• Nenhum resultado encontrado

Curta:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curta:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Olá, amigo(a) concurseiro(a)!

Meu nome é Rômulo Silva Passos, sou graduado em Enfermagem pela UFPB e pós-graduado em Saúde Coletiva pelo ISC-UFBA. Exerci a função de coordenador municipal de saúde, durante quatro anos, em Campo Alegre de Lourdes-BA, minha terra natal. Na minha trajetória no mundo dos concursos, fui aprovado em cinco certames na área da enfermagem e administrativa. Em 2012, fui aprovado em 1º

lugar geral no concurso da Secretaria

Municipal de Saúde de Juazeiro-BA.

Ministrei recentemente, no site Ponto dos Concursos, um curso de Políticas Públicas da Saúde, Legislação e Gestão do SUS para o concurso de Analista Técnico Administrativo do MPOG, organizado pela ESAF. O curso foi um sucesso. Resolvi 535 questões de saúde pública. A maioria dos meus alunos obteve excelentes resultados no mega concurso do MPOG.

Por último, ministrei diversos cursos para o concurso da Anvisa. Esses cursos também foram um sucesso. Mas, infelizmente, o concurso apresentou muitos problemas no dia da aplicação da prova, sendo contestado por todos os especialistas de concursos.

O meu site de cursos em PDF de Saúde

Pública, Epidemiologia e Enfermagem (www.romulopassos.com.br) está quase pronto. Será mais um instrumento importante na preparação dos concurseiros da área da saúde.

Atualmente, sou servidor público federal do INSS e concurseiro como vocês.

Publiquei, recentemente pela editora Impetus, meu primeiro livro: Legislação do SUS - 451 Questões Comentadas. Esse livro foi fruto de muito trabalho. Preparei com muito carinho uma obra completa sobre a legislação do SUS.

(2)

Vejam abaixo os dados astronômicos da obra:

Estou desenvolvendo um projeto pioneiro e inovador no campo de estudo

para enfermagem, voltado para concursos.

Pretendo elaborar 13

cursos

de enfermagem

escritos

no

formato

PDF

, composto por aproximadamente 40 aulas. Comentaremos, nesses cursos, aproximadamente 2001 questões de enfermagem, divididas por assunto, em uma linguagem de sala de aula, com o aprofundamento necessário para vocês serem aprovados no concurso que desejarem.

Teremos também fóruns de dúvidas para cada aula dos nosso cursos.

Serão cursos de alto rendimento. Tenho certeza que adorarão. Vocês se sentirão em uma sala de aula comigo.

Esse projeto não apenas meu, mas de todos nós. Conclamo à Enfermagem brasileira a participar desses cursos. Serão acessíveis a todos, com baixíssimo custo. Apenas R$ 10,00 por cada curso. Esse valor é simbólico. Não há necessidade de pirataria nem de rateio.

Para conseguimos democratizar o ensino de qualidade para concurso na enfermagem, preciso da participação de vocês na aquisição dos cursos e na divulgação do nosso trabalho.

(3)

Se houver o apoio de vocês, farei os seguintes cursos, com o cronograma descrito abaixo:

Cursos

Datas

1 - Enfermagem em Saúde da Mulher. Disponível

2 - Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Imunização. Aleitamento Materno.

15/08/13

3 - Fundamentos da Enfermagem. 30/08/13

4 - Resíduos Sólidos em Saúde. Biossegurança. Métodos de Esterilização e Desinfecção, Limpeza. Central de Material de Esterilização.

15/09/13

5 - Enfermagem em Clínica Médica. 30/09/13

6 - Enfermagem em Clínica e Centro Cirúrgico. 15/10/13

7 - Enfermagem em Doenças Infecciosas. 30/10/13

8 - Enfermagem em Urgência e Emergência. UTI. 15/11/13

9 - Farmacologia Aplicada à Enfermagem. 30/11/13

10 - Administração em Enfermagem. 15/12/13

11 - Sistematização da Assistência da Enfermagem. 30/12/13

12 - Legislação em Enfermagem. Ética em Enfermagem. 15/01/14

13 - Enfermagem em Saúde Mental; Saúde do Idoso; Atenção Domiciliar; Outros temas.

30/01/14

Perceberam a dimensão desses cursos!

Nos próximos meses, pretendo me dedicar exclusivamente na elaboração dos MAIORES cursos de QUESTÕES COMENTADAS de Enfermagem da HISTÓRIA do Brasil.

Então, a cada 15 dias, lançarei um curso específico de Enfermagem.

Gostaria, do fundo do meu coração, que vocês apoiassem esse projeto, pois todos nós da Enfermagem seremos muito beneficiados e não será oneroso para vocês.

(4)

CURSO

– SAÚDE DA MULHER – Aula nº 1

Após apresentação inicial, vamos falar sobre nosso curso de Questões Comentadas de Saúde da Mulher.

Seja bem-vindo ao nosso Curso de

140

Questões Comentadas de Saúde da Mulher, que abrangerá todos os conteúdos dessa disciplina, voltados para concursos de enfermagem.

Comentarei a grande maioria das questões de enfermagem do CESPE e da FCC de 2004 a 2013, além de questões de outras bancas e elaboradas por mim.

Segue abaixo o cronograma do curso:

Aulas Tópicos Abordados

Aula01 Políticas de Saúde para as Mulheres; Mortalidade Materna; Violência Contra a Mulher.

Aula 02 Câncer do Colo do Útero e de Mama; Ciclo Reprodutivo; Planejamento Familiar.

Aula 03 Pré-natal de Baixo Risco e de Alto Risco.

Aula 04 Parto.

Aula 05 Puepério, Climatério.

As questões utilizadas em cada aula serão colocadas ao final do arquivo, de modo que você possa, se preferir, tentar resolvê-las antes de ler os comentários a elas referente.

Teremos ainda um fórum de dúvidas! Mas, como funciona esse fórum de dúvidas?

O fórum de dúvidas será nossa sala de bate-papo, nosso ponto de encontro. Utilize essa ferramenta para tirar dúvidas, propor novas questões e sugerir estratégias para o desenvolvimento do nosso curso. Responderei a todos brevemente com muita satisfação!

Bravos guerreiros, podem ter certeza absoluta que esse curso será um trampolim entre vocês e a tão sonhada aprovação em concursos públicos ou residências em enfermagem.

A melhor notícia!

Os anos de 2013 e 2014 serão marcados por centenas de cocursos de enfermagem. Muitos deles de alto nível, a exemplo do Ministério da Saúde, Oficiais da PM e Forças Armadas, Tribunais, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de grandes cidades e capitais.

Utilizarei uma linguagem clara, divertida e informal. Todos os conteúdos serão aprofundados na medidacerta para você gabaritar as provas de enfermagem.

(5)

Vamos trabalhar incansavelmente para que uma vaga em concursos seja sua. Serei seu companheiro nessa jornada. Podem confiar em mim, pois terão o material necessário para gabaritar as questões da parte específica da prova de Saúde da Mulher.

Compartilharei toda minha vasta experiência de concurseiro que apanhou no início da caminhada, mas, sempre com a cabeça erguida, consegui vencer a adversidades e ser aprovado em vários concursos.

Vou mostrar

apenas

para vocês os inúmeros atalhos para a aprovação. Confiem na minha trajetória e na minha dedicação. Não medirei esforços para fazer o melhor material de enfermagem para concursos do Brasil e ajudá-los na nossa caminhada para o aprendizado. Esse curso é um investimento da mais alta valia que trará bons frutos para âmbito pessoal, profissional e financeiro de vocês, e refletirá em uma melhor qualidade de vida para suas famílias.

Vale ressaltar que esse curso é inédito. Vocês entraram para a História da Enfermagem Brasileira. Serão os primeiros alunos a terem acesso a vários Cursos de Questões Comentadas de Enfermagem, que abrangerão todos os assuntos.

Após essas orientações, vamos iniciar a primeira aula desse curso...

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmos 23:1

(6)

Aula 1 - Enfermagem em Saúde da Mulher

1 -

Políticas de Saúde para as Mulheres

1. (TJ-AL/CESPE/2012) A Rede Cegonha, proposta pelo Ministério da Saúde, visa assegurar

à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada da gravidez, do parto e do puerpério, bem como garantir à criança o direito ao nascimento seguro e ao desenvolvimento saudável. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta com base na Portaria GM/MS n.º 1.459/2011.

a) Na referida portaria, é previsto o custeio de centros de parto normal, conforme padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde (cinco quartos de pré-parto, parto e pós-parto para cada centro), com valores mensais fixos.

b) Para aderir à Rede Cegonha, o município deve ter uma população maior que 150 mil habitantes.

c) A Rede Cegonha deve garantir atenção à saúde da criança de zero a doze meses, segundo a necessidade da criança e a gravidade do quadro clínico apresentado.

d) O município interessado em aderir à Rede Cegonha será beneficiado com repasse dos recursos da União, após celebrar pacto com o colegiado de gestão estadual.

e) Os municípios que não contam com serviços próprios de atenção ao parto e ao nascimento, incluídos os exames especializados na gestação, não poderão aderir à Rede Cegonha no componente pré-natal.

COMENTÁRIOS:

A Rede Cegonha, instituída, no âmbito do SUS pela Portaria GM/MS n.º 1.459/2011,

sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que vem

sendo discutido e construído no país desde os anos 90, com base no pioneirismo e na experiência de médicos, enfermeiros, parteiras, doulas, acadêmicos, antropólogos, sociólogos, gestores, formuladores de políticas públicas, gestantes, ativistas e instituições de saúde, entre muitos outros.

(7)

humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto

e do nascimento com segurança, dignidade e BELEZA. Não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença, mas uma função fisiológica e natural que constitui uma experiência única para a mulher e o(a) parceiro(a) envolvido(a).

A REDE CEGONHA é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo

SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, em que mulheres,

recém-nascidos e crianças têm direito a:

É uma Rede de cuidados que ASSEGURA às:

Os OBJETIVOS da Rede Cegonha são:

1. Novomodelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança;

2. Rede de atenção que garantaacesso, acolhimento e resolutividade;

I

• Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.;

II

• Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto;

III

• Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto - “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.;

IV

• Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção;

V

• Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante;

VI

• Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade;

VII

• Acesso ao planejamento reprodutivo.

• Direito ao planejamento reprodutivo, à atenção

humanizada à gravidez, parto e puerpério.

MULHERES

• Direito ao nascimento seguro, crescimento e

desenvolvimento saudáveis.

(8)

3. Redução da mortalidade materna e neonatal.

Guerreiros, percebam que os objetivos traduzem as metas da Rede Cegonha, onde se almeja chegar.

Os COMPONENTES desta Rede são:

1. GARANTIA DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, AMPLIAÇÃO DO ACESSO E MELHORIA DA QUALIDADE DO PRÉ-NATAL:

suficiência de consultas; ampliação de exames e retorno em tempo hábil; visitas ao local do parto.

2. GARANTIA DE VINCULAÇÃO DA GESTANTE À UNIDADE DE REFERÊNCIA E AO TRANSPORTE SEGURO: regulação com vaga sempre; vale transporte e vale-táxi; casas de gestante e bebê.

3. GARANTIA DAS BOAS PRÁTICAS E SEGURANÇA NA ATENÇÃO AO PARTO E NASCIMENTO: suficiência de leitos; direito a acompanhante; boas práticas; ambiência; estímulo ao parto normal.

4. GARANTIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS DE 0 A 24 MESES COM QUALIDADE E RESOLUTIVIDADE: promover aleitamento materno; garantir acompanhamento da criança na atenção básica; garantir atendimento especializado para casos de maior risco; busca ativa dos faltosos, sobretudo de maior risco; garantir acesso às vacinas disponíveis no SUS.

5. GARANTIA DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: implementar

estratégias de comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e reprodutiva; promoção, prevenção e tratamento das DST/Aids; orientação e oferta de métodos contraceptivos.

Vejam que os componentes da Rede Cegonha estão intimamente relacionados com os direitos das mulheres, recém-nascidos e crianças.

Em relação ao FINANCIAMENTO desta rede, é importante destacar que o Ministério da Saúde se comprometeu a realizar o seguinte aporte de recursos:

• PRÉ-NATAL: 100% de custeio dos exames; fornecimento de kits para as Unidades Básicas de Saúde e para as gestantes.

• TRANSPORTE: 100% de custeio do transporte (vale transporte e vale táxi).

• CENTRO DE PARTO NORMAL (CPN) E CASA DA GESTANTE, BEBÊ E

(9)

primeiros anos (2011 e 2012).

• LEITOS: 80% de custeio para ampliação e qualificação dos leitos (UTI, UCI, Canguru). Financiamento da ambiência para os locais de parto. Investimento nos dois primeiros anos (2011 e 2012).

É importante frisar que as secretárias estaduais e municipais de saúde também devem participar do financiamento dessa Rede, já que o financiamento do SUS é tripartite.

A Rede Cegonha está sendo implantada em todo o território nacional. Após exploração do assunto, vamos resolver a questão.

Item A. Na Portaria GM/MS n.º 1.459/2011, é previsto o custeio de Centros de Parto Normal, conforme padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde (cinco quartos de pré-parto, parto e pós-parto para cada centro), com valores mensais fixos de R$ 80.000.

Por sua vez, é previsto o custeio das Casas de Gestante, Bebê e Puérpera (casas de apoio) conforme padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde (20 leitos para cada casa), com valores mensais fixos de R$ 60.000,00/mês.

Caro concurseiro, verifique que os Centros de Partos Normais, Casas de Gestante, Bebê e Puérpera (casas de apoio), bem como outros estabelecimentos de saúde (UTI, UCI, leitos obstétricos hospitalares) terão um financiamento generoso pelo Ministério da Saúde.

Item B. Todos os municípiosbrasileiros devem aderir à Rede Cegonha.

Item C. A Rede Cegonha deve garantir atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses, segundo a necessidade da criança e a gravidade do quadro clínico apresentado.

Item D. O município interessado em aderir à Rede Cegonha será beneficiado com

repasse dos recursos da União, após celebrar pacto com o colegiado de gestão regional1 e não estadual.

1

O Colegiado de Gestão Regional (CGR), atualmente denominado Comissão Intergestores Regional (CIR), constitui-se um espaço de decisão através da identificação, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde, integrada e resolutiva.

As Comissões Intergestores Regionais devem ser formadas pelos gestores municipais de saúde do conjunto de municípios que formam a respectiva Região de Saúde e por representantes do(s) gestor(es) estadual(ais), sendo as suas decisões sempre por consenso, pressupondo o envolvimento e comprometimento do conjunto de gestores com os compromissos pactuados.

(10)

Item E. Os municípios que não contam com serviços próprios de atenção ao parto e ao

nascimento, incluídos os exames especializados na gestação, poderão aderir à Rede Cegonha no componente pré-natal.

Após comentários, verificamos que a Rede Cegonha é prioridade máxima no SUS.

Fiquem espertos, pois toda prova de enfermagem cobra várias questões de saúde da mulher e saúde da criança. Por isso, considero essa aula uma preciosidade para quem quer ser servidor público. Sinta-se motivado e privilegiado.

O gabarito da questão, portanto, é a letra “a”.

(Questão elaborada pelo o autor) Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal,

a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

2. No componente pré‐natal estão previstos somente os seguintes novos exames, financiados pelo Ministério da Saúde, a partir da adesão à Rede Cegonha: teste rápido de sífilis; teste rápido de HIV; cultura de bactérias para identificação (urina); ampliação do ultrassom obstétrico para 100% das gestantes; teste indireto de antiglobulina humana (TIA) para gestantes que apresentarem RH negativo.

COMENTÁRIOS:

Meus amigos, essa questão foi malvada, né? Mas, concurso público é isso mesmo. Vamos lá.

Na realidade, no componente pré‐natal estão previstos os seguintes novos exames para

TODAS AS GESTANTES a partir da adesão à Rede Cegonha:  Teste rápido de gravidez;

 Teste rápido de sífilis;  Teste rápido de HIV;

 Cultura de bactérias para identificação (urina);

 Acréscimo de mais um exame de hematócrito, hemoglobina;  Ampliação do ultrassom obstétrico para 100% das gestantes;

Referências

Documentos relacionados

Quanto à composição química dos dois materiais mais utilizados na função de biomaterial, o titânio comercialmente puro e a liga Ti-6Al-4V, a Tabela 5

Para tanto foi realizada uma reflexão teórica sobre o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e das doenças crônicas não transmissíveis com enfoque para a

Assim, conclui-se que Plinia trunciflora e Plinia cauliflora são auto compatíveis, porém os polinizadores aumentam a frutificação, Isso faz com que a espécie seja de

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

Neo Decapeptyl pode ser usado como tratamento alternativo quando a orquiectomia (retirada dos testículos) ou a administração de estrógenos não são indicados ou não são aceitos