• Nenhum resultado encontrado

Lista de Revisão para Recuperação do 1º trimestre Disciplina: História

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de Revisão para Recuperação do 1º trimestre Disciplina: História"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental ll

Goiânia, ____/____/2018.

8º ano

Turma: _______

Nome do(a) Aluno(a): __________________________________________________________

Professor(a):Edmilson

Lista de Revisão para Recuperação do 1º trimestre – Disciplina: História

1. (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram: (Objetivo 3.1)

a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí. b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.

c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais. d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha. e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

2. A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médios e longos prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho. Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil. (Objetivo 3.2)

3. (UFMG)

"Restituídas às capitanias de Pernambuco ao domínio de Sua Majestade, livres já dos inimigos que de fora as vieram conquistar, sendo poderosas as nossas armas para sacudir o inimigo, que tantos anos nos oprimiu, nunca foram capazes para destruir o contrário, que das portas adentro nos infestou, não sendo menores os danos destes do que tinham sido as hostilidades daqueles."

("Relação das guerras feitas aos Palmares de Pernambuco no tempo do Governador D. Pedro de Almeida, de 1675 a 1678", citado por CARNEIRO, Edson. Quilombo dos Palmares. 2.ed. São Paulo: CEN, Col. Brasiliana, 1958. v.302.)

O texto faz referência tanto às invasões holandesas ("... dos inimigos que de fora as vieram conquistar") quanto ao quilombo de Palmares (“... o contrário, que das portas adentro nos infestou"). O quilombo de Palmares, núcleo de rebeldia escrava no Nordeste brasileiro, alcançou considerável crescimento durante o período de ocupação holandesa em Pernambuco. Mesmo após a expulsão dos invasores estrangeiros pela população local, o quilombo resistiu a inúmeros ataques de tropas governistas. Explique, com base em um argumento, a longa duração de Palmares. (Objetivo 3.2) – (valor 1,0)

4. Até o final do século XVI a população luso-brasileira vivia no litoral. A partir de então, essa situação começou a mudar: a colonização avançou, tanto para o interior quanto pelo litoral. Esse avanço se deveu à ação dos Soldados; dos bandeirantes; dos jesuítas e dos Criadores de gado. Explique como a atuação dos soldados contribuiu para a o processo de colonização do Brasil. (Objetivo 3.3) – (valor 1,5)

5. Sobre o trabalho dos escravos africanos no Brasil responda: a) jornada de trabalho?; b) atividades desenvolvidas por eles? (Objetivo 3.4)

6. Qual a diferença entre Bandeira e Entradas? (Objetivo 3.5) 7. O que foi o Sertanismo de contrato? (Objetivo 3.1)

8. Qual foi a contribuição dos criadores de gado para a colonização do Brasil? (Objetivo 3.5) 9. Explique como eram as viagens dos negros escravizados para o Brasil. (Objetivo 3.2)

10. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:

a) assegurava o fornecimento de matéria-prima; b) permitia um maior desenvolvimento técnico; c) eliminava a concorrência francesa;

(2)

d) assegurava o mercado para as manufaturas e impunha a diminuição de seus custos de produção; e) permitia a utilização de mão-de-obra escrava.

11. (UERJ) Na Revolução Industrial, o pioneirismo inglês resultou de uma série de fatores, entre os quais sua hegemonia marítimo-comercial. A concretização dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida:

a) Decretou os Atos de Navegação. b) Extinguiu o tráfico de escravos negros. c) Assinou o Tratado de Methuen com Portugal. d) Abriu os portos chineses aos navios ingleses.

e) Redefiniu o comércio com o Oriente, graças à Paz de Haia.

12. Assinale a, única, alternativa que não foi causa responsáveis pelo pioneirismo inglês na Revolução Industrial.

a) A ampla produtividade agrícola, decorrente de modificações nas formas de produção, permitiu alimentar a população urbana em franco crescimento, bem como acumular capital a ser aplicado em outros setores da economia.

b) Os Enclousure Acts, que decretaram o cercamento dos campos de uso comum, criaram um problema agrário, mas também permitiram que a produção agrícola fosse direcionada para o mercado.

c) A infraestrutura urbana de algumas regiões da Grã-Bretanha atuou como fator de atração para as populações oriundas dos campos e permitiu uma organização social intensa e propícia à melhoria das condições de vida dos trabalhadores.

d) As políticas implementadas depois da derrubada do Absolutismo, ainda no século XVII, caracterizaram-se pelo incentivo à obtenção do lucro privado e ao decaracterizaram-senvolvimento econômico, considerados como legítimos e supremos objetivos políticos da nação.

