• Nenhum resultado encontrado

OPERACIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPERACIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OPERACIONALIZAÇÃO DO

CENTRO DE RECURSOS

(2)

2

GUIA PARA OS PROFESSORES

O PORQUÊ DO CENTRO DE RECURSOS

Ao longo dos últimos anos a GesEntrepreneur tem desenvolvido e criado centenas de atividades pedagógicas relacionadas com a temática do empreendedorismo. Construímos muitos programas curriculares para os diferentes anos letivos e, no passado, cada professor sabia de antemão que teria que disponibilizar cerca de 8 aulas para o desenvolvimento do projeto. No entanto, a nossa experiência de alguns anos no terreno e em centenas de escolas mostrou-nos que, por vezes, uma atividade muito enriquecedora e positiva com uma turma, poderia ser uma atividade desajustada e com pouco sentido para outros alunos. Esta que poderia ser uma constatação de um fenómeno estranho, mais não é do que a simples demonstração que todos os alunos são diferentes e que os contextos sociais, culturais e económicos são diversos. Aquilo que forma, motiva e inspira alguns grupos não é necessariamente aquilo que é relevante e significativo para outros.

Foi esta aprendizagem que realizámos ao longo do tempo e que nos fez optar pelo Centro de Recursos, uma ferramenta de trabalho mais aberta, que permitirá a cada turma e professor a construção de um caminho que seja útil, importante e motivador para todos os alunos envolvidos no projeto.

QUAIS AS VANTAGENS DO CENTRO DE RECURSOS?

O Centro de Recursos é uma ferramenta bastante útil para os professores, apresentando as seguintes vantagens:

 É um acervo de materiais e tem maior número de atividades, o que permite muito mais possibilidades ao docente.

 Poderá ser uma ferramenta que ajude ao desenvolvimento e cumprimento do projeto educativo de escola ou do projeto curricular de turma.

 É mais motivador para os alunos, pois eles podem também ser envolvidos na construção do projeto e na escolha de temáticas e recursos.

 É mais enriquecedor, pois permite que numa mesma escola existam ideias e percursos diferentes.

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO CENTRO DE RECURSOS

O Centro de Recursos caracteriza-se por:

 Ser flexível e adaptável às especificidades do grupo

(3)

3

 Ser prático e intuitivo

 Adaptar-se melhor a situações particulares

INTRODUÇÃO DOS DOCENTES AO CENTRO DE RECURSOS

A formação de professores assume um papel determinante no desenvolvimento do projeto de empreendedorismo, já que é o momento em que os professores vão tomar conhecimento da metodologia “learning by doing” preconizada pela GesEntrepreneur.

Nesta formação, é fundamental que os professores entendam o funcionamento do Centro de Recursos e a sua filosofia. Assim, ao longo da mesma, os professores conhecerão o Centro de Recursos a partir de algumas demonstrações e simulações do seu funcionamento.

COMO FUNCIONA O CENTRO DE RECURSOS NA PRÁTICA?

O Centro de Recursos é uma ferramenta essencial para todos aqueles que implementam e que irão trabalhar no projeto de empreendedorismo nas escolas. É nesta ferramenta que poderão encontrar documentos de apoio ao projeto e, também, os guiões das atividades a serem implementadas. O Centro de Recursos está alojado no site da GesEntrepreneur (www.gesentrepreneur.com) e cada professor receberá um login e uma password para aceder ao mesmo.

Na página inicial do website da GesEntrepreneur encontra-se um botão destinado a aceder ao Centro de Recursos (situado no canto superior direito), tal como mostra a imagem seguinte.

Ao clicar nesse botão, será redirecionado para uma página onde estão listados os projetos de empreendedorismo a decorrer. Deverá selecionar o projeto em que participa para ter acesso à página de apresentação do mesmo.

(4)

4 Nesse momento, ser-lhe-á solicitado que faça login, indicando o seu nome de utilizador e a palavra-passe que lhe foi atribuído. Esta é pessoal e, por isso, intransmissível.

Depois disso, entra no Centro de Recursos, o qual tem esta apresentação:

Nesta página inicial do Centro de Recursos podem encontrar-se os vários níveis de ensino existentes no projeto, devendo selecionar o que lhe corresponde.

Ao fazê-lo terá acesso às diferentes temáticas específicas de cada nível de ensino e também dois botões de informação complementar, como mostra a imagem que se segue.

(5)

5

 Através do botão “Operacionalização do Centro de Recursos” poderá ter acesso a este documento para esclarecer as suas dúvidas sempre que necessite. Depois da leitura deste documento estará preparado para implementar o projeto de empreendedorismo junto dos seus alunos.

 No documento “Dicas para os Professores” encontrará algumas sugestões de atuação segundo esta metodologia e, também, um conjunto de formas diferentes de constituir grupos de modo aleatório. Nas nossas atividades privilegiamos o trabalho em grupo e a constante rotação dos alunos, pelo que estes exemplos de divisão de grupos serão muito importantes para si.

Para aceder às atividades, terá de clicar no botão correspondente à temática que lhe interessa. Ao entrar na temática, encontra uma tabela com as atividades correspondentes incluindo informação sobre as mesmas, nomeadamente os anexos disponíveis para download.

Por exemplo, ao clicar na temática “Perfil Empreendedor” poderá encontrar o ecrã como mostra a imagem abaixo (a qual é o exemplo da temática “Perfil Empreendedor” do Ensino Secundário/Profissional). Neste ambiente terá acesso a um pequeno texto introdutório e explicativo do que é o perfil empreendedor e também à lista das atividades que trabalham esta temática.

(6)

6 Na tabela é possível saber, para cada atividade, qual o grau de complexidade exigido para prepará-la, a duração prevista para a realização da mesma, uma breve descrição do que consiste a atividade e os ficheiros disponíveis para download.

Nos ficheiros para download poderá encontrar 3 símbolos:

Download da atividade – Ao clicar na disquete terá acesso ao guião integral da atividade, o qual lhe permite prepará-la e executá-la.

Anexos da atividade – Este botão apenas aparece nas atividades que necessitem de recursos auxiliares para a sua realização, como apresentações em Power Point ou ficheiros em Excel.

Vídeos – Este botão apenas aparece quando as atividades são acompanhadas de vídeos que ajudam a ilustrar a dinâmica a desenvolver.

NOTAS PARA OS PROFESSORES

Seguem-se alguns aspetos importantes sobre as temáticas, os quais devem ser considerados: Escolha das temáticas

A escolha das temáticas a trabalhar e da importância dada a cada uma delas fica a cargo do professor, podendo optar por trabalhar mais umas temáticas e menos outras.

Temáticas a trabalhar

A definição das temáticas em cada um dos ciclos de ensino foi pensada de acordo com as especificidades do público-alvo e com as áreas definidas pelo Currículo Nacional. Além disso, a organização das atividades em cada temática foi realizada tendo em vista as competências a trabalhar por cada uma delas. Assim, possuímos temáticas genéricas sobre empreendedorismo (por exemplo: perfil empreendedor, criatividade, comunicação, …) e também temáticas que trabalham áreas mais específicas (como por exemplo: empreendedorismo ambiental, empreendedorismo e globalização, …).

Temática “Empreendedorismo na prática”

Uma das temáticas presentes no Centro de Recursos é denominada de “Empreendedorismo na prática”, pois consideramos que o empreendedorismo é e define-se enquanto atitude e vontade de fazer coisas novas. Assim, propomos um conjunto de iniciativas práticas que implicam um grande envolvimento dos alunos, já que eles irão “aprender fazendo”.

Algumas destas atividades terão de ser realizadas fora do contexto de sala de aula e, outras, mesmo fora da escola.

(7)

7 Devido à dimensão destes momentos altos do projeto, os mesmos integram um conjunto de atividades que vão desde a preparação à realização e reflexão dos mesmos, pelo que existem atividades que carecem de ser realizadas numa sequência lógica.

Aconselhamos que cada turma realize, pelo menos, um destes momentos altos.

O PAPEL DA EQUIPA DA GESENTREPRENEUR AO LONGO DO PROJETO

O papel da GesEntrepreneur será notório ao longo de vários momentos do projeto, nomeadamente: Formação de Professores

A GesEntrepreneur é responsável pela formação de professores e pela introdução e clarificação do projeto de empreendedorismo.

É também neste momento que irá apresentar e explicar o funcionamento do Centro de Recursos. Definição do projeto turma

A GesEntrepreneur trabalhará com cada professor no sentido de lhe apresentar o Centro de Recursos e explorá-lo de acordo com as necessidades de cada turma.

O técnico da GesEntrepreneur definirá, em conjunto com o professor, o projeto a desenvolver em cada turma, atendendo às especificidades da mesma.

Aplicação do projeto

O técnico da GesEntrepreneur manterá sempre o contacto com o professor e fará visitas de acompanhamento à turma, de acordo com aquilo que foi definido para cada projeto.

CONCLUSÃO

Este projeto é, assim, desenvolvido a pensar nas especificidades e necessidades de todos os jovens desde o 1º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário / Profissional. Desta forma, apresentamos projetos diversificados e de acordo com as especificidades dos alunos, ajustados às temáticas tratadas nas suas áreas disciplinares.

Seremos, ao longo do ano letivo, um parceiro sempre presente nas escolas e no acompanhamento do projeto. Deste modo, o sucesso do projeto depende do envolvimento dos professores e da capacidade de constituirmos uma equipa de trabalho conjunta.

Assim, a GesEntrepreneur deseja a todos um bom ano letivo, esperando que este projeto possa ser uma mais-valia para os alunos.

Referências

Documentos relacionados

Para o armazenamento de sementes de cenoura, baseados no teste de germinação, as sementes com grau de umidade de ±6%, podem ser armazenadas em refrigerador e ambiente

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos