• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 21, DE 18 DE MAIO DE 2021 AUXÍLIO FINANCEIRO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 21, DE 18 DE MAIO DE 2021 AUXÍLIO FINANCEIRO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BURITICUPU

Gabinete da Diretoria - Campus Buri cupu - GAB-BTC EDITAL Nº 21/2021

EDITAL Nº 21, DE 18 DE MAIO DE 2021

AUXÍLIO FINANCEIRO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

1. DA ABERTURA

A Direção Geral do IFMA Campus Buri cupu, no uso das atribuições legais e regimentais que lhe são conferidas, considerando os termos da Resolução CONSUP Nº 036/2020, torna público os procedimentos e as normas referentes a concessão do auxílio inclusão digital para aquisição de tecnologias de informação e comunicação digital (TIC’s) como modalidade de execução do programa de auxílio sociopedagógico previsto na Polí ca na Polí ca de Assistência ao Educando- PNAE.

2. DA APRESENTAÇÃO E FINALIDADE

2.1 O presente edital tem como finalidade auxiliar na inclusão digital de estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais da Educação Técnica de Nível Médio e nos Cursos Superiores no IFMA Campus Buri cupu por meio da transferência direta ao aluno de recurso des nado à aquisição de equipamento de tecnologia de informação e comunicação digital (Tablet), buscando fortalecer o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido pela escola e pelo aluno e beneficiando principalmente os estudantes que tenham dificuldades de acesso ou acesso precário às tecnologias da informação, considerando a sensível necessidade de contribuir para o acompanhamento das a vidades pedagógicas não presenciais do curso, estabelecidas pela Portaria IFMA nº 2618/2020, em virtude da excepcionalidade de enfrentamento da Pandemia do novo Coronavírus pública.

Parágrafo Único. Entende-se por Recursos Tecnológicos de Informação e

Comunicação, equipamentos necessários para o acesso às aulas remotas, neste caso, o tablet com entrada para chip de rede móvel, que será adquirido pelo estudante contemplado neste edital. A aquisição será considerada como um

emprés mo a ser u lizado durante as aulas remotas, após, com o retorno das

a vidades presenciais, o equipamento (tablet) deverá ser entregue à biblioteca para que fique à disposição para o uso cole vo nesse espaço acadêmico.

3. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

3.1 A coordenação dos trabalhos de que trata o presente edital é de responsabilidade da Comissão designada para este fim.

3.2 O Auxílio de Recurso Tecnológico de Informação e Comunicação será concedido na forma de repasse financeiro ao estudante para aquisição de

(2)

equipamento necessário (tablet) para o acompanhamento de a vidades pedagógicas do curso durante o período de aulas remotas nas condições em se apresentam atualmente no Campus.

3.3 O estudante contemplado ou responsável legal deverá assinar Termo de Compromisso, conforme Anexo I, para recebimento do auxílio.

3.4 O estudante contemplado deverá assinar Termo declarando estar ciente de que os equipamentos têm a finalidade de auxiliar nos estudos e que, portanto deverá ter a frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das aulas remotas e a vidades.

3.5 Caso seja solicitado o trancamento do curso ou desligamento do IFMA, o equipamento (tablet) deverá ser devolvido, assim como após o período de aula remota, sendo entregue na biblioteca para uso cole vo.

3.6 O valor do Recurso Tecnológico de Informação e Comunicação (tablet) é de R$

1.000,000 (mil reais), que serão pagos em parcela única, preferencialmente, em

conta corrente (obrigatoriamente em nome do aluno) ou por ordem bancária, nos casos em que a impossibilidade de abertura da conta bancária seja devidamente jus ficada.

3.7 Os estudantes contemplados com o auxílio inclusão digital deverão realizar compra de tablet que atenda às especificações descritas no item 7.1 deste edital. 3.8 O Edital busca o atendimento de 90 (noventa) estudantes do Campus Buri cupu nas diversas modalidades, sendo 30 vagas reservadas, exclusivamente,

aos estudantes que estejam cursando a par r do 2ª ano do curso técnico ou 2º período do curso de graduação. O recurso des nado ao Auxílio Inclusão Digital é

de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), provenientes do orçamento do IFMA - Ação Orçamentária 2994 - Assistência ao Educando da Educação Profissional e Tecnológica.

