• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL

JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE JURNS 2014

21 de agosto a 07 de setembro de 2014 ÍNDICE

• CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS • CAPÍTULO II - DA REALIZAÇÃO

• CAPÍTULO III- DAS RESPONSABILIDADES • CAPÍTULO IV - DOS PODERES

• CAPÍTULO V - DAS INSCRIÇÕES

• CAPÍTULO VI - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS

• CAPÍTULO VII - DO NÚMERO DE PARTICIPANTES EM CADA MODALIDADE • CAPÍTULO VIII - DA CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

• CAPÍTULO IX - DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO _ SEÇÃO I - DAS MODALIDADES INDIVIDUAIS _ SEÇÃO II - DAS MODALIDADES COLETIVAS

ITEM I - DAS FORMAS DE DISPUTAS ITEM II - DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO ITEM III - DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS ITEM IV - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL _ SEÇÃO III - DOS JOGOS, PROVAS E COMBATES • CAPÍTULO X - DA PREMIAÇÃO

• CAPÍTULO XI - DO CONGRESSO TÉCNICO GERAL • CAPÍTULO XII - DA ARBITRAGEM

• CAPÍTULO XIII - DOS UNIFORMES • CAPÍTULO XIV -DOS PROTESTOS

• CAPÍTULOXV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

F N D U

Fundada em 09 de outubro de 1956 CGC: 03.019.729-0001/06

(2)

REGULAMENTO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014

CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS:

Art. 1. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014 têm por objetivos:

a) Fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos;

b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas IES para o cenário esportivo estadual, nacional e internacional;

c) Desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes;

d) Promover o congraçamento dos universitários norteriograndenses, estimulando a prática do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem.

e) Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte;

f) Selecionar os atletas e equipes que representarão o estado do RN nos Jogos Universitários Brasileiros JUBS.

CAPÍTULO II – DA REALIZAÇÃO:

Art. 2. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014serão realizados pela Federação Norteriograndense do Desporto Universitário, em parceria com as Instituições de Ensino Superior do Estado (doravante denominadas IES), no período de 21 de agosto a 07 de setembro de 2014 e terão como sede a cidade de Natal/RN, podendo ser utilizados outros municípios do Estado.

CAPÍTULO III – DAS RESPONSABILIDADES: Art. 3. Às IES caberá:

a) Inscrever as equipes dos esportes coletivos e os atletas individuais para OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014, conforme estabelece o presente Regulamento;

b) Indicar, por ofício, quem responderá junto a FNDU pela IES, no decorrer dos jogos; c) Efetuar o pagamento das inscrições dos integrantes da delegação (atletas, técnicos, auxiliares, dirigentes e outros do interesse da IES);

d) Para as IES de outros municípios do Estado, providenciar o transporte de ida e volta de suas equipes, da sua cidade até a cidade sede, bem como assumirem as despesas de hospedagem e alimentação;

e) Indicar, quando necessário, defensor para atuar nas Instâncias Judiciais;

f) Promover e incentivar a paz e harmonia entre os seus atletas e entre os seus atletas e atletas adversários, árbitros e autoridades.

Art. 4. Ao Representante da IES caberá:

(3)

b) Supervisionar e se responsabiliza pela conduta dos componentes de sua IES, em todos os ambientes onde comparecerem durante os eventos;

c) Preservar, juntamente com sua IES, os locais de competições e demais ambientes onde comparecerem;

d) Responsabilizar-se pelas avarias causadas pelos integrantes de sua IES nos bens patrimoniais de que se utilizarem nos locais de competição e outros;

e) Cumprir e fazer cumprir por todos os integrantes de sua IES os dispositivos reguladores dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014;

f) Proceder a inscrição da IES conforme descrito nesse Regulamento,

g) Responsabilizar-se, quando solicitado, pela comprovação das idades e de todas as informações dos alunos pertencentes a sua IES.

h) Responsabilizar-se por todos os componentes da IES (pessoas físicas e jurídicas). CAPÍTULO IV – DOS PODERES:

Art. 5. Nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014 serão reconhecidos os seguintes poderes:

a) Comissão de Honra; b) Comissão Organizadora;

c) Tribunal de Justiça Desportiva – TJDU;

Parágrafo Primeiro – A Comissão de Honra será composta, pela Governadora do Estado, pelo Prefeito da Cidade de Natal, pelo Presidente da CBDU, pelo Presidente da Federação Norteriograndense do Desporto Universitário e por todos os Reitores das IES participantes dos Jogos.

Parágrafo Segundo – A Comissão Organizadora dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 será composta pelo Presidente da FNDU, pelo Diretor Técnico da FNDU e todos os Coordenadores de Modalidades, Assessorias e Secretaria Geral.

Parágrafo Terceiro – São órgãos do TJDU o Tribunal Pleno e a Comissão Disciplinar Estadual, que detém competência para dirimir os litígios referentes à disciplina e competição desportiva, ocorridos durante a realização dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014.

Parágrafo Quarto – A composição dos órgãos do TJDU atende na forma do que determina a Lei n° 9.615/98 e do CBJD.

Parágrafo Quinto – Os órgãos do TJDU serão convocados pelos seus respectivos Presidentes e deverão reunir-se a qualquer hora, sempre que necessário.

Parágrafo Sexto – As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo dos órgãos do TJDU, que seguirão as disposições contidas no CBJD, neste regulamento e na legislação desportiva em vigor.

Art. 6. As decisões da Comissão Disciplinar estão sujeitas à apreciação, em grau de recurso voluntário, pelo Tribunal Pleno do TJDU.

(4)

Art. 7. Nos Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014, as pessoas físicas ou jurídicas (IES, componentes das delegações, árbitros, auxiliares e outros) que infringirem este Regulamento ou decisões da Comissão Organizadora ou cometerem faltas disciplinares no transcurso das competições ou dentro da jurisdição da sede dos jogos, estarão sujeitos às sanções previstas neste Regulamento e no CBJD.

Art. 8. Todos os participantes dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014 poderão sofrer as penas disciplinares descritas no artigo 170 do CBJD, sem exclusão de eventual sanção administrativa fixada neste regulamento.

Art. 9. As sanções disciplinares entrarão automaticamente em vigor a partir das decisões dos órgãos do TJDU, devendo ser imediatamente comunicadas ao representante legal da IES e publicadas no boletim oficial dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE – JURNS 2014 para ciência e cumprimento.

CAPÍTULO V - DAS INSCRIÇÕES:

Art. 10. As inscrições das IES serão realizadas via on-line no site da CBDU, através do preenchimento de ficha de cadastro de atletas, técnicos e dirigentes, conforme calendário anexo. Será obrigatório entregar duas vias impressas à Secretaria da FNDU; da relação dos atletas por modalidade e categoria, conforme modelo cedido pela Direção Técnica. CAPÍTULO VI - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS:

Art. 11. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 serão disputados em 11 (onze) modalidades esportivas, a saber:

Parágrafo Primeiro – Modalidades Individuais: (Seletivas para os JUBS 2014) - Atletismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis, Voleibol de Praia e Xadrez, todas nos sexos feminino e masculino com exceção da Ginástica Rítmica somente feminino. Parágrafo Segundo – Modalidades Coletivas: - Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, todas no sexo feminino e masculino.

CAPÍTULO VII– DO NÚMERO DE PARTICIPANTES EM CADA MODALIDADE:

Art. 12. O número de integrantes mínimo e máximo de cada modalidade por IES para Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 obedecerá à tabela a seguir:

(5)

Para as Modalidades Individuais e coletivas:

Modalidades Maximo Feminino Mínimo Maximo Masculino Mínimo

Atletismo N 01 N 01 Basquetebol N 10 N 10 Futsal N 10 N 10 Ginástica Rítmica N 01 - - Handebol N 10 N 10 Judô N 01 N 01 Natação N 01 N 01 Tênis N 01 N 01 Voleibol N 10 N 10 Voleibol de praia 02 02 02 02 Xadrez N 01 N 01

Parágrafo Segundo – Os atletas deverão atender as seguintes exigências:

a) Respeitar o Regulamento, os seus dirigentes e técnicos e as decisões por eles tomadas; b) Apresentar documento de identificação ao mesário ou delegado na hora da inscrição em súmula.

Art. 13. Os dirigentes e técnicos da mesma IES poderão exercer função de técnico, auxiliar técnico ou preparador físico em qualquer modalidade durante a competição, respeitando os limites previstos na regra específica de cada modalidade e o parágrafo segundo do artigo 20.

CAPÍTULO VII – DA CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:

Art.14. Terão direito a participação nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014, as

IES que cumpram com as normas desse Regulamento, dos Regulamentos Específicos e

que apresentarem até as 17 horas do dia 12 de agosto de 2014, o comprovante de depósito na conta bancária da FNDU AGÊNCIA 0633, OPERAÇÃO 003, CONTA CORRENTE 536-0, FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DO DESPORTO UNIVERSITÁRIO com valor equivalente às taxas de inscrição.

Parágrafo Único – As taxas correspondentes ao caput desse artigo foram definidas em reunião das IES juntamente com a Presidência da FNDU em 2012 e terão os seguintes valores para o ano de 2014.

§ 1º- Anuidade R$ 300,00 (trezentos reais), § 2º- Inscrição por atleta por modalidade R$ 35,00 (trinta e cinco reais): Art.15. Nas modalidades coletivas, estarão classificadas para a Etapa Nacional dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JUBS 2014, as IES que se sagrarem campeãs nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, e Voleibol de praia, no sexo feminino e masculino da Etapa Estadual.

Parágrafo primeiro – Nas modalidades individuais, de atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e xadrez, estarão classificados para a etapa nacional os atletas que

(6)

Parágrafo Segundo– Em caso de desistência de participação da IES campeã da Etapa Estadual, a IES imediatamente classificada em ordem decrescente será convocada a ocupar a vaga.

Parágrafo Terceiro – Fica estabelecido como prazo final para confirmação na etapa

nacional, por meio de documento oficial assinado pelo representante legal da IES o dia 22 de setembro de 2014, não ocorrendo essa confirmação aplica-se o disposto no parágrafo segundo deste artigo.

Parágrafo Quarto – A IES que confirmar a participação na etapa nacional e vier à desistir terá como pena a suspensão da modalidade / sexo, por 01 (um) ano e recolhimento de multa (por meio de depósito em conta corrente da FNDU) no valor de 02 (dois) salários mínimos nacionais vigentes em favor da FNDU, além das demais sanções a que porventura esteja sujeita por determinação da Justiça Desportiva.

Art. 16. Para participar da Etapa Nacional dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JUBS 2014, além de obter o resultado final necessário, o atleta ou equipe deverá atender aos dispostos em seus respectivos regulamentos específicos e ter participado da Etapa Estadual;

Parágrafo Primeiro - Caso ocorra de não ser obtido índice no Atletismo e na Natação nos Jogos Universitários JURNS 2014, a FNDU homologará, para preenchimento exclusivo de vagas remanescentes, resultados obtidos em outras competições oficiais federadas, ocorridas posteriores aos JURNS e realizadas no período entre 01 e 22 de setembro de 2014, desde que o resultado comparado ao JUBS/ 2013 o coloque como finalista.

Parágrafo Segundo - Para participar dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS na função de técnico nas modalidades individuais, a FNDU convidará o técnico da instituição que tiver o maior número de atletas classificados, somados os 02 (dois) sexos e todas as categorias porventura existentes,

Parágrafo Terceiro - Para compor a delegação da FNDU que participará dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS 2014, serão obedecidos os seguintes quantitativos:

Modalidade Núm de Atletas Classif. Comissão Técnica

Atletismo De 01 a 12 De 13 a 24 01técnico 02 técnicos Ginástica Rítmica De 01 a 04 01 técnico

Judô De 01 a 07 De 08 a 14 02 técnicos 01 técnico Natação De 01 a 10 De 11 a 20 02 técnicos 01 técnico

Tênis De 01 a 02 01 técnico

Xadrez De 01 a 04 01 técnico

Art.17. Poderão participar da etapa estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 os atletas nascidos de 1990 a 1996.

(7)

Parágrafo Primeiro – Nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol,

serão permitidas as inscrições de até 03 (três) atletas por modalidade e sexo fora do limite de idade aqui estabelecido. Entretanto só será permitida a inscrição em súmula por jogo de até 02 (dois) atletas por modalidade e sexo fora da idade estabelecida neste artigo.

Parágrafo Segundo – Para as modalidades Atletismo, Judô e Natação, ficam liberadas as inscrições de até 02 (dois) atletas por modalidade e sexo fora do limite de idade estabelecido neste artigo.

Parágrafo Terceiro – Para as modalidades de Ginástica Rítmica, Tênis, Voleibol de Praia e Xadrez não será permitido à inscrição de atletas fora da idade estabelecida nesse artigo.

Art.18. Poderão participar dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014, na qualidade de atleta, o estudante que estiver:

a) Devidamente inscrito pela IES em ficha de inscrição coletiva de modalidade devidamente assinada pelo representante legal da IES, conforme modelos disponíveis no site da FNDU, e entregues impressos à FNDU, até as 17 horas do dia 12 de agosto de

2014, não havendo prorrogação, sob qualquer hipótese, para tal finalidade.

b) Regularmente matriculado ou cadastrado até o dia 12 de agosto de 2014 e cursando regularmente no ano de 2014, em nível de graduação ou pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) em IES desse Estado, devidamente reconhecida ou autorizada pelo MEC.

c) Atender aos demais requisitos estabelecidos neste Regulamento.

Art. 19. O atleta que possuir matrícula em 02(duas) instituições de ensino diferentes, só poderá participar por uma Instituição.

Parágrafo Primeiro – Na ocorrência de duplicidade de inscrição de um atleta, seja ela na mesma Instituição ou Instituição diferente, o referido atleta será convocado a se pronunciar dentro de um prazo de 72 (setenta e duas) horas contadas a partir da hora em que for identificada a duplicidade de inscrição. O atleta em tela não poderá atuar enquanto não for resolvida a sua situação. Decorrido o prazo e o atleta não tenha se pronunciado e regularizado sua inscrição, as mesmas serão automaticamente canceladas. Art. 20. Poderão participar dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014, IES públicas ou privadas reconhecidas ou autorizadas pelo MEC, desde que filiadas ou convidadas pela FNDU.

Parágrafo Primeiro – Durante os Jogos, o documento oficial para inscrição de atletas em súmula será de identificação oficial com foto, como: Cédula de identidade, Carteira de Habilitação Nacional dentro do prazo de validade, Carteira de Trabalho, Passaporte e ou carteira de conselho profissional dentro do prazo de validade.

Parágrafo Segundo – Para os Técnicos é obrigatória a apresentação da carteira do CREF dentro do prazo de validade.

(8)

Parágrafo Terceiro – O árbitro ou delegado procederá à conferência da documentação exigida em todas as participações do atleta, membros da Comissão Técnica e dirigente nos JOGOS UNIVERITÁRIOS – JURNS 2014.

Art. 21. Nenhum atleta das equipes poderá participar dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014, sem que seu nome conste da relação nominal da modalidade, aprovada pela Comissão Organizadora.

Art. 22. Cada atleta só poderá participar de 01 (uma) modalidade esportiva nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014.

CAPÍTULO VIII – DAS INSCRIÇÕES:

Art. 23. Caberá a IES a inscrição de sua delegação (atletas, pessoas jurídicas e físicas) junto a Comissão Organizadora.

Parágrafo Único – A inscrição da IES nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 só será efetivada quando a documentação apresentada estiver de acordo com as exigências deste Regulamento.

Art. 24. Para que uma IES possa inscrever suas equipes nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 deverá obedecer rigorosamente o que reza esse Regulamento, os Regulamentos Específicos e as Regras Oficiais adotadas para cada modalidade.

Art. 25. As inscrições das equipes nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 – de uma IES só estarão confirmadas após o integral cumprimento do disposto no artigo anterior e 14 desse Regulamento, sob pena de ter cancelada a respectiva inscrição;

Art. 26. Serão admitidas substituições de atletas e membros da Comissão Técnica inscritos por modalidade e categorias, impreterivelmente, até as 17h do dia 15 de agosto de 2014. Entenda-se para a mesma situação, troca/mudança de modalidade ou categoria. Art. 27. A IES que vier a desistir, ou não comparecer a competição após ter efetuado a confirmação de sua inscrição no prazo estipulado, terá como pena a suspensão da equipe por 01 (um) ano na modalidade e recolhimento de multa (por meio de depósito em conta corrente da FNDU) no valor de 02 (dois) salários mínimos nacionais vigentes em favor da FNDU, além das demais sanções a que porventura esteja sujeita por determinação da Justiça Desportiva.

CAPÍTULO IX – DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO:

Art. 28. As competições das modalidades coletivas (em cada sexo) e das modalidades individuais nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS JURNS 2014, deverão ser realizadas se houver inscrição de 02 (duas) ou mais IES diferentes.

SEÇÃO I – DAS MODALIDADES INDIVIDUAIS:

Art. 29. O sistema de competição das modalidades individuais obedecerá ao estabelecido nos Regulamentos Específicos de cada modalidade.

(9)

SEÇÃO II – DAS MODALIDADES COLETIVAS: Item I – DAS FORMAS DE DISPUTAS:

Art. 30. Serão adotadas as formas de disputas estabelecidas nos artigos a seguir (de acordo com o número de participantes), sendo que a ordem das rodadas nos grupos será a seguinte:

 Grupos - De 02 (dois) participantes

1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada

1 x 2 2 x 1 1 x 2 (se necessário)

 De 03 (três)participantes

1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 2 x 3 1 (folga) Perdedor (2 x 3) x 1 1 x Vencedor(2 x 3)

 De 04 (quatro) participantes

1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada

1 x 4 3 x 1 1 x 2

2 x 3 4 x 2 3 x 4

 De 05 (cinco) participantes

1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 4ª Rodada 5ª Rodada 1 (folga) 4 (folga) 2 (folga) 5 (folga) 3 (folga) 2 x 5 5 x 1 1 x 4 1 x 3 2 x 1 4 x 3 3 x 2 3 x 5 4 x 2 5 x 4

 De 06 (seis) ou mais participantes

Sistema misto de competição. Grupos na fase classificatória e fase eliminatória a seguir.

Parágrafo Primeiro – De acordo com o interesse da competição, a ordem dos jogos, acima estabelecida, poderá ser alterada pela Direção Técnica.

Art. 30. A competição terá as seguintes formas de disputa: Parágrafo Primeiro – Forma de Disputa para 02 Equipes:

1. Basquetebol, Voleibol e Voleibol de praia – em melhor de 02 (dois) jogos vencedores;

2. Futsal – melhor de 04 (quatro) pontos (mínimo de 02 (dois) jogos). Em caso de necessidade de realização de um 3º jogo e este terminar empatado, serão utilizados os critérios de desempate, para o jogo, estabelecidos no regulamento específico;

3. Handebol – melhor de 03 (três) pontos (mínimo de 02 (dois) jogos). Em caso de necessidade de realização de um 3º jogo e este terminar empatado, serão utilizados os critérios de desempate para o jogo, estabelecidos no regulamento específico;

Parágrafo Segundo – Forma de Disputa para 03 a 05 equipes:

a) Sistema de rodízio em um turno. A classificação final será efetuada pela pontuação das equipes ao final do rodízio entre as equipes.

b)

Parágrafo Terceiro – Forma de disputa para 06 ou mais equipes:

a) Fase Classificatória: Os concorrentes serão divididos em 02 grupos (A, B) disputados no sistema onde o grupo “A” jogará contra o grupo “B”.

b) As semifinais entre as duas equipes que somarem o maior número de pontos dentro da própria chave.

(10)

d) Os 02 grupos serão conhecidos através de sorteio.

GRUPOS A e B (os cabeças de chaves serão as equipes campeãs e vices campeãs no ano anterior) e as demais equipes deverão ser sorteadas.

Classificam-se o 1º e o 2º lugar de cada grupo para a Fase seguinte. b) Fase Semifinal: Será disputada conforme segue:

Jogo Equipe X Equipe 1.1º Grupo A X 2º Grupo A 2.1º Grupo B X 2º Grupo B

c) Fase Final: Será disputada conforme segue: Jogo Equipe X Equipe Observações

3. Vencedor Jogo 1 X Vencedor Jogo 2 Decisão de 1º e 2º lugares Item II – DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO:

Art. 31. O sistema de pontuação nos grupos para cada modalidade será o estabelecido nos respectivos regulamentos específicos.

Art. 32. Em caso de empate na pontuação entre equipes do mesmo grupo serão utilizados os critérios estabelecidos nos regulamentos específicos de cada modalidade.

Item III – DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS:

Art. 33. Serão utilizados os critérios técnicos estabelecidos nesse regulamento conforme consta nos regulamentos específicos de cada modalidade.

Art. 34. Nos esportes individuais, caso haja empate na contagem final de pontos, o desempate se fará pelo maior número de primeiros lugares, persistindo o empate, pelo maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

Item IV – DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Art. 35. Para a Classificação Final de cada modalidade coletiva e sexo, obedecerá ao seguinte critério:

a) Campeã e Vice-campeã – Disputa de Jogo, quando a disputa ocorrer em sistema misto, com 06 (seis) ou mais equipes.

Parágrafo Único – No caso do número de participantes ser inferior a 08 equipes, a Classificação Final obedecerá aos critérios estabelecidos pela Direção Técnica, divulgados por meio de Boletim Oficial.

SEÇÃO III – DOS JOGOS, PROVAS E COMBATES:

Art. 36. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 tem um Regulamento Específico de disputa para cada modalidade esportiva e a elas serão aplicadas as regras internacionais adotadas pelas Confederações Brasileiras da modalidade, em tudo que não contrarie este Regulamento.

Art. 37. As competições dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 serão realizadas nos locais e horários determinados pela Direção Técnica, sendo considerado

(11)

perdedor por ausência (WxO), o atleta e/ou equipe que não estiver pronto no local do jogo ou prova, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horário estabelecido.

Parágrafo Único – Os casos de ausência (WxO) serão encaminhados à Comissão Disciplinar e estão passíveis de sanção de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva que se aplica subsidiariamente.

Art. 38. Em caso de WxO, para efeito de placar, será conferido o seguinte resultado à equipe vencedora: I. Basquetebol 20 x 00; II. Futsal 10 X 00; III. Handebol 15 X 00; IV. Voleibol 03 X 00 (25 X 00, 25 X 00 e 25 X 00) V. Voleibol de Praia 02x00 (21x00, 21x00).

Art. 39. Toda equipe ou atleta participante deverá estar no local de competição antes do horário previsto e em condições de jogo, quando será requisitada a documentação prevista neste Regulamento.

Art. 40. Qualquer competição que venha a ser suspensa ou transferida por motivo de força maior será realizada conforme determinar a Direção Técnica, desde que nada mais impeça a sua realização, obedecendo às regras oficiais de cada modalidade esportiva. Parágrafo Único – Nestes casos, a critério da Direção Técnica e em condição excepcional, uma ou mais equipes poderão realizar até dois jogos num mesmo dia.

Art. 41. Só será permitida a presença dentro dos locais de competições e durante a realização das mesmas (conforme regulamento específico das Modalidades), os atletas uniformizados e Comissão Técnica, desde que todos estejam obrigatoriamente identificados na súmula do jogo, modalidade ou prova.

CAPÍTULO X– DA PREMIAÇÃO:

Art. 42. Serão concedidos os seguintes prêmios aos participantes:

a) Para as modalidades coletivas – Troféus para as IES colocadas em 1º lugar e medalhas para os atletas classificados em 1º e 2º lugares em cada divisão e sexo.

a) Nas modalidades coletivas só serão premiados com medalhas os 2º colocados, quando o número de participantes for igual ou superior a 3 equipes.

b) Para as modalidades individuais:

I. Troféus para as IES campeãs em cada modalidade, somando-se todos os resultados obtidos pelos seus atletas em todas as provas, categorias ou combates;

II. Medalhas para os atletas classificados em 1º, e 2º lugares em cada prova, categoria ou combate;

Parágrafo Único – A premiação será realizada logo após o término do jogo, prova ou combate.

Art. 43. Para efeito de classificação geral, a contagem de pontos obedecerá aos seguintes critérios:

(12)

2º lugar 21 pontos, 3º lugar 13 pontos, 4º lugar 08 pontos, 5º lugar 05 pontos, 6º lugar 03 pontos, 7º lugar 02 pontos, 8º lugar 01 ponto.

CAPÍTULO XI– DO CONGRESSO TÉCNICO GERAL:

Art. 44. O Congresso Técnico dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 será realizado no dia 15 de agosto de 2014, às 19 horas na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL). Rua Militão Chaves, nº 2049 Candelária.

CAPÍTULO XII – DA ARBITRAGEM:

Art. 45. Os componentes da equipe de arbitragem dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 serão designados pelos Coordenadores de modalidades aprovados pela Direção Técnica e não será permitido veto por parte das IES.

Parágrafo Primeiro – Quando solicitados pela Direção Técnica, os Coordenadores deverão solicitar à Federação Especializada local, os membros da arbitragem necessários à realização do evento.

Art. 46. No caso de não comparecimento de qualquer membro da equipe de arbitragem, o Coordenador da modalidade providenciará a imediata substituição do mesmo, sem prévia consulta a nenhum interessado.

CAPÍTULO XIII – DOS UNIFORMES:

Art. 47. Cada equipe deverá se apresentar nos locais de competição, devidamente uniformizada, conforme especificações no Regulamento Geral, Regulamento Específico e as Regras, de cada modalidade esportiva.

Parágrafo Primeiro – Excepcionalmente, para as modalidades de Basquetebol, Futsal e Handebol, havendo coincidência de cores dos uniformes, a troca de uniforme se dará pela equipe que estiver no lado esquerdo da tabela.

Parágrafo Segundo – Todos os membros da Comissão Técnica deverão estar uniformizados em conformidade com as exigências que a ocasião requeira e mande as regras oficiais de cada modalidade.

Parágrafo Terceiro – Não serão permitidas improvisações nos uniformes, tais como: - informações fixadas com fitas colantes, esparadrapos ou similares, presos com alfinete e/ou clipes, ou escritas à caneta ou pincel de qualquer espécie.

(13)

Art. 48. Os comunicados oficiais dos JOGOSUNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 serão publicados através de Boletins Informativos do evento, que serão publicados no site da FNDU www.fndu.esp.br e encaminhados aos representantes das IES via e-mail.

CAPÍTULO IXV – DA COMISSÃO DISCIPLINAR:

Art. 49. Haverá nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS JURNS 2014 uma Comissão Disciplinar incumbida de apreciar e julgar as infrações cometidas durante as competições, e será composta por 05(cinco) membros nomeados.

Parágrafo Primeiro – A Comissão Disciplinar será convocada pelo seu Presidente e deverá reunir-se a qualquer hora, sempre que necessário.

Parágrafo Segundo – As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da Comissão Disciplinar, que seguirá as disposições contidas neste regulamento, no CBJD e na legislação desportiva em vigor.

Art. 50. As decisões da Comissão Disciplinar estão sujeitas à apreciação, em grau de recurso, pelo TJDU.

Art. 51. Nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014, as pessoas físicas ou jurídicas, IES, componentes das delegações, árbitros, auxiliares e outros que infringirem este Regulamento ou decisões da Comissão Organizadora ou cometerem faltas disciplinares no transcurso das competições ou dentro da jurisdição da sede dos jogos, estarão sujeitos às sanções previstas neste Regulamento e no CBJD.

Art. 52. Visando a celeridade dos prazos previstos no CBJD poderão ser alterados a critério da Comissão Disciplinar.

Art. 53. As sanções disciplinares entrarão automaticamente em vigor a partir das decisões da Comissão Disciplinar. Deverão ser imediatamente comunicadas ao Representante legal da IES e publicadas no Boletim Oficial para ciência e cumprimento. Art. 55. As suspensões automáticas estão descritas no Regulamento Específico de cada modalidade.

Art. 56. No caso de algum responsável por equipe impetrar recurso contra alguma equipe, arbitragem ou direção da competição, em função de possível transgressão ao Regulamento, este recurso deverá ser entregue e protocolado, através do Representante legal da IES, na Secretaria Geral, por escrito, até 04 (quatro) horas após o término da partida ou prova, para posterior encaminhamento à Comissão Disciplinar.

Art. 57. Será encaminhado Relatório à Comissão Disciplinar para análise e pronunciamento, no caso do atleta, equipe ou Delegação que, sem prévia autorização da Comissão Organizadora, retirar-se do jogo ou prova, antes do término de sua participação.

Art. 58. Qualquer inscrição realizada de forma irregular será encaminhada à Comissão Disciplinar para as devidas providências.

(14)

CAPÍTULO XIV – DOS PROTESTOS:

Art. 59. O Protesto deverá ser entregue na Secretaria Geral onde será protocolado e encaminhado à Direção Geral, para as providências cabíveis.

Parágrafo Primeiro – Caberá exclusivamente ao reclamante o ônus da prova, com exceção da hipótese do protesto versar sobre condição de universitário do atleta, quando o ônus da prova passará solidariamente a ser da IES do atleta.

Parágrafo Segundo – Se o pedido originar-se durante as competições deverá ser apresentado na Secretaria Geral até 04 (quatro) horas após o encerramento da competição que deu motivo à reclamação, contudo, é lícita a apresentação de protesto até 12 (doze) horas antes do início do jogo, combate ou prova referente ao protesto, para ser analisado e proferido parecer pela Comissão Disciplinar, sendo que neste caso, a Secretaria Geral dará ciência à equipe protestada logo após o protocolo.

Parágrafo Terceiro – O protesto relativo a assuntos de Atletismo deverá ser feito de acordo com o Artigo 146 da regra internacional da IAAF, e as normas desse Regulamento.

Parágrafo Quarto – Transcorrido os prazos indicados nos parágrafos anteriores, o reclamante perderá o direito ao protesto.

Parágrafo Quinto – O protesto só será aceito se atender as seguintes exigências:

a) Ser apresentado dentro de um prazo máximo de 04 horas, após o término da competição causadora da situação;

b) Estar adicionado ao documento de protesto recibo comprobatório de recolhimento da taxa de protesto no valor de 1/3 (um terço) do salário mínimo vigente no país.

c) Deve ser expresso de maneira clara e objetiva, assinado pelo representante legal da IES reclamante, técnico da modalidade em questão ou o capitão da equipe da referida modalidade.

Parágrafo Sexto – Durante os dias de competição, os prazos ficam suspensos das 22 (vinte e duas) horas do dia da competição até as 08 (oito) horas do dia seguinte, quando será reiniciada a contagem dos prazos.

Parágrafo Sétimo – Julgado procedente o protesto e a equipe protestante tenha ganhado a causa, a taxa de protesto lhe será devolvida.

Art. 60. O ressarcimento pelos danos causados será de responsabilidade da IES do infrator e deverá ser quitado no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após apresentação do orçamento pelo requerente, sob pena de sua exclusão da modalidade nesta, e em futuras competições, organizadas pela FNDU.

CAPÍTULO XV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 61. A Comissão Organizadora dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 não será responsável por qualquer avaria causada pelos componentes das IES, aos locais de competições e demais instalações ou serviços oferecidos, ficando o ônus do prejuízo a cargo da IES causadora do mesmo.

(15)

Art. 62. Para todos os fins, os participantes dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014 serão considerados conhecedores deste Regulamento, dos Direitos e Responsabilidades, das regras desportivas internacionais adotadas pela FNDU e do CBJD, ficando submetidos a todas as suas disposições e as penalidades que delas possam emanar.

Art. 63. Quaisquer consultas atinentes aos JOGOS UNIVERSITÁRIOS – JURNS 2014, sobre matéria não constante neste Regulamento, deverão ser formuladas pelo representante da IES à FNDU, que encaminhará ao Comitê Organizador. Após o devido exame, este se manifestará sobre o assunto através de documento oficial.

Art. 64. Compete a Comissão Organizadora, interpretar, zelar pela execução e resolver os casos omissos deste Regulamento.

GENILDO MAGNO DE MEDEIROS Diretor Técnico- FNDU

HORÁCIO ACCIOLY JUNIOR Presidente da FNDU

Referências

Documentos relacionados

As principais isoflavonas encontradas na soja e seus derivados são: daidzeína, genisteína e gliciteína, sendo apresentadas em várias formas de conjugados glicosídicos,

Assim como as máquinas precisam de combustível para funcionar, o organismo necessita de alimentos para produzir energia e movimento. Somos mais que um conjunto

Veículo: Tribuna do Norte - Tipo de Mídia: Site - Data: 03/02/21 - Cidade/UF: Natal / RN - Imagem: 2/2 Título: Área não edificante na zona sul está liberada para uso

1.6 Havendo vagas remanescentes pelo não comparecimento dos candidatos classificados em primeira chamada ou pela não apresentação dos documentos exigidos no

O alfabetizador é um profissional do ensino de línguas e, como tal, além do domínio e das técnicas pedagógicas deve possuir sólidos conhecimentos linguísticos tanto

• Se você ativar a função de mudança automática quando o período do horário de verão não estiver em efeito, recebe o sinal da hora para mostrar a hora normal.. • Se

Entretanto, desde que conheci a Risho Kossei-kai, aprendi que através de nosso sofrimento, podemos crescer e mudar para sermos pessoas que possam verdadeiramente servir

• Reduzimos a projeção para o IPCA de 2014 de 6,5% para 6,3%, levando em conta o resultado abaixo do esperado em julho e a perspectiva de um cenário mais benigno para a alimentação