• Nenhum resultado encontrado

E-COMMERCE FÉRIAS AKP Índice

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-COMMERCE FÉRIAS AKP Índice"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

E-COMMERCE

Férias

(2)

Índice

Condições Gerais de Assistência de Viagem ... 3

Condições Especiais de Assistência em Viagem ... 6

A. Garantias de Assistência a Pessoas ... 7

Condições Particulares ... 14

B. Garantias de Assistência ao Veículo Seguro e seus Ocupantes ... 16

Condições Particulares ... 19

Condição Especial de Acidentes Pessoais em Viagem ... 20

(3)

Condições Gerais de

Assistência de Viagem

Entre a Europ Assistance – Companhia Portuguesa de Seguros, S.A. e o Tomador de Seguro estabelece-se o presente contrato de seguro, que se rege por estas Condições Gerais e pelas Condições Especiais e Particulares, que dele fazem parte integrante.

ARTº. 1º. - DEFINIÇÕES

 Seguradora – a EUROP ASSISTANCE –

Companhia Portuguesa de Seguros, S.A..

 Serviço de Assistência – a entidade que

organiza e presta, por conta da Seguradora e a favor das Pessoas Seguras, as prestações pecuniárias ou de serviços previstas na apólice.

 Tomador de Seguro – a pessoa jurídica que

subscreve este contrato com a Seguradora e é responsável pelo pagamento do prémio.

 Subscritor – a pessoa jurídica, singular ou

colectiva, com sede ou residência habitual em Portugal, designada à Seguradora pelo Tomador de Seguro e que subscreve as garantias do presente contrato de seguro em favor da(s) Pessoa(s) Segura(s).

 Pessoas Seguras – as pessoas a favor de

quem devem ser prestadas as garantias subscri-tas, de acordo com as Condições Especiais e Particulares, designadas pelo Subscritor ou Tomador de Seguro à Seguradora no momento da celebração do contrato.

 Beneficiário — a pessoa singular ou colectiva a

favor de quem reverte a prestação da seguradora decorrente do contrato de seguro.

 Apólice – documento escrito do qual constam

as condições do contrato de seguro, compreendendo as Condições Gerais, as Condições Especiais e as Condições Particulares, bem como outros suplementos ou apêndices que o completem ou modifiquem.

 Sinistro ou Urgência – todo o acontecimento

imprevisto susceptível de fazer funcionar as ga-rantias do contrato descritas nas Condições Especiais.

 Limites de Capital – valores máximos e

mínimos, definidos nas Condições Particulares

e/ou nas Condições Especiais ou em Tabela de Capitais anexa, aplicáveis aos sinistros cobertos pela Apólice.

 Acidente – O sinistro devido a causa fortuita,

imprevista e independente da vontade da Pessoa Segura, que nela produza lesões físicas objectivamente constatáveis, incapacidade temporária ou permanente ou ainda a morte.

 Doença – Alteração involuntária do estado de

saúde, estranha à vontade da Pessoa Segura e não causada por acidente, que se revele por sinais manifestos e seja reconhecida e atestada por médico autorizado.

 Viagem — O percurso mencionado nas

Condições Particulares cuja origem, destino e duração são nelas descritas e durante o qual a Pessoa Segura fica garantida ao abrigo desta Apólice.

 Prémio de Seguro — Preço a pagar pelo

Tomador de Seguro à Seguradora pela contratação do seguro, incluindo cargas fiscais e parafiscais.

 Lesão Corporal - Ofensa que afecte a saúde

física ou mental causando um dano.

 Lesão Material - Ofensa que afecte qualquer

coisa móvel, imóvel ou animal, causando um dano.

ARTº. 2º. - GARANTIAS

As garantias são as especificadas nas Condições Especiais e Particulares.

ARTº. 3º. - EXCLUSÕES

Sem prejuízo das exclusões previstas nas Condições Especiais, não estão cobertos por este contrato:

a. Os sinistros que tenham ocorrido anteriormente ao início da subscrição da apólice, ainda que as suas consequências se tenham prolongado para além dessa data; b. Os sinistros ocorridos fora da data de

validade do contrato;

c. Os sinistros, e suas consequências, causados por acções criminais, dolo, suicídio consumado ou lesão contra si próprio, por parte do Subscritor ou das Pessoas Seguras;

(4)

d. Os danos sofridos pelo Subscritor ou Pessoas Seguras em consequência de demência, influência de álcool de que resulte grau de alcoolemia igual ou superior àquele que, em caso de condução sob o efeito de álcool, determine uma prática de contra-ordenação ou crime, ingestão de drogas e estupefacientes sem prescrição médica; e. Os sinistros ocorridos quando um veículo for

conduzido por pessoa não legalmente habilitada;

f. Os sinistros derivados de acontecimentos de guerra, hostilidade entre países, sabotagem, rebelião, actos de terrorismo, tumultos, insurreição, distúrbios laborais, greves, lockouts, actos de vandalismo e demais perturbações da ordem pública;

g. Os sinistros causados por tremores de terra, erupções vulcânicas, inundações ou quaisquer outros cataclismos;

h. Os sinistros causados por engenhos explosivos ou incendiários;

i. Os sinistros derivados, directa ou indi-rectamente, da desintegração ou fusão do núcleo de átomos, aceleração de partículas e radioactividade;

j. Sinistros e danos não comprovados pela Seguradora.

ARTº. 4º. - DURAÇÃO

Respeitando o disposto nas Condições Especiais, o contrato será celebrado por um período certo, conforme estipulado entre o Tomador de Seguro e a Seguradora.

