• Nenhum resultado encontrado

O PROPÓSITO DA VIDA EM BUSCA DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DA NOSSA EXISTÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PROPÓSITO DA VIDA EM BUSCA DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DA NOSSA EXISTÊNCIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O PROPÓSITO DA VIDA

EM BUSCA DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DA NOSSA

EXISTÊNCIA

Estudo no livro de Eclesisastes

INTRODUÇÃO

1. Hoje estamos iniciando uma nova campanha de oração 2. Ela tem um tema interessante : “30 dias para viver”

3. Ela surge de uma questão interessante : O que você mudaria em sua vida se soubesse que só tem 30 dias para viver?

4. E o grande desafio é que estejamos fazendo uma revisão do sentido e do propósito de nossa vida à luz da palavra de Deus .

5. Isto porque, a maneira como

encaramos a vida pode nos levar a conclusões tremendamente

diferentes .

6. Veja , no telão a seguinte foto. 7. Quando olhamos a vida sob a

perspectiva da morte e da

eternidade , muitas das coisas que consomem seu tempo e energia e talvez pareçam ser o que dão sentido a sua vida , perdem o seu valor .

8. A busca de significado e propósito para a vida tem sido o maior anseio da humanidade ao longo dos tempos

9. Ainda que a maioria de nós não tenha o costume de filosofar sobre o propósito ou sentido da nossa vida, a maneira como vivemos revela o que acreditamos que seja o propósito da nossa existência. 10.De certa maneira, podemos

afirmar que o propósito da nossa vida nos ajuda a viver ou a morrer.

(2)

11.A pesquisa do Psiquiatra Victor Frankel1​ Preso em um campo de concentração,

durante a segunda guerra mundial, ele percebeu que algumas pessoas que não tinham a mínima condição de viver não morriam e outros que pareciam ter maiores condições para viver morriam. Ele descobriu que estas tinham sentido e significado para as suas vidas

12.Um dos autores sagrados que mais tratam desta questão é Salomão no livro de Eclesiastes. Como um sábio do seu tempo ele se propôs a tentar descobrir o sentido ( propósito ) da vida humana.

1.12 Eu, o mestre, fui rei de Israel em Jerusalém.

13a Dediquei-me a investigar e a usar a sabedoria para explorar tudo o que é feito debaixo do céu.

2.3b Eu queria saber o que vale a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.

13.Quero estudar alguns trechos do livro de Eclesiastes e descobrir qual o sentido da nossa existência. Por que estamos aqui neste mundo?

14.O velho sábio construiu o seu trabalho através das hipóteses que a maioria das pessoas apresentavam como o sentido da sua existência. Vejamos as hipóteses e o resultado de cada uma delas.

I O TRABALHO

Cap 1

3 O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?

Algumas pessoas imaginam que o que pode dar sentido a vida de alguém é o seu trabalho, o seu projeto de realizações neste mundo. Talvez por esta razão existam hoje tantos workhoolics, viciados em trabalho.

Normalmente estas pessoas são bem sucedidas no que fazem. Conseguem construir algo que parece ser significativo aos olhos de muitas pessoas, ​mas o velho sábio descobriu que o trabalho, a realização profissional, a construção de uma carreira sólida não são suficientes para dar significado ou propósito a vida de alguém.​ ​

Isto Porque

:

1. O vazio da competição

Cap 4

4 Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento.

a. O troféu do Dr Dobson Campeão de Tênis da sua universidade, troféu colocado na sala de troféus, anos depois recebe pelo correio o troféu pois ele foi encontrado no lixo em meio a uma reforma na universidade. ​“No devido tempo

todos os seus troféus serão jogados no lixo por alguém”.

1Viktor Frankl’s theory and therapy grew out of his experiences in Nazi death camps. Watching who did and did not survive (given an

opportunity to survive!), he concluded that the philosopher Friedrich Nietzsche had it right: “He who has a why to live for can bear with almost any how. " (Friedrich Nietzsche, quoted in 1963, p. 121) He saw that people who had hopes of being reunited with loved ones, or who had projects they felt a need to complete, or who had great faith, tended to have better chances than those who had lost all hope.

