• Nenhum resultado encontrado

4 PLANOS COLOCALIZADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4 PLANOS COLOCALIZADOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Área de Atuação: Energia Página: 110

DIREITOS RESERVADOS CNEC Revisão: 0

4 PLANOS E PROGRAMAS COLOCALIZADOS 4.1 ASPECTOS GERAIS

Existem ações privadas e públicas programadas e/ou em execução envolvendo ações de âmbito social, econômico e ambiental que abrangem os municípios da área de influência do empreendimento em pauta.

Principalmente em função da elevada participação das despesas de custeio nos gastos totais, os municípios da área de influência do projeto UHE Mauá por sua vez, possuem poucos recursos financeiros próprios para aplicações em programas e planos de investimento próprios em suas comunidades, por isso os mesmos dependem em grande parte de transferências financeiras feitas pelo Estado e/ou pela União.

É importante destacar que a exigência, adequação, aplicação e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal tem sido fator limitante para novos investimentos nos municípios em geral, principalmente em função do rigor de suas normas. Ademais, atualmente (novembro 2004 ⎯ janeiro 2005) os municípios encontram-se em fase de transição administrativa em função das eleições para prefeitos e vereadores realizadas recentemente. Por isso é difícil identificar e descrever planos e programas municipais em nível local.

4.2 EXCERTOS DO PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ – 2004 – 2007

O Governo do Paraná dispõe do Plano Plurianual 2004 ⎯ 2007 que contempla o conteúdo programático das ações previstas para este período de gestão pública. Na verdade os programas geralmente possuem características gerais aplicáveis em qualquer município paranaense. A execução dos mesmos depende muito do engajamento das unidades, núcleos ou representações regionais de cada uma das Secretarias de Estado e da articulação e do empenho das administrações municipais inseridas na área de estudo.

Os programas do governo estadual mais diretamente voltados ao contexto do desenvolvimento econômico e social da região que de uma forma ou outra tenham relações diretas ou indiretas com a implantação do empreendimento hidroenergético previsto para a área constam da seleção de programas, linhas de ação e ementas apresentadas a seguir. 4.2.1 Programa meio ambiente

Linha de ação: Zoneamento Ecológico e Econômico do Paraná

Síntese: Desenvolver e implementar um instrumento de organização e gerenciamento que respeite os limites de uso e ocupação do território paranaense e dos seus recursos naturais como referencial na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelecendo medidas e padrões de proteção ambiental destinadas a assegurar a qualidade ambiental dos recursos hídricos, do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e melhoria das condições de vida da população. Linha de ação: Conservação e Proteção da Biodiversidade no Paraná /GEF – CODAPAR

Síntese: Reorientar a política ambiental estadual através do estabelecimento de diretrizes estaduais de planejamento, interligando esforços públicos e privados, compatibilizando programas e projetos em andamento, tendo como horizonte e base a sustentabilidade

(2)

Área de Atuação: Energia Página: 111

DIREITOS RESERVADOS CNEC Revisão: 0

ambiental e social voltadas à conservação da biodiversidade nativa dos ecossistemas representativos do Estado do Paraná.

O Projeto Paraná biodiversidade está centrado em três grandes pontos:

A mudança da postura do consumo da sociedade, com maior ênfase ao setor rural, diante dos requerimentos exigidos para a conservação e proteção da biodiversidade. A programação de intervenções técnico-operacionais capazes de reverter o quadro de avanço da degradação dos recursos naturais proporcionando por conseqüência a revitalização da diversidade, e;

O exercício de um novo modelo institucional que permita uma maior racionalização dos recursos aplicados e uma maior eficácia no alcance de resultados das ações dos agentes diretamente envolvidos com o tema.

Linha de ação: Bacia Azul - Pró-Saneamento – SUDERHSA

Síntese: Realizar estudos, projetos e obras de drenagem para controle da erosão e enchentes; contenção de encostas em rios, erosão marinha e poços artesianos.

Linha de ação: Município Verde - Ações do Programa Nacional do Meio Ambiente Síntese: Estimular a adoção de práticas sustentáveis entre os diversos setores cujas atividades impactam o meio ambiente e contribuir para o fortalecimento da infra-estrutura organizacional e de regulamentação do poder público para o exercício da gestão ambiental do estado, melhorando efetivamente a qualidade ambiental e gerando benefícios sócio-econômicos. Com a SUDERHSA: Promover ações de recuperação ambiental dos fundos de vale, dos lixões, das áreas urbanas erodidas e áreas sujeitas a inundações, em parcerias com os municípios; Em ações conjuntas com a SANEPAR e 250 municípios, o tratamento de esgotos domésticos, com implantação de programa de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos; Dar continuidade às ações do ICMS ecológico em municípios contemplados com áreas de mananciais e unidades de conservação; Colocar a disposição dos municípios, dados, informações e subsídios técnicos para a execução de Planos Diretores Municipais, que os credenciem na obtenção de recursos junto ao Estado e a União.

4.2.2 Programa expansão produtiva

Linha de ação: Desenvolvimento da Agricultura

Síntese: Desenvolver instrumentos de inserção social, através de práticas que propiciem reduzir a situação de pobreza rural no Estado numa ação de desenvolvimento sustentável, apoiada na modernização tecnológica, na geração de novos empregos, na proteção ao meio ambiente e na melhoria das condições de habitação e saneamento básico dos agricultores familiares e pescadores artesanais. O Programa vai atuar no desenvolvimento da área social, no desenvolvimento interativo das sociedades indígenas, no desenvolvimento da área produtiva, na agroindustrialização, no turismo rural, na capacitação, na implantação de infra-estrutura, no reordenamento fundiário, na inserção social e no desenvolvimento territorial.

Implementar um conjunto de medidas destinadas aos setores da agricultura, pecuária, aqüicultura, pesca e florestas, cujos objetivos são promover o desenvolvimento sustentado em zonas rurais, incentivar a modernização e promover a diversificação dos diferentes setores agropecuários.

(3)

Área de Atuação: Energia Página: 112

DIREITOS RESERVADOS CNEC Revisão: 0

Existe também o programa de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar que visa a inserção social do agricultor familiar.

Linha de ação: Apoio ao Empreendedorismo Regional

Síntese: Promover o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná de forma sustentável, através do fomento à implantação de novos investimentos nos segmentos industriais, comerciais, e de serviços.

Linha de ação: Desenvolvimento da Competitividade em Cadeias Produtivas

Síntese: Mobilizar e conscientizar as áreas pólos e cadeias produtivas locais, em especial o segmento das micros, pequenas e medias empresas paranaenses sobre a importância dos fatores e condicionantes da competitividade em nível empresarial: produtividade, qualidade, inovação e ‘marketing’.

Linha de ação: Desenvolvimento da Agroindústria

Síntese: Agregar valor aos produtos agrícolas através da implantação, modernização ou adequação de pequenas e médias unidades agroindustriais familiares, agroalimentares e de artesanato, gerando emprego e renda, bem como inserindo os agricultores familiares de forma profissional e com competitividade no mercado, tendo como premissa a sustentabilidade social, econômica e ambiental com conseqüente melhoria das condições de vida dos mesmos.

Linha de ação: Desenvolvimento da Produção Florestal

Síntese: A Ambiental PR Florestas tem por objetivo a atuação num segmento extremamente carente de investimentos no estado do Paraná, que é o reflorestamento. Essa atividade proporciona uma grande contribuição na geração de empregos para o homem do campo, na fixação de pequenas indústrias na região, na preservação das florestas nativas e na ampliação de áreas de preservação ambiental mantendo sua biodiversidade.

Linha de ação: Emprego, Trabalho e Renda

Síntese: Promover a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, dar assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado e apoiar o desenvolvimento da geração de emprego e renda; economia solidária. Frentes de trabalho e cidadania, primeiro emprego, e observatório do trabalho; qualificação social e profissional visando auto-emprego e emprego e renda. Promover o incremento da geração de emprego e renda, a descentralização regional e a preservação ambiental, mediante o apoio à implantação, à expansão e à reativação de empreendimentos localizados ou que venham a se estabelecer no Estado.

Linha de ação: Preservação da Saúde/ Saneamento Ambiental

Síntese: Promover estudos e executar projetos e obras de drenagem para controle da erosão e cheias; obras nas encostas de rios; manter, limpar e desassorear canais de macro e micro drenagem na região litorânea, construir espigões, poços tubulares artesianos profundos para abastecimento público de uso doméstico, industrial, hospitalar e rural (agrícola); Dotar os municípios com barracões especiais para reciclagem e processamento do lixo urbano, rural, industrial e hospitalar; recuperar áreas degradadas e fundos de vale;

(4)

Área de Atuação: Energia Página: 113

DIREITOS RESERVADOS CNEC Revisão: 0

construir barragens, parques, estradas vicinais, pontes e canais para controle de enchentes e erosão.

4.3 PLANOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDRELÉTRICA NO RIO TIBAGI

As características e a capacidade hídrica do rio Tibagi contribuíram para a realização de vários estudos de viabilidade para diversos aproveitamentos hidroenergéticos. Além do presente empreendimento previsto ⎯ Usina Hidrelétrica Mauá ⎯ projetado para ser implantado no trecho médiodo rio Tibagi, próximo, a montante, da UHE Presidente Vargas existente na localidade de Mauá em Telêmaco Borba, sendo que, em Ortigueira, as localidades mais próximas do empreendimento existente e projetado são as comunidades de Palmital do Natingui e Natingui, também existem outras usinas hidrelétricas projetadas para o rio Tibagi, conforme resumo no Quadro 4.3.1 apresentado a seguir.

Quadro 4.3.1 - Usinas hidrelétricas em estudo no rio Tibagi, estado do Paraná

Denominação Posição no rio Tibagi Localização em relação a UHE – Mauá projetada

Santa Branca Km 384,6 Montante

Tibagi Km 355.9 Montante

Telêmaco Borba Km 315,4 Montante

Mauá Km 229,7 Empreendimento em pauta

São Jerônimo Km 168,2 Jusante

Cebolão Km 121,7 Jusante

Jataizinho Km 90,7 Jusante

Fonte: COPEL. Rio Tibagi – Realização dos estudos de Inventário.

4.4 PROJETO REGIONAL DE FOMENTO FLORESTAL

O desenvolvimento da cadeia produtiva florestal está sendo incentivado principalmente no sentido de ampliar a oferta de matéria prima: toras e madeira. Nesse sentido encontra-se em andamento o “Projeto de Fomento Florestal da Região do Médio Tibagi” que incentiva o plantio de árvores em terras impróprias para a lavoura tradicional. O mote é “faça uma poupança verde” visando atrair a participação dos proprietários de terras rurais. A promoção do projeto conta com a iniciativa privada e pública, contando com a participação de organizações como: Indústrias Klabin do Paraná, SEAB, IAP, EMATER-PR e as prefeituras municipais de Curiúva, Ipiranga, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, todas inseridas no contexto da área de influência do empreendimento UHE Mauá. A produção e a oferta de matéria prima florestal são consideradas atividades importantes para a região principalmente pela criação e/ou manutenção direta e indireta de empregos e renda nos municípios beneficiados.

(5)

Área de Atuação: Energia Página: 114

DIREITOS RESERVADOS CNEC Revisão: 0

4.5 PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO COMPLEXO INDUSTRIAL KLABIN

Segundo o jornal Gazeta do Povo de Curitiba, de 1° de novembro de 2004, p. 21, o complexo empresarial Klabin pela comemoração dos seus 70 anos de operação prepara-se para lançar o seu maior investimento nos últimos 15 anos. A projeção do grupo é dobrar em dois anos a capacidade de produção de cartão para embalagem. Destaca-se que a fábrica paranaense, instalada em Telêmaco Borba, é a única do grupo que reúne todas as fases de produção do cartão. O projeto final e seus valores devem ser anunciados somente no início de 2005. A Klabin, no Paraná, é um marco no desenvolvimento do grupo empresarial. Por isso, e também pelas características do dinâmico setor florestal – madeireiro existente na região, tudo indica que a unidade paranaense situada em Telêmaco Borba venha a receber os investimentos desse projeto, ampliando ainda mais o desenvolvimento da área de estudo do empreendimento previsto a ser implantado no médio rio Tibagí: UHE Mauá.

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

1.1 A presente licitação tem por objeto o registro de preços para Aquisição de Materiais (Vidrarias e Reagentes) para os Laboratórios de Química do

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Número de amostras de sangue de cães estuda- das segundo o resultado da reação de imunofluorescência indireta (RIFI) para leishmaniose e reação em cadeia pela polimerase (PCR)..

Chalcidoidea associadas, infestação dos frutos em diferentes localidades, resistência de plantas de espécie próxima (Psidium longipetiolatum) e processo de formação da

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

• O equipamento tiver sofrido danos por acidentes ou agentes da natureza, maus tratos, descuido, ligação à rede elétrica imprópria, exposição a agentes químicos e/ou