• Nenhum resultado encontrado

khalfani liu rosa da silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "khalfani liu rosa da silva"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Khalfani Liu Rosa da Silva

Análise de equipamento de lazer: SESC Pompéia

Analysis of leisure equipment: SESC Pompeia

São Paulo 2013

(2)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Khalfani Liu Rosa da Silva

Análise de equipamento de lazer: SESC Pompéia

Analysis of leisure equipment: SESC Pompeia

Trabalho de Conclusão de Cursoorientado pela ProfªMs. Camilla Collpy Gonzalez Fernandez e apresentado à Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo.

(3)

RESUMO: O presente trabalho se trata de uma análise de equipamento de lazer de um centro cultural e esportivo de grande marco na cidade, no Estado e até no País: o SESC Pompéia, que em 2012 comemorou seus 30 anos. Esta análise procura avaliar o grau de satisfação dos frequentadores, bem como sugerir possíveis melhorias no SESC Pompéia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionários no próprio SESC e arredores da unidade. Conclui-se que 68% dos frequentadores, possuem cartão de matrícula do SESC, o que confere muitas vantagens em atividades dentro da rede SESC, entretanto, a unidade da Pompéia, não é a primeira opção de lazer para 56% dos entrevistados.

Palavras-chave: SESC; Pompéia; cultura; lazer; educação informal.

ABSTRACT:

The current work is an analysis of leisure equipment and a cultural center of great sports landmark in the city, in the state and even in the country: the SESC Pompeia, which, in 2012, celebrated its 30 years. This analysis seeks to assess the degree of satisfaction of its frequenters such as suggest possible improvements to the SESC. Therefore, a field survey has been done with questionnaires into SESC and its surroundings. We concluded that 68% of the regulars frequenters, mostly, have a registration card from the SESC, which confers many advantages in activities within the network SESC, nevertheless, the Pompeia unit, is not the first choice for leisure 56% of respondents.

(4)

SUMÁRIO

1. Introdução 5

2. Revisão teórica 5

3. Equipamento estudado, descrição geral, identificação e tipologia 10

3.1. Localização 11 4. Histórico 11 4.1. SESC Pompéia 13 5. Espaços de convivência 15 6. Infraestrutura 23 6.1. Equipamentos 23 6.2. Serviços 23 6.3. Atividades oferecidas 24 6.4. Eventos realizados 25 6.5. Segurança 25 6.6. Acessibilidadeuniversal 25 6.7. Sinalização 26 7. Estrutura tarifária 26 7.1. Estrutura organizacional 27 7.2. Recursos humanos 27 7.3 Recursos financeiros 30

7.4. Principais dificuldades enfrentadas 30

7.5. Parcerias 30

8. Pesquisa de campo 34

8.1. Perfilbio-socioeconômico 34

8.2. Perfil de uso do equipamento 36

9. Promoção e distribuição 45

9.1. Material promocional impresso 46

10. Conclusão 46

10.1. Análise geral do equipamento 46

10.2. Propostas de melhorias 47

Referências 48

(5)

1. Introdução

Estaanálise de equipamento de lazer propõe discutir a percepção do frequentador do SESC (Serviço Social do Comércio) Pompéia sobrea programação cultural oferecida na unidade. Tem como objetivo geral identificar qual a percepção dos usuários do SESC a respeito da programação cultural que é oferecida na unidade Pompéia, e como objetivos específicos: enumerar as atividades culturais que sejam oferecidas no SESC Pompéia; analisar o foco cultural do SESC Pompéia; levantar as motivações dos frequentadores para visitar o SESC Pompéia e discutir o papel do SESC Pompéia enquanto atrativo cultural e turístico da cidade de São Paulo. O método utilizado foi a entrevista quantitativa com questões fechadas e semiabertas.

Objeto de estudo do autor, o SESC Pompéia comemorou em2012 trinta anos de uma história que começou numa antiga fábrica de tambores, localizada em um bairro que sempre acolheu imigrantes (o mais ilustre deles, Francesco Matarazzo e suas indústrias). A arquiteta Lina Bo Bardi, a mesma responsável pelas obras do MASP, foi a pessoa incumbida de realizar o ousado projeto do centro cultural e esportivo, sugerindo a criação de um espaço heterogêneo. Segundo Danilo Santos de Miranda (2012), atual diretor do SESC São Paulo, o SESC Pompéia é “um espaço transformado de um equipamento consagrado à produção econômica em outro, dedicado à produção cultural”.

O SESC da Pompéia é um dos mais antigos da cidade, recebendo cerca de 1,25 milhões de pessoas por ano e sediandoaproximadamente 120 atrações culturais todo mês. Em 2009, a obra foi tombada pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Até os dias de hoje, é o único edifício do SESC que passou por esse processo (GENESTRETI E VAZ, 2012).

2. Revisão teórica

A base bibliográfica discutida concentra-se nas áreas de lazer, cultura, inclusão utilizando os autores JoffreDumazedier, Luiz Otávio de Lima Camargo e em

(6)

livros de autoria das Edições SESC São Paulo, que descrevem e ilustram a trajetória da instituição, da arquiteta Lina Bo Bardi e da própria unidade aqui em estudo. O presente trabalho é fruto da vivência do autor em vários momentos de sua vida no ambiente do SESC Pompéia.De acordo com Dumazedier (1974, p.92), o lazer pode ser definido como:

O lazer [...] é um novo valor social da pessoa que se traduz por um novo direito social, o direito dela dispor de um tempo cuja finalidade é, antes, a autossatisfação. Este tempo corresponde, para um trabalhador, a quatro ou cinco horas, em média, para cada dia da semana, sábado e domingo incluídos.

O lazer é então, o tempo livre que o trabalhador dispõe todos os dias, após cumpridas suas tarefas profissionais. A respeito disso, Dumazedier (1974, p.92) ainda lista os possíveis períodos de lazer cabíveis na vida de um trabalhador, bem como as possíveis atividades dentro do campo do lazer:

Como o tempo se define primeiro – mas não de modo exclusivo – com respeito ao trabalho profissional, propusemos, a partir da década de 1960, distinguir quatro períodos de lazer: o lazer do fim do dia, o do fim de semana, o do fim de ano e o do fim da vida (aposentadoria); estes períodos de tempo livre são ocupados por numerosos dias de atividade, mas são segundo os estudos de orçamento-tempo, cada vez mais dominados pela dinâmica do lazer. [...] Por ocasião destes períodos, o lazer concerne a um conjunto mais ou menos estruturado de atividades com respeito às necessidades do corpo e do espírito dos interessados: lazeres físicos, práticos, artísticos, intelectuais e sociais, dentro dos limites do condicionamento econômico social, político e cultural de cada sociedade. São tais atividades que iremos chamar de lazer. Seu conjunto constitui o lazer.

Em consonância com Dumazedier, o SESC desenvolve atividades de lazer em todos esses períodos (fim do dia, fim de semana, fim de ano e fim da vida), e procura atingir todos os lazeres por ele definidos (lazeres físicos, práticos, artísticos, intelectuais e sociais) através de uma ampla programação de atividades, que veremos mais adiante.

Dumazedier (1973, p.32) enumera também as três principais funções do lazer: a função de descanso; a função de divertimento, recreação e entretenimento; e por ultimo a função do desenvolvimento. O descanso funciona aqui como um reparador da fadiga física e nervosa resultante das obrigações cotidianas, especialmente do trabalho.

(7)

ao tempo livre do trabalhador, como shows, peças teatrais, sessões de cinema, jogos, assistir televisão, jogar videogame, entre outros.

Finalmente, a terceira função, a de desenvolvimento da personalidade dá muitas possibilidades à pessoa de poder ter uma participação social mais ampla. A respeito disso, Dumazedier (1973, p.33) argumenta:

Permite uma participação social maior e mais livre, a prática de uma cultura desinteressada do corpo, da sensibilidade e da razão, além da formação prática e técnica; oferece novas possiblidades de integração voluntária à vida de agrupamentos recreativos, culturais e sociais; possibilita o desenvolvimento livre de atitudes adquiridas na escola, sempre ultrapassadas pela contínua e complexa evolução da sociedade e incita a adotar atividades ativas na utilização de fontes diversas de informação, tradicionais ou modernas (imprensa, filme, rádio, televisão).

