• Nenhum resultado encontrado

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto MYPET PLUS STRIP ON

Nome da empresa SESPO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA,

Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 – Paulínia / SP

Nome Fabricante HYGPHARMA Ind. e Com. de Prod. Veterinários Ltda.

Rua Volta Grande, 311 – Cid. Indl. Satélite – Cumbica-Guarulhos - SP (0XX11) 6483-1940

Contato de emergência: 0800 770 0355 ou (19) 3833-7709

e-mail: cevabrasil@ceva.com

sac@ceva.com

2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Grupo químico: Piretróide

Ingredientes que apresentam perigo: D-fenotrina 3-phenoxy-benzyl-(1RS)-cis,trans chrysanthemate Piriproxifen [2-[1-methyl-2-(4-phenoxyphenoxy)ethoxy] pyridine] Dimetil sulfóxido

Nome químico ou genérico de cada ingrediente que contribua para o perigo:

Pyriproxyfen: CAS Nº 95737-68-1 2,5 %

d-phenothrin: CAS Nº 26002-80-2 75,0 %

Dimetil sulfóxido CAS Nº 67-68-5 5,0%

Classificação de perigo: Tóxico para o meio ambiente

3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Perigos mais importantes: O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações de uso.

Efeitos do produto:

Efeitos adversos à saúde humana: pode causar irritação da pele e dos olhos. A ingestão acidental e/ou inalação do produto em altas concentrações pode causar dano ao sistema nervoso central.

(2)

Perigos específicos: Tóxico se inalado ou ingerido. Muito tóxico para o meio ambiente. Perigos físicos e químicos: não há outros perigos relacionados a esse produto. Principais sintomas

Contato com a pele: pode causar irritação. O contato prolongado e direto pode causar sintomas alérgicos. Outros sintomas: a ingestão em altas concentrações pode causar irritação gástrica, náuseas, vômito e diarréia. Ingestão: pode causar tosse, dificuldade de respiração e dor no peito.

Contato com os olhos: pode causar irritação ocular.

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalação: Remover a vítima para local arejado. Procurar imediatamente um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Contato com a pele: Remover as roupas e os sapatos contaminados. Lavar as partes afetadas com água corrente em abundancia e sabão. Em caso de persistência da irritação consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Contato com os olhos: lavar com água corrente em abundância, persistindo a irritação consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Ingestão: NÃO PROVOCAR VÔMITO. Procure um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto. É possível que o vômito ocorra espontaneamente, nesse caso deite o paciente de lado para evitar que aspire resíduos.

Nota para o médico:

Não há antídoto especifico. Em caso de ingestão recente de grandes quantidades, pode ser realizada lavagem gástrica cuidadosamente, visando prevenir aspiração pulmonar. O carvão ativado deverá ser administrado para diminuir a absorção gastrintestinal dos ativos. O tratamento sintomático deverá compreender medidas de suporte como correções de distúrbios eletrolíticos e metabólicos alem de assistência respiratória. Monitoramento das funções hepática e renal deverá ser mantido.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção Apropriados: extintores de água em forma de neblina, CO2 ou pó químico.

Meios de extinção inapropriados: Não utilizar jato d’água diretamente sobre o produto.

(3)

Perigos específicos da combustão: a decomposição térmica pode produzir monóxido de carbono.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções individuais: Evitar contato com a pele e com os olhos. Utilizar roupa impermeável, óculos de proteção, luvas de borracha nitrílica ou PVC e botas de borracha. A proteção respiratória deve ser utilizada dependendo da quantidade de produto no ambiente, podendo ser utilizado mascaras semifaciais ou faciais inteiras com filtro substituível.

Precauções com o meio ambiente: Em caso de derrame, estanque o escoamento, não permitindo que o produto entre em bueiros, corpos d’água ou drenos. Em caso de corpos d’ água, interromper imediatamente a captação para o consumo humano e animal. Contate o Órgão ambiental mais próximo.

Métodos de limpeza: Eliminar todas as fontes de fogo ou calor. Não fumar. Não provocar faísca. Desligar todos os circuitos elétricos: motor, iluminação de portas, rádios, etc.