Sendo celebrado por um ano, será automática e tacitamente renovado no termo da anuidade, por igual período, salvo denúncia do Tomador de Seguro ou da Seguradora, feita por escrito com antecedência mínima de 30 dias em relação à data do vencimento.

Em relação a cada Subscritor, as garantias terão início e termo nas datas indicadas pelo Tomador de Seguro à Seguradora.

ARTº. 5º. - RESOLUÇÃO

Qualquer das partes poderá resolver o contrato a todo o tempo, desde que notifique por escrito a outra com antecedência mínima de 7 dias relativamente à data prevista para o início da cobertura. Em contratos superiores a um ano a

notificação por escrito deverá ter uma antecedência mínima de 30 dias relativamente à data de término pretendida.

O prémio a devolver será calculado com base na diferença entre o prémio pago e o prémio a pagar para o período efectivamente decorrido.

Em caso de resolução por falta de pagamento, efectuada nos termos legais e regulamentares em vigor, o prémio será devido integralmente, não havendo lugar a qualquer reembolso.

Antes da conclusão do contrato e durante todo o seu período de vigência, a Seguradora tem o direito a ser informada pelo Tomador de Seguro, Subscritor e/ou Pessoas Seguras de todos os factos ou circunstâncias que, em cada momento, possam modificar a configuração do risco seguro, sob pena de responderem por perdas e danos decorrentes da omissão de tais factos ou circunstâncias.

ARTº. 6º. - ÂMBITO TERRITORIAL

As garantias do contrato são válidas nos territórios definidos nas Condições Especiais, entendendo-se tal definição como referida ao local da verificação do sinistro e ao da prestação de assistência.

ARTº. 7º. - PRÉMIOS

1 – A Seguradora prestará as garantias previstas nas Condições Especiais e Particulares mediante o pagamento por parte do Tomador de Seguro do respectivo prémio, resultante da aplicação das tarifas que constituem parte integrante do presente contrato.

2 – Na vigência do contrato, a Seguradora avisará por escrito o Tomador de Seguro, com a antecedência mínima de 60 dias, da data em que se vence o prémio, do montante a pagar, assim como da forma e do lugar de pagamento.

3 - A falta de pagamento do prémio ou fracção, até à data limite indicada, determinará a não renovação ou a resolução automática e imediata do contrato de seguro na data em que o pagamento era devido. ARTº. 8º. - SINISTROS

É condição indispensável para usufruir das garantias deste contrato que o Subscritor ou Pessoas Seguras:

a. Contactem imediatamente o Serviço de Assistência, através do número de telefone +351 213 886 282 caso esteja no estrangeiro

(5)

ou do 707 202 090 caso se encontre em Portugal, caracterizando a ocorrência e fornecendo todas as informações necessárias para a prestação da assistência solicitada; b. Sigam as instruções do Serviço de Assistência e

tomem as medidas necessárias e possíveis para impedir o agravamento das consequências do sinistro;

c. Obtenham o acordo do Serviço de Assistência antes de assumirem qualquer decisão ou despesa;

d. Satisfaçam, em qualquer altura, os pedidos de informação solicitados pelo Serviço de Assistência, remetendo-lhe prontamente todos os avisos, convocações ou citações que recebam;

e. Recolham e facultem ao Serviço de Assistência os elementos relevantes para a efectivação da responsabilidade de terceiros, quando for o caso.

ARTº. 9º. - SUB-ROGAÇÃO

Após o pagamento ou prestação dos serviços, a Seguradora fica sub-rogada nos correspondentes direitos do Tomador de Seguro, Subscritor ou Pessoa Segura, contra quaisquer terceiros responsáveis que não sejam também pessoas seguras ao abrigo da mesma adesão.

ARTº. 10º. - DISPOSIÇÕES DIVERSAS

a) Não ficam garantidas por este seguro as prestações que não tenham sido previamente solicitadas ao Serviço de Assistência, ou tenham sido executadas sem o seu acordo prévio, salvo em casos de força maior ou impossibilidade material demonstrada.

b) Se não for possível ao Serviço de Assistência organizar as prestações devidas no âmbito territorial definido, o mesmo reembolsará a Pessoa Segura das despesas que tenha efectuado, dentro dos limites definidos por este seguro e das garantias que forem aplicáveis.

c) O processamento de qualquer reembolso obrigará a Pessoa Segura a apresentar a respectiva documentação original comprovativa das despesas efectuadas.

ARTº. 11º. - RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE AS PARTES

Qualquer litígio entre as Pessoas Seguras, o Subscritor ou o Segurado, e a Seguradora emergente deste contrato, deverá ser dirimido por recurso à arbitragem, nos termos legais em vigor em cada momento, aplicando-se o Regime da Lei de Arbitragem.

O disposto no número anterior, não prejudica o direito do Segurado, Subscritor ou Pessoas Seguras intentarem acções judiciais ou interporem recursos contra a opinião da Seguradora, a expensas próprias, sendo reembolsados caso obtenham, por essas vias, uma decisão mais favorável.

ARTº. 12º. - LEI COMPETENTE

O presente contrato rege-se pela lei portuguesa. ARTº. 13º. - FORO COMPETENTE

Para qualquer litígio emergente deste contrato é competente o tribunal da comarca de Lisboa.

(6)

Condições Especiais de

Assistência em Viagem

ARTº. 1º. - OBJECTO DO SEGURO

Garantir assistência em viagem às Pessoas Seguras conforme definição e consoante a modalidade contratada, no âmbito de deslocações ao estrangeiro e de acordo com o disposto nas Condições Gerais, Especiais e Particulares.

