• Nenhum resultado encontrado

Secador intermitente: variação da temperatura da massa de sementes e velocidade de secagem 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secador intermitente: variação da temperatura da massa de sementes e velocidade de secagem 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Secador intermitente: variação da temperatura da massa

de sementes e velocidade de secagem

1

Marivan da Silva Pinho

2*

, Francisco Amaral Villela

3

, Silmar Teichert Peske

3

, Leopoldo Baudet

3

RESUMO – O presente estudo teve o objetivo de avaliar a taxa de remoção de água de sementes de soja durante o processo de secagem em secador intermitente, em função da temperatura, e estabelecer a relação entre temperaturas do ar e do tempo de permanência das sementes na câmara de secagem. Para tanto, utilizou-se um secador com relação de intermitência (1:3,6) e capacidade estática de vinte cinco toneladas para reduzir o teor de água de sementes de soja de 18% para 12%, empregando temperaturas do ar de secagem de 38, 41, 44 e 47 °C. Verifi cou-se que em secador intermitente, a velocidade de secagem de sementes de soja aumenta linearmente com o incremento da temperatura da massa de sementes, sendo os limites superiores variáveis de 1,17 a 1,45 pontos percentuais por hora, correspondentes às temperaturas da massa de sementes de 38 °C a 41 °C. A variação de temperatura das sementes de soja entre a câmara de secagem e a descarga atinge no máximo entre 3 ºC a 5 °C, conforme o tempo efetivo de exposição ao ar aquecido.

Termos para indexação: Glycine max , secagem de sementes; taxa de secagem;

1Submetidoem 03/02/2014. Aceito para publicação em 16/05/2014.

2Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Centro de Engenharias,

Rua Almirante Barroso 1734, 96010-280 – Pelotas, RS, Brasil.

3Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Faculdade de

Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Fitotecnia. Caixa Postal 354, 96001- 970 – Pelotas, RS, Brasil.

*Autor para correspondência <marivan.silva.pinho@ufpel.edu.br>

Introdução

A secagem artifi cial permite antecipar a colheita, reduzindo, assim, as perdas ocasionadas por fatores adversos de campo e oportuniza maior tempo de armazenamento, pois o teor de água tem infl uência direta na taxa respiratória da semente (Peske e Villela, 2012). Além disso, propicia inúmeras vantagens para as empresas produtoras de sementes, porém é fundamental o conhecimento técnico tanto em relação às sementes quanto ao secador, pois procedimentos inadequados do operador podem causar danos irreversíveis, conduzindo à inviabilidade do produto para o mercado (Milmann, 2001).

Na secagem intermitente, a cada ciclo de passagem da massa de sementes pelo corpo do secador, as sementes permanecem determinado período de tempo na câmara de secagem e na de equalização. Na câmara de secagem, há aquecimento superfi cial da semente com a remoção de água da parte externa, provocando um diferencial do potencial de água da parte interna da semente para a parte externa, o que acelera a migração de água do interior para a superfície, indo da parte de maior pressão de vapor para a de menor pressão, durante a passagem das sementes pela câmara de equalização. Ao retornar para a câmara de secagem, o vapor de água encontra-se na superfície das sementes, favorecendo assim, a remoção de água.

A intermitência permite a utilização de temperaturas do ar de secagem superiores às empregadas na secagem estacionária, pois condiciona que a temperatura da massa de sementes seja mantida inferior à temperatura do ar de secagem, devido o curto contato da semente com o ar de secagem. Assim sendo, determina maior capacidade de secagem em relação à secagem estacionária, sendo possível a secagem de 3 a 4 cargas de secador por dia, enquanto na secagem estacionária há possibilidade de alcançar, em média, a uma carga por dia (Peske e Villela, 2008; Peske et al., 2013).

Na secagem, destaque deve ser dado à temperatura da massa de sementes, sendo assim, nada impede que sejam utilizadas temperaturas elevadas no ar. No entanto, é imprescindível que a temperatura da massa de sementes seja mantida abaixo de limites seguros, para não afetar os atributos físicos e fi siológicos da qualidade da semente (Baudet et al., 1999; Braccini et al., 2001).

