• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL (ingresso em MARÇO/2014) EDITAL PPGRHSA Nº 02/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL (ingresso em MARÇO/2014) EDITAL PPGRHSA Nº 02/2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROCESSO DE SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL (ingresso em MARÇO/2014)

EDITAL PPGRHSA Nº 02/2013

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL torna público que estará recebendo, no período de 14 de outubro a 01 de novembro de 2013, a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (ingresso em março/2014).

O número máximo de vagas oferecidas para neste Edital é de 25 (vinte e cinco).

Documentação referente ao candidato :

• Ficha de inscrição preenchida (Modelo em Anexo); • Carta explicando os motivos da escolha do curso;

Duas Cartas de recomendação (Modelo disponível no site);

• Cópia do Diploma de Mestrado (ou de Graduação se não tiver Mestrado);

• Cópia do Histórico Escolar do Mestrado (ou de Graduação se não tiver Mestrado); • Cópia da Dissertação de Mestrado, em CD, ou documento substitutivo (*);

Cópia do Curriculum Lattes documentado;

• Proposta de Tese constando, pelo menos, título, autoria, objetivos, justificativa, proposta metodológica e bibliografia, enquadrada dentro dos temas de pesquisa propostos pelos professores orientadores do Programa, em anexo;

• Plano de Estudos (**);

• Para os candidatos com vínculo empregatício: documento da chefia liberando carga horária semanal compatível para a realização do Doutorado.

(*) Candidatos somente com Graduação deverão apresentar justificativa para ingresso no Doutorado; candidatos ainda cursando Mestrado deverão anexar documento oficial com a data prevista de defesa da dissertação.

(**) O Plano de Estudos deve incluir lista preliminar de disciplinas a serem cursadas, lista de disciplinas do Mestrado para eventual reconhecimento e cronograma de atividades para realização da Tese.

(2)

Os critérios de seleção se baseiam nos seguintes quesitos:

Quesitos Peso (%)

1. Histórico Escolar do Mestrado (ou de Graduação se não tiver Mestrado) 15

2. Tempo de Titulação do Mestrado (ou de Graduação se não tiver Mestrado) 10

3. Publicações (revistas científicas, congressos, relatórios técnicos) 20

4. Experiência Profissional e/ou em Pesquisa 15

5. Proposta de Tese e Plano de Estudos 20

6. Provas 20

Avaliação

1. Histórico Escolar do Mestrado (ou de Graduação se não tiver Mestrado):

Será calculada a média do histórico (M) pela fórmula

Créditos Créditos Pontos M Σ × Σ = ,

sendo A = 4, B = 3, C = 2, D = FF = 0. No caso de históricos com notas numéricas, será calculada a média ponderada com os créditos e transformada para a escala anterior. Ao candidato com maior pontuação será atribuído o valor 10,0, e aos demais candidatos será atribuído um valor proporcional.

2. Tempo de Titulação do Mestrado (ou de Graduação se não tiver Mestrado):

Aos candidatos com até vinte e quatro (24) meses de tempo de titulação no Mestrado será atribuído o valor 10,0. Em caso de tempo de titulação superior a vinte e quatro meses (24), será descontado 0,5 ponto por mês da diferença entre o tempo de titulação e os vinte e quatro (24) de referência. Candidatos que ainda não tiverem concluído o Mestrado deverão apresentar declaração do seu Programa de Origem com previsão de defesa, sendo a data de previsão considerada para a determinação do tempo de titulação.

3. Publicações (revistas científicas, congressos, relatórios técnicos) mais relevantes desde 2007: Pontuação para produção intelectual:

• Artigo completo em revista internacional (Qualis A ou B): até 7,5 pontos/artigo • Artigo completo em revista nacional (Qualis A ou B): até 4,0 ponto/artigo • Artigo completo em anais de congresso internacional: até 2,5 ponto/artigo • Artigo completo em anais de congresso nacional: até 1,25 ponto/artigo • Resumo publicado em anais de evento científico: até 0,5 ponto/resumo • Relatórios técnicos: até 1,0 ponto/relatório

• Livro (autor): até 10,0 pontos/livro • Livro (coautor): até 5,0 ponto/livro

• Livro (coordenador, organizador ou editor): até 5,0 ponto/livro • Capítulo de livro: até 2,5 ponto/capítulo

• Patente de produto ou processo: até 7,5 pontos/patente • Software desenvolvido e registrado: até 2,5 ponto/produto

(3)

Ao candidato com maior pontuação para produção intelectual será atribuído o valor 10,0, e aos demais candidatos será atribuído um valor proporcional.

4. Experiência Profissional e/ou em Pesquisa:

Pontuação para experiência profissional e/ou em pesquisa:

• Experiência em atividades profissionais na área: 1 ponto/ano (últimos 5 anos) • Experiência em atividades de pesquisa na área: 1 ponto/ano (últimos 5 anos)

• Experiência em atividade docente em ensino superior: 1 ponto/ano (últimos 5 anos)

Ao candidato com maior pontuação em experiência profissional e/ou em pesquisa será atribuído o valor 10,0, e aos demais candidatos será atribuído um valor proporcional.

5. Proposta de Tese e Plano de Estudos:

O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição o tema de pesquisa desejado, dentre os temas de pesquisa disponíveis (em anexo). Para a avaliação, será considerada a adequação ao tema indicado da proposta de tese e plano de estudos apresentados. Uma nota de 1,0 a 10,0 será atribuída por cada membro da Comissão.

6. Provas:

Os candidatos deverão realizar provas para as disciplinas de Estatística, Matemática e Hidráulica. Os programas das provas encontram-se disponíveis no site do Programa.

A nota das provas será calculada como a média aritmética das notas de cada prova. O não comparecimento a qualquer uma das provas elimina o candidato do processo de seleção.

Classificação dos candidatos

A nota final será a média ponderada dos quesitos e pesos indicados na tabela anterior.

Os candidatos serão classificados segundo a pontuação obtida, até atingir o número de vagas estabelecido pelo Edital. Se o número de candidatos que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 pontos for inferior ao número de vagas, somente estes candidatos serão admitidos no curso. Em caso de empate na nota final, os critérios de desempate para ingresso em função do limite de vagas será pela maior pontuação obtida na ordem: 1) Proposta de Tese e Plano de Estudos; 2) Publicações; 3) Histórico Escolar; 4) Provas; 5) Experiência Profissional e/ou em Pesquisa.

No caso em que dois ou mais candidatos selecionados indicarem um mesmo orientador e não houver disponibilidade de novas orientações, por parte desse professor, será dada prioridade para os candidatos melhor classificados. Os candidatos restantes serão chamados pela Comissão para procederem à escolha de um novo tema, de acordo com as disponibilidades dos professores orientadores.

Para os candidatos selecionados, requerer-se-á, no ato da primeira matrícula, uma carta de aceite de orientador do Programa, que inclua o aceite da orientação, da Proposta de Tese e do Plano de Estudos.

Recursos

Poderão ser encaminhados recursos à Comissão de Seleção nos prazos estabelecidos pelo presente Edital.

Disposições Finais

A seleção é válida somente para ingresso no ano letivo de 2014, primeiro semestre, não sendo possível adiar o ingresso. O candidato que não confirmar seu interesse pela realização do curso,

(4)

em prazo a ser informado após a conclusão do Processo de Seleção, perderá o direito à vaga. Ao confirmar seu interesse, o candidato aprovado deverá entregar declaração certificando que disponibiliza de tempo para realizar o curso, dentro do quadro de horários e das normas estabelecidas pelo Regimento Interno do Programa.

Os casos omissos serão analisados e deliberados pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.

Taxa de Inscrição

Não será cobrada taxa de inscrição ao processo seletivo.

Calendário do Processo Seletivo

10/09/2013 – Lançamento do Edital no site http://www.iph.ufrgs.br 14/10/2013 – Início do período de inscrições

01/11/2013 – Último dia do período de inscrições 07 e 08/11/2013 – Provas

29/11/2013– Data limite de divulgação dos resultados em http://www.iph.ufrgs.br 06/12/2013– Data limite para apresentação de recursos na Secretaria do Programa

13/12/2013– Resultados dos recursos e divulgação da lista final dos selecionados no site http://www.iph.ufrgs.br

Os testes que integram o processo de seleção serão realizados nas seguintes datas e horários: 1) Teste de Hidráulica: 07 de novembro de 2013 das 08:30 às 11:00 h;

2) Teste de Matemática: 08 de novembro de 2013 das 08:30 às 10:30 h; 3) Teste de Estatística: 08 de novembro de 2013 das 11:00 às 12:30 h.

Informações adicionais

Fone : (+55 51) 3308 6670 e-mail :pos@iph.ufrgs.br

Porto Alegre, 10 de setembro de 2013.

Comissão de Pós-Graduação do PPGRHSA IPH/UFRGS

(5)

FICHA DE INSCRIÇÃO AO DOUTORADO 1. IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Local e data de nascimento: 2. FORMAÇÃO

Título Escola/Faculdade

Universidade Ano

3. ÁREA OU SUBÁREA DE ATUAÇÃO PRETENDIDA (em ordem de prioridade, sendo 1 a de maior prioridade)

( ) Ecotecnologia e Limnologia Aplicada ( ) Hidrologia

( ) Engenharia de Água e Solo ( ) Mecânica dos Fluidos e Hidráulica

( ) Erosão e Sedimentação ( ) Planejamento e Gestão de Rec. Hídricos

( ) Hidrogeologia ( ) Saneamento Ambiental

4. ORIENTADOR E TEMA DE PESQUISA

Preencher ficha em anexo (anexo I). Escolha um orientador e um dos temas de pesquisa do orientador escolhido.

5. AUXÍLIO FINANCEIRO

( ) Virá com auxílio de: ____________________________________________________ ( ) É candidato a bolsa de estudo.

( ) Não necessita de auxílio financeiro. 6. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Rua: N° Complemento:

CEP: Cidade: Estado: País:

Caixa Postal: E-mail:

Telefones para contato: 7. DOCUMENTOS ANEXADOS ( ) Diploma de mais alto grau (cópia) ( ) Histórico Escolar (cópia)

( ) Dissertação de Mestrado (CD) ( ) Curriculum Vitae (em formato Lattes)

( ) Duas cartas de recomendação enviadas diretamente ao Programa pelo recomendante (modelo disponível no site)

( ) Carta explicando os motivos da escolha do curso ( ) Projeto de Tese.

8. ENCAMINHAR PARA:

Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Instituto de Pesquisas Hidráulicas – UFRGS

Av. Bento Gonçalves, 9500 Caixa Postal 15029

CEP 91501-970 – Porto Alegre (RS) – Brasil

Fone (+55 51) 3308 6670 Fax (+55 51) 3308 7509 e_mail: pos@iph.ufrgs.br

(6)

ANEXO I: TEMAS DE PESQUISA PARA DOUTORADO.

[ ] André Lopes da Silveira ( ) Análise de mudanças em séries temporais de precipitação e vazão do RGS; ( ) Métodos de dimensionamento de dispositivos de controle pluvial urbano na fonte; ( ) Modelagem matemática do manejo de águas pluviais em bacias hidrográficas urbanas; ( ) Modelos de para gestão integrada de recursos hídricos, ambientais e urbanísticos; ( ) Parametrização do escoamento de base de bacias hidrográficas;

( ) Precisão e incerteza em métodos de hidrologia de engenharia; ( ) Revitalização de rios e lagos urbanos;

[ ] Antônio Domingues Benetti ( ) Biofiltração e bioadsorção;

( ) Modelagem matemática de sistemas de tratamento físicos, químicos e biológicos;

( ) Processos simples de potabilização de água a nível familiar e suas aplicabilidades em áreas não servidas por rede de abastecimento público ou afetadas por desastres naturais;

( ) Remoção de micropoluentes e microcontaminantes da água através de técnicas avançadas de tratamento; [ ] Carlos André B. Mendes ( ) Aplicação de instrumentos econômicos aos recursos hídricos;

( ) Avaliação de impacto ambiental com foco em recursos hídricos; ( ) Estudos sobre outorga dos recursos hídricos;

( ) Estudos sobre manejo integrado de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, como suporte à gestão; ( ) Otimização, determinística e estocástica, de sistemas de recursos hídricos e meio ambiente;

( ) Produção de cenários para gestão integrada de bacias hidrográficas; ( ) Processos da Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Zona Costeira;

[ ] David da Motta Marques ( ) A hidrodinâmica de ecossistemas aquáticos como modeladora de estrutura trófica e determinante do metabolismo geral; ( ) Dinâmica e padrões de exportação de carbono em grandes bacias hidrográficas;

( ) Efeitos de escala temporal e espacial na qualidade da água;

( ) Modelagem ecológica da dinâmica de lagos e reservatórios (qualidade da água, estrutura trófica, ciclo do carbono: gases do efeito estufa, resiliência, estabilidade, mudança de estado, mudança climática);

( ) Mudanças de longo prazo de ecossistemas aquáticos (lagos e reservatórios) associadas a mudanças climáticas; ( ) Pareamento de processos entre bacia hidrográfica, lagos e reservatórios;

[ ] Edith Beatriz Camaño Schettini

( ) Análise experimental de escoamento em torno de objetos cilíndricos, com e sem VIV; ( ) Simulação numérica tridimensional de escoamentos turbulentos a superfície livre;

( ) VIV – Vibrações induzidas por vórtices sobre corpos submersos, utilizando simulação numérica; [ ] Joel Avruch Goldenfum ( ) As águas urbanas no gerenciamento integrado do desenvolvimento urbano;

( ) Análise quali-quantitativa de tecnologias sustentáveis para gerenciamento das águas pluviais urbanas; ( ) Avaliação do grau de sustentabilidade de medidas de controle na fonte;

( ) Avaliação da emissão de gases de efeito estufa em reservatórios de água doce através de técnicas de meta-análise; ( ) Estratégias integradas para análise, estimativa de custos e prevenção de enchentes;

( ) Efeitos de mudanças climáticas nas precipitações e vazões - Análise de incerteza das estimativas;

( ) Mudanças climáticas e os recursos hídricos: avaliação de impactos, sustentabilidade, mitigação e adaptação; [ ] José Antônio Louzada ( ) Aplicação de modelos agro - hidrológicos em áreas agrícolas;

( ) Física do Solo Aplicada;

[ ] Luiz Augusto M. Endres ( ) Caracterização de efeitos hidrodinâmicos atuantes na indução à vibração de estruturas hidráulicas; ( ) Caracterização e/ou simulação dos efeitos de ondas sobre estruturas hidráulicas;

[ ] Marcelo Marques ( ) Análise dos esforços hidrodinâmicos a jusante de válvulas de sistemas de enchimento/esvaziamento de eclusas de navegação;

( ) Análise dos esforços hidrodinâmicos a jusante de válvulas de sistemas de enchimento/esvaziamento de eclusas de navegação;

( ) Análise da macroturbulência em mecanismos de transposição de peixes;

( ) Análise da macroturbulência em estrutura dissipação de energia hidráulica (bacias de dissipação, salto esqui, vertedouro em degraus, concha submersa, formação de fossas de erosão a jusante, etc);

( ) Desenvolvimento de tecnologias e procedimentos eficientes para a gestão hidroenergética em sistemas de abastecimento de água (balanço energético visando à otimização de sistemas de distribuição de água);

( ) Formação de vórtices em tomadas d’água de usinas hidrelétricas; ( ) Mecanismo de transposição de peixes;

[ ] Nilza Maria dos Reis Castro ( ) Uso do Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP) para estimativa da concentração de sedimentos em suspensão e turbidez; [ ] Masato Kobiyama ( ) Dinâmica da água nos solos saturados e não-saturados;

( ) Estudos básicos sobre mecanismos de ocorrência de desastres naturais e suas reduções; ( ) Influências da floresta sobre processos hidrológicos;

( ) Monitoramento e modelagem das interações entre processos hidrológicos e geomorfológicos;

[ ] Olavo Correa Pedrollo ( ) Regionalização de precipitações ou vazões associadas à probabilidade com uso de redes neurais artificiais;

( ) Previsão hidrológica probabilística em tempo atual para alerta de enchentes com uso de redes neurais artificiais e estudo das condições para a relevância das contribuições de chuvas previstas, pela análise com a modelagem de diversas bacias;

(7)

Anexo II: Programa para teste de seleção em Hidráulica

1. Introdução – Definição de fluido. Classificação e propriedades.

2. Estática dos fluidos – Pressão em um ponto Equação fundamental da estática dos fluidos. Variação da pressão em fluidos de densidade constante. Empuxo sobre superfícies.

3. Cinemática dos fluidos – Conceitos gerais. Deslocamento e velocidade. Velocidade média e vazão.

4. Dinâmica dos fluidos – Equações da conservação de massa, conservação de quantidade de movimento e conservação da energia. Equações de Euler e Bernoulli.

5. Camada Limite em escoamentos internos – Condutos sob pressão. Leis de resistência ao escoamento: Lei de Prandtl e Nikuradse (influência da rugosidade). Rugosidade equivalente. Fórmula semi-empírica de Colebrook-White. Diagrama de Moody.

6. Cálculo de condutos forçados – Perda distribuída e perda localizada. Condutos em série e paralelo.

7. Escoamento à superfície livre – Classificação e definições. Tipos de escoamentos. Energia específica em canais. Altura crítica e altura normal. Movimento permanente uniforme em canais. Fórmulas de Chézy e de Manning.

A bibliografia indicada a seguir contém os tópicos do programa. Estas referências são sugestões, pois o programa encontra-se, em sua maior parte, em outros livros de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica.

HWANG, Ned H. C.. 1984. Fundamentos de Sistemas de Engenharia Hidráulica. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil. 315p.

LENCASTRE, Armando. 1983. Hidráulica Geral. Lisboa: Hidroprojeto. 654p.

STREETER, Victor L. & WYLIE, E. Benjamin. 1980. Mecânica dos Fluidos. 7.ed. São Paulo: MacGraw-Hill. 585p.

BAPTISTA, Márcio; LARA, Márcia. 2002. Fundamentos de engenharia hidráulica. 2. ed. Minas Gerais: UFMG. 440p.

Observações:

Na prova não será exigida a memorização de equações ou coeficientes.

Listas com fórmulas e diagramas serão fornecidas para a resolução dos problemas. Será permitida a consulta a livros e apostilas impressas e o uso de calculadora científica. Não será permitido o uso de computador, anotações e manuscritos.

(8)

Anexo III: Programa para teste de seleção em Matemática

Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável independente

1. Noções de função. Limites. Infinitésimos. Continuidade das funções de uma variável.

2. A derivada de uma função. Cálculo da derivada. Derivada de função inversa. Derivada de função composta. Derivada de função dada em forma paramétrica.

3. Aplicações geométricas e mecânicas da derivada. Derivadas de ordens superiores. Diferencial de primeira ordem e ordens superiores. Teorema do valor médio. Fórmula de Taylor. Regra de L’Hôpital.

4. Análise da variação das funções. Extremos. Intervalos de crescimento e decrescimento de uma função. Concavidade. Assíntotas. Construção do gráfico de uma função.

5. Integral indefinida. Integração por substituição de variáveis. Integração por partes. Integração de funções racionais. Principais classes de funções integráveis.

6. Integral definida. Troca de variáveis na integral definida. Integração por partes. Áreas de figuras planas. Volumes de corpos sólidos. Aplicação das integrais definidas na física elementar.

Textos indicativos

- DEMIDOVITCH, B. Problemas e Exercícios de Análise Matemática. Editora Mir. - AYRES, Jr. F. Cálculo Diferencial e Integral. Editora McGraw-Hill.

- BRONSHTEIN, I., SEMENDIAEV. K. Manual de Matemáticas. Editora Mir. - LEITHOLD, L. O Cálculo. Editora Harper & Row do Brasil.

- PISKUNOV, N. Cálculo Diferencial e Integral. Editora Mir.

Observações:

O teste de seleção consta de três ou quatro exercícios. A principal ênfase é colocada nos seguintes tópicos:

Conceito geométrico e físico da derivada (2).

Construção do gráfico de uma função através da análise da continuidade, limites, derivadas, etc. (3).

Problemas aplicados de máximos e mínimos (4). Aplicações da integral definida ().

Será permitida a consulta de tabelas.

(9)

Anexo IV: Programa para Teste de Seleção em Estatística

1. População e amostra. Variáveis contínuas e discretas. Funções. Coordenadas retangulares e gráficos.

2. Distribuições de frequência, intervalos e limites de classe. Histogramas e polígonos de frequência.

3. Distribuições de frequência acumulada relativa: Determinação e representação. Quantis, diagrama esquemático e pontos atípicos.

4. Medidas de tendência central, para uma série de dados ou uma classe de frequências: Média, mediana, moda. Tipos de médias. Relações entre as medidas de tendência central.

5. Medidas de dispersão: Amplitude total, desvio médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. Propriedades e aplicação.

6. Coeficientes de forma: Assimetria e achatamento. Estimativas a partir de amostras, e interpretação.

7. Análise combinatória: O princípio fundamental da contagem. Arranjo, permutação, simples e com elementos repetidos, e combinação.

8. Teoria elementar da probabilidade: Definições (experimento aleatório, espaço amostral e probabilidade em espaços amostrais equiprováveis). Probabilidade condicional, de eventos mutuamente exclusivos, e de eventos simultâneos (dependentes ou independentes). Experimentos binomiais.

Observações:

As provas serão compostas de exercícios de aplicação, com cálculos para os quais será permitido o uso de calculadora.

Não será permitida a consulta a livros e anotações, nem o uso de computador.

Bibliografia principal (mas não exclusiva) recomendada:

SPIEGEL, Murray R. Estatística. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil (Coleção Schaum). Capítulos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .... Pensei muito sobre como elaborar a introdução deste trabalho. De que maneira começar? Acredito que o começo é um dos mais difíceis

A mesa da “secretaria” sugere as urgências e importância do que há a se resolver: bloco aberto de recibos de pagamentos, assim como aberta a tela do computador; tesouras, fita

No contexto de sumarização automática proposto, a poda de estruturas RST consiste em a) identificar informações irrelevantes ou menos salientes para exclusão da estrutura do

Dentro da area, o profissional que hoje se forma em Educaçao Fisica, pode trabalhar o conteudo dança em varios locais, tais como escolas tradicionais (tanto nas

6.1.2 O candidato poderá requerer no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br , no prazo de 03 (três) dias úteis contados da data da publicação a que se refere o item

Miguel Rodrigues Lourenço (CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa; CEHR, Universidade Católica Portuguesa; Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste») mostrou como

Isto mostra que um conto de fadas - porque se endereça da forma mais imaginativa aos problemas humanos essenciais, e o faz de um modo indireto – pode ter muito a oferecer a um