ARTº. 2º. - REEMBOLSO DE TRANSPORTES As Pessoas Seguras que tiverem utilizado prestações de transportes previstas no presente contrato ficam obrigadas a promover as diligências necessárias à recuperação de bilhetes de transporte não utilizados, entregando ao Serviço de Assistência as importâncias recuperadas.

ARTº. 3º. - COMPLEMENTARIDADE

As prestações e indemnizações prestadas são pagas em excesso e complementarmente a outros contratos de seguro já existentes e cobrindo os mesmos riscos.

As Pessoas Seguras obrigam-se a promover todas as diligências necessárias à obtenção dos reembolsos previstos por aqueles contratos, e a devolvê-los ao Serviço de Assistência, no caso e na medida em que este tenha adiantado as prestações. De igual forma deverão proceder as Pessoas Seguras relativamente a comparticipações da Segurança Social ou de qualquer outra instituição a que tenham direito.

ARTº. 4º. - DURAÇÃO

Sem prejuízo do disposto nas Condições Gerais, as garantias, em relação a cada adesão, caducarão automaticamente na data em que: a. Cessar o vínculo que tiver determinado a

adesão;

b. A Pessoa Segura ou o Subscritor, quando diferente da Pessoa Segura, deixarem de ter residência habitual e fiscal fixada em Portugal;

c. Na modalidade de “Multiviagem”, a ausência de Portugal da Pessoa Segura ou do

Subscritor, quando diferente da Pessoa Segura, completar 90 dias.

ARTº. 5º. - ÂMBITO TERRITORIAL

As garantias previstas no presente contrato são válidas no estrangeiro, excepto em situações em que por motivos de força maior não imputáveis ao Serviço de Assistência, se tornar impossível garantir uma prestação de serviços segura e eficaz.

Para o efeito de subscrição de apólice, é considerado:

a. Europa e Mediterrâneo: Países da Europa (excluindo Portugal) e os seguintes Países da Bacia do Mediterrâneo: Marrocos, Tunísia, Israel e Turquia.

b. Todo o Mundo (apenas para as Garantias de Assistência a Pessoas).

(7)

A. Garantias de Assistência a

Pessoas

ARTº. 1º. - GARANTIAS

Em caso de acidente ou doença súbita e imprevisível, ocorridos durante o período de validade da apólice e até aos limites fixados nas Condições Particulares, o Serviço de Assistência prestará as seguintes garantias:

1. Pagamento de despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro

Se a Pessoa Segura necessitar de assistência médica, cirúrgica, farmacêutica ou hospitalar, o Serviço de Assistência garante até aos limites fixados:

a. As despesas e honorários médicos e cirúrgicos;

b. Os gastos farmacêuticos prescritos por médico;

c. Os gastos de hospitalização.

Em caso de hospitalização, a Pessoa Segura deve providenciar o aviso ao Serviço de Assistência no próprio dia, ou o mais tardar nas 48 horas seguintes, salvo demonstrada impossibilidade física.

A partir do momento em que o repatriamento da Pessoa Segura seja clinicamente possível e aconselhável, o Serviço de Assistência deixa de garantir os gastos de hospitalização.

O Serviço de Assistência suporta uma intervenção cirúrgica apenas nos casos em que não se possa aguardar pelo regresso da Pessoa Segura a Portugal, dado o carácter urgente e inadiável daquela intervenção.

2. Acompanhamento da Pessoa Segura hospitalizada

Se durante o decorrer da viagem se verificar a hospitalização súbita e imprevisível da Pessoa Segura, e se o seu estado não aconselhar o repatriamento ou regresso imediato, o Serviço de Assistência garante as despesas de alojamento em hotel, não inicialmente previstas, de um

familiar ou pessoa por ela designada, que se encontre já no local, para a acompanhar.

O Serviço de Assistência encarrega-se ainda do regresso deste acompanhante ao seu domicílio em Portugal, caso não possam ser utilizados os meios inicialmente previstos.

Esta garantia está estritamente sujeita ao parecer da equipa médica do Serviço de Assistência. 3. Transporte de ida e volta para familiar e

respectiva estadia

Se a Pessoa Segura viajar sem acompanhante, e o período de hospitalização se preveja de duração superior a 5 dias, o Serviço de Assistência garante os custos de transporte de ida e volta para um familiar, com partida de Portugal, de modo a que possa ficar junto dela. Neste caso, o Serviço de Assistência garante ainda as suas despesas de alojamento.

4. Prolongamento de estadia em hotel

Se o estado de saúde da Pessoa Segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder efectuar na data inicialmente prevista, o Serviço de Assistência garante as despesas efectivamente realizadas com alojamento em hotel, desde que não inicialmente previstas, para esta e para uma pessoa que a fique a acompanhar.

Quando o seu estado de saúde o permitir, o Serviço de Assistência encarrega-se do regresso da Pessoa Segura, bem como do seu eventual acompanhante, ao seu domicílio em Portugal, caso não possam ser utilizados os meios inicialmente previstos.

Esta garantia está estritamente sujeita ao parecer da equipa médica do Serviço de Assistência. 5. Repatriamento ou transporte sanitário de

feridos ou doentes e vigilância médica

a. Quando a situação clínica o justifique, o Serviço de Assistência garante, até aos limites fixados:

i. As despesas de transporte em ambulância, ou outro meio considerado adequado, desde o local da ocorrência até à clínica ou hospital mais próximo; ii. As despesas de transporte numa eventual

(8)

outro centro hospitalar mais apropriado ou até ao seu domicílio em Portugal. b. O Serviço de Assistência garante ainda a

vigilância por parte da sua equipa médica, em colaboração com o médico assistente da Pessoa Segura, para determinação das medidas convenientes ao melhor tratamento a seguir e do meio mais apropriado para eventual transferência.

c. Qualquer transporte ou repatriamento sanitário, e eventual acompanhamento médico, deve respeitar as normas sanitárias em vigor e apenas efectuar-se com o prévio acordo entre o médico assistente da Pessoa Segura e a equipa médica do Serviço de Assistência. A declaração do médico assistente não é garantia bastante.

d. As despesas de transporte serão suportadas pelo Serviço de Assistência apenas nos casos em que o meio de transporte inicialmente previsto não puder ser utilizado ou não seja clinicamente aconselhável a sua utilização.

e. O meio de transporte a utilizar será definido pela equipa médica do Serviço de Assistência.

Quando o transporte e/ou repatriamento for motivado por doenças infecto-contagiosas que envolvam perigo para a saúde pública, o mesmo deverá obedecer às regras, procedimentos e orientações técnicas emanadas pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), podendo, no limite, não ser autorizado o transporte e/ou repatriamento em causa.

6. Transporte ou repatriamento após morte de Pessoa Segura

Em caso de falecimento da Pessoa Segura, por acidente ou doença súbita e imprevisível, o Serviço de Assistência garante as despesas com a aquisição de urna, até aos limites fixados, e as formalidades a efectuar no local, incluindo as do transporte ou repatriamento do corpo até ao local de enterro em Portugal.

Se, por motivos administrativos, for necessária localmente a inumação provisória ou definitiva, o Serviço de Assistência suporta as despesas de transporte de um familiar, se este não se encontrar já no local, para se deslocar desde o seu domicílio em Portugal até ao local da inumação, bem como as despesas do seu alojamento.

7. Supervisão de crianças no estrangeiro Se a Pessoa Segura que tenha a seu cargo a guarda de um menor com idade inferior a 16 anos falecer ou for hospitalizada, na sequência de acidente ou doença súbita e imprevisível, o Serviço de Assistência garante os custos de transporte de ida e volta para um familiar em Portugal que possa ocupar-se do regresso daquele menor ao domicílio em Portugal, suportando também este regresso se não puder ser realizado pelos meios inicialmente previstos. 8. Regresso antecipado das Pessoas Seguras Se, no decurso de uma viagem, falecer em Portugal o cônjuge, ou pessoa com quem coabite em termos de permanência, um seu ascendente ou descendente até ao 1º grau, adoptados, irmãos, sogros ou cunhados do Subscritor, e no caso do meio utilizado para a sua viagem ou bilhete adquirido não lhe permitir a antecipação do regresso, o Serviço de Assistência suporta as despesas com o transporte de regresso, desde o local de estadia até ao domicílio ou até ao local de inumação em Portugal.

Esta garantia está prevista ainda no caso de um daqueles membros da família do Subscritor sofrer de acidente ou doença súbita e imprevisível em Portugal, cuja gravidade, a confirmar pelo médico do Serviço de Assistência depois de contacto com o médico assistente, exija a sua presença urgente e imperiosa.

9. Pagamento de despesas médicas em Portugal

No seguimento de uma sua prestação de assistência médica no estrangeiro, o Serviço de Assistência garante, até ao limite fixado, o pagamento de despesas hospitalares, honorários médicos e gastos farmacêuticos prescritos por um médico, desde que relacionados com a ocorrência que motivou inicialmente o pedido de assistência.

10. Localização e envio de medicamentos de urgência para o estrangeiro

O Serviço de Assistência encarrega-se do envio de medicamentos indispensáveis prescritos por médico, de uso habitual da Pessoa Segura, sempre que não seja possível obtê-los localmente ou não sejam substituíveis por similares ou sucedâneos.

(9)

Ficará a cargo da Pessoa Segura o custo dos medicamentos e a totalidade dos custos de expedição.

11. Transporte de bagagens pessoais

Na sequência de furto, roubo, extravio ou repatriamento da Pessoa Segura, o Serviço de Assistência organiza e suporta o custo do transporte das suas bagagens pessoais até ao local onde aquela se encontre ou até ao seu domicílio em Portugal, desde que se encontrem devidamente embaladas e em condições de transporte.

O peso máximo das bagagens fica sujeito ao limite imposto pelas diversas companhias áreas ou rodoviárias.

12. Adiantamento de fundos no estrangeiro Em caso de roubo participado às autoridades, ou extravio de bagagem e valores monetários, não recuperados no prazo de 24 horas, o Serviço de Assistência adianta as verbas necessárias para substituição dos bens desaparecidos, mediante depósito prévio ou cheque visado de idêntico valor.

Também em caso de internamento hospitalar prolongado no estrangeiro, na sequência de acidente ou doença súbita e imprevisível, e se o limite previsto neste contrato para garantia de despesas médicas e hospitalares se esgotar, o Serviço de Assistência efectua o adiantamento das verbas necessárias à Pessoa Segura, até ao limite fixado, mediante depósito prévio ou cheque visado de idêntico valor.

13. Pagamento de despesas de comunicação O Serviço de Assistência garante a transmissão de mensagens urgentes nacionais ou internacionais para familiares, desde que relacionadas com um sinistro coberto pelas presentes garantias.

Suporta ainda, mediante comprovativo, os custos de comunicações com os seus serviços, desde que estas sejam efectuadas pela Pessoa Segura. 14. Serviços informativos

O Serviço de Assistência presta informações relacionadas com:

a. Vistos e vacinas necessárias para viagens ao estrangeiro;

b. Clínicas, hospitais e médicos particularmente equipados ou indicados para o tratamento de doenças ou lesões específicas;

c. Moradas e contactos das embaixadas e consulados de Portugal no estrangeiro. 15. Perda de ligações aéreas

Se a Pessoa Segura perder uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, o Serviço de Assistência suportará, até limite fixado nas Condições Particulares, o transporte até ao hotel mais próximo do aeroporto e respectivo alojamento.

O usufruto desta garantia é possível apenas nos casos em que:

- Seja assegurado um intervalo mínimo de 2 horas entre os voos;

- O alojamento se destine a aguardar o próximo voo para igual destino;

- O próximo voo não se realize no próprio dia; - Não haja lugar à intervenção da companhia aérea no âmbito das regulamentações legais em vigor.

- A Pessoa Segura não se encontre em Portugal 16. Despesas por atraso no voo

Caso, no regresso definitivo da Pessoa Segura ao país de origem, se verifique um atraso superior a 12 horas na partida do voo, o Serviço de Assistência suportará os custos de alojamento no hotel mais próximo do aeroporto e respectivo transporte, no período que decorre até ao próximo voo para igual destino e desde que a Pessoa Segura não se encontre em Portugal. Esta garantia funciona de forma complementar à intervenção da companhia aérea no âmbito das regulamentações legais em vigor, respeitando sempre o limite fixado nas Condições Particulares.

As coberturas seguintes são opcionais e serão válidas caso tenham sido subscritas 1. Cancelamento Antecipado de Viagem

Caso a Pessoa Segura, por motivo de força maior, se veja obrigada a cancelar uma viagem, antes da mesma se ter iniciado, o Serviço de Assistência, assegurará o reembolso dos gastos

(10)

irrecuperáveis de alojamento e transporte mediante comprovativo de liquidação anterior (factura original), total ou parcial, e até ao limite fixado nas Condições Particulares.

A Pessoa Segura obriga-se, no entanto, a tomar as providências necessárias no sentido de recuperar, no todo ou em parte, as verbas já liquidadas, cabendo ao Serviço de Assistência a comparticipação na medida em que aqueles gastos sejam irrecuperáveis junto da entidade transportadora, hotel ou agência de viagens respectiva.

Entende-se, para este efeito, como motivo de força maior, e desde que ocorra após a subscrição do seguro e antes do início de viagem:

- O falecimento, em Portugal do cônjuge da Pessoa Segura ou pessoa que com ela coabite em situação equiparada à de cônjuge, bem como dos seus ascendentes e descendentes até ao 2º grau, enteados, noras, genros, irmãos, cunhados e sogros;

- Ocorrência médica súbita e imprevisível ou acidente grave, de que resulte internamento hospitalar superior a 2 dias consecutivos à data de inicio da viagem, confirmado conjuntamente pelo médico assistente e pela equipa médica do Serviço de Assistência, e de que seja vitima, em Portugal, a própria Pessoa Segura, o cônjuge ou pessoa que com ela coabite em situação equiparada à de cônjuge, bem como os seus ascendentes e descendentes até ao 1º grau, enteados, noras, genros, irmãos, cunhados e sogros;

- Doença de filho com idade igual ou inferior a 2 anos que impeça a realização da viagem e a necessidade da presença urgente e imperiosa da Pessoa Segura, mediante factos clinicamente comprovados;

- A destruição da habitação permanente da Pessoa Segura, do seu local de trabalho ou do local de trabalho do seu cônjuge ou pessoa que com ela coabite em situação em situação equiparada à de cônjuge, caso um deles seja trabalhador por conta própria, desde que seja feita prova da ocorrência, o sinistro ocorra nos 30 dias anteriores à data prevista de partida e os danos produzidos sejam superiores a 50% do imóvel;

- O desemprego involuntário da Pessoa Segura, do cônjuge ou da pessoa que com ela coabite em situação equiparada à de cônjuge, desde que o

mesmo tome lugar nos 30 dias anteriores à data prevista da partida. Em nenhum caso será abrangido o fim do contrato de trabalho, a renúncia voluntária ou o fim de um período experimental;

- Citação para comparecer como parte, testemunha ou jurado num processo judicial que tenha lugar durante a duração da viagem, desde que a citação ocorra posteriormente à data de subscrição do seguro;

- A quarentena obrigatória;

- A declaração de zona de catástrofe aplicada ao local de residência da Pessoa Segura;

- A convocatória como membro de uma mesa eleitoral que obrigue a Pessoa Segura a assistir em dia que coincida com o período da viagem, desde que essa convocatória tenha ocorrido em data posterior à subscrição do seguro;

- Recepção de uma criança em adopção que impeça o início da viagem ou que coincida com a data prevista da mesma, desde que notificada após a subscrição do seguro;

- Deslocação geográfica do posto de trabalho, sempre que implicar uma mudança de concelho do domicílio da Pessoa Segura durante a data prevista da viagem e se tratar de trabalhador por conta de outrem. A deslocação deverá ter sido notificada à Pessoa Segura em data posterior à subscrição do seguro;

- A requisição urgente para incorporação nas forças armadas, corpos de polícia ou de bombeiros;

- A celebração de um novo contrato de trabalho, em empresa diferente e desde que a duração seja superior a um ano e tal contrato seja celebrado posteriormente à data de subscrição do seguro; - Contra-indicação médica para viajar por complicações ocorridas apenas durante os dois primeiros trimestres de gravidez;

- Uma intervenção cirúrgica para a qual não existia data prevista de realização no momento da aquisição da viagem ou consequências de intervenção cirúrgica prévia que desaconselhem, segundo critérios médicos, a partida;

- A anulação da cerimónia de casamento da Pessoa Segura em Portugal, desde que tenha sido marcada em data anterior à da aquisição da viagem, sempre que documentalmente

(11)

comprovado pela entidade oficial competente, com indicação expressa no documento das datas de marcação e cancelamento;

A anulação de viagem por parte do acompanhante da Pessoa Segura, em virtude deste último ter cancelado antecipadamente a sua própria viagem por um dos motivos acima descritos, e que, devido a isso, a Pessoa Segura tenha de viajar sozinha;

– Mudança do período de férias imposta unilateralmente pela empresa, comunicada à Pessoa Segura em data posterior à subscrição do seguro e que coincida com o período da viagem. A Pessoa Segura deverá anexar documento comprovativo da sua empresa que justifique tal mudança. Ficam excluídos os casos em que a Pessoa Segura seja proprietária, co-proprietária, sócia da empresa ou mantenha vínculos familiares com estes;

– Citação/notificação do Ministério das Finanças que obrigue a presença pessoal da Pessoa Segura em dia que coincida com o período da viagem, desde que ocorra em data posterior à subscrição do seguro;

– Apresentação em exames de concursos oficiais convocados através de organismo público em data posterior à subscrição do seguro e que coincida com a data da viagem.

2. Interrupção Viagem

Em caso de interrupção, por motivo de força maior, da viagem iniciada, o Serviço de Assistência garantirá, até ao limite fixado nas Condições Particulares, o reembolso dos gastos irrecuperáveis de transporte e alojamento, mediante comprovativo original de liquidação anterior, (factura original) total ou parcial, desde que devidamente justificado o regresso antecipado da Pessoa Segura.

A Pessoa Segura obriga-se, no entanto, a tomar as providências necessárias no sentido de recuperar, no todo ou em parte, as verbas já liquidadas, cabendo ao Serviço de Assistência a comparticipação na medida em que aqueles gastos sejam irrecuperáveis junto da entidade transportadora, hotel ou agência de viagens respectiva.

Entende-se, para este efeito, como motivo de força maior:

- O falecimento, em Portugal, do cônjuge da Pessoa Segura ou pessoa que com ela coabite

em situação equiparada à de cônjuge, bem como dos seus ascendentes e descendentes até ao 2º grau, enteados, noras, genros, irmãos, cunhados e sogros;

- Ocorrência médica súbita e imprevisível ou acidente grave que atinja a Pessoa Segura e motive o seu repatriamento para Portugal nos termos das garantias de assistência a pessoas constantes neste contrato;

- Ocorrência médica súbita e imprevisível ou acidente grave, de que resulte internamento hospitalar superior a 2 dias consecutivos, confirmado conjuntamente pelo médico assistente e pela equipa médica do Serviço de Assistência, e de que seja vitima, em Portugal, o cônjuge da Pessoa Segura ou pessoa que com ela coabite em situação equiparada à de cônjuge, bem como os seus ascendentes e descendentes até ao 1º grau; enteados, noras, genros, irmãos, cunhados e sogros;

- A destruição da habitação permanente da Pessoa Segura, do seu local de trabalho ou do local de trabalho do seu cônjuge ou pessoa que com ela coabite em situação em situação equiparada à de cônjuge, caso um deles seja trabalhador por conta própria, desde que seja feita prova da ocorrência, o sinistro ocorra nos 30 dias anteriores à data prevista de partida e os danos produzidos sejam superiores a 50% do imóvel;

- Doença de filho com idade igual ou inferior a 2 anos que impeça a continuação da viagem e a necessidade da presença urgente e imperiosa da Pessoa Segura, mediante factos clinicamente comprovados;

- Citação para comparecer como parte, testemunha ou jurado num processo judicial que tenha lugar durante a duração da viagem, desde que a citação ocorra posteriormente à data de subscrição do seguro e início da viagem;

- Recepção de uma criança em adopção que impeça a continuação da viagem ou que coincida com a data prevista da mesma, desde que notificada após a subscrição do seguro e inicio da viagem;

- A requisição urgente para incorporação nas forças armadas, corpos de polícia ou de bombeiros;

- Uma intervenção cirúrgica para a qual não existia data prevista de realização no momento da aquisição da viagem ou consequências de

(12)

intervenção cirúrgica prévia que desaconselhem, segundo critérios médicos, a continuação da viagem;

– Citação/notificação do Ministério das Finanças que obrigue a presença pessoal da Pessoa Segura em dia que coincida com o período da viagem, desde que ocorra em data posterior à subscrição do seguro e inicio da viagem;

– Apresentação em exames de concursos oficiais convocados através de organismo público em data posterior à subscrição do seguro e que coincida com a data da viagem.

3. Atraso na recepção da bagagem

Se, na sequência de um voo, ocorrer um atraso superior a 24 horas na chegada da bagagem da Pessoa Segura ao país de destino da viagem, o Serviço de Assistência reembolsará a mesma, até ao limite fixado nas Condições Particulares, dos custos tidos com a reposição de artigos de primeira necessidade.

Para efeitos desta garantia, consideram-se artigos de primeira necessidade, aqueles que sirvam para garantir as necessidades primárias de higiene pessoal e de vestuário.

Para tal é indispensável a apresentação das facturas originais que comprovem o valor dos gastos de aquisição, bem como os comprovativos da reclamação, respectiva resposta e da entrega posterior da bagagem emitidos pela companhia aérea.

A Pessoa Segura deverá ter reclamado, dentro do prazo estipulado por cada empresa transportadora, todos os prejuízos decorrentes do atraso. O Serviço de Assistência indemnizará a Pessoa Segura apenas nos montantes que ainda subsistam depois de toda e qualquer indemnização devida pela empresa transportadora.

Em nenhum caso a indemnização poderá exceder o prejuízo sofrido.

Esta garantia não é acumulável com a garantia Perda, Dano, Furto ou Roubo de Bagagem e vice-versa.

Excluem-se desta garantia os atrasos que possam ocorrer na chegada das bagagens ao aeroporto do país de residência da Pessoa Segura.

4. Perda, Dano, Furto ou Roubo de Bagagem O Serviço de Assistência indemnizará a Pessoa Segura, até aos limites fixados nas Condições Particulares, dos prejuízos resultantes de perda, dano, furto ou roubo da sua bagagem, nos montantes que ainda subsistam depois de uma eventual indemnização devida pela empresa transportadora.

Em nenhum caso a indemnização poderá exceder o prejuízo sofrido e a Pessoa Segura deverá ter reclamado, dentro do prazo estipulado por cada empresa transportadora, todos os elementos enquadráveis nesta garantia.

Adicionalmente a outras exclusões previstas neste contrato, esta garantia não poderá ser accionada face aos seguintes bens:

a. Relógios, jóias e outros objectos em cuja composição entrem metais ou pedras preciosas;

b. Dinheiro, cheques, cartões de crédito ou qualquer outro meio de pagamento;

c. Documentos de qualquer espécie, bilhetes de viagem, bilhetes de lotaria acções ou quaisquer outros títulos de crédito ou similares;

d. Obras de arte; e. Casacos de pele;

f. Telemóveis, computadores portáteis, consolas de jogos, leitores de MP3 e equivalentes, máquinas fotográficas, máquinas de filmar, calculadoras e qualquer outro equipamento audiovisual, informático ou electrónico;

g. Equipamento de ski, snowboard e qualquer outro tipo de equipamento desportivo; h. Próteses de qualquer espécie,

nomeadamente dentárias, óculos e lentes de contacto;

i. Bens frágeis ou quebradiços; j. Material de cosmética.

Ficam ainda excluídos os danos:

a. Causados pelo desgaste decorrente do uso dos bens;

(13)

b. Devidos a apreensão ou confiscação pelas autoridades policiais ou aduaneiras; c. Em bens que se encontrem guardados em

quarto de hotel;

d. Que, em caso de furto ou roubo, não tenham sido participados às autoridades competentes no prazo de 24 horas.

Esta garantia não é acumulável com a garantia Atraso na Recepção de Bagagem e vice-versa. Para usufruto da indemnização, é indispensável a apresentação de elementos que comprovem o valor de compra dos objectos perdidos, danificados, furtados ou roubados, bem como cópia da reclamação à empresa transportadora e respectiva resposta.

- Em caso de roubo, a Pessoa Segura deverá ainda participar a ocorrência às autoridades nas 24 horas imediatamente seguintes e fazer prova desta participação à Seguradora.

- Em caso de dano provocado em bagagem, a Pessoa Segura deverá ainda remeter à Seguradora uma declaração de irreparabilidade dos objectos ou fotografia que comprove os danos.

ARTº. 2º. - EXCLUSÕES

Para além das exclusões descritas nas Condições Gerais, ficam igualmente excluídos os encargos ou prestações relacionados com: a. Acontecimentos em que o Serviço de

Assistência não tenha sido chamado a intervir na altura em que ocorreram, salvo em casos de força maior ou impossibilidade material demonstrada;

b. Atrasos ou negligência imputáveis à Pessoa Segura no recurso à assistência médica; c. Sinistros ocorridos durante ou em

consequência da prática de desporto profissional e de actividades de alto risco, tais como ski de neve, motonáutica, paraquedismo, alpinismo, montanhismo, artes marciais, espeleologia e mergulho; d. Sinistros ocorridos durante ou em

consequência da prática de desportos motorizados e da prática de competição em geral, quer na competição em si, quer em treinos, apostas e desafios;

e. Operações de salvamento;

f. Alojamento inicialmente previsto e alimentação;

g. Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização em Portugal que não se encontrem claramente abrangidas pela garantia respectiva;

h. Intervenções cirúrgicas não urgentes;

i. Recusa ou incumprimento dos tratamentos prescritos;

j. Despesas de medicina preventiva, vacinas ou similares;

k. Despesas de medicina alternativa ou curas tradicionais;

l. Fisioterapia não urgente, curas termais, de repouso, tratamentos estéticos e checkups; m. Doença crónica ou pré-existente, distúrbio

psiquiátrico e recaídas de doenças anteriormente diagnosticadas;

n. Lesões resultantes de intervenções cirúrgicas ou outros actos médicos não motivados por sinistro garantido pelo contrato;

o. Assistência médica do foro da estomatologia, salvo tratamento provisório de traumatologia oral;

p. Assistência médica ligada à gravidez e ao parto, excepto na sequência de complicações imprevisíveis da gravidez;

q. Funeral e cerimónia fúnebre;

r. Próteses, bengalas, muletas (canadianas) e qualquer outro tipo de material ortopédico, óculos, lentes de contacto, implantes e similares;

s. Bagagem que não respeite os requisitos acima estipulados;

t. Furto ou roubo que não tenham sido participados às autoridades no prazo de 24 horas e confirmados por escrito;

u. Atraso ou perda de bagagem no seguimento de confiscação ou detenção pela alfândega ou qualquer outra autoridade.

(14)

Condições Particulares

a. Em todas as garantias que envolvam uma prestação médica, a equipa médica do Serviço de Assistência terá sempre um papel de coordenação e decisão final relativamente aos procedimentos a adoptar na sequência de um sinistro.

b. Limites aplicáveis, por validade da apólice, às diversas garantias:

Pagamento de despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro

Valor máximo indemnizável:

Opção 1 Europa e Mediterrâneo: € 7.500 Todo o Mundo: € 10.000 Franquia: € 50 Opção 2 Europa e Mediterrâneo: € 30.000 Todo o Mundo: € 30.000 Franquia: € 50

Acompanhamento da Pessoa Segura hospitalizada

Valor máximo indemnizável: Estadia

Europa e Mediterrâneo: € 50 / dia; Máximo 10 dias Todo o Mundo: € 75 / dia; Máximo 10 dias

Transporte: Ilimitado

Transporte de ida e volta para familiar e respectiva estadia

Valor máximo indemnizável: Estadia

Europa e Mediterrâneo: € 50 / dia; Máximo 10 dias Todo o Mundo: € 75 / dia; Máximo 10 dias

Transporte: Ilimitado

Prolongamento de estadia em hotel

Valor máximo indemnizável: Estadia

Europa e Mediterrâneo: € 50 / dia; Máximo 10 dias Todo o Mundo: € 75 / dia; Máximo 10 dias

Repatriamento ou transporte sanitário de feridos ou doentes e vigilância médica

Valor máximo indemnizável: Transporte: Ilimitado

Transporte ou repatriamento após morte de Pessoa Segura

Valor máximo indemnizável: Transporte: Ilimitado

Urna: € 750

Transporte de familiar até ao local de inumação: Ilimitado

Estadia: € 50 / noite; Máximo 3 dias

Supervisão de crianças no estrangeiro

Valor máximo indemnizável: Transporte: Ilimitado

Regresso antecipado das Pessoas Seguras

Valor máximo indemnizável: Transporte: Ilimitado

Pagamento de despesas médicas em Portugal

Valor máximo indemnizável: € 500

Localização e envio de medicamentos de urgência para o estrangeiro

Acesso ao Serviço: Ilimitado

Transporte de bagagens pessoais

Limite imposto pelas diversas companhias aéreas e rodoviárias

Adiantamento de fundos no estrangeiro

Valor máximo de adiantamento de fundos: € 1.250 Valor máximo de adiantamento de despesas médicas em caso de hospitalização prolongada no estrangeiro: € 3.000

Pagamento de despesas de comunicação

Ilimitado

Serviços informativos

Acesso ao Serviço: Ilimitado

Perda de ligações aéreas

Valor máximo indemnizável: Estadia

Europa e Mediterrâneo: € 50 / dia; Máximo: € 150 Todo o Mundo: € 75 / dia; Máximo: € 225

Transporte: Ilimitado

Despesas por atraso no voo

Valor máximo indemnizável: Estadia

Europa e Mediterrâneo: € 50 / dia; Máximo: € 150 Todo o Mundo: € 75 / dia; Máximo: € 225

Transporte: Ilimitado

Limites aplicáveis caso as respectivas coberturas tenham sido subscritas

Cancelamento Antecipado de Viagem

Valor máximo indemnizável:

Opção 1: € 1.000 Opção 2: € 2.000

(15)

Interrupção Viagem

Valor máximo indemnizável:

Opção 1: € 1.000 Opção 2: € 2.000

Atraso na recepção da bagagem

Valor máximo indemnizável:

Opção 1: € 100 Opção 2: € 500

Perda, Dano, Furto ou Roubo de Bagagem

Valor máximo indemnizável:

Opção 1: € 750; Máximo: € 150 por objecto Opção 2: € 1.500; Máximo: € 150 por objecto

(16)

As coberturas seguintes são

opcionais e serão válidas caso

tenham sido subscritas

B. Garantias de Assistência ao

Veículo Seguro e seus Ocupantes

ARTº. 1º. - DEFINIÇÕES

Veículo Seguro – o veículo automóvel indicado pelo Tomador de Seguro ou Subscritor à Seguradora, desde que se trate de um ligeiro, conforme definição do Código da Estrada, e possua matrícula portuguesa.

Excluem-se os veículos destinados ao transporte de animais, serviço público ou de aluguer de curta duração, tais como ambulâncias, táxis, veículos de instrução e carretas funerárias. ARTº. 2º. - GARANTIAS

Durante o período de validade da apólice e até aos limites fixados nas Condições Particulares, o Serviço de Assistência prestará as seguintes garantias:

1. Desempanagem e reboque do veículo

Em caso de acidente ou avaria do veículo seguro, incluindo falta de bateria, que o impeçam de circular pelos seus próprios meios, o Serviço de Assistência organizará um serviço de desempanagem.

Se a reparação não puder ser realizada localmente, garantirá o reboque desde o local da imobilização até ao local escolhido pela Pessoa Segura (em Portugal) ou até à oficina ou concessionário mais próximo (no Estrangeiro), respeitando sempre os limites fixados nas Condições Particulares.

Nos casos que impliquem remoção, o auxílio prestado estará, para além do limite previsto para esta garantia, também condicionado pelos meios localmente existentes e pela gravidade do sinistro. Entende-se por remoção todo o trabalho necessário à colocação do veículo sinistrado na via em que o mesmo circulava.

Se a Pessoa Segura tiver ficado impossibilitada de contactar o Serviço de Assistência na sequência de ferimentos