• Nenhum resultado encontrado

ANOS. de uma grande historia. Edicao especial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS. de uma grande historia. Edicao especial"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Edicao especial

2 0 2 1

(2)

REVISTA MIP ENGENHARIA 60 ANOS

Publicação comemorativa

DIRETORIA: Iomar Tavares da Cunha, Marcos

Vieira Febronio, Celso Pimentel Fraga Filho e Wesley Anderson Corrêa da Silva

CONSELHO: Antônio Marcos Fattorelli Carneiro,

João Bosco Varela Cançado, Pedro Paulo

Fatorelli Carneiro, Manuel Vitor Leite Mendonça, Ivo Godoi Júnior e Otoniel Silva Reis

CONSELHO EDITORIAL: Juliana Cecconello,

Gerente de RH e Compliance

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Flávia Rios - MT 06013

PRODUÇÃO EDITORIAL E GRÁFICA:

Rede Comunicação de Resultado

DESIGN GRÁFICO: Clayton Pedrosa IMPRESSÃO: Gráfica Formato TIRAGEM: 400 exemplares FALE CONOSCO: www.mip.com.br

É permitida a reprodução de qualquer matéria, desde que citada a fonte. Todas as fotos foram feitas antes do início da pandemia da Covid-19.

(3)

6

a

11

12

a

17

18

a

23

24

a

31

32

a

35

36

a

39

(4)
(5)

MIP Engenharia chega aos 60 anos com uma trajetória sólida, construída sobre um alicerce de ética,

transparência, competência técnica e respeito à vida humana, o que nos possibilitou obter várias conquistas e reconhecimentos. Temos muito a comemorar pelo trabalho desenvolvido ontem, hoje e pelo que, com certeza, ainda será feito nas próximas décadas. Estivemos à frente de obras grandiosas nos segmentos de óleo e gás, mineração, metalurgia, siderurgia e papel e celulose, ajudando o Brasil a trilhar o rumo do desenvolvimento. Desde o nosso primeiro contrato, quando executamos a obra da Laminação de Placas da Usiminas, em Ipatinga (MG), em 1961, atuamos com o máximo respeito aos colaboradores, clientes e terceiros, às comunidades onde possuímos operações, e ao meio ambiente. Nosso compromisso moldou o DNA da MIP Engenharia e nos fez obter reconhecimento pelo mercado, inclusive com diversas premiações e certificações.

Mas nada seria possível sem o engajamento de cada um dos nossos colaboradores. A busca incansável pela qualidade de nossos serviços, preservação da vida e alcance de resultados, nos levou ao sucesso e a importantes conquistas. Hoje temos a consciência de termos cumprido um belo trabalho em equipe, com valores importantes, como Inovação, Seriedade, Integridade, Segurança das Pessoas, Compromisso com os Resultados e Responsabilidade Social e Ambiental, que sustentam essa trajetória.

No entanto, o sucesso não trouxe acomodação. Pelo contrário. A gestão com foco no futuro comprova que queremos muito mais. Nosso Planejamento Estratégico é desenvolvido com atenção máxima ao mercado e aos diferenciais competitivos que precisamos ter para alcançar os novos objetivos propostos. Um desses

diferenciais sempre esteve relacionado à inovação, atributo presente desde a fundação da empresa. Apostamos em novas tecnologias e na transformação digital como modelo para aprimorar processos e criar soluções para os nossos clientes. É este olhar para o futuro que nos trouxe até aqui e nos consolidou com uma das principais referências no país em obras industriais. Este olhar para o amanhã, em harmonia com os pilares construídos no passado e com o apoio de nossos acionistas, e o compromisso de todos os colaboradores

Iomar Tavares Diretor Presidente

(6)

de sucesso

dna

MIP Engenharia nasceu em um período conturbado da história

mundial, superou crises econômicas e políticas no Brasil e chegou

aos 60 anos percorrendo uma trajetória de conquistas

Sede MIP Engenharia, inaugurada em 1988, no bairro Palmeiras, em Belo Horizonte (MG)

(7)

década de 60 reúne importantes acontecimentos históricos, muitos deles com desdobramentos significativos no contexto geopolítico mundial. Em 1961, especificamente, houve a posse do presidente norte-americano John Kennedy e a construção, em apenas uma noite, do muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas: Oriental e Ocidental. No mesmo ano, o mundo assistiu à missão soviética que fez do coronel Yuri Gagarin o primeiro homem a chegar ao espaço e completar a órbita terrestre e presenciou o surgimento da primeira república socialista da América Latina, Cuba, o que levou os Estados Unidos a cortar relações diplomáticas com Fidel Castro.

Enquanto isso, no Brasil, se falava em crise. Após sete meses de governo, Jânio Quadros renunciou à presidência, dando lugar ao gaúcho João Goulart e ao início de um dos períodos mais atribulados da história republicana do país, que culminou no golpe militar, em 1964.

Mesmo em meio a esse turbilhão político e suas consequências econômicas, em 30 de maio de 1961 era formalizada a constituição da Montagens Industriais Pesadas S.A. Se o intervalo de um ano reúne tantos

acontecimentos simbólicos, imagine décadas? Sobrevivendo a diversos planos econômicos, crises externas e internas e regimes políticos, a empresa se reinventou e prosperou. As mudanças vão do próprio nome, hoje MIP Engenharia, à diversificação de ramos, abertura de novos mercados e reestruturações internas. Uma história que sempre teve em seu DNA o pioneirismo, a integridade, a preservação da vida e a capacidade de se reinventar em uma trajetória de importantes conquistas e construção de um legado.

(8)

A MIP EM CINCO DÉCADAS

30/05/1961:Registrada, no Rio de Janeiro, ata de constituição da Montagens Industriais Pesadas S.A., resultado de um consórcio entre a Servix Engenharia S.A. e a Empresa Brasileira Solda Elétrica Ltda (EBSE). O objetivo do consórcio: execução da obra da Laminação de Placas da Usiminas, em Ipatinga (MG).

1964 a 1968:Após a realização das obras para a Usiminas, são realizadas várias mudanças estatutárias na MIP, visando à continuidade da empresa.

1968: A sede da empresa é transferida para Belo Horizonte (MG). São eleitos Diretores os sócios Nelson Vianna Júnior, como Diretor Presidente, Éder Carvalhaes, Salim Frayha e Célio Lessa Couto.

1969: Conquista de um novo contrato com a então Companhia Vale do Rio Doce para realizar as obras civis, fabricação e montagem eletromecânica dos complexos industriais das minas de Conceição, Cauê e Piçarrão, em Itabira (MG).

1971: Antônio Fattorelli adquire 20% do capital da MIP, torna-se o quinto sócio da empresa e passa a integrar a diretoria.

1972:Conquista de um contrato com a Usiminas para desmontagem em Vitória (ES), reforma e remontagem em Ipatinga (MG) de um virador de vagões (car dumper). A parceria com a Usiminas se estende até o ano de 1999.

1975:Conquista de um projeto de celulose, segmento inédito para a empresa, executando obras para a Cenibra em Belo Oriente (MG).

60

anos

(9)

1981:Conquista de um importante contrato em São Luís (MA), contratada por meio da ALCOA, para a realização das obras de implantação da Alumar.

1985:A conclusão das obras da Alumar coincide com um quadro de crise

macroeconômica no país, com a consequente escassez de obras, o que fragiliza a situação financeira da MIP. Os sócios decidem pela venda da empresa.

1986:Antônio Fattorelli adquire o controle da MIP, exercendo o seu direito de preferência, e convida João Bosco Varela Cançado, Tadeu Corrêa de Azevedo, Wagner Bichuete e Arnaldo José Pocay, até então gerentes, para serem sócios e diretores da empresa.

1986 a 1988:Logo após a aquisição da MIP, a nova diretoria promove ampla reestruturação, aumentando a eficiência operacional,

reduzindo os custos e estabilizando a sua situação financeira.

1988: A MIP transfere suas operações para uma sede própria, no Bairro Palmeiras, em Belo Horizonte.

1991:Conquista do primeiro contrato com a Petrobras, para uma obra realizada na Refinaria Gabriel Passos, em Betim (MG).

1992: Criada a MIP Edificações, como uma subsidiária da MIP Engenharia, para atuar na área de incorporação, construção e venda de imóveis. A razão social MIP Engenharia S.A. é oficializada. Até então, sua razão social permanecia como Montagens Industriais Pesadas Engenharia S.A.

1994:Início de um projeto de reengenharia de processos na empresa.

A MIP implanta o programa Remuneração Participativa para participação nos lucros e resultados de todos os seus colaboradores, antecipando-se à regulamentação legal.

1997:Execução de um grande projeto de

laminação em Pindamonhangaba (SP) para a Alcan.

1999:A MIP se consagra como a primeira empresa do setor a receber a certificação ISO 9002:1994 para todos os serviços de Montagem Eletromecânica Industrial, concedida pela Det Norske Veritas (DNV).

No mesmo ano, a obra de Pindamonhangaba atinge a marca recorde de 2,6 milhões de homens hora trabalhadas sem acidentes com afastamento.

1999:Início da parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), visando aperfeiçoar o modelo de gestão e se preparar para o processo sucessório.

80

anos

(10)

2001: No marco de seus 40 anos, a MIP conquista cerca de uma dezena de novos contratos, obtendo faturamento quatro vezes superior ao do ano anterior.

O consultor João Bosco Lodi é contratado para atuar no processo de transição da MIP para uma nova estrutura organizacional.

Os principais executivos da empresa participam de vários programas de capacitação, na esteira da consolidação da parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

A empresa sistematiza seu primeiro Planejamento Estratégico.

Conquista de uma grande obra para a ampliação das instalações da Alunorte, em Barcarena (PA).

A empresa inicia atuação no segmento offshore, contratada pela Petrobras para executar serviços de construção e montagem industrial em cinco plataformas de petróleo na Bacia de Campos.

2002: Concluída a reestruturação da MIP com a criação do Conselho de Administração composto pelos dois sócios, Antonio Fattorelli e João Bosco Cançado, e três conselheiros independentes. Eleita a nova diretoria, presidida por João Bosco e com os novos Diretores: José Carlos Savassi Rocha, Iomar Tavares da Cunha e Wesley Anderson Corrêa da Silva.

MIP assume, pela primeira vez, um projeto de EPC, liderando o consórcio formado para a construção da PCH de Furquim, da Alcan, no distrito de Mariana (MG).

2000

anos

MIP é escolhida como a melhor empresa de montagem industrial do ano pela Revista O Empreiteiro.

2003: A MIP Edificações se desliga da MIP Engenharia e passa a atuar de forma independente. A MIP Edificações elabora seu Planejamento Estratégico próprio, é certificada pela ISO 9001 e pelo nível máximo na avaliação do PBQP-H.

2004: A MIP é certificada pela ISO 14001, que estabelece as diretrizes de gestão ambiental e o Código de Conduta Ética.

2005: Criada a Associação dos Colaboradores da MIP Engenharia (ACME) para estruturar ações de apoio social, especialmente junto às comunidades carentes do entorno da sede da empresa.

Sistematizada a Política de Gestão Integrada, conciliando os requisitos em comum dos sistemas de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional. A empresa recebe a certificação OHSA 18001, dos processos de saúde e segurança ocupacional.

2006: A MIP recebe da Vale o prêmio Fornecedor Destaque de Minas Gerais.

2007: Indicação da melhor empresa de

montagem de 2006 pela Revista O Empreiteiro.

2009: Medalha Wadi Simão é conferida pelo Sinduscon/MG.

2011: Prêmio Mineiro da Qualidade (faixa prata).

(11)

A história da MIP Engenharia é regada a

muito trabalho e empenho de um time

competente, sério e comprometido em

sempre procurar fazer o melhor, com

muita transparência. Esses atributos

forjaram a cultura da empresa ao longo

dos anos, e o resultado está aí.

São décadas de atuação em um país

como o Brasil, em um setor muito

instável e cheio de riscos. Poucas

empresas conseguiram esse feito.

Nos orgulhamos de estar entre elas.”

Antônio Fattorelli

,

Presidente do

Conselho de Administração

Sinto muito orgulho de fazer parte

desta empresa, onde ingressei como

engenheiro civil recém-formado

e me mantenho até hoje. Toda a

minha carreira foi construída aqui.

Acompanhei de perto cada conquista

e não hesito em dizer que o sucesso da

MIP Engenharia está nas pessoas. Além

de competente, nosso time é guiado

pelo comprometimento, empenho e

relacionamento com os clientes. Esse é

o nosso grande diferencial.”

João Bosco Cançado

,

(12)

Obra no setor de Papel e Celulose - VCP Pátio de Madeira

anos

Reestruturação acionária, revisão da ideologia e novos valores:

uma década de transformações

(13)

novar para perenizar. Esse é o lema da MIP Engenharia. Nos últimos dez anos, a empresa atualizou sua estratégia para, mais que acompanhar, estar à frente do seu tempo. Todas as mudanças fortaleceram a cultura pautada por valores sólidos e um propósito inspirador.

Desde 2002, a MIP Engenharia tem implantada uma Governança Corporativa capitaneada pelo Conselho de Administração (CAD), que adota as melhores práticas recomendadas pelo mercado, especialmente pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Atualmente, o CAD funciona na MIP Holding e é composto por seis membros, sendo três conselheiros externos e três conselheiros independentes.

Para garantir a perenidade dos negócios, em 2018 deu-se início ao processo de sucessão societária na MIP. Em uma decisão estratégica, a empresa passou a ser controlada pela MIP Holding S.A., criada para unificar todas as empresas do grupo – MIP Engenharia, MIP Edificações, MIP Investimentos e MULTILIFT Logística – e detentora da maioria das ações, sendo, portanto, sua principal acionista. A MIP Holding é controlada por três famílias e tem como acionistas Antônio Marcos Fattorelli Carneiro, João Bosco Varela Cançado e

PEDRO PAULO FATORELLI CARNEIRO (in memoriam)*

I

Até então a MIP Engenharia era controlada por duas holdings familiares, o que tornava

a estrutura societária um pouco complexa. “Agora, sob a mesma holding, todas as nossas empresas saem ganhando, pois se tornam mais sólidas e seguras. Evoluem na sua gestão e tornam-se mais competitivas no mercado, já que passam a atuar em sincronia, compartilhando conhecimento e expertises para aproveitar as oportunidades”, explica o presidente do Conselho de Administração e acionista da holding,

Antônio Fattorelli.

SÃO MUITAS AS VANTAGENS DA REESTRUTURAÇÃO:

• Menor custo e maior eficiência da estrutura organizacional.

• Gestão administrativa compartilhada,

possibilitando a canalização de esforços para os pontos sensíveis de cada empresa.

• Evolução do padrão de gestão das empresas mais jovens do grupo.

• Com porte maior e mais segurança, a holding tem mais alcance para a obtenção de crédito.

• Mais confiabilidade para os clientes, que passam a contar com um grupo robusto,

com maior capacidade financeira e estrutura organizacional.

* Com muita coragem e determinação, Pedro Paulo Fatorelli Carneiro foi o fundador da MULTILIFT Logística e teve um papel muito importante na constituição da MIP Holding S.A. Lamentavelmente, ele nos deixou em abril de 2021, mas o seu legado contribuirá, de forma significativa, para os novos rumos da MULTILIFT e da MIP Holding.

(14)
(15)

ALGUNS CAPÍTULOS DA HISTÓRIA E DO NEGÓCIO DAS DEMAIS EMPRESAS QUE COMPÕEM O GRUPO MIP

MIP Construtora

Fundada em 1992, a MIP Edificações destaca-se por sua versatilidade e competência na incorporação e gestão de empreendimentos imobiliários de alto padrão.

Desenvolve projetos contemporâneos, inteligentes e inovadores, que se adaptam aos diversos estilos de vida. Soma credibilidade e solidez a projetos diferenciados nas melhores localizações, tornando a marca a escolha certa para quem quer um novo conceito de estilo de vida, seja para morar ou investir. Atua de forma íntegra e próxima ao cliente, sempre resguardando sua solidez e confiabilidade. Em uma ação estratégica, no ano de 2021, a MIP Edificações passou a se chamar MIP Construtora.

MULTILIFT Logística

Fundada em 1995, atua em operações portuárias, armazenagem, transporte e soluções intermodais, atuando como armazém geral e Redex e conta com terminais intermodais no Espírito Santo e Minas Gerias, com sua sede localizada na zona secundaria do Porto de Vitória. Atualmente, opera no Porto de Vitória e possui terminais retroportuários e intermodais no Espírito Santo e em Minas Gerais interligados aos principais portos do Sudeste e da Bahia.

MIP Investimentos

Fundada em 2018, a MIP Investimentos atua através de investimentos em concessões e PPPs nas áreas de energia, saneamento e iluminação pública. Nesse curto período de existência da MIP Investimentos, dois negócios já foram consolidados. Desde a sua criação, a MIP Investimentos já se tornou conhecida nos mercados em que atua e continua se consolidando como um player estratégico, inclusive desenvolvendo boas parcerias.

EM CONSONÂNCIA COM O NOVO MOMENTO, A MIP REVISOU SUA FILOSOFIA PARA

QUE AS MENSAGENS-CHAVE DO GRUPO EXPRESSASSEM COM MAIS FIDELIDADE

O QUE JÁ É PRATICADO DO DIA A DIA. ALGUNS TERMOS FORAM REVISITADOS EM

BUSCA DE MAIOR COERÊNCIA:

Missão

virou

Propósito

O valor

Ética

foi substituído por

Integridade

Comprometimento

se tornou

Compromisso com os resultados

Respeito à vida humana

passou a ser

Segurança das Pessoas

Nossos valores são nosso DNA e estão

incrustados em todas as empresas do grupo.”

(16)

Dando continuidade à história de sucesso, na última década a MIP Engenharia reuniu importantes marcos, muitos deles atestados por premiações e certificações de projeção nacional.

CAPACIDADE

DE ADAPTAÇÃO

Prêmio Minas de Desempenho Empresarial 2014 2011 2016 Recebimento do 9º prêmio Top em Engenharias Recertificação no Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001/2015) e Gestão Ambiental (ISO 14001/2015) 2015

Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), categoria prata

16° Prêmio Minas

Desempenho Empresarial, da revista Mercado Comum

Certificação no Selo Verde e Prêmio Socioambiental Chico Mendes

Obra no setor de Mineração de Ferro, da VALE, Projeto Carajás

(17)

DESAFIOS DA CAMINHADA

Assim como nas décadas anteriores, entre 2011 e 2021 a MIP enfrentou vários cenários

desfavoráveis: da instabilidade política e econômica do país, à baixa das commodities, ao rompimento de barragens no setor da mineração e, atualmente, à pandemia da Covid-19. Mas também houve avanços, com projetos e parcerias de destaque, como a atuação, desde 2015, no maior projeto de mineração do mundo, o Projeto Ferro Carajás S11D, da VALE, em Canaã dos Carajás, no Pará.

2018

Conquista do prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade

Tornou-se empresa associada ao Instituto Ethos, estabelecendo um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, acionistas, o governo e o meio ambiente

2017

Campeã no setor Construção, Materiais e Decoração do Anuário Época Negócios 360°, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral

2019

Aprovada para figurar na lista Empresa Pró-ética ciclo 2018-2019, reconhecimento do CGU em função do comprometimento da MIP em atuar de forma íntegra, ética e transparente no setor privado e em suas relações com o setor público

Certificação na ISO 45001 / 2018 (Gestão de Segurança e Saúde e no Trabalho)

Destaque em SST (Saúde e Segurança no Trabalho) no Prêmio Nacional de Inovação

Conquista do prêmio Melhores Fornecedores Petrobras

2020

Prêmio Melhores em Gestão, FNQ

(Fundação Nacional da Qualidade), ciclo 2019

Bicampeã no setor Construção, Materiais e Decoração do Anuário Época Negócios 360° 2021

Prêmio INOVAINFRA (Revista O Empreiteiro) ciclo 2020 pela Montagem Eletromecânica do Flare da Unidade de Tochas U–5412 do GasLub (Comperj)

(18)

Sinônimo

Tripé saúde financeira, governança corporativa e

capital humano é a base para a perenidade da empresa

de solidez

Projeto Ferro Carajás S11D, da VALE, em Canaã dos Carajás, no Pará

(19)

Sinônimo

pós vivenciar seis décadas de muitas transformações, aprendizados e desafios superados, a palavra solidez define bem o atual momento da MIP Engenharia. Um tripé composto por saúde financeira, governança corporativa e capital humano sustenta o sucesso alcançado pela empresa, uma das principais referências no país em obras industriais. Essa estratégia de atuação tem como base uma estrutura de governança corporativa competente e com maturidade profissional, que reflete na excelente saúde financeira da empresa. A MIP possui uma frota própria de equipamentos, entre

guindastes de diversos portes, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos, caminhões e carretas, que são constantemente atualizados e que proporcionam maior agilidade e segurança para atender suas obras. Em virtude de tudo isso, foi possível que a MIP vivenciasse e superasse muitas crises econômicas que assolaram o Brasil ao longo dos anos. O capital humano se justifica pelo cuidado com as pessoas. É um valor que está no DNA da cultura interna.

PRESENÇA NO BRASIL

A MIP Engenharia possui operações em seis estados brasileiros nos segmentos de óleo e gás, mineração de ferro e ouro, metalurgia e siderurgia. Para garantir essa forte presença no território nacional e uma atuação com excelência em todos esses setores, os profissionais da empresa colocam em prática habilidades importantes, como conhecimento técnico, experiência profissional, capacidade para aplicar soluções inovadoras na execução dos projetos e habilidade para negociação. “Nosso time está preparado para colocar equipamentos e insumos na hora certa com o intuito de garantir

A

o bom andamento da obra. Toda vez que mobilizamos nossa equipe, temos o cuidado de colocar as pessoas certas nos locais certos de acordo com a competência de cada um, observando também o perfil do cliente e o grau de exigência do projeto”, comenta o Diretor Comercial CELSO PIMENTEL. O nível de exigência da MIP Engenharia em todos os projetos desenvolvidos é muito alto. Tudo se inicia com o desenho de uma proposta técnica, que é avaliada por uma banca formada por especialistas, pessoas com uma vasta experiência em implantação de projeto e com olhar técnico e detalhista. “Agregamos à capacidade de execução nosso know-how para selecionar e negociar os melhores equipamentos e insumos, que vão garantir o bom andamento da obra”, acrescenta Celso.

DE OLHO NO MERCADO

Como boa prática de Gestão voltada para o futuro, a MIP Engenharia realiza anualmente o seu Planejamento Estratégico numa visão de cinco anos, mapeando de forma estratégica o mercado para entender os diferenciais competitivos da empresa e qual será o foco de atuação. “Utilizamos um software de Inteligência Artificial para

mapear o mercado e os negócios em expansão. Elencamos nossa demanda e o programa sinaliza informações importantes para a estruturação do nosso planejamento, como investimentos previstos e prováveis por setores, de forma muito bem estratificada”, ressalta Celso. “Somos uma empresa prestadora de serviços e formada essencialmente por pessoas. Foi o trabalho comprometido e árduo de cada um que nos trouxe até aqui.”

(20)

FORTE PRESENÇA NO BRASIL

SEGMENTOS DE ATUAÇÃO: mineração, metalurgia, siderurgia, petróleo, energia, papel e celulose, cimento e outros

NÚMERO DE OBRAS AO LONGO DOS 60 ANOS DE ATUAÇÃO: mais de 300 obras industriais concluídas e 1 milhão de toneladas montadas

NÚMERO DE COLABORADORES: 5.200

REGIÕES EM QUE OPERA ATUALMENTE: seis estados brasileiros, num total de 15 cidades

NÚMERO DE CONTRATOS EM ANDAMENTO:

24 contratos nos segmentos de óleo e gás; mineração de ferro e ouro; metalurgia e siderurgia

CLIENTES: Vale, Petrobras, Gerdau, Equinox, Samarco, New Stell e Novelis

PARÁ

Carajás, Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás

BAHIA

Santaluz

SOLUÇÕES

COMPLETAS EM:

• Construção

• Compra dos equipamentos e materiais necessários

• Turn Key, que é um tipo de operação empregada em processos licitatórios na qual a empresa contratada fica obrigada a entregar a obra em condições de

pleno funcionamento

• Projetos EPC (Engineering, Procurement, Construction), forma de contratação em que a empresa é responsável pela elaboração dos projetos executivos

ESPÍRITO SANTO

Vitória

MINAS

Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana

RIO DE JANEIRO

Itaboraí

SÃO PAULO

(21)

FORTE CULTURA

Na MIP Engenharia, todos estão sempre alinhados às metas e fazem o seu melhor para alcançar os resultados. Porém, este alinhamento vai muito além dos números. Colaboradores e lideranças compartilham dos mesmos valores, uma cultura muito arraigada que, de tão forte, se expande também para o âmbito pessoal de cada um que faz parte da empresa. Todos os valores corporativos são transmitidos tanto para quem está na equipe há mais tempo quanto para quem acaba de chegar à empresa (leia mais na página 24).

Obra no setor de metalurgia Obra no setor

de siderurgia

A parceria entre a Novelis e a MIP foi sedimentada no conhecimento dos profissionais da MIP e, principalmente, nas competências e capacidades técnicas e executivas, que garantem uma enorme segurança para o sucesso dos empreendimentos. Somada à idoneidade, estes são, sem dúvida alguma, os adjetivos que caracterizam a MIP ao longo de sua história, marcada por um crescimento constante com obras de relevância. Ressalto também o cuidado e a atenção que é possível perceber em preservar seus engenheiros e técnicos chaves como estratégia para garantir e preservar a continuidade da excelência no núcleo da empresa.”

Marcelo Faria,

Gerente de Construção e

Montagem do Projeto Puma

(22)

WW

PROCESSOS INTELIGENTES

Além disso, a empresa tem modernizado os setores Administrativo e de Recursos Humanos, facilitando os processos de trabalho e contribuindo para a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente. “A eficácia do projeto pode ser observada na maior agilidade na execução das tarefas, na diminuição da burocracia, no aprimoramento da comunicação entre a equipe e na redução

do retrabalho”, explica WESLEY CORRÊA, Diretor de Finanças e Controladoria e responsável pelo projeto de Transformação Digital. Três pilares sustentam os Processos Inteligentes para os setores.

1º PILAR: NO PAPER

O processo, que pode ser traduzido como “Zero Papel”, visa à redução do uso de papel físico por meio de digitalização de documentos. Com 60 anos de história e o acúmulo de um enorme arquivo físico, agora os dossiês dos novos colaboradores são digitalizados, desde a sua entrada na empresa até o seu desligamento, assim como os relatórios de controle e de obrigações legais. Os contratos de trabalho e rescisórios também são assinados digitalmente, sempre com a máxima segurança, pois todos os documentos ficam armazenados em nuvem, conforme a política de TI da empresa.

EMPRESA COMPROMETIDA E COM FOCO NA

OTIMIZAÇÃO DE SEUS PROCESSOS

Ao longo dos seus 60 anos de história, a MIP Engenharia soma

diversas premiações, distinções e reconhecimentos de instituições,

entidades de classe, sociedade, parceiros e clientes. Aqui estão

alguns capítulos dessa história de reconhecimento e protagonismo.

2019

- Premiada pelo FNQ nos Melhores em

Gestão - Ciclo 19

2020

- Campeã do Anuário Época Negócios 360

o

no setor

Construção, Materiais e Decoração

(23)

WW

2º PILAR: MEU RH

Aplicativo para celular que reúne todas as informações pessoais relativas ao trabalho para dar mais autonomia aos colaboradores e otimizar a comunicação com o setor Administrativo. O App Meu RH fornece os recibos do salário, informe de rendimentos, histórico de solicitações de férias, folha de ponto e permite que sejam requisitadas correções, caso seja necessário. O uso do App está resultando em maior tranquilidade para a equipe, assim como maior eficiência nos processos e rotinas do Administrativo.

3º PILAR: WRH

O Workflow ou “Fluxo de Trabalho”, que é automação de processos organizacionais, está sendo aplicado aos setores Administrativo e de Recursos Humanos, facilitando uma série de atividades. Já foram automatizados os processos de:

Admissão, desde o processo seletivo até a entrada na empresa

Desligamento, incluindo avaliação e entrevista

Promoção Transferência Remuneração RESULTADOS DO NO PAPER ATÉ AGORA: Redução de

75,9%

no consumo de papel da empresa Economia de

94 mil

páginas

por mês e

12 mil

toneladas

de papel por ano

Preservação de

137 árvores

por ano

- Reconhecida como Empresa Pró-Etica 2018/2019 pelo CGU.

