROS PASSOS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS

(2)

Para que seja elaborada uma monografia, deve-se inicialmente escolher um tema

ou assunto, sobre o qual centrará a investigação. Sendo um tema muito abrangente,

deve-se delimitá-lo, restringindo-o a uma questão ou problema específico para o qual vai se buscar uma resposta. Deve-se levar em consideração o seu interesse particular, bem como a área de atuação do seu orientador. Além disso, sugere-se que seja considerada a relevância do tema não só para a formação do profissional/pesquisador, mas também para a comunidade científica e sociedade como um todo.

A segunda etapa é, a partir da questão ou problema, levantar hipótese(s), ou seja, uma resposta provisória para o problema que se propôs a investigar.

A etapa seguinte deve ser o desenho da metodologia que será utilizada, mais adequada, na resolução dessa(s) hipótese(s).

Posteriormente, deve-se realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema escolhido (mesmo em trabalhos originais, a sua idéia foi baseada em algo pré-existente).

"O principal objetivo dessa revisão da literatura é situar o pesquisador quanto aos trabalhos já produzidos sobre o tema, evitando, assim, que se apresentem como novos resultados já divulgados por outros pesquisadores. Para esse levantamento, o pesquisador deverá proceder a uma pesquisa na biblioteca, consultando livros, obras de referência, periódicos, bancos de dados. É de extrema importância que se consultem desde as obras clássicas até as mais atuais, de preferência cronologicamente, para se conseguir reconstruir o percurso dos estudos feitos sobre o tema."

3. ESTRUTURA

Todo trabalho científico é regido por normas oficiais de organização e de formatação. Tais normas técnicas são padronizadas pela ABNT e devem ser consultadas durante a elaboração da monografia.

O trabalho de conclusão da especialização pode ser desenvolvido na forma de

monografia ou artigo científico, conforme definido pelo colegiado do curso.

Em caso de artigo científico, deve-se seguir as orientações da revista, sendo ela preferencialmente com Qualis B ou superior. Para conclusão, o artigo deve estar submetido e o comprovante apresentado ao colegiado.

A estrutura sugerida a seguir e recomendada para fins de padronização dos trabalhos produzidos no curso foi adaptada de França et. al. (2003, p. 31) e pode sofrer

(3)

algumas alterações, a critério do orientador. Recomenda-se, entretanto, que os elementos apresentados em negrito não sejam alterados, por serem considerados essenciais para a estrutura da monografia pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elementos pré-textuais • Capa • Folha de rosto • Folha de aprovação • Dedicatória • Agradecimentos • Epígrafe

• Resumo na língua do texto

• Resumo em língua estrangeira

• Sumário

• Listas (ilustração, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos) Elementos textuais

• Introdução (ou considerações iniciais): Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado e justificativa

• Objetivos (Geral e específicos)

• Desenvolvimento (subdividido em seções e subseções, conforme a natureza do assunto): parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em função do referencial teórico, da metodologia e dos resultados encontrados. Deve-se discorrer e correlacionar os resultados com os dados pré-existentes na literatura.

• Conclusão (ou considerações finais): parte final do texto, na qual se apresentam conclusões e recomendações correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

Elementos pós-textuais

• Referências: padronizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

• Apêndice(s): documentos e/ou conteúdos elaborados pelo próprio autor para complementar sua argumentação

• Anexo(s): tabelas, quadros e outras ilustrações que não apareceram no texto e permitem melhor compreensão do trabalho.

Para Pré Projeto, deve-se considerar a apresentação na forma de monografia, com os seguintes elementos (pré e pós) textuais: capa, uma breve introdução,

(4)

justificativa, objetivos (geral e específico), metodologia, cronograma e referências.

3.1. Formatação 3.1.1 Papel

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser apresentado em papel branco, formato A4, digitado no anverso das folhas, impresso na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

3.1.2 Digitação

Na digitação do texto, devem ser observados os seguintes aspectos: • Para efeito de alinhamento, o texto, deve ser justificado;

• O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas (NBR 14724); • Utiliza-se espaço simples entre linhas para: citações textuais com mais de três linhas, notas de rodapé, resumo, referências e legendas das ilustrações e tabelas;

• Recomenda-se, para a digitação do trabalho, a utilização da fonte Arial ou Times New Roman em tamanho 12, exceto para as citações com mais de três linhas, tabelas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, que devem ser apresentadas com fonte em tamanho 10;

• Os títulos das seções primárias devem iniciar em página distinta, numerados, em caixa alta, negritados e utilizando-se fonte em tamanho 12. Os subtítulos devem ser negritados e em texto normal, numerados e utilizando-se fonte em tamanho 12;

• A linha inicial de cada parágrafo distancia da margem esquerda 1,25 cm; • As citações longas distanciam da margem esquerda 4,0 cm;

• A numeração da página deve ser feita em algarismos arábicos, a uma distância de 2 cm da margem superior direita. A contagem das páginas deve ser sequencial, a partir da folha de rosto, sendo a numeração iniciada a partir dos elementos textuais. As folhas que compõem a parte pós-textual devem dar continuidade à paginação do texto principal.

3.1.3 Margens

A digitação do trabalho deve ser feita dentro das margens: • Superior - 2,0 cm

• Esquerda - 2,0 cm • Inferior - 2,0 cm • Direita - 2,0 cm

(5)

4. ATRIBUIÇÕES

O aluno, na etapa de elaboração da Monografia terá junto ao Orientador e a Coordenação, as seguintes atribuições:

a) Escolher o orientador e preencher o Termo de Aceite de Orientação (Anexo A); b) Manter contatos periódicos com o professor orientador para discussão, análise e aprimoramento do trabalho;

c) Elaborar a monografia/artigo científico de acordo com as normas de elaboração;

d) Entregar a monografia/artigo científico dentro do prazo estabelecido no cronograma;

e) Entregar a versão final corrigida como item indispensável para recebimento de certificado do curso.

