• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE MULTITEMPORAL DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO PARA O MUNICIPIO DE MORTUGABA BA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE MULTITEMPORAL DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO PARA O MUNICIPIO DE MORTUGABA BA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE MULTITEMPORAL DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO PARA O

MUNICIPIO DE MORTUGABA – BA

Crislaine Alves Ladeia(1); Davi Gomes Ferraz(1) ; Diogo Santos Souza(1); Matheus Tinôco(2) Odair Lacerda Lemos(3)

(1) Estudante de Agronomia; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; crislaine.ladeia@gmail.com; (2)

Estudante de Engenharia Floresta; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (3) Professor Titular DEAS;

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; RESUMO

A desertificação constitui um conjunto de processos que promovem o desequilíbrio dos meios físico, químico, biológico e socioeconômicos. O Sensoriamento Remoto (SR) tem assumido grande importância no monitoramento de diversos fenômenos meteorológicos e ambientais oferecendo suporte nas previsões de tempo e melhor entendimento das mudanças climáticas, além de auxiliar no planejamento agroecológico. Dentre as metodologias empregadas para identificação e avaliação de mudanças na estrutura, fisionomia e dinâmica da cobertura vegetal entre diferentes datas destaca-se na detecção de mudança espectral a partir do emprego do Índice de Vegetação por diferença Normalizada. O objetivo do presente trabalho foi analisar o índice de vegetação NDVI obtido a partir de sensoriamento remoto de imagens espaciais do município de Mortugaba – Ba em um comparativo temporal entre os anos de 1997 e 2017. Ao analisar os resultados destaca-se que houve um grande avanço de desmatamento entre os períodos estudados aumentando consideravelmente a área degradada. As áreas desmatadas ainda são mais acentuadas nas proximidades de pequenos rios e riachos onde a população foi estabelecendo moradia e criando áreas para cultivo de, em quase sua totalidade, de subsistência. O desmatamento também se acentuou aos arredores na sede do município, devido ao crescimento da população e consequentemente da abrangência da cidade.

Palavras-chave: Sensoriamento Remoto, NDVI, Desertificação. ABSTRACT

Desertification constitutes a set of processes that promote the imbalance of the physical, chemical, biological and socioeconomic means. Remote sensing (sr) has assumed great importance in the monitoring of various meteorological and environmental phenomena, providing support in weather forecasting and better understanding of climate change, as well as assisting in agroecological planning. Among the methodologies used to identify and evaluate changes in the structure, physiognomy and dynamics of the vegetation cover between different dates stands out in the detection of spectral change from the use of the vegetation index by normalized difference. The objective of this work was to analyze the vegetation indice NDVI obtained from remote sensing of spatial images of the municipality of Mortugaba - BA in a temporal comparison between the years 1997 and 2017. When analyzing the results it is highlighted that there was a great advance of deforestation between the periods studied, considerably increasing the degraded area. The deforested areas are still more pronounced in the vicinity of small rivers and streams where the population has been establishing housing and creating areas for almost subsistence cultivation. Deforestation has also accentuated its surroundings in the municipality's headquarters, due to the population growth and consequently the city's coverage.

(2)

Keywords: Remote Sensing, NDVI, Desertification.

INTRODUÇÃO

Conforme Fernandes & Medeiros (2009) a desertificação constitui um conjunto de processos que promovem o desequilíbrio dos meios físico, químico, biológico e socioeconômico, via de regra, desencadeados pela ação antrópica, que atua de forma conjunta com as limitações climáticas impostas a ambientes ecologicamente frágeis. Este conceito foi adotado oficialmente pelo Brasil durante a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação como sendo: “a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas”. As Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD) no Brasil foram delimitadas de acordo com os pressupostos da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CCD), que tomam por base a classificação climática de Thornthwaite (1941).

Nos últimos anos o Sensoriamento Remoto (SR) tem assumido grande importância no monitoramento de diversos fenômenos meteorológicos e ambientais oferecendo suporte nas previsões de tempo e melhor entendimento das mudanças climáticas, além de auxiliar no planejamento agroecológico. Como consequência, tem-se tornado ferramenta poderosa para a obtenção de informações necessárias ao manejo, gerenciamento e gestão de recursos naturais.

