• Nenhum resultado encontrado

Hoje, Domingo de Páscoa, é o dia mais importante do ano. Somos todos Marias! PASTORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hoje, Domingo de Páscoa, é o dia mais importante do ano. Somos todos Marias! PASTORAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PASTORAL

4 / ABRIL / 2021

Igreja Metodista em Itaberaba | Congregação em Santana de Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”

ANOS BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIX | Nº 849

As Marias junto ao túmulo vazio (WDRfree)

Somos todos Marias!

H

oje, Domingo de Páscoa, é o dia mais importante do ano

para nós cristãos e cristãs, quando celebramos o grande sentido da nossa fé: a salvação. Somos salvos do peca-do, somos salvos da morte, somos salvos da perdição, somos salvos de nós mesmos. É na ressurreição de Jesus que funda-mentamos a nossa fé.

Além de ser um fato único, pois não há nenhum outro regis-tro na história de um deus que tenha ressuscitado dentre os mortos, a ressurreição é o meio pelo qual somos reconciliados com o Pai. Por meio do sacrifício de Cristo, a ponte que esta-va quebrada foi reconstruída. Ao ressuscitar no terceiro dia de Sua morte, Jesus restabeleceu nosso acesso direto ao Deus Pai. Essa é mensagem em que cremos, pregamos e vivemos: Jesus Cristo ressurreto!

(2)

Hoje, ao verificarmos o registro bíblico, fica um pouco mais fá-cil assimilar o que aconteceu há quase 2 mil anos, pois temos acesso ao começo, ao meio e ao fim dessa história. Ou seja, sa-bemos que Jesus morreu e também que ressuscitou. Mas como deve ter sido para os discípulos e discípulas que viram o Mes-tre ser retirado morto daquela cruz? Os relatos dos Evangelhos dão conta de que foram poucos os que seguiram até o fim com Jesus. O exemplo maior é o de Pedro, que, literalmente, negou ser Seu discípulo por três vezes.

Ao longo do ministério de Jesus, podemos observar que as mu-lheres tiveram um papel de destaque. Em diversos relatos, elas foram o principal alvo da graça de Deus. Certamente, um dos episódios mais significativos da presença feminina no ministé-rio de Jesus é a visita ao sepulcro das Marias, no domingo, pri-meiro dia da semana (Mc 16:1-2). Elas foram até lá para ungir o corpo de Jesus, prática que se assemelha, por exemplo, ao que fazemos no Ocidente, quando homenageamos os mortos com coroas de flores.

Mas, como bem sabemos, ao chegarem ao jardim em que se si-tuava o túmulo, as Marias descobriram que Jesus havia ressus-citado. Assim que receberam a notícia, elas não tiveram dúvida e foram imediatamente anunciar que a promessa havia se cum-prido e que, de fato, Jesus era o Cristo, o Ungido de Deus. O convite e o desafio para nós, hoje, é fazermos como aquelas Marias: anunciar a boa nova do Evangelho, de que o Cristo res-suscitou para nos dar vida, e vida eterna!

Quantas pessoas nós conhecemos que estão sem esperança, sem paz e sem sentido para viver! Mas nós conhecemos o Cami-nho que pode levá-las a ter uma vida plena e abundante. Somos chamados e chamadas a testemunhar, por meio de palavras e atitudes, que cremos e vivemos uma fé viva e que traz vida. Por-tanto, celebremos e anunciemos o Cordeiro de Deus que tira o

pecado do mundo!

Aleluia! Jesus ressuscitou!

Tiago Valentin, pastor

“Conhecer o Salvador crucificado, porque Ele crucificou todos os meus pecados, é muito bom; mas conhecer o Salvador ressuscitado, porque Ele me justificou,

e entender que Ele me deu nova vida é uma experiência ainda mais sublime.” C. H. Spurgeon, pregador batista britânico (1834-1892)

(3)

“Aleluia! Ele Ressuscitou!”, por Wayne Pascall

Reflexão

A Páscoa e suas lições em

tempos de quarentena

“O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora” (Êxodo 12:13).

A

Páscoa, que será comemorada neste domingo, é a

da-ta mais expressiva do cristianismo, pois é uma oportu-nidade para relembrar o maior de todos os sacrifícios já feitos e também a maior promessa cumprida: Jesus Cristo, após ter sido crucificado, não foi mais achado dentre os mortos, pois havia ressuscitado. Neste ano, mesmo em meio ao perío-do de isolamento social por conta perío-do coronavírus, a data é uma oportunidade de celebração e de reflexão. Conversamos com o Reverendo Robinson Grangeiro, chanceler do Instituto Presbite-riano Mackenzie, para trazer mais informações e extrair o me-lhor dessa passagem.