5. ORIENTAÇÃO

É aconselhável que o orientador seja do programa de pós-graduação. A tabela com os professores orientadores, suas linhas de pesquisa e número de alunos passíveis de orientação, encontram-se no Anexo B.

Caso o orientador seja de fora do programa, é necessário que se tenha um co-orientador do programa. Nesse caso, é preciso entregar a carta de aceite dos dois e na carta do orientador deve constar a ciência deste e a confirmação de que aceita o co-orientador.

O orientador deve preencher o termo de aceite de orientação e o mesmo deve ser encaminhado pelo aluno, juntamente com o pré-projeto, ao email da secretaria e coordenação do curso, seguindo o cronograma.

6. AVALIAÇÃO

O aluno deverá apresentar a monografia em data definida pela coordenação, conforme cronograma (Anexo C). A apresentação constituirá em uma exposição oral de 20 minutos, onde será feita uma síntese do trabalho.

A Banca Examinadora fará a avaliação será composta pelo orientador, como presidente e no mínimo dois membros efetivos e um membro suplente. Cada examinador deverá receber um exemplar do trabalho no mínimo 15 (quinze) dias antes da defesa pública.

Na apreciação do trabalho, cada examinador em sessão secreta dará nota na escala de zero a dez pontos, considerando os critérios de avaliação.

(6)

Será aprovado o trabalho que obtiver a média final igual ou superior a 7,0. Caso o trabalho seja aprovado com alterações, o acadêmico deverá efetuar as correções e entregá-las ao responsável pela disciplina, com declaração do orientador de que as mesmas foram devidamente realizadas, conforme cronograma.

A versão final deverá ser entregue no prazo estabelecido pelo cronograma. O aluno deverá entregar 1 (um) exemplar impresso, encadernados com capa dura e 2 (dois) exemplares digitais (formato pdf, em CD).

7. REFERÊNCIA

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 9. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

(7)

ANEXO A

Modelo de carta de aceite

CARTA DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO

Eu, _________________________________________, declaro para os devidos f i n s q u e m e c o m p r o m e t o a o r i e n t a r o discente__________________________________________, no desenvolvimento de sua monografia intitulada ____________________________________________ como requisito parcial para conclusão do curso de especialização em Geomedicina/IG/UFPA. Estou ciente das normas e regulamento do curso, vigentes no período de orientação do discente.

Belém, ____ de ___________ de 20___.

(8)

ANEXO B Lista de Orientadores

PROFESSOR ÁREA PARA ORIENTAÇÃO

CURRICULO LATTES OBSERVAÇÕES

Bruna Claudia Meireles Khayat

- Saúde Pública e Meio Ambiente

- Epidemiologia

http://lattes.cnpq.br/ 7417210241635007 Diego Assis das

Graças - Microbiologia Ambiental - Bioinformática http://lattes.cnpq.br/ 1945468865634432 Itabaraci Nazareno Cavalcante - Hidroquímica e Geomedicina http://lattes.cnpq.br/ 4412541317854218 Joaquim Carlos Barbosa Queiroz http://lattes.cnpq.br/ 4383935463464893 - 3 alunos Lorena Araújo da Cunha

- Mutagênese Ambiental http://lattes.cnpq.br/ 5887696746528319 - 1 aluno Lucia Maria da Costa e Silva -Geofísica Médica http://lattes.cnpq.br/ 8612431024609774 projeto: Radioatividade em Dependências Internas - Litotecas do Serviço Geológico do Brasil Paulo Roberto Penalva dos Santos

- Qualidade da água e a saúde humana; - Contaminação de solos e recursos hídricos por compostos orgânicos e inorgânicos e a saúde pública; - Segurança hídrica e sustentabilidade; - Indicadores e índices de qualidade de água para o abastecimento público. http://lattes.cnpq.br/ 0851228932729301 - 2 alunos - 1 º c o n t a t o presencial em São Paulo ou Rio de Janeiro (capital) ou em Belém (neta última com custos de passagem e estadia)

(9)

ANEXO C

Cronograma

Data Atividade

Até 13/01/2020 Entrega de carta de aceite de orientação e pré-projeto

01 a 31/04/2020 Defesa

Referências

Documentos relacionados

desenvolvem em suas organizações de TI – não por sua própria personalidade ou estilo de trabalho Os CIOs mais experientes avaliarão as atuais prioridades e expectativas de

Com a finalidade de ampliar essa incorporação do pensar em manutenção, e, portanto, a aceitação do “Pensar Manutenção”, temos desenvolvido trabalhos em parceria com

II - a pessoa jurídica que tenha em seu quadro societário ou de dirigentes pessoa com condenação definitiva por crime de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro,

Jaime Lopes Amorim deixou uma vasta obra, de inegável significado teórico e prático, plasmada em monografias, em revistas portuguesas e estrangeiras, tais como: Anais do

O consumo alienado caracteriza o consumo praticado por influência das semioses publicitárias. A mercadoria neste caso cumpre fundamentalmente o papel de objeto

Se você não entender os perigos ou as precauções de segurança descritas nesta ficha de dados, entre em contato com seu supervisor ou administrador de segurança antes de manusear

Sendo aprovado no processo de seleção, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar no ato da matricula acadêmica o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou protocolo

Em geral, nos espectros Raman de CNTs, a posição da banda G tende a ser a mesma independentemente dos comprimentos de onda laser utilizados na realização dos testes, já que este