• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - Aleluia Cerâmicas, S.A. (Esgueira)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - Aleluia Cerâmicas, S.A. (Esgueira)"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

Tp E

-f

RELATÕRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Gestão

Silvana Marques Oliveira

(2)

Relatório de Estágio

Silvana Marques Oliveira

Relatório para obtenção do Grau de Licenciado em Gestão

(3)

Agradecimentos

Pelo apoio incondicional que me deram e por toda a paciência que tiveram comigo ao longo de todo o meu percurso académico, quero agradecer em primeiro lugar à minha irmã Simone e aos meus pais, que me possibilitaram com esforço a frequência de uma licenciatura.

Agradeço com muito carinho à minha supervisora de estágio, Dr.ª Andreia Gonçalves, que me orientou ao longo do estágio e que me transmitiu todos os conhecimentos necessários à realização do mesmo.

À Aleluia Cerâmicas S.A., por ter aceite o meu pedido de estágio e, em particular, ao Departamento Comercial que me acolheram com toda a sua boa disposição e que se disponibilizaram a esclarecer todas as dúvidas que me surgiram ao longo deste período. Aos meus amigos, que me ajudaram a superar com ânimo as fases mais difíceis do meu percurso académico.

Quero também expressar a minha gratidão para com a professora Doutora Ana Poças, que se disponibilizou a ser minha orientadora de estágio, pela ajuda, compreensão e paciência que teve comigo na elaboração deste relatório.

Por último, gostaria de agradecer à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda e aos professores que fui encontrando ao longo desta caminhada, pelos conhecimentos que transmitiram e pela ajuda que ofereceram.

(4)

Ficha de Identificação

Aluna: Silvana Marques Oliveira

Número: 1010135

Estabelecimento de Ensino: Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico da Guarda

Curso: Gestão

Empresa Recetora: Aleluia Cerâmicas, S.A.

Morada: Quinta do Simão - Esgueira

Apartado 3024

Contatos: Tel: +351 234 305 600

Fax: +351 234 305 699 E-mail: geral@aleluia.pt

Duração do Estágio: 400 Horas

Início do Estágio: 17 de Março 2014

Termo do Estágio: 28 de Maio 2014

Supervisora: Andreia Gonçalves

(5)

Plano de Estágio

O plano de estágio elaborado pela supervisora de estágio na empresa, definiu as seguintes atividades/competências a desenvolver ao longo das 400h de estágio:

 Familiarização com a cultura organizacional, departamentos e produtos

comercializados;

 Aquisição de noções básicas relativamente às características técnicas do produto comercializado, sistema de armazenagem e expedição;

 Obtenção de conhecimento relativamente à tipologia dos clientes e agentes da empresa;

 Identificação das responsabilidades da função de gestor de cliente dos mercados alemão, austríaco e checo;

 Participação na elaboração de encomendas e respetivo registo, cativação de material e preparação de cargas;

 Conhecimento dos processos associados ao transporte terrestre e marítimo, documentos necessários, meios de pagamento, incoterms, tratamento de reclamações e cobranças;

 Acompanhamento em todo o processo comunicacional entre cliente e empresa em

prol de um bom serviço comercial, em articulação com os colegas, respeitando a respetiva hierarquia;

(6)

 Contacto com outras realidades comerciais da Aleluia Cerâmicas, S.A., relativamente a outros mercados externos com o apoio dos respetivos gestores de cliente, em momentos de menor carga de trabalho;

(7)

Resumo

O presente relatório tem como finalidade descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular de 400 horas, na Aleluia Cerâmicas, S.A., sediada em Esgueira, Aveiro. O estágio foi cumprido no Departamento Comercial, e centrou-se no desenvolvimento de atividades relacionadas com a Gestão de Clientes.

Com este relatório pretende-se mostrar como o estágio foi importante na aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura em Gestão, num contexto real de trabalho, permitindo assim um contacto direto com o mercado de trabalho. Este estágio foi realizado na Aleluia Cerâmicas, S.A., uma das maiores empresas de pavimentos e revestimentos cerâmicos em Portugal, o que me proporcionou uma experiência muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem de competências profissionais. Palavras-Chave: Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos, Cerâmica, Gestão de Clientes Classificação Jel: M10

(8)

Índice

Agradecimentos ... I Ficha de Identificação ... II Plano de Estagio ... III Resumo ...V Índice ... VI Índice de Figuras ... VII Índice de Tabelas ...VIII Índice de Gráficos ... IX Índice de Anexos ...X Lista de abreviaturas/siglas ... XI

Introdução ... 1

1. Aleluia Cerâmicas S.A. ... 3

1.1. História da Aleluia Cerâmicas S.A. e das suas Unidades Industriais ... 3

1.1.1. Unidade de Esgueira ... 4

1.1.2. Unidade de Ílhavo ... 7

1.1.3. Unidade Industrial de Vagos ... 8

1.1.4. Unidade de Sintra ... 8

1.1.5. Mercados da Aleluia, S.A. ... 9

1.2. Missão e Valores da Empresa ... 10

1.3. Organograma... 11

1.4. Análise SWOT ... 12

1.5. Análise do Setor dos Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos ... 14

2. Atividades desenvolvidas durante o Estágio ... 17

3. Conclusão ... 21

(9)

Índice de Figuras

Figura 1- Logotipo Aleluia Cerâmicas ... 3

Figura 2-Largo dos Santos Mártires (1905) ... 4

Figura 3-Sede, Fábrica e Showroom, Esgueira ... 5

Figura 4 - Antiga Estação Ferroviária de Aveiro ... 6

Figura 5- CLA, Ílhavo ... 7

Figura 6- Keratec, Vagos ... 8

Figura 7 - Viúva Lamego, Sintra ... 8

(10)

Índice de Tabelas

(11)

Índice de Gráficos

Gráfico 1- Organograma Aleluia Cerâmicas ... 11 Gráfico 2- Mercados de Exportação, Pavimentos e Revestimentos ... 15

(12)

Índice de Anexos

Anexo 1 - Texto p/ novo site ... 24

Anexo 2 - Text p/ novo site traduzido ... 33

Anexo 3 – Exemplo de Listagem de Encomendas Pendentes ... 44

Anexo 4 – Listagem de Preços ... 475

Anexo 5 – Exemplo de Guia de Encomenda ... 486

Anexo 6 – Informação em Excel p/ cliente Russo... 47

Anexo 7 - Exemplo de Listagem de Encomendas pendentes por Agente ... 48

Anexo 8 – Preços novos p/ cliente B.Segl ... 50

Anexo 9 – Exemplo de Guia de Remessa... 51

Anexo 10 - Exemplo de Guia de Encomenda de Marketing ... 52

(13)

Lista de abreviaturas/siglas

AB Auftragasbestätigung (Listagem de Encomendas Dependentes)

CLA Centro Logístico Aleluia

DIY Do-it-Yourself

I&D Investigação e Desenvolvimento

SWOT Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats

UI Unidade Industrial

(14)

Introdução

O presente relatório tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular, com uma duração de 400h, com início a 17 de março e fim a 28 de maio do ano de 2014.

O estágio decorreu na empresa Aleluia Cerâmicas, S.A., mais concretamente no departamento comercial. Neste relatório é feito um enquadramento da empresa no seu setor de atividade e são descritas as atividades desenvolvidas durante esse período. Deste modo, o relatório encontra-se organizado em duas partes. No primeiro capítulo, é feita uma descrição da empresa e uma análise ao sector dos pavimentos e revestimentos cerâmicos na Europa para conhecer o meio económico em que a empresa desenvolve a sua atividade. No segundo capítulo do trabalho são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio.

No final do relatório é apresentada uma conclusão expondo os aspetos mais importantes desta experiência e o seu contributo para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

(15)

Capítulo I

Caracterização e Identificação

da Empresa

(16)

1. Aleluia Cerâmicas S.A.

A Aleluia Cerâmicas S.A. (figura 1) é uma empresa que se destina à fabricação de revestimentos e pavimentos, e resulta da integração, por fusão em 2006, de várias empresas detentoras de algumas das principais marcas de cerâmicas: Aleluia, CeramicApolo¸ Viúva Lamego e Keratec. A empresa dispõe de uma oferta alargada de produtos que lhe confere uma grande relevância no sector: pavimentos e revestimentos cerâmicos em pasta branca, porcelanato e porcelanato extrudido, azulejaria tradicional e ainda porcelanato decorado através do processo de impressão digital.

Em 2012 a Aleluia Cerâmicas S.A. passou a integrar o Grupo Prebuild, que visou a reestruturação da empresa com o objetivo de obter uma maior eficiência industrial, através da flexibilização das linhas de produção, especialização das unidades industriais e internalização das operações contratadas.

1.1. História da Aleluia Cerâmicas S.A. e das suas

Unidades Industriais

A 01 de Janeiro de 2006 nasceu a Aleluia Cerâmicas S.A. através de uma fusão por incorporação da Sociedade Aleluia, Cerâmica, Comércio e Indústria, S.A., na CeramicApolo – Indústria Cerâmica, S.A.. Surgiu, assim, uma empresa com três unidades industriais: “Unidade de Esgueira e Edifício Sede” (Sociedade Aleluia, Cerâmica,

Comércio e Indústria, S.A.);“Unidade de Aguada de Baixo” (CeramicApolo – Indústria

Cerâmica, S.A.); e “Unidade de Ílhavo” (CeramicApolo– Indústria Cerâmica, S.A.); Figura 1- Logotipo Aleluia Cerâmicas

(17)

A Aleluia Cerâmicas, S.A. voltou a crescer no final do ano de 2006 com a integração da Fábrica Cerâmica Viúva Lamego, Lda., designada por “Unidade de Sintra”. No final de 2007, e no seguimento da estratégia de diversificação e aumento da oferta de soluções da empresa, ocorreu a fusão com a Keratec - Indústria Cerâmica, S.A., designada por “Unidade de Vagos”. Neste mesmo ano, foi inaugurado o Centro Logístico em Ílhavo, passando a dispor de um único local para armazenar a produção das cinco marcas pertencentes ao grupo. O Centro Logístico tem uma área de armazenamento coberto de 18 mil m², e resulta de um investimento de 6,5 milhões de euros.

No mesmo ano foi lançada a marca My Tile, quer utiliza uma tecnologia pioneira e inovadora em Portugal: a impressão digital em cerâmica.

De seguida apresenta-se uma breve descrição de cada uma destas unidades.

1.1.1.

Unidade de Esgueira

Foi no ano de 1905 que a Fábrica Aleluia, fundada por João Aleluia e quatro amigos, iniciou a sua atividade, instalada num modesto armazém do Largo dos Santos Mártires (figura 2). Nesta altura, a empresa dedicava-se, sobretudo, ao fabrico de louças para uso doméstico e azulejos em pequena escala.

Em 1917, João Aleluia decidiu transferir a fábrica para

uma propriedade sua na Rua e Cais da Fonte Nova, mantendo sempre uma estratégia de modernização permanente.

No período que se seguiu, a fábrica passou por algumas dificuldades, devido ao aumento da concorrência do mercado e consequentemente àsaída da maior parte dosfuncionários da fábrica. Estas dificuldades foram ultrapassadas com a ajuda dos filhos, cuja colaboração foi muito importante para a progressão desta unidade industrial.

Figura 2-Largo dos Santos Mártires (1905)

(18)

Depois da morte do fundador, em 1935, a viúva e os dois filhos constituíram em 1941 a firma Aleluia & Aleluia, conseguindo dar uma grande projeção à empresa. Compraram a Empresa Olarias Aveirense, Lda. para se dedicarem quase exclusivamente à produção, em grande escala, de artigos sanitários e deram à Fábrica Aleluia um enorme crescimento no sentido de a reservar sobretudo à produção de faiança decorativa, azulejos e painéis. Após o sucesso alcançado nacional e internacionalmente no início dos anos 70, a empresa foi vendida pelos filhos do fundador a uma sociedade anónima. Os novos proprietários mudaram toda a produção e serviços em 1982 para a Quinta do Simão em Esgueira, Unidade que se mantém até hoje. Nesta época a produção de louça, incluindo a sanitária, foi abandonada, enquanto a produção em monoporosa de azulejos de revestimento foi reforçada e consolidada.

A empresa passou a ser denominada de ALELUIA em 1992, depois do sucesso que teve na primeira exposição, na casa de móveis de Francisco Casimiro da Silva. Foi a partir deste ano que se deram novos avanços tecnológicos e o rejuvenescimento dos materiais utilizados, como a adoção do fabrico de azulejos por via seca, instalação da primeira série de máquinas para a preparação de pastas brancas e da primeira prensa com um sistema moderno.

A unidade fabril foi reconvertida em 1999, de modo a produzir revestimento e pavimento, passando a ter uma maior capacidade produtiva e três anos depois passou a ter mais uma linha de produção de revestimento/pavimento, aumentando a sua produção em cerca de 40%.

Em Dezembro desse mesmo ano, o novo edifício administrativo e social foi concluído com uma área de 3.000m², dotado ainda de um novo showroom (figura 3). A sua inauguração oficial, e da nova linha de produção, deu-se em Fevereiro de 2003 e contou com a presenca do então Ministro da Economia, Dr.

Carlos Tavares. Figura 3-Sede, Fábrica e Showroom,

Esgueira

(19)

Neste período, estabeleceu-se uma parceria com a empresa CeramicApolo, também produtora de pavimentos e revestimentos cerâmicos em pasta branca. Nasceu, assim, um acordo de gestão inter-empresas com o intuito de fazer face a um mercado cada vez mais competitivo, permitindo aumentar a sua capacidade produtiva. Constitui-se, então, o Primeiro grupo empresarial do setor com capital 100% português.

Atualmente, a Unidade Industrial de Esgueira produz pavimentos e revestimentos cerâmicos em pasta branca através do processo de monocozedura, pavimentos em porcelanato esmaltado e rodapés. Nesta unidade pode-se também encontrar a Secção de Pintura Manual de Painéis Artísticos, mantendo viva a tradição de azulejaria portuguesa. Em maio de 2015, foi anunciado pelo secretário de Estado, Jorge Barreto Xavier no Museu Nacional do Azulejo (MNAZ), durante a cerimónia de inauguração da sala Manuel dos Santos, a preparação da candidatura do azulejo português a Património da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). Esta candidatura está a ser preparada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Comissão Nacional da UNESCO/Ministério dos Negócios Estrangeiros para ser apresentada no início de 2018

No século XX, o azulejo entrou na arte urbana, por ser utilizado em vários espaços da modernidade, como aeroportos, estações de metro ou de comboio e viadutos rodoviários. "O azulejo português, ao longo dos últimos anos, tem vindo a ganhar destaque a nível internacional, servindo de inspiração, nomeadamente, a muitos costureiros e designers e está cada vez mais presente um pouco por todo o espaço lusófono", sustenta a tutela, para justificar a candidatura.

Em Aveiro há uma grande tradição do uso de azulejaria motivada pelo florescimento da atividade cerâmica na região. O antigo edifício da estação ferroviária de Aveiro (figura 4) é um magnífico exemplo de azulejos em tons de azul.

Figura 4 - Antiga Estação Ferroviária de Aveiro Fonte: www.travel-in-portugal.com

(20)

1.1.2.

Unidade de Ílhavo

Esta unidade foi fundada em 1979, antiga Ceramic - Mosaicos Cerâmicos, S.A.. A partir de Fevereiro de 2004 passa a incorporar a empresa Apolo Cerâmicas, S.A. e a empresa Comporcer, Lda, mudando de nome para CeramicApolo - Indústria Cerâmica, S.A.. Presentemente, esta unidade dispõe de uma área de 60.000 m², e dedica-se à produção de revestimento vidrado obtido pelo processo de monoporosa de uma pasta branca automatizada, de uma gama completa de decorações e faixas com diversas tipologias e de 4.200 m²/dia de pavimentos vidrados, obtidos pelo processo de monocozedura. Junto a esta unidade encontra-se o Centro Logístico Aleluia (CLA), que possui uma área de armazenamento coberto de 18 mil m² e 12 metros de altura, com capacidade para 3 milhões de m² de produtos (figura 5).

Figura 5- CLA, Ílhavo Fonte: www.aleluia.pt

(21)

1.1.3.

Unidade Industrial de Vagos

A unidade de Vagos (figura 6) foi fundada no ano de 1999, tem uma área total de 42.500 m² e está focada na produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos em porcelanato extrudido. Tendo como nome Keratec, esta unidade industrial foi pioneira no mercado mundial, com produtos cujo processo de produção lhe confere características físico-químicas de elevada qualidade.

1.1.4.

Unidade de Sintra

Fundada em 1849, a Fábrica Viúva Lamego teve inicialmente uma produção diversificada, quer em barro vermelho de artigos utilitários, quer em barro branco com faianças e azulejos. As suas instalações fabris encontravam-se no edifício que hoje dá lugar à loja principal, no Largo do Intendente, em Lisboa. A produção passou para Palma (Lisboa) nos anos trinta e nessa época assistiu-se, ao invés da produção do barro vermelho, ao crescimento da produção de azulejo,

para acompanhar o crescente interesse, surgindo assim uma colaboração com artistas plásticos. Em 1992 a produção foi transferida para a Abrunheira - Sintra, onde se mantém até hoje (figura 7).

Hoje, a produção desta unidade centra-se nas faianças e azulejos tradicionais, quer em padrão, quer em painéis, sendo os mesmos fabricados em chacota normal (prensa) ou em lastra (extrusão), conferindo-lhe um aspeto mais irregular.

Figura 6- Keratec, Vagos Fonte:www.aleluia.pt

Figura 7 - Viúva Lamego, Sintra Fonte:www.aleluia.pt

(22)

1.1.5.

Mercados da Aleluia, S.A.

Atualmente a Aleluia, S.A. está presente no mercado nacional e em mais de 40 países espalhados pelo mundo.

As vendas da Aleluia estão concentradas no mercado Europeu (figura 8), onde França é o seu principal mercado. O mercado norte-americano conta com 440 pontos de distribuição, tornando o seu representante um dos principais clientes da empresa.

Recentemente a empresa decidiu apostar no Médio Oriente (Emirados Árabes Unidos, Qatar, Líbano e Jordânia), no Norte de África e também na Austrália. Estes mercados ainda não têm vendas expressivas embora estejam em constante crescimento. A Aleluia tem ainda boas respetivas em relação ao Brasil onde a marca Keratec está a ter uma implementação razoável.

Figura 8- Países Europeus em que a Aleluia está presente Fonte: www.aleluia.pt

(23)

1.2. Missão e Valores da Empresa

“A missão é a razão de existir da empresa, é a sua definição que torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa” (Drucker, 2011).

A Aleluia Cerâmicas, S.A., tem como missão, numa ótica nacional e internacional, conceber, fabricar e vender os seus produtos cerâmicos, de forma a maximizar a fiabilidade dos seus produtos e serviços, criando valor acrescentado e procurando a todos os níveis a excelência em permanente harmonia com o meio envolvente minimizando o seu impacte ambiental.

Sendo os valores um elemento estruturante da missão, representam os princípios e as convicções, decorrentes da finalidade atribuída à empresa, e a ética a respeitar para atingir essa mesma finalidade.1

Assim, os valores da Aleluia Cerâmicas, S.A. são:

 Orientação para o mercado promovendo a satisfação e fidelização do cliente;

 Criação de valor melhorando continuamente os seus produtos e serviços;

 Responsabilidade com todo o meio envolvente, nomeadamente através de

políticas de proteção ambiental;

 Reforço das marcas;

 Lançar produtos de prestígio para a gama média/alta;

 Reforçar a internacionalização da empresa;

 Adotar como padrão de desempenho "Fazer bem à primeira e dentro do custo esperado";

 Motivação dos Recursos Humanos criando condições para o sucesso da

organização.

É possível concluir que os valores da empresa são coerentes com a sua missão, e como foi possível observar ao longo do período de estágio, refletia-se no comportamento de todos os trabalhadores e no clima de trabalho.

(24)

1.3. Organograma

Um organograma é a representação gráfica da estrutura de uma organização, onde são visíveis a divisão do trabalho em componentes e as relações hierárquicas (Carvalho, 2011).

Como se pode observar a partir do gráfico 1, a Aleluia Cerâmicas,S.A. utiliza um tipo de organograma horizontal, que tem como característica a proximidade entre o nível de chefia mais alto e o nível mais operacional. Esta proximidade facilita a comunicação na empresa e aumenta a responsabilidade de cada colaborador, pois permite ter uma maior participação dos mesmos. Deste modo, o clima de relações humanas é favorecido, aumentando a motivação, contribuindo para uma maior satisfação no trabalho.

Direcção Direcçao de Promoçao e Marketing Direcçao Comercial Mercado Interno Gestor de Clientes Mercado Externo Responsável de Mercado Gestor de Clientes Direcçao de I & D Direccao de RH Direccao Administrativo -Financeiro Direcçao Industrial Geral Direcçao Manutençao Planeamento CLA U.I. Esgueira U.I. Vagos U.I. Sintra U.I. Ílhavo

Direcçao de Qualidade e Ambiente

Gráfico 1- Organograma Aleluia Cerâmicas Fonte:www.aleluia.pt

(25)

1.4. Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta simples para verificar ou formular a posição estratégica da empresa, no ambiente em questão. Esta metodologia permite fazer, através de uma matriz, a síntese entre a análise externa (oportunidades e ameaças) e interna da empresa (fraquezas e forças).

O ambiente externo está fora do controlo da organização, sendo fundamental conhecê-lo e monitorá-lo de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Quando não é possível evitar as ameaças, é necessário traçar uma estratégia para enfrentá-las, diminuindo assim os seus efeitos.

O ambiente interno pode ser controlado pela empresa, uma vez que é o resultado das estratégias definidas pela própria organização. Assim, quando se está perante um ponto forte, ele deve ser evidenciado e aproveitado, enquanto que perante um ponto fraco é essencial agir para controlá-lo ou minimizar o seu efeito.

Ao identificar as oportunidades e ameaças, e através do conhecimento dos pontos fortes e fracos da organização, pode-se concluir sobre a estratégia a seguir, de modo a ser eficiente para o negócio.

A ideia da análise SWOT já era utilizada por Sun Tzu (500 a.C): "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças"(Eduardo Carvalho, 2011).

Aplicando esta ferramenta ao caso concreto da Aleluia Cerâmicas, S.A. construiu-se a seguinte matriz:

(26)

Pontos Fortes (Strengths) Pontos Fracos (Weakness) alargada/diversificada gama de produtos;

acordo de gestão interempresas investimentos na área de Qualidade

e Ambiente

oferta anual de estágios a recém formados, colaborando também com instituições de solidariedade social;

valorização dos seus colaboradores (com vários benefícios; como um seguro de saúde)

aposta na formação contínua da sua força de trabalho;

investimento superior a 15 milhões de euros em I&D

Custos energéticos muito elevados; Excessiva dependência dos

intermediários;

Oportunidades

(Opportunities) Sugestões Sugestões

investir nas cadeias de DIY (Do-it-Yourself)

melhoria de serviço ao cliente

 Utilização de selos e certificações nas estratégias de comunicação – a certificação, marca de origem da produção e etiquetas ecológicas são meios disponíveis para comunicar pontos fortes dos produtos, reforçar credibilidade e dificultar contrafação

 Melhoria dos processos produtivos por forma a reduzir os custos de produção

Ameaças

(Threats) Sugestões Sugestões

 aumento das importações de produtos cerâmicos oriundos de

países não-comunitários,

nomeadamente da China e Índia.

 Regulamentação ambiental (uso energético, emissões de CO2, prevenção de poluição, resíduos);

 Vulnerabilidade às recessões e ciclos de outros sectores da economia (exemplo: Construção Civil);

 Barreiras alfandegárias

 Alargar as estratégias de internacionalização;

Aumento de parcerias de empresas

Aposta na diferenciação de produto

 Aposta em tecnologias eficientes que permitam redução de custos energético

(27)

1.5. Análise do Setor dos Pavimentos e Revestimentos

Cerâmicos

O setor dos produtos cerâmicos em Portugal é constituído por 5 subsetores:

 cerâmica estrutural (telhas, tijolos)

 revestimentos e pavimentos (mosaicos, azulejos)

 louça sanitária (banheiras, lavatórios)

 cerâmica utilitária e decorativa (louça de cozinha, objetos decorativos)

 cerâmica técnica (refratários e isoladores cerâmicos)

O grupo Prebuild detém a maior quota de mercado nos dois subsetores com maior volume de negócios: “Pavimentos e Revestimentos” e “Cerâmica Utilitária e Decorativa”. De acordo com a Revista Prebuild World (2014), o volume de negócios gerado em 2012 pelas cerca de 1.200 empresas do setor cerâmico foi de, aproximadamente, mil milhões de euros, distribuídos da seguinte forma:

 Revestimentos e Pavimentos - 39%

 Utilitária e Decorativa - 28%

 Louça sanitária - 18%

 Estrutural - 11%

 Técnica - 4%

No subsetor de Revestimentos e Pavimentos existem cerca de 38 empresas ativas que totalizam um volume de negócios de, aproximadamente, 350 milhões de euros e que exortam 62% da produção tendo como principal destino o mercado europeu (73%), (APICER 2012).

(28)

No gráfico 2 é possível observar os principais mercados de exportação deste setor em Portugal no ano 2012:

Gráfico 2- Principais Mercados de Exportação, Pavimentos e Revestimentos Fonte: Prebuild World, 2014

A partir dos dados é possível concluir que os principais mercados de exportação em 2012 foram: França com um peso de 33,67%, Angola (10,54%) e Espanha (6,04%).

33,67% 10,54% 6,04% 5,85% 4,62% 3,44% 3,27% 3,04% 2,42% 2,30% 24,81% 0 10.000.000 20.000.000 30.000.000 40.000.000 50.000.000 60.000.000 70.000.000 80.000.000 90.000.000

Principais Mercados de Exportação 2012

França Angola Espanha Alemanha Reino Unido Itália Suécia Bélgica Países Baixos EUA Outros

(29)

Capítulo II

Atividades desenvolvidas

durante o Estágio

(30)

2. Atividades desenvolvidas durante o

Estágio

O estágio realizado na Aleluia Cerâmicas, SA., decorreu no Departamento Comercial. As atividades desenvolvidas centraram-se na Gestão de Clientes de mercado externo, nomeadamente no mercado Alemão, Austríaco e Checo.

Semana 1 e 2: Familiarização com a cultura organizacional, departamentos e produtos

comercializados.

Na primeira manhã de estágio, o Diretor de Recursos Humanos, Dr. Luís Brandão, deu-me a conhecer os vários departadeu-mentos da empresa e os seus respetivos colaboradores. Nessa mesma manhã, conheci também a Unidade Fabril de Esgueira, que se encontra situada junto à sede, onde me foi explicado todo o processo de produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos em pasta branca através do processo de monocozedura, pavimentos em porcelanato esmaltado e rodapés, assim como a Secção de Pintura Manual de Painéis Artísticos.

Chegando à hora de almoço foi feito o convite para almoçar com alguns colaboradores da Aleluia Cerâmicas,S.A., o que passou a ser habitual até ao fim do estágio e contribuiu de uma maneira mais descontraída para me sentir à vontade com os meus colegas e para a minha integração.

Com a minha Supervisora, Drª Andreia Gonçalves, foram-me dadas a conhecer as marcas da Aleluia Cerâmicas, S.A. e as suas principais características, os principais clientes dos mercados que me viriam a ser atribuídos, com destaque no mercado alemão (que representa o maior número de clientes no conjunto destes mercados atribuídos). Ainda me foi dada uma breve explicação sobre o conceito de Incoterms, um documento essencial, para quem trabalha com mercados externos.

Nesse mesmo dia comecei também a fazer o arquivo físico de processos de exportação concluídos e dos respetivos documentos, esta tarefa ajudou a familiarizar com os clientes.

(31)

No seguinte dia foi terminado o arquivo dos processos e iniciei o registo de encomendas e cativação de material com ajuda e supervisão da Dr.ª Andreia Gonçalves. Consequentemente tive assim o primeiro contacto com o sistema informático de gestão Rcsoft utilizado pela Aleluia Cerâmicas, ferramenta essencial para a execução das tarefas desenvolvidas ao longo do estágio.

Ao longo da primeira semana foi-me cedido o equipamento necessário para realizar sozinhas as tarefas até aqui aprendidas: um espaço próprio, um computador; e o acesso ao sistema informático utilizado pela empresa, foi ainda criado um endereço eletrónico para melhor execução das tarefas pedidas. Sendo assim, tinha autonomia para registar as encomendas e a cativação de material. Foi-me também pedido colaboração na tradução dos textos de português para alemão, presentes nos novos websites das marcas Keratec e Viúva Lamego, por parte do Departamento de Marketing (Anexos 1 e 2).

Semana 3: Confirmação de listagens dependentes por cliente

Na terceira semana de estágio comecei a confirmar as listagens de encomendas pendentes por cliente, no mercado designado como Auftragsbestätigung (AB). Neste documento encontram-se a referência e a descrição do produto, o armazém em que este se encontra, o lote, a quantidade pedida, a quantidade reservada, unidade (m2 ou peças), peso e data de entrega. O trabalho consiste em verificar se a quantidade pedida está disponível, confirmando com um "Ok", e em caso contrário, anotar a data calculada em que o produto está inteiramente disponível para entrega. No anexo 3 exemplifica-se a realização desta tarefa com o um exemplo de uma listagem de encomendas pendentes.

Semana 4 e 5: Elaboração de tabelas Excel

Nas semanas seguintes foi me dada a tarefa de construir uma tabela, para a qual utilizei o Excel, com os preços novos para o agente Sascha Müller, praticados entre 1 de março de 2014 até 31 de dezembro de 2014, com a descrição do artigo, preços, percentagem a que o agente tem direito, frete por m2, m2 por palete e Kg por palete (Anexo 4).

(32)

Semana 6: Emissão de Notas de Encomenda e apoio ao gestor de clientes do mercado

Russo

Na sexta semana de estágio obtive autonomia para emitir Notas de Encomenda (EEN) (Anexo 5), e criei uma tabela em Excel a pedido de um cliente do Mercado Externo Russo com informações sobre produtos de quatro séries, nomeadamente Blur, Spoony, Sahara e City com indicação da referência, quantidade de peças por caixa e Kg por caixa (Anexo 6).

Semana 7: Confirmação de listagens dependentes por agente e elaboração de tabela em

Excel com novos preços para o cliente B.Segl

Na seguinte semana foi-me entregue a tarefa de emitir uma listagem de encomendas pendentes (AB) em relação ao agente, ao contrário da anteriormente referida (Anexo 7). Foi também elaborada uma tabela em Excel para o cliente B.Segl com a descrição do artigo, o preço por m2 e por peça, peças por caixa, m2 por caixa, caixa por palete, m2 por palete, Kg por caixa e Kg por palete (Anexo 8).

Semana 8: Emissão de Nota de Encomenda Nacional, Guia de Remessa e Nota de

Encomenda de Marketing

Na oitava semana de estágio, emiti uma Nota de Encomenda Nacional (EEM), equivalente à do Mercado Externo. Por fim, aprendi também a emitir Guias de Remessa (Anexo 9) e Notas de Encomenda de Marketing, que eram necessárias enviar quando os agentes comercias pediam amostras para os clientes ( Anexo 10).

No decorrer do estágio curricular, tive ainda a oportunidade de assistir à divulgação de uma nova série de Pavimento, junto dos colaboradores do Departamento Comercial. Para a apresentação deste novo produto, foi necessário a deslocação à U.I. de Ílhavo, onde se seguiu um meeting para esclarecer eventuais dúvidas sobre o mesmo e partilhar ideias de como divulgar o produto junto de cada um dos Mercados.

(33)

Ao longo do estágio foi possível ter um contacto direto com alguns agentes, através das suas visitas ao Departamento Comercial. Com a oportunidade de assistir a algumas pequenas reuniões entre o Gestor de Clientes e o agente, foi possível ver de perto um ajuste das condições de venda que estas visitas permitem, para satisfazer da melhor forma as necessidades dos clientes da Aleluia, representados pelos agentes.

Sempre que necessário apoiava os processos de outros mercados, como o nacional e os mercados da Rússia, Canadá e Estados Unidos da América.

No final foi feita uma avaliação de desempenho geral, tendo sido elaborado um relatório (FR GRH62) pela Dra. Andreia Gonçalves (Anexo 11). Neste documento consta a identificação colaborador avaliado, onde se verifica a função, e a Unidade Fabril, entre outros. Devido à condição de Estagiário não se aplicam alguns pontos deste documento. Na síntese de avaliação foram apresentados pelo avaliador como pontes fortes o sentido de responsabilidade, espírito de equipa, interesse em aprender e a disponibilidade para ajudar colegas de trabalho.

Nas áreas a melhorar foi indicado o à vontade no atendimento de chamadas de clientes, e o conhecimento mais profundo sobre os processos de exportação.

(34)

3. Conclusão

A Aleluia Cerâmicas, S.A. é uma empresa cuja atividade se centra na produção de Revestimentos e Pavimentos cerâmicos. Esta empresa conta com quatro marcas para dar resposta às mais diversas necessidades do mercado, nomeadamente Dreamcer, Keratec, Viúva Lamego, e Ceramic.

O estágio realizado nesta empresa permitiu ter contacto com a realidade do mercado de trabalho, como Gestor de Clientes no Departamento Comercial e ajudou a desenvolver o espírito de trabalho em equipa.

Durante as 400h de estágio curricular tive a perceção de que a Aleluia Cerâmicas, S.A. tem vindo a ter uma quebra significativa nas suas exportações, principalmente no mercado francês, um dos maiores mercados desta empresa, o que está diretamente relacionado com a forte crise no setor da Construção.

Com o decorrer do estágio foi crescendo o interesse pelo mundo empresarial e principalmente pela área Comercial. Percebi que esta é uma área fundamental de qualquer empresa, pois o seu sucesso depende da satisfação dos seus clientes.

(35)

Bibliografia

Obras e Documentos consultados:

Carvalho, José Eduardo - "Gestão de Empresas - Princípios Fundamentais", 2011, Edições Sílabo

 Prebuild SGPS - Revista Prebuild World nº11, Março de 2014

Santos António, Nelson - "Estratégica Organizacional - do posicionamento ao

movimento", 2006, Edições Sílabo

Sites consultados:  http://www.apicer.pt/apicer/admin/EXPLORER/ficheiros/pdf/estudos/Estudo_Pr omocao_Empreendedorismo.pdf  http://fdf.pt/apresentacao/missao/, Drucker 2011  http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/EdicaoAicepPortugalGlobal/Do cuments/Com%20InternacProdCer%C3%A2micos%202014.pdf  http://www.apicer.pt/apicer/index.php  http://www.ceramica.pt/BarometroCompetividade/relatorio_actual.php  http://www.aleluia.pt/  http://www1.prebuild.com/pt

(36)

 http://www.arquiteturaportuguesa.pt/azulejo-portugues-candidato-a-patrimonio-da-humanidade/

(37)

Anexo 1 - Texto p/ novo site

Homepage Grupo Auchan remodela e abre novas lojas com Keratec

O Grupo Auchan é um dos maiores e mais modernos grupos de distribuição em Portugal, que tem vindo a remodelar e abrir novas lojas.

No ano passado, nos projetos das suas lojas de Setúbal e das Amoreiras, foram aplicados produtos Keratec, nomeadamente a série Industrial, pelo facto de esta ser dotada de elevada resistência ao desgaste e abrasão, tornando-a específica para zonas de elevado tráfego, como é o caso desta obra.

Série Industrial nos Supermercados Kero (Angola)

Os supermercados Kero - a maior cadeia de hipermercados de Angola, tem em curso uma estratégia de expansão, que passa pela abertura de novas lojas em diferentes províncias angolanas.

Os produtos da Keratec e da Ceramic foram escolhidos para pavimentar e revestir estes supermercados, recaindo a escolha para pavimento da série Industrial, nas cores pérola e cinza claro. Esta obra representa a complementaridade das soluções que a Aleluia dispõe e que permitem responder às diferentes necessidades de concretização de um projeto.

Keratec presente no Centro Escolar de Campo Maior

A Keratec ganhou o concurso para o fornecimento de pavimento e revestimento do Centro Escolar de Campo Maior em Elvas.

Neste projeto estão presentes a série Técnica nas cores Bege, Champagne, Cinza Claro e Cinza Escuro e a série Industrial na cor Bege. Mais uma vez, os produtos Keratec foram escolhidos devido às suas características técnicas, destacando a total resistência às manchas, nomeadamente ao graffiti, tornando o produto de fácil limpeza e manutenção, algo extremamente importante e valorizado num espaço concebido para o ensino.

- Série Kerastone

A beleza dos pavimentos e revestimentos em porcelanato extrudido da Keratec encontra a sua máxima expressão tanto em ambientes urbanos como em locais públicos e de prestígio, permitindo a concretização de projetos ambiciosos.

Esta série é composta por dois formatos o 29.4x59.1x0.8 cm retificado e o 30x30x0.8 cm. Disponíveis nas cores Pérola, Cinza Claro, Preto, Bege e Vermelho os produtos desta série apresentam um acabamento superficial estruturado.

- Série Técnica

O cariz técnico do porcelanato extrudido Keratec permite conceber soluções de elevada riqueza estética e decorativa.

(38)

Esta série é composta por diversos formatos que vão desde o 8x24 cm até ao 39.9x80 cm, com espessuras compreendidas entre 0.6cm e 1.8cm. Apresenta vários tipos de acabamentos superficiais, entre os quais natural, acetinado, drenante e anti-derrapantes, numa paleta de 26 cores.

- Série Texturada

Com esta linha a Keratec dá sobriedade aos ambientes onde a rusticidade é uma exigência.

Esta série é composta por dois formatos 15x30 cm e 30x30 cm, com respetivamente, 0.7cm e 0.8cm de espessura. Os seus produtos estão disponíveis no acabamento texturado, tendo como caraterísticas de resistência ao escorregamento R12, classe 3, segundo as normas DIN 51130 e ENV 12633.

- Série Industrial

Aliámos à beleza a robustez, e assim surgem os pavimentos adequados aos ambientes mais exigentes da indústria, pela sua total resistência às manchas, aos agentes químico, bem como às demais características que os tornam imbatíveis.

Esta série dispõe de três formatos o 11.7x24cm, o 20x20cm e o 30x30cm, com espessuras de 0.8cm e 1.2 cm (possível até 18 mm), apresenta dois tipos de relevos: natural e drenante radial. Detêm diversas soluções de resistência ao escorregamento R9; R10 e R11 (classe A) e R12 (classe C), disponíveis nas cores Pérola e Cinza Claro, mas possíveis nas cores de catálogo (sob condições).

- Série Kerabraille

Como nos preocupamos com a qualidade de vida de todos, desenvolvemos soluções podotácteis que visam a disponibilização de um sistema prático de sinalização para cegos e amblíopes.

Neste sentido, desenvolvemos a solução podotáctil Kerabraille, um sistema prático de orientação para cegos e amblíopes, composto por mosaicos quadrados 20x20x1.2 cm, com diferentes relevos e cientificamente estudados. Cada um corresponde a uma informação objetiva e a coordenadas, que conduzem os cegos a qualquer parte de uma cidade ou vila em segurança, sendo também utilizados em interfaces de transportes.

O sistema Kerabraille é constituído por:

1. Linha Guia

(sinal verde – avance)

Peça com relevos longitudinais planos, que indicam percurso seguro e sem obstáculos.

2. Linha de Cautela

(sinal amarelo – cuidado) Peça com lombas de perfil circular transversais ao percurso e indica a mudança para outro tipo de informação (relevo).

3. Linha de Segurança

(sinal vermelho Stop – perceba o perigo e avance se possível com cuidado)

Peça com pitons, dimensões, volumetria e distanciamento meticulosamente estudados, para que cegos e amblíopes sejam rapidamente informados de que devem parar para identificar a natureza do perigo, que está associado a esta informação (passadeiras, pré-delimitação de cais, estações de metro e outras de natureza idêntica).

(39)

4. Linha de Mudança de Direção Peça de superfície lisa que informa os vários

sentidos possíveis para prosseguir a marcha. - Qualquer sinal apresentado deverá ser colocado numa extensão mínima que garanta que o utilizador caminha sobre a informação, no mínimo 40 cm.

Texto Porcelanato Extrudido (junto do vídeo)

Os produtos Keratec são produzidos com pasta de porcelanato e conformados por extrusão, obtidos a partir de matérias-primas excecionais, que são submetidas a um rigoroso processo de moagem, obtendo-se partículas de reduzida formação. Uma das particularidades deste processo é a existência do fluxo laminar, que origina uma estrutura em camadas, o que aumenta a densidade do corpo cerâmico potenciando melhores características ao produto final.

Descubra como obtemos produtos com caracteristicas intrínsecas tão singulares

Textos (junto ao footer)

Soluções Integrais. Gama completa de acessórios

As séries Keratec são enriquecidas por um vasto conjunto de sistemas complementares (elementos angulares e modulares), que foram especificamente concebidos para elevadas exigências e requisitos de cada projeto e das soluções pensadas pelos prescritores.

Estes acessórios são soluções para varandas, escadas e pisos industriais que fazem a diferença no acabamento de qualquer projeto, garantindo ainda as exigências legais quando aplicáveis.

A espessura adequada. A função determina a espessura.

A Keratec é pioneira no fabrico ladrilhos cerâmicos em porcelanato extrudido com espessuras até aos 18 mm, com características únicas como: imbatível resistência mecânica, ínfima absorção, elevada resistência química a ácidos e bases inclusive em elevadas concentrações (ácido clorídrico, ácido lático e hidróxido de potássio) e resistente às manchas (azeite, óleos, vinho, café, marca de pneus, entre outras).

Assim, os produtos Keratec são adequados para a indústria, aeroportos, escolas, universidades, centros de congresso, hospitais, laboratórios, recintos desportivos, hipermercados, supermercados, centro comerciais, interface de transportes (estações de caminho de ferro, estações de metro, via pública - aproximação de passadeiras; paragens de autocarro), entre outros.

(40)

Menu “A Keratec” - Submenu Porcelanato Extrudido

Porcelanato Extrudido

Os produtos Keratec são em porcelanato extrudido, obtidos a partir de matérias-primas excecionais, que são submetidas a um processo de moagem de reduzida granulometria e conformadas por extrusão de elevada pressão e cozidas a elevadas temperaturas.

Porcelanato Extrudido e Porcelanato Prensado, quais as diferenças?

A estrutura lamelar característica dos materiais cerâmicos obtidos por extrusão resulta da tendência natural das partículas argilosas se orientarem em camadas durante o processo de extrusão. A matéria-prima para extrusão é submetida a um processo de moagem através do qual se alcança uma reduzida granulometria, aumentando assim a densidade da pasta em verde (crua) relativamente à pasta utilizada para o material prensado. Quanto menor é o tamanho das partículas maior é a reatividade entre elas logo menor a porosidade final do material cerâmico.

(41)

Fases do Processo de Extrusão

Características físico-químicas singulares

Como resultado, a gama Keratec permite concretizar projetos inovadores e ambiciosos, em áreas residenciais, industriais, comerciais, interface de transportes, educação, saúde e investigação e fachadas.

Das sete áreas de aplicabilidade acima mencionadas destacamos: urbanizações turísticas e residenciais, fábricas de laticínios, fábricas de abate e tratamento de carne, padarias e pastelarias, cozinhas industriais, health club, estações/zonas metropolitanas, escolas e universidades, hospitais e farmácias, entre outros.

Os produtos Keratec oferecem um conjunto de vantagens relativamente às opções disponíveis no mercado, das quais destacamos:

Elevada Resistência Mecânica – elevada resistência à abrasão, ao risco e à flexão, dotando os produtos de uma resistência adequada para áreas exteriores, industriais e de elevado tráfego.

Elevada Resistência Química – ínfima absorção de água (≤0,1%) e utilização de matérias-primas adequadas que conferem uma produto uma total resistência aos agentes químicos e ás ácidos e bases em elevada concentração. concentrados. Elevada Resistência às manchas – os produtos possuem um elevado grau de remoção ou atenuação de manchas, que otimizam a manutenção e limpeza do pavimento.

(42)

Versatilidade de gama

A Keratec, dispõe de um vasto conjunto de formatos com espessuras até aos 18 mm e uma paleta de 26 cores, com acabamentos lisos, polidos, antiderrapantes e drenantes, complementados com peças de acessórios. Aliada à sua tecnologia de produção, a Keratec, tem como política a elaboração de projetos à medida em termos de cor, acabamento e formato.

Soluções Técnicas

Como resultado, a gama Keratec permite concretizar projetos inovadores e ambiciosos, em áreas residenciais ou públicas, das quais destacamos: espaços comerciais, estações/zonas metropolitanas, hospitais, indústrias, escolas e universidades, estádios, hotéis, urbanizações turísticas e residenciais.

Queremos proporcionar-lhe um serviço de excelência, por isso estamos a desenvolver novas soluções que irão exceder as suas expectativas. Estamos apostar numa política de comunicação que visa a criação de um website para cada marca.

Conheça todas as nossas soluções decorativas em www.aleluia.pt.

- Submenu A empresa Ceramics InsideOut

A Aleluia Cerâmicas dispõe de uma vasta gama de produtos que nos permite apresentar soluções sofisticadas, diversificadas e multifuncionais, que abrangem todo o espetro de necessidades do nosso público-alvo, o que nos diferencia dos nossos concorrentes.

O nosso portfólio é composto por um conjunto de quatro marcas constituído por Ceramic, Dreamcer, Keratec e Viúva Lamego, que compreendem:

 Pavimentos e revestimentos cerâmicos em pasta branca,

 Porcelanato prensado

 Porcelanato extrudido

 Azulejaria tradicional – projetos de autor

Em 2012, a Aleluia Cerâmicas passou a integrar o Grupo Prebuild. Para mais informação visite www.aleluia.pt

Menu “Produtos”

Elevado Resistência ao Choque Térmico e ao Gelo – elevada resistência ás amplitudes térmicas e resistência ao gelo, são características determinantes na opção dos prescritores por este produto.

(43)

- Submenu Sistemas Complementares

Ângulo Interno

- Internal Angle = Inglês - Angle intérieur = Francês - Innenecken = Alemão

Ângulo Externo

- External Angle = Inglês - Angle extérieur = Francês

- Aussenecken = Alemão

Meia Cana - Cove = Inglês

- Gorge ou Cornier = Francês - ??????? = Alemão

Rodapé Concâvo Liso

- ?????? = Inglês

- Plinthe a gorge lisse = Francês - ??????? = Alemão

Rodapé Concâvo Boleado

- ?????? = Inglês

- Plinthe a gorge arrondi = Francês

- ??????? = Alemão

Rodapé Concâvo Boleado Liso

- ?????? = Inglês - ?????? = Francês - ??????? = Alemão

Degrau

- Stairstep ou Step tread = Inglês - Nez-de-Marche = Francês - Stufenplatte = Alemão

(44)

Menu “Notícias” - Notícia 4

Kerabraille – Um inovador sistema de sinalização

O Kerabraille é um pavimento podotáctil, que foi desenvolvido em parceria com ACAPO-Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal para criar soluções seguras e confortáveis para cegos e amblíopes, com o objetivo de disponibilizar um sistema prático de sinalização.

O sistema de sinalização é constituído pela Linha de Segurança que funciona como um sinal de STOP, que assinala quando se deve parar e perceber qual a natureza do obstáculo para depois poder prosseguir na direção favorável. A Linha de Cautela alerta para o aparecimento de zonas de segurança (passadeiras, mudanças de direção ou outras situações). Por último, a Linha Guia e a Peça de Mudança de Direção auxiliam o percurso em espaços abertos e dinâmicos e facilitam a localização de objetivos específicos, tais como passadeiras, paragens de autocarros, entrada de estações de metro e outros pontos de interesse

Este tipo de sistema de sinalização consiste na colocação de um pavimento com texturas e cores diferentes em espaços públicos, tanto interiores como exteriores. O Kerabraille tem sido aplicado em diversos locais quer a nível nacional quer a nível internacional onde destacamos: ruas das cidades de Barcelos e Coimbra, nas estações de comboios da Trofa, Cacém e Vila Real de Santo António e no aeroporto de Bruxelas (Bélgica)

- Notícia 5

Nova unidade fabril da Uniself contou com produtos Keratec

A Uniself é uma empresa de restauração coletiva sediada em Lisboa, que construiu uma nova unidade fabril situada no Parque Industrial do Arneiro, em Loures. Nada foi deixado ao acaso na criação do projeto, desde o equipamento, à escolha dos materiais até à definição dos circuitos. Em todas as fases, houve preocupação em garantir todo o respeito pelas normas de segurança alimentar, ou seja, no estrito cumprimento da legislação em vigor.

Como tal, foram escolhidos e aplicados produtos Keratec da série Industrial, com acabamento superficial antiderrapante. Estes são adequados para o setor da indústria alimentar, uma vez que detém propriedades de ínfima absorção, total resistência aos agentes químicos e inócuos aos ácidos e bases provenientes deste tipo de indústria.

- Notícia 6

Soluções Keratec no empreendimento Azinhaga dos Besouros

A Azinhaga dos Besouros trata-se de um empreendimento de habitação familiar constituído por 81 apartamentos, que foi pavimentado na sua maioria com produtos da série Técnica da Keratec. Foram ainda utilizados degraus pertencentes à gama de acessórios que a marca dispõe e que fazem a diferença no acabamento de qualquer obra.

(45)

O andar modelo foi recentemente inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença, entre outros, do presidente da Câmara Municipal da Amadora.

- Notícia 7

Produtos Keratec nas lojas da marca espanhola Bóboli

Bóboli é uma marca espanhola especialista em roupa de criança, que tem vindo a consolidar a sua estratégia de expansão internacional. A decoração das lojas espelha a imagem da marca, e em algumas delas foram aplicados produtos Keratec da série Técnica, no formato 30x60x0.8 cm na cor Negro.

(46)

Anexo 2 - Text p/ novo site traduzido

Homepage

Die Auchan Gruppe umbaut und eröffnet neue Läden mit Keratec

Die Auchan Gruppe ist eine der größten und modernsten Verteilergruppen in Portugal, die neue Läden eröffnet und umgebaut hat.

Letztes Jahr, wurden verschiedene Keratec Produkte in den Läden von Setúbal und Amoreiras benutzt. Die Kollektion Industrial, z. B., wurde wegen ihrer hohen Beständigkeit gegen Verschleiss und Abrieb benutzt. Diese technischen Eigenschaften machen die Keratec Produkte geeignet für die Bereiche mit starken Verkehr - wie dieses Projekt.

Kollektion Industrial in Kero Supermärkte (Angola)

Kero Supermärkte – die größte Einkaufskette in Angola hat eine laufende Expansionsstrategie, die die Eröffnung neuer Filialen in verschiedenen Provinzen in Angola beabsichtigt.

Die Keratec und Ceramic Warenzeichen wurden für die Wand und Boden dieser Filialen ausgewählt. Die Serie Industrial wurde in den Farben hell Beige und hell Grau als Bodenfliesen verwendet. Dieses Werk ist ein tolles Beispiel der breiten Palette von Lösungen, die Aleluia Cerâmicas anbietet, und erlaubt die unterschiedlichen Bedürfnisse zu beantworten, von Projekte wie diesen.

Keratec ist im Schulzentrum in Campo Maior

Keratec hat die öffentliche Ausschreibung für die Lieferung von keramischen Belägen des Schulzentrum von Campo Maior in Elvas gewonnen.

In diesem Projekt kann man die Serie Técnica in den Farben Beige, Champagne, hell Grau und dunkel Grau sehen, sowie die Serie Industrial in Beige. Dank ihrer technischen Eigenschaften wurden die Keratec Produkte noch einmal ausgewählt, vor allem wegen der totalen Widerstandsfähigkeit gegen Flecken, wie z.B. Graffiti, die es ermöglicht das Produkt leicht zu reinigen, was hauptsächlich in einem Unterrichtsraum wichtig ist.

(47)

Die Schönheit der extrudierten und eingefärbten Boden- und Wand Beläge von Keratec findet sich in seiner äußersten Expression sowohl in städtischen Umgebungen wie in öffentlichen Räumen mit Prestige was ermöglicht, anspruchsvolle Projekte zu erreichen.

Diese Serie stellt zwei Formate vor : 29.4x59.1x0.8 cm rektifiezirt und 30x30x0.8 cm. Verfügbar in den Farben hell Beige, hell Grau, Schwarz, Beige und Rot, bietet diese Serie eine strukturierte Oberfläche an.

- Técnica

Der technische Charakter der Karatec Feinsteinzeug extrudierten Fliesen ermöglicht immense Design-Lösungen von hohem ästhetischen und dekorativen Wert.

Diese Kollektion präsentiert verschiedene Formate ab 8x24 cm bis 39.9x80 cm und Dicke zwischen 0.6cm und 1.8 cm. Die Oberfläche ist verfügbar in Natural, Satin, Dränage und Rutschfest in 26 Farben.

- Texturada

Mit dieser Kollektion gibt Keratec den Räumen eine simple Umgebung, wo die Rustikalität eine Anforderung ist.

Diese Kollektion besteht aus zwei Formaten 15x30 cm und 30x30 cm, mit entsprechender Dicke von 0.7cm und 0.8 cm. Die Oberfläche ist texturiert und die Charakteristik der Rutschfestigkeit ist R12, Klasse 3, nach Qualitätsnormen DIN 51130 und ENV 12633.

- Industrial

Schönheit und Solidität sind die Gründe warum diese Bodenfliesen geeignet für die anspruchsvollsten industriellen Bereiche sind, sowie die hohe Beständigkeit gegen Flecken, Chemikalen und anderen Eigenschaften, die sie unschlagbar machen.

Diese Kollektion ist verfügbar in drei Formaten 11.7x24cm, 20x20cm und 30x30cm, mit 0.8cm und 1.2 cm Dicke (möglich bis 18 mm), und zwei möglichen Oberflächen: Natural und Radial Dränage. Es sind verschiedene Rutschhemmung Lösungen verfügbar, wie R9; R10 und R11 (Klasse A) und R12 (Klasse C), in den Farben: hell Beige und hell Grau, aber auch möglich in anderen Farben, die im Katalog zu sehen sind ( Produktion nach Anfrage und unter bestimmten Bedingungen).

(48)

- Kerabraille

Da wir uns auch über die Lebensqualität sorgen, haben wir einige taktilen Lösungen im Hinblick auf einem praktischen Signalsystem für blinde und sehbehinderte Menschen entwickelt.

So haben wir die taktile Lösung Kerabraille entwickelt, ein praktisches Orientierungssystem für blinde und sehbehinderte Menschen. Dieses System besteht aus quadratischen Fliesen 20x20x1.2 cm, mit verschiedenen Reliefs und wissenschaftlich untersucht. Jeder entspricht objektiver Information und Koodinaten, die die blinden Menschen zu einem Ort in der Stadt in perfekter Sicherheit führen., wobei es auch in Transportstellen verwendet werden kann.

Kerabraille System besteht aus:

5. Leitführungslinie

(grün Signal – gehen)

Stück mit longitudinalen Reliefs, die einen sicheren Weg ohne Hindernisse zeigen .

6. Warnung Linie

(gelb – Achtung)

Stück mit kreisförmigen Höcker mit Querschnittsprofil und zeigt einen Wechsel zu einer anderen Art von Informationen (Relief)

7. Sicherheitslinie

(rot, Stop – Warnung vor Gefahr, zu stoppen und sehr sorgfältig gehen)

Stück mit strukturierter Oberfläche (Haken), Volumenmaße und sorgfältig untersucht, so dass die blinde und sehbehinderte Menschen schnell verstehen können ob sie sofort stoppen sollen, um das Hindernis zu identifizieren (Zebrastreifen, Bahnsteige, U-Bahnstationen oder Treppen, Bushaltestellen und andere ähnliche ).

8. Richtungsänderung Stück mit glatter Oberfläche, die verschiedene

mögliche Richtungen zu Fuß zeigt,.

- Jedes Zeichen wird in einem Mindestabstand gesetzt, sodass man davon ausgehen kann, dass der Benutzer auf die Informationen auf ein Minimum von 40 cm gehen wird.

Texto Porcelanato Extrudido (junto do vídeo)

Keratec Fliesen sind aus Feinsteunzeug produziert und durch Extrusion geformt. Die aussergewöhnlichen Rohstoffe werden einem strengen Schleifprozess unterworfen dessen Ergbniss sehr reduzierte Partikeln sind. Ein besonderes

(49)

Merkmal dieses Verfahrens ist eine laminare Strömung, die eine Struktur mit Schichten bewirkt, welche die Dichte des Keramikkörpers erhöht und deswegen ein Endprodukt mit verbesserten Charakteristiken.

Finden Sie heraus, wie wir diese Produkte mit diesen spezifischen Eigenschaften erhalten

Textos (junto ao footer)

Volle Lösungen. Ein komplettes Sortiment von Formstücken

Die Keratec Kollektionen werden von einer Vielzahl von ergänzenden Systemen (Winkel-und Modulelementen) bewertet, die speziell entwickelt wurden um die hohen Ansprüche und Anforderungen jedes Projekts zu erfüllen, sowie die Promotoren Erwartungen. Diese Zubehöre sind die ideale Lösung für Terrassen, Stufen-und Industrieböden, die den Unterschied in jedem Projekt markieren können und gewährleisten zugleich die geltenden gesetzlichen Anforderungen.

Die richtige Dicke. Funktion stellt fest wie dick es sein soll.

Keratec ist Pionier in der Produktion von Feinsteinzeug extrudierten Keramik-Fliesen mit einer Dicke bis zu 18 mm, mit unvergleichlichen Eigenschaften: die höchste mechanische Beständigkeit, geringste Wasseraufnahme, höchste chemische Beständigkeit gegen Säuren und einschließlich hochkonzentrierte Substanzen (Chlorwasserstoffsäure, Milchsäure und Kaliumhydroxid) und sehr widerstandsfähig gegen Flecken (Oliven-Öl, Fett und Öle, Wein, Kaffee, usw).

Dank dieser wichtigen Eigenschaften sind diese Produkte sehr empfohlen für Industriegebiete, Flughäfen, Schulen, Universitäten, Kongresszentren, Krankenhäusern, Labors, Sporthallen, Supermärkte, Einkaufszentren , Bahnhöfe, U-Bahnstationen, Bushaltestellen, unter anderen.

(50)

Menu “ Keratec” - Submenu - Durchgefärbte Feinsteinzeug Fliesen

Durchgefärbte Feinsteinzeug Fliesen

Die Keratec extrudierte Fliesen werden aus aussergewöhnlichen Rohstoffen erhalten, unter einem strengen Schleifprozess von reduzierten Partikeln unterworfen und noch durch Hochdruck- Extrusion geformt sowie bei hohen Temperaturen gebrannt.

( Preparação da pasta – Vorbereitung der Rohstoffe

Extrudiertes Feinsteinzeug und gepresstes Feinsteinzeug, welche sind die Unterschiede?

Die Lamellenstruktur, die ein Merkmal der Materialien ist die durch Extrusion erhalten werden, ergibt sich aus der natürlichen Tendenz der Tontpartikeln, die sich in Schichten tun während des Extrusionsprozesses. Die Rohstoffe für die Extrusion werden einem Schleifverfahren unterworfen, mit dem eine sehr reduzierte Partikelgröße erreicht wird, wodurch die Dichte des Körpers erhöht (noch nicht gebrannt), im Vergleich mit den Rohstoffen für gepresste Fliesen. Je kleiner die Partikel sind, desto stärker ist die Reaktivität zwischen ihnen, also niedriger die Porosität des fertigen keramischen Produktes.

(títulos das fotos abaixo)

Homogeneização da pasta – Homogenisierung der Rohstoffe Extrusão da pasta - Extrusion

Corte - Schnitt

(51)

Extrusion Prozessstufen

Einzigartige Physikalisch-Chemische Eigenschaften

Das Keratec Sortiment erlaubt wichtige Projekte mit Innovation in Wohn- und Industrie Bereichen, Kaufszentren, Verkehrsanlagen, und auch in Bereiche für Bildung, Gesundheit, Forschung und Fassaden.

.

In den oben genannten sieben Anwendungen weisen wir darauf hin: Touristen-und Wohnhäuser, Molkereien, Schlacht-und Fleischverarbeitungsbetriebe, Bäckereien Schlacht-und Konditoreien, Großküchen, Fitness-Clubs, Bahnhöfe, Metropolitanische Räume, Schulen, Universitäten, Krankenhäuser und Apotheken unter anderen.

Keratec Fliesen bieten eine breite Reihe von Vorteilen gegenüber anderen bestehenden im Markt an.

Hoch mechanischer Wiederstand – hohe Abriebfestigkeit gegen Kratzer und Flexion, sodass diese Produkte in der Lage sind in Aussen-, Industrie- und Intensiverkehrsflächen benutzt zu werden.

Hoch chemischer Wiederstand – sehr reduzierte Wasseraufnahme (≤0,1%) und die Benutzung von geeigneten Rohstoffen geben dem Produkt totale Beständigkeit gegen Chemikalien, Säure und hoch konzentrierten Basen.

(52)

Hoher Wiederstand gegen Flecken – Diese Produkte garantieren maximale Flecken-Entfernung, die ihre Wartung und Reinigung optimieren.

Sortiment Versatilität

Keratec Produkte sind verfügbar in verschiedenen Formaten, mit Dicke bis zu 18 mm in insgesamt 26 Farben, in den Oberflächen Natural, Satin, Rutschfest und Dränage, mit speziellen Formstücken. Dank der Technologie ist Keratec auch in der Lage in Projekten zu kooperieren die spezielle Anfertigungen brauchen, was Farben, Oberfläche und Format anbetrifft.

Technische Lösungen

Keratec ermöglicht die Entwicklung von anspruchsvollen Projekten in Wohnung und öffentlichen Räumen wie Kaufszentren, Bahnhöfe, Metropolitanische Räume, Krankenhäuser, Industriewerke, Schulen und Universitäten, Fussballstadiums, Hotels, Touristen und Private Wohnungen.

Wir wünschen dass wir ein exzellenten Service leisten können, so wie neue Lösungen, die Ihre Erwartungen erfüllen können. Wir beabsichtigen eine gute Kommunikationspolitik und dafür, die Kreation einer Website für jede Marke.

Kennen Sie alle unsere Dekoren Lösungen bei www.aleluia.pt. .

Hohe Beständigkeit gegen thermisches Schock und Frost – hohe Temperaturamplituden und Frostbeständigkeit sind entscheidende Faktoren, wenn die Promotoren diese Produkte verschreiben.

(53)

- Submenu – Die Firma Ceramics InsideOut

Aleluia Cerâmicas präsentiert ein vielfältiges Produktionsprogramm mit einer Vielzahl von anspruchsvollen, multifunkionalen Lösungen, die das gesamte Spektrum der Bedürfnisse unserer Zielkunden bedeckt, was aus uns etwas besonders macht gegenüber unseren Konkorrenten.

Unser Portfolio besteht aus vier Warenzeichen: Ceramic, Dreamcer, Keratec und Viúva Lamego, die einschliessen:

 Wand-und Boden weißscherbige glasierte Fliesen,

 Gepresste Feinsteinzeug Fliesen

 Extrudierte Feinsteinzeug Fliesen

 Traditionelle Portugiesische “Azulejos” – Autor Projekte

(54)

Menu “Produkte” - Submenu Komplementäre Systeme

Ângulo Interno

- Internal Angle = Inglês - Angle intérieur = Francês - Innenecken = Alemão

Ângulo Externo - External Angle = Inglês - Angle extérieur = Francês

- Aussenecken = Alemão

Meia Cana

- round listello - listello ronde

- runde listello

Rodapé Concâvo Liso

- concave skirting tile - plinthe concave - konkav Sockel

Rodapé Concâvo Boleado

- Round concave skirting tile - plinthe concave ronde - runder konkav Sockel

Rodapé Boleado Liso

- round skirting tile - plinthe rond - runder Sockel

Degrau

- Step

(55)

- Stufen

Nota: Confirmar pf o que está sublinhado amarelo. CORRIGIDO !

Menu “Notícias” NACHRICHTEN -NACHRICHT 4

Kerabraille – Innovatives Signalisierungs System

Kerabraille sind taktile Bodenfliesen, entwickelt in Partnerschaft mit ACAPO-Blinden und den Sehbehinderten Portugal Verein, mit dem Ziel ein praktisches Signalisierungssytem zu erschaffen, um sichere und komfortable Lösungen für blinde und sehbehinderten Menschen anzubieten.

Das Signalisierungssystem besteht aus einer Sicherheitslinie, die wie ein STOP Zeichen funktioniert, und die Warnung gibt zu stopen, um das Hindernis zu erkennen und dann in die günstigere Richtung weiter zu gehen. Die Warnungslinie macht Aufmerksamkeit auf die Sicherheitsflächen (Fussgängerweg, Richtungsänderung oder andere Situationen). Zu letzt, die Leitführungslinie und das Stück für die Richtungsänderung, hilft in freien dynamischen Räumen zu Fuss gehen und bestimmente Zonen wie Übergänge, Bushalstellen, U-Bahn Eingang, usw. einfach zu erkennen.

Dieses System besteht aus der Verlegung von Bodenfliesen mit verschiedenen Texturen und Farben in öffentlichen Orten, Indoor und Outdoor. Kerabraille ist in mehreren Orten in Portugal und auch im Ausland angewendet worden und zwar, in den Strassen der Portugiesischen Städte Braga und Coimbra, an den Bahnhöfen in Maia, Cacém und Vila Real de Santo António genauso wie im Flughafen von Brüssel, Belgien.

- Nachricht 5

Die neue Anlage von Uniself verliess sich auf Keratec

Uniself ist ein kollektives Catering-Unternehmen mit Sitz in Lissabon, die eine neue Anlage in dem Industriellen Park von Arneiro, in Loures, gebaut hat. Nichts wurde dem Zufall in diesem Projekt überlassen: von der Ausrüstung, die Wahl der Materialien bis in die Schaltungen Definition. In allen Phasen gab es die Sorge um die Einhaltung aller Lebensmittelsicherheitsregeln zu erfüllen, so dass alles insgesamt und in strenger Übereinstimmung ist, mit den geltenden Rechtsvorschriften.

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, os servidores docentes e técnicos administrativos são o foco deste estudo, o qual pretende identificar os procedimentos atualmente adotados como práticas isoladas

Esses instrumentos para médias e grandes cidades estão em função de suas características socioeconômicas, que tendem a apresentar maior presença e integração destes

O presente trabalho teve como objetivo a aplicação da técnica de spray chilling para a produção de micropartículas lipídicas contendo compostos fenólicos, sendo utilizado ácido

Houve um aumento significativo das instituições que atendem os usuários de Crack, na área da saúde entra o CAPS AD Miriam Makeba que foi inaugurado em 2014 e

Para as análises foram utilizados os microdados das edições do ENEM de 2009 a 2013 que estão disponíveis no site do INEP; os resumos técnicos do Censo Escolar do Estado de São Paulo

A taxa de 40% pode ser considerada satisfatória, porém não ideal, pois a leitura de livros exige do leitor, no caso aluno de 2° ano do ensino médio, um nível avançado de

Cabe salientar que neste estudo de caso foram utilizadas, além das correntes de falta máximas no ponto de instalação do relé – 0%, as correntes de falta mínimas vista por cada

Esse processo estabelecido pela Lei do Ventre Livre também é revestido de sentido para a história da educação, particularmente para a questão da educação dos negros no Brasil, pois