• Nenhum resultado encontrado

Mestrandos. Direito da Cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrandos. Direito da Cidade"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito

da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada em 01 de setembro

de 2010, presentes os professores doutores: Adilson Pires (Coordenador), Jorge

Câmara (vice-coordenador), Antonio Augusto Madureira (Direitor), Patricia Glioche

(direito penal), Direito Civil (Carlos Edison) e os representantes discentes Clécio e

Igor, justifcada a ausência da prof. Carmen Tiburcio (direito internacional).

Compareceu, também, o prof. Alexandre Assumpção (coordenador de graduação).

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Ana Paula Vasconcellos da Silva /09 – Del. 052/07

Solicita que seu exame de qualificação seja realizado no mês de dezembro de 2010, tendo em vista a licença de seu orientador, Professor José Marcos Domingues de Oliveira

O requerimento tem o “de acordo” do Professor José Marcos Domingues de Oliveira. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL.

■ Victor Gonçalves Romeu /09 – Del. 052/07

Solicita que seu exame de qualificação seja realizado no mês de dezembro de 2010, tendo em vista a licença de seu orientador, Professor José Marcos Domingues de Oliveira

O requerimento tem o “de acordo” do Professor José Marcos Domingues de Oliveira. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL.

Direito Civil

■ Madalena Alves dos Santos/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento de créditos da disciplina “Regularização jurídica”, ministrada pela Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes, da linha de Direito da Cidade, como disciplina eletiva di seu mestrado em Direito Civil.

A mestranda informa que a Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes já teria autorizado sua participação em suas aulas neste segundo semestre de 2010.

O requerimento, segundo a mestranda, tem como fundamento a proximidade da disciplina com o tema de sua dissertação de mestrado, que tratará de questões como posse e ocupação urbana.

Decisão: DEFERIDO

(2)

■ Úrsula Santos de Ávila Goulart/08 – Del. 052/07

Solicita autorização para realizar a banca de defesa de sua dissertação no mês de setembro de 2010 (previsão para o dia 13.09.2010), tendo em vista que o Professor Guilherme Martins, que compõe a banca como membro da casa, desligou-se desta Faculdade no final do mês de julho deste ano, pelo que foi preciso substituí-lo. O docente que o substituiu na banca é o Professor Guilherme Calmon Nogueira da Gama que encontra-se ausente desta Faculdade até o dia 03.09.2010, por motivo de viagem, não sendo, assim, possível marcar a defesa entre a data de substituição do Professor Guilherme Martins e a data em que o Professor Guilherme Calmon viajou.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.

Decisão: DEFERIDO ATÉ O PRAZO IMPRORRGÁVEL DE SETEMBRO DE 2010

Direito Civil

■ Pedro de Melo Modenesi/08 – Del. 052/07

Solicita a dilação de prazo para a defesa de sua dissertação de mestrado, tendo em vista que não foi possível cumprir o prazo regulamentar, por não ter havido a possibilidade de agendar uma data em que todos os integrantes da banca pudessem se reunir para a realização da defesa.

O requerente esclarece que o Professor Guilherme Martins, que participava da banca como membro interno, desligou-se desta Faculdade, no fim do mês de julho último, sendo, deste modo, convidada a Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes para substituí-lo, inviabilizando a data inicialmente prevista.

O mestrando informa que os integrantes da banca estão considerando viável a realização da defesa do período de 1 a 20 de setembro próximo.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.

Decisão: DEFERIDO ATÉ O PRAZO IMPRORRGÁVEL DE SETEMBRO DE 2010

Direito Público

■ Jorge Munhós de Souza/09 – Del. 052/07

O requerente é orientado pelo Professor Ricardo Lobo Torres, que, por razões de saúde, encontra-se impossibilitado de prosencontra-seguir com sua supervisão.

Tendo em vista os prazos para a apresentação do projeto definitivo de sua dissertação e para sua qualificação já estarem bem próximos (respectivamente 30/08/2010 e 30/10/10), o mestrando solicita ao Colegiado a homologação do Professor Daniel Antonio de Moraes Sarmento como seu co-orientador até futura definição da situação de saúde do Professor Ricardo Lobo Torres.

Decisão: DEFERIDO

Direito Público

■ Bruno Boquimpani Silva/08 – Del. 052/07

Solicita que seja autorizada a realização de sua defesa de dissertação no dia 01 de setembro de 2010, às 13:00 h, tendo em vista a indisponibilidade do Professor Fábio Nusdeo (USP) para comparecer na primeira data pretendida (31.08.2010).

(3)

O mestrando informa que todos os demais examinadores já confirmaram a disponibilidade. Decisão: DEFERIDO

Direito Público

■ Cristiana de Santis Mendes de Farias Mello/09 – Del. 052/07

Solicita a prorrogação em 60 (sessenta) dias do prazo para o exame de qualificação que seria 30 de outubro de 2010, tendo em vista a solicitação de seu orientador que a requerente entre em contato com algumas pessoas que atuam junto ao Congresso Nacional, na tentativa de levantar dados que possam direcioná-la na dissertação, além da necessidade de aprofundar suas pesquisas de direito comparado, notadamente quanto à regulamentação do lobby e ao processo legislativo de outros países.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Luis Roberto Barroso. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL.

Direito Público

■ Daniela Allam Giacomet/09 – Del. 052/07

Solicita a prorrogação em 60 (sessenta) dias do prazo para o exame de qualificação que seria 30 de outubro de 2010, tendo em vista a solicitação de seu orientador de um aprofundamento sobre a temática do direito comparado, em especial do sistema americano, uma vez que o objeto da pesquisa abrange não só a análise do sistema jurídico brasileiro, como também de sistemas paradigmas no direito comparado, para possibilitar-se a elaboração de um modelo propositivo, em complementação ao atual modelo de filtragem no Brasil (filtros de acesso ao controle difuso de constitucionalidade.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Luis Roberto Barroso. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL.

Direito Processual

■ Andrea Carla Cintra Araújo Guedes Barbosa/09 – Del. 052/07

Solicita dilação de prazo até o mês de setembro de 2010 para entrega do trabalho de final de curso referente à disciplina “Acesso à Justiça”, ministrada pelo Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, em que está matriculada.

A requerente esclarece que acabou por atrasar a entrega do trabalho por vários motivos vários, tais como a substituição emergencial do professor de Processo Civil na UERJ e a realização de obras em sua residência.

Decisão: O COLEGIADO NÃO TEM ATRIBUIÇÃO PARA SE MANIFESTAR NO ASSUNTO, SUGERINDO QUE O REQUERIMENTO SEJA ENCAMINHADO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA PARA NA ANÁLISE.

Doutorandos

Direito da Cidade

■ Antonio D’Elia Júnior/10 – Del. 052/07

Solicita a homologação do Colegiado do Professor Maurício Mota como seu orientador. O requerimento tem o “de acordo” do Professor Maurício Mota.

Decisão: INDEFERIDO, TENDO EM VISTA QUE O PROFESSOR MAURÍCIO MOTA JÁ ULTRAPASSOU A COTA DE ORIENTANDOS PREVISTO NA RESOLUÇÃO

(4)

■ Miguel Etinger de Araújo Júnior/07 – Del. 022/04

Solicita a alteração de orientador, passando a constar a Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes, em substituição ao Professor Gustavo Binenbojm, que comunicou ao requerente, no dia 19 de agosto de 2010, sua impossibilidade em continuar com a orientação.

Solicita, ainda, a dilação de prazo para qualificação até o dia 30 de setembro de 2010, em função do ocorrido, salientando que este prazo finalizaria no dia 31 de agosto de 2010, conforme deliberação anterior deste Colegiado na reunião do dia 11 de novembro de 2009 e que esta não afetará o prazo final para a defesa da tese, nos termos estabelecidos pelas normas da CAPES, bem como desta Pós-Graduação, tendo em vista que a elaboração da tese encontra-se em estágio avançado.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes. Decisão: DEFERIDO QUANTO À DILAÇÃO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL. QUANTO À SUBSTITUIÇÃO É DEFERIDO.

Direito Internacional

■ Erich Olof Brynte Gunnarsson Svedberg/07 - Del. 052/07

Solicita, por motivos de força maior, uma prorrogação especial de 45 (quarenta e cinco) dias do prazo de depósito da tese, i.e. até o dia 16 de novembro deste ano, mantendo-se, porém, obviamente, o prazo de 31 de março de 2011 para a defesa pública da tese.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Carmen Beatriz de L. Tibúrcio Rodrigues. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL.

Direito Processual

■ Henrique Guelber de Mendonça/10 - Del. 052/07

Solicita a homologação do Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, como seu orientador, tendo em vista que o docente possui 1 (um) orientando, que já apresentou sua defesa de dissertação de mestrado e outros 2 (dois) orientandos, com defesa marcada para o mês de setembro, atendendo assim aos critérios referentes ao número de orientandos de cada professor.

O doutorando esclarece que o Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro é seu orientador desde a realização de seu curso de mestrado, nutrindo especial interesse pela tese que busca desenvolver agora no curso de doutorado e que sua orientação seria de inestimável valor para a continuidade e o bom desenvolvimento de seu objeto de pesquisa.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. Decisão: INDEFERIDO, ATÉ QUE SURJAM AS VAGAS.

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Recomendação do projeto DINTER

O projeto Dinter em Direito, a ser oferecido pelo PPGDIR à Universidade Estadual da Paraíba – UEFB foi recomendado pela CAPES (a recomendação não inclui qualquer apoio financeiro).

Decisão: O PROFESSOR JORGE CÂMARA RELATOU O PROJETO, ESTANDO CIENTE O COLEGIADO. O PROFESSOR JORGE CÂMARA REQUEREU QUE FICASSE CONSTANDO QUE O PROFESSOR ADILSON, QUE JÁ VINHA ATUANDO DE FORMA PRINCIPAL, CONTINUE NESTA POSIÇÃO.

■ Inês Ferreira Dias Tavares – ME/ Público/ 2010

Tendo em vista a impossibilidade do Professor Francisco José Barbosa Nobre ministrar a disciplina “Legislação Administrativa”, oferecida como obrigatória, na Faculdade de Administração e Finanças, a mestranda Inês Ferreira Dias Tavares aceitou substituí-lo, a título de estágio docente, no horário de segunda-feira, de 18:00 às 20:20 h.

(5)

Decisão: CIENTE, DEVENDO O REPRESENTANTE DA LINHA INDICAR O SUPERVISOR DO ESTÁGIO DOCENTE.

■ E-mail encaminhado para alunos com situação irregular

Cumprindo a decisão do Colegiado do Programa, em reunião realizada no dia 04.08.2010, foi encaminhado, no dia 06.08.2010, um e-mail para os alunos, abaixo relacionados, solicitando sua manifestação no prazo de até 30 (trinta) dias quanto à sua situação acadêmica:

o Ágata Ariana Correia Da Silva - Direito da Cidade/08

o Francisco Augusto Vervloet Do Amaral - Direito Público/08

o Luciano Emílio Moreira - Direito Penal/08

o Layse Gonçalves Lajtman - Direito Penal/09

o Vinícius Jorge De Medeiros - Direito Internacional/07

Decisão: CIENTE, AGUARDANDO A RESPOSTA DOS EMAILS. APÓS O PRAZO, SE NÃO HOUVER RESPOSTA, REMETER TELEGRAMA INFORMANDO O JUBILAMENTO, DEVENDO A SECRETARIA DAR CIÊNCIA À SR2..

■ Alunos do Mestrado com situação irregular

Os mestrandos, abaixo, ingressaram no PPGDIR em 2008 e até o presente momento não agendaram a defesa de sua dissertação, cujo prazo final foi em 30 de agosto de 2010:

o Andrea de Menezes Carrasco – Direito da Cidade/08

o Carlos Renato Vieira do Nascimento – Direito da Cidade/08

o Gustavo Fortuna de Azevedo Freire da Costa – Direito Internacional/08

Decisão:QUANTO À ANDREA, MANDAR EMAIL PARA SE MANIFESTAR EM CINCO DIAS SOBRE SUA SITUAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE O PRAZO DE PRORROGAÇÃO CONCEDIDO EM JUNHO DE 2010 JÁ TERMINOU, COM CIÊNCIA DO ORIENTADOR. QUANTO AO CARLOS RENATO, RECOMENDAÇÃO DE QUE SEJA REALIZADA A DEFESA PARA O MÊS DE SETEMBRO. QUANTO AO GUSTAVO FORTUNA, DEFERE-SE, EXCEPCIONALMENTE, O PRAZO ATÉ OUTUBRO 2010 PARA DEFESA, COMUNICANDO ORIENTADOR.

■ Aluna com situação irregular

MESTRADO MESTRANDO LINHA DE PESQUISA/ANO SITUAÇÃO DECISÃO BÁRBARA DALLA BERNARDINA LACOURT

DIREITO PÚBLICO/10 A aluna não fez inscrição em disciplinas em 2010/2º semestre. MANDAR EMAIL, PARA SE MANIFESTAR EM 30 DIAS

■ Solicitação do Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

Em razão de compromissos profissionais com a elaboração do novo Código de Processo Civil, não foi possível marcar a defesa de tese dos mestrandos Beatriz Medina Maia (ME/Processual/2008) e Franklyn Roger Alves Silva (ME/ Processual/2008) até 30/08/2010.

O Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, no próximo mês de setembro, estará marcando as datas das respectivas defesas de dissertação.

Decisão: CIENTE COM RECOMENDAÇÃO PARA QUE SEJA REALIZADA EM SETEMBRO DE 2010.

(6)

■ Solicitação do Professor José Marcos Domingues de Oliveira

Tendo em vista encontrar-se em licença-prêmio (tirada para lecionar em instituição estrangeira conveniada) durante o período de confecção, aplicação e correção da “prova de aptidão acadêmica” do processo seletivo para o Mestrado – Linha de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, o Professor considera não ter as condições para participar proficuamente das demais etapas da seleção, não a integrando como membro titular, razão pela qual vem excluir-se da referida Banca.

Em anexo: E-mail do Professor José Marcos Domingues de Oliveira. Decisão: CIENTE

■ Processo seletivo – data a remarcar

De acordo com a resposta da Prefeitura dos Campi ao Memorando GAB/CEPED/035/2010, o Pavilhão João Lyra Filho está reservado no dia 06/11/2010 para a realização do concurso do ENEM, impossibilitando a utilização das dependências da Faculdade de Direito neste dia em que ocorreria a prova escrita ou oral sobre o projeto de tese para o processo seletivo do Doutorado e o exame de proficiência em língua estrangeira e língua portuguesa para o processo seletivo do Mestrado.

A Secretaria do Programa de Pós-Graduação, avaliando a situação e considerando o início do recesso acadêmico, em virtude do período natalino, em 17/12/2010, sugere ao Colegiado que o processo seletivo seja remarcado para o dia 08/12/2010.

Em anexo: Memorando GAB/CEPED/035/2010 e comunicação do CEPED. Decisão: CIENTE

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Público/08 – Del. 052/07

Por solicitação da Professora orientadora, Dra. Arícia Fernandes Correia, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Cíntia Guimarães Morgado

Arícia Fernandes Correia (Orientadora/UERJ)

Vanice Regina Lírio do Valle (Universidade

Estácio de Sá)

HOMOLOGADO

Patrícia Ferreira Baptista (Orientadora/UERJ)

Paulo Roberto Soares Mendonça (UNIRIO) Augusto Werneck (PUC)

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito da Cidade/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Marlene de Paula 09/08/2010 “Urbanização, Estado e Meio

Ângela Moulin Simões Penalva Santos

Aprovado. Grau: 10,0

(7)

Pereira Ambiente: uma análise da legislação na produção do espaço urbano” (Orientadora/UERJ) (dez). José Ricardo Ferreira Cunha

(UERJ) Rosângela Lunardelli Cavallazzi (PUC/RJ e UFRJ)

Direito da Cidade/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Anakelle da Silva Guimarães 18/08/2010 “Desafios do saneamento ambiental: a solução cooperativa dos consórcios intermunicipais”

Ângela Moulin Simões Penalva Santos (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 9,8 (nove vírgula oito). HOMOLOGADO

Vânia Siciliano Aiêta (UERJ)

Jorge Luiz Alves Natal (IPPUR/UFRJ)

Direito da Cidade/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Renata Lourenço Ferreira dos Santos 23/08/2010 “Habitação, cidadania, espaço público e estrutura urbana: a interface dos elementos de construção da cidade nos projetos habitacionais”

Ângela Moulin Simões Penalva Santos (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOGADO

Ricardo Nery Falbo (UERJ) Danielle de Andrade Moreira

(PUC/RJ)

Direito da Cidade/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Benedicto de Vasconcelos Luna Gonçalves Patrão 23/08/2010 “O direito à convivência comunitária: a criança e o adolescente no contexto urbano”

Vânia Siciliano Aiêta (Orientadora/UERJ)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez).

HOMOLOGADO

Marcos Alcino de Azevedo Torres (UERJ) Célia Barbosa Abreu (UFF)

Direito da Civil/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Rafael da Silva Rocha

23/08/2010 “O caso dos portadores do vírus HIV: um estudo sobre a autonomia individual do paciente”

Heloísa Helena Gomes Barboza (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio), aprovado com distinção. HOMOLOGADO

Carlos Nelson de Paula Konder (UERJ) Rose Melo Vencelau

(8)

Direito da Civil/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Anna de Moraes Salles Beraldo 23/08/2010 “Efeitos sucessórios da reprodução humana assistida homóloga post mortem”

Guilherme Calmon Nogueira da Gama (Orientador/UERJ) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio), aprovado com distinção. HOMOLADO

Heloísa Helena Gomes Barboza (UERJ) Francisco José Cahali

(PUC/SP)

Direito da Civil/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Paula Moura Francesconi de Lemos Pereira 25/08/2010 “Relação médico-paciente: o respeito à autonomia do paciente e a responsabilidade civil do médico pelo dever de informar”

Heloísa Helena Gomes Barboza (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez), aprovada com distinção e louvor. HOMOLOGADO

Carlos Nelson de Paula Konder (UERJ) Leonardo de Andrade

Mattietto (UCAM)

Direito Público/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Fábio de Souza Silva 09/08/2010 “Tutela judicial do direito à saúde”

Daniel Antonio de Moraes Sarmento

(Presidente da Banca/ UERJ)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez).

HOMOLOGADO

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (UERJ) Fernanda Duarte Lopes

Lucas da Silva (UFF)

Direito Público/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Leonardo Carrilho Jorge 20/08/2010 “Paternalismo jurídico na Constituição de 1988: a autonomia individual contra o autoritarismo estatal”

Jane Reis Gonçalves Pereira (Presidente da Banca/ UERJ)

Aprovado. Grau: 9,0 (nove).

HOMOLOGADO

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ) Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva (UFF/ UGF)

Direito Público/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Bruno Stigert de Sousa 20/08/2010 “O constitucionalismo solidário: responsabilidade, democracia e inclusão”

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (Orientador/ UERJ) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio). HOMOLOGADO

Jane Reis Gonçalves Pereira (UERJ)

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

(9)

Direito Processual/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Cristiane Rodrigues Iwakura 11/08/2010 “Conciliação na administração pública”

Flávio Mirza Maduro (Presidente da Banca/ UERJ)

Aprovado. Grau: 9,0 (nove).

HOMOLOGADO

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Márcia Cristina Xavier de

Souza (UFRJ)

Direito Processual/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Cecília Kerr Gioia Souto Maior 03/08/2010 “A viabilidade do modelo de justiça restaurativa nos processos de apuração de atos infracionais no Brasil”

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro (Orientador/ UERJ) Aprovado. Grau: 9,0 (nove). HOMOLOGADO

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Diogo Rudge Malan

(PUC/RJ e UCP)

V – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Elza Ibrahim

A requerente é graduada em Psicologia (PUC) e solicita autorização para assistir à disciplina Tópicos Especiais de Direito Penal: Violência e Controle Social, ministrado pela Professora Vera Malaguti Batista, como aluna ouvinte.

A requerente esclarece que prestará exame para o Mestrado no Departamento de Psicologia Social e cursar a referida disciplina muito a auxiliaria na elaboração de seu pré-projeto.

Decisão: INDEFERIDO POR FALTA DE PREVISÃO LEGAL.

■ Rafael Barros Vieira

O requerente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RJ (Teoria do Estado e Direito Constitucional) e solicita inscrição externa na disciplina “Direitos Humanos” do PPGDIR.

O requerente gostaria de solicitar a inscrição nesta disciplina por seu conteúdo estar diretamente relacionado com o objeto que estuda no programa da PUC-RJ.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Bethania de Albuquerque Assy. Em anexo: Declaração da PUC-RJ

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

■ Letícia Paes

A requerente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RJ e solicita inscrição externa na disciplina “Direitos Humanos” do PPGDIR.

A requerente gostaria de solicitar a inscrição nesta disciplina por seu conteúdo estar diretamente relacionado com o objeto que estuda no programa da PUC-RJ.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Bethania de Albuquerque Assy. Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

(10)

■ André Luiz Conrado Mendes

O requerente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RJ (Direito Constitucional e Teoria do Estado) e solicita inscrição externa na disciplina “Direitos Humanos” do PPGDIR com obtenção dos créditos correspondentes.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Bethania de Albuquerque Assy. Em anexo: Declaração da PUC-RJ

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

■ Sávia Cordeiro de Souza

A requerente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RJ (Direito Constitucional e Teoria do Estado) e solicita inscrição externa na disciplina “Direitos Humanos” do PPGDIR com obtenção dos créditos correspondentes.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Bethania de Albuquerque Assy e de seu orientador na PUC, Professor José Maria Goméz.

Em anexo: Declaração da PUC-RJ

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

VI – REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS/MESTRADO:

■ Cynthia Emilia Malacarne Ribeiro

A requerente informa que desde 2004 solicitou a avaliação pela UERJ de seu diploma de Mestrado em Direito Internacional e Relações Internacionais, obtido na Universidad Complutense de Madrid, mas que até o presente momento, passados 6 (seis) anos não obteve nenhuma resposta acerca da revalidação.

A requerente esclarece que está residindo em Brasília e está prestando concurso público para o cargo de Procurador do Ministério Público do Trabalho e que a revalidação deste diploma é muito importante para a prova de títulos e na comprovação de 2 anos de prática jurídica. Além disso, informa que foi convidada para lecionar em uma Universidade do Distrito Federal e não pode aceitar porque ainda não possui o diploma de mestre revalidado.

Sendo assim, solicita que seja agilizado o processo de revalidação, uma vez que está tendo prejuízos econômicos.

A requerente compreende que a UERJ deva ter vários pedidos como esse e que o volume de trabalho seja muito grande, mas pede que seja considerado o longo período de tempo que esse diploma está nessa instituição para ser avaliado e a urgência em virtude do concurso público.

Decisão: À PROFESSORA CARMEN PARA INFORMAR E TOMAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.

■ Ana Beatriz Nunes Barbosa

A requerente solicita informações quanto à apresentação de dissertação perante banca examinadora na UERJ, exigida pela Comissão que examina seu processo de revalidação e o prazo para o seu cumprimento, tendo em vista que seu processo já se estende por oito anos e que a requerente encontra-se grávida, de forma que um prazo exíguo em eventual exigência seria, segundo ela, incompatível com a natureza do trabalho quanto com a licença maternidade que haverá de tirar.

A requerente já foi cientificada pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação de que a UERJ apenas revalidará seu diploma estrangeiro, mas que ela não receberá um diploma de Mestre pela Faculdade de Direito da UERJ.

(11)

Decisão: REMETER À PROFESSORA CARMEN PARA CIÊNCIA DA EXIGÊNCIA DA BANCA.

■ Substituição de membro de Comissão Especial para revalidação de Diplomas de

Mestrado:

■ Requerente: Daniel Amaral Carnaúba – Mestrado – Processo nº 416/10 - substituído o nome do Professor Guilherme Magalhães Martins, pelo Professor Anderson Schreiber.

Decisão: CIENTE

■ Parecer do Professor José Gabriel Lopes Assis de Almeida em processo de

revalidação.

■ Requerente: Otto Eduardo Fonseca de Albuquerque Lobo – Mestrado – Processo nº 2633/2007. O requerente cursou na Faculdade de Direito da University of Miami, o programa acadêmico denominado “Masters of Laws in Comparative Laws”, cujo significado acadêmico pode corresponder ao Mestrado em Direito na área de concentração de Direito Internacional e Integração Econômica, da UERJ.

O parecer do Professor é que a revalidação seja condicionada à eleboração, pelo requerente, de dissertação de mestrado sob a orientação de professor da UERJ. Seguida de aprovação da mesma em banca a ser nomeada pelo Programa de Pós-Graduação da UERJ.

O parecer do Professor José Gabriel Lopes Assis de Almeida é acompanhado pelos Professores Doutores Alexandre Ferreira de Assumpção Alves e Luis Alejandro Estoup.

Decisão: DAR CIÊNCIA À PROFESSORA CARMEN TIBURCIO, PARA AS MEDIDAS ADEQUADAS AO CASO

Doutorado

■ Substituição de membro de Comissão Especial para revalidação de Diplomas de

Doutorado:

Substituição do nome do Professor Gustavo Senéchal de Goffredo, anteriormente aprovado por este Colegiado, pelo nome do Professor Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo como integrante da Comissão Especial para revalidação de diplomas, para os processos abaixo, a serem encaminhados para a SR-2:

Regina Cecere Viana – Doutorado – Processo nº 376/09 Decisão: HOMOLOGADO

■ Victor Paulo Kloeckner Pires – Doutorado – Processo nº 375/09 Decisão: HOMOLOGADO

■ Substituição de um dos membros de Comissão de revalidação.

 Sandra Mônica de Jesus – Doutorado - Processo nº 3468/2008 - substituído o nome do Professor José Gabriel Lopes Pires Assis de Almeida pelo Professor José Carlos Vaz e Dias.

Decisão:HOMOLOGADO

VII – ASSUNTOS GERAIS:

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Carlos Renato Vieira do Nascimento/07 – Del. 052/07

(12)

Em atendimento ao e-mail enviado ao requerente pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação, o mestrando esclarece que não defendeu sua dissertação no prazo regulamentar, tendo em vista a indisponibilidade de agenda dos Professores Sérgio André Rocha e Cláudio Pereira de Souza Neto, membros externos convidados para integrar sua banca examinadora no mês de agosto.

Sendo assim, com a anuência de seu orientador, Professor Ricardo Lodi Ribeiro, solicita dilação do prazo de defesa de sua dissertação para o dia 29/09/2010.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Ricardo Lodi Ribeiro.

Decisão: CIENTE, RECOMENDANDO QUE SEJA REALIZADA A DEFESA ATÉ O FINAL DO MÊS DE SETEMBRO

Direito da Cidade

■ Sérgio da Silva Castro/08 – Del. 052/07

A orientadora do mestrando, Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes solicita autorização para que o Professor João Eduardo Alves Pereira, integre a banca de defesa de dissertação de seu orientando, no dia 30 de agosto de 2010, diante do impedimento de um dos membros e da impossibilidade do suplente.

A integração do Professor João Eduardo Alves Pereira como membro da banca foi autorizada, ad referendum do Colegiado, pelo Coordenador do PPGDIR, atendendo às circunstâncias e o pedido da orientadora.

Decisão: HOMOLOGADO

Direito Civil

■ Carlos Eduardo Guerra de Moraes /10 – Del. 052/07

Solicita autorização para cursar a disciplina de “Direito Comparado e Relações Sociais”, ministrada pela Professora Maria Celina Bodin de Moraes, tendo em vista a pertinência com o projeto de pesquisa que o requerente realiza na área da responsabilidade civil no Direito Desportivo.

O requerente destaca que a disciplina citada é do curso de Doutorado e solicita que possa cursá-la como disciplina eletiva no curso de Mestrado.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Maria Celina Bodin de Moraes e do orientador do mestrando, Professor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.

Decisão: PRÓXIMA REUNIÃO, POR FALTA DE QUORUM PARA DECISÃO, QUE TEM SIDO CONTROVERTIDA NO COLEGIADO

Direito Internacional

■ Gustavo Fortuna/08 – Del. 052/07

Solicita a dilação de prazo para realizar seu exame de qualificação, depósito de dissertação e defesa perante a banca examinadora, que não pôde efetuar dentro dos prazos estabelecidos pelo PPGDIR, por motivos de ordem pessoal e familiar que esclarece no pedido, em anexo ao seu requerimento.

Em anexo: Justificativa do mestrando em e-mail encaminhado ao Coordenador do PPGDIR. Decisão: JÁ DECIDIDO ACIMA

Direito Processual

■ Isabel Godoy Seidl /09 – Del. 052/07

Solicita a dilação de prazo por 20 (vinte) dias para apresentação do projeto de dissertação.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

(13)

Direito da Cidade/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Sérgio da Silva Castro 30/08/2010 “A aplicabilidade do instrumento jurídico da outorga onerosa do direito de construir nos municípios de Macaé e Rio das Ostras” Rosângela Maria de Azevedo Gomes (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 9,0 (nove). HOMOLOGADO

João Eduardo Alves Pereira (UERJ)

Miriam Fontenelle (UNI-Rio/IBMEC/RJ)

Direito Civil/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Rafael Esteves Frutuoso 30/08/2010 “Relações e situações jurídicas existentes no Direito Civil contemporâneo”

Maria Celina Bodin de Moraes (Orientadora/UERJ)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez).

HOMOLOGADO

Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (UERJ) Ana Carolina Brochado Teixeira (PUC/MG)

Direito Internacional/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Pricilla Barbosa Pimentel 30/08/2010 “O Tema do conflito de fontes no Direito Brasileiro” Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 9,0 (nove). HOMOLOGADO

João Eduardo Alves Pereira (UERJ)

Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Cardoso Alves (UFF)

Direito Internacional/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Juliana Cardoso de Lima 30/08/2010 “Direito Internacional dos Investimentos e a Indústria do Petróleo Brasileira” Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 8,0 (oito). HOMOLOGADO

Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (Co-orientadora/ UERJ) Amalia Del Carmen Casas

de Las Penas Del Corral (IBMEC)

Doutorandos

Direito Processual

■ Diogo Assumpção Rezende de Almeida /10 – Del. 052/07

O doutorando comunica que foi aceito como pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Cambridge, Inglaterra, por intermédio do Professor Neil Andrews, pelo período de 01/10/2010 a 31/03/2011 (documento em anexo).

(14)

Sendo assim, solicita seu afastamento temporário do programa no período indicado, ressaltando, porém, seu interesse em retornar às suas atividades na UERJ, no primeiro semestre de 2011, se inscrevendo em algumas disciplinas que serão disponibilizadas.

Em anexo: Documento da Faculdade de Direito da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Decisão: À SECRETARIA PARA INFORMAR SE O DISCENTE PREENCHE OS REQUISITOS PARA O TRANCAMENTO DA MATRÍCULA

Assuntos externos

■ Letícia Costa Paes

A requerente é orientanda da Professora Bethania de Albuquerque Assy na PUC-RJ e solicita autorização para cursar a disciplina “Direitos Humanos”, por ela ministrada no PPGDIR.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Bethania de Albuquerque Assy. Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

■ Deo Campos Dutra

O requerente, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RJ (Mestrado em Teoria do Estado e Direito Constitucional), solicita autorização ao Colegiado para cursar a disciplina eletiva ministrada pelo Professor Jacob Dolinger, “Divulgação do Direito Brasileiro no Exterior – II”.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Jacob Dolinger.

Em anexo: Declaração da PUC-RJ e o “de acordo” do Professor titular da disciplina. Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

■ Maria Aparecida Vismar

A requerente é advogada, estudou Direito na Universidade Paulista em Campinas e fez Pós-Graduação Latu senso em Direito Empresarial na FMU em São Paulo, tendo interesse em cursar o Mestrado em Direito Público.

Solicita autorização para cursar como aluna ouvinte a disciplina “Direitos Humanos”, ministrada pelo Professor Maurício Mota.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, verificou-se que, tanto para o Grupo A (p=0,49), como para o Grupo B (p=0,39) não existem diferenças estatisticamente significativas nas notas médias

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...