Os índices de vegetação vêm sendo utilizado há quase quatro décadas para aplicações no sensoriamento remoto. De acordo com Huete (1988), os índices de vegetação são desenvolvidos para a caracterização do dossel da vegetação, sendo a maioria baseado em razões de reflectância ou radiância do dossel nas bandas do vermelho e do infravermelho. Dentre as metodologias empregadas para identificação e avaliação de mudanças na estrutura, fisionomia e dinâmica da cobertura vegetal entre diferentes datas destaca-se a detecção de mudança espectral a partir do emprego do Índice de Vegetação por diferença Normalizada (NDVI). Uma das principais vantagens do NDVI é que ele tende a ser linearmente proporcional à biomassa, e mais adequado para comparações em séries temporais de uma mesma área, pois sofre menos influência das variações atmosféricas

O objetivo do presente trabalho foi analisar o índice de vegetação NDVI obtido a partir de sensoriamento remoto de imagens espaciais do município de Mortugaba – Ba em um comparativo temporal entre os anos de 1997 e 2017.

MATERIAL E MÉTODOS

Área de estudo

A área de estudo compreende ao município de Mortugaba situado a 15° 01′ 22" S 42° 22′

04", no sudoeste da Bahia, microrregião de Guanambi. Encontra-se a 348 m de altitude, possui população de 13.905 habitantes. Inserida no polígono das secas do semiárido, tem sua vegetação

característica do bioma caatinga (SEI, 2018), com significativas variações espaciais e temporais de

precipitação, fato que tende a se refletir na proteção oferecida pela cobertura vegetal, elemento de suma importância nos estudos ambientais, devido a seu papel de acelerador ou atenuador de processos de degradação. Conforme citado no relatório do PAN-Brasil o município de Mortugaba é descrito como área subúmida seca susceptível à desertificação segundo o critério do Índice de Aridez (Brasil, 2004).

(3)

Inicialmente, as imagens dos satélites Landsat 5 e Landsat 8 OLI/TIRS foram adquiridas junto ao site Earth Explorer do Serviço Geológico dos Estados Unidos (U.S. Geological Survey – USGS). Foram selecionadas imagens do mesmo período (JUNHO - JULHO) para o ano de 1997 e 2017, utilizando como critério a menor presença de nuvens. Para cobrir todo o município de Mortugaba foram necessárias duas cenas de cada ano. As imagens foram processadas com a utilização do software ArcGis 10.5.

O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation Index - NDVI), responsável por realçar o comportamento espectral da vegetação, foi obtido pela razão entre a diferença das reflectâncias da banda do infravermelho próximo (5) e a banda do vermelho (4), que para o Landsat 8, resulta na equação 8 (Rouse et al., 1974).

A variação dos valores do NDVI inclui: valores negativos (até -1) representam nuvens ou água; valores próximos de zero indicam solo exposto; valores acima de 0 (até +1), as variações no grau de verde da superfície; e o valor mais alto indica vegetação mais densa ou em pleno vigor de crescimento. Este índice pode ser obtido pela Equação 1:

Após o calculo do NDVI, foi feito uma classificação onde foram criadas cinco classes, sendo separada visualmente em vegetação densa, vegetação esparsa, vegetação rala e solo exposto/área urbana. Estas classes foram representadas por verde escuro; verde claro, bege e laranja, respectivamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Figura 1 ilustra os resultados obtidos através da aplicação do NDVI, nas imagens orbitais. A Figura 1(A) representa os dados de 1995 e a Figura 1 (B) representa os dados de 2017.

Figura1. Comparação temporal de NDVI do município de Mortugaba – Ba. (A) NDVI de 1997; (B) NDVI de 2017.

(4)

estudados, devido o aumento de áreas com baixos valores de NDVI. As áreas com perca de biomassa ainda são mais acentuadas nas proximidades de pequenos rios e riachos onde a população foi estabelecendo moradia e criando áreas para cultivo de, em quase sua totalidade, subsistência. O desmatamento também se acentuou aos arredores na sede do município, devido ao crescimento da população e consequentemente da abrangência da cidade.

A cobertura vegetal possui elevada importância para a diminuição do desenvolvimento da desertificação, uma vez que protege o solo da ação inicial dos processos erosivos. Desse modo, a ausência da cobertura vegetal pode anunciar a susceptibilidade dos solos ao ataque dos agentes desencadeadores da desertificação (Góis et al., 2015). A partir desse ponto de vista, nota-se que com o passar dos anos a região vem se tornando mais suscetível a processos degradantes potencializando a desertificação da região.

A Figura 1 representa quantitativamente os dados obtidos na avaliação temporal do período estudado. Nele podemos observar que houve um pequeno aumento de mata densa de 1997 para 2017, de 0,4% para 4,9% respectivamente. A vegetação esparsa representa a maior área da região, apresentando um grande decréscimo, de 54,3% para 33,2%,. Constata-se também que houve um aumento expressivo na vegetação rala, solo exposto e área urbana para o ano de 2017 em comparação ao ano de 1997.

Figura 1. Uso e ocupação do solo do município de Mortugaba nos anos de 1997 e 2017.

CONCLUSÕES

O NDVI mostrou-se satisfatório para a análise temporal do uso e ocupação do solo do município de Mortugaba - Ba, pois destaca nitidamente a perda de biomassa na área estudada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERNANDES & MEDEIROS. DESERTIFICAÇÃO NO NORDESTE: UMA

APROXIMAÇÃO SOBRE O FENÔMENO DO RIO GRANDE NORTE. Holos, Ano 25, Vol.

3. 2009.

HUETE, A.R. A soil-adjusted vegetation index (SAVI). Remote Sensing of Environment, v.25, p.295-309, 1988. DOI: 10.1016/0034-4257(88)90106-X.

(5)

GOIS, D. V.; MELO, F. P.; ARAÚJO, W. S.; SOUZA, R. M. Índices de Vegetação e Suscetibilidade à Desertificação no Município de Poço Redondo – Sergipe. In: SIMPÓSIO SOBRE AS GEOTECNOLOGIAS E GEOINFORMAÇÃO NO ESTADO DE ALAGOAS, 3., 2015, Maceió. Anais... Maceió: SEPLAG, 2015. p. 175-180.

MMA (Ministério do Meio Ambiente). Programa de ação nacional de combate à Desertificação e mitigação dos efeitos da seca. Edição comemorativa 10 anos da UNCCD. Ministério do Meio

Ambiente - Secretaria de Recursos Hídricos. 220p. 2004. Disponível em:<

http://www.iicadesertification.org.br/attachments/categor y/8/PAN_BRASIL.pdf> Acesso em 10 de Janeiro de 2018.

OLIVEIRA JUNIOR, I.; LOBÃO, J. S. B. Degradação no polo regional de Guanambi-Bahia: a análise multitemporal do NDVI aplicado em imagens MODIS. In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO – GEONORDESTE, 7., 2014, Aracajú. Anais... Aracajú: UFS, 2014. p. 261-265.

Rouse, J.W., R.H. Haas, J.A. Schell, and D.W. Deering, 1974. Monitoring vegetation systems in the Great Plains with ERTS, In: S.C. Freden, E.P. Mercanti, and M. Becker (eds) Third Earth Resources Technology Satellite–1 Syposium. Volume I: Technical Presentations, NASA SP-351, NASA, Washington, D.C., pp. 309-317.

Sun wu. An approach to the designing principle of desertification indicators. Journal of Natural

Resources. 15(2):160~163, 2000.

SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA (SEI). Sistema

de Informações Municipais: Belo Campo. Disponível em: . Acesso em: 04 de Jan. de 2018.

THORNTHWAITE, C.W.; HOLZMAN, B. Evaporation and transpiration. In: Climate and Man: Yearbook of Agriculture Washington: U.S. Department of Agriculture, 1941, p.545-550.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

[r]

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento