• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE EXERCÍCIOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE EXERCÍCIOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO PROFESSORA: MARA QUEIROGA CAMISASSA"

Copied!
96
0
0

Texto

(1)

AULA 05

NR18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE T R A B A L H O NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Olá pessoal! Nesta aula faremos exercícios sobre a NR18. Esta NR tem sofrido várias mudanças desde a sua publicação. Somente este ano, tivemos três

importantes alterações através das seguintes portarias: Portaria SIT n.° 201, de 21 de janeiro de 2011

Portaria SIT n.° 224, de 06 de maio de 2011 Portaria SIT n.° 237, de 10 de junho de 2011

A indústria da construção é uma das atividades econômicas responsáveis pelo alto índice de acidentes do trabalho no Brasil. Dentre os principais causadores destes acidentes estão a queda de altura, o soterramento e o choque elétrico, que já causaram a morte da vários trabalhadores. A maioria ou provavelmente todos estes acidentes poderiam ter sido evitados se os procedimentos de segurança constantes nesta NR tivessem sido implementados.

A NR18 é bastante longa, tem 62 (sessenta e duas) páginas, e eu recomendo sua leitura com carinho! T a m b é m tem um glossário muito bom, que deve ser sempre consultado. Mas o mais importante como sempre, é a resolução de muuuuuitos exercícios, sem dúvida!!!!

NR18 nos últimos concursos: Duas questões no concurso de 2006 e duas em 2010, sendo uma delas bastante trabalhosa. E eu não tenho dúvidas que teremos questões da NR18 no próximo concurso.

V e m o s a seguir algumas condições de trabalho irregulares que encontramos no dia a dia da fiscalização da construção civil, e servem para nos mostrar que estes trabalhadores, como todos os outros!, merecem toda a nossa atenção e respeito.

(2)

NR18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE T R A B A L H O NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Objetivo e Campo de Aplicação QUESTÃO 01 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Com relação à NR18, assinale a alternativa incorreta:

A) A NR18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

B) Consideram-se atividades da Indústria da Construção, entre outras, a manutenção de obras de urbanização e paisagismo.

C) Consideram-se atividades da Indústria da Construção, entre outras, as constantes do Quadro I, Código da Atividade Específica, da NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

D) É vedada a permanência de trabalhadores no canteiro de obras, sem que estejam assegurados pelas medidas previstas nesta NR e compatíveis com a fase da obra, exceto se houver autorização por escrito do mestre de obras. E) A observância do estabelecido nesta NR não desobriga os empregadores do cumprimento das disposições relativas às condições e meio ambiente de trabalho, determinadas na legislação federal, estadual e/ou municipal, e em outras estabelecidas em negociações coletivas de trabalho.

RESPOSTA: D

A assertiva A está correta. A NR18 tem por objetivo principal o estabelecimento de procedimentos que garantam a segurança dos trabalhadores da indústria da construção. Como veremos ao longo desta aula, tais procedimentos se referem a diretrizes de ordem administrativa, planejamento e de organização. Item 18.1.1.

Mas quais atividades estão incluídas na expressão indústria da construção? Veremos no comentário da próxima assertiva.

A assertiva B está correta. O item 18.1.2 determina que a manutenção de obras de urbanização e paisagismo é sim atividade da Indústria da Construção. E t a m b é m se incluem como atividades da Indústria da Construção, as atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção.

(3)

Importante 1

ATENÇÃO!!!! V e j a m como as atividades da indústria da construção são abrangentes!! Uma simples atividade de limpeza na fachada de um galpão é atividade da indústria da construção e a ela se aplica com certeza, a NR18.

A assertiva C está correta. O Quadro I da NR4 t a m b é m apresenta a lista das atividades econômicas enquadradas na indústria da construção, o respectivo Código Nacional da Atividade Econômica (CNAE) e grau de risco.

A assertiva D está incorreta. A primeira parte da assertiva está correta. O item 18.1.3 proíbe o ingresso ou a permanência de trabalhadores no canteiro de obras, sem que estejam assegurados pelas medidas previstas nesta NR e compatíveis com a fase da obra. Entretanto, o erro da assertiva é que não há previsão normativa de que alguém, quem quer que seja, possa autorizar a permanência ou o ingresso de pessoas naquelas condições, conforme consta na assertiva.

Mas o que significa a expressão :"...sem que estejam assegurados pelas medidas previstas na NR e compatíveis com a fase da obra"?

Esta é uma expressão bastante abrangente. Significa que é proibido o ingresso e a permanência de trabalhadores na obra sem que estejam usando, por exemplo, capacetes e botas, ainda que sejam trabalhadores de uma empresa fornecedora de sacos de cimento, que só ingressarão na obra para descarregar este material.

Significa t a m b é m o ingresso ou a permanência de trabalhadores em obras nas quais existam irregularidades, como por exemplo, falta de medidas de proteção coletiva, tais como: ausência de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais nos vãos de acesso às caixas dos elevadores definitivos, serra circular sem dispositivo de bloqueio de acesso, equipamentos sem aterramento elétrico, condutores de energia espalhados sobre o piso em vias de circulação de trabalhadores, sub-dimensionamento das instalações sanitárias, inexistência de refeitório, inexistência de vestiários, dentre vários outros.

A assertiva E está correta. O empregador está sujeito ao cumprimento não somente da NR18, mas t a m b é m das demais normas relativas às condições e meio ambiente de trabalho, determinadas na legislação federal, estadual e/ou municipal, e em outras estabelecidas em negociações coletivas de trabalho.

(4)

Comunicação Prévia QUESTÃO 02 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Nos termos da NR18, é obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho, antes do início das atividades, das seguintes informações, exceto:

A) Endereço correto da obra;

B) Endereço correto e qualificação (CEI,CGC ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio;

C) Tipos de máquinas a serem utilizadas;

D) Datas previstas do início e conclusão da obra;

E) Número máximo previsto de trabalhadores na obra. RESPOSTA: C

O item 18.2.1 estabelece que, antes de se iniciarem as atividades (qualquer atividade!!) em determinada obra, deverão ser comunicadas à Superintendência Regional do Trabalho das seguintes informações:

a) endereço correto da obra;

b) endereço correto e qualificação (CEI,CGC ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio;

c) tipo de obra;

d) datas previstas do início e conclusão da obra;

e) número máximo previsto de trabalhadores na obra.

Desta forma, a assertiva C está incorreta, pois o tipo de máquinas a serem utilizadas não é informação obrigatória desta comunicação prévia.

Importante 2

ATENÇÃO!!!! Vejam que na comunicação prévia deve constar o número máximo previsto de T R A B A L H A D O R E S na obra (e não de empregados) Este número inclui, portanto, não somente os empregados contratados pelo empregador ou condomínio, mas t a m b é m os empregados das sob-contratadas e /ou empreiteiras que t a m b é m trabalharão na obra.

Esta comunicação tem como principal objetivo subsidiar as ações da fiscalização do trabalho. É claro que não somente as obras que fizeram a comunicação prévia é que serão fiscalizadas.

Infelizmente várias empresas deixam de fazer esta comunicação, e d e v e m ser autuadas pelo AFT por esta infração.

(5)

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT

QUESTÃO 03 - TEC SEG/PREF SOROCABA/VUNESP/2OO8

Ao referir-se ao estabelecimento de diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, fala-se do

A) PPRA. B) PCMSO. C) PPEOB. D) PCMAT. E) PPSCC. RESPOSTA: D

O PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é um programa que inclui vários documentos referentes aos procedimentos de segurança que serão adotados em uma determinada obra, visando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança.

Veremos o PCMAT em detalhes nas questões a seguir, mas de imediato é importante salientar que este é um documento específico de cada obra, que contém, entre outras, informações sobre o projeto de execução das proteções coletivas, área de vivência, proteções individuais, layout do canteiro de obras, dentre outras.

As demais siglas que constam nesta questão se referem à: PPRA : Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR9)

PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR7)

PPEOB: Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (NR15) A sigla PPSCC não se refere a nenhum programa previsto nas NRs.

QUESTÃO 04 - A F T / M T E / E S A F / 2 0 0 6

Quanto ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, cujo regramento está disposto na NR-18, assinale o item incorreto.

A) O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, do sindicato representante da categoria profissional majoritária na obra e da CIPA.

(6)

B) Os estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais estão obrigados à elaboração e ao cumprimento do PCMAT de forma a contemplar os aspectos da própria NR-18 e outros dispositivos complementares de segurança.

C) O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

D) O PCMAT deve ser elaborado e executado, apenas, por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.

E) A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade, exclusiva, do empregador ou condomínio.

RESPOSTA: A

A assertiva A está incorreta. Segundo o item 18.3.1.2, o PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, que atualmente é a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE. Não há previsão expressa na NR18 de que o

PCMAT deva ser mantido no estabelecimento à disposição do sindicato representante da categoria profissional majoritária na obra e da CIPA. Vejam, a norma não obriga, mas t a m b é m não impede.

A assertiva B está correta. Pessoal, impressionante como esta assertiva é "figurinha carimbada" em questões da NR18. Somente os estabelecimentos que tiverem vinte ou mais empregados é que estarão obrigados à elaboração e ao cumprimento do PCMAT.

A assertiva C está correta. Redação do item 18.3.1.1. Por este motivo, os estabelecimentos obrigados a elaborar PCMAT não precisam elaborar o PPRA. Agora, caso o estabelecimento tenha menos de vinte empregados, o PPRA deverá ser elaborado.

A assertiva D está correta. O item 18.3.2 dispõe que o PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.

O item 18.37.4 determina que, para fins da aplicação da NR18, trabalhadores habilitados são aqueles que comprovem perante o empregador e a inspeção do trabalho uma das seguintes condições:

a) capacitação, mediante curso específico do sistema oficial de ensino; b) capacitação, mediante curso especializado ministrado por centros de treinamento e reconhecido pelo sistema oficial de ensino.

(7)

Gente, um esclarecimento importante sobre o entendimento do Ministério do Trabalho sobre quem deve ser o profissional legalmente habilitado na área de Segurança do Trabalho responsável pela elaboração e execução do PCMAT: Técnico de Segurança ou Engenheiro de Segurança?

Este entendimento consta na Nota Técnica 96/2009, cuja conclusão é: "Analisando as atribuições dos Técnicos de Segurança do Trabalho verificamos que os m e s m o s não possuem atribuição de projetar, dimensionar e especificar materiais das proteções coletivas, que são de competência exclusiva definidas para determinadas categorias profissionais registrados no sistema CONFEA/CREA e, considerando que o projeto, dimensionamento e especificação de proteções coletivas são partes integrantes do programa, concluímos que tão somente os Engenheiros de Segurança do Trabalho devidamente registrados no sistema CONFEA/CREA, possuem a atribuição para elaboração e execução do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT."

Se algum de vocês estiver interessado em receber uma cópia desta Nota Técnica favor me informar através do fórum.

V e j a m que esta questão é do concurso de 2006, e naquela época a ESAF não entrou neste mérito (técnico ou engenheiro), e utilizou na resposta exatamente o texto da NR18. Mas reparem a letra c) da próxima questão e v e j a m o meu comentário.

A assertiva E está correta. A palavra "exclusiva" nesta assertiva pode ter causado uma dúvida, mas a assertiva está correta. Esta é a redação do item 18.3.3: a implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio.

Gente, não v a m o s confundir IMPLEMENTAÇÃO com ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO.

IMPORTANTE 3

O PCMAT deve ser ELABORADO E EXECUTADO por profissional legalmente habilitado na área de Segurança do Trabalho

O PCMAT deve ser IMPLEMENTADO pelo empregador ou condomínio..

Mas o que norma quer dizer com " i m p l e m e n t a d o " pelo empregador ou condomínio? Isto significa que a responsabilidade final pela implementação do PCMAT é do empregador ou condomínio, que deverá contratar um profissional legalmente habilitado e dar a ele condições para a elaboração e

(8)

execução do PCMAT. Caso o AFT verifique, em procedimento fiscalizatório, que as determinações do PCMAT não estão sendo cumpridas, ele deverá autuar o empregador ou condomínio, e não o profissional responsável pela sua elaboração.

QUESTÃO 05 - A F T / M T E / E S A F / 2 0 1 0

Com base nas disposições da NR-18 (PCMAT), assinale o item incorreto.

A) No tocante às máquinas, equipamentos e ferramentas diversas, os protetores removíveis só podem ser retirados para limpeza, lubrificação, reparo e ajuste, e após d e v e m ser, obrigatoriamente, recolocados; os operadores não podem se afastar da área de controle das máquinas ou equipamentos sob sua responsabilidade, quando em funcionamento; nas paradas temporárias ou prolongadas, os operadores de máquinas e equipamentos d e v e m colocar os controles em posição neutra, acionar os freios e adotar outras medidas com o objetivo de eliminar riscos provenientes de funcionamento acidental.

B) São considerados trabalhadores habilitados aqueles que comprovem, perante o empregador e a inspeção do trabalho, uma das seguintes condições:

a) capacitação, mediante curso específico do sistema oficial de ensino; b) capacitação, mediante curso especializado ministrado por centros de treinamento e reconhecido pelo sistema.

C) O PCMAT é obrigatório, nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, devendo contemplar os aspectos da NR-18 e as exigências contidas na NR-09 e outros normativos; ser mantido no estabelecimento à disposição do MTE; ser elaborado e executado por Engenheiro de Segurança do Trabalho com registro, sem restrições, no CREA de circunscrição da obra, cuja implementação é de inteira responsabilidade do empregador ou condomínio. D) O PCMAT é integrado pelos seguintes documentos:

a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;

d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT;

e) layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;

f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

(9)

E) São considerados trabalhadores qualificados aqueles que comprovem, perante o empregador e a inspeção do trabalho, uma das seguintes condições:

a) capacitação mediante treinamento na empresa;

b) capacitação mediante curso ministrado por instituições privadas ou públicas, desde que conduzido por profissional habilitado;

c) ter experiência comprovada em Carteira de Trabalho de pelo menos 6 (seis) meses na função.

RESPOSTA: C

Pois é, pessoal, nesta questão a ESAF "pegou pesado"!...vamos aos comentários:

A assertiva A está correta. Nesta assertiva consta a redação exata do item 18.36.2, letras a), b) e c). !! Tais procedimentos se referem à operação segura com máquinas, equipamentos e ferramentas diversas, e d e v e m ser aplicados por exemplo, na operação de betoneiras, guinchos, serras circulares, equipamentos manuais ou portáteis, bem como no manuseio de ferramentas. A assertiva B está correta. Como vimos anteriormente, esta é a redação do

item 18.37.4. Vejam que não está expressa a condição de registro no respectivo conselho profissional. Mas se consultarmos o Glossário, veremos que é considerado "Legalmente Habilitado" o profissional que possui habilitação exigida pela lei, e no caso dos engenheiros, o exercício legal da profissão somente pode ser realizado após registro no conselho profissional da categoria, que é o CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

A assertiva C está incorreta. Pessoal, v e j a m que nesta questão do concurso de 2010 a ESAF deixou explícito que o Engenheiro de Segurança do Trabalho é o responsável pela elaboração e execução do PCMAT.

Mas a assertiva foi considerada errada! Sim, a assertiva está errada porque não é necessário que o Engenheiro de Segurança do Trabalho tenha registro no CREA de circunscrição da obra, ele pode ser registrado no CREA de São Paulo e ser responsável pela elaboração e execução do PCMAT de uma obra na Paraíba. (esta era uma exigência antiga que não existe mais!..) Como dito anteriormente, o que não pode acontecer é este engenheiro exercer a profissão sem estar registrado no CREA.

As demais informações desta assertiva estão corretas.

A assertiva D está correta. Estes são os documentos que integram o PCMAT, segundo o item 18.3.4:

a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas Prof. Mara Queiroga Camisassa w w w . p o n t o d o s c o n c u r s o s . c o m . b r 9

(10)

preventivas: deve conter um levantamento dos riscos que irão existir na obra, por exemplo, risco de queda de altura, poeiras, choque elétrico, soterramento, asfixia (por exemplo, no caso de escavação de tubulão a céu aberto como veremos mais adiante), acidente com equipamentos (serra circular, betoneira,etc), e as respectivas medidas preventivas.

b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra: este é um dos principais documentos do PCMAT: projetos de execução de todas as proteções coletivas que deverão existir na obra, em todas as suas fases, procedimentos de instalação, montagem e desmontagem.

c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas: todos materiais a serem utilizados nas proteções coletivas devem ser especificados de forma detalhada, por exemplo, tipo e espessura da madeira a ser utilizada no fechamento provisório do acesso ao poço do elevador e procedimentos de fixação, ou ainda tipo e material a ser utilizado e fixação da plataforma de proteção contra queda de materiais.

d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT: este cronograma de implantação das medidas de proteção coletivas deve acompanhar o próprio cronograma de obra, em cada uma de suas fases. e) layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência: para que as atividades da obra ocorram de forma organizada, é importante que o layout do canteiro seja previamente dimensionado juntamente com as áreas de vivência (refeitório, instalações sanitárias, vestiário, etc)

f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária: a conscientização dos trabalhadores sobre a necessidade de prevenção de acidentes e doenças do trabalho é um dos principais meios de se prevenir acidentes.

A assertiva E está correta. Esta é a redação do item 18.37.5. V e j a m que é possível um trabalhador ser considerado qualificado, sem ter participado de nenhum curso ou treinamento, bastando comprovar experiência de no mínimo seis meses na função, comprovados na carteira de trabalho.

QUESTÃO 06 - TEC S E G / F U B / C E S P E UNB/2009

Uma universidade está construindo um novo prédio no campus, sendo que a execução da obra foi licitada para uma empresa terceirizada. De forma a garantir a segurança dos 60 trabalhadores da empresa na referida obra, a administração da universidade exigiu a elaboração e implantação de um Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT). Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

(11)

1 - O PCMAT deve atender às atribuições previstas no PPRA. RESPOSTA: CERTO

O item 18.3.1.1 dispõe que o PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

2 - O PCMAT substitui a necessidade de elaboração do PCMSO. RESPOSTA: ERRADO

Como vimos na Aula 01, o PCMSO é um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ou seja, cujo principal objetivo é o controle da saúde dos trabalhadores, através da execução de uma série de medidas, dentre elas a

realização de exames médicos ocupacionais.

3 - Mesmo que a universidade não exigisse o PCMAT, a empresa estaria obrigada a elaborá-lo e implantá-lo na obra do campus.

RESPOSTA: CERTO

A elaboração e cumprimento do PCMAT é obrigatória para estabelecimento com vinte trabalhadores ou mais. Esta é a redação do item 18.3.1, que determina ainda que o PCMAT deverá observar não somente o disposto na NR18 mas t a m b é m outros dispositivos complementares de segurança.

IMPORTANTE 4

A elaboração e o cumprimento do PCMAT são obrigatórios para estabelecimento com 20 (VINTE) trabalhadores ou mais.

IMPORTANTE 5

Como o PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 -Programa de Prevenção e Riscos Ambientais - PPRA, a empresa obrigada a elaborar o PCMAT está desobrigada de elaborar o PPRA.

IMPORTANTE 6

Estabelecimentos da indústria da construção com menos de vinte empregados continuam obrigados a elaborar o PPRA.

(12)

QUESTÃO 07 - ENG S E G / U F T / C 0 P E S E / 2 0 0 9 A L T E R A D A

Dentre as ações contidas na NR 18 - Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, destaca-se a elaboração do

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Com relação a esta norma regulamentadora, qual dos documentos relacionados abaixo NÃO é parte integrante obrigatória do PCMAT:

A) Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

B) Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

C) Programa de capacitação dos operários na produção de estruturas, com a carga horária de aulas a serem ministradas obrigatoriamente no canteiro de obras onde irão trabalhar;

D) Layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência.

RESPOSTA: C

Como dito anteriormente, o PCMAT é um conjunto de documentos que d e v e m conter várias informações importantíssimas, dentre elas, o projeto de execução das proteções coletivas, a partir da identificação dos riscos que existirão* em determinada obra, o layout inicial do canteiro de obras,etc.

*Vejam que eu usei o verbo no futuro ("existirão...") claro, porque o PCMAT deve ser anterior ao início das atividades na obra!!

Deve ficar claro que nem o PCMAT nem a própria NR18 tratam das questões relativas ao projeto ou arquitetura da edificação que será construída ou reformada, etc, mas tratam sim, de todos os aspectos relativos aos procedimentos de segurança dos trabalhadores envolvidos.

Vimos em questão anterior os documentos que deverão compor o PCMAT:

a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

(13)

c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;

d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT;

e) layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;

f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

Desta forma a assertiva C está incorreta, pois não há obrigatoriedade de o PCMAT conter "programa de capacitação". O programa educativo (item 18.3.4. letra f), previsto como parte integrante do PCMAT é um treinamento genérico sobre segurança e acidente de trabalho, e não um programa de capacitação, que é algo mais específico. Além disso, este programa educativo poderá ser realizado fora do canteiro de obras, porém dentro do horário de trabalho.

QUESTÃO 08 - ENG S E G / E L E T R 0 B R A S / U F R J / 2 0 0 7

A implementação do PCMAT nos estabelecimentos de trabalho, na indústria da construção civil, é de responsabilidade:

A) Do empregador; B) Dos empregados; C) Da CIPA;

D) Do SESMT;

E) Do engenheiro de segurança do trabalho. RESPOSTA: A

Como vimos na redação do item 18.3.3, a implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio.

Áreas de Vivência QUESTÃO 09 - EXERCÍCIO PROPOSTO

De acordo com o disposto na NR18 as Áreas de Vivência devem dispor de, EXCETO:

A) Vestiário B) Alojamento

C) Cozinha, quando houver preparo de refeições D) Área de lazer

(14)

E) Ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 30 (trinta) ou mais trabalhadores.

RESPOSTA: E

Segundo o 18.4.1, os canteiros de obras d e v e m dispor de: a) instalações sanitárias;

b) vestiário; c) alojamento;

d) local de refeições;

e) cozinha, quando houver preparo de refeições; f) lavanderia;

g) área de lazer;

h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores

Desta forma, as assertivas A, B, C e D estão corretas.

A assertiva E está incorreta, pois será obrigatório ambulatório quando se tratar de frentes de trabalho com cinqüenta ou mais trabalhadores, e não trinta, como consta na assertiva.

Veremos nas questões a seguir alguns detalhes das áreas de vivência. QUESTÃO 10 - ENG SEG/PREF. SÃO LUIZ/FSADU/2008

Segundo prevê a NR 18, a instalação sanitária dos canteiros de obra deve ser constituída de:

A) Lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1(um) conjunto para cada grupo de 20(vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1(uma) unidade para cada grupo de 10(dez) trabalhadores ou fração.

B) Lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1(um) conjunto para cada grupo de 10(dez) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1(uma) unidade para cada grupo de 20(vinte) trabalhadores ou fração.

C) Lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1(um) conjunto para cada grupo de 25(vinte e cinco) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1(uma) unidade para cada grupo de 10(dez) trabalhadores ou fração.

D) Lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1(um) conjunto para cada grupo de 20(vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na Prof. Mara Queiroga Camisassa w w w . p o n t o d o s c o n c u r s o s . c o m . b r 14

(15)

proporção de 1(uma) unidade para cada grupo de 15(quinze) trabalhadores ou fração.

E) Lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1(um) conjunto para cada grupo de 30(trinta) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1(uma) unidade para cada grupo de 15(quinze) trabalhadores ou fração.

RESPOSTA: A

Pessoal, a instalação sanitária deve ser constituída de quatro itens básicos: - Lavatório

- Vaso sanitário - Mictório

- Chuveiro

Estes itens d e v e m existir em proporção baseada na quantidade de trabalhadores no local. Então temos que:

V e j a m que todas as assertivas contém os itens corretos (lavatório, vaso sanitário, mictório e chuveiro), porém a letra A é a única assertiva que contém as proporções corretas, conforme o item 18.4.2.4.

Reparem t a m b é m que no caso do Lavatório/Vaso Sanitário/Mictório, a proporção é em relação a este conjunto. Já com relação ao chuveiro, a proporção é com relação a cada unidade.

A NR 18 determina ainda alguns requisitos que d e v e m ser atendidos pelas instalações sanitárias:

a) ser mantidas em perfeito estado de conservação e higiene;

b) ter portas de acesso que impeçam o devassamento e ser construídas de modo a manter o resguardo conveniente;

(16)

c) ter paredes de material resistente e lavável, podendo ser de madeira; d) ter pisos impermeáveis, laváveis e de acabamento antiderrapante; e) não se ligar diretamente com os locais destinados às refeições; f) ser independente para homens e mulheres, quando necessário; g) ter ventilação e iluminação adequadas;

h) ter instalações elétricas adequadamente protegidas;

i) ter pé-direito mínimo de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros), ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra;

QUESTÃO 11 - ENG S E G / U F G / C E N T R O DE SELEÇÃO UFG/2008

Qual é a altura do pé-direito mínimo para instalações móveis da construção civil? A) 2,40 m B) 2,50 m C) 2,80 m D) 3,00 m RESPOSTA: A

A NR18 permite a utilização de instalações móveis, inclusive contêineres, em áreas de vivência em canteiros de obras e frentes de trabalho.

Entretanto, cada instalação móvel deve atender aos seguintes requisitos:

a) área de ventilação natural, efetiva, de no mínimo 15% (quinze por cento) da área do piso, composta por, no mínimo, duas aberturas adequadamente dispostas para permitir eficaz ventilação interna;

b) condições de conforto térmico;

c) pé direito mínimo de 2,40m (dois metros e quarenta centímetros); d) demais requisitos mínimos de conforto e higiene estabelecidos nesta NR; e) proteção contra riscos de choque elétrico por contatos indiretos, além do aterramento elétrico.

Desta forma, a assertiva A é a correta.

(17)

QUESTÃO 12 - ENG S E G / M A N A U S E N E R G I A / C O N S U L P L A N / 2 0 0 6 A L T E R A D A

Em relação ao local utilizado para execução de refeições e à cozinha, em canteiro de obras, é CORRETO afirmar que:

A) A obrigação de haver local exclusivo para o aquecimento de refeições, dotado de equipamento adequado e seguro para o aquecimento irá depender do número de trabalhadores ou da inexistência de cozinha.

B) Quando utilizado GLP, os botijões devem ser instalados fora do ambiente de utilização, em área permanentemente ventilada e coberta.

C) Quando houver cozinha no canteiro de obra, ela deverá ter pé-direito mínimo de 2,50 metros, ou respeitando-se o Código de Obras do Município da obra.

D) O local para refeições deverá ter comunicação direta com as instalações sanitárias, facilitando a higiene pessoal de cada trabalhador.

E) É facultado ao trabalhador, preparar, aquecer e tomar refeições fora dos locais estabelecidos pela empresa.

RESPOSTA: B

A assertiva A está incorreta. Não existe nenhuma pré-condição para a existência de local para refeições nos canteiros de obra!! A existência de local adequado para refeições é obrigatória para qualquer canteiro de obras, independente da quantidade de empregados!!! Redação do item 18.4.2.11.1.

As bancas adoram confundir o candidato com questões deste tipo, pois como vimos, as instalações sanitárias são dimensionadas sim, em função da quantidade de empregados, mas o local de refeições, não.

E a existência do local para refeições t a m b é m independe da existência de cozinha.

A assertiva B está correta. Esta é a redação do item 18.4.2.12.1 letra m). A existência de cozinha não é obrigatória nos canteiros de obra, mas caso ela exista, deverá atender aos requisitos deste item. Um deles é a instalação do botijões GLP fora do ambiente de utilização, em área coberta e com ventilação permanente.

A assertiva C está incorreta. Segundo o item 18.4.2.12.1 letra b) o pé direito mínimo da cozinha, quando houver, deve ser 2,80m (dois metros e oitenta centímetros e não 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros). Deve ser atendido este pé-direito ou o o Código de Obras do Município da obra. Muito cruel...

(18)

A assertiva D está incorreta. É vedada a comunicação direta do local para refeições com as instalações sanitárias.

A assertiva E está incorreta. A NR18 t a m b é m proíbe que o trabalhador prepare, aqueça ou tome refeições fora do local para tal fim.

Importante 7

A existência de local adequado para refeições é obrigatória em todos os canteiros de obra.

Local e meio adequado, seguro e exclusivo para o aquecimento de refeições. Observem ao fundo a

existência de lavatòrio (que também poderia ser instalado nas proximidades) e bebedouro,

ambos obrigatórios

Importante 8

INDEPENDENTE do número de trabalhadores e da existência ou não de cozinha, em todo canteiro de obra deve haver

LOCAL EXCLUSIVO PARA O A Q U E C I M E N T O DE REFEIÇÕES, dotado de equipamento adequado e seguro para o

aquecimento. Local e meios inadequados

e inseguros para o aquecimento de refeições

(19)

QUESTÃO 13 - ENG S E G / I N F R A E R O / 2 0 0 4 A L T E R A D A

A NR18 - Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, estabelece critérios no caso de trabalhadores alojados em canteiros de obras. Um desses critérios é:

A) É permitido aquecer refeições em microondas ou fogão elétrico no alojamento;

B) É permitido o uso de até três camas na m e s m a vertical;

C) O empregador deve fornecer para cada trabalhador alojado, sem ônus, fronha, lençol e travesseiro;

D) O espaço deve ter área mínima de seis m2 por módulo de cama, já incluindo circulação;

E) O alojamento pode ser localizado em porões ou subsolos de edificações. RESPOSTA: C

A assertiva A está incorreta. O item 18.4.2.10.8 proíbe cozinhar e aquecer qualquer tipo de refeição dentro do alojamento.

Infelizmente esta é uma situação ainda encontrada em muitos canteiros de obras:

A assertiva B está incorreta. O item 18.4.2.10.2 determina que é proibido o uso de 3 (três) ou mais camas na mesma vertical.

A assertiva C está correta. Segundo o item 18.4.2.10.6, as camas devem dispor de lençol, fronha e travesseiro em condições adequadas de higiene, bem como cobertor, quando as condições climáticas assim o exigirem. Ou seja, esta é uma determinação que deve ser atendida pelo empregador.

Situação irregular e perigosa

Preparação de refeições dentro

do alojamento

(20)

A assertiva D está incorreta. A área mínima do alojamento deve ser 3,00 m2 por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação. (e não 6,00 m2 por módulo, conforme consta na assertiva).

A assertiva E está incorreta. A NR18 proíbe a instalação dos alojamentos em subsolos ou porões das edificações.

Demolição

QUESTÃO 14 - ENG S E G / C O M P E S A / I P A D / 2 0 0 9 A L T E R A D A

Quanto à adoção de medidas de segurança na execução de serviços de demolição, assinale a alternativa correta:

A) Devem ser instaladas a 6 (seis) pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas horizontais, de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 1,00(um metro);

B) Os elementos da construção em demolição d e v e m ser abandonados em posição em que haja trânsito de máquinas pesadas.

C) Os materiais das edificações não d e v e m ser umedecidos durante a coleta. D) As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado.

E) Materiais pequenos como tijolos podem ser lançados em queda livre a partir do segundo pavimento.

RESPOSTA: D

A assertiva A está incorreta. De acordo com o item 18.5.10, durante a execução de serviços de demolição, deverão ser instaladas, no máximo, a 2 (dois) pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos.

Estas plataformas têm o objetivo de impedir a queda de materiais/entulhos decorrentes da demolição. D e v e m possuir dimensão mínima de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) e inclinação de 45° (quarenta e cinco graus), em todo o perímetro da obra.

A assertiva B está incorreta. O item 18.5.11 determina que os elementos da construção em demolição não devem ser abandonados em posição que torne possível o seu desabamento, pelo exemplo dado pela banca, locais onde haja trânsito de máquinas pesadas.

A assertiva C está incorreta. O item 18.5.12 estabelece que os materiais das edificações devem sim ser umedecidos, durante a demolição e a remoção, ou coleta, diminuindo desta forma, a poeira.

(21)

A assertiva D está correta. Esta é a redação do item 18.5.13.

A assertiva E está incorreta. O item 18.5.7 dispõe que é proibido o lançamento em queda livre de qualquer material independe de seu volume. Além disso, objetos pesados ou volumosos devem ser removidos utilizando-se dispositivos mecânicos.

QUESTÃO 15 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Com relação às atividades de demolição constantes na NR18, assinale a alternativa correta:

A)Toda demolição deve ser programada e dirigida por profissional qualificado B) A remoção dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas ou abertas, de acordo com o material a ser removido.

C) Não há previsão de remoção de vidros e elementos frágeis antes da demolição.

D) Antes de se iniciar a demolição de um pavimento, d e v e m ser fechadas todas as aberturas existentes no piso.

E) As escadas somente serão demolidas à medida em que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores.

RESPOSTA: E

A assertiva A está incorreta. O item 18.5.3 determina que as demolições d e v e m ser programadas e dirigidas por profissional legalmente habilitado, e não por profissional qualificado.

A assertiva B está incorreta. A remoção de entulho deve ser feita sempre por calhas fechadas, por gravidade. As calhas d e v e m ser construídas de material resistente, com inclinação m á x i m a de 45° (quarenta e cinco graus), fixadas à edificação em todos os pavimentos. Item 18.5.8. Lembrando que o projeto de instalação da calha deve constar do PCMAT.

A assertiva C está incorreta. Todos os elementos considerados frágeis, tais como vidros devem ser removidos antes de se iniciar a demolição. Redação do item 18.5.4

A assertiva D está incorreta. Todas as aberturas existentes no piso devem ser fechadas, antes de se iniciar a demolição de um pavimento, exceto as que forem utilizadas para escoamento de materiais. Além disso é proibida a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida pelo processo de demolição. Item 18.5.5.

(22)

A assertiva E está correta. As escadas da edificação que está sendo demolida devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulação de emergência e deverão ser demolidas somente à medida em que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores.

Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas QUESTÃO 16 - PROF SEG T R A B / I F R N / D I G P E / 2 0 0 9

A NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção determina que os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior a

A) Metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. B) Um terço da profundidade, medida a partir da borda do talude.

C) Superior a três quartos da profundidade, medida a partir da borda do talude.

D) Igual à profundidade, medida a partir da borda do talude RESPOSTA: A

Os materiais retirados da escavação d e v e m ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. Ou seja, se a escavação tiver 10 metros de profundidade, os materiais que forem retirados deverão ser depositados a mais de cinco metros de distância, contados a partir da borda do talude. Item 18.6.8.

Pessoal, talude é a parede de uma escavação na qual haja inclinação ou declive.

Taiude com inclinação Talude no qual houve deslizamento

(23)

QUESTÃO 17 - ENG SEG/CET S P / F A T / 2 0 0 8

São exigências obrigatórias em obras de escavações:

A) Os materiais retirados da escavação d e v e m ser colocados próximo à borda do talude.

B) As escavações realizadas em vias públicas não necessitam de sinalização de advertência noturna.

C) Escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas de acesso ao posto de trabalho.

D) Os taludes, instáveis ou não, das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) d e v e m ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

RESPOSTA: C

A assertiva A está incorreta. A colocação dos materiais retirados próximo a borda do talude, em desacordo com a determinação da NR18, pode provocar desabamentos ou desmoronamentos.

Como vimos na questão anterior, os materiais retirados da escavação d e v e m ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.

A assertiva B está incorreta. Conforme o item 18.6.11, as escavações realizadas em vias públicas ou canteiros de obras devem ter sinalização de advertência, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro.

A assertiva C está correta. O item 18.6.7 c/c item 18.6.5 determina que as escavações com mais de 1,25m de profundidade d e v e m dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir a saída rápida dos trabalhadores em caso de emergência, independente do talude ser instável ou não, ou ter sua estabilidade garantida.

A assertiva D está incorreta. De acordo com o item 18.6.5, somente os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) é que devem ter sua estabilidade garantida. Por outro lado, o item 18.6.9 determina que os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) d e v e m ter estabilidade garantida (estáveis ou não!)

(24)

Importantíssimo 9

Os taludes INSTÁVEIS das escavações com profundidade superior a 1,25m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas

dimensionadas para este fim.

Os taludes com altura superior a 1,75m devem ter estabilidade garantida.

CONCLUSÃO: Os taludes com profundidade superior a 1,25 somente devem ter sua estabilidade garantida SE FOREM INSTÁVEIS. A partir de 1.75m T O D O S os taludes instáveis ou não, devem ter sua

estabilidade garantida

QUESTÃO 18 - EXERCÍCIO PROPOSTO Na execução de tubulões a céu aberto:

I - Aplicam-se as disposições relativas a espaços confinados.

II - A exigência de escoramento (encamisamento) fica a critério do engenheiro especializado em fundações ou solo, considerados os requisitos de segurança.

III - O equipamento de descida e içamento de trabalhadores e materiais não deve ser dotado de sistema de segurança com travamento.

IV - Deve ser obrigatoriamente precedida de estudo geotécnico caso a profundidade seja superior a 3,00m (três metros).

Estão corretas apenas as assertivas: A) I, II e III B) II, III e IV C) I e IV D) II e III E) I, II e IV RESPOSTA: E

A assertiva I está correta. Como vimos em aula anterior, a definição de espaço confinado é dada pela NR33: "qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de

(25)

oxigênio". Tal definição se aplica aos tubulões, conforme determina o item 18.6.20. O item 18.20 da própria NR18 determina os requisitos de segurança que d e v e m ser atendidos. (vejam as figuras a seguir)

Os tubulões são elementos estruturais de fundação ou de contenção. São utilizados em obras com cargas bastante elevadas, e nas quais não foi adotado processo mecanizado de fundação. A a escavação do tubulão, coloca-se a armação de ferro para depois se iniciar a concretagem.

A escavação de tubulão a céu aberto é uma atividade extremamente perigosa, e penosa, pois exige muita força física do trabalhador, às vezes chamado de "poceiro". E infelizmente na maioria das vezes não são adotados os

procedimentos de segurança devidos.

A assertiva II está correta. A NR 18 não obriga o escoramento do tubulão. Tal procedimento deve ficar a critério do engenheiro especializado em fundações ou solo, considerados os requisitos de segurança. Item 18.6.21.

A assertiva III está incorreta. O item 18.6.22 determina que o equipamento de descida e içamento de trabalhadores e materiais utilizado na execução de tubulões a céu aberto deve ser dotado de sistema de segurança com travamento. A trava permite que o trabalhador não caia em queda livre no caso de algum problema com o equipamento de içamento ou descida.

A assertiva IV está correta. O item 18.6.23.1 determina que no caso específico de tubulões a céu aberto e abertura de base, o estudo geotécnico será obrigatório para profundidade superior a 3,00m (três metros).

Carpintaria QUESTÃO 19 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Analise as alternativas a seguir atividades de carpintaria conforme as determinações da NR18 e em seguida marque a opção correta:

A) As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de carpintaria somente podem ser realizadas por trabalhador qualificado.

(26)

B) C o m relação à mesa da serra circular, não é permitido que a m e s m a seja de material metálico.

C) O coletor de serragem é item opcional a ser instalado junto à mesa da serra circular, dependendo do espaço disponível.

D) O cutelo divisor deve ser deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos. E) Não há previsão de proteção especial das lâmpadas da carpintaria, uma vez que o próprio espaço destinado a tais atividades já deve possuir cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra intempéries.

RESPOSTA: A

A assertiva A está correta. Esta é a redação do item 18.7.1: Somente o trabalhador qualificado poderá operar máquinas e equipamentos

necessários à realização da atividade de carpintaria.

A assertiva B está incorreta. A mesa da serra circular pode ser construída em madeira, material metálico ou outro material similar de resistência equivalente. Além disso, a mesa t a m b é m deve ser estável, ter fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, e dimensionamento suficiente para a execução das tarefas. Item 18.7.2. a).

A assertiva C está incorreta. O coletor de serragem é item obrigatório e deve fazer parte do conjunto mesa/serra circular. Como o próprio nome diz, o coletor de serragem é um dispositivo destinado a recolher a serragem proveniente do corte da madeira, evitando que ela fique espalhada pela carpintaria.

A assertiva D está incorreta. O examinador trocou o "disco" pelo "cutelo divisor" fazendo com que a assertiva esteja errada. Na verdade é o disco da serra circular que deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos.

26 Prof. Mara Queiroga Camisassa www.pontodosconcursos.com.br

(27)

A assertiva E está incorreta. O item 18.7.4 determina que as lâmpadas de iluminação da carpintaria d e v e m sim estar protegidas contra possíveis impactos provenientes da projeção de partículas, durante a operação da serra. QUESTÃO 20 - TEC S E G / S E S C / I P A D / 2 0 1 0

Assinale a alternativa correta quanto à proteção obrigatória para a serra circular na obra de construção:

A) Equipamento portátil para avaliação da explosividade da atmosfera. B) Coifa protetora do disco e cutelo divisor.

C) Contraventamento e pinamento dos elementos estruturais. D) Parafuso de pressão para estaiamento do disco.

E) Painéis fixos e entelamento. RESPOSTA: B

A serra circular é um equipamento extremamente perigoso, e deve obrigatoriamente ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor.

A coifa protetora deve ter sua altura regulável de acordo com a madeira a ser cortada, e como o próprio nome diz, sua função é proteger as mãos ou outra parte do corpo do operador contra contatos acidentais com o disco. Ela deve estar sempre abaixada durante a operação.

O cutelo divisor evita o retrocesso da madeira que está sendo cortada.

QUESTÃO 21 - ENG S E G / U F T / C O P E S E / 2 0 1 0

De acordo com a NR 18, marque a alternativa que NÃO se enquadra no item sobre segurança nos serviços realizados na carpintaria.

A) A serra circular deve ter a carcaça do motor aterrada eletricamente. B) O disco deve ser substituído quando apresentar trincas.

(28)

C) As transmissões de força mecânica d e v e m estar obrigatoriamente protegidas por anteparos fixos.

D) A necessidade de cobertura na carpintaria depende das condições climáticas da região onde a obra será realizada.

E) A serra circular deve ser provida de coifa e coletor de serragem. RESPOSTA: D

A assertiva A está correta. Como todo equipamento elétrico, a carcaça do motor da serra circular deverá ser aterrada eletricamente.

A assertiva B está correta. O disco da serra circular deve ser sempre substituído, caso apresente trincas, ou qualquer outro problema.

A assertiva C está correta. De acordo com o item 18.7.2. d), as transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo ser removidos, em hipótese alguma, durante a execução dos trabalhos.

A assertiva D está incorreta. O item 18.7.5 determina que a carpintaria deve ter cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries.

Armações de Aço QUESTÃO 22 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Analise as assertivas a seguir a marque a opção correta:

I - É obrigatória a colocação de pranchas de madeira sobre as armações nas fôrmas, para a circulação de operários.

II - É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas.

III - A área de trabalho da bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra intempéries.

A) Todas as assertivas estão incorretas B) Todas as assertivas estão corretas C) Somente I está incorreta

D) Somente II está incorreta E) Somente III está incorreta RESPOSTA: B

(29)

A assertiva I está correta. Esta é a redação do item 18.8.4 que obriga a colocação de pranchas de madeira firmemente apoiadas sobre as armações nas fôrmas, para a circulação de operários.

A assertiva II está correta. É extremamente importante que todas as pontas verticais dos vergalhões de aço estejam protegidas. Esta é uma proteção simples, de baixo custo e que pode salvar vidas. Item 18.8.5.

A assertiva III está correta. De acordo com o item 18.8.3., a área de trabalho onde está situada a bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra intempéries e t a m b é m contra queda de materiais.

A figura a seguir ilustra as situações tratadas nesta questão.

Prof. Mara Queiroga Camisassa www.pontodosconcursos.com.br 29

Cobertura da bancada de armaçac Pontas de verga mães protegidas

(30)

Estruturas de Concreto QUESTÃO 23 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Analise as opções a seguir e em seguida marque as opções que as completam corretamente, nos termos da NR18:

1- Durante a desforma d e v e m ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de fôrmas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o e sinalização ao nível do terreno.

2- As armações de pilares d e v e m ser estaiadas ou escoradas antes do(a) .

3- Durante as operações de de cabos de aço, é proibida a permanência de trabalhadores atrás dos macacos ou sobre estes

A) 1-cimbramento B) 1-isolamento C) 1-nivelamento D) 1-estaiamento RESPOSTA: B 2-protensão 2-cimbramento 2-isolamento 2-isolamento 3-imersão 3-protensão 3-cimbramento 3-nivelamento

Assertiva 1: Item 18.9.4: Durante a desforma d e v e m ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de formas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno. Pessoal, este é um item t a m b é m muito importante. Todo cuidado é pouco no momento da desforma.

Assertiva 2: Item 18.9.5: As armações de pilares devem ser estaiadas ou escoradas antes do cimbramento. Cimbramento é o procedimento de escoramento e fixação das fôrmas para concreto armado.

(31)

Cimbramento

Assertiva 3: Item 18.9.6: 18.9.6 Durante as operações de protensão de cabos de aço, é proibida a permanência de trabalhadores atrás dos macacos ou sobre estes, ou outros dispositivos de protensão, devendo a área ser isolada e sinalizada.

No dicionário encontramos o seguinte conceito de protensão:

"Processo pelo

qual se aplicam tensões prévias ao concreto".

A protensão (pré-tensão, do inglês:

prestressing)

é aplicada a peças estruturais, de forma a aumentar a sua resistência ou seu comportamento, sob diversas condições de carga.

Estruturas Metálicas QUESTÃO 24 - EXERCÍCIO PROPOSTO

Analise as assertivas a seguir e marque a opção correta:

I - A colocação de pilares e vigas deve ser feita de maneira que, posteriormente à colocação no solo pelo equipamento de guindar, se executem a prumagem, marcação e fixação das peças.

II - Quando for necessária a montagem, próximo às linhas elétricas energizadas, deve-se proceder ao desligamento da rede, afastamento dos locais energizados, proteção das linhas, além do aterramento da estrutura e equipamentos que estão sendo utilizados.

III - Os elementos componentes da estrutura metálica não d e v e m possuir rebarbas.

Estão corretas apenas as assertivas: A) I

B) I, II e III C) I e II D) III E) II e III

(32)

RESPOSTA: E

A assertiva I está incorreta. O erro está no advérbio de tempo utilizado: "posteriormente": na verdade, a colocação de pilares e vigas deve ser feita de maneira que, ainda suspensos pelo equipamento de guindar, se executem a prumagem, marcação e fixação das peças.

A assertiva II está correta. Esta é a redação do item 18.10.8. É extremamente importante a observação do todos os procedimentos de segurança nas situações de trabalho próximo a rede elétrica.

A assertiva III está correta. Redação do item 18.10.7. Medida de segurança para o trabalhador, no caso de "esbarrar" inadvertidamente em alguma parte da estrutura.

Operações de Soldagem e Corte a Quente QUESTÃO 25 - TEC S E G / P E T R O B R A S / C E S G R A N R I O / 2 0 1 0

Consta na NR18 que, nas operações de soldagem e corte a quente, é obrigatória, para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos ao processo, a utilização de determinado equipamento constituído de material incombustível. Trata-se de

A) Anteparo. B) Óculos de segurança. C) Máscara de solda. D) Capuz. E) Luva de segurança. RESPOSTA: A

Pessoal, para acertar esta questão basta um pouquinho de atenção: as opções dos itens B, C, D e E são proteções para o operador que está realizando a soldagem. Mas a questão pede para ser identificada a proteção dos trabalhadores circunvizinhos, e esta proteção é chamada anteparo.

De acordo com o item 18.11.4, nas operações de soldagem e corte a quente, é obrigatória a utilização de anteparo eficaz para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos. O material utilizado nesta proteção deve ser do tipo incombustível.

QUESTÃO 26 - ENG SEG J R / T R A N S P E T R O / C E S G R A N R I O / 2 0 0 8

Nas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, diz a NR 18 que é obrigatória a remoção, por meio da utilização de ventilação local exaustora, de um determinado agente ambiental originado neste processo. Esse agente é(são)

(33)

A) Asbesto B) Sílica C) Fumos D) Neblinas E) Névoas RESPOSTA: C

O item 18.11.2 determina que, quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória a remoção por ventilação local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte. Os fumos são partículas sólidas em suspensão no ar, dispersas pela condensação de vapores de compostos metálicos. Quase todos os metais podem produzir fumos, quando aquecidos; estes fumos podem causar sérias intoxicações ou até mesmo doenças fatais.

Escadas, Rampas e Passarelas

QUESTÃO 27 - ENG S E G / M E T R O R E C / I P A D / 2 0 0 5 A L T E R A D A Assinale a alternativa incorreta, quanto à utilização de escadas.

A) A escada de mão de montante único pode ser colocada na proximidade de portas ou áreas de circulação.

B) A transposição de pisos com diferença de nível superior a 0 , 4 0 m (quarenta centímetros) deve ser feita por meio de escadas ou rampas

C) A escada de mão deve ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte.

D) As escadas de uso coletivo usadas para a circulação de pessoas e materiais d e v e m ser dotadas de corrimão e rodapé.

E) A escada de mão deve ultrapassar em 1,00m (um metro) o piso superior RESPOSTA: A

A assertiva A está incorreta. É proibido o uso de escada de mão com montante único, t a m b é m é proibido colocar escada de mão nas proximidades de portas ou áreas de circulação. Itens 18.12.5.4 e 18.12.5.5 a).

O montante é a peça estrutural vertical da escada de mão. A escada de mão possui dois montantes.

A assertiva B está correta. Segundo o item 18.12.3, a transposição de pisos com diferença de nível superior a 0 , 4 0 m (quarenta centímetros) deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

(34)

O item 18.12.6.3 determina que nas rampas provisórias, com inclinação superior a 18° (dezoito graus), d e v e m ser fixadas peças transversais, espaçadas em 0,40m (quarenta centímetros), no máximo, para apoio dos pés, como na figura acima.

V e j a m a figura a seguir.

A assertiva C está correta. Por apresentar baixo nível de segurança, a escada de mão deve ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte.

A assertiva D está correta. A NR18 determina que as escadas de uso coletivo, e t a m b é m as rampas e passarelas para a circulação de pessoas e materiais devem ser de construção sólida e dotadas de corrimão e rodapé. Item 18.12.2.

A assertiva E está correta. Para garantir a segurança do trabalhador tanto no acesso quanto na saída da escada de mão, o item 18.12.5.6. dispõe que a escada de mão deve ultrapassar em 1,00m (um metro) o piso superior.

V e j a m as fotos a seguir.

(35)

O projeto de instalação, construção e fixação das escadas, rampas e passarelas deve constar do PCMAT, bem como o material a ser utilizado.

Medidas de Proteção contra Quedas de Altura QUESTÃO 28 - ENG SEG/PREF. CURITIBA/UFPR/2010

Para a proteção coletiva contra quedas em diferença de altura, a NR-18 dispõe sobre as chamadas plataformas de proteção. Quais são essas plataformas?

A) Plataforma principal, plataformas secundárias e plataformas terciárias

B) Plataforma principal, plataformas secundárias e plataformas complementares

C) Plataforma principal, plataformas intermediárias e plataformas finais D) Plataforma principal e plataformas de apoio

E) Plataforma principal e plataformas secundárias RESPOSTA: A

A NR18 prevê vários tipos de proteção contra quedas de altura e contra quedas de materiais.

As plataformas são proteções contra queda de materiais, e por este motivo são t a m b é m chamadas de "apara-lixo".

(36)

As plataformas são divididas entre principais, secundárias e terciárias. Todas elas têm a m e s m a função, o que muda é o nível ou pavimento da edificação em obras na qual elas serão instaladas.

É obrigatória a instalação de plataformas em todas as edificações? O item 18.13.6 determina que em todo o perímetro de construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente é obrigatória a instalação de uma Plataforma Principal de Proteção na altura da primeira laje que esteja no mínimo, um pé-direito acima do terreno.

E seu subitem 18.13.6.1. apresenta as dimensões da plataforma principal: no mínimo 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0,80 m (oitenta centímetros) de extensão, a 45° (quarenta e cinco graus) da sua extremidade. Plataforma secundária: As plataformas Secundárias devem ser instaladas, em balanço, de 3 (três) em 3 (três) lajes, contadas a partir e acima da Plataforma Principal de Proteção, e devem ter no mínimo 1,40 m (um metro e quarenta centímetros) de balanço e um complemento de 0,80 m (oitenta centímetros) de extensão, a 45° (quarenta e cinco graus) da sua extremidade. Itens 18.37 e 18.37.1.

V e j a m a figura a seguir.

Edificação vertical convencional

Plataforma terciária: Na construção de edifícios com pavimentos no subsolo, devem ser instaladas Plataformas Terciárias de Proteção, de 2 (duas) em 2 (duas) lajes, contadas em direção ao subsolo e a partir da laje referente a instalação da plataforma principal de proteção (e não a partir do nível da rua). Essas plataformas d e v e m ter, no mínimo, 2,20m (dois metros e vinte centímetros) de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0 , 8 0 m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45° (quarenta e cinco graus) a partir de sua extremidade, Prof. Mara Queiroga Camisassa www.pontodosconcursos.com.br 36

(37)

Desta forma, a assertiva A está correta.

Plataforma de

proteção contra

queda de materiais

(vista do lado de "dentro")

QUESTÃO 29 - ENG S E G / S Ã O PAULO T U R I S M O / I M E S / 2 0 0 7

Em todo o perímetro de construção de edifícios com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente é obrigatória a instalação de uma Plataforma Principal de Proteção e de Plataformas Secundárias dependendo do número de pavimentos ou altura da edificação. Essas plataformas devem ser rígidas e dimensionadas de modo a resistir aos possíveis impactos aos quais estarão sujeitas. As Plataformas Secundárias de Proteção devem ser instaladas, igualmente:

(38)

A) Em balanço, de 4 em 4 lajes, contadas a partir da plataforma principal de proteção.

B) Em balanço, de 3 em 3 lajes, contadas a partir da plataforma principal de proteção.

C) Em balanço, de 5 em 5 lajes, contadas a partir do térreo. D) Em balanço, de 3 em 3 lajes, contadas a partir do térreo. RESPOSTA: B

O item 18.13.7 determina que as plataformas secundárias devem ser instaladas acima e a partir da plataforma principal de proteção.

Estas plataformas secundárias d e v e m ser instaladas em balanço, de 3 (três) em 3 (três) lajes.

O projeto de fixação e instalação das plataformas de proteção bem como a especificação do material a ser utilizado deve constar do PCMAT.

Mas o que significa esta expressão " e m balanço"? Esta expressão significa que a plataforma ou o elemento em questão se "projeta" para fora da edificação, através de fixação apropriada. V e j a m a foto a seguir:

Detalhe da fixação da plataforma em balanço Importante 10

PLATAFORMAS SECUNDÁRIAS: Instaladas a partir e ACIMA da plataforma principal, de TRES EM TRES LAJES

PLATAFORMAS TERCIÁRIAS: Instaladas a partir e A B A I X O da plataforma principal, de DUAS EM DUAS LAJES

(39)

Importante 11

Cada plataforma deve ser instalada logo após a concretagem da laje a que se refere e retirada, somente,

quando a vedação da periferia, até a plataforma imediatamente superior, estiver concluída.

QUESTÃO 30 - TEC SEG I/PETROBRAS/CESGRANRIO/2OO6

A NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - considera como adequadas as seguintes medidas de proteção contra quedas:

I - todas as aberturas no piso deverão ser dotadas de fechamento provisório resistente;

II - os anteparos rígidos devem ser constituídos de guarda-corpo com altura de 1,30 m para o travessão superior e 0,70 m para o intermediário;

III - as plataformas terciárias são instaladas nos pavimentos de subsolo, devendo ser posicionadas a cada duas lajes a partir da plataforma principal, em direção ao subsolo;

IV - os vãos de acesso às caixas de elevadores devem ter fechamento provisório de, no mínimo, 1,20 m de altura de material resistente até a colocação definitiva das portas;

V - a plataforma principal só é obrigatória em construções com altura equivalente a mais de 4 pavimentos e com largura mínima de 2,20 m.

Estão corretas apenas as medidas: A) I, II e IV B) I, III e IV C) II, III e IV D) II, III e V E) III, IV e V RESPOSTA: B

A assertiva I está correta. Esta é a redação do item 18.13.2: as aberturas no piso d e v e m ter fechamento provisório resistente.

A assertiva II está incorreta. O item 18.13.5 determina que a proteção contra quedas, quando constituída de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos:

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis