• Nenhum resultado encontrado

Parceria com o Institut Français e o Serviço Audiovisual da Embaixada da França traz ao Santander Cultural a Mostra Especial Sandrine Bonnaire

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parceria com o Institut Français e o Serviço Audiovisual da Embaixada da França traz ao Santander Cultural a Mostra Especial Sandrine Bonnaire"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br

Nota de Imprensa

Parceria com o Institut Français e o Serviço Audiovisual da Embaixada da

França traz ao Santander Cultural a Mostra Especial Sandrine Bonnaire

Programação com entrada franca acontece de 23 a 28 de junho, com duas únicas e

raras exibições de cada filme em 35 mm e legendas em português

Sessões comentadas com o jornalista Leonardo Bomfim, em 18/6, e com o especialista

em cinema Milton do Prado, em 28/6, são destaques das mostras

Porto Alegre, 15 de junho de 2011 – O Cine Santander Cultural encerra programação de junho com a Mostra Especial Sandrine Bonnaire, mais uma parceria do Institut Français e Serviço Audiovisual da Embaixada da França. Um recorte significativo da filmografia da notável atriz Sandrine Bonnaire (Clermont-Ferrand, 31 maio 1967) compõe a mostra. São oito filmes que marcam sua trajetória, desde os primeiros que a revelaram como Aos nossos amores e Sem teto nem lei, como o último inédito no Brasil, Xeque-mate.

A programação oferece obras de consagrados diretores: Mulheres diabólicas (Claude Chabrol, em que contracena com Isabelle Huppert) ou A puritana (Jacques Doillon). Poderá ser amor? e Senhorita também estão na mostra, que ainda reserva outro filme inédito: o documentário O nome dela é Sabine, estreia de Sandrine Bonnaire na direção, sobre sua irmã autista. A obra-prima de Agnès Varda Sem teto nem lei é a escolhida para Le Rendez-vous Cinéma deste mês. A ‘clássica’ sessão comentada em francês traz o especialista em cinema Milton do Prado, em 28 de junho, às 19h.

Os filmes da Belair antecedem a mostra com Sandrine Bonnaire, de 17 a 22 de junho. A programação com títulos da produtora que produziu sete longas, entre fevereiro e maio de 1970, reúne os três de Julio Bressane: A família do barulho, Barão Olavo, o horrível, Cuidado madame e, um de Rogério Sganzerla, Sem essa Aranha. O documentário A miss e o dinossauro – Bastidores da Belair, que resgata os fragmentos do longa homônimo que fazia o making of daquele momento de extrema fertilidade, está na mostra. Para comentar A família do barulho, o convidado é o jornalista Leonardo Bomfim, em 18 de junho, às 19h.

PROGRAMAÇÃO CINE SANTANDER CULTURAL 17 A 28 DE JUNHO OS FILMES DA BELAIR

17 jun – sex

15h00 Belair Noa Bressane, Bruno Safadi 17h00 Cuidado madame Julio Bressane

19h00 A miss e o dinossauro – Bastidores da Belair Helena Ignez + Sem essa Aranha Rogério Sganzerla

(2)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br

18 jun – sab

15h00 A miss e o dinossauro – Bastidores da Belair Helena Ignez + Sem essa Aranha Rogério Sganzerla

17h00 Belair Noa Bressane, Bruno Safadi 19h00 A família do barulho Julio Bressane

Sessão Comentada com Leonardo Bomfim 19 jun – dom

15h00 Belair Noa Bressane, Bruno Safadi 17h00 Cuidado madame Julio Bressane 19h00 Barão Olavo, o horrível Julio Bressane 21 e 22 jun – ter e qua

15h00 Belair Noa Bressane, Bruno Safadi 17h00 A família do barulho Julio Bressane 19h00 Cuidado madame Julio Bressane SANDRINE BONNAIRE

23 jun – qui

15h00 O nome dela é Sabine Sandrine Bonnaire 17h00 A puritana Jacques Doillon

19h00 Aos nossos amores Maurice Pialat 24 jun – sex

15h00 Xeque-mate Caroline Bottaro 17h00 Senhorita Philippe Lioret 19h00 Poderá ser amor? Pierre Jolivet 25 jun – sab

15h00 Sem teto nem lei Agnès Varda 17h00 Aos nossos amores Maurice Pialat 19h00 Xeque-mate Caroline Bottaro 26 jun – dom

15h00 Mulheres diabólicas Claude Chabrol 17h00 A puritana Jacques Doillon

19h00 O nome dela é Sabine Sandrine Bonnaire 28 jun – ter

15h00 Senhorita Philippe Lioret

17h00 Mulheres diabólicas Claude Chabrol 19h00 Sem teto nem lei Agnès Varda

(3)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br

MOSTRA ESPECIAL SANDRINE BONNAIRE duas únicas e raras exibições de cada filme em 35 mm, com legendas em português

DIS: Istitut Français e o Serviço Audiovisual da Embaixada da França. AOS NOSSOS AMORES

À nos amours

França, 1983, 35 mm, cor, 100 min

Suzanne, 15 anos, acumula aventuras amorosas sem conhecer o amor de verdade. Quando seus pais se separam, ela tem que enfrentar a hostilidade da mãe e do irmão, que condenam veementemente seu comportamento.

D: Maurice Pialat. R: Arlette Langmann, Maurice Pialat. F: Jacques Loiseleux. Pialat, Christophe Odent, Dominique Besnehard, Cyril Collard, Evelyne Ker, Pierre-Loup Rajot. CI: 14 anos. César 1983: melhor filme + atriz revelação (Bonnaire); indicado direção. Prêmio Louis Delluc 1983. Berlin 1984: seleção.

SEM TETO NEM LEI Sans toit ni loi

França-Reino Unido, 1985, 35 mm, cor, 105 min

Uma jovem andarilha morre de frio: apenas mais uma notinha de jornal. Teria sido morte natural? Seria um caso policial ou social? O que poderíamos saber dela e como reagiriam aqueles que cruzaram seu caminho? A câmera se cola a Mona, perscrutando sua errância obrigada, pois as portas se fecham para ela. Ela vaga, arma sua tenda, dorme com um, não dorme com outro... Retoma a estrada, pára, parte novamente: breves encontros, desesperança, vinho, solidão, frio. Ela cai num fosso, estremece, choraminga... vem a noite e a manhã é gélida.

D, R: Agnès Varda. F: Patrick Blossier. CI: 14 anos. Veneza 1985: melhor filme (Leão de Ouro) + FIPRESCI (crítica internacional) + OCIC. Prêmio Méliès 1985. César 1985: atriz (Bonnaire). Los Angeles Film Critics Association 1986: atriz (Bonnaire) + melhor filme estrangeiro.

Le Rendez-vous Cinéma sessão comentada em francês

28 jun – ter – 19h

Milton do Prado – professor do Curso de Realização Audiovisual-Unisinos; montador: Nocturnu (1998), Vênus (2001), Domingo (2002), entre diversos outros curtas e médias, e do longa A última estrada da praia (2010).

Parceria: Alliance Française.

A PURITANA La puritaine

(4)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br

Lá se vai um ano desde que Manon, 18 anos, fugiu de casa abandonando seu pai, Pierre, homem de teatro. Ela lhe escreveu para comunicar sua volta e o pedido de desculpas. Naquela noite, Pierre e sua companheira, Ariane, a esperam no teatro.

D: Jacques Doillon. R: Jean-François Goyet, Jacques Doillon. F: William Lubtchansky. MULHERES DIABÓLICAS

La cérémonie

França-Alemanha, 1995, 35 mm, cor, 111 min

Discreta e calada, Sophie é escolhida pela rica família Lalièvre para tomar conta de sua mansão e faz amizade com a curiosa e intrometida Jeanne, dona do correio local. O problema é que Jeanne tem inveja dos Lalièvre e arquiteta um plano para prejudicá-los.

D: Claude Chabrol. R: Claude Chabrol, Caroline Eliacheff, sobre o romance A judgment in stone [Um assassino entre nós], de Ruth Rendell. F: Bernard Zitzermann. CI: 14 anos. Veneza 1995: atriz (Bonnaire + Huppert). César 1995: atriz (Huppert); indicado atriz (Bonnaire). Los Angeles Film Critics Association 1996 + National Society of Film Critics 1996: melhor filme estrangeiro.

SENHORITA Mademoiselle

França, 2001, 35 mm, cor, 76 min

Claire é, como se diz, uma moça um pouco careta. Certo dia, encontra Pierre, ator itinerante. Logo após conhecer Pierre, Claire perde o trem de volta para casa e é convidada pela trupe a viajar de carro. Durante o trajeto, Claire parece descobrir uma nova vida ao lado de Karim e Alice, e acaba envolvendo-se com Pierre. Após o breve encontro dos amantes, a tímida Claire já não é mais a mesma...

D: Philippe Lioret. R: Emmanuel Courcol, Philippe Lioret, Christian Sinniger. F: Bertrand Chatry. CI: Livre. Cabourg 2001: atriz (Bonnaire).

PODERÁ SER AMOR? Je crois que je l'aime França, 2007, cor, 90 min exibição única em DVD

Lucas, 43 anos, um homem de negócios e divorciado, sente-se irresistivelmente atraído por Elsa, 38 anos, uma ceramista sofisticada a quem encomendou um fresco para a fachada dos seu edifício de escritórios. Intrigado pelo fato de esta jovem e bela mulher se encontrar descomprometida, Lucas decide pedir ao detetive privado da sua empresa para investigar a vida particular de Elsa.

D: Pierre Jolivet. R: Pierre Jolivet, Simon Michaël. F: Pascal Ridao. CI: 14 anos. O NOME DELA É SABINE

Elle s'appelle Sabine França, 2007, cor, 85 min exibições em DVD

A atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz em um hospital psiquiátrico, passa a viver em uma estrutura adaptada a ela.

(5)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br

E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, revela-se a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas conseqüências que podem causar aos doentes.

D: Sandrine Bonnaire. R, F: Sandrine Bonnaire, Catherine Cabrol. CI: 14 anos. Cannes 2007 – Quinzena dos Realizadores: FIPRESCI. César 2008: indicado melhor documentário.

XEQUE-MATE Joueuse

França-Alemanha, 2009, 35 mm, cor, 97 min

Em uma pequena vila de Corse, a vida apagada e discreta de Hélène é composta por dias que se conectam e se parecem... Ela trabalha como camareira em um hotel e aparenta ser feliz com seu marido Ange e sua filha de quinze anos, Lisa. Tudo se confunde no dia em que ela surpreende, fascinada, um jovem casal de americanos muito sedutores jogando xadrez no terraço de seu quarto no hotel. Inicialmente curiosa, em seguida completamente apaixonada por tal jogo, Hélène se propõe com total obstinação a dominar as regras do xadrez até a excelência.

D, R: Caroline Bottaro, sobre o romance de Bertina Henrichs. F: Jean-Claude Larrieu. CI: 12 anos. Palm Springs 2010: menção honrosa.

OS FILMES DA BELAIR A FAMÍLIA DO BARULHO Brasil, 1970, 35 mm, pb, 75 min três únicas e raras exibições em DVD

Uma 'tragichanchada' que homenageia os filmes do 'Ciclo de Recife' (anos 20). As peripécias de um malandro carioca, não dos mais típicos, envolvido com uma família pequeno-burguesa. D, R, MU: Julio Bressane. CI: 18 anos.

Sessão Comentada 18 jun – sab – 19h

Leonardo Bomfim – jornalista e pesquisador de cinema; fez a curadoria da mostra de Cinema Marginal em 2007; atualmente finaliza o documentário Nas paredes da pedra encantada.

BARÃO OLAVO, O HORRÍVEL Brasil, 1970, 35 mm, cor, 70 min única e rara exibição em DVD

Não há uma história, apenas um artifício calcado nos clássicos filmes de terror. Som e imagem fragmentários apontam: um velho barão maníaco por cadáveres, assassinatos e violações sexuais; duas garotas em relação lesbiânica; uma cigana esganada; um místico auxiliar do barão; do campesino ambiente local a movimentadas ruas de uma cidade.

(6)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br

CUIDADO MADAME

Brasil, 1970, 16 mm, cor, 70 min

quatro únicas e raras exibições em DVD

Três empregadas que um dia resolvem se revoltar contra a sociedade que as oprime e começam a assassinar suas próprias patroas.

D, R, MU, M: Julio Bressane. CI: 18 anos.

A MISS E O DINOSSAURO – BASTIDORES DA BELAIR Brasil, 2005, cor, 18 min

duas únicas exibições em DVD

Este documentário é uma montagem do que sobrou do original A miss e o dinossauro: diversos rolos não-montados das filmagens e da vida do grupo em torno da produtora Belair. Uma câmera super 8 filma a festa de despedida da Belair, em 1970, antes de Rogério Sganzerla, Helena Ignez e Julio Bressane partirem para o exílio. Registros da realização de Copacabana mon amour, Sem essa Aranha, Cuidado madame e A família do barulho.

D, R, MU: Helena Ignez. CI: 16 anos. SEM ESSA ARANHA

Brasil, 1970, 16 mm, cor, 92 min duas únicas exibições em DVD

Aranha é o último capitalista do país. Ao fazer uma reflexão sobre o Brasil, ele se diz exilado no Paraguai. Enquanto isso, frequenta boates e inferninhos em uma ambientação que remete aos morros cariocas.

D, R: Rogério Sganzerla. CI: 16 anos.

SERVIÇO

Sandrine Bonnaire: Entrada franca Programação regular: R$ 6,00

Pessoas acima de 60 anos, estudantes e clientes do Santander: R$ 3,00

Funcionários do Grupo Santander Brasil têm entrada gratuita nos dias de programação regular (ingressos limitados).

Garanta com antecedência seu ingresso para qualquer dia do mês. Programação sujeita a alteração

85 lugares – Dolby Digital Ar-condicionado

Acesso para portadores de necessidades especiais

Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028 Centro Histórico

Porto Alegre RS Brasil 90010-191 Telefone: 51 3287.5500

scultura@santander.com.br

www.santandercultural.com.br

(7)

Santander

Relações com a Imprensa

Tel. 11 3553-5132 E-mail: imprensa@santander.com.br ter a sex, das 10h00 às 19h00

sab, dom e feriados, das 11h00 às 19h00

Relações com a Imprensa

(11) 3553-7061/5157/5170/2803/5244/5106/5259/5166 (51) 3028-3231- Regional Sul e-mail: imprensa@santander.com.br www.santander.com.br twitter.com/santander_br SAC 0800 762 7777 Ouvidoria: 0800 726 0322

Mariele Salgado Duran

Assessoria de imprensa especializada 51-3028.3231 / 9189.8847

assessoria@marielesalgado.com.br

Skype: mariele_salgado

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 69 / 408 Moinhos de Vento - Porto Alegre Rio Grande do Sul cep 90430-010

Referências

Documentos relacionados

Utilizaremos o PostgreSQL 9.6 como base para realização deste treinamento, portanto é alta- mente recomendado que cada aluno tenha previamente esta versão instalada em

Os dados foram colhidos do Sistema de Informação de Mortalidade e das fichas de investigação de óbito materno da Secretaria de Saúde do município.. Dentre os óbitos

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O objetivo deste trabalho foi mostrar, por meio de uma análise dos textos de Gramsci, mas não apenas, como sua reflexão sobre Boulanger e Dreyfus se insere dentro de uma

O estágio profissionalizante encontrou-se organizado em sete estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com quatro semanas

However, we found two questionnaires that seemed interesting from the point of view of gathering information about students' perspective on the use of

Nessa medida, procedeu-se inicialmente à revisão da literatura disponível sobre a resiliência, com especial ênfase na sua relação com a prática desportiva e o suporte social,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o