No método intermitente, as curvas de secagem para as sementes são lineares, sendo a velocidade máxima de secagem recomendada de 1,2 pontos percentuais por hora (ppph) para soja e feijão e de 1,8 a 2,0 ppph para arroz e trigo (Peske e Villela, 2012). É relevante a condução de pesquisas com sementes de soja em diferentes modelos de secadores intermitentes, porque, dependendo da relação de intermitência e do tempo de residência (tempo de permanência da semente na

(2)

câmara de secagem), poderá será possível atingir velocidade de secagem superior a 1,2 ppph, possibilitando, assim, uma maior capacidade de secagem (maior número de cargas de secador por dia).

Em razão da intermitência, é possível o emprego de temperaturas do ar aquecido de até 70 a 80 °C, sem ocasionar, entretanto, excessivo aquecimento da semente, a qual, em geral, não deve atingir temperaturas superiores a 40 – 43 °C, o que é infl uenciado por diversos fatores, dentre eles: modelo de secador, condições operacionais de secagem, características do produto, espécie e cultivar (Carvalho e Nakagawa, 2012; Peske e Villela, 2012). Considerando estes fatores, na secagem intermitente, é possível a remoção de 1,4 a 2,0 pontos percentuais de água por hora. Em função destas características, segundo Peske e Villela (2008), o método intermitente é empregado em larga escala na secagem de sementes de arroz e cada vez mais vem se constituindo numa alternativa viável para sementes de soja, feijão, milho, trigo e azevém, entre outras espécies, principalmente pelo fato de proporcionar uma efi ciente remoção de água, sem afetar a qualidade fi siológica, desde que a operação seja adequadamente realizada.

Levando em consideração a necessidade do aumento da taxa de secagem de grandes volumes de sementes colhidas com elevada umidade, é necessário aperfeiçoar a efi ciência e a efi cácia do método intermitente, principalmente, nas regiões onde as condições climáticas não são favoráveis à permanência de sementes no campo após o momento oportuno de colheita. Além disso, aliada à busca por maior qualidade e quantidade de sementes produzidas, está associada à necessidade da utilização racional de energia, de modo que a prática da secagem artifi cial de sementes de soja seja economicamente viável e sustentável do ponto de vista da preservação dos recursos naturais.

Neste contexto, torna-se relevante a busca de alternativas que promovam a otimização do desempenho dos secadores pelo aumento da velocidade de secagem e maximização da capacidade operacional, permitindo a secagem de maior número de cargas de secador por dia, com a manutenção da qualidade fi siológica da semente. Tais avanços, além de proporcionarem maior rentabilidade aos agricultores, pela possibilidade aumentar a produção, bem como o valor da semente produzida, reduziriam o custo de produção em virtude do menor gasto de energia, o que representa importante benefício econômico e social, como também, ambiental.

Diante do exposto, o presente estudo teve o objetivo de avaliar a taxa de remoção de água de sementes de soja durante o processo de secagem em secador intermitente, em função da temperatura, e estabelecer a relação entre temperaturas do ar e do tempo de permanência das sementes na câmara de secagem.

Desenvolvimento

As sementes de soja foram oriundas de campos de produção dos municípios da região de Pelotas, RS, sendo a colheita realizada nos meses de março e abril de 2010 e 2011. As sementes foram transportadas para as unidades de secagem da empresa Lorenzeti e na recepção foi avaliado o teor de água inicial das sementes, conforme determinação do grau de umidade pelo método da estufa, segundo as Regras para Análise de Sementes - RAS (Brasil, 2009).

Inicialmente, realizou-se o planejamento do experimento para cada carga de 25 t, destinada às unidades de secagem, com umidade inicial de 18%, identifi cada por ordem de chegada. Posteriormente, foi realizada uma permutação aleatória destas cargas, sendo destinadas duas cargas para cada nível do fator temperatura da massa de sementes (38, 41, 44 e 47 °C).

A operação de secagem foi monitorada a cada 30 minutos, durante o ciclo de operação do secador, sendo registradas simultaneamente a umidade relativa e a temperatura ambiente, por meio de psicrômetro e a temperatura do ar de secagem, por meio de termopares instalados na entrada de ar na câmara de secagem. Nestes mesmos intervalos de tempo, foram retiradas amostras de sementes de 400 g, na câmara de secagem e na descarga do secador, para a verifi cação da temperatura e grau de umidade das sementes.