Aqui se pode e deve incluir a internet como uma potente ferramenta de informação, que surgiu com ampla distribuição no final década de 1990.Dumazedier (1973, p.34) conclui se raciocínio:

A função de desenvolvimento pode ainda criar novas formas de aprendizagem voluntária, a serem praticadas durante toda vida e contribuir para o surgimento de condutas inovadoras e criadoras. Suscitará, assim, no indivíduo libertado de suas obrigações profissionais, comportamentos livremente escolhidos e que visem ao completo desenvolvimento da personalidade, dentro de um estilo de vida pessoal e social.

Esta última função também é contemplada pela rede SESC intensamente, através de vários programas criados pelo SESC como o apoio as mais diversas formas de arte e o incentivo à integração e convivência das pessoas dentro de seus espaços.

No SESC, todas as formas de artes são bem-vindas, pois é atravésdelas que se torna possível atribuir ou mesmo ampliar os significados do mundo (SESCSP, 2012).

O lazer passou a ser tema de grande interesse para o SESC a partir do final dos anos 70, quando foi criado o Centro de Estudos do Lazer. Com isso, o SESC deixava de ser somente assistencialista para ser também uma referência de ampla difusão cultural no país. De acordo com publicação do SESC SP(1997, p.97):

[...] A criação do Centro de Estudos do Lazer, em 1978, denunciava a importância que o tema assumia internamente no planejamento da entidade. Já por essa época, a entidade também enviava seus técnicos ao exterior, para participar de cursos de especialização em lazer, educação de adultos e animação cultural.

(8)

Foi inclusive, no próprio SESC Pompéia, que foi criado o primeiro centro de formação de animadores, destinado a formar suas próprias programações. E continuou enviando seus profissionais para cursos no exterior, com o intuito de aprimorar cada vez mais seus processos de criação. De acordo com publicação do SESC SP(1997, p.98):

A entidade proporcionou formação no exterior para seus profissionais nas áreas de Lazer, estudos da 3ª idade, administração, marketing, entre outras, no sentido de dotara instituição de infraestrutura organizacional atualizada e inovadora.

Hoje, o SESC atua intensamente no campo da educação informal de seus frequentadores, através de exposições, cursos livres, cinema, teatro, música, etc. segundo CAMARGO(1986, p.71) “O lazer é um modelo cultural de prática social que interfere no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos”. É acreditando nesse desenvolvimento que o SESC busca aguçar os sentidos das pessoas constantemente. Como consequência disso, acredita num equilíbrio entre todas as facetas que se fazem necessárias no dia-a-dia da sociedade: família, trabalho e lazer. De acordo com isso, CAMARGO(1986, p.75) discorre:

O lazer abre um campo educativo não para se aprender coisas, mas para se exercitar equilibradamente as possibilidades da participação social lúdica. Seu objetivo é mostrar que o exercício de atividades voluntárias, desinteressadas, prazerosas e liberatórias pode ser o momento para uma abertura a uma vida cultural intensa, diversificada e equilibrada com as obrigações profissionais, familiares e religiosas.

Com os cursos artesanais, de artes plásticas e visuais, o SESC procura aguçar no aluno o senso de criatividade e o desejo da produção artística, os quais podem proporcionar um prazer indescritível de realização no aluno que absorve o conteúdo e passa desenvolver um trabalho artístico de forma independente. Em consonância, CAMARGO(1986, p.84) diz que ”A educação para o lazer consiste em estimular a produção cultural própria, ainda que superficial: a prática de esportes, da ginástica, de atividades manuais, [...] a composição musical, a fotografia, etc.”.

O fato de se considerar bom e desejável consumir obras prontas e bem acabadas não deve se sobrepor à capacidade de cada um produzir ou criticar.

Em 1977, quando se iniciaram as obras do SESC Fábrica, a instituição apenas teve a oportunidade de realizar um projeto que já havia sido experimentado,

(9)

O projeto arquitetônico contemplou as ideias que a entidade já havia desenvolvido e experimentado. De um lado, a restauração e reciclagem da antiga fábrica permitia que se fizesse o registro permanente da memória industrial de São Paulo de uma forma viva, com o funcionamento em seus espaços de um centro cultural. De outro, a construção de um bloco novo – ao estilo de um grande silo industrial – para a instalação do conjunto esportivo reforçava a ideia, mas em concepção contemporânea.

A unidade em estudo, após sua inauguração se torna um ícone dentro da instituição, bem como o modelo a ser copiado pelas outras unidades. Sua influência e potencial artístico são tão grandes, que o SESC Fábrica da Pompéia passa a receber shows de grandes artistas de forma cotidiana. É através das ações artísticas que norteiam as atividades da nova unidade, que o SESC, a nível nacional, vai efetivar sua transformação em modelo de ação cultural a ser seguido. De acordo com publicação do SESC SP (1997, p.103):

Após a inauguração do conjunto esportivo em 1986, e, portanto já completa, a nova unidade passa a ser o eixo, da ação da entidade. Seu raio de influência alcança, internamente, as demais unidades do SESC, agindo como modelo [...] As grandes programações artísticas e culturais, previstas apenas para o seu lançamento, fincam raízes como ação cotidiana. É através do suporte da Pompéia que o SESC vai operar sua grande transformação para a ação cultural nos anos 90.

Tais ações foram extremamente importantes para realmente propor um acesso à cultura e formas de expressão cultural das mais diversas, sugerindo mais cidadania, bem como qualidade de vida e educação informal aos trabalhadores do setor de comércio, serviços e turismo. Em publicação do SESC SP (1997, p.111):

A democratização do acesso à cultura na sociedade constituía um dos elementos essenciais à qualidade de vida dos trabalhadores e ao exercício de sua cidadania. O contato com as diferentes formas de expressão cultural (teatro, música, artes plásticas, cinema, etc.) viabilizado por uma série de medidas que atenuavam as barreiras de ordem econômica e social, assumia funções das mais importantes no processo global da educação, na reciclagem de valores e na construção de novos modelos culturais.

Com a criação do SESC Pompéia, caracterizado como um Centro Cultural e Esportivo, a ideia central foi a de refutar a teoria de que atividades esportivas não possam coexistir com atividades de cunho intelectual. De acordo com CAMARGO(1986, p.86):

O x da questão é o combate à monocultura, sobretudo a tradicional oposição entre cultura do corpo e cultura da mente, entre os esportes e as artes. Esse problema pode ser solucionado ou atenuado através da animação cultural, de formas variadas. Uma delas seria através da organização física dos espaços dos centros culturais em espaços de prática polivalente e integrada onde ginástica, esporte, artes, criatividade manual, estão interligadas.

(10)

Lina Bo Bardi arquiteta que projetou o SESC Pompéia, provavelmente pensou nisso enquanto desenvolvia suas ideias para os espaços do Centro Cultural e Esportivo, instalados numa velha Fábrica do início do século XX. CAMARGO (1986, p.86) continua:

[...] Outra metodologia utilizada pela pedagogia da animação cultural é a integração de diferentes atividades voltadas para um mesmo tema. A técnica de programação consiste em diversificar os meios técnicos de difusão e de prática cultural centradas num mesmo assunto.

Um bom exemplo para ilustrar o que diz Camargo seria a exposição “O Olho de Istambul”, do fotógrafo Ara Güler, sediada no próprio SESC Pompéia, exposição essa de artes visuais, mas que trouxe outros artistas (músicos e cantores) turcos para espetáculos musicais na unidade.

3. Equipamento estudado, descrição, identificação e tipologia.

O equipamento a ser estudado neste trabalho é o SESC Pompéia. O SESC é fruto de uma iniciativa do empresariado do comércio brasileiro pós Segunda Guerra Mundial (1946), que ao observar com atenção as características da sociedade brasileira no pós-guerra, reparou que os trabalhadores tinham condições de vida extremamente insalubres, o que reduzia drasticamente a expectativa de vida da classe trabalhadora. Surge então a proposta dos empresários do comércio e da indústria, reunidos, de criar mecanismos que atenuassem as péssimas condições de vida de seus funcionários e pudessem ocupar o tempo livre destes com esportes, cultura, lazer e saúde, melhorando a qualidade de vidas destes, mas também impedindo que usassem o tempo livre para se sindicalizarem e talvez entrar em conflitos com seus patrões. Paralelamente a isso, Getúlio Vargas dava início a uma política estadista assistencialista e industrial, o que culminou nas migrações do povo do campo para as cidades, buscando melhores condições de vida. Tais fatores resultaram na elaboração da Carta da Paz Social, pelo empresariado, que explicava quais eram seus objetivos com essas medidas de cunho social.

O SESC Pompéia, outrora mais conhecido como SESC Fábrica é um importante centro cultural e esportivo da zona oeste da capital paulista. Há trinta anos vêm desenvolvendo um sólido trabalho na educação informal de seus

(11)

em diversas áreas do conhecimento. Possui piscinas e ginásios, aonde são desenvolvidos esportes, jogos, atividades recreação e lazer.

Pode ser classificado como um centro cultural e esportivo, por oferecer tanto atividades culturais tais como shows, peças de teatro e exposições, quanto ginásios de esportes, piscinas e aulas de atividades físicas, nas mais diversas modalidades.

3.1 Localização

Localiza-se na Rua Clélia, 93, no Bairro da Pompéia. O acesso via trem (CPTM) se dá pela estação Água Branca da linha 7 – Rubi. A estação fica a 800 metros do SESC. Pelo metrô, o acesso se dá através do terminal da Barra Funda. O terminal fica a 2200 metros da unidade.De carro o acesso se dá pelas avenidas Francisco Matarazzo, Pompéia e Antártica, entretanto o estacionamento na região é bem escasso.

Figura 1: mapa da região do SESC Pompéia

Fonte: Google

4. Histórico

De acordo com o vídeo1 disponibilizado no website do SESC SP em que o professor Danilo Santos de Miranda fala sobre a trajetória da instituição como um

(12)

todo, a história do SESC começa após o fim da 2ª Guerra Mundial, na qual os chamados países democratas (Estados Unidos, Brasil, países da Europa Ocidental e a extinta União Soviética) venceram os fascistas e nazistas (Itália, Alemanha e Japão). Em paralelo a tal acontecimento, o Brasil vivia um momento de grandes mudanças em vários aspectos: na política, chegava ao fim a ditadura da Era Vargas e a redemocratização era um movimento constante; a indústria brasileira, na época agrícola e primária passava a incorporar o trabalho da indústria de siderurgia, de petróleo e eletricidade.

A paz civil voltava a existir, mas ainda faltava a paz social, aquela que buscaria trazer mais respeito, solidariedade, coletividade, inclusão e educação aos povos. Foi quando o empresariado da época, reunido para atender as necessidades culturais e sociais que deveriam se fazer presentes a partir de tais mudanças na sociedade brasileira criaram a Carta da Paz Social, na Conferência das Classes Produtoras, realizada em 1945 na cidade de Teresópolis. A carta discorria sobre a importância das empresas e a economia participarem ativamente do processo de mudança e transformação do país, bem como a harmonia que deveria existir na relação entre empregador e empregado. Os três setores da economia (agricultura, indústria e comércio/serviços) se alinhavam com o objetivo de promover com recursos próprios medidas que elevassem o bem estar social e a qualidade de vida da população brasileira, tendo como foco principal saúde, cultura, esportes e lazer para trabalhadores do comércio e da indústria. Na Carta, se propunha pagar e administrar os bens materiais que nascessem desse projeto. O auxílio que se pedia ao Governo Brasileiro era o de criar uma lei que obrigasse todas as empresas do país, de qualquer que fosse o setor a contribuir com uma porcentagem a ser fixada pelo Governo, caracterizando a chamada contribuição compulsória, a fim de custear os futuros benefícios sociais.

Uma ideia, sem dúvida, muito original para a época. Tal ideia pioneira semeava não só o nascimento do SESC, mas também do SENAC, um serviço de educação formal para os trabalhadores do comércio e suas famílias, do SESI e do SENAI, destinado aos trabalhadores da indústria. Não demorou muito e já em 1946

(13)

o SESC instalou seus primeiros escritórios nas Associações Comerciais do Rio de Janeiro e São Paulo.

4.1 SESC Pompéia

A história do SESC Fábrica da Pompéia se inicia ainda antes, com a construção de uma fábrica na Rua Clélia, em 1938, a qual abrigaria as instalações da empresa alemã Mauser e Cia Ltda. Era uma construção, a frente de sua época, trazendo as tecnologias europeias do início da Revolução Industrial, feita de concreto armado com vedações em alvenaria. Em 1945, ano da apresentação da Carta Social, a fábrica, que mais tarde viria a sediar as operações do SESC Pompéia, era comprada pela Indústria Brasileira de Embalagens Ibesa, que fabricava tambores. Posteriormente a Ibesa instalou na fábrica as atividades da Gelomatic, indústria de geladeiras à querosene.

Muitos anos depois, o terreno da fábrica o foi cedido ao SESC pela Prefeitura e em 1977 iniciaram-se as obras de reforma para que a velha fábrica pudesse atender as necessidades do SESC. A arquiteta Lina Bo Bardi2 foi convidada por

2

Lina estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930. Ganha certa notoriedade e estabelece escritório próprio, mas durante a II Guerra Mundial enfrenta um período de poucos serviços, chegando a ter o escritório bombardeado. Conhece o escritor e arquiteto Bruno Zevi, com quem funda a revista semanal A cultura dellavita. Neste período Lina ingressa no Partido Comunista Italiano e participa da resistência à ocupação alemã.

Casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi em 1946 e neste ano, em parte devido aos traumas da guerra e à sensação de destruição, muda-se para o Brasil, país que acolherá como lar e onde passará o resto da vida (em 1951 naturaliza-se brasileira).

No Brasil, Lina encontra uma nova potência para suas idéias. Existe, para a arquiteta, uma possibilidade de concretização das idéias propostas pela arquitetura moderna (da qual Lina insere-se diretamente), num país com uma cultura recente, em formação, diferente do pensamento europeu. Ao chegar no Brasil, Lina deseja morar no Rio de Janeiro. Instala-se porém em São Paulo, projetando e construindo, mais tarde, uma casa no bairro do Morumbi, a Casa de Vidro.

No País, Lina desenvolve uma imensa admiração pela cultura popular, sendo esta uma das principais influências de seu trabalho. Inicia então uma coleção de arte popular e sua produção adquire sempre uma dimensão de diálogo entre o Moderno e o Popular. Lina fala em um espaço a ser construído pelas próprias pessoas, um espaço inacabado que seria preenchido pelo uso, pelo uso popular cotidiano.

(14)

Renato Requixa, a época diretor do SESC São Paulo, para dirigir o projeto, e quando visitou a fábrica pela primeira vez, rapidamente observou que as características da estrutura, deveriam ser preservadas por sua importância arquitetônica além de poder se fazer ali, um registro do início da revolução urbana e industrial que ocorreu em São Paulo no início do século XX. Os grandes galpões que um dia abrigaram atividades de cunho fabril e produção econômica, a partir de então passariam a abrigar atividades de lazer, recreação, criatividade e produção cultural e esportiva.

A obra durou nove anos, mas já em 1982 o SESC Pompéia era inaugurado mesmo sem a conclusão das obras dos prédios destinados ao centro esportivo, os quais foram entregues somente em 1986. Vide planta baixa do conjunto no anexo 1. Abaixo elevação lateral da unidade, aonde é possível perceber o desnível do terreno do SESC Pompéia (VAINER; FERRAZ, 2012).

Figura 2: Elevação lateral do SESC Pompéia.

Fonte: livro Cidadela da Liberdade

Podemos perceber na parte direita da figura acima que o conjunto esportivo é divido em duas torres, as quais se conectam através de quatro passarelas. Entre os dois prédios, a área que fica no meio é considerada ‘non edificandi’, ou seja,

Os Bardi tornam-se personagens constantes na vida intelectual do país, relacionando-se com personalidades diversas da cultura brasileira.

(15)

imprópria para construção, por abrigar galerias pluviais. Bo Bardi decidiu colocar um deck nessa área, tornando-a útil apesar das limitações da área (SESC ..., 2012) . Na próxima figura é possível observar mais facilmente os aspectos adversos do terreno da obra, o qual é um tanto desnivelado, propondo maiores desafios a arquiteta da obra.

Figura 3: Elevação lateral do SESC Pompéia.

Fonte: livro Cidadela da Liberdade.

Na próxima figura, é possível perceber alguns ‘buracos’ nas paredes do bloco esportivo, os quais são, na verdade, as janelas do conjunto, pensadas por Bo Bardi para dialogar com a arquitetura contemporânea que ela empregou no projeto do conjunto esportivo, dando ao SESC Pompéia um efeito dicotômico entre o velho (galpões da fábrica) e novo (área do bloco esportivo), (VAINER; FERRAZ, 2012).

Figura 4: cortes e elevação do bloco esportivo e corte geral do terreno.

(16)

5. Espaços de convivência

Os espaços do SESC Pompéia procuram desenvolver nas pessoas o senso de coletividade com afeição, numa clara oposição vida cotidiana das grandes cidades, onde as pessoas estão sempre com pressa e não se preocupam em solidarizar com o próximo.

a. Área de Convivência

Um espaço composto por biblioteca, hemeroteca (jornais e revistas), área para leitura e jogos, além de receber algumas exposições e pequenas apresentações musicais ou teatrais. Possui 4.700 m².

Figura 5: Área de convivência.

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

b. Bar/Café

Serve vários tipos de alimentos: de bolos, tortas, sanduíches, hambúrgueres, gelatinas, salgados, sopas, saladas, sucos, cervejas cafés. Alguns dos itens são de produção própria do SESC, outros, terceirizados de fornecedores.

(17)

Figura 6: bar/café.

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

c. Biblioteca

Integra a área de convivência. Possui acervo de aproximadamente11.000 obras, em diversos assuntos, como história da arte, arquitetura, desenho, ficção, romance, poesia, entre outros.

Figura 7: Área de leitura da convivência.

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

d. Deck

(18)

Espaço de ligação entre o conjunto de atividades culturais e o centro esportivo e a piscina. Nos dias de calor, os frequentadores aproveitam para se bronzear. Possui cadeiras de praia reclináveis, chuveiro, sistema de som e barraca de sucos e sorvetes (somente no verão). Durante a semana, as crianças do projeto Curumim usam o espaço como parquinho e área para brincadeiras como pega-pega e estafetas (circuito).

Figura 8: deck do conjunto esportivo.

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

e. Ginásio

O conjunto esportivo possui sete quadras dividas em quatro ginásios.

Exclusivo para o matriculado e seus dependentes. Abriga também o programa jogos entre empresas. Funciona de terça a domingo das 9 às 21 horas.

(19)

Figura 9: ginásio de esportes.

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

f. Internet Livre

São 23 computadores conectados à internet em banda larga, equipados com webcam, fones de ouvido, microfones e sistema surround para uso livre ou sob orientação doweb animador presente no espaço para orientar os navegantes. Para ter acesso, não é necessário ter cartão de matrícula, basta apresentar o documento pessoal na entrada da sala.

Figura 10: sala do projeto Internet Livre.

(20)

g. Oficina

Espaço destinado à criação artística através de ações e estímulos à reflexão seja de forma coletiva ou individual. Cursos disponíveis nas áreas de Fotografia, Têxtil, Cerâmica, Gravura, História e Teoria da Arte, além de Técnicas Mistas como encadernação, desenho, pintura, ilustração e quadrinhos.

Figura 11: Oficinas de criatividade

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia h.

Piscina

Piscina semiolímpica, climatizada, aonde acontecem aulas de natação, pólo aquático, hidroginástica e também tem espaço destinado à recreação.

(21)

i. Restaurante

Espaço destinado à alimentação, mas também a shows à noite, quando se transforma em choperia. O restaurante tem capacidade para 800pessoas e serve 1500 refeições diariamente.Possui sistema de som, dois banheiros, saída de emergência, e extintores bem sinalizados e localizados estrategicamente.

Figura 13: Restaurante

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

j. Teatro

Sedia espetáculos musicais de grandes nomes da Música Popular Brasileira. Sua programação abrange todas as idades, desde o público infanto-juvenil até os idosos. A gravação do programa Sr. Brasil, da TV Cultura, acontece no Teatro.

Figura 14: Área de convivência.

(22)

k. Odontologia

Tratamento odontológico, apenas para trabalhadores no comércio e serviços matriculados e dependentes, busca salientar ações educativas como ensino da higiene bucal correta e a importância da prevenção. A unidade dispõe de cinco consultórios para atendimento de prótese, odontopediatria e clínica geral. Funciona de terça a sábado, das 9 às 18 horas.

Figura 15: consultório de odontologia

Fonte: Perfil do FacebookSESC Pompéia

l. Rua Central

É praticamente uma extensão da Rua Clélia, onde quem passa distraído, pode adentrar o SESC Pompéia sem perceber. Principal acesso ao SESC e seu conjunto: os quatro galpões aonde ocorrem as atividades já expostas acima e também ao conjunto esportivo.

(23)

6. Infraestrutura

6.1 Equipamentos

Teatro com 800 lugares, restaurante, choperia, área de convivência, galpão, biblioteca, área de vídeo, sete oficinas de artes, um laboratório fotográfico, um piscina aquecida com deck solário,quatro ginásios com seis quadras poliesportivas, quatro salas de ginástica e dança, cinco consultórios odontológicos, bar-café e lanchonete.

6.2 Serviços

Dias e horários de funcionamento:

De terça a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 9h às 20h. Central de atendimento: de terça a sexta, das 10h às 20h.

O serviço de informação ao visitante é feito pela central de atendimento, tanto pelo telefone (3871-7700), como via fax (3865-0324), como por e-mail (email@pompeia.sescsp.org.br) e também no próprio SESC Pompéia logo à direita da entrada.

O guiamento àexposições só é feito para escolas e deve ser agendado através do telefone da central de atendimento.

a. Serviços de alimentação

O serviço de alimentação do SESC Pompéia é feito através do bar café, que possui um cardápio bem amplo, servindo diariamente bolos, salgados, doces, sorvetes, sanduíches, tortas, sucos, café, cervejas, gelatinas, sopas entre outros. No horário do almoço o restaurante funciona no sistema de self-servicepor quilo e seu cardápio é impresso com o menu do que será servido nos próximos quinze dias. O cardápio é elaborado por nutricionistas e traz muitos ingredientes considerados saudáveis para o consumo humano.

b. Serviços de hospedagem

Não há serviço de hospedagem nesta unidade. Em São Paulo só o SESC Bertioga está apto a hospedar matriculados. No site do SESC no Brasil

(24)

(www.sesc.com.br), há uma lista com mais de quarenta unidades que hospedam matriculados no SESC, entre elas hotéis, pousada e centros de turismo espalhados por diversas cidades brasileiras.

c. Serviços de transporte

O serviço próprio de transporte só existe para atividade turismo social, na qual o SESC realiza excursões para cidades com atrativos turísticos como festas, gastronomia, paisagem e meio ambiente. Contudo, o SESC Pompéia ainda não realiza essa atividade. Na cidade de São Paulo apenas as unidades SESC Carmo, SESC Consolação, SESC Santana e SESC Pinheiros realizam esse serviço.

d. Venda de produtos e souvenires

A venda de produtos é feita através de uma pequena loja, localizada na área de convivência da unidade e também no site da rede SESC São Paulo. Na loja são vendidos livros e revistas das Edições SESC, CD´s e DVD´s gravados pelo Selo SESC, e produtos relacionados a exposições, como bolsas, canetas, lápis, camisetas, squeezes, bloco de anotações, jogo da memória, mouse pad, entre outros.

6.3 Atividades oferecidas

As atividades oferecidas pela unidadepermeiam praticamente todas as formas de arte e expressão corporal. São oferecidos espetáculos de dança, musicais, teatrais e circenses; também são oferecidos cursos de informática e fotografia, denominados como de cultura digital; Exposições e minicursos de artes plásticas, visuais, literatura, cinema e vídeo; esportes como natação, hidroginástica, basquete, tae-kwon-do, karatê, futebol, futsal, corrida, além de várias dessas modalidades serem personalizadas para crianças ou idosos.

Para o público infantil são apresentadas diversas opções como a biblioteca, as contações de histórias, as apresentações teatrais, além dos cursos como o Esporte Criança, visando à iniciação no esporte e o Projeto SESC Curumim, com sua educação não formal, trazendo às crianças o aprendizado de forma lúdica e criativa, bem como a administração de conflitos.

(25)

O SESC foi precursor em atividades para idosos no Brasil, objetivando não deixar à margem da sociedade essas pessoas que têm anseios, sentimentos e vontades como qualquer outro indivíduo. Por isso mantêm esse foco nos dias de hoje com as aulas do Esporte Idoso, de hidroginástica e com os bailes de nostalgia que acontecem na Choperia todas as quartas-feiras, à tarde.

A preocupação com a saúde também é foco do SESC. Ela é apresentada através dos médicos responsáveis pelos exames dermatológicos para uso da piscina, dos nutricionistas que realizam a produção do cardápio do restaurante, e dos dentistas que cumprem função de clínica geral e prótese.

6.4 Eventos realizados

O SESC costuma participar de festas tradicionais da cultura brasileira como o carnaval, a festa junina e a virada cultural. Para tais eventos, desenvolve sua própria programação trazendo bailes, músicos comidas típicas e um pouco de história para contextualizar as suas ações.

6.5 Segurança

A segurança para quem frequenta o SESC Pompéia se dá pelos itens de segurança da estrutura como: portas corta-fogo, corrimão em todas as escadas do conjunto, devida sinalização das áreas de alta tensão e acesso restrito a funcionários.

A segurança pessoal é feita pela empresa Suporte Segurança, que fornece 50 funcionários para garantir a tranquilidade dentro dos espaços do SESC Pompéia. O próprio SESC também garante a segurança através dos ingressos para atividades pagas e acesso às áreas de piscina e ginásios somente a matriculados através do cartão SESC.

6.6 Acessibilidadeuniversal

A Acessibilidade universal garante a todas as pessoas que se sintam incluídas naquele espaço, através de rampas e elevadores para cadeirantes, textos em braile, para deficientes visuais e telefones públicos com dispositivo para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. O SESC conta com tais recursos por entender que em

(26)

hipótese alguma, um indivíduo, dentro de suas unidades, seja ele funcionário ou transeunte, deve se sentir excluído ou rejeitado.

6.7 Sinalização

A Sinalização dentro da unidade foi pensada por Lina Bo Bardi já no projeto de restauração da velha fábrica e que é mantido até hoje e inclusive aparece em todas as unidades do SESC na cidade de São Paulo. A sinalização externa também está presente nas ruas e avenidas da região onde se encontra o SESC, tornando o acesso muito mais fácil e rápido.

7. Estrutura tarifária

Hoje, a rede SESC não é mais de uso exclusivo do trabalhador do comércio. O objetivo foi ampliado e agora além das pessoas que trabalham no ramo de comércio de bens, serviços e turismo, aposentados e desempregados desses ramos, outros também podem utilizar os serviços da rede SESC através da afiliação como usuários ou mesmo sem filiação nenhuma, como visitantes. Os comerciários têm uma grande porcentagem descontos, chegando aos 75% em muitas das atividades que o SESC oferece e podem fazer todas as atividades que a rede oferece, observando-se o critério do numero de vagas. Para que se matriculemna rede SESC, é preciso apresentar alguns documentos como carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e uma foto 3X4. Se houver dependentes, pedem-se os documentos de identidades dos mesmos e documentos que comprovem o grau de parentesco. Para estes, a afiliação é gratuita.

Os usuários têm uma porcentagem um pouco menor de desconto (50%) sobre as atividades pagas oferecidas e podem fazer quase todas as atividades que o SESC São Paulo oferece, exceto tratamento odontológico através do OdontoSESC e viagens para o SESC Bertioga em alta temporada. A validade da matrícula é estadual, não valendo nas demais unidades federativas do país. Além disso, para se tornarem afiliados devem pagar uma taxa anual no valor de R$ 57,00 para matricula individual e R$ 114,00 para matricula familiar (aqui se incluem cônjuges e todos os filhos e enteados).

(27)

7.1 Estrutura organizacional

O SESC faz a captação de seu corpo técnico e administrativo através de um processo seletivo semelhante ao concurso público, entretanto como não se trat uma entidade subordinada à administração pública, tem o direito de reservar as informações e não divulgar as notas e classificações dos candidatos concorrentes.

Para demonstrar a distribuição das funções e cargos do SESC Pompeia, segue abaixo o organograma da unidade.

Figura 1

7.2 Recursos humanos

Para melhor compreender o organograma descrito no item anterior, segue abaixo a descrição dos depa

possa conhecer as funções, competências e relacionamentos de todos os setores e cargos da unidade.

a. Gerente

Profissional responsável por toda a unidade. Ele coordena todas as áreas, contando com o apoio dos gerentes adjunto e administrativo. Sua formação é ampla na área da cultura, lazer e comunicação, em nível superior e de pós

Também possui ampla experiência advinda de outras unidades do SESC. b. Gerente Adjunto

7.1 Estrutura organizacional

O SESC faz a captação de seu corpo técnico e administrativo através de um processo seletivo semelhante ao concurso público, entretanto como não se trat uma entidade subordinada à administração pública, tem o direito de reservar as informações e não divulgar as notas e classificações dos candidatos concorrentes.

a distribuição das funções e cargos do SESC Pompeia, grama da unidade.

Figura 17: Organograma do SESC Pompéia

Fonte: própria.

humanos

Para melhor compreender o organograma descrito no item anterior, segue abaixo a descrição dos departamentos e cargos do SESC Pompéia, para que se conhecer as funções, competências e relacionamentos de todos os setores e

Profissional responsável por toda a unidade. Ele coordena todas as áreas, contando com o apoio dos gerentes adjunto e administrativo. Sua formação é ampla na área da cultura, lazer e comunicação, em nível superior e de pós

Também possui ampla experiência advinda de outras unidades do SESC. Gerente Adjunto

O SESC faz a captação de seu corpo técnico e administrativo através de um processo seletivo semelhante ao concurso público, entretanto como não se trata de uma entidade subordinada à administração pública, tem o direito de reservar as informações e não divulgar as notas e classificações dos candidatos concorrentes.

a distribuição das funções e cargos do SESC Pompeia,

Para melhor compreender o organograma descrito no item anterior, segue ia, para que se conhecer as funções, competências e relacionamentos de todos os setores e

Profissional responsável por toda a unidade. Ele coordena todas as áreas, contando com o apoio dos gerentes adjunto e administrativo. Sua formação é ampla na área da cultura, lazer e comunicação, em nível superior e de pós-graduação. Também possui ampla experiência advinda de outras unidades do SESC.

(28)

Profissional responsável por toda a unidade, quando o gerente está ausente. Ele auxilia o gerente na coordenação todas as áreas, contando com o apoio do gerente administrativo. Sua formação também é ampla na área da cultura, lazer e comunicação, em nível superior e de pós-graduação. Possui ainda experiência advinda de outras unidades do SESC.

c. Gerente Administrativo

Profissional responsável por toda a parte administrativa da unidade, bem como a parte financeira. Tem formação e experiência em funções relativas à área de Administração de Empresas. Coordena e Supervisiona os setores abaixo:

 RH: que conta com profissionais da área de Gestão de Pessoas;  Tesouraria: que possui profissionais com conhecimentos e

experiência na área das Finanças e Ciências Contábeis;

 Informática: que possui profissionais que controlam e administram toda a área de Tecnologia da Informação da unidade;

 Terceirizados: que compreendem os funcionários da Segurança e da Limpeza da unidade.

d. Coordenador de Programação

Este é o profissional que administra toda a programação da unidade. Tem amplo conhecimento e experiência na área da Cultura, Esporte e Lazer, em nível superior e de pós-graduação. Sob sua responsabilidade estão:

 Supervisor de Programação: que auxilia a coordenação, na supervisão dos trabalhos da equipe;

 Equipe de Programação: elabora e acompanha de perto todos a programação da unidade.

e. Coordenador de Infraestrutura

Profissional dedicado a pensar e organizar tudo o que diz respeito à infraestrutura da unidade e sua manutenção para que seu funcionamento possa ocorrer devidamente em cada dia que a unidade abre suas portas ao seu público. Este profissional geralmente é formado em Engenharia e tem grande experiência

(29)

 Supervisor de Infraestrutura: que auxilia a coordenação, na supervisão dos trabalhos da equipe;

 Equipe de Infraestrutura: fica responsável por toda a manutenção da unidade, garantindo seu pleno funcionamento diariamente.

f. Coordenador de Alimentação

Responsável pela administração da cozinha de toda a unidade, dando orientações à supervisão e sua equipe, cuidando para a melhor apresentação dos pratos, em todas as refeições e também nos eventos que a unidade eventualmente possa receber.

 Supervisor de Alimentação: que auxilia a coordenação, na supervisão dos trabalhos da equipe;

 Equipe de Alimentação: trabalha em toda a área de alimentação, manipulação de alimentos, elaboração das refeições e inclusive na conservação do local de trabalho.

g. Coordenador de Comunicação Social

Profissional dedicado a coordenar a área do atendimento ao público do SESC Pompeia. Tem formação específica na área, em geral nas áreas de Jornalismo, Marketing ou Publicidade, em nível superior e pós-graduação. Seus subordinados são:

 Supervisor de Comunicação Social: que auxilia a coordenação, na supervisão dos trabalhos da equipe;

 Equipe de Atendimento: composta pelos Orientadores de público, Assessores de Imprensa e Agentes de atendimento, que são responsáveis por todas as áreas onde o contato com o público é direto e constante, em áreas como: Central de Atendimento, LojaSESC, Biblioteca/Hemeroteca, Bilheteria e acesso aos espetáculos, entre outros.

h. Coordenador de Odontologia

Este profissional é dentista, geralmente especialista em alguma das áreas mais abrangentes dos tratamentos odontológicos, como endodontia, dentística ou prótese, por exemplo. Possui grande experiência na dinâmica do OdontoSESC, adquiridas em outras unidades do SESC

(30)

 Equipe de Odontologia: é composta pelos dentistas que atendem ao público e por auxiliares de odontologia, que assessoram os dentistas com a instrumentação e limpeza dos consultórios.

7.3 Recursos financeiros

Os recursos que mantêm a rede SESC são provenientes da folha de pagamento das empresas do comércio, turismo e serviços, calculados de acordo com a quantidade de funcionários de cada empresa. O imposto cobrado, na ordem de 6%, é a Contribuição Sobre a Folha de Salários.Parte deste imposto, 1,5%, é compulsoriamente repassada ao SESC ou ao SESI, de acordo com o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) da empresa. O SESC é uma entidade sem fins lucrativos, portanto todos os recursos que são recebidos são utilizados no pagamento de funcionários, fornecedores, melhorias nas instalações, exposições, mostras de cinema, e também na construção de novas unidades.

7.4 Principais dificuldades enfrentadas

A burocracia é a principal dificuldade enfrentada pelo SESC. Apesar de ser uma empresa privada, sua organização é baseada na administração pública, portanto há certa demora na realização de alguns processos, como contratações por meio de licitações.

As auditorias também são um fator de certo desgaste para a instituição, pois como as empresas que atuam no comércio de bens, serviços e turismo são obrigadas a fazer esse repasse ao SESC, o montante é de bilhões de reais por ano, o que faz o governo olhar com mais atenção à destinação desse dinheiro. Como consequência disso, o SESC tem de passar por três auditorias anuais, para que seja comprovada a destinação do dinheiro recebido através da contribuição patronal.

Também há a obrigação de ter em sua programação atividades gratuitas, para contemplar as pessoas que não possuem o cartão de matrícula e as pessoas de baixa renda.

7.5

Parcerias

(31)

importantes a toda sociedade, tornando o campo de atuação da instituição muito mais abrangente.

a. Agência de Notícias da AIDS

Busca promover de forma consciente e responsável o controle do vírus HIV.

b. Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV

Busca desenvolver profissionais dinâmicos que atuem sob a perspectiva da qualidade de vida. Realizam debates, cursos e o Congresso Internacional de Qualidade de Vida.

c. Associação Cultural Videobrasil

Cria programas de vídeo nacionais em parceria com entidades públicas ou não do Brasil e de outros países também. Organiza, a cada dois anos, o Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica em parceria com o SESCSP.

d. Artofthe World

O SESC São Paulo em convênio com a Artofthe World estendeu ao Brasil as comemorações dos 50 anos da Organização Mundial de Saúde com a mostra O Limite da Consciência.

e. Benchmarking Ambiental Brasileiro

O programa BenchMais busca compartilhar práticas de excelência da gestão socioambiental brasileira, fazendo uma prévia seleção e difundindo iniciativas sustentáveis de empresas e gestores públicos.

f. British Council

Organização oficial do Reino Unido para Cultura e Educação. Realiza, em parceria com o SESCSP, exposições, espetáculos de dança e teatro, além de festivais de cinema, produzidos pelas companhias em foco no Reino Unido.

g. Capital Brasileira da Cultura

Atua incentivando o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras, através da valorização e promoção de seu patrimônio e diversidade cultural,

(32)

contribuindo assim para a formação da cidadania. Já foram eleitas capitais brasileiras da cultura as cidades de Olinda - PE, São João Del-Rei - MG e Caxias do Sul (RS).

h. CEM - Centro de Estudos da Metrópole

O Centro de Estudos da Metrópole é constituído pelo SESCSP, CEBRAP, Fundação SEADE, FAU e a ECA, com o intuito de realizar estudos acerca das questões urbanas da Grande São Paulo e apresentá-los parainstituições com funções públicas.

i. Consulado Geral da França

Os projetos promovidos pelo SESCSP em conjunto com o Consulado Geral da França em São Paulo incentivam o intercâmbio de ideias e conceitos e a ampla divulgação de formas de ação e expressão próprias de cada povo.

j. Em Boa Companhia

Neste sítio, é possível acompanhar as ações de responsabilidade social de todas as empresas listadas na BOVESPA, através dos projetos desenvolvidos por cada uma delas. Atualmente, são 25 projetos da área cultural; 27 projetos em prol do meio-ambiente; 39 voltados para a educação; 23 comprometidos com a cidadania e outras iniciativas que visam um amanhã mais promissor para todos.

k. FISpT

O SESCSP em conjunto com a Federação Internacional de Esporte para Todos - FISpT, empreende o projeto "Esporte e Inclusão Social - Seminário Internacional de Esporte para Todos".

l. Fundação Japão

O SESCSP, em parceria com a Fundação Japão, desenvolve projetos de difusão cultural de interesse comum.

(33)

m. ISCA

A International Sport andCultureAssociation - ISCA, em parceria com o SESCSP, realiza atividades com o intuito de exercer a difusão do esporte voltado para o lazer e para a cultura.

n. Instituto Goethe

O Instituto Goethe fomenta a cooperação cultural internacional através de um conjunto de atividades culturais, desenvolvidas e realizadas em parceria com o SESCSP, que colocam em discussão as artes e as ciências.

o. PUC-SP

O SESCSP mantém convênio com a PUC de São Paulo para a criação de projetos culturais, como por exemplo, o programa Diálogos Impertinentes, levado ao ar pela TV PUC.

p. Portal Domínio Público

Neste Portal é possível encontrar mais de 24 mil obras (músicas em mp3, livros em formato de arquivo ‘pdf’, obras de arte universais) para baixar sem custo algum em seu computador. Excelente opção para estudantes em geral e para quem gosta de ler os clássicos da literatura mundial.

q. Rede Brasil

A Rede Brasil de Promotores Culturais Independentes procura tornar viável a realização de ações culturais pelo país, otimizando serviços e estrutura de produção executiva dos promotores associados, atendendo as necessidades locais e regionais. Em consonância, realizou em conjunto com o SESCSP o Fórum Cultural Mundial.

r. TAFISA

Organizado pela TAFISA - Trim& Fitness International Sport For AllAssociation, a 20ª edição do Congresso Mundial de Esporte para Todos aconteceu de 25 a 30 de Setembro de 2007, na cidade de Buenos Aires, com apoio do SESC São Paulo.

(34)

s. TV Cultura

A parceria com a TV Cultura tem se tornado notável, sobretudo, pela realização do musical Sr. Brasil gravado no SESC Pompéia e de vários outros programas em parceria com SESCTV.

t. UNESCO

A UNESCO vemrealizando iniciativas do SESCSP, a exemplo do V Congresso Mundial de Lazer, bem como os seminários internacionais Imagem e Violência e Esporte para todos.

u. USIS

Em parceria com a USIS (The United StatesInformation Service), o SESCSP, realiza projetos voltados para a Arte Pública em espaços urbanos.

8. Pesquisa de campo

A pesquisa de campo foi feita no SESC Pompéia e seus arredores. Foram entrevistadas 104 pessoas, entre os dias 30 de janeiro de 2013 e 3 de fevereiro de 2013. O questionário aplicado pode ser observado no apêndice2 deste trabalho.

Embora no questionário aplicado propriamente dito as questões não estejam na mesma ordem como estão aqui apresentadas, os resultados foram reposicionados de forma a primeiramente traçar o perfil do visitante e posteriormente analisar a sua percepção sobre a unidade.

8.1 Perfilbio-socioeconômico

Os resultados desta pesquisa mostram que o público que frequenta o SESC Pompeia é equilibrado em relação ao gênero, como mostra o gráfico1.

(35)

O público entrevistado é em sua maioria jovem, estando entre 18 e 33 totalizando 58%, conforme mostra a tabela

Faixa etária até 17 anos De 18 a 25 anos De 26 a 33 anos De 34 a 40 anos De 41 a 47 anos De 48 a 54 anos 55 anos ou mais Total

A respeito do nível de escolaridade dos entrevistados, a pesquisa aponta que 40% já possui o nível superior completo, enquanto que 24% dos entrevistados ainda em curso superior, conforme pode

Masculino 49%

Gráfico 1 - Gênero

O público entrevistado é em sua maioria jovem, estando entre 18 e 33 conforme mostra a tabela 1 abaixo:

Tabela 1: Faixa etária dos visitantes

Faixa etária Quantidade (%)

até 17 anos 2 De 18 a 25 anos 28 De 26 a 33 anos 30 De 34 a 40 anos 13 De 41 a 47 anos 10 De 48 a 54 anos 5 55 anos ou mais 13 100

A respeito do nível de escolaridade dos entrevistados, a pesquisa aponta que 40% já possui o nível superior completo, enquanto que 24% dos entrevistados ainda em curso superior, conforme pode-se conferir no gráfico 2.

Feminino; 51% Masculino

49%

Gênero

O público entrevistado é em sua maioria jovem, estando entre 18 e 33 anos,

A respeito do nível de escolaridade dos entrevistados, a pesquisa aponta que 40% já possui o nível superior completo, enquanto que 24% dos entrevistados estão

(36)

Gráfico 2: Nível de escolaridade dos entrevistados

Em relação à renda familiar dos entrevistados, a tabela 2 abaixo mostra que a maior parte dos frequentadores do

64% dos resultados.

Tabela 2: Renda mensal

Renda 2 salários 3 salários 4 salários 5 salários 6 salários 7 salários 14 salários 28 salários não respondeu Total

Quando cruzamos os dados de escolaridade e renda, podemos

a relação entre esses quesitos não é diretamente proporcional, ou seja, nem sempre a pessoa que possui maior renda, possui também maior nível cultural, mais formação educacional.

8.2 Perfil de uso do equipamento

A pesquisa também revelou que

40%

4% 6%

Gráfico 2: Nível de escolaridade dos entrevistados

Em relação à renda familiar dos entrevistados, a tabela 2 abaixo mostra que a maior parte dos frequentadores do SESC Pompéia ganha até 6 salários, totalizando

Tabela 2: Renda mensal familiar dos entrevistados.

Renda Quantidade (%) 2 salários 13 3 salários 9 4 salários 14 5 salários 15 6 salários 13 7 salários 13 14 salários 15 28 salários 5 não respondeu 1 100

Quando cruzamos os dados de escolaridade e renda, podemos

a relação entre esses quesitos não é diretamente proporcional, ou seja, nem sempre a pessoa que possui maior renda, possui também maior nível cultural, mais

8.2 Perfil de uso do equipamento

A pesquisa também revelou que a maior parte dos entrevistados trabalha no 1% 3% 21% 1% 24% 6%

Escolaridade

E.F. Completo E.M. Incompleto E.M. Completo Superior Incompleto Superior Incompleto Superior Completo Pós-graduação incompleta Pós-graduação completa

Em relação à renda familiar dos entrevistados, a tabela 2 abaixo mostra que a Pompéia ganha até 6 salários, totalizando

Quando cruzamos os dados de escolaridade e renda, podemos perceber que a relação entre esses quesitos não é diretamente proporcional, ou seja, nem sempre a pessoa que possui maior renda, possui também maior nível cultural, mais

parte dos entrevistados trabalha no Superior Incompleto

Superior Incompleto

graduação incompleta graduação completa

(37)

dependente de alguém que trabalha nes

como usuários, a matrícula paga do sistema SESC

seguir, 40% dos entrevistados estão na condição de comerciários ou dependentes. Gráfico

Os visitantes, que não possuem matrícula alguma matricular como usuários, ao serem questionados sobre isso,

motivos, entre os mais falados desconhecer a matrícula como usuário falta de tempo para realizar as atividades oferecidas pela unidade resultados podem ser conferidos na tabela

Tabela 3: Por que

Por que não possui cartão de usuário?

Dificuldades financeiras Falta de tempo

Frequenta pouco

Não conhecia as atividades do Não havia pensado na possibilidade Não sabia que tinha direito a carteirinha Não teve interesse em fazer carteirinha ainda Não trabalha no comércio/serviços

Pretende fazer

Todos os entrevistados frequentam a unidade pelo menos uma vez por mês, com ênfase maior naqueles que estão no SESC Pompéia de 3 a 6 vezes por

32%

Categoria da Matrícula

dependente de alguém que trabalha nesse ramo, juntamente com os

como usuários, a matrícula paga do sistema SESC. De acordo com o Gráfico dos entrevistados estão na condição de comerciários ou dependentes.

Gráfico 3: Categoria da matrícula no SESC.

Os visitantes, que não possuem matrícula alguma (32%), mas poderiam se matricular como usuários, ao serem questionados sobre isso, sinalizaram diversos motivos, entre os mais falados desconhecer a matrícula como usuário

falta de tempo para realizar as atividades oferecidas pela unidade ultados podem ser conferidos na tabela 3, abaixo.

Por que não possui matrícula como usuário no SESC?

não possui cartão de usuário? Quantidade

ificuldades financeiras 1

6 2 ão conhecia as atividades do SESCPompéia 1 ão havia pensado na possibilidade 1 ão sabia que tinha direito a carteirinha 15 ão teve interesse em fazer carteirinha ainda 1 ão trabalha no comércio/serviços 3 2

entrevistados frequentam a unidade pelo menos uma vez por mês, com ênfase maior naqueles que estão no SESC Pompéia de 3 a 6 vezes por

40% 28% 32%

Categoria da Matrícula

Comerciário Usuário Visitante

se ramo, juntamente com os matriculados com o Gráfico 3 a dos entrevistados estão na condição de comerciários ou dependentes.

, mas poderiam se sinalizaram diversos motivos, entre os mais falados desconhecer a matrícula como usuário (15%) e a falta de tempo para realizar as atividades oferecidas pela unidade (6%). Os

Quantidade (%)

entrevistados frequentam a unidade pelo menos uma vez por mês, com ênfase maior naqueles que estão no SESC Pompéia de 3 a 6 vezes por

Comerciário Usuário Visitante

(38)

mês,totalizando 34%, evidenciando que seu público é fiel e aprecia muito o centro cultural e esportivo. Abaixo o gráfico

Gráfico

Como demonstrado na tabela

conhecedores da programação da unidade de uma forma geral, pois realizam grande parte das atividades

mais realizadas pelo público, destacam teatro (59%), a biblioteca (46

Tabela

Atividades realizadas na unidade

Biblioteca Brinquedoteca Restaurante/Lanchonete Teatro Internet livre Ginásios/Piscinas Cursos livres Outros A avaliação dabiblioteca/hemeroteca satisfatórias para 35% de 34.6

Frequência de Visitação

evidenciando que seu público é fiel e aprecia muito o centro cultural e esportivo. Abaixo o gráfico4 traz estas informações.

Gráfico 4: Frequência da visitação ao SESC Pompéia.

Como demonstrado na tabela 4 abaixo, os entrevistados se mostraram conhecedores da programação da unidade de uma forma geral, pois realizam grande parte das atividades oferecidas com certa frequência. Dentre as atividades mais realizadas pelo público, destacam-se o restaurante e a lanchonete

(46%) e as piscinas (38%).

Tabela 4: Atividades realizadas no SESC Pompéia.

realizadas na unidade Incidência (%)

46 Brinquedoteca 8 Restaurante/Lanchonete 64 59 10 Ginásios/Piscinas 38 Cursos livres 26 10

ão dabiblioteca/hemeroteca da unidade mostrou que esta

35% de seus frequentadores quanto ao acervo, periódicos e 33.7 17.3 14.4

Frequência de Visitação

1 vez 2 vezes 3 a 6 vezes 7 vezes ou mais

evidenciando que seu público é fiel e aprecia muito o centro

s entrevistados se mostraram conhecedores da programação da unidade de uma forma geral, pois realizam oferecidas com certa frequência. Dentre as atividades se o restaurante e a lanchonete (64%), o

da unidade mostrou que estas são quanto ao acervo, periódicos e

3 a 6 vezes 7 vezes ou mais

(39)

Tabela 5: Avaliação do espaço/acervo da biblioteca do SESC Pompéia.

Avaliação da biblioteca Quantidade (%)

Bom 35 Excelente 13 Não sabe 21 Ótimo 26 Regular 5 Total 100

A avaliação da brinquedoteca sinalizou que algumas mudanças podem ser feitas na dinâmica do espaço, bem como uma divulgação mais ampla, pois 45% dosentrevistados não souberam avalia-lo, conforme verifica-se na tabela 6 abaixo.

Tabela 6: Avaliação da brinquedoteca do SESC Pompéia.

Avaliação da brinquedoteca Quantidade (%)

Bom 28 Excelente 8 Não sabe 45 Ótimo 13 Regular 6 Total 100

O SESC sedia exposições em suas unidades, acreditando nas mais diversas formas de arte como pressuposto de transformação do indivíduo perante ele mesmo e a sociedade (SESCSP, 2012). Na unidade objeto deste estudo, não é diferente. E já se pode observar a resposta dos frequentadores em relação a essa troca entre os artistas e eles, De acordo com a pesquisa, demonstrada através da tabela 7, a avaliação das exposições que o SESC Pompéia sedia, entre bom, ótimo e excelente, contabilizou 88% dos entrevistados, revelandoo alto grau de satisfação do público quanto a esse quesito.

Tabela 7: Avaliação das exposições de arte sediadas no SESC Pompéia.

Avaliação das exposições Quantidade (%)

Bom 27 Excelente 29 Não sabe 8 Ótimo 32 Regular 5 Total 100

(40)

Assim como as exposições, o teatro da unidade também teve alto grau de respostas positivas em relação à programação que acontece ali. O teatro foi avaliado como bom, ótimo ou excelente

verificado na tabela 8 a seguir. Tabela Avaliação do Teatro Bom Excelente Não sabe Ótimo Regular Total

A choperia, outro espaço da unidade que recebe diversos shows, também foi muito bem avaliada pelos entrevistados, que em 74% das respostas classificaram esta como bom, ótimo ou excelente

Gráfico

A avaliação do espaço d

também precisa de uma maior divulgação de seu processo de funcionamento, uma vez que quase metade dos entrevistados

este espaço. A tabela 9 demonstra este resultado. 21%

4%

Avaliação da choperia

Assim como as exposições, o teatro da unidade também teve alto grau de respostas positivas em relação à programação que acontece ali. O teatro foi avaliado como bom, ótimo ou excelente por 87% dos entrevistados, como pode ser

a seguir.

Tabela 8: Avaliação do teatro do SESC Pompéia.

Avaliação do Teatro Quantidade (%)

28 23 10 36 3 100

A choperia, outro espaço da unidade que recebe diversos shows, também foi muito bem avaliada pelos entrevistados, que em 74% das respostas classificaram

o bom, ótimo ou excelente, conforme o gráfico 5 abaixo. Gráfico 5: Avaliação da choperia do SESC Pompéia.

A avaliação do espaço denominado Internet Livre evidenciou que este também precisa de uma maior divulgação de seu processo de funcionamento, uma vez que quase metade dos entrevistados, ou seja, 44%,disseram nã

demonstra este resultado. 74% 4% 1%

Avaliação da choperia

Bom, ótimo ou excelente não sabe regular ruim

Assim como as exposições, o teatro da unidade também teve alto grau de respostas positivas em relação à programação que acontece ali. O teatro foi por 87% dos entrevistados, como pode ser

A choperia, outro espaço da unidade que recebe diversos shows, também foi muito bem avaliada pelos entrevistados, que em 74% das respostas classificaram

Internet Livre evidenciou que este também precisa de uma maior divulgação de seu processo de funcionamento, uma m não saber avaliar Bom, ótimo ou

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

m - Lote n.® 03, da quadra B, localizado no Distrito Industrial “Álvaro Britto - H”: “um lote de terreno, sem benfeitorias, medindo 44,00 m (quarenta e quatro metros) de

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

No caso dos médiuns intuitivos, explica-nos Kardec que a ação do Espírito não é sobre a mão, mas sobre a alma do médium. Disso entendemos que pode ser aplicado, nesta situação,

O modelo característico da interação se dá em nível simbólico, quando se procura entender e interpretar o significado da ação do outro (11). Assim, os seres

Para provar sua tese, esses críticos que entendem que o islamismo é o problema, tendem a ligar atos específicos dos grupos jihadistas a uma sequência de referências extraídas

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN