• Nenhum resultado encontrado

SANFRA. em revista. Que os sorrisos sejam cada vez mais constantes. 2º semestre/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SANFRA. em revista. Que os sorrisos sejam cada vez mais constantes. 2º semestre/2020"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

SANFRA

em revista

#5

2º semestre/2020

Que os sorrisos

sejam cada vez mais

constantes

Em tempos de incertezas, que a união, a compaixão e a

empatia sejam verdadeiros motivadores em busca da felicidade.

Veja como o SANFRA trabalhou neste período para proporcionar

tranquilidade e segurança às famílias e aos colaboradores.

(2)

Melhora o

raciocínio e foco

Desenvolve

habilidades

sociais

Promove

reflexões sobre

cidadania global

Conheça mais sobre o nosso programa bilíngue: www.internationalschool.global

Apresentação

Prezada Comunidade Xaveriana,

Encontra-se em suas mãos a 5ª Edição do periódico SANFRA em Revista, elaborada cuidadosamente pela equipe de Comunicação Institucional do Colégio São Francisco Xavier, com a colaboração de nossa equipe de profissionais. Essa edição se torna um marco para o trabalho do Colégio São Francisco Xavier nesses mais de 92 anos de história, pois será um acervo vivo com as informações e procedimentos adotados pelo Colégio São Francisco Xavier no período de suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção a COVID-19.

Mesmo estando em um tempo de incertezas e desafios, a equipe do Colégio São Francisco Xavier trabalhou incansavelmente com muita serenidade, seriedade e segurança. Sabemos que o momento trouxe muitas dúvidas e insegurança, mas todas as ações tomadas foram amplamente discutidas, seja pela própria Rede Jesuíta de Educação, seja pela Equipe Diretiva do Colégio São Francisco Xavier. O Colégio São Francisco Xavier se adequou a esse novo contexto, com protocolos de higienização e sanitização em todo o prédio e uma série de medidas que foram necessárias para trazer o que há de melhor em proteção aos nossos Xaverianos, de maneira humana e transparente, como é o nosso modo de ser.

Conheça, nas próximas páginas, um pouco desse valoroso trabalho, que contou com a participação de todos os colaboradores e com o apoio das famílias, por meio de um exercício diário do diálogo empático, construtivo e humano em todas as nossas interações. Aproveitamos para agradecer às famílias que acreditam no nosso trabalho e em nossa forma de educar, rogando para que Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e São Francisco Xavier, nosso protetor, continuem a guiar os passos de todos nós com a serenidade e a empatia que recebemos carinhosamente das famílias nesses momentos complexos e desafiadores.

Continuamos com foco na formação integral de nossos Xaverianos em todos os níveis, e buscamos, dia-a-dia, ofertar ações de diversificação e melhorias nas entregas, sempre conectados com a nossa missão, visão e valores.

Boa leitura!

(3)

Sanfra em revista 5

4 www.sanfra.g12.br

sumário

DIREÇÃO-GERAL

Ir. Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ

DIREÇÃO

Kênia Virginia Silva Araújo Ferreira – Diretora Acadêmica Rodrigo Guedes Fontes – Diretor Administrativo/ Financeiro

COORDENAÇÃO EDITORIAL

Tiago Agostinho – Coordenador de Comunicação Institucional

EDIÇÃO/JORNALISTA RESPONSÁVEL

Tiago Agostinho (MTB 13975-MG)

PROJETO GRÁFICO

Francisco David Rodrigues dos Santos – Especialista de Comunicação e Marketing.

DIAGRAMAÇÃO

Raquel Vichiesse e Fábio Rachid

FOTOS

Setor de Comunicação Institucional Alexia Nogueira de Souza Danilo Matheus da Costa Cordeiro

Francisco David Rodrigues Julia Alegria Souza Laís da Silva Teixeira Vinícius D’Amario Machado

Colaboração dos Professores do Colégio São Francisco Xavier

REVISÃO

Julia Alegria Souza – Analista de Comunicação e Eventos Laís da Silva Teixeira – Assistente de Comunicação e Eventos Tiago Agostinho – Coordenador de Comunicação Institucional Vinícius D’Amario Machado – Especialista de Comunicação e Eventos

IMPRESSÃO

StarGraf

COLABORAÇÃO

Anderson Leandro Pacheco – Coordenador de Tecnologia da Informação

Daniela Conti De Oliveira – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I Edson Antonio Bolignari – Coordenador Pedagógico

do Fundamental II e Ensino Médio Francisco David Rodrigues dos Santos – Especialista

de Comunicação e Marketing Glauco Felix Teixeira Landim – Coordenador

de Formação Cristã e Pastoral Irmã Marlete Francisca Da Silva - Assistente

de Formação Cristã e Pastoral

Julia Alegria Souza – Analista de Comunicação e Eventos Juliana Domeneghini Baldin – Analista de Comunicação e Marketing

Kênia Virginia Silva Araujo Ferreira – Diretora Acadêmica Paulo Sergio Estevam Ferreira – Psicólogo Educacional Rodrigo Guedes Fontes – Diretor Administrativo e Financeiro Ronaldo Cerda Muñoz – Coordenador de Atividades Complementares

Tiago Agostinho – Coordenador de Comunicação Institucional Vinícius D’Amario Machado – Especialista de Comunicação e Eventos

Quer entrar em contato com o SANFRA?

Escreva para faleconosco@sanfra.g12.br - (11)3013-0320 Rua Vicente da Costa, 39 - Ipiranga

6 |

capa

União em tempos de distanciamento

8 |

Espaço Magis Pe. Guido Del Toro

Ser Mais para os demais

10 |

Núcleo de Egressos Xaverianos

Um vínculo para além das salas de aula

| 22

Segurança

O SANFRA se prepara para o retorno

| 24

Tecnologia

Como o SANFRA promoveu as aulas dentro

do distanciamento social

| 26

Formação Cristã e Pastoral

A empatia e a compreensão como

atitudes de vida

| 28

Atividades Complementares

Novidades que reforçam a tradição

e inovação do SANFRA

| 30

Acadêmico

Desafio que propõe novos horizontes

12 |

Saúde mental

Acolher é uma necessidade

14 |

Acontece no SANFRA

POL – Projeto de Oficinas Lúdicas

16 |

Comunicação

A comunicação em tempos de isolamento social

20 |

APRENDIZAGEM

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

EXPEDIENTE

SANFRA EM REVISTA

6

p.

14

p.

10

p.

20

p.

p.

30

(4)

7

www.sanfra.g12.br

Sanfra em revista

6

União. Esta talvez seja a palavra mais dita no mundo nos últimos meses. A pandemia cau-sada pela covid-19 fez com que diversos paí-ses precisassem se organizar em unidade para diminuir os efeitos devastadores da doença. E embora haja algumas divergências, são os ges-tos de amor, amizade, carinho e perseverança que fazem a diferença. A cada dia que passa, se faz mais necessária a união, a compaixão e a compreensão das dificuldades do próximo. Papa Francisco, em sua benção Urbi et Orbi ex-traordinária, realizada no fim de março, disse a seguinte frase:

Colégio São Francisco

Xavier: união em tempos

de distanciamento

O SANFRA acredita que são momentos como esses

em que devemos estar o mais próximo possível,

mesmo que fisicamente isso não seja possível

“Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos cha-mados a remar juntos, todos carecidos de mú-tuo encorajamento. E, neste barco, estamos to-dos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados “vamos perecer” (cf. 4, 38), assim também nós nos apercebemos de que não podemos continuar na estrada cada qual por conta própria, mas só o conseguire-mos juntos.”

E partindo deste princípio, de que só conse-guiremos ressurgir em conjunto, o Colégio São Francisco Xavier realizou algumas ações para que colaboradores, famílias e estudantes esti-vessem cada vez mais próximos, mesmo es-tando geograficamente distantes.

Para os colaboradores, o Colégio criou o Proje-to de Escuta Terapêutica (PET), com o objetivo de auxiliar os colaboradores que passam por alguma dificuldade emocional. Em uma ação conjunta entre a Psicologia Educacional e a Formação Cristã e Pastoral, estão sendo feitos atendimentos e escutas a fim de acolher sen-timentos, sensações e apreensões acerca do momento atual.

Ao público externo, ou seja, pais e Xaverianos, o Colégio São Francisco Xavier criou o Projeto de Acolhimento Terapêutico Escrito (PATE), um canal de acolhimento, acompanhamento e su-porte emocional por meio da escrita.

Vinícius D’Amario Machado

Graduado em Jornalismo

Pós-graduando em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Pensando em expandir ainda mais o alcance de contribuição ao próximo, o SANFRA desenvol-veu, com sucesso, um projeto chamado “Movi-mento Junino Solidário”, que substituiu a tradi-cional Festa Junina. A campanha, realizada no mês de junho, alcançou sua meta inicial de R$ 10.000,00 e serviu como um apoio da Comu-nidade Xaveriana a quem mais precisava num momento tão complexo. Os tradicionais even-tos, como o VIP – Você inspirando Pessoas, por exemplo, também encontraram um meio de acontecer, tendo sua transmissão online ao público interno e externo.

O arraial entre os Xaverianos também não foi es-quecido. Neste ano, os professores e as crianças deram um jeito de celebrar São João e fizeram suas próprias festas virtuais. Danças, comidas típicas e figurinos caipiras desfilaram nas câme-ras dos computadores, só faltou a fogueira. Além de ações efetivas para amenizar as an-gústias do momento atual, o Colégio também contou com a criação de conteúdo por meio de suas redes sociais e site. Dentre as postagens estão materiais interativos, vídeos de Xaveria-nos e Professores em momentos de reflexão, desafios entre as equipes esportivas do SAN-FRA, informações e orientações sobre higiene e comportamento durante o período de isola-mento e, por fim, mensagens de esperança, sob o tema #SanfraCuida, para que os seguidores se sintam acolhidos e mais próximos.

Neste período, ainda houve a criação do SAN-FRACAST, um podcast para abordar assuntos pertinentes à educação e ao Colégio, em mais um canal de informação e interação com a Co-munidade Xaveriana, disponível nas principais plataformas de podcasts, como Spotify, Google e Apple Podcast.

Todas estas ações são abordadas pelos seus respectivos realizadores nas próximas pági-nas. A 5ª edição do SANFRA em Revista é uma edição especial, que vem com o objetivo de refletir todo o esforço de nossos colaborado-res para que a família Xaveriana se mantenha segura e caminhe lado a lado conosco, numa relação de confiança e união. Neste momen-to, em que a serenidade se faz necessária, só o amor e a solidariedade poderão fazer com que todos sigam em frente e superem todos os percalços. Que o futuro nos reserve, cada vez mais, motivos para sorrir e nos manter unidos. Vamos todos juntos!

(5)

Sanfra em revista 9

8 www.sanfra.g12.br

Espaço Magis Padre Guido Del

Toro “Ser Mais para os demais”

Com o objetivo de incentivar o protagonismo dos Xaverianos

do Ensino Médio e Egressos Xaverianos na participação da

vida da comunidade educativa, o Espaço Magis tem se

consolidado cada vez mais no cenário do SANFRA

O Espaço Magis Padre Guido Del Toro iniciou

suas atividades no final de 2018, num contex-to em que a equipe de Formação Cristã e Pas-toral estava sendo revitalizada no Colégio São Francisco Xavier, e tem como objetivo atender e ofertar aos Xaverianos do 9° ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, uma vivên-cia contínua e profunda da espiritualidade ina-ciana em parceria com o Centro Magis Anchie-tanum, presente na cidade de São Paulo.

Irmã Marlete Francisca da Silva

Assistente de Pastoral

Graduada em Psicologia, Pós-graduada em Formação Humana

Especialista em Psicologia Clínica e Institucional

verianos a descoberta e o aprofundamento da experiência transformadora da fé, por meio da partilha da Espiritualidade Inaciana; articular fé e justiça, no espaço escolar, considerando temas emergentes da realidade das juventu-des nos dias atuais; ajudar as Juventujuventu-des na construção de seu projeto de vida como dom e serviço aos demais; apoiar e promover ações dos Xaverianos com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade; garantir a partici-pação de Xaverianos nos Exercícios Espirituais ofertados pelo Centro MAGIS Anchietanum; colaborar para a promoção de lideranças e vo-luntariados, de modo que os Xaverianos atuem na transformação da realidade desenvolvendo ações que visem o cuidado com a Casa Co-mum, formando Xaverianos comprometidos com a justiça socioambiental e com serviço ao Reino em parceria com o Setor Pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Quer saber mais sobre o Espaço Magis Padre Guido

Del Toro e como participar?

Entre em contato através do e-mail:

espaco.magis@sanfra.g12.br

O Espaço Magis é um incentivo a mais para o protagonismo dos Xaverianos e Egressos Xa-verianos na participação da vida da comuni-dade educativa, sendo apoiado pela equipe de Formação Cristã e Pastoral, equipe pedagógica e diretiva do Colégio. No ano de 2019, foi inau-gurada a Casa das Associações do SANFRA, concedendo uma sala ao Espaço Magis, que continua contando com outros espaços do Co-légio para a realização das diversas atividades, como a Chácara Recanto Anchieta. A partir do Projeto Educativo Comum (PEC), das Preferên-cias Apostólicas da Companhia de Jesus e da Província Brasil, o Espaço MAGIS Pe. Guido Del Toro busca oferecer espaços para a formação da pessoa como protagonista da história, ga-rantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, co-municativa, corporal e sociopolítica; desenvol-ver com e para os Xadesenvol-verianos e Egressos

(6)

Xa-Sanfra em revista 11

10 www.sanfra.g12.br

Durante a transição entre a adolescência e a fase adulta, uma das memórias mais marcan-tes é a época do colégio. Afinal, foi ali todo o desenvolvimento de visão sobre o mundo, des-de o conhecimento pedagógico, passando pe-las relações sociais, até chegar, finalmente, na decisão de qual carreira seguir.

No entanto, se engana quem acha que esta é apenas uma via de mão única, em que apenas os alunos guardam boas lembranças dessa época. Pensando em reunir novamente Xave-rianos egressos com a instituição, o Colégio São Francisco Xavier criou o NEX – Núcleo de Egressos Xaverianos, um grupo de alunos já formados ou que estudaram no Colégio, para desenvolver atividades e manter este vínculo ativo por muito mais tempo.

Segundo Irmã Marlete, Assistente de Pastoral e uma das frentes do NEX, o objetivo do grupo é reunir e apoiar as iniciativas sociais, pastorais e pedagógicas do Colégio, contribuindo

sobre-tudo com o seu testemunho de antigo Xaveria-no e fazendo o exercício da solidariedade e da cidadania. “Por meio de atividades e projetos pensados com o intuito de estar a serviço dos que mais necessitam. Uma vez que o aprendi-zado dura toda a vida, vamos dar continuidade ao processo educativo de formação de homens e mulheres para os demais”, completa.

Amanda Pereira, de 21 anos, que se formou no SANFRA e hoje cursa Arquitetura e Urbanis-mo, destaca a importância de ter feito parte do Colégio e como isso refletiu no seu futuro. “O SANFRA me ensinou a ser uma pessoa melhor. Ele me ajudou a encarar o mundo e ver ele de uma forma mais ampla, a ser mais prestativa, mais humana e acima de tudo, me ensinou a ser MAGIS”, diz ela, que faz parte de grupos sociais graças ao que viveu nos tempos de escola. “Atualmente faço parte de um grupo social chamado Colecionando Sorrisos, mas faço ou-tros trabalhos voluntários à parte. É algo que

eu já amava e o SANFRA só conseguiu aumen-tar mais ainda esse amor de ajudar o próximo, sempre. Uma coisa que eu certamente não po-deria deixar de citar é a Semana Santa Jovem – SSJ. Foi um dos melhores momentos que eu já vivenciei pelo Colégio e até hoje pratico, mas por outra instituição. Sou muito grata por todo o ensinamento adquirido, seja ele dentro da sala de aula ou fora”.

Amanda decidiu entrar para o NEX com o ob-jetivo de mostrar para os outros egressos o quão importante foi estudar no SANFRA, além de traçar novos projetos em prol da comunida-de Xaveriana. “Tem uma frase da recomunida-de jesuíta que é “um fogo que acende outros fogos”. E é exatamente isso que eu espero fazer dentro do NEX, ser fogo para que outros egressos não se esqueçam do que é o SANFRA, que é muito mais do que um colégio”, diz.

E quando lembra dos tempos em que estudava no Colégio São Francisco Xavier, ela ressalta a saudade que tem dos DDFs na chácara, os in-tervalos na sala da Pastoral, as rodas de músi-ca e as monitorias.

Do terceirão para o NEX

Clarissa Palácio tem 17 anos, se formou no SANFRA em 2019 e quis manter seu vínculo com o Colégio imediatamente. “Eu sentia muita falta de conviver no ambiente escolar e partici-par dos projetos estudantis. Encontrei no NEX uma oportunidade de continuar presente no cotidiano do colégio”, afirma ela, que hoje es-tuda Fotojornalismo.

Clarissa descreve a importância do Colégio em sua vida como um lugar cheio de carinho, com ambiente, pessoas e profissionais incríveis. “Eu estudava em um ambiente extremamente cruel e despreocupado. Quando eu mudei para o SANFRA minha vida mudou junto. Sem mais o sofrimento do bullying e ainda com o apoio de uma equipe de funcionários e Xaverianos que se preocuparam em me ajudar a melhorar. As diferentes convivências que eu tive no SANFRA me fizeram, principalmente, aprender a como lidar com as diferentes pessoas e suas diferen-tes opiniões, ser menos explosiva e conseguir dialogar, sempre ouvindo e respeitando as opi-niões, apesar de manter a minha”, completa. E mesmo admitindo estar sempre envolvida em alguns conflitos e reivindicações dentro do Colégio, a gratidão pelo cuidado da Instituição é enorme. “Sinto muita falta dos professores, que sempre tiveram tanta dedicação, profis-sionalismo e carinho com seus alunos” diz ela, que agora no NEX tem a intenção de participar dos projetos que envolvem o grupo, como Si-mula SANFRA, Mostra Cultural e, também, na Olisanfra. “Eu espero conseguir perpetuar os valores que eu aprendi no Colégio, colocar em prática os projetos que temos para a comuni-dade Xaveriana e incluir os atuais estudantes no cotidiano do NEX para que eles se tornem integrantes do núcleo em breve”, finaliza. Para fazer parte do NEX, envie um e-mail para nexsanfra@sanfra.g12.br. Não esqueça de acompanhar o grupo nas redes sociais: Insta-gram: @nexsanfra Facebook: NEX – Núcleo de Egressos Xaverianos

NEX: um vínculo para

além das salas de aula

Conheça o Núcleo de Egressos Xaverianos,

uma iniciativa do SANFRA para criar laços inseparáveis

Vinícius D’Amario Machado

Graduado em Jornalismo

Pós-graduando em MBA de Gestão Estratégica de Pessoas

(7)

13

www.sanfra.g12.br

Acolher é uma necessidade

Durante o período crítico que vivemos em 2020, algumas

práticas foram pensadas para que a comunidade do

SANFRA fosse acolhida em sua plenitude.

O PET – Projeto de Escuta Terapêutica – foi idealizado para que nossos colaboradores encontrassem um espaço de escuta sem julgamentos, críticas ou opiniões - apenas pre-sença genuína. Cada colaborador tinha a oportunidade de individualmente falar sobre o momento que estava vivendo, suas impressões, ideias, angústias - sobre o que achasse importante para que tivesse um momento de introspecção e conforto.

Na dimensão família, pensamos em um projeto que acolhesse de forma abrangente aque-les que são responsáveis pelos nossos Xaverianos, e que estavam, de maneiras diversas sendo afetados por avalanches de mudanças, restrições, impossibilidades, etc. Foi criado assim o PATE – um projeto de acolhimento por meio da escrita, sem um viés clínico, po-rém totalmente terapêutico, cuidadoso e compassivo acima de tudo. Buscamos oferecer um suporte para as famílias lidarem com os desafios impostos pelo isolamento social; criar uma aproximação mais estreita, um cuidado, consolidando a parceria entre elas e o colégio, além de tentar prestar amparo e solidariedade para com aqueles que se encontra-vam em situação de desgaste emocional ou em dúvidas sobre como lidar com questões específicas ligadas à educação dos Xaverianos. Discussões eram lançadas, visando gerar reflexão e possibilidades de novos olhares sobre tudo que nos cercava.

Paulo Sergio Estevam Ferreira

Psicólogo Escolar – CRP: 06/93350

Bacharel e Licenciado em Letras, Pedagogia e Psicologia

Especialista em Psicopedagogia e Terapia Cognitivo Comportamental

O termo acolher nos remete a amparar, rece-ber, entre tantas outras ideias que possamos pensar ou sentir. Quando nos vimos diante do cenário enfrentado pela pandemia da Covid-19, nossa sensação foi a de que algo precisava ser feito para trazer conforto, abrigo e amparo para nossa comunidade Xaveriana. Várias ativida-des foram propostas visando o bem-estar dos Xaverianos, e, entre elas, destacaremos aqui dois projetos abrangendo os colaboradores e as famílias do SANFRA. Nossa preocupação estava voltada aos efeitos do isolamento social e suas vivências. Compreendemos que cada ser é único e cada vida importa muito – cada colaborador, cada familiar de nossos Xaveria-nos, abarca um número muito grande de vidas – e por essa razão enveredamos pelo caminho da “escuta”. Sim, uma “escuta terapêutica” que se deu de maneira oral, escrita, à distância, po-rém, genuinamente presente.

Importante ressaltar que cada projeto foi idealizado com muito carinho, apreço e responsabilidade. Nossa intenção não foi – e nem poderia ter sido – alavancar um trabalho

que fosse clínico, porém, terapêutico no sentido de cuidar, amparar, e, especialmente, conforme dito no início de nosso texto, acolher.

Sanfra em revista

(8)

Sanfra em revista www.sanfra.g12.br 15

Conheça o POL

Projeto de

Oficinas Lúdicas

Com o objetivo de oferecer às famílias da Educação

Infantil e 1º ano um momento lúdico, as atividades

serviram como um alento aos pais neste período

de instabilidade e ansiedade

Sabemos que quanto mais novas são as crian-ças, mais importante é o trabalho de interven-ção educativa e interainterven-ção social para o seu desenvolvimento cognitivo e sócio emocional. As atividades, jogos, brincadeiras, conversas e histórias oferecidas devem ter sempre a inten-cionalidade de estimular novas aprendizagens. Devemos considerar que as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem brincando.

Sabemos também que, nas etapas da Educa-ção Infantil e 1º ano, existem dificuldades para acompanhar atividades on-line, sendo neces-sária supervisão de um adulto para realização de atividades. No entanto, pode haver possibi-lidades de atividades pedagógicas não presen-ciais com as crianças destas etapas da edu-cação básica, mesmo considerando a situação atual de isolamento social.

Para realização das atividades pelas famílias, embora informais, mas também de cunho edu-cativo, o Colégio ofereceu oficinas como uma sugestão aos pais ou responsáveis, de ativida-des que podem ser realizadas com seus filhos em seus lares, durante o período de isolamento social. O Projeto de Oficinas Lúdicas – POL - teve por objetivo oferecer às famílias da Educa-ção Infantil e 1º ano um momento lúdico dando alguns subsídios para o desenvolvimento de atividades em casa na busca do desenvolvi-mento integral dos Xaverianos.

A primeira edição das oficinas - voltadas para alfabetização - foram conduzidas pela coor-denação pedagógica, enquanto as atividades artísticas contaram com o professor Raphael Henrique Taveira Silva e as atividades físicas com a professora Sandra Araújo Pereira. Es-tes momentos procuraram oferecer algumas possibilidades para que os pais conseguissem interagir melhor com seus filhos, conhecer um pouco o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica e docente, diminuir a ansiedade das famílias em relação à alfabetização nesse período de isolamento e afastamento social, além de propor atividades físicas e artísticas como sugestões para que as famílias realizassem junto de seus filhos.

A intenção é que possamos cada vez mais avançar nas ofertas de estreitamento de vínculo entre escola e família para oportunizar diferentes vivências sem perder de vista, como nos aponta o PEC, nosso principal foco: o Xaveriano, compreendendo que o contexto mudou, que nossas crianças aprendem de formas e ritmos diferentes e nos mais diferentes espaços.

Daniela Conti de Oliveira

Coordenadora da Educação Infantil e Fundamental 1

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Alfabetização e

Letramento e Psicopedagogia, Mestre em Gestão Educacional

Garantir a aprendizagem integral exige da escola, hoje, a compreensão de que o contexto mudou, os alunos aprendem de formas e em tempos distintos, em espaços que não se limitam ao escolar, exigem respostas individualizadas, diversos modos de fazer e de mediar a construção do saber, oportunizando vivências que atendam a diferentes necessidades. Pec, n. 41 (2016)

14

Superando a discussão sobre protagonismo escolar, importante em seu tempo, acreditamos que professores, alunos, famílias, profissionais não docentes, todos são protagonistas do processo educativo, participando de diferentes formas e lugares da vida escolar. Sem sombra de dúvida, o principal foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso ao conhecimento. Pec, n. 32 (2016)

(9)

Sanfra em revista 17

16 www.sanfra.g12.br

Entre os diversos desafios enfrentados em razão das mudanças trazidas pelo isolamento social, está a comunicação. A situação foi novidade para todos, proporcionando, no início, alguns desconfortos, irritabilidade e desmotivação frente à necessidade de adaptação rápida e intensa a novos hábitos, ferramentas e comportamentos.

O ato de se comunicar é inerente ao ser humano, e a pandemia evidenciou ainda mais sua importância. Os relacionamentos interpessoais dentro de casa precisaram de uma dose a mais de paciência e empatia unidos à boa comunicação, para que as famílias pudessem estabelecer “normas de convivências” e manter assim um lar

A comunicação em

tempos de isolamento social

O ato de se comunicar é inerente ao ser humano,

e a pandemia evidenciou ainda mais sua importância

harmonioso mesmo com todas as singularidades e necessidades individuais. No ambiente de trabalho, para muitos, o home office tornou-se o novo normal, sendo necessário também estipular novas ferramentas para comunicação e mais objetividade e clareza nas mensagens. E, afinal, como falar com as crianças sobre o isolamento social e explicar todas estas transformações inesperadas?

Pensando nisso, a equipe do Colégio São Francisco Xavier desenvolveu algumas ações para auxiliar toda a Comunidade Xaveriana neste processo. Foram disponibilizados e-books tratando da temática, com inúmeras dicas

para amenizar as dificuldades de adaptação e diálogo. Para centralizar todos os informativos repassados do SANFRA às famílias, a página

#SANFRACuida no site teve este papel, reunindo comunicados, mensagens em vídeo, tutoriais para acessos às plataformas digitais, dúvidas frequentes e muito mais. Outra novidade foi a implementação do WhatsApp como canal de comunicação, que teve o papel de contribuir para a disseminação da informação além do e-mail, de maneira mais rápida e assertiva.

No âmbito dos eventos, a comunicação também se fez ainda mais presente. No mês de julho, aconteceu a 4ª edição do VIP – Você Inspirando Pessoas, com a participação de Egressos Xaverianos. A divulgação foi toda online – por comunicados e pelas redes - e o evento foi transmitido ao vivo, pelo Microsoft Teams, aos Xaverianos de Ensino Médio e público externo. Na mesma semana, em celebração ao Dia de Santo

Inácio de Loyola, no dia 31 de julho, o SANFRA realizou uma transmissão online de uma Santa Missa, via Instagram e Facebook.

Para a segurança e conforto das novas famílias que procuraram o SANFRA neste período com o propósito de integrar o Colégio em 2021, a equipe do SANFRA implementou o Tour Virtual Guiado, com o auxílio de imagens 360º e realidade virtual, permitindo que as famílias conhecessem as estruturas internas e as inovações trazidas pelo Projeto SANFRA 2020, com o objetivo de conectar e aproximar esta relação família-escola. Na ocasião, as famílias puderam também sanar todas as dúvidas institucionais, horários de aulas, atividades complementares, entre outros, permitindo uma aproximação entre todos nesta fase de escolha tão importante na vida dos estudantes e familiares.

(10)

Sanfra em revista 19

18 www.sanfra.g12.br

Em complemento ao Tour Virtual, foram realizadas Apresentações Pedagógicas Virtuais com participação dos Coordenadores Pedagógicos do SANFRA, organizadas por segmentos, para compartilhamento de informações a respeito da proposta pedagógica do Sanfra, metodologia de ensino, construção do processo de aprendizagem, inovações, uso dos ambientes e muito mais. As interações das famílias com as apresentações se deram através do chat disponível na ferramenta. O processo, além de mais seguro no momento de pandemia, proporcionou também mais conforto às famílias, não sendo necessário o deslocamento e havendo a possibilidade de toda a família acompanhar o encontro de qualquer lugar, até mesmo por dispositivos móveis. Além disso, as apresentações foram gravadas e posteriormente disponibilizadas às famílias para que pudessem assistir novamente a qualquer momento!

Com tantas mudanças necessárias repen-tinamente, o SANFRA mostrou sua capacidade constante de se reinventar e continuar conectado com toda a Comunidade Xaveriana. É necessá-rio manter um ciclo para aprender, reaprender, desaprender e continuar inovando, construindo melhores e novas formas de se relacionar, cum-prindo assim com a missão do SANFRA.

Abaixo você pode conferir alguns números* que alcançamos neste período de pandemia, com todas as adaptações necessárias e inerentes do presencial para o virtual neste período sem precedentes:

141

Comunicados enviados por todos os meios de comunicação disponíveis;

1.438

e-mails enviados pelo Fale Conosco (Ouvidoria);

48

matérias publicadas em nosso site e redes sociais;

196

posts nas redes sociais sobre diversos temas;

15

newsletters enviadas;

1

página exclusiva sobre as ações do SANFRA durante a quarentena; E contando...

*Contabilização até 14 de julho de 2020.

Francisco David Rodrigues dos Santos

Especialista em Comunicação e Marketing

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Juliana Baldin

Analista de Comunicação e Marketing

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Julia Alegria

Analista de Comunicação e Eventos

Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas

Graduada em Gestão de Recursos Humanos

(11)

Sanfra em revista 21

20 www.sanfra.g12.br

Como é de conhecimento de todos, face aos desdobramentos do contexto que envolve o novo Coronavírus (COVID-19), o SANFRA adotou, como alternativa ao acompanhamento pedagógico dos Xaverianos, migrar as aulas que ocorriam na modalidade presencial para o modo à distância. Visamos dar continuidade ao processo de aprendizagem previsto no Plano de Aprendizagem para o ano letivo de 2020, minimizando as lacunas decorrentes do período de afastamento das atividades presenciais previstas.

A proposta pedagógica dos colégios jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda a vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o aluno a participar e intervir autonomamente na sociedade: uma educação capaz de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. (PEC, n. 25)

De repente, o mundo mudou e, mais do que nunca, a escola se deparou com outras questões: aulas online, novas ferramentas digitais e a preservação do vínculo com os estudantes à distância. Para lidar com essa nova realidade da sala de aula, todo o corpo docente tem sido convidado e desafiado a preparar o espaço virtual com intencionalidade, a repensar o que significa

Como o SANFRA

buscou continuar sua

prática pedagógica em

tempos de isolamento social

O mundo mudou e agora, mais do que nunca,

as escolas se viram obrigadas a se adaptar às novas

tendências dentro das aulas (virtuais)

a participação das crianças na sala de aula, a promover cada vez mais aulas ativas e criativas, a estimular mais a autonomia intelectual dos estudantes, a criar novas conexões e a usar ferramentas digitais, visuais e analógicas para potencializar a aprendizagem.

Ao planejar o conteúdo ministrado, utilizamos a plataforma educacional Moodle e o aplicativo Teams. Os professores utilizam também em suas aulas algumas plataformas educacionais, tais como: Kahoot, Mangahigh, Kam Academy e Jornal Joca, que bem contextualizadas, aprimoram ainda mais o trabalho e deixam as

aulas mais interativas e dinâmicas. Os projetos almejam à transposição dos limites frios atualmente delineados para o ensino formal, descritivo e axiomático, para um novo cenário, rico de estímulos e fortemente interativo, capaz de proporcionar a autonomia do Xaveriano em elaborar e testar suas hipóteses. (PEC 42).

As tecnologias digitais vêm alterando a vida nas sociedades contemporâneas. Novas e surpreendentes tecnologias da informação e da comunicação têm estreitado as distâncias e possibilitado a cocriação, apropriação e disseminação de conhecimentos. Junto com as demais organizações, a educação está imersa num entorno tecnocomunicativo. Há uma conexão em tempo real entre os seres humanos e os coletivos, independentemente de onde estejam, na qual virtual e real se misturam e afetam, principalmente, os nativos da cultura digital. (PEC, n.26)

Em nosso trabalho, temos como objetivo preparar crianças e adolescentes para a vida, ajudando-os a se desenvolverem integralmente. Isso significa oferecer oportunidades para que se fortaleçam nas mais diferentes competências. Além disso, a educação Inaciana pretende formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, homens e mulheres para os outros e com os outros, qualidades que se complementam e que juntas constituem o que entendemos por uma educação de qualidade.

Para inovar é preciso inovar-se. Se não fizermos um esforço pessoal para inovar a nós mesmos, não teremos condições de inovar a educação. O caminho que se anda todo dia é mais cômodo, porque é repetido de modo inconsciente. Mas há caminhos novos. Eles podem não ser tão cômodos no início, mas nos levam a lugares surpreendentes.

Edson Bolignari

Coordenador do Fundamental 2 e Ensino Médio

Graduado em Biologia e Pedagogia

Especialista em Educação Inclusiva

Daniela Conti de Oliveira

Coordenadora da Educação Infantil e Fundamental 1

Graduada em Pedagogia

Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia

Mestre em Gestão Educacional

(12)

Sanfra em revista 23

22 www.sanfra.g12.br

Protocolo de

Retorno Presencial: saúde e

segurança em primeiro lugar

Enquanto as decisões governamentais não se definem,

o SANFRA assume o compromisso de estar preparado

para qualquer situação

Uma grande equipe na entrada do Colégio, uma fila organizada de Xaverianos em distanciamento e uma entrada com horários escalonados. Todos monitorados com termômetros e passando por um processo de higienização de mochilas e materiais. Dentro do SANFRA, banheiros e espaços prontos para lavar as mãos, tapetes sanitizantes para limpar os calçados, carteiras afastadas com, no mínimo, 1,5 metro de distância. Obrigatoriedade do uso de máscaras, e a recomendação de reservas, para que possam ser substituídas a cada duas ou três horas. Intervalo escalonado, sem contato físico ou aglomerações, e uma campanha constante de incentivo de lavagem das mãos e higienizações. Poderia ser esse um roteiro para um filme de ficção científica, mas, infelizmente, este é o protocolo que agora faz parte da nossa nova realidade, que se estende aos muitos outros locais que também frequentamos.

Não teremos abraços após um longo período sem ver os amigos e colegas. Não podemos

cumprimentar com as mãos e nem qualquer ação física próxima, salvo raras exceções, em casos extrema necessidade. Muitos talvez nem voltem antes da tão sonhada vacina contra o COVID-19. Pessoas em grupo de risco ou suscetíveis a uma doença crônica estarão sempre mais vulneráveis e, provavelmente, permanecerão em casa à distância, continuando seus estudos ou seu trabalho.

De qualquer forma, o Colégio São Francisco Xavier está seguro e pronto para receber os Xaverianos. Todos os protocolos de retorno foram definidos, com a efetivação de práticas de higiene, que garantirão a segurança, bem-estar e a saúde dos nossos Xaverianos e colaboradores. A colaboração e conscientização de toda comunidade, sobre as medidas sanitárias detalhadas de higiene, serão essenciais neste processo. Sempre com toda responsabilidade e cuidado que são as metas do SANFRA no retorno às atividades presenciais do Período Regular.

Dentre as ações do SANFRA estão:

• Higienização dos espaços a cada 3 horas;

• Manutenção do distanciamento em locais de grande fluxo como laboratórios, teatro, cantina, quadra, biblioteca e refeitório; • Mecanismos para que todos os ambientes estejam devidamente

sinalizados e demarcados para manter o distanciamento seguro; • Disponibilização de locais para lavagem frequente das mãos;

• Campanhas de conscientização para utilização de máscaras de proteção; • Uso de equipamentos de proteção individual, limpeza dos banheiros com

produtos específicos, espaços com materiais de uso comum; • Refeições separadas.

Rodrigo Guedes Fontes

Diretor Administrativo

Graduado em Direito e Sistemas de Informações

Pós-graduado em Controladoria e Gestão de Projetos

MBA em Controladoria Empresarial

Mestrando em Gestão Educacional

Nosso cuidado se estende, também, às equipes de colaboradores, que serão orientadas, assistidas e capacitadas em nossos planos de ação, que incluem todo grupo de serviços gerais, inspetoria e assistentes e auxiliares pedagógicos, tudo isso para garantir a uniformidade na implementação das boas práticas de higiene e de distanciamento social.

O Brasil retoma aos poucos a sua escalada de atividades, mas os órgãos governamentais ainda estão um pouco inconstantes sobre uma definição de retorno presencial coletivo nas instituições de ensino. No entanto, o SANFRA antecipa suas ações, independente das decisões, mantendo sempre o compromisso com a saúde e cuidado de toda sua comunidade, fazendo o melhor para tornar cada dia conosco um momento de grande aprendizagem e desenvolvimento.

(13)

Sanfra em revista 25

24 www.sanfra.g12.br

Surpreendidas pelo impacto do novo Coronavírus, com medidas sanitárias e distanciamento social colocados por órgãos governamentais, as instituições de ensino viram o reflexo dessa transformação do normal dentro da sala de aula. Sem poder ir à escola, a educação ainda teria que acontecer.

No Colégio São Francisco Xavier – e muito provavelmente em diversas outras instituições de ensino – a educação à distância, um método já comum, foi a resposta ao cenário. Contando com tecnologias já adotadas, esses recursos têm sido o pivô para dar continuidade ao ano letivo, em conformidade com o que rege a lei, até o previsto e desejado retorno à sala de aula. Além disso, a tecnologia tem sido também uma aliada ao aproximar, estimular e simular o mesmo convívio entre professores, Xaverianos e

Xaverianas. E mesmo utilizando esses recursos como contingentes do ambiente escolar, foi e tem sido muito desafiador, mas ao mesmo tempo um grande aprendizado, dia após dia, que certamente ainda ecoará na história da educação e na história do SANFRA.

Um dos grandes desafios foi garantir a mesma qualidade e desempenho, dentro dos limites tecnológicos; limites esses, que vão entre instabilidades de comunicação digital, resultado do alto acesso das pessoas em confinamento, até recursos próprios para prosseguirem digitalmente com o seu normal, ou seja, suas atividades laborais em home office, concorrendo com o acompanhamento às aulas on-line de seu filho, quando não, seus filhos. E do outro lado, o do docente, foram os mesmos obstáculos que, em um curto prazo, porém funcional, precisou

Os desafios e as

vantagens da tecnologia

em período de isolamento

Como o SANFRA promoveu a sala de aula em meio ao

distanciamento socialculturais e ambientais do século XXI

Anderson Pacheco

Coordenador de Tecnologia da Informação

Tecnólogo em Tecnologia da Informação

Pós-Graduando em Gestão e Governança em Tecnologia da Informação

Administrador de Redes de Computadores

se adaptar rapidamente às diferenças do quadro branco, mesas e carteiras, para uma tela de computador.

O apoio da Rede Jesuíta de Educação e a troca de experiências entre os Colégios que compõem esse corpo educacional no Brasil, foram primordiais para levar adiante, e diante desta realidade, o que o SANFRA já vem fazendo: sempre se renovando para inovar. Desta forma, vale citar que o Moodle, uma plataforma de aprendizagem virtual, possibilitou que atividades e avaliações pudessem ser realizadas mesmo à distância, além de funcionar como um canal de comunicação, através de chat e fórum, com um plantão para dúvidas. Destaca-se o #SanfraCuida, que foi o primeiro passo dado no prosseguimento às aulas e orientações frente à pandemia.

E o Microsoft Teams orquestrou a aproximação e vivência entre docentes, Xaverianos, comunidade e equipe que fazem do SANFRA cada vez mais uma referência na educação e

formação humanística. Os Xaverianos agora possuem uma conta educacional da Microsoft, o Office 365 que, além do acesso ao supracitado Teams, também podem usá-la para o trabalho colaborativo e protagonismo orientados em sua aprendizagem, através de recursos como o OneDrive, OneNote, os consolidados Word, Excel, Powerpoint entre tantos outros, disponíveis também em dispositivos móveis.

E graças à sua constante renovação, seriedade e serenidade, o SANFRA levou a tecnologia para que esta permeie a segurança daqueles que estão apenas fisicamente distantes nesses tempos difíceis.

(14)

Sanfra em revista 27

26 www.sanfra.g12.br

A empatia e a compreensão

como atitudes de vida

A educação jesuíta proporciona aos seus estudantes

uma visão cristã do mundo e do ser humano,

que mobiliza a todos na positiva vontade de transformar

a realidade pela prática do bem.

O Projeto Educativo Comum – PEC, documento que oferece os princípios e orienta as unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica no Brasil, recorda que a educação jesuíta pretende transformar a sociedade e a cultura “por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos” (PEC, 9).

São características imprescindíveis que devem ser assumidas por todos aqueles que realmente querem “fazer a diferença” no mundo, especialmente em relação às pessoas que mais sofrem e necessitam em nossa sociedade. A consciência permite que os Xaverianos

conheçam com propriedade a realidade presente. E falamos não só das situações que rodeiam o local onde vivem e estudam, mas também os grandes problemas e questões mundiais, se temos claro que como cidadãos globais, tudo em nosso mundo está conectado e nos afeta pessoalmente. A competência busca oferecer uma contribuição qualificada para a construção de um mundo melhor, de forma fundamentada, profissional e científica. Isso é importante porque o bem não deve ser feito de qualquer forma, tampouco pode ser improvisado. Quando se trata de amar e servir, como dizia Santo Inácio, precisamos dar o nosso melhor, o nosso Magis.

A compaixão, virtude da qual o próprio Cristo é o nosso maior modelo, é a atitude que leva a pessoa a se colocar ao lado do outro, de modo a se solidarizar com a sua situação ou sofrimento. Exige sair do próprio lugar de conforto e ir até onde o outro está, olhando o mundo pela sua perspectiva. O compromisso, por fim, é o que garante que nenhum dos aspectos acima serão assimilados em vão. É um gesto de amor verdadeiro que nos faz colocar toda a nossa vontade e inteligência no propósito de dedicar a vida a fazer da nossa casa comum um lugar melhor para todos. É alguém que abraça a paz e a justiça como metas, a solidariedade como postura de vida e a esperança como sustento no caminho.

O setor de Formação Cristã e Pastoral contribui diretamente com o processo educativo dos Xaverianos proporcionando experiências diversificadas de formação, espiritualidade e de voluntariado, que permitem o crescimento e

Glauco Félix Teixeira Landim

Coordenador de Formação Cristã e Pastoral

Licenciado em Filosofia e Pedagogia e Bacharel em Teologia

Pós graduado em Catequese

Mestrando em Gestão Educacional

o exercício de cada uma destas competências. Nada nos ensina mais do que tocar com os sentidos a realidade do próximo.

Também nestes tempos de isolamento social, por meio do projeto #SanfraCuida, a Formação Cristã e Pastoral não deixou de proporcionar aos Xaverianos e Xaverianas a possibilidade de formar o seu espírito e a sua consciência, por meio dos materiais disponibilizados semanalmente na plataforma Moodle, com atividades específicas para cada um dos segmentos educativos.

Este é o maior propósito da missão educativa dos colégios da Companhia de Jesus: formar homens e mulheres para os outros. Começa pela mudança de si mesmo, para olhar o mundo com o olhar de Deus e com o olhar do próximo. E chega ao serviço solidário, que alegra e dá sentido para a vida. É a receita da felicidade verdadeira, ensinada a nós por Santo Inácio de Loyola.

(15)

Sanfra em revista 29

28 www.sanfra.g12.br

Novidades nas Atividades

Complementares reforçam a

tradição e inovação do SANFRA

Aperfeiçoamento dos serviços e um novo planejamento das

atividades serão o foco da gestão das Atividades Complementares.

A inauguração dos novos espaços para atividades esportivas e artísticas do Colégio São Francisco Xavier certamente é motivo de muita ansiedade e expectativa por parte dos Xaverianos, familiares e comunidade educativa. Isso se deve à forte cultura esportiva e artística que sempre esteve presente no SANFRA, sendo referência para os colégios da região, com sólida representação das equipes de competição nos diversos eventos esportivos e artísticos.

Além de novos espaços para 2020, o setor de Atividades Complementares planeja intensificar as propostas trabalhadas com metodologias interativas e aperfeiçoamento das atividades. O planejamento levará em consideração os diferentes perfis dos Xaverianos e suas aptidões, disponibilizando práticas no âmbito artístico, esportivo e até mesmo tecnológico, sempre em harmonia com as novas tendências e inovações emergentes no ramo das atividades extracurriculares educacionais.

Para esta qualificação, contamos com uma equipe de profissionais especializados nas áreas e haverá uma nova padronização de turmas, organizada por anos escolares próximos, aplicando uma metodologia conforme o nível de aprendizado e maturidade do educando, para que elas sejam realizadas, principalmente, de forma prazerosa e significativa, para que os valores adquiridos pelo esporte e pela arte façam parte da rotina dentro e fora do SANFRA.

Dentro do planejamento das Atividades Complementares, as atividades serão oferecidas desde o Maternal e seguem até o Ensino Médio. Desta forma, a prática de atividades físicas pode ser feita em qualquer idade, sendo ideal o incentivo ao movimento corporal desde os primeiros anos. Entretanto, nunca é tarde para começar e criar hábitos saudáveis, que também contribuem para a prevenção de doenças ocasionadas pelo sedentarismo. No âmbito pedagógico, a prática de atividades físicas e a vivência dos Xaverianos nas modalidades das Atividades Complementares ao longo dos anos, contribuem para o desenvolvimento das principais competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que devem ser desenvolvidas durante a educação básica, com predominância das seguintes competências: responsabilidade e cidadania; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação.

A equipe do SANFRA trabalha com dedicação para sempre oferecer uma estrutura física e pedagógica efetiva para os Xaverianos e as expectativas para os próximos anos são as mais elevadas. Para tanto, o time de Atividades Complementares está pronto para dar continuidade a este trabalho tradicional e exemplar, dispondo sempre de muita resiliência para superar os desafios com segurança e credibilidade.

Ronaldo Alfredo Cerda Muñoz

Coordenador de atividades complementares

Licenciado em Educação Física

(16)

Sanfra em revista 31 30 www.sanfra.g12.br

Desafio

que propõe

novos

horizontes

Pandemia que

assola o mundo

traz possibilidade de

aprendizados e nos

faz percorrer caminhos

inimagináveis.

O Colégio São Francisco Xavier tem como norteador de sua proposta pedagógica a formação integral dos estudantes, objetivando que sejam Conscientes, Competentes, Comprometidos e Compassivos.

Em tempos inusitados, sem perder o foco e a busca por dar o melhor de cada um, o SANFRA trilhou novos horizontes com determinação. Propondo aulas com diversidade de metodologias, os professores resgataram conteúdos já trabalhados e avançaram em novos assuntos. Contações de história, músicas, atividades físicas de forma lúdica, orientações quanto ao momento de isolamento social, explanações orais de conteúdos pedagógicos, exercícios na plataforma Moodle, vídeos, pesquisas e propostas de leituras foram algumas das variadas formas de desenvolver o cotidiano pedagógico remoto.

Alinhada aos valores, à missão e visão da Educação Jesuíta, a equipe pedagógica do SANFRA vem desenvolvendo projetos em busca de uma proposta prática, conforme sinalizado no PEC-13 – Pedagogia Inaciana,

uma proposta prática – em que ele indica que “nosso objetivo como educadores é a formação de homens e mulheres competentes, conscientes e comprometidos na compaixão”. (carta do Padre Kolvenhbach sobre Paradigma Pedagógico Inaciano, Roma, 1993).

Em consonância com o PEC, em seu artigo 99, o Colégio lançou três novos projetos, sendo um deles o POL – Projeto de Oficinas Lúdicas, tendo como norteador o PEC nº. 32 (2016): sem sombra de dúvida, o principal foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso ao conhecimento.

De forma dinâmica, por meio de plataforma digital, os inscritos no POL podem realizar dinâmicas e refletir sobre como conduzir em casa atividades pedagógicas enviadas pelo Colégio. Sabendo que, nas etapas da Educação Infantil e 1º ano, existem grandes desafios para acompanhar atividades online, sendo necessária supervisão de um adulto para realização de atividades. No entanto, há possibilidades de

atividades lúdicas que perpassam o cotidiano educacional e são passíveis de realização em diferentes ambientes.

Para isso, o Colégio ofereceu oficinas com foco em atividades de alfabetização, Artes e Educação Física, com objetivo de instrumentalizar familiares dos Xaverianos para interagirem com seus filhos com destreza e serenidade nos momentos de realização das atividades escolares.

No segundo semestre temos uma Mostra Virtual, com trabalhos desenvolvidos por todos segmentos de ensino do SANFRA, para contemplação da comunidade local. O protagonismo dos Xaverianos, assim como a criatividade, são aspectos contemplados nos projetos que estarão na Mostra Virtual.

No início de agosto, o Colégio operacionalizou o Drive-Thru SANFRA, com o objetivo de entregar os materiais utilizados no segundo semestre para que os Xaverianos tenham acesso a um repositório de cadernos, livros didáticos e/ ou paradidáticos, apostilas, entre outros, na segurança de seus lares e famílias. A entrega foi feita no drop-off do Colégio, com dias agendados por turma, e seguiu todas as recomendações de saúde, proporcionando segurança às famílias e aos colaboradores.

Em todo tempo o diálogo se dá constantemente, bem como a busca por respeitar o isolamento social sem estagnar as propostas de avanços mediante pandemia mundial, mantendo toda a comunidade escolar ativa e com serenidade. Diferentes saberes permeiam o cotidiano escolar e novas trilhas tem sido percorrida, possibilitando o ofertar de habilidades e dons a serviço do próximo e para o bem de todos.

Kênia Virginia Silva Araujo Ferreira

Diretora Acadêmica

Graduada em Pedagogia

Mestre em Educação

Pós-graduada em Pscicopedagogia e Coordenação Pedagógica

Especialista em Gestão de Pessoas

(17)

Sanfra em revista

32

Melhora o

raciocínio e foco

Desenvolve

habilidades

sociais

Promove

reflexões sobre

cidadania global

Conheça mais sobre o nosso programa bilíngue: www.internationalschool.global

Referências

Documentos relacionados

****** Atletas e Cavalos não Filiados, procurar a FCH para fazer a filiação antes do inicio na prova.

Altera a Constituição Federal para disciplinar o contencioso administrativo fiscal no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e a

• Resolução: é a medida da capacidade do sistema em reproduzir detalhes do objeto. A unidade de especificação da resolução pode ser a contagem total de pixels do

O presente trabalho tem como objetivo fazer a prospecção de patentes de produtos desenvolvidos com Morinda Citrifolia, através do sistema Orbit e A61K36/746 (IPC), que

pedidos para o controle da velocidade no trânsito, tais como providências para o cruzamento da Rua Padre José com Avenida Jorge Tibiriçá; para a Rodovia Nagib

Débitos tributários e condominiais (propter rem) serão sub-rogados no valor da arrematação (art. 908, § 1º, CPC), os quais ficam a cargo dos interessados a pesquisar e

O desenvolvimento desses projetos tem como premissa uma abordagem multidisciplinar que converge, além do instrumental mencionado, os conteúdos das disciplinas de

Além da proficiência, da distribuição dos estudantes pelos padrões de desempenho e da participação, nos resultados da avaliação do SAETHE, você pode conferir quais foram