Para a temperatura da massa de sementes foi utilizado

um termômetro com intervalo de graduação de 0 a 100 oC,

que foi inserido na parte central de um recipiente de paredes adiabáticas. Na determinação do teor de água das sementes foi utilizado um determinador de umidade expedito, modelo universal, para verifi cação imediata da umidade. Além disso, foram retiradas amostras de 50 g de sementes e colocadas em tubos plásticos adequadamente selados para posterior determinação do teor de água pelo método da estufa.

Os dados experimentais foram analisados por meio de polinômios ortogonais, com estrutura cruzada entre o fator temperatura e o fator período de tempo para a obtenção dos atributos da qualidade fi siológica, conforme a estrutura do diagrama de Hasse.

O processo de casualização foi realizado da seguinte maneira: 1°- Cada carga de 25 t, destinada à unidade de secagem, foi identifi cada por uma ordem de chegada para cada secadorista, de modo que cada um fi cava responsável por duas cargas, ou seja o fator secadorista funcionava como se fosse um bloco; 2°- os níveis do fator temperatura foram colocados na seguinte ordem: 1) 38 °C; 2) 41 °C; 3) 44 °C e 4) 47 °C; 3°- realizou- se uma permutação aleatória dos tratamentos sendo 3, 1, 4 e 2, de forma que o tratamento 3 (44 °C) foi atribuído à carga1, o tratamento 1 (38 °C) à carga 2, e assim por diante.

(3)

O mesmo foi feito para o outro secadorista, ou seja, atribuição aleatória dos tratamentos para as cargas.

A seguir apresenta-se a caracterização do secador utilizado:

Marca: Real (Pelotas-RS) Relação de intermitência: 1: 3,6

Ventilador: centrífugo com potência de 15 cv. Combustível utilizado: lenha

Sistema de descarga: eclusas rotativas Volume da câmara de secagem: 12,5 m³ Volume da câmara de equalização: 45 m³ Tempo de descarga: 30 min

Tempo de residência: 6,5 min Vazão de ar: 180 m3. min-1

A velocidade média de secagem foi obtida pela diferença entre os teores de água inicial e fi nal das sementes dividida pelo tempo de secagem, para cada nível do fator temperatura. Os gráfi cos do grau de umidade em função do tempo de secagem foram ajustados de acordo com o modelo matemático apropriado.

Para parâmetros físicos obtidos durante a secagem intermitente, com a temperatura da massa de sementes de 38 °C (Figura 1), inicialmente, constatou-se crescimento da temperatura do ar de secagem até a estabilização e, posteriormente, decréscimo, o que evita choques térmicos que podem causar prejuízos à qualidade fi siológica das sementes, conforme (Ahrens et al., 2000).

A temperatura da massa de sementes demorou a elevar-se devido à inércia térmica, tendo ocorrido aumento signifi cativo após 2,5 h de secagem, o que correspondeu a um grau de umidade das sementes de 14,1%, estando de acordo com Brooker et al. (1992) ao afi rmarem que as sementes só começam a apresentar elevação expressiva de temperatura caso o teor de água esteja ao redor de 14,5%.

É possível inferir assim que devido ao calor específi co da água ser maior que o da semente de soja ocorre infl uência direta na variação de temperatura, pois para uma mesma quantidade de calor fornecida para a água e para a semente, esta vai elevar mais a temperatura. Por isso, se a semente está com alta umidade, a água desempenha papel de maior infl uência sobre a semente, ocasionando menor variação de temperatura.

A estabilização da temperatura da massa de sementes em 38 °C, na câmara de secagem, correspondeu à temperatura média do ar de secagem de 77 °C. Utilizando o gráfi co psicrométrico verifi cou-se que o aquecimento do ar ambiente, com umidade relativa de 74%, da temperatura de 21 °C para 77 °C determinou redução da umidade relativa do ar de secagem para 4,4%.

Pela Figura 1, observa-se comportamento linear do teor de

água em função do tempo de secagem, estando de acordo com os trabalhos de Villela e Silva (1992) e Lacerda et al. (2003). A velocidade de secagem para a temperatura da massa de 38 °C foi de 1,3 ppph, ocorrendo oito voltas pelo corpo do secador e com tempo de residência de 6,5 min, as sementes fi caram efetivamente expostas ao ar aquecido por 52 min.