He called his form of therapy ​logotherapy​, from the Greek word ​logos​, which can mean study, word, spirit, God, or meaning. It is this last

sense Frankl focusses on, although the other meanings are never far off. Comparing himself with those other great Viennese psychiatrists, Freud and Adler, he suggested that Freud essentially postulated a will to pleasure as the root of all human motivation, and Adler a will to

power. Logotherapy postulates ​a will to meaning​. ​http://www.ship.edu/~cgboeree/frankl.html

(3)

2. O Vazio do Stress

22 Que proveito tem um homem de todo o esforço e de toda a ansiedade com que trabalha debaixo do sol?

23 Durante toda a sua vida, seu trabalho é pura dor e tristeza; mesmo à noite a sua mente não descansa. Isso também é absurdo.

26 Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento.

a. A segunda observação que o velho sábio fez é que se o trabalho for o que dá significado a sua vida então logo você vai sentir o vazio do stress consumindo a sua vida

i. Ansiedade ii. Dor e tristeza

iii. Uma mente que não descansa e por isso as suas noites serão insones Ilustração do vizinho de um empresário do Amazonas que precisava orar com o seu amigo todas as noites para ele conseguir dormir, até o dia em que ele pode descobrir algo maior que o seu trabalho Deus como o sentido e significado da sua vida .

b. Mas ​a grande ironia​ de tudo isto ​é que Deus pode abençoar e até usar o

esforço de alguém para transferir os recursos para outro que tem a ele como o verdadeiro significado da vida ​. O uso do bingo , as portas fechadas,

só porque uma igreja orou. E para que ficasse mais claro , isto só está acontecendo em nosso estado.

3. O Vazio da morte

Cap 2

17 Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento.

18 Desprezei todas as coisas pelas quais eu tanto me esforçara debaixo do sol, pois terei que deixá-las para aquele que me suceder.

19 E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo? Todavia, terá domínio sobre tudo o que realizei com o meu trabalho e com a minha sabedoria debaixo do sol. Isso também não faz sentido.

20 Cheguei ao ponto de me desesperar por todo o trabalho no qual tanto me

esforcei debaixo do sol.

21 Pois um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo. Isso também é um absurdo e uma grande injustiça.

a. A terceira observação que o velho sábio fez foi que o nosso trabalho quando focado somente nas coisas deste mundo não tem sentido algum diante de um fato incontestável : a morte .

b. Você não leva nada do seu trabalho para depois da morte

c. Você não pode controlar o que as pessoas farão com o que você construiu com todo o seu esforço depois da sua morte.

(4)

d. Alguém poderá melhorar o seu trabalho, dissipá-lo, ou abandoná-lo a maior frustração de pais que construíram um império cujos os filhos não tem nem prazer nem vocação para administrá-los.

e. Então tudo parece ficar sem sentido 4. O vazio do esquecimento

a. Mas o que parece ainda ser pior é que todo o nosso trabalho cairá no vazio do esquecimento das gerações seguintes

1.11 Ninguém se lembra dos que viveram na antigüidade,e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles.

b. Nem o nome correto do meu ancestral que veio da Itália eu sabia.

5. O resultado de colocar o trabalho como o significado da vida é vazio interior a. Trabalho não preenche a alma

b. ​há um sentimento de necessidade de transcendência e eternidade que só pode ser encontrado em Deus. O resto é vazio de vazio​ .

c. Fomos feitos para viver para sempre e se não entendermos que só em Deus encontramos o sentido que transcende o tempo e a vida e nos conduz a

eternidade, estaremos fadados a viver o vazio da alma , a perder as pessoas mais significativas da vida para aquilo que não tem sentido permanente.

d. Jesus precisa ser o sentido , o propósito da nossa vida , só ele faz com que

nossa vida tenha sentido eterno .

e. Coloque Jesus como a razão da sua vida, o valor primeiro e todas as coisas ele acrescenta, pois ele é o nosso verdadeiro significado.

f. Esta foi a conclusão final deste livro:

Cap 12

1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”;

13 Agora que já se ouviu tudo,aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos,porque isso é o essencial para o homem.

14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau

II O CONHECIMENTO

1.17 Por isso me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento.

2. 12 Então passei a refletir na sabedoria,na loucura e na insensatez.O que pode fazer o sucessor do rei, a não ser repetir o que já foi feito?

13 Percebi que a sabedoria é melhor que a insensatez,assim como a luz é melhor do que as trevas.

14 O homem sábio tem olhos que enxergam, mas o tolo anda nas trevas; todavia, percebi que ambos têm o mesmo destino.

(5)

15 Aí fiquei pensando: O que acontece ao tolo também me acontecerá. Que proveito eu tive em ser sábio? Então eu disse a mim mesmo: Isso não faz o menor sentido!

1. O velho sábio reconheceu o valor da sabedoria e do conhecimento, assim como reconheceu o valor do trabalho

2. Mas percebeu que a busca do

conhecimento é muito pouco para ser o significado, o propósito da vida humana. Porque​ :

a. O vazio do limite do nosso conhecimento

b. O vazio da morte sem Deus .

i. Mas de que vale todo o nosso conhecimento humano diante da realidade da morte ?

ii. E especialmente se a busca do nosso conhecimento humano não nos conduziu a buscar a Deus ?

3. Conhecimento não é suficiente para ser a razão, o propósito da nossa vida especialmente quando visto sob a ótica da eternidade.

4. Todo o conhecimento que não conduza a busca do nosso criador é mera arrogância humana que perde o seu sentido diante da morte e da eternidade.

5. É vazio de alma e petulância humana .

III OS PRAZERES (A TEORIA DE FREUD)

Cap 2

1 Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.

10 Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.

11 Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.

1. O velho sábio imaginou que poderia descobrir o sentido da vida no prazer

2. Na verdade ele não foi o único. Esta é a base da teoria de Freud, ao afirmar que a busca por prazer é o que comanda a vida.

3. Mas a descoberta do velho sábio foi de que o prazer não preenche, ele é fútil em si

mesmo e vai criando em nós a sensação de vazio e de falta de sentido.

4. ​Por que somos insaciáveis​, e a cada prazer precisamos acrescentar algo mais e nada preenche

a. As aberrações da sexualidade de hoje i. Troca

ii. Grupo

(6)

iii. Orgia iv. Os incestos b. A destruição das drogas

i. Um lenitivo ii. Um barato

iii. O entorpecimento, aviltamento e a morte c. O egoísmo da busca do prazer

5. O prazer faz parte da vida, mas não é o que dá sentido a vida, ele só prova que

precisamos de algo maior do que nossas sensações​.

a. Nós precisamos de conectividade com pessoas significativas, b. nós precisamos de transcendência que só Jesus pode nos dar

Cap 2

1 Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.

IV O DINHEIRO

Cap 5

10 Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.

11 Quando aumentam os bens, tambémaumentam os que os consomem. E que

benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

12 O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranqüilidade para dormir.

13 Há um mal terrível que vi debaixo do sol: Riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor.

14 Se as riquezas dele se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho que lhe nascer.

15 O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo.

16 Há também outro mal terrível: Como o homem vem, assim ele vai, e o que obtém de todo o seu esforço em busca do vento?

17 Passa toda a sua vida nas trevas,com grande frustração,doença e amargura.

1. Nunca satisfaz

2. Aumentam aqueles que querem consumi-lo por você . 3. Perde a tranqüilidade

a. Até para dormir

b. A angustia de um mau negócio

4. Não levamos nada do que acumulamos para a sepultura A ironia de Deus no livro de Jeremias sobre as escrituras de terras dos seres humanos .

5. Não tem sentido diante da eternidade é só papel

(7)

6. Ao longo do tempo esta saga se transforma em a. Trevas

1. Obscurece a nossa visão do que realmente tem significado​ quantos casamentos quebrados uma verdadeira opressão financeira para a esposa e filhos .

2. Para muitos o dinheiro se transforma em deus​ ( Mamon) , por isso Jesus disse :

Lc 18. 24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!

b. Frustração Não preenche o coração Vazio de vazio, tudo é vazio. c. Doença

d. Amargura irmãos que há 30 anos não se conversam por causa de uma perda de dinheiro

7. Por isso o dinheiro não pode ser o propósito de uma vida​ a. Você precisa de um valor maior

b. Você precisa de um valor que dure mais c. você precisa de sentido eterno

d. Você precisa de Jesus ele é a nossa riqueza eterna .

Lc 12. 32 “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

8. Onde você está ajuntando os seus tesouros ?

V O PODER (A TEORIA DE ADLER)

Cap 2

9 Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém

antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.

11 Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento.

Cap 4

15 Percebi que, ainda assim, o povo que vivia debaixo do sol seguia o jovem, o sucessor do rei.

16 O número dos que aderiram a ele era incontável. A geração seguinte, porém, não ficou satisfeita com o sucessor. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento.

1. O sucesso ou o poder também não preenchem a alma 2. Eles são mera

ilusão​

a. O seu poder não é inerente a você , mas é relativo ao meio em que você se encontra. ​Um príncipe em uma terra pode ser um escravo em outra, ou um

ser sem expressão em outro lugar​ .

b. Os ilegais nos EUA.

(8)

c. Pura ilusão

d. É correr atrás do vento.

3. O poder e o sucesso são tremendamente

transitórios​

.

a. Hoje você pode ser considerado o maioral, mas em pouco tempo aparecerá alguém que tomará o seu lugar, mas nem ele ficará por muito tempo naquele lugar pois aparecerá outro que tomará o lugar dele também .

b. Pautar toda uma vida para os seus cinco minutos de glória , controle e poder parece algo insano, mas é o que muitos tem feito

4. Só ha sentido se colocarmos a perspectiva do sentido da vida em Jesus​, a. pois só ele pode fazer o transitório ter significado eterno​.

b. Só ele detém todo o poder no céu e na terra

c. Só o pai eterno tem a verdadeira glória que não esmaece . Todo a glória humana se desvanece Murcha e morre, diz a bíblia

5. Por isso o sentido da vida precisa ser colocado naquele que pode nos dar verdadeiro sentido e significado. Jesus o nosso salvador eterno

CONCLUSÃO

Ao olharmos para todas estas hipóteses chegamos a algumas conclusões que precisam ser incorporadas a nossa vida

1. Questão da existência: POR QUE ESTOU VIVO?

DEUS​:​ EU FUI FEITO ​PARA VIVER PARA SEMPRE

Cap 3

11 Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o

anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.

14 Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam.

2. Questão de significação: EU TENHO VALOR?

DEUS: EU FUI CRIADO ​PARA SER AMADO POR DEUS

3. QUESTÃO DE INTENÇÃO: ​QUAL É O MEU PROPÓSITO?

DEUS: EU DESCUBRO MEU PROPÓSITO​ CONHECENDO A DEUS

Cap 12

1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”;

(9)

13 Agora que já se ouviu tudo,aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos,porque isso é o essencial para o homem.

14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau

Por isso hoje eu o convido a fazer do Senhor o significado e o propósito da sua vida pois fora dele a vida não tem sentido, ela é transitória , passageira, e o que parece ser de valor se desvanece no tempo e no espaço e o pior que sem ele caminho para um inferno físico e existência aqui e por toda a eternidade , mas com ele a vida tem sentido eterno.,valor que transcende pois sou amado por ele ( cruz), tem propósito pois não vivo para mim mesmo mas para a sua glória hoje e sempre , aqui e na eternidade onde ele me fará herdeiro do seu reino e co-participante da sua glória. Este é a verdadeira de termos sido criados à sua imagem.

Qual é o propósito da sua vida?

Referências

Documentos relacionados

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Logo no início da vitelogênese, ou crescimento secundário, já é possível distinguir as camadas interna e externa da teca, a zona radiata já é mais espessa e mais corada, e

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis