• Nenhum resultado encontrado

Uma experiência a partir do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma experiência a partir do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Área do Trabalho

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Título

DESENVOLVIMENTO SOCIAL NA MATA ESCURA:

Uma experiência a partir do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais Nome do aluno

DIANA AMADO DE MENEZES

Orientadora

Prof. Dr. ALBA REGINA NEVES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIVERDADE SALVADOR

Agência de Fomento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar experiências individuais e coletivas voltadas para o desenvolvimento local, no bairro da Mata Escura, a partir da implantação de uma iniciativa inovadora - o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais (LTECS), inaugurado em Agosto de 2005 como um canal de articulação entre a Universidade Salvador (UNIFACS) e a população do bairro, a partir de três linhas de ação: articulação político-institucional, pesquisa aplicada, desenvolvimento comunitário.

Em dois anos de existência, o laboratório articulou parcerias entre Universidades, Fapesb, Secti, Capes, Cnpq, Finep, Petrobrás, Coelba, Banco do Brasil, Embaixada da Bélgica no Brasil, Secretarias de Órgãos da Prefeitura de Salvador, Associações de moradores, Empresários locais, Diretores de escolas e instalou, no bairro, Centro de informática (Infocentro), Cursinho pré-vestibular, Escritórios de Direito-Psicologia-Arquitetura-Engenharia e uma Cooperativa de Confecções – Flor da Mata (em instalação).

Pautado em dimensão analítica crítica, o estudo contempla aspectos sociais e culturais da vida local de um bairro situado em meio a uma vegetação de Mata Atlântica, com um grande contingente de afro-descendentes

(2)

e antigos terreiros de candomblé (oriundos de quilombos), identificando-se a ação de atores locais com suas práticas transformadoras no espaço e a ação efetiva do Estado, que podem ser traduzidas como elementos centrais para a reconstrução das dimensões políticas, culturais, econômicas, espaciais, sociais e humanas.

Abordando-se o viés do desenvolvimento local e da educação, essa pesquisa pretende contemplar uma experiência única (tanto do ponto de vista formal-oficial como não-formal) voltada para a redefinição de uma cidadania em termos concretos, que se coloque como essencial na formação e consolidação do sujeito social.

2. METODOLOGIA

O universo da pesquisa é o projeto realizado pelo LTECS, na comunidade do bairro da Mata Escura, em Salvador-Bahia. Esse projeto, atualmente, é gerido pela universidade particular, a UNIFACS.

O método de abordagem foi Indutivo, pois se observou um caso específico e, a partir daí, as conclusões foram generalizadas, após descrição e análise. Já os métodos de procedimentos foram:

Histórico, pois o problema propôs uma pesquisa documental sobre o projeto do LTECS, através consultas aos relatórios de atividades, trabalhos e fotografias. Realizou-se também reflexão teórica, aprofundando o tema Desenvolvimento Social-Local.

Etnográfico, pois foi preciso descrever a situação humana, social, ambiental, econômica e cultural da comunidade em estudo.

Com a proposição aqui apresentada, o trabalho assumiu uma condição metodológica caracterizada como um Estudo de Caso, que, segundo Yin (1998), é uma técnica de estudo onde se faz uma pesquisa sobre um caso particular, para tirar conclusões sobre princípios gerais daquele caso específico.

Como instrumentos de pesquisa, os dados foram sendo coletados através visitas, reuniões, questionários e entrevistas, com amostragens definidas conforme o percentual da população atendida pelo laboratório, sendo necessário levantar a organização comunitária e o perfil da comunidade.

A pesquisa foi traçando análise qualitativa dos resultados propostos pelo laboratório e, na pesquisa em campo, foram observados:

(3)

1) Formas de participação social de interesse coletivo na comunidade da Mata Escura, através da identificação de Jovens (entre 15 a 25 anos de ambos os sexos) atendidos e beneficiados pelo projeto, de Janeiro à Dezembro de 2006.

2) Perfil dos sujeitos que trabalha na organização do projeto, através identificação do quadro de pessoal - alunos da universidade, alunos da comunidade, coordenadores do projeto.

3) Identificação dos Indicadores Sociais que são utilizados pelo projeto (Percentual da população atendida, Recurso disponível, Gestão e aplicação desse recurso, Quantidade de pessoas envolvidas no projeto, Formação da comunidade, Perfil familiar - Renda, Emprego formal ou Trabalho informal da população beneficiada, dentre outros).

A pesquisa está na fase da coleta, tabulação, análise e interpretação dos dados, a fim de se responder aos objetivos da pesquisa, para então, ser elaborada as considerações finais para apresentação da defesa de dissertação do mestrado.

3. RESULTADOS E CONCLUSÕES

A relevância desse trabalho está na própria natureza dos tópicos pesquisados, que vão desde a exclusão, pobreza e desigualdades sociais até uma conscientização à educação e participação-cidadã, compreendendo-se melhor o desenvolvimento social-local, a fim de visar melhorias nas condições de vida das comunidades.

Por isso, a razão mais pertinente à pesquisa foi pautada no pressuposto básico da importância da educação para a construção de uma cidadania. Isto não quer dizer, como mostram alguns autores, que a educação é o único elemento transformador, e sim, que é um dos fatores importantes para a transformação e desenvolvimento.

Sobretudo considerando-se que a cidadania se constrói com uma presença ativa, critica e transformadora, de cada um, com relação ao bem estar coletivo.

(4)

Dessa maneira, esse estudo se torna essencial à sociedade na medida em que se percebe um acentuado processo de exclusão e segmentação social, ocasionando e exigindo, cada vez mais, do poder público e de cada um, mecanismos de inclusão.

Nesse contexto, o conhecimento se torna um ingrediente essencial à inclusão da população, principalmente, quando voltado para um despertar da consciência crítica.

Esse despertar é observado através da existência de um comprometimento com as demandas sociais, com o estímulo ao debate, implementação, consolidação de políticas públicas e projetos sociais multiplicadores, visando uma transformação das localidades e um desenvolvimento mais efetivo das demais esferas.

Por fim, o estudo resultará impactos significativos para o flagelo que se encontra a sociedade contemporânea, com tantas desigualdades, exclusões, pobrezas, criminalidades, tais como:

Impacto Científico

Produção de textos e a própria dissertação.

Impacto Econômico

Contribuirá para o fortalecimento da comunidade e sua incorporação pelos setores de produção e serviços, através do crescimento econômico na localidade da Mata Escura e da sua respectiva expressão na melhoria das condições de vida da população.

Impacto Social

Contribuirá para a consolidação da política de pertencimento da comunidade e fortalecimento da dimensão universalista de direitos e deveres no processo de desenvolvimento social-local-global.

Impacto Ambiental

Contribuirá para o fortalecimento das atitudes cotidianas dos sujeitos sociais no processo de construção e de consolidação de políticas públicas para preservação do meio ambiente, educação ambiental, entre outras.

(5)

4. Referências:

______. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2002.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF,1996. ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis, Editora Vozes, 2000.

BARQUERO, Antônio Vázquez. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Rio de Grande do Sul: Editora UFRGS, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF Senado,1988.

CALDAS, Alcides, NUNES, Eduardo. Laboratório de Geografia Social e Intervenção Urbana. A criação de Espaços de Sociabilidade em Bairros Periféricos de Salvador - Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, dezembro de 2002. AnoIV, n.7.,p.24 a 33.

CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. Direitos legais e direitos efetivos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo. v. 29, p. 127-142, 1995.

COELHO, Franklin e FONTES, Ângela. As redes de desenvolvimento econômico local. Instituto Brasileiro de Administração Municipal, 1998.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petropólis: Vozes, 1993.

FISCHER, Tânia; ROESCH, Sylvia; MELO, Vanessa (Org). Gestão social para o desenvolvimento: casos para ensino. Salvador: CIAGS, UFBA, 2004.

FRANCO, Augusto de. O desenvolvimento local e o mito do papel determinante da economia. Maceió, 2001.

FREIRE, Paulo.Cartas a Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. _____________.A educação na cidade. São Paulo: Cortez.

_____________.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FURTADO, Celso Monteiro. Formação econômica do Brasil. RJ, Fundo de Cultura, 1959 GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. Brasília: CNTE, 1996 GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política. São Paulo, Cortez, 2000. GUTIÉRREZ, Fermín Rodrigues. Manual de desarrollo local. 1ª edição: Traa, S.L., 1999 IANNI, Octavio. A era do globalismo. 2ª edição. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1996.

REIS, Elisa Pereira & SCHWARTZMAN, Simon. (2002). Pobreza e exclusão social: Aspectos sócio políticos. Banco Mundial, paper.

SANTOS, Boaventura S. (Org.) Democratizar a Democracia - Os caminhos da democracia participativa. Porto: Afrontamento, 2003.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.

_______________.Brasil e Sociedade: Território no século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de. Janeiro: Editora WVA, 1997.

SAVIANI, Dermerval. A nova lei de Educação LDB: Trajetória, limites e perspectivas. 6ª edição. Campinas, São Paulo:Autores Associados, 2000.

SCHERER-WARREN, Ilse. Movimentos sociais: um ensaio de interpretação sociológica - 2ª ed. Editora da UFSC - Florianópolis, 1987

SOUZA, Ângela Gordilho (Coord) Plano de Intervenção: Mata Escura. Salvador: FAUFBA, LABHABITAR, 2005.

TELES, Vera da Silva. Questão Social: afinal do que se trata? São Paulo em Perspectiva, vol. 10, n. 4, out-dez/1996. p. 85-95 YIN, Robert K. Estudo de caso - Planejamento e Métodos. Bookman, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Para Oliveira (2013), a experiência das universidades a partir da criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e mais

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as