PISO PAVIMENTADO: absorver o produto com serragem ou areia, recolha o material com o auxílio de uma pá e coloque em recipiente devidamente identificado e lacrado. Recolha do produto, pois o mesmo não poderá ser utilizado.

SOLO: retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado, recolha o material com o auxílio de uma pá e coloque em recipiente devidamente identificado e lacrado. Destinar o resíduo conforme regulamentação local.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO MANUSEIO

Procedimentos técnicos: Precauções:

Conservar o produto longe do alcance de crianças e animais. Durante a aplicação não deve permanecer no local pessoas ou animais. Não aplicar o produto sobre ou próximo de alimentos e utensílios de cozinha, plantas e aquários.

Não fumar durante aplicação. Durante a manipulação e aplicação use vestimentas adequadas conforme item 08. Em caso de intoxicação contate o Centro de Intoxicações ou Serviço de Saúde, levando a embalagem ou o rótulo do produto.

ARMAZENAMENTO

(4)

- Recomendações: mantenha sempre o produto em sua embalagem original, guarde-o em local próprio para o armazenamento de produtos químicos, evitando o contato com alimentos, bebidas e etc. O local deve ser ventilado, e o acesso deve ser apenas à pessoal autorizado. Evitar contato direto com a luz solar.

Condições de embalagem:

No caso de problemas com a embalagem durante o manuseio original o produto deve ser envolto por recipientes adequados.

Materiais de embalagem:

Embalagem primária: bisnagas plásticas

Embalagem secundária: cartelas de papel com revestimento plástico

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Parâmetros de controle

Valor limite de Exposição:

(d-phenothrin): não estabelecido (ACGIH 2008, NIOSH, OSHA)

Indicadores Biológicos:

(d-phenothrin): não estabelecido (ACGIH 2008)

Equipamentos de Proteção individual

- proteção respiratória: máscara com filtro químico e mecânico para pesticidas. - proteção das mãos: luvas de borracha nitrílica ou PVC.

- proteção dos olhos: Óculos de segurança para produtos químicos.

- proteção da pele e do corpo: roupas protetoras impermeáveis e botas de borracha.

Medidas de higiene: Manter sempre os equipamentos de proteção e vestimentas limpos e em bom estado de conservação. Inspeções periódicas são indicadas para garantir a proteção devida.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Estado físico: Líquido Aspecto: límpido Cor: transparente Odor: característico pH: (d-phenothrin) 5,16

Densidade de vapor: não disponível

(5)

Ponto de ebulição: (d-phenothrin) 2900 C

Ponto de fulgor: (d-phenothrin) 1400 (vaso aberto)

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: o produto é estável a temperatura ambiente e ao ar, sob as condições normais de uso e armazenamento.

Reações perigosas

Não há dados disponíveis sobre a reatividade do produto Materiais ou substâncias incompatíveis: materiais alcalinos

Produtos perigosos de decomposição:

A queima produz gases tóxicos como monóxido de carbono (d-phenothrin).

11- INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS TOXICIDADE AGUDA (d-phenothrin) DL50 Oral em ratos: >5000 mg/kg DL50 Dérmica em ratos: >5000 mg/kg CL50 Inalatória: (4h): >2100 mg/m3

Efeitos locais (d-phenothrin):

Irritabilidade cutânea em coelhos: o produto é considerado não irritante. Irritabilidade ocular em coelhos: o produto é considerado levemente irritante.

Sensibilização cutânea: o produto é considerado não sensibilizante cutâneo (teste de Maximização realizados em cobaias – guinea pigs).

Sensibilização respiratória: Não há dados disponíveis sobre sensibilização respiratória.

TOXICIDADE CRÔNICA (d-phenothrin)

Mutagenicidade: O produto é considerado não mutagênico devido ao resultado negativo em teste de Ames, teste da aberração cromossômica e teste de dano ao DNA.

Carcinogenicidade:O produto é considerado não carcinogênico (estudos com 02 anos de alimentação). NOEL:47 mg/kg/dia (ratos machos)

(6)

Teratogenicidade: O produto é considerado não teratogênico (estudos realizados em ratos e coelhos) NOEL (dietary): 300 mg/kg/dia.

Efeitos na reprodução e lactação: Em um estudo de duas gerações em ratos, não foram observados efeitos reprodutivos. NOAEL (dietary): 10000 ppm

(reprodução); 1000 ppm (genitor e feto).

Toxicidade sistêmica para órgão-alvo: O órgão-alvo dos inseticidas piretróides sintéticos é o Sistema Nervoso Central.

12- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Ecotoxicidade

Efeitos sobre organismos aquáticos: é tóxico para peixes. A água contaminada não deve ser utilizada. O contato com vegetação rasteira pode causar a queima da mesma e eliminação de insetos.

13- CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO Produto e Resíduos

No tratamento e disposição do produto; de seus restos e de embalagens usadas; deve-se atentar para a legislação local; estadual e nacional. Estudar a possibilidade de incineração em instalação controlada e licenciada.

14- INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Regulamentações Nacionais e Internacionais Terrestre: Número ONU: 3351

Número de risco: 60

Classe ou subclasse de risco: 6.1

Nome apropriado para embarque: PESTICIDA À BASE DE PIRETRÓIDE, LÍQUIDO, TÓXICO, INFLAMÁVEL, com PFg igual ou superior a 23º (D-fenotrina, Piriproxifen)

Grupo de embalagem: III

15- REGULAMENTAÇÕES Lei 6360 de 23/09/1976 Decreto 79.094 de 05/01/77 Portaria 321 de 28/07/97

(7)

Nota: As informações indicadas nesta seção correspondem às principais regulamentações especificamente aplicáveis ao produto objeto desta FISPQ. Chama-se a atenção do utilizador sobre a possível existência de outras regulamentações e recomenda-se levar em consideração outras medidas ou disposições, internacionais, nacionais ou locais, de possível aplicação.

16- OUTRAS INFORMAÇÕES

Referências Bibliográficas: RELATÓRIO TÉCNICO DO PRODUTO Atualização: Vide versão na data do cabeçalho

17. HISTÓRICO DE REVISÃO.

Revisão Data Descrição da Modificação

01 22/07/2003 Emissão Inicial

02 29/06/2007 Mudança do endereço para Vinhedo 03 16/06/2008 Fabricante alterado para Hygpharma

04 20/01/2010 Mudança do endereço para Paulínia, alteração da Formatação.

05 19/08/2010

Mudança do logo para SESPO, retirada nos itens que citava Vetbrands. Mudança de cabeçalho. Mudança do contato de emergência e e-mail para emergência. Inclusão do histórico de revisão

06 18/10/2010 Mudança do Logo SESPO para Logo CEVA

Referências

Documentos relacionados

Iremos analisar no Teorema de Green como utilizamos as Integrais de Linhas e sua importância ao decorrer dos estudos, a aplicações de vetores do Cálculo Vetorial, a utilização

Relação dos minerais Nitrogênio (N/Ca), Potássio (K/Ca) e Potássio + Magnésio [(K+Mg)/Ca] com Cálcio na polpa de maçãs ‘Baronesa’, tratadas na colheita, com produtos

Assim, declarada a nulidade por força de disposições processuais, extingue-se a relação processual, mas o direito pode voltar a ser pleiteado, em outra ação, depois de sanada

Celem artykułu jest zbadanie sposobów zarządzania kryzysem wy- wołanym pandemią COVID-19 w czasie jej pierwszej fali wiosna 2020 roku w wybranych państwach europejskich i udzielenie

Ao final da venda de cada lote a Paulo Horto Leilões Ltda promoverá a emissão do contrato de compra e venda, bem como das NOTAS PROMISSÓRIAS RURAIS referentes a cada

A técnica de espectroscopia no infravermelho próximo apresenta a grande vantagem de minimizar custos e tempo substituindo as análises laboratoriais convencionais No projeto

A partir desses dados levantados e da observação do comportamento dos dois controladores, verifica-se que o controlador ressonante dinâmico mesmo não sendo diretamente

Por todos nós: para que pratiquemos a misericórdia, com alegria, dando de comer a quem tem fome do Pão da Palavra e do Pão de cada dia... ANTES DO OFERTÓRIO: CRUZ

A decisão ora posta em debate, em especial a emanada pelo Supremo Tribunal Federal em sede do Mandado de Injun- ção 4733, em apertada síntese, dividiu a corte em duas correntes: a