Esse reconhecimento confirma o comprometimento da MIP em

atuar de forma íntegra, ética e transparente no setor privado e

em suas relações com o setor público

- Reconhecida como destaque em “Saúde e Segurança no

Trabalho”, na modalidade “Média Empresa” do “Prêmio Nacional

de Inovação”, realizado pela Confederação Nacional da Indústria

(CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

Empresas (Sebrae)

QUALIDADE É O FOCO

Comprometida com seus processos e alinhada às modernas práticas de gestão,

a MIP Engenharia mantém um Sistema de Gestão Integrado (SGI), estruturado

com base nas normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001

(Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho),

que têm como princípios:

– Conhecer, compreender e satisfazer as

necessidades de seus clientes;

– Promover, por meio da análise e tomada

(24)

mip

Os valores que trouxeram a empresa até aqui

vão levá-la para o futuro

Familia

hamada pela grande maioria dos seus mais de cinco mil colaboradores de “Mãe e Pai”, apelido carinhoso que a MIP Engenharia recebeu com as iniciais da sua sigla, o tratamento traduz o valor de família predominante na empresa. Essa relação de respeito e pertencimento é fruto de um valor prioritário praticado diariamente em todos os setores da companhia: o ser humano como o maior bem.

C

“Essa não é uma frase de efeito para a MIP Engenharia, ela é real. Esse sentimento de

pertencimento e valorização é tão forte que temos colaboradores com 30, 40 anos de empresa. A gente investe tanto na qualificação quanto na retenção desses profissionais, cuidando para que eles estejam satisfeitos trabalhando aqui e, ao mesmo tempo, oferecendo um ótimo serviço aos nossos

(25)

Familia

clientes”, ressalta JULIANA CECCONELLO, Gerente de RH e Compliance.

Muitos profissionais iniciam sua carreira na empresa como estagiários. A partir daí, são convidados a participar do programa trainee, que dura dois anos. “Essas iniciativas são portas de entrada que temos para tornar nossa mão de obra ainda mais especializada. Muitos líderes de equipe hoje começaram na empresa como trainee, sendo o nosso presidente um exemplo de sucesso. Além desse investimento em pessoas, acreditamos muito na troca de experiências e conhecimentos no campo entre os próprios colaboradores para crescimento e interação entre todos”,

acrescenta Juliana.

TREINAMENTOS PERIÓDICOS

Desenvolvimento de pessoas é um investimento do qual a MIP Engenharia não abre mão. A empresa tem um programa de treinamento anual para desenvolver as capacidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, tendo em vista as necessidades específicas para cada área da empresa. Os treinamentos são feitos internamente ou externamente por instituições renomadas. Com a tecnologia cada vez mais presente, a MIP Engenharia também está investindo em uma plataforma de Educação a Distância, com treinamentos diversos, chamados de Trilhas de Conhecimento. “A pandemia impulsionou as nossas conexões. Hoje eu consigo estar presente em obras distantes, o que não seria possível se não estivéssemos usando as ferramentas tecnológicas que temos hoje”, comenta Juliana.

“Na prática, fazemos muito pela nossa equipe para que ela se sinta satisfeita e feliz de trabalhar aqui, ao mesmo tempo que também procuramos investir para que todos tenham autonomia profissional,

cresçam em suas carreiras e continuem transmitindo ao mercado esse valor que é tão importante para nós”, afirma o Diretor Presidente da empresa, Iomar Tavares.

CLIMA DE SATISFAÇÃO

Para garantir que os colaboradores se sintam felizes e satisfeitos, a Gerência de Recursos Humanos investe em pesquisas de clima organizacional anualmente em todas as obras e bianualmente na sede da empresa, em Belo Horizonte (MG). A MIP entende que um bom ambiente de trabalho reflete na produtividade e, consequentemente, na satisfação do cliente. Cada gestor é responsável pela sua área. Existem metas a serem cumpridas na pesquisa: uma de participação e outra de satisfação. Ambas precisam atingir mais de 80% no percentual da soma das respostas. “Essa meta é quase sempre atingida, e o resultado dessa pesquisa gera um plano de ação que é monitorado pelo setor de Recursos Humanos, para garantir que todas as iniciativas propostas sejam implantadas”, explica Juliana. Além disso, a empresa conta com um canal de ouvidoria interno para monitorar diariamente esse clima, garantir que as pessoas se sintam acolhidas e que ações sejam tomadas para resolver eventuais problemas. Como forma de integrar a equipe e promover a união entre todos, também são feitos investimentos de ações em datas que têm um grande simbolismo, como Dia das Mães, dos Pais e Natal.

CULTURA QUE ESTÁ NO DNA

Uma história de 60 anos traz nas suas raízes valores importantes que sustentam essa trajetória de sucesso, como inovação, seriedade, integridade, compromisso com os resultados, responsabilidade social e ambiental e segurança das pessoas. Valores que são praticados no dia a dia por cada um dos colaboradores, o que reforça o compromisso de todos em vivenciar e compartilhar a cultura da empresa.

(26)

Há três anos eu fiquei responsável por montar uma torre de flare de refinaria de petróleo, que, neste tipo, é a segunda maior do mundo. Foram 156 metros de altura, o equivalente a um prédio de 60 andares. Profissionais experientes e as referências técnicas estimavam a duração de 16 a 20 semanas para a montagem da torre, mas, para surpresa de todos, inclusive do representante do fabricante mundial destes equipamentos, concluímos em sete semanas. Nosso grande diferencial foi a inovação na metodologia de montagem. A inovação, um valor intrínseco na MIP, é carregada também de muito estudo, planejamento, flexibilidade, criatividade e coragem. Um profissional que deseja inovar deve estar aberto às novas tecnologias, seguro em relação às metodologias desenvolvidas e ser capaz de passar segurança para todos os envolvidos no processo. É preciso coragem para fazer diferente, e isso nós temos de sobra.”

Élio Borges,

Engenheiro Coordenador de Execução

Esse compromisso das pessoas com os resultados é uma consequência muito positiva da relação próxima da empresa com todos os seus colaboradores. Aqui dentro temos uma relação muito transparente entre todos e vemos o outro como um ser humano que precisa ser tratado com dignidade e respeito. Eu percebo que todos aqui vestem a camisa e se comprometem, pois acreditam no valor desse trabalho e na empresa. Temos um compromisso muito grande com o cumprimento de metas. Se estipulamos, corremos atrás para conquistar, e todo mundo se engaja nessa busca. O nosso compromisso reflete na satisfação do cliente e no reconhecimento por parte dele desse valor, que é tão importante para a MIP. Essa sinergia é benéfica para todos.”

Rogério Magno,

Gerente de Orçamento

compromisso com os resultados

inovacao

(27)

Este é um dos nossos principais valores, porque o nosso trabalho é desenvolvido essencialmente por pessoas que precisam estar bem emocionalmente e fisicamente para entregar aos nossos clientes um bom trabalho. No dia a dia, a MIP tem uma preocupação enorme com a segurança e saúde de todos e também em oferecer a condição adequada de trabalho aos colaboradores. Prova disso é que estamos há quatro anos sem afastamento por acidente. Uma outra importante prática da empresa é manter na obra um analista de Recursos

Humanos na Ouvidora para ficar atento a tudo que está acontecendo e poder solucionar as demandas no campo. Como boa parte dos nossos colaboradores ficam alojados na obra, nós temos um cuidado enorme para oferecer conforto e nos preocupamos em cuidar uns dos outros, pois todos estão distantes da família, e nós nos tornamos os parentes mais próximos. É muito importante também que líderes, como eu, sejam exemplos. Portanto, estou sempre usando todos os EPIs e fazendo tudo corretamente para inspirar as pessoas à minha volta.”

Cássio Ferreira ,

Gerente de Contrato

Temos um lema muito importante na empresa, que é não prometer o que não temos condições de cumprir, o que reflete muito bem o nosso compromisso com a seriedade. Em nosso planejamento, traduzimos também esse valor, que resulta em um comportamento muito ético e transparente com todos os nossos stakeholders, seja comunidade, colaboradores, cliente e empresas parceiras. Somos sérios no cumprimento dos nossos contratos com relação ao compromisso firmado, entrega, resultados e qualidade. Essa nossa postura alimenta a confiança dos nossos clientes nos serviços que prestamos. Todos à nossa volta se contaminam com esse valor da MIP, que é muito forte e arraigado.”

Ronaldo César,

Advogado

seriedade

(28)

Há quem acredite que a responsabilidade social e ambiental consiste somente no atendimento às leis e normas relacionadas à proteção do meio ambiente. Na MIP, não é bem assim, pois a responsabilidade social e ambiental é um compromisso de todos. Implantamos várias práticas socioambientais na sede e nas obras, com o objetivo de promover entre os colaboradores uma cultura de proteção ao meio ambiente, considerando as necessidades das gerações futuras. Além disso, incentivamos que todos tenham uma postura ética nas relações com as comunidades em que atuamos. Um exemplo disso é um projeto que tenho muito orgulho de ter promovido pela MIP: o Cinema na Praça, na cidade de Canaã dos Carajás/PA e no alojamento dos nossos colaboradores no Projeto S11D da Vale. Foi um evento sensacional, com envolvimento da comunidade, do nosso cliente, dos órgãos governamentais, entre outros.”

Roberta Vieira,

Gerente de SGI

A integridade, para mim, é o valor que tem sustentado a MIP nessa caminhada de 60 anos. Por se portar de forma muito ética no mercado, a empresa atrai para si clientes, colaboradores e fornecedores que também atuam da mesma forma. Somos éticos e responsáveis em tudo que fazemos. Nos meus 28 anos de MIP estou sob a terceira diretoria, e todas elas fizeram e fazem esse valor percolar pela empresa com toda a naturalidade de quem tem isso no seu DNA. Nossas atitudes diárias, nossas normas internas, diretrizes e código de ética e conduta espelham o nosso compromisso com esse valor. Outro exemplo na prática desta integridade é o grupo de conselheiros, que conta com profissionais do mercado, além dos acionistas, atestando a transparência na governança. Essas práticas refletem de forma positiva para a MIP tanto externamente como internamente.”

Sérgio Freiha,

Gerente de Logística e Suprimentos

responsabilidade social e ambiental

integridade

(29)

AMBIENTE SEGURO

PARA AS PESSOAS

Cuidar da segurança de um grande contingente de colaboradores atuando em obras em diversos estados brasileiros é um desafio diário para a MIP Engenharia. Para cumpri-lo, a empresa dispõe de vários programas de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional que promovem a conscientização e o cuidado ativo genuíno do colaborador, que significa cuidar de si próprio, cuidar do outro e permitir que os outros cuidem dele. “Esses esforços têm sido determinantes para que, em cada canteiro de obra, o time encontre

um ambiente seguro e saudável

para trabalhar”, ressalta MARCOS FEBRONIO, Diretor de Operações. As medidas

preventivas de saúde e segurança no trabalho estabelecidas pela MIP estão sendo eficazes e prevenindo incidentes e doenças ocupacionais, com resultados excepcionais. Na primeira semana de abril de 2021, a MIP conquistou a marca histórica de 4,5 anos sem acidentes com afastamento temporário ou permanente do colaborador de suas funções para sua recuperação.

Começando o dia com o Diálogo Diário de Saúde e Segurança

(30)

Como o bom resultado de ontem não garante o sucesso de amanhã, a equipe de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional está sempre focada em promover comportamentos seguros e eliminar condições inseguras. “No que diz respeito à cultura de segurança, lidamos com cenários diferentes em cada obra e com grau de risco alto em nossas operações. Nesse sentido, para garantir a saúde e a integridade dos nossos colaboradores, incentivamos continuamente o engajamento de todos, visando ao cuidado mútuo e fortalecendo diariamente a cultura de segurança do trabalho”, comenta a Gerente do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da MIP Engenharia, Roberta do Vale Vieira.

“Manter o SGI forte tem sido um grande diferencial da MIP, contribuindo para o alinhamento do seu modelo de gestão com as tendências e as melhores práticas

adotadas mundialmente. Por meio do SGI, a MIP implementa diversas práticas gerenciais e de controle, o que permite atingir uma gestão de excelência. Gestão essa reconhecida pelo órgão certificador DNV-GL há mais de 20 anos e pela Fundação Nacional da Qualidade, que atestou a MIP como uma empresa de excelência no prêmio Melhores em Gestão 2020”, complementa a Gerente de SGI, Roberta do Vale Vieira. Além de procedimentos, programas,

manuais de SMS, treinamentos e campanhas estabelecidos pela MIP, são utilizadas tecnologias inovadoras nas obras que contribuem para o incremento da segurança. Como exemplos, vale citar a utilização de drones para inspecionar frentes de trabalho e a modelagem com o laser scan 3D para o planejamento das atividades, reduzindo a exposição dos colaboradores aos riscos e perigos no ambiente de trabalho.

(31)

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE DESVIO (ACODE)

Avalia o comportamento dos colaboradores, de acordo com parâmetros como reação e posição das pessoas/ergonomia, percepção ao risco/perigo, uso correto de EPIs, organização e limpeza, procedimentos, entre outros. Para isso, as equipes são avaliadas por colaboradores treinados, que buscam identificar desvios comportamentais durante a realização das atividades e valorizar os comportamentos seguros.

PROGRAMA DESVIO ELIMINADO É ACIDENTE EVITADO (DEAE)

Incentiva que os colaboradores identifiquem, comuniquem e eliminem condições inseguras (desvios de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional), através de reconhecimentos com brindes personalizados do programa.

PROGRAMA LÍDER NOTA 10

Avalia a liderança e a equipe, a partir de critérios como

produtividade, inovação, qualidade, segurança, meio ambiente e saúde ocupacional, reconhecendo os líderes e suas respectivas equipes que apresentam desempenho acima da meta.

PROGRAMA TÔ CHEGANDO

Integra os novos colaboradores e alinha as diretrizes e orientações para segurança, meio ambiente e saúde ocupacional a serem praticadas em suas atividades, além de proporcionar uma melhor adaptação ao seu novo ambiente de trabalho e à cultura da MIP.

PROGRAMA 5S

Incentiva, a partir dos sensos do Programa 5S (utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina), que cada colaborador desenvolva uma cultura de organização, em que tudo deve estar em seu devido lugar, possibilitando a redução de desperdício e otimização do tempo e proporcionando um ambiente seguro, saudável e organizado para todos.

Além dos programas relacionados acima, a MIP possui uma metodologia que permite avaliar mensalmente o desempenho em segurança, meio ambiente e saúde ocupacional de suas obras: PERFORMANCE DE SMS. Essa avaliação contribui para monitorar e promover melhorias, aumentando o desempenho da obra para atingir o maior objetivo da MIP: garantir a saúde e a integridade dos colaboradores.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE

SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

(32)

Cuidado com o outro

e o meio ambiente

À medida que cresce, a MIP busca compartilhar

valor com as comunidades em que está presente

(33)

maioria das pessoas, em algum

momento da vida, já ouviu falar do termo Responsabilidade Socioambiental. No entanto, nem todos fazem ideia da sua importância no momento em que iniciativas relacionadas a esta atitude são colocadas em prática por grandes empresas. A essência do seu significado passa pela contribuição voluntária de uma organização com a sociedade e ao meio ambiente. Em resumo, são práticas que propiciam uma melhor qualidade de vida para todos ao redor.

E contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atua é exatamente o objetivo central da política de responsabilidade social da MIP Engenharia. Para transformar planos em práticas e impactar de fato a vida das pessoas, a empresa primeiramente busca entender as necessidades e expectativas de uma determinada localidade para depois propor ações nas mais variadas áreas, passando por cultura, esportes, patrocínios, voluntariado e meio ambiente. Ou seja, cada obra tem autonomia para identificar as demandas locais e propor intervenções.

Na região da sede da MIP Engenharia, em Belo Horizonte, as ações são planejadas e executadas pela Associação dos Colaboradores da MIP Engenharia (ACME), criada no ano de 2005. A iniciativa é gerida pelos colaboradores, que se dispõem a atuar como voluntários em diversas frentes sociais, principalmente junto à comunidade da Vila Paraíso. “Até então, realizávamos diversas ações sociais na

A

região, como o Projeto Viva a Vila, no qual foram capacitados jovens moradores da Vila Paraíso em cursos técnicos para posterior encaminhamento ao mercado, incluindo obras da MIP, além de entrega de cestas básicas, brinquedos no Natal e festas no Dia das Crianças. Com a realização do diagnóstico social, constatamos que o investimento na educação infantil era a maior demanda dos moradores”, ressalta o atual Presidente e um dos fundadores da ACME, ADRIANO TORRES DE LIMA ARANTES. A partir de então, a ACME passou a destinar recursos para a creche Centro de Acolhida Betânia, que atende crianças residentes na Vila Paraíso. Em 2020, foram destinados cerca de R$ 60 mil para a entidade. Esses valores são utilizados para custeio de

transporte, alimentação e compra de materiais, atendendo 22 crianças.

No quesito geração de renda, a MIP Engenharia busca sempre priorizar a contratação de colaboradores que vivem nas comunidades próximas às obras, assim como firmar parcerias com empresas locais. É uma forma eficiente de contribuir com o desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, com uma melhor qualidade de vida para todos.

A entidade é mantida pela Comunidade Missionária de Villaregia desde 1987. Seu objetivo é atender diariamente, em horário alternativo à escola, 200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Todo o trabalho é desenvolvido para melhorar as condições econômicas, sociais e humanas dos atendidos e suas famílias.

• Comemoração do Dia da Crianças e Natal

• Entrega de material escolar

• Entrega de cadeira de rodas

• Campanha do Agasalho

• Doação de computadores

• Projeto Viva a Vila

• Patrocínio a time de futebol

• Convênio com o Centro de Acolhida Betânia

DESDE SUA CRIAÇÃO, A

ACME JÁ PROMOVEU:

(34)

LUZ, CÂMERA, AÇÃO

A cultura também é parte importante na política de responsabilidade social da MIP Engenharia. O projeto Cinema na Praça é um bom exemplo. Na última edição, em Canaã dos Carajás, no estado do Pará, foi exibido o filme Rio. A programação também abriu espaço para oficina de circo, apresentação de artistas locais e recreação para as crianças.

A MIP Engenharia investe em cultura por meio da Lei Rouanet e contempla, em suas estratégias de investimento, as mais diversas manifestações artísticas que valorizem a ética, a educação, o enriquecimento cultural e a qualidade de vida. A empresa acredita que o patrocínio cultural contribui para o desenvolvimento da arte, da memória e da história no país e, consequentemente, para a formação de uma sociedade mais harmônica, criativa, sensível e justa. A MIP entende ainda que o entretenimento contribui para o aumento da qualidade de vida e bem-estar de seus clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e sociedade.’’

Juliana Cecconello,

Gerente de RH e Compliance

AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL

Há mais de 15 anos, a MIP Engenharia é certificada pela Norma ISO 14001, que atesta a eficiência de seu Sistema de Gestão Ambiental. Uma das principais ações nesse sentido é a Usina Fotovoltaica instalada na sede da empresa. Criada em 2017, é a maior usina solar privada da capital mineira e a terceira de Minas Gerais. A usina gera energia para os processos da empresa, e o excedente é devolvido à rede da

PATROCÍNIOS VIA LEIS

DE INCENTIVOS FISCAIS

• Sistema Divina Providência (Cidade dos Meninos São Vicente) • Associação Mineira de Reabilitação (AMR) • Associação de Proteção aos Pobres e Carentes Crucilândia (ASSOPOC) • Hospital do Câncer de Barretos

• Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva (CEMEAR)

• Hospital da Baleia

• Instituto Gil Nogueira, dentre outros

Concessionária de Energia Elétrica. Por ano, o sistema é capaz de neutralizar cerca de 150 toneladas de gases causadores do efeito estufa, o que equivale ao plantio de mais de mil árvores por ano.

A MIP Engenharia também reutiliza a água captada da chuva por meio de uma estação com capacidade para 20 mil litros de água pluvial.

A empresa também faz uso das Leis de Incentivo à Cultura para destinar recursos a iniciativas culturais. Esses investimentos já beneficiaram projetos de grupos de renome, como o Corpo e MIMULUS.

(35)

INTEGRIDADE

Com o propósito de consolidarmos o que fazemos certo, a MIP criou um Sistema de Compliance que vai além do cumprimento de normas e regulamentos, ele expressa o nosso jeito de ser e agir, o modo como conduzimos os nossos negócios. Compliance tem origem no verbo em inglês to comply e significa ser íntegro, agindo com ética, transparência e responsabilidade no cumprimento das obrigações legais, regras, normas,

procedimentos internos e externos. Como a integridade é um valor para a MIP, a empresa compartilha com todos os stakeholders, como colaboradores, fornecedores e parceiros, um Código de Ética e Conduta bem robusto para que todos conheçam o jeito de ser da MIP e compactuem com um valor que é tão importante para a empresa.

Além disso, a MIP disponibiliza a todos os seus stakeholders um Canal de Denúncias, administrado por uma empresa terceira, destinado ao recebimento de denúncia de qualquer pessoa que se sinta afetada pela

empresa, devido à violação do Código de Ética e Conduta, dos nossos valores, das normas internas ou da legislação vigente.

“Integridade é fazer o que é certo mesmo que ninguém esteja observando. Esse valor é o grande diferencial do ser humano e também de uma empresa, pois nosso maior bem é o nosso nome, nossa marca. Quando a reputação de uma empresa é abalada, o caminho para restauração da sua credibilidade e da reconquista da boa imagem perante os stakeholders será muito árduo e poderá ter um preço muito alto para a organização”, comenta Juliana Cecconello, Gerente de RH e Compliance.

Juliana diz ter muito orgulho de trabalhar em uma empresa que compactua com seus valores pessoais, pois, assim como é importante para a MIP, integridade é um grande valor em sua vida também. “Esse é um dos motivos que torna a MIP referência no setor em que atua. É uma empresa reconhecida no mercado por ser séria, ética e transparente, com atitudes no dia a dia que condizem com os seus valores”, finaliza.

152,64

kWh

DE POTENCIAL TOTAL

Acesse o QR Code ao lado e saiba mais.

USINA

FOTOVOLTAICA

576

PLACAS SOLARES

1.152 M²

DE ÁREA TOTAL

250.743

kWh/ano CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

(36)

A inovação é um dos alicerces da empresa,

que aposta no alinhamento entre inovação, novas tecnologias

e na transformação digital como diferencial competitivo

Construindo

o amanha

(37)

m caminho visionário é trilhado pela MIP Engenharia desde a sua fundação. A empresa carrega a inovação como principal atributo de transformação do seu negócio e colaboração com o desenvolvimento do país. Tendo iniciado suas operações em 1961, já na década de 80 a empresa padronizou seus processos com base na Gestão da Qualidade Total. Nos anos 90, focou a reengenharia de seus serviços. Em 1992, realizou sua primeira iniciativa de inovação estruturada e acessível a todos os colaboradores, por meio de um programa de boas ideias. No início dos anos 2000, implantou as melhores práticas mundiais de Gestão de Projetos com a estruturação de um Escritório de Projetos (PMO).

MODELO MIP DE INOVAÇÃO

Tendo a inovação como um valor para a empresa, a MIP desenvolveu, em 2016, o Modelo MIP de Inovação. Esse modelo está em constante atualização e visa acelerar cada vez mais a modernização da empresa. “Estamos construindo o futuro da MIP Engenharia sempre

U

atentos às tendências mundiais e estimulando a cultura de inovação. Preparamos a liderança para essas mudanças, desenvolvendo líderes digitais cada vez mais conectados entre si, o que garante maior agilidade e embasamento nas tomadas de decisão. Os colaboradores são envolvidos por meio do incentivo na participação do programa Inove com Boas Ideias, da intensificação da divulgação das ações de inovação nos projetos, premiações e reconhecimento. A inovação, atrelada às novas tecnologias, tem o poder de potencializar os resultados, a performance, a produtividade e, consequentemente, nossa competitividade no mercado”, destaca Marcos Febronio, Diretor de Operações e responsável pelo Projeto de Inovação da MIP.

DENTRE AS PRINCIPAIS INICIATIVAS DE INOVAÇÃO EM GESTÃO

E NAS OBRAS, A DIRETORIA DE OPERAÇÕES DESTACA:

LEAN CONSTRUCTION: otimização dos processos construtivos nas obras civis e de montagem

eletromecânica, inspirada no sistema Toyota de produção (Lean Production), que reduz desperdícios e diminui o tempo e o custo de produção.

BUSINESS INTELLIGENCE: técnica de coleta e análise de dados e compartilhamento de informações para melhor gestão de negócios.

BUILDING INFORMATION MODELING: modelo virtual de um empreendimento que contém as informações sobre todo o seu ciclo de vida para melhor gestão dos processos.

RFID (RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION): esta tecnologia utiliza ondas eletromagnéticas para acessar dados armazenados em etiquetas com um código de barras. Esses dados podem ser usados para gerir pessoas, equipamentos e materiais.

(38)

Tudo isso, alinhado à utilização de ferramentas inovadoras como drones e laser scan, traz benefícios para a gestão nos empreendimentos.

Um dos resultados do projeto de Inovação foi o reconhecimento nacional da MIP Engenharia como Empresa Inovadora, que, no Prêmio Nacional de Inovação – 2019, foi:

• Finalista TOP 3 na Categoria Inovação Organizacional Médias Empresas;

• Vencedora na Categoria Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho.

INNOVATION DAY

Realizado anualmente com o intuito de reforçar a mentalidade organizacional e engajar a equipe, o evento apresenta os resultados e perspectivas de inovação da MIP Engenharia para colaboradores, clientes e parceiros. O Innovation Day também premia a participação dos colaboradores nos Programas de Inovação e conta com a presença de renomados consultores externos. O encontro chega à sua 4ª edição em 2021.

A MIP é uma empresa que tem a inovação como valor, buscando sempre uma gestão moderna e tecnológica.

(39)

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Novidade no segmento de engenharia civil e de montagem eletromecânica pelo fato de ser um negócio que utiliza muito de equipamentos e mão de obra de forma intensiva, a transformação digital promete aprimorar processos e criar novas soluções por meio da tecnologia digital. “O projeto não é apenas uma aplicação intensiva de novas tecnologias, mas uma jornada de transformação organizacional em busca de mais eficiência operacional, satisfação dos colaboradores, aproximação dos clientes e expansão dos negócios. Esse é o início de uma nova era na MIP Engenharia”, afirma Wesley Corrêa, Diretor de Finanças e Controladoria e responsável pelo projeto de Transformação Digital.

O primeiro passo nessa jornada é a atualização e adoção de Tecnologias da Informação (TI) para criar um ambiente em que a transformação digital seja possível. Nessa fase, a empresa revitalizou o Planejamento de Recursos Empresariais (ERP), adotou o cloud computing ou “computação em nuvem”, implementou a arquitetura de Data Warehouse como base para o Business Intelligence, adoção de automação inteligente (Robotic Process Automation) e fez parceria com startups com foco em agilidade e produtividade. O segundo passo foi alinhar o conceito de transformação digital com toda a liderança da MIP Engenharia para criar uma estratégia digital que possibilite fazer uma boa gestão de mudança e moldar o futuro do negócio.

(40)

www.mip.com.br

fb.com/mipengenhariaoficial instagram.com/mip.engenharia/

Referências

Documentos relacionados

O acesso faz-se por uma escadaria imponente e arriscamos dizer que o edifício, em Alcântara, pode também ser visto como mais uma peça da coleção do novo Berardo - Museu Arte Déco,

A prática delas também é norteada pelos saberes adquiridos com a experiência, esta é produzida por elas no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão

Esta relação já foi estudada para algumas pragas e culturas, como mosca-branca, ácaros e predadores em algodão (WILSON et al., 1983), mas em relação ao pulgão em algodoeiro

Tópicos: A sociedade assume, ipso jure, com o registo, os direitos e obrigações resultantes da exploração normal de um estabelecimento que constitua objecto de uma entrada em

Tendo-se em vista que a comparação dos resultados das crianças em função do tipo de escola indicou que havia diferenças estatisticamente significantes entre as médias das

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Veja o significado de alguns prefixos de uso comum em nossa língua. O hífen colocado depois de prefixo indica que ele sempre vai aparecer junto com um radical, nunca sozinho como