A relação estabelecida da temperatura da massa de sementes na câmara de secagem com a da saída do secador mostrou variação invariável de 3 °C, desde 2,5 h de secagem, sendo ambas as curvas expressas por equações quadráticas. Inicialmente, observa-se que as curvas estavam próximas, ou seja, estando as sementes na câmara de secagem com teor de água elevado, o calor recebido foi absorvido pela água não alterando acentuadamente a temperatura na descarga no secador. Porém, no transcorrer da secagem, observa-se que vai aumentando essa diferença de temperatura, ou seja, a semente estando mais seca, a maior parte do calor absorvido é rapidamente dissipado, devido, a priori, ao menor calor específi co da semente seca.

Incrementando a temperatura do ar de secagem para 83 °C, a partir de duas horas de secagem, nota-se que a temperatura da massa de sementes alcança no máximo 41 °C, constatando-se uma redução 12,5% no tempo de constatando-secagem em comparação com a temperatura da massa de 38 °C, sendo esta redução fortemente relacionada à velocidade de secagem ser de 1,45 ppph, conforme a Figura 2. O tempo efetivo de exposição das sementes ao ar aquecido, para a condição de secagem de 41 °C, foi de 45,5min. O comportamento da temperatura da massa de sementes na câmara de secagem relativamente à da saída do secador mostrou uma variação invariável de 4 °C, a partir de 3 h de secagem, sendo representado por funções quadráticas.

Legenda: TC- temperatura das sementes na câmara de secagem (°C); TS - temperatura das sementes na saída do secador (°C); TA - teor de água das sementes (%).

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 Tempo de secagem (h) Te m pe ra tur a ( °C ) 12 13 14 15 16 17 18 Te or de á gua (% ) T.C.= -1,1x² + 9,6x + 18,5 R²= 0,95 T.S.= -0,9x² + 8,3x + 18 R²= 0,93 T.A.= -1,28x + 17,6x R²= O,96 TC TS TA

Figura 1. Curvas representativas de teor de água, temperatura da massa de sementes na câmara de secagem e na saída do secador em função do tempo de secagem em secador intermitente empregando temperatura da massa de sementes de 38 °C. Temperatura ( oC) Teor de água (%) Tempo de secagem (h) 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 18 17 16 15 14 13 12 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 TC TS TA T.C.=-1,1x2+9,6x+18,5 R2=0,95 T.S.=-0,9x2+8,3x+18 R2=0,93 T.A.=-1,28x+17,6 R2=0,96

(4)

Figura 2. Curvas representativas de teor de água, temperatura da massa de sementes na câmara de secagem e na saída do secador em função do tempo de secagem em secador intermitente empregando temperatura da massa de sementes de 41 °C.

Na condição de 47 °C na massa de sementes, houve a necessidade do emprego de ar de secagem na temperatura de 97 °C. Sendo a velocidade de secagem de 2,16 ppph, tempo de secagem de 2,5 h e tempo efetivo de exposição das sementes na câmara de secagem de 32,5 min, o que implica na redução de tempo de secagem e de exposição ao ar aquecido de 17, 29 e 38%, em relação às condições de 44, 41 e 38 °C, respectivamente, conforme Figura 4.

De acordo com a Figura 5, constata-se que pelo menos duas médias de velocidade de secagem são diferentes em função das condições de temperatura da massa de sementes, sendo, portanto, signifi cativo em nível de probabilidade de 5%. Devido o modelo linear ser altamente signifi cativo e por explicar 90% do comportamento da velocidade de secagem, no intervalo de 38 a 47 °C, propicia a melhor representação da taxa de remoção de água de sementes de soja, no referido intervalo. O incremento da temperatura da massa de sementes de soja de 38 para 47 °C determina um aumento na velocidade de secagem de 1,3 para 2,1 ppph, o que signifi caria na secagem de sementes de soja, da umidade inicial de 18 para 12%, uma redução no tempo de secagem por carga de 5 para 3 h. A diminuição do tempo de secagem seria de 40%, permitindo assim a secagem de mais cargas de sementes por dia, aumentando a capacidade operacional do sistema de secagem.

Legenda: TC - temperatura das sementes na câmara de secagem (°C); TS - temperatura das sementes na saída do secador (°C); TA - teor de água das sementes (%).

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 Tempo de secagem (h) Te m pe ra tur a ( °C ) 12 13 14 15 16 17 18 Te or de á gua ( % ) T.C.= -0,8x² + 8,3x + 22,9 R²= 0,97 T.S.= -x² + 8x + 22 R²= 0,96 T.A.= -1,45x + 17,7x R²= 0,98 TC TS TA

A temperatura média do ar de 89 °C correspondeu à temperatura média da semente de 44 °C, sendo a variação de temperatura da massa que atravessou a câmara de secagem e respectiva saída do secador de 4 °C, constante desde 2,5 h de secagem. Em relação às condições experimentais de temperatura da massa de 41 °C e 38 °C, constata-se uma redução no tempo de secagem de 14% e 25%, respectivamente. Neste caso, o tempo efetivo de exposição das sementes na câmara de secagem foi de 36 min.

Conforme a Figura 3, a condição de temperatura de 44 °C estabeleceu uma velocidade de secagem é de 1,6 ppph, sendo que as sementes realizam seis passagens pelo corpo do secador.

Legenda: TC - temperatura das sementes na câmara de secagem (°C); TS - temperatura das sementes na saída do secador (°C); TA - teor de água das sementes (%).

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 Tempo de secagem (h) Te m pe ra tura ( °C ) 12 13 14 15 16 17 18 Te or de á gu a ( % ) T.C.= -2,7x² + 16,9x + 18,5 R²= 0,97 T.S.= -2,4x² + 14,7x + 18,2 R²= 0,95 T.A.= -1,67x + 17,8x R²= 0,98 TC TS TA

Figura 3. Curvas representativas de teor de água, temperatura da massa de sementes na câmara de secagem e na saída do secador em função do tempo de secagem em secador intermitente empregando temperatura da massa de sementes de 44 °C.

Legenda: TC - temperatura das sementes na câmara de secagem (°C); TS - temperatura das sementes na saída do secador (°C); TA - teor de água das sementes (%). 0 10 20 30 40 50 60 0 0,5 1 1,5 2 2,5 Tempo de secagem (h) Te m pe ra tura C ) 12 13 14 15 16 17 18 Te or de á gu a ( % ) T.C.= -1,2x² + 9,7x + 31 R²= 0,92 T.S.= -1,2x² + 8,1x + 30 R²= 0,94 T.A.= -2,1x + 17,9x R²= 0,95 TC TS TA

Figura 4. Curvas representativas de teor de água, temperatura da massa de sementes na câmara de secagem e na saída do secador em função do tempo de secagem em secador intermitente empregando temperatura da massa de sementes de 47 °C.

É possível constatar que a elevação da temperatura das sementes na câmara de secagem, incrementa a velocidade de secagem e, consequentemente, ocasiona redução do tempo de exposição ao ar aquecido, ou seja, a taxa de remoção de água

Temperatura ( oC) Temperatura ( oC) Temperatura ( oC) Teor de água (%) Teor de água (%) Teor de água (%) Tempo de secagem (h) Tempo de secagem (h) Tempo de secagem (h) 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 60 50 40 30 20 10 0 18 17 16 15 14 13 12 18 17 16 15 14 13 12 18 17 16 15 14 13 12 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 0 0,5 1 1,5 2 2,5 TC TC TC TS TS TS TA TA TA T.C.=-2,7x2+16,9x+18,5 R2=0,97 T.S.=-2,4x2+14,7x+18,2 R2=0,95 T.A.=-1,67x+17,8 R2=0,98 T.C.=-0,8x2+8,3x+22,9 R2=0,97 T.S.=-x2+8x+22 R2=0,96 T.A.=-1,45x+17,7 R2=0,98 T.C.=-1,2x2+9,7x+31 R2=0,92 T.S.=-1,2x2+8,1x=30 R2=0,94 T.A.=-2,1x+17,9 R2=0,95

(5)

na semente aumenta 0,1 ppph para cada acréscimo de um grau

na temperatura da massa de sementes.

Referências

AHRENS, D.C.; VILLELA, F.A.; DONI FILHO, L. Secagem estacionária de sementes de aveia branca (Avena sativa L.) empregando diferentes temperaturas do ar. Revista Brasileira de Sementes, v.22, n.2, p.12-20, 2000. BAUDET, L.M.L.; VILLELA, F.A.; CAVARIANI, C. Princípios de secagem. Seed News, n.10, p.20-27, 1999.

BRACCINI, A. de L.E.; BRACCINI, M. do C.L.; SCAPIM, C.A. Mecanismos de deterioração das sementes: aspectos bioquímicos e fi siológicos. Informativo ABRATES, v.1, n.1, p.10-15, 2001.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para

Análise de Sementes. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília: MAPA/ACS, 2009. 395p. www.agricultura.gov.br/animal/laboratorios/publicacoes

BROOKER, D.D.; BAKKER-ARKEMA, F.W.; HALL, C.W. Drying and

storage of grains and oilsseds. New York: Van Nostrand Reinhold, 1992. 450p.

CARVALHO, N.M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e

produção. 4. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2012. 590p.

LACERDA, A.L.S.; LAZARINI, E.; SÁ, M.E.; VALÉRIO FILHO, W.V.Armazenamento de sementes de soja dessecadas e avaliação da qualidade fi siológica, bioquímica e sanitária. Revista Brasileira de Sementes, v.25, n.2, p.97-105, 2003.

MILMANN, M.J. Manejo da relação de intermitência e da temperatura do ar

na secagem industrial do arroz. 2001. 54f. Dissertação (Mestrado em Ciência

e Tecnologia Industrial). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2001. PESKE, S.T.; BAUDET, L.M.; VILLELA, F.A. Tecnologia de pós-colheita para sementes. In: SEDYIAMA, T. (Org.). Tecnologias de produção de

sementes de soja. Londrina: Mecenas, 2013, v.1, p.327-344.

PESKE S.T; VILLELA, F.A. Secagem de sementes. In: PESKE, S.T; VILLELA, F.A. MENEGHELLO, G.E. Sementes: fundamentos científi cos e tecnológicos. 2.ed. Pelotas: UFPel, 2012. p.371-42.

PESKE S.T; VILLELA, F.A. Secagem em alta velocidade. Seed News, n.2, p.22-26, 2008.

VILLELA, F.A.; SILVA, W.R. Curvas de secagem de sementes de milho utilizando o método intermitente. Scientia Agricola, v.49, n.1, p.145-153, 1992 . 0 0,5 1 1,5 2 2,5 38 41 44 47

Temperatura da massa de sementes ( °C )

V el o ci d ad e d e secag em ( p p /h ) V= 0,1T -2,6 R²= 0,90 V = 0,10 T + 1,18 - 2,6

Figura 5. Velocidade de secagem (V) em função da temperatura da massa de sementes de soja (T), empregando secador intermitente.

Vale lembrar que é importante a verifi cação da infl uência da taxa de remoção de água sobre a qualidade fi siológica das sementes. Os resultados relativos aos efeitos imediatos e latentes da temperatura de secagem e do tempo de exposição sobre a qualidade fi siológica das sementes mostraram que as temperaturas de 44 °C e 47 °C ocasionaram reduções expressivas de germinação e vigor, com intensidades variáveis (dados não apresentados).

A alta velocidade de secagem pode implicar em aumento na incidência de rachaduras no tegumento, cotilédones e eixo embrionário, devido ao transporte de água sofrer os efeitos de forças de compressão interna e de tração na superfície, motivado pelo elevado gradiente de umidade entre o interior e a superfície da semente (Peske e Villela, 2012).

Conclusões

Em secadores intermitentes, a velocidade de secagem de sementes de soja aumenta linearmente com o incremento da temperatura da massa de sementes, sendo os limites superiores variáveis de 1,17 a 1,45 pontos percentuais por hora, correspondentes a temperaturas da massa de sementes de 38 °C a 41 °C.

A variação de temperatura das sementes de soja entre a câmara de secagem e a descarga atinge no máximo entre 3 ºC a 5 °C, conforme o tempo efetivo de exposição ao ar aquecido.

Velocidade de secagem (pp/h)

Temperatura da massa de sementes (oC) 2,5 1,5 1 0,5 0 V = 0,10T + 1,18 - 2,6 R2=0,90 38 41 44 47

Referências

Documentos relacionados

Em intervalos de 48 minutos, correspondente a uma volta completa das sementes pelo secador, determinou-se a temperatura da massa de sementes, o grau de umidade, os danos mecânicos,

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha