• Nenhum resultado encontrado

Ano XX Edição 218 Janeiro de 2017 Pág. 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano XX Edição 218 Janeiro de 2017 Pág. 01"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ano XX Edição 218 Janeiro de 2017 Pág. 01 "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes,

sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58)

Neste início de ano sempre nos pegamos pensando em planos e metas para fazer ao longo do novo ano. Muitos desses planos são para com a saúde, com os estudos, mas nos esquecemos de fazer planos com Deus. Iniciamos o ano de férias, e acabamos focando no comodismo que ela nos traz ou nas metas que traçamos, e deixamos nosso melhor amigo de lado. Independente da época do ano, é necessário ser firme e constante com o nosso compromisso com o Senhor, clamar ao Espírito Santo que tire de nós a tibieza, a preguiça espiritual, exercitar a nossa fé e fortalecer a amizade com Jesus, pois são esses os melhores planos que podemos traçar para nossas vidas.

Equipe de Jornal Olá querido leitor! É com grande satisfação que trazemos a você mais uma edição do jornal Angelus.

Essa edição tem como tema principal a nossa luta para sermos ativos espiritualmente, para deixarmos de lado a preguiça, o desânimo e, nos propormos a atividades que nos mantenham mais sadios em Deus.

Ano novo... Férias... Nada de moleza! Preparado? Não comece a treinar sem antes ler as dicas das páginas 5 e 6 para fortalecer sua espiritualidade. Está buscando inspiração? Acompanhe os testemunhos dos atletas de cristo nas páginas 2, 3 e 7 e o texto sobre os santos atletas na página 4.

Para esquentar os motores, dê risadas com os foras na página 8. Para abastecer a espiritualidade leia os conselhos do Cônego na página 10. Dê o seu melhor e, no final é só correr para o abraço no seu amiguinho que está

fazendo aniversário esse mês, confira na página 9. É dada a largada!!! Boa leitura!

(2)

JORNAL ANGELUS Janeiro de 2017 Pág. 02 Fala galera! Tudo bem com vocês? Meu nome é Artur, tenho 16 anos e estou aqui para partilhar um pouco com vocês sobre minha caminhada no ASC.

Faço parte do ASC há 6 meses e comecei a fazer parte do grupo pois desejava entrar em algum grupo de jovens. Como o único que eu conhecia era o JSC, entrei no site do “J” e então descobri o “AS”.

No ASC aprendi diversas coisas que levarei para toda a minha vida, além de adquirir uma nova visão sobre a vivência com Deus e a convivência com o outro. Foi no grupo também, através das idas ao lar dos velhinhos, que entendi o real significado do que é solidariedade. Um abraço!!!

Artur Lisboa Eventos Domingo, 17h, nas salas 102 e 103, com o Santo Terço Formação Terça-feira, 19h, no salão paroquial, com o Estudo Bíblico Oração Quarta-feira, 19h, na sala 106, com o Santo Terço Missão Ágape Quinta-feira, de 08 às 12h, na Pastoral da Criança

(3)

Ano XX Edição 218 Janeiro de 2017 Pág. 03 Olá meus amigos, que alegria poder partilhar com vocês um pouquinho da minha passagem por esse maravilhoso grupo que é o JSC. Entrei no JSC na metade do ano de 2009 e lá permaneci até o ano de 2015. Foram os melhores anos da minha vida e, com toda certeza, anos que mudaram completamente a minha história.

Com a graça de Deus, após me sentir muito tocado em uma missa celebrada pelo nosso querido Diretor Espiritual, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, resolvi aceitar o convite que há muito tempo a Camila Fontes (minha querida irmã) vinha me fazendo. Logo na primeira reunião eu já estava apaixonado pelo grupo. Com isso, frequentei todas as equipes abertas. Meus dias de muita tristeza haviam desaparecido. Descobri, enfim, que nada além do Bom Deus poderia preencher o espaço enorme que há em nossos corações.

No ano de 2010 entrei para a Equipe de Música, a qual tive a oportunidade de coordenar por duas vezes, aprendendo muitas coisas e consolidando grandes amizades. Foi no JSC que encontrei a “menina dos meus olhos”, hoje minha noiva, Juliana Alves. Lá aprendi a amar a minha Igreja e obtive o desejo de ser fiel a Ela. Hoje sou um “Eterno Seguidor de Cristo (ESC)” e esse é o nome do grupo o qual tenho a honra de fazer parte junto a grandes amigos que fiz no JSC.

Tenho comigo um sentimento de gratidão ao JSC, ao nosso diretor espiritual e claro, principalmente a Deus por ter me dado este grande presente. Tenho também o sonho de um dia ter os meus filhos no ASC e no JSC, junto com os filhos de vocês, quem sabe? Então cuidem bem do “J” e do “AS”! :D

Jairo Fontes

Estar de férias é muito bom, mas dá uma saudade desse grupo que preenche os nossos sábados, não é mesmo?

Que tal correr lá no site e conferir tudo que está acontecendo no JSC? Aposto que vai dar para matar um pouquinho da saudade *-*

(4)

JORNAL ANGELUS Janeiro de 2017 Pág. 04

POR DENTRO...

Dos Santos Atletas

Uma cultura esportiva deve ser baseada sempre na superioridade humana, um esporte a serviço do homem e não o homem a serviço do esporte. O desafio então não diz respeito somente às regras, mas à visão do homem que tem necessidade de educação, de espiritualidade e de valores transcendentes. O esporte é um bem educativo, que ajuda o homem a compreender o valor profundo da vida. Este é o motivo pelo qual a Igreja se interessa pelo esporte. Muitos santos e beatos estiveram envolvidos com o esporte, sendo exemplos para todos nós. A seguir vamos falar um pouco do esporte na vida de são João Paulo II, um apaixonado por Deus e pelo esporte, e que é modelo a ser seguido por todos nós:

O esporte esteve entre as paixões de João Paulo II. Ao longo de sua vida, Karol Wojtyla praticou esportes e enriqueceu o mundo esportivo com reflexões de valor cultural e religioso. Não foram poucas as vezes que fez suas saídas “clandestinas” do Vaticano para esquiar nas montanhas da região de Abruzzo. Para as férias do inverno, o Papa costumava escolher esse destino, mostrando seu amor pela natureza e pelo esporte. Ele mesmo afirmou: “é necessário escutar a voz da natureza, para transformar a oração em admiração, como o cume de uma montanha forçada a olhar a outra”.

Wojtyla jogava futebol na equipe juvenil de Wadowice. Era tão bom jogador que lhe chamavam “Martyna”, um jogador de futebol célebre na época. Em 1948, depois de voltar para a Polônia, foi enviado por sete meses a uma pequena paróquia em Niegowic perto de Cracóvia. Então, foi um dos pioneiros do estilo pastoral “turista” para os jovens da paróquia de São Floriano, em Cracóvia, onde andava de caiaque com os jovens e também frequentava as montanhas. Fonte: <http://noticias.cancaonova.com/especiais/canonizacao-joaopauloii-joaoxxiii/o-esporte-na-vida-de-joao-paulo-ii/> Equipe de Jornal

#Segunda-feira: 18h30min no Santuário Santa Rita de Cássia #Sábado: 16h30min no Colégio Carmo

(5)

JORNAL ANGELUS Janeiro de 2017 Pág. 05 A vida de um Jovem Seguidor de Cristo pode ser comparada com a de um atleta, pois em ambos os casos temos um objetivo a alcançar. Precisamos nos esforçar por ele, ter disciplina e perseverança, lutar contra o pecado e superar os obstáculos do percurso.

Mas diferentemente dos atletas deste mundo, os quais se esforçam por um troféu ou uma medalha que, por ventura, se destroem e não podem desfrutar dos mesmos após a morte, a coroa dos atletas de Cristo vencedores é incorruptível (I Coríntios 9, 25). Jesus não nos prometeu uma vida fácil, mas garantiu que estaria sempre ao nosso lado, não contamos apenas com nossas próprias forças, a vitória é certa se contarmos com a graça Dele (João 16, 22).

Portanto, não perca o foco, ao invés de se deixar levar pela preguiça do clima de férias, que tal usar esse tempo livre para estar ainda mais próximo de Jesus, fortalecer a sua fé e se preparar para o bom combate?! Preparamos uma Check List de sugestões com pequenas atitudes que exercitam a alma para sermos Cristãos cada vez mais fortes!

Check List

□ Ir à missa durante a semana, além do domingo □ Rezar o terço

□ Pesquisar sobre a vida de um santo

□ Separar algo para doar para a Missão Ágape □ Frequentar uma equipe do JSC

□ Visitar o Lar dos Velhinhos □ Rezar e partilhar com um amigo □ Gastar tempo com a família □ Fazer uma adoração

□ Escrever um diário espiritual □ Confessar

□ Fazer estudo bíblico

□ Fazer alguma penitência e/ou jejum □ Ler um livro católico

□ Ajudar alguém

□ Ler um artigo no site do JSC □ Praticar um esporte

(6)

JORNAL ANGELUS Janeiro de 2017 Pág. 06

Como fazer?

Use um caderno e, no alto de cada página, coloque a data do estudo: dia da semana, mês e ano. Depois escolha uma passagem e desenvolva de sua maneira pessoal o Diário, considerando os cinco itens a seguir:

1. Promessas de Deus: A Bíblia está repleta delas, são promessas de um Deus

fiel que sempre cumpre a palavra dada a seus filhos, Ele não falha. Por isso, é importante conhecer as promessas que Ele nos faz e, ainda mais, gravá-las em nosso coração. Assim, anote diariamente as promessas de Deus que encontrar na leitura. Nem sempre vamos encontrar promessas divinas nos trechos que lemos. Se não as encontrarmos, nada teremos a anotar. Eis um exemplo: Mateus 18,20. “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles.”

2. Ordens de Deus: Deus, que é Pai, tem prescrições claras pra nortear a nossa

vida como filhos muito amados. Seguir Seus mandamentos são o segredo da felicidade. É do nosso interesse, portanto, conhecer e guardar as ordens que Deus nos dá. Portanto, sempre que você encontrar uma ordem de Deus, anote-a cuidadosamente no seu Diário. Um exemplo: Jo 13,34. “Amai-vos uns aos outros

como vos tenho amado.”

3. Princípios Eternos: As leis são princípios imutáveis que determinam o modo

de ser de cada uma das coisas, o Reino de Deus também é regido por princípios eternos, imutáveis, leis permanentes. É vital que os filhos do Reino conheçam os princípios pelos quais ele é regido. Deus quer revelar aos seus filhos os mistérios do Reino, eis porque a Palavra de Deus está repleta de princípios. Como nesse exemplo: Lc 18,14. “Todo aquele que se exaltar será humilhado, e o que se

humilhar será exaltado.”

4. Mensagem de Deus para mim hoje: Em tudo quanto você leu, em tudo com

que trabalhou até agora no seu Diário, qual é a mensagem de Deus para você? É certo que Deus tem uma mensagem para você. Basta ficar atento e em oração para descobri-la. Anote a mensagem todos os dias. Não deixe que ela se perca. Faça anotações bem pessoais, com suas próprias palavras. Seja simples, nada de complicações.

5. Como posso aplicar isso em minha vida? Esta é a parte mais pessoal e

concreta de todo o Diário. O próprio Deus vai inspirá-lo todo dia a perceber de que maneira poderá aplicar à sua vida concreta as coisas que leu e com as quais trabalhou. Não basta descobrir; é muito importante anotar diariamente. Suas anotações serão um roteiro para a sua vida. O fato de registrarmos por escrito o que Deus nos inspira a pôr em prática na nossa vida transforma de modo decisivo nossa maneira de ser e de agir, bem como o nosso relacionamento com Deus. Fonte:<http://blog.cancaonova.com/cleberrodrigues/estudo -biblico-como-fazer-um-diario-espiritual/>

(7)

Ano XX Edição 218 Janeiro de 2017 Pág. 07 Olá JSC. Tudo bom gente? Tudo bom! Graças a Deus. Bom. O nosso querido jornal Angelus me convidou para partilhar um pouco sobre a minha entrada nesse lindo grupo, as experiências que aqui vivi, e todas as maravilhas que Deus realizou em minha vida desde que aceitei o convite Dele, parar estar vivendo tudo isso com vocês. Foi no dia 28 de março de 2015, que participei da minha primeira reunião.

Me lembro como se fosse ontem (afinal, ainda sou novo aqui não é mesmo?!). Logo na primeira reunião, já comecei a amar o grupo, e me recordo até de uma pergunta que ficava lá no palco do salão: Como não amar o JSC? Pois é! Tenho propriedade o suficiente pra dizer que não há como não amar esse grupo. Um lugar onde todos buscam o mesmo Céu, querendo levar todos à sua volta para este mesmo Céu. É muito amor. Posso dizer com toda certeza do mundo que ser um Jovem Seguidor de Cristo mudou totalmente a minha vida. Antes de 2015, vivia nesse planeta, um Lucas totalmente diferente, católico, apaixonado por Maria, sim, mas que não tinha o mesmo olhar que hoje tem para com os irmãos. Buscava o Céu de uma forma individual, como se apenas quem eu amasse tivesse que me acompanhar até lá. O JSC me ensinou que seguir a Jesus Cristo, ser cristão, é amar o irmão sem ser necessário conhecê-lo. Me ensinou que existem inúmeras maneiras de amar. Foi no JSC também que conheci a Família Eventos. Equipe pela qual tenho um amor imenso, onde me aproximei ainda mais pela Mãezinha Maria, onde me apaixonei pelo servir. Enfim, viver todo amor que se vive dentro do JSC, transforma vidas pra melhor.

Lucas Ferreira Nascimento

PATROCÍNIO

COPIADORA SOUZA

Qualidade e menor preço! XEROX

IMPRESSÃO ENCADERNAÇÃO

Em dois endereços: P. H. Rolfs (no posto em frente às 4 pilastras) e Virgílio Val, 27.

(8)

JORNAL ANGELUS Janeiro de 2017 Pág. 08 Vamos RESPIRAR com a BEXIGA!

BALBINO, Douglas

Não somos capazes de fazer grandes COBRAS!

ALVES, Gabriel

Lembro da COPA DO MUNDO de 2004 na GRÉCIA!

ALVES, Juliana

Larice pensa em me “zuar” 24 DIAS por HORA!

ARAÚJO, Ítalo

Paola, você tira a PINÇA com a SOBRANCELHA?

GOUVÊA, Ingrid

MATEUS não tem “T”!

FERRAZ, Jéssica

O que é esse MAMÃO no PÉ DE CÔCO?

(9)

Ano XX Edição 218 Janeiro de 2017 Pág. 09

2 Mariane Martins Azevedo 3 Érika Batista dos Santos 8 Túlio W. Soares

9 Diego Teruo Mendes de Souza 9 Inaiamara Ferreira Gomes 9 Lino Marcos de Oliveira 9 Lucas Santana Gonçalves 11 Kélen Cássia Pereira 12 Maíla Rodrigues Teixeira 12 Beatriz Silva Oliveira 14 Diego de Campos Lemos 17 Lucas Ferreira Nascimento 21 Ingrid Rafaela Gouvêa 23 Yasmim de Freitas

25 Bruno Assis Paulino da Costa 28 Ismael Torres

A Família Angelus agradece aos três jornaleiros que se despediram do jornal: Fabíola Defante, Guilherme Paulo e Juliana Alves. Muito obrigado pelos anos de dedicação, companheirismo e pelos ensinamentos. Obrigado por todo tempo que vocês dedicaram ao jornal, todas formatações, todas reuniões, e todas boas gargalhadas também que demos juntos! Vocês que sempre levaram a alegria de ser Família Angelus por onde passaram, e hoje deixam saudades!!

Fabiola Defante Guilherme Paulo Juliana Alves A Família Angelus deseja a todos os aniversariantes de janeiro muita saúde e

paz no coração. Que Deus e Nossa Senhora abençoem vocês cada

(10)

JORNAL ANGELUS Janeiro de 2017 Pág. 10 Pergunta: De que forma o sedentarismo pode prejudicar a nossa vida espiritual?

Autor: Wanderson Gomes

SEDENTARISMO ESPIRITUAL

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho* Grandes são os males do sedentarismo físico, mas pior ainda são os que causam o sedentarismo espiritual. Este se cifra numa frágil união com Deus, pois ocasiona muitos desvios psicossomáticos. Aparta, de fato, da prática efetiva das virtudes e então os vícios tendem a aumentar e fica instalada a desordem interior. O espírito de oração é a fonte de todo vigor espiritual. A prece é a elevação da alma a Deus e consiste não apenas em súplicas dentro da promessa de Cristo: “Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e se vos abrirá, porque aquele que pede recebe e o que procura acha e ao que bate se lhe abrirá” (Mt 7,7). Com efeito, o Mestre divino também havia aconselhado: “Tu, quando orares, entra no teu

quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está presente em lugar secreto; e teu

Pai, que vê o que é secreto, te recompensará” (Mt 6,6). Trata-se da tertúlia com o Criador de tudo, a qual confere a disposição de sair do marasmo para espiritualmente crescer. O católico valoroso entrega pela manhã a seu Senhor tudo que vai fazer naquele dia e deseja isto realizar para glória divina e bem do próximo. Passa assim a viver em clima de oração e a humildade envolve sua existência, pois tudo atribui ao Ser Supremo, o qual “resiste aos soberbos, mas aos humildes dá a sua graça” (Tg 4,6). O sedentarismo fica afastado, sendo que a ordem de Jesus pode ser observada: “Assim brilhe vossa luz diante dos outros, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16). O serviço ao próximo se torna possível porque tal cristão vê no outro a figura do Filho de Deus e sai sempre de seu comodismo para cumprir, do melhor modo possível, as tarefas cotidianas. Fulge para ele o que Cristo falou: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a Mim que o fazeis” (Mt 25, 40). Quem se livra do sedentarismo espiritual entra então em sintonia com o que o divino Redentor ensinou. Os seguidores de Cristo enfrentam um contínuo combate espiritual, mas sua alma é como o monte Sião que nada pode abalar, exatamente porque não admitem, em hipótese alguma, o sedentarismo espiritual. Lembrem-se que a vida do cristão neste mundo é uma luta contínua contra os poderes das trevas e estão alertas e nunca ociosos, estagnados.

*Diretor Espiritual do JSC Diego Lemos, Fabiola Defante, Guilherme Paulo,

Gustavo Ladeira, Isabela Pinheiro, Ítalo Araújo, Jéssica Ferraz, Juliana Alves, Juliana Rosado,

Referências

Documentos relacionados

If you wish to charge a fee or distribute a Project Gutenberg-tm electronic work or group of works on different terms than are set forth in this agreement, you must obtain permission

Tras a publicación da LOMCE, do RD do novo currículo da Educación Primaria, e agora, o currículo de Educación Primaria de Galicia o impacto real que vai ter a implantación

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

CIAM Henrique Frank Werner Puhlmann Adriano Galindo Leal... 59 - 1º

O método de custeamento denominado custeio direto não considera os custos indiretos incorridos na prestação de serviços sendo por conseguinte esses custos

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com