• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DO AMBULATÓRIO DE FERIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MARIANE CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS, ROSA ALICE DE FATIMA FRANZOLIN

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CELENE APARECIDA FERRARI AUDI

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): JOAO CESAR CASTILHO

(2)

Implantação do Ambulatório de Feridas na Unidade Básica de Saúde.

RESUMO

A pele é o maior órgão do corpo. Um indivíduo de porte médio possui aproximadamente 2m² de pele com espessura média de 2 mm. Apesar de seu aspecto aparentemente simples e de sua função como envoltório protetor do corpo, ocorrem muitos processos fisiológicos importantes para manter a integridade da pele. Sua fisiologia pode ser dividida em três categorias principais: Proteção, Imunidade e Termorregulação. Também é uma função desse órgão atuar como uma barreira física contra microrganismos, traumatismos, raios ultravioletas (UV) e perda do líquido corporal para o meio ambiente. O objetivo é implantar um ambulatório de feridas na unidade básica de saúde com uma equipe interdisciplinar. Acompanhar os clientes portadores de lesões agudas e crônicas oferecendo acolhimento e cuidados para estes clientes. Metodologia: atender os clientes portadores de feridas agudas e crônicas com diagnóstico médico prévio da etiologia da ferida passível de tratamento em nível ambulatorial. Oferecer tratamento adequado para cada tipo de lesão. Resultados alcançados: nos primeiros meses pudemos ter um resultado da melhora na cicatrização das lesões dos clientes com curativos diários e orientações. Os clientes tiveram adesão ao tratamento e isso contribuiu para a cicatrização. Considerações finais: Espera-se que os clientes portadores de lesões agudas e crônicas continuem aderindo ao tratamento para que as lesões sejam cicatrizadas.

INTRODUÇÃO

A pele é o maior órgão do corpo. Um indivíduo de porte médio possui aproximadamente 2m²de pele com espessura média de 2 mm. Apesar de seu aspecto aparentemente simples e de sua função como envoltório protetor do corpo, ocorrem muitos processos fisiológicos importantes para manter a integridade da pele. Sua fisiologia pode ser dividida em três categorias principais: Proteção, Imunidade e Termorregulação. Também é uma função desse órgão atuar como uma barreira física contra microrganismos, traumatismos, raios ultravioletas (UV) e perda

(3)

do líquido corporal para o meio ambiente (ROSSI, 2010). Este órgão é composto por três camadas: epiderme, derme, segue o processo de cicatrização sequencial e ordenado, resultando em hipoderme ou tecido subcutâneo. A lesão é simplesmente a ruptura da integridade da pele. As lesões podem ser agudas ou crônicas. Uma lesão aguda é aquela que uma área que apresenta integridade anatômica e funcional. (SMANIOTTO, 2012).

Segundo Barbul (1993), uma lesão cutânea desencadeia uma série de eventos biológicos que resultam em uma ferida cicatrizada. Esse processo começa com a hemostasia e inflamação que se caracteriza por aumento da permeabilidade vascular, quimiotaxia das células da circulação para dentro do meio ambiente da ferida e fatores de crescimento e ativação de células migrantes.

As lesões agudas são causadas por cirurgia ou trauma, em contrapartida, a lesão crônica equivale ao insucesso na apresentação de uma área com integridade da pele prejudicada. As lesões crônicas falham em seguir um processo ordenado e sequencial devido a fatores precipitantes, como diabetes, hipertensão, desnutrição, doença vascular periférica, imunodeficiência e infecção. Uma lesão aguda pode tornar-se uma ferida crônica a qualquer momento. (FRANCO,2008).

As lesões agudas e crônicas podem ser definidas como feridas de espessura parcial ou total. As feridas de espessura parcial envolvem a epiderme e podem afetar a derme. Uma lesão de espessura parcial é uma ferida rasa, que usualmente é úmida e dolorosa. As feridas de espessura total envolvem a perda da epiderme, derme e tecido subcutâneo, podendo envolver musculo, tendões, ligamento e osso. Uma lesão de espessura total afeta uma grande quantidade de perca tecidual e aparece como uma cratera ou fenda. A pele, quando lesada, inicia imediatamente o processo de cicatrização independente da etiologia da lesão. Sua restauração ocorre por meio de um processo dinâmico, contínuo, complexo e interdependente, composto por uma série de fases sobrepostas denominadas de cicatrização. (FONTES, 2011).

OBJETIVOS

Implantar Ambulatório de Feridas Unidade Básica de Saúde com equipe interdisciplinar.

(4)

METODOLOGIA

Características dos participantes: Clientes portadores de feridas agudas e crônicas com diagnóstico médico prévio da etiologia da ferida passível de tratamento em nível ambulatorial.

Delineamento do estudo: Está sendo realizado a implantação de ambulatório de feridas na Unidade Básica de Saúde em parceria com Interclínicas Campus III do Centro Universitário de Jaguariúna. Onde os portadores de lesões agudas e crônicas serão avaliados por alunos do curso de enfermagem e juntamente com a equipe de docentes interdisciplinares: nutrição, enfermagem e fisioterapia, discutir o melhor tratamento para o paciente. Dentro deste contexto o curativo se torna mais eficaz, pois a equipe tem um importante papel na assistência ao paciente portador de lesões sendo também uma forma educativa ensinando o paciente o autocuidado e estimulando sua independência.

DESENVOLVIMENTO

Os alunos juntamente com os professores agendam os clientes portadores de lesões agudas e crônicas para realizarem os curativos. Foi construída uma planilha com local, data e hora para que os clientes não esqueçam os dias e horários dos curativos.

Iniciamos com três clientes para realização dos curativos sendo, um cliente com ulcera venosa crônica em MMII há mais de 7 anos, cliente portador de ulcera venosa crônica em MIE há mais de 3 anos, e um cliente com lesões em MID há 4 meses por Dermatite Tópica.

Os materiais e coberturas são oferecidos pela Unidade Básica de Saúde. As lesões são avaliadas pela equipe interdisciplinar com professores e alunos sendo registrados por fotos. Após cada encontro os alunos realizam um relatório descrevendo a evolução das lesões, ficando registrado no prontuário do cliente para consulta da equipe. Os alunos no final do semestre receberão certificado do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) e irão escrever um relato de experiência sobre a vivência de participar desta ação.

(5)

RESULTADOS PRELIMINARES

A reforma do espaço físico para implantação do ambulatório já foi finalizada e os curativos deram início em maio/2017 sendo agendados todos os dias com os próprios clientes. Foram assinados os termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE), pelos portadores de lesões para inclusão/exibição de imagens no final do tratamento. Assim que as lesões apresentarem melhoras são agendados os curativos dias alternados ou conforme avaliação pela equipe interdisciplinar.

FONTES CONSULTADAS

SMANIOTTO, P.H.S.; FERREIRA, M.C.; ISAAC, C.; GALLI, R.Sistematização de curativos para o tratamento clínico das feridas. Rev Bras Cir Plást. 2012;27(4):623-6

MORAIS, G.F.C.; OLIVEIRA, S.H.S.; SOARES, M.J.G.O.; VALIAÇÃO DE FERIDAS PELOS ENFERMEIROS DE INSTITUIÇÕES HOSPITALARES DA REDE PÚBLICA.Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Jan-Mar; 17(1): 98-105.

FRANCO, D.; GONÇALVES, L.F.; FERIDAS CUTÂNEAS: A ESCOLHA DO CURATIVO ADEQUADO. Rev. Col. Bras. Cir. Vol. 35 - Nº 3, Mai. / Jun. 2008.

Úlcera por pressão em pacientes críticos: incidência e fatores associados. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 mai-jun;69(3):460-7.

FONTES, M.M.A.; GAMA, F.N.; ANÁLISE DA TÉCNICA DO CURATIVO NO TRATAMENTO DE FERIDAS EM UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CORONEL FABRICIANO – MG. Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG - V.4 - N.2 - Nov./Dez. 2011.

Caderno de Atenção Primária

“Procedimentos”189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad30.201 1.

ROSSI, L.A.; MENEZES, M.A.J.; GONÇALVES, N.; SILVA, C.L.C.; JUNIOR, J.A.F.; S, R.A.G.; Cuidados locais com as feridas das queimaduras. Revista Brasileira de Queimaduras.2010.

YAMADA, B.F.A.; JORGE. A.S.; DANTAS, S.R.P.E.; O processo de limpeza de feridas. Abordagem multiprofissional do tratamento de feridas. São Paulo: Atheneu;2003. p.5-67.

(6)

AUN, R.B. Artigo: “O exame da pele: um passo importante para a prevenção e tratamento das lesões”. 28 de agosto. 2004.

SECO, M.C. & PUIG, M.N. Qualidade de vida e cicatrização são possíveis:

Referências

Documentos relacionados

Contém a representação apresentada ao Conselho de Decanos sobre as condições que devem ser observadas para o exercício de Vice Conservador da Universidade, de modo a

Como parceira no ciclo da produção e comercialização, (CALBINO et al., 2017), a prefeitura do município de Sete Lagoas – MG, realiza a compra de grande parte

a- queles que não tiveram acesso ao conhecimento; a Teoria da Escola Dualista elaborada por C.. lh.os) à margem do próprio movimento proletário. Fica evidente

La Gerencia Estratégica de Costos supone un enfoque de la Contabilidad como instrumento para facilitar la implementación y el desarrollo de estrategias de negocios, ya que

O tempo médio de germinação do experimento (TMG) foi de 20,47 dias, sendo verificada diferença significativa entre os substratos somente na população Canaã onde no

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Sobre a entrevista concedida pelo presidente da Comissão Municipal de Empresários de Macaé, observou-se que logo ao ser provocado sobre qual a importância que o