“A mensagem da Cruz, que relembra o sacrifício de Cristo, é a maior dentre as pregadas pelo cristianismo. Todavia, antes mesmo desse fato tão precioso, a Páscoa já era celebrada pelo povo judeu, e até foi comemorada por Jesus e Seus apóstolos, pois é uma festa que rememora a saída do povo judeu do Egito, após 400 anos de escravidão”, relembra o chanceler.

Ele explica que o termo “Páscoa”, inclusive, está relacionado com essa história: em hebraico, significa “passagem”. Isso porque a celebração também relembra a noite em que a última praga foi

(4)

lançada sobre o Egito, o anjo de morte que feriu os primogênitos egípcios e marcou a libertação do povo judeu. Naquela noite, a ordem de Deus para Seu povo foi que todos deveriam permane-cer em seus lares, à espera do grande livramento divino, como mostra o texto bíblico em Êxodo 12:13.

“Já na última Páscoa de Jesus e Seus discípulos, Ele a ressignifi-cou para torná-la símbolo de uma libertação mais ampla e es-piritual. A Páscoa cristã tornou-se, assim, símbolo da redenção divina, por meio de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, explica Grangeiro.

Por isso, nós cristãos e cristãs enfatizamos esse novo significado da Páscoa, quando Cristo ordenou a celebração da nova ceia, tor-nando-a um meio pelo qual a graça de Deus fortalece a fé e a espe-rança até a ceia celestial de Jesus com Seus filhos e filhas, quando Ele voltar na plenitude de Seu reino. “Esta é a razão para que todos e todas organizemos nossas celebrações realçando a centralidade de Cristo, sem desconsiderar também a ênfase na sadia convivên-cia familiar e fraterna ao redor da mesa”, declara o chanceler. Todavia, por conta da pandemia do coronavírus, tais comemora-ções deverão ser adaptadas para contribuir com o cumprimento da quarentena e ajudar na redução da transmissão da covid-19. Por isso, as celebrações virtuais devem ser priorizadas e não de-vem acontecer aglomerações, ainda que sejam entre familiares. A celebração em tempos de quarentena, contudo, oferece uma oportunidade de reflexão única. “A Páscoa é um tempo propício para reconhecermos as injustiças de todos os tipos e a impotên-cia humana diante de situações incontroláveis e incompreensí-veis para a finitude de nossa mente. É um tempo de reflexão e quebrantamento diante do Criador, como uma forma de superar o questionamento dos porquês e buscar humildemente a reve-rência a Deus para se chegar aos propósitos mais importantes desta pandemia”, menciona o reverendo.

Este momento, portanto, serve para lembrarmos que uma ru-de cruz foi erigida e o sangue ru-de Jesus foi ali vertido. Porém, Ele não permaneceu morto, mas ressurgiu, com triunfo e glória, e o resgate da vida foi cumprido. Mesmo com o isolamento social, a Páscoa deste ano é uma chance para aprendermos o valor da justiça, do amor de Deus e também da vida humana.

“Esta Páscoa, marcada pelo medo e pela angústia, pode ser de-safiada pela renovação da vida que Deus realiza em cada co-ração. Nada melhor do que a morte e a ressurreição do próprio

(5)

Filho de Deus para demonstrar o amor e o propósito de recon-duzir de volta ao Pai tantos quantos creem no sacrifício reden-tor de Jesus”, conclui o reverendo Robinson Grangeiro.

Mensagem do Instituto Presbiteriano Mackenzie (Portal Mackenzie Mídias)

“A ressurreição é o ponto decisivo na existência do Filho de Deus. Antes de ressuscitar, Ele era o Filho de Deus em fraqueza e humildade.

Por meio da ressurreição, tornou-se o Filho de Deus em poder.” John Stott, pastor e teólogo anglicano britânico (1921-2011)

Avisos

Escola dominical a partir do mês de abril

No mês de abril, nossa Escola Dominical entrará numa nova fase, na qual novas classes serão oferecidas em outra plata-forma digital, além do Facebook. A ED ficará assim: hoje (4/4), haverá uma classe única especial, com o tema “Os Bastidores da Páscoa”; a partir do dia 11/4, passaremos a contar com três classes: uma classe única, na qual continuaremos a tratar de temas relevantes e edificantes; uma classe sobre o panorama do Antigo Testamento; e uma classe sobre o panorama do No-vo Testamento. A classe única continuará a ser transmitida pelo Facebook da igreja, enquanto as classes sobre o AT e sobre o NT serão transmitidas pela plataforma Google Meet. Os interessa-dos em participar das aulas sobre o Antigo Testamento deverão entrar em contato com o Silas (95785-7861); já para participar da classe do Novo Testamento, os interessados deverão conta-tar o Felipe Almeida (96837-2510).

Hoje, às 10h00

Classe única “Os bastidores da Páscoa”, pelo Facebook.

11/4, às 10h00

Classe única, pelo Facebook;

Classe sobre o Antigo Testamento, pelo Google Meet (fazer contato com o Silas);

Classe sobre o Novo Testamento, pelo Google Meet (fazer contato com o Felipe).

Culto Highlight & Culto Transbordante

Está chegando nosso primeiro culto da mocidade em 2021. Se-rão momentos preciosos de louvor, comunhão e edificação. Divulgue e convide seus amigos para esse tempo único que o Senhor está preparando para nossa mocidade.

Quando: 10 de abril (sábado), às 19h00;

Onde: o culto será por meio de uma live no Instagram da nossa igreja.

(6)

Encontro de Casais on-line

No dia 17 de abril, às 19h00, realizaremos, pelo aplicativo Zoom, um momento especial com os casais. Será um tempo para par-tilhar a Palavra, orar e matar um pouco a saudade. No encon-tro, quem trará a mensagem será o Pastor Marcos Garcia, da Igreja Metodista em Santo Amaro. Um pouco antes do encontro, disponibilizaremos o link da reunião. Participe e convide outros casais.

Ministério de Casais

Como continuar a contribuir?

Você poderá continuar expressando sua fidelidade e confiança em Deus por meio do dízimo. A forma de fazer isso será via de-pósito bancário, na conta da nossa igreja.

Banco Bradesco Agência: 0614-9

Conta Corrente: 63.870-6

Associação da Igreja Metodista Terceira Região CNPJ: 04.083.369/0016-42

Aniversariante

10/4 Manoel B. Oliveira.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde do Adão (de Santana de

Parnaíba), da d. Alda, do Andrés, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), da Célia Campelo, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, do Edilson Távora, da Elisete (cunhada do Dilson), da Flá-via Peres, da d. Fracinete Stella (mãe do Emerson Stella), da d. Gercina, da

Gina, da Glacy (amiga do sr. Manoel), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), do Manoel Oliveira, da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, da Marlene (sobrinha da Edna), da Nílvea (irmã da Nurimar), da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (esposo da Rose), do Rafael Ar-rais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Tânia (irmã do Dilson), do Wanderlei e do Wil-son (cunhado da Maria José);

(7)

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

em Itaberaba

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Canário, 41 Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

em Itaberaba

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Canário, 41 Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes

BOlETIM INfORMATIvO (BOIN) dA IgREJA METOdISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenador do M. de Comunicação: Gabriel Lemos

www.metodistaitaberaba.com.br metodistaitaberaba

metodistaitaberaba igrejametodista.itaberaba

Pela nossa equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

Pelas missionárias Mariana Wada e Gabrielle Oliveira;

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da

nos-sa igreja;

Pelo ministério e pela saúde do Bispo José Carlos Peres, da

nossa Região;

Pelos profissionais da área da saúde.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

PROgRAMAÇÃO SEMANAl

Segunda-feira Alimentando Vidas, às 19h30, presencial; de terça-feira

a sexta-feira PGs, horários variados, on-line;

Sexta-feira Escola de Cura d’Alma, às 20h00, pelo Zoom;

domingo Escola Dominical, às 10h00, uma classe pelo Facebook e duas classes pelo Google Meet; domingo

Culto Solene, às 19h00, pelo Youtube (o culto presencial está suspenso por tempo inde-terminado, de acordo com decisão dos pas-tores e da Clam).

Referências

Documentos relacionados

Mas, para confiar em Deus, é necessário acreditar em al- guma coisa a respeito d’Ele, isto é, ter crenças.. Crer é também pensar, e pen- sar respeitando os limites da revelação

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) convoca para matrícula os candidatos da relação contida no anexo I deste Edital, selecionados da listagem de repescagem do Programa

Dois Encontros com os Coordenadores do PRONATEC, visando adequar a gestão do programa às normas vigentes. Comunidade Interna PROEXT Setores de Extensão dos Câmpus A

Para que o estudo seja possível, houve um levantamento bibliográfico sobre o cenário do sistema produtivo da saúde no Brasil, tendo em vista a proteção

São Tomás de Aquino ensina que este amor divino aos homens tem duas características essenciais: pela força de união, quer unir-se a nós, dando-se a si mesmo, vivendo em nós através

Tal facto resulta da adesão a Jesus: seria um absurdo aderir a Jesus e ao seu projecto e, depois, conduzir a vida de acordo com mecanismos de divisão, de afastamento, de egoísmo,

Propomos a reeleição dos seguintes membros para o Conselho de Administração da Companhia: Carlos Alberto da Veiga Sicupira, Paulo Alberto Lemann, Miguel Gomes Pereira

A partir desse levantamento, construiu-se cinco propostas de situações problemas relacionados a temática de Cinética Química e de modo que possam ser utilizados