4. DOS REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

4.1 Serão beneficiados os estudantes do IFMA Campus Buri cupu que atendam aos seguintes requisitos:

I- Estar regularmente matriculado no primeiro semestre le vo de 2021 em curso da Educação Técnica de Nível Médio (Integrado, Subsequente, Proeja) ou em curso presencial de Graduação no ano le vo 2021;

II – Possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, definido de acordo com o Decreto 7.234/2010, Programa Nacional de Assistência Estudan l-PNAES;

III- Possuir dificuldades de acesso aos recursos e equipamentos de tecnologias de informação e comunicação digitais (TIC's).

V- Estar com a caracterização socioeconômica preenchida no SUAP.

5. CRITÉRIOS DA SELEÇÃO

5.1 Os critérios para seleção dos aprovados para recebimento do auxílio terão como base a renda per capta da família a que o estudante pertence, sendo priorizados os alunos pertencentes a famílias com menores rendas.

(3)

em que os estudantes pertençam a mesma faixa de renda ou tenham renda per capta aproximada, a par r de informações prestadas no ques onário socioeconômico do aluno e documentação comprobatória a ser anexada na inscrição. Os critérios a serem observados são:

A) Ser aluno de curso técnico integrado.

B) Ter maior dificuldade de acesso a tecnologias da informação e comunicação digital.

C) Ter o menor número de pessoas economicamente a vas na casa. D) Responsável financeiro sem emprego formal.

E) Outros critérios que indiquem maior vulnerabilidade socioeconômica.

Parágrafo único: Os critérios secundários de seleção serão considerados no seu

conjunto e não terão peso diferenciado entre si na análise da assistente social responsável pelo estudo socioeconômico.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1 A inscrição do estudante implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, às quais não poderá alegar desconhecimento.

6.2 A Inscrição seguirá o seguinte cronograma:

ATIVIDADES DATAS

Lançamento do Edital 18.05.2021

Período de inscrição 20 a 27.05.2021

Período de análise das inscrições 28.05.2021

Resultado parcial 31.05.2021

Resultado dos recursos 01 a 02.06.2021

Resultado final 03.06.2021

6.3 A inscrição é de inteira responsabilidade do estudante e se dará por meio do modulo de a vidades estudan s no SUAP no site portal.ifma.edu.br até às 23h59min do úl mo dia de inscrição on line, conforme cronograma.

6.4 O estudante se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas no Suap e pelo seu correto preenchimento.

6.5 Informações inconsistentes prestadas na inscrição e no ques onário socioeconômico do SUAP, como renda não informada, que impossibilitem a análise socioeconômica, poderão causar a eliminação do estudante do processo de seleção.

6.7 O estudante deverá anexar no módulo de a vidades estudan s no SUAP os seguintes documentos:

I- Documento de iden dade e CPF.

II- Documentos que comprovem as rendas dos membros da família informadas no SUAP .

(4)

7.1 O Auxílio Inclusão Digital será concedido na forma de repasse financeiro ao estudante para aquisição de tablet com a seguinte configuração:

Tela: 8 a 10 polegadas; Memória ram: mínimo 2 GB;

Armazenamento interno: 32 GB ou superior; Processador: quad core ou superior;

Conec vidade: wi-fi, 3g/ 4g e bluetooth; Slot para Chip de telefonia;

7.2 O pagamento do Auxílio financeiro será efetuado em parcela única em conta corrente em nome do (a) estudante ou através de ordem bancária.

8. DO RESULTADO

8.1 O resultado preliminar será publicado no portal eletrônico do Campus Buri cupu (h ps://portal.ifma.edu.br/concursos-e-sele vos/ ), por ordem alfabé ca até o limite de vagas (noventa), conforme cronograma constante no item 6.2.

8.2 O resultado final será publicado após a fase de recurso no portal eletrônico h ps://portal.ifma.edu.br/concursos-e-sele vos/, conforme cronograma constante no item 6.2.

9. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

9.1 O estudante que desejar interpor recurso ao resultado preliminar deste Edital deverá preencher formulário próprio disponível no anexo II e encaminhá-lo para o e-mail cae.buri cupu@ifma.edu.br conforme data especificada no cronograma. 9.2 Os recursos serão analisados pela Comissão responsável por este processo sele vo e terão resultado divulgado no portal eletrônico da Campus, conforme cronograma constante no item 6.2.

10. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

10.1 A prestação de contas desta modalidade de auxílio inclusão digital será realizada mediante a apresentação do produto comprado e de nota fiscal referente à compra do aparelho em nome do/a estudante ou de seu representante legal em até 30 dias após o recebimento do auxílio.

10.2 A apresentação do aparelho e da nota fiscal deverá ser realizada no Campus Buri cupu, na Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

(CTIC), no prazo estabelecido. No ato de apresentação do aparelho, a CTIC poderá

fazer a conferência das configurações descritas no item 7.1.

§ 1º. Caso o estudante comtemplado não realize a prestação de contas da nota fiscal que comprove a compra do tablet no prazo máximo de 30 (trinta) dias após recebimento do auxílio financeiro, será gerada GRU (Guia de Recolhimento da União) para que o aluno devolva a quan a recebida, ficando o estudante impedido de concorrer a outros programas da Assistência Estudan l enquanto não realizar a

(5)

devolução, além da aplicação de outras medidas que se entendam cabíveis.

§ 2º. Nas situações em que houver a compra de tablet que não atenda às especificações descritas no item 7.1, o Campus poderá, a par r de parecer da CTIC, exigir a troca do produto ou a devolução do valor recebido.

11. DA DEVOLUÇÃO DO VALOR RECEBIDO OU DO APARELHO

11.1. O estudante devolverá o aparelho adquirido ao final do período de aulas remotas e assim que for no ficado pela ins tuição com o estabelecimento de prazo para devolução.

11.2 É de total responsabilidade do aluno o zelo pelo equipamento adquirido e a devolução do equipamento em condições de u lização pelo Campus e por outros estudantes na forma em que for estabelecida pela ins tuição.

11.3. Após a devolução, nos casos em que o funcionamento do equipamento es ver comprome do por mau uso ou negligência, o aluno poderá realizar a devolução do valor u lizado para a compra do equipamento.

11.4 Os casos de furto ou perda do equipamento não excluem a responsabilidade do aluno, que poderá realizar a devolução do valor recebido para a compra do equipamento.

11.5 Nos casos em que forem cabíveis as devoluções dos valores concedidos aos estudantes para a compra do equipamento, conforme o edital, haverá a abertura de processo administra vo, no qual serão garan dos aos estudantes os princípios do contraditório e da ampla defesa.

11.6 Casos fortuitos, em que a devolução do equipamento em bom estado de funcionamento esteja impossibilitada, serão analisados pelo Campus.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 No ato de prestação de contas pelo recebimento do auxílio, como forma de minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os estudantes e acompanhantes devem obedecer a todas as medidas já amplamente preconizadas pelas autoridades de saúde e determinadas pelo IFMA dentro de suas dependências, como o uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel ao adentrar no prédio.

12.2 Durante todo o período em que o estudante for par cipante do Auxílio financeiro de recursos tecnológicos de informação e de comunicação e acesso a internet, o estudante deverá:

a) par cipar das a vidades pedagógicas do curso, sejam elas síncronas ou assíncronas;

b) prestar informações requisitadas pela Coordenação de Curso ou de Assuntos Estudan s, referentes aos termos deste Edital.

12.3 A coordenadoria de Assistência ao Educando (CAE) do Campus ou as Coordenações de Curso poderão receber e apurar denúncias de irregularidades, tais como falsificação de informações, fraude em documentos, dentre outras. 12.4 Havendo indica vos de irregularidade ou má fé em informações prestadas e/ou omissão de informações, o Campus poderá abrir processo administra vo para averiguação das possíveis irregularidades, sendo garan dos ao estudante os princípios do contraditório e da ampla defesa, e, uma vez que haja a comprovação

(6)

de atos desta natureza, o aluno deverá realizar a devolução integral dos valores recebidos.

12.5 Em caso de dúvidas, o estudante deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Assistência ao Educando por meio do e-mail

cae.buri cupu@ifma.edu.br ou telefone (86) 99958-1126 ou com comissão responsável por este sele vo (auxilio.buri cupu@ifma.edu.br).

12.6 O presente edital poderá ser revogado, re ficado ou anulado, parcial ou integralmente, a qualquer tempo, por mo vo de interesse público, sem que isso implique o direito à indenização de qualquer natureza.

12.7 Casos omissos neste Edital serão analisados pela Direção Geral do Campus. Buri cupu-MA, 18 de maio de 2021. (assinado eletronicamente)

VILSON DE ALMEIDA SOUSA Diretor Geral

(7)

EDITAL Nº 21, DE 18 DE MAIO DE 2021

AUXÍLIO FINANCEIRO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

IFMA CAMPUS BURITICUPU

ANEXO I

TERMO DE COMPROMISSO

Nome do estudante: CPF: Telefone: ( ) Conta Corrente Agência: Banco .

Pelo presente Termo de Compromisso, DECLARO estar ciente:

1. Das normas que regem o AUXÍLIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO do IFMA Campus Buri cupu;

2. De que a minha par cipação no respec vo edital não estabelece nenhum vínculo emprega cio entre a minha pessoa e o IFMA;

3. De que a infração a quaisquer ar gos do respec vo edital poderá implicar no meu desligamento do referido Programa;

4. De que o valor do Auxílio Inclusão Digital que eu receberei será R$1000,00 (mil reais) para aquisição dos itens a que se refere este Edital, devendo obedecer às especificações mínimas estabelecidas na aquisição do equipamento, conforme especificado abaixo:

Tablet com entrada para chip com rede móvel Tela: 8 a 10 polegadas;

Memória ram: mínimo 2 GB;

Armazenamento interno: 32 GB ou superior; Processador: quad core;

Conec vidade: wi-fi, 3g / 4g e bluetooth; Slot para chip de telefonia.

Autorizo a verificação dos dados, sabendo que a omissão ou falsidade de informações resultará nas penalidades cabíveis, além da imediata devolução dos valores indevidamente recebidos.

Declaro, ainda, estar ciente de que a aquisição será considerada como um emprés mo a ser u lizado durante as aulas remotas e, após o retorno das a vidades presenciais, o equipamento (tablet) deverá ser entregue à biblioteca para que fique à disposição para o uso cole vo nesse espaço acadêmico.

Assumo, pois, compromisso de cumprir o previsto em edital.

Local e data: , de de 20 .

______________________________________ Assinatura do estudante

(8)

Eu, , responsável legal pelo estudante, ciente das condições, firmo o compromisso de fazer cumprir o disposto em edital e autorizo o pagamento deste auxílio na conta corrente especificada neste termo.

(9)

AUXÍLIO FINANCEIRO DE ECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (VAGAS REMANESCENTES)

EDITAL Nº 69/2020 ANEXO II FORMULÁRIO DE RECURSO Nome: Matrícula:

DOS FATOS (Exponha os mo vos que o levaram a discordar do resultado, anexando documentos complementares, caso considere necessário):

(10)

Código Verificador: Código de Auten cação:

Documento assinado eletronicamente por:

Vilson de Almeida Sousa, DIRETOR GERAL - CD2 - GAB-BTC , em 18/05/2021 17:29:32.

Este documento foi emi do pelo SUAP em 18/05/2021. Para comprovar sua auten cidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse h ps://suap.ifma.edu.br/auten car-documento/ e forneça os dados abaixo:

267394

5867eb3eed

Ins tuto Federal do Maranhão - IFMA - Site: www.ifma.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Combinaram encontrar-se às 21h

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Na região Sul da Bahia, tem-se observado que em plantios de gravioleira onde há a presença da formiga caçarema não há ocorrência de ataque da broca-do-fruto sobre os frutos,

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em