13. A Grã-Bretanha detinha o controle do mercado colonial de escravos e da produção e comercialização do algodão, além de possuir grande quantidade de matéria-prima, como carvão e ferro, destinados à energia e à construção de máquinas. 1. A Revolução Industrial foi um movimento ocorrido durante o séc.

XVIII e início do séc. XIX. Grandes mudanças ocorreram na vida e no trabalho das pessoas em várias partes do mundo. Tais mudanças foram resultado do desenvolvimento da industrialização. O termo

Revolução Industrial se refere a essas mudanças e ao período em que ocorreram. (Enciclopédia

Koogan-Houaiss Digital)

Sobre a Revolução Industrial na Inglaterra, baseando-se nos seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

O progresso na forma de produção pode ser dividido historicamente em três fases. Porém, ainda hoje podemos identificar formas de produção que se encaixam em cada uma dessas fases históricas. Relacione abaixo as fotos aos processos de produção e em seguida explique resumidamente cada um deles.

A) B) C)

( ) Artesanato ______________________________________________________________________ ( ) Manufatura ______________________________________________________________________ ( ) Maquinofatura ____________________________________________________________________

14. Explique porque a Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização.

15. O trecho abaixo escrito por Karl Marx em 1890, refere-se ao período inicial da Revolução Industrial na Inglaterra.

“Tornando supérflua a força muscular, a maquinaria permite o emprego de trabalhadores sem força muscular ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Por isso, a

(3)

primeira preocupação do capitalista ao empregar a maquinaria, foi utilizar o trabalho das mulheres e das crianças. Assim, de poderoso meio de substituir trabalho e trabalhadores, a maquinaria transformou-se imediatamente em meio de aumentar o número de assalariados, colocando todos os membros da família do trabalhador, sem distinção de sexo e de idade, sob o domínio direto do capital. O trabalho obrigatório para o capital tomou o lugar dos folguedos infantis e do trabalho livre realizado, em casa, para a própria família, dentro de limites estabelecidos pelos costumes”.(MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. p.449-50.)

É CORRETO afirmar que o texto acima trata:

a)da transformação do sistema manufatureiro em sistema industrial e de suas consequências benéficas na vida cotidiana das famílias trabalhadoras.

b)da forma de acumulação de capital proveniente do comércio colonial, do tráfico de escravos e de transações comerciais com outros países.

c)do progressivo desaparecimento dos pequenos proprietários devido aos cercamentos das terras comuns que resultaram no êxodo rural.

d)da concentração urbana, que ocasionou o crescimento das cidades inglesas e da poluição.

e)do uso intensivo das máquinas que provocou o aumento do número de trabalhadores assalariados e, ao mesmo tempo, da exploração do trabalho, sem distinção de sexo ou idade.

16. A enclosure ou cercamentos:

a) é o processo de extinção dos campos abertos (open fields), provocando o êxodo rural;

b) provocou a substituição dos grandes domínios rurais pelos pequenos, cuja rentabilidade era maior; c) implicou uma maior concentração de mão-de-obra agrícola, ao deter a migração para as cidades; d) ocorreu somente no século XIX, em virtude da estagnação do mercado consumidor.

17. Cite pelo menos dois fatores que explicam os motivos que fizeram da Inglaterra pioneira no processo de industrialização.

18. A chamada ‘Revolução Industrial’, iniciada na Inglaterra durante o século XVIII, trouxe mudanças significativas para a sociedade do século XIX. Sobre este período da Historia, responda o exercício. Assinale a alternativa que indica os motivos que levaram a Inglaterra a passar pela Revolução Industrial. a) A tomada da Bastilha em busca de munição para impulsionar os revolucionários e a Revolução Francesa.

b) A fuga da Família Real portuguesa e a abertura dos portos às nações amigas de Portugal.

c) O cercamento transformou as características do trabalho no campo, fazendo que as terras deixassem de ser um bem comum para passarem a ser um bem de produção.

d) O fim da Idade Média e o enfraquecimento da burguesia, que havia se aliado aos senhores feudais e passava o poder definitivamente aos reis.

e) A diminuição da produção industrial e o início da agricultura em grande escala. 19. Leia o texto e analise a tabela para responder à questão.

O Brasil foi um dos principais destinos dos navios chamados de tumbeiros, que transportavam centenas de africanos durante a existência do regime escravista. Entre os séculos XVI e XIX, estima-se que ao menos 5,5 milhões de africanos tenham sido embarcados para o Brasil, o que representa cerca da metade do total das pessoas capturadas na África para a escravidão nesse período. Desses africanos, calcula-se que 3,6 milhões eram procedentes da África Centro-Ocidental e do Sudeste Africano – regiões do grande

grupo etnolinguístico banto – que compartilham elementos culturais, sociais, tecnológicos semelhantes

entre si.

Africanos centro-ocidentais e do sudeste embarcados para o Brasil, por região de destino Período 1525-1600 1601-1700 1701-1800 1801-1865 Totais De st in o Amazônia 0 0 17 584 34 026 51610 Bahia 5 647 251782 282 999 175 963 716 391 Pernambuco 18 089 222 136 212 822 229 004 682 051 Sudeste 1581 220 366 719 458 1239 805 2 184 399 Outros 287 1581 9 009 30 812 41689 Totais 28 793 695 865 1241872 1709 610 3 676 140

(4)

( A ) mais de 2 milhões de africanos embarcaram entre 1601 e 1800. ( B ) a Amazônia não recebeu africanos escravizados no século XVIII. ( C ) Bahia e Pernambuco eram o destino da maior parte dessas pessoas.

( D ) o maior número de africanos destinados ao Sudeste embarcou no século XIX. ( E ) a região Sudeste sempre foi o destino da maior parte das pessoas que embarcaram.

20. Sobre uma das principais características da escravidão do negro africano no Brasil, marque a alternativa correta:

(A) O tráfico negreiro era controlado por comerciantes ingleses e franceses.

(B) A maioria dos escravos conseguia sua liberdade depois de anos de trabalho nas minas ou na agricultura.

(C) A venda de escravos da região nordeste para a região sudeste foi uma das marcas do início do período colonial.

(D) A exploração da mão de obra escrava foi a base da produção de riqueza de boa parte das atividades econômicas.

21. os séculos XV e XVIII, 50 % de todo ouro produzido no mundo foi extraído do Brasil e 70 % desse total saiu da capitania de Minas Gerais. Mas só uma parte pequena do ouro ficou aqui. Grande parte do ouro do Brasil, no século XVIII, contribuiu para o enriquecimento da Inglaterra.

Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo, História sociedade & cidadania. 8º ano. 1ª edição São Paulo: FTD, 2006. p.91. Sobre o ciclo da exploração do ouro no Brasil colonial, assinale a alternativa CORRETA.

(A) Um decreto do rei de Portugal proibia o uso de escravos africanos como trabalhadores nas minas de extração de ouro aumentando, assim, significativamente a quantidade de assalariados livres na região. (B) A corrida do ouro para Minas Gerais, a partir de 1693, não despertou interesse da população do Brasil, nem de Portugal, causando falta de mão de obra para explorar as minas de ouro e diamante. (C) Com as riquezas levadas do Brasil, Portugal tornou-se o país mais rico e poderoso da Europa, realizando sua revolução industrial, superando a Inglaterra do século XVIII.

(D) Para dificultar o contrabando do ouro, o governo português criou as casas de fundição, em 1719, onde o ouro era fundido e dele retirado a quinta parte como imposto pago ao rei.

22. Observe a imagem.

A partir da análise da aquarela, é correto afirmar que o artista apresenta os

( A ) africanos livres e suas belas roupas.

( B ) escravos de ganho e suas várias atividades. ( C ) negros displicentes e suas múltiplas funções. ( D ) serviçais urbanos e suas diferentes moradias.

23. (Uel 2013) Leia o texto a seguir, escrito pelo Padre Antonil em 1711.

Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar a fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo como se há com eles, depende tê-los bons ou maus para o serviço. Por isso, é necessário comprar cada ano algumas peças e reparti-las pelos partidos, roças, serrarias e barcas. E porque comumente são de nações diversas, e uns mais boçais que outros e de forças muito diferentes, se há de fazer a repartição com reparo e escolha, e não às cegas. No Brasil, costumam dizer que para o escravo são necessários PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer causa pouco provada, ou levantada; e com instrumentos de muito rigor, ainda quando os crimes são certos, de que se

(5)

não usa nem com os brutos animais...

(Adaptado de: ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. 3.ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982. p.89. Coleção Reconquista do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2012.) a) Considerando o Período Colonial brasileiro, explique a afirmativa “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”.

b) Qual a posição assumida pelo Padre Antonil frente ao tratamento dispensado aos escravos? 23. (UFV-MG)

"O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra." (Eduardo Galeano) Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior estão relacionados historicamente.

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

As principais determinações do Plano de Contingência da Peste Suína Clássica BRASIL, 2004b, para os estados incluídos da zona não livre de PSC são: todos os casos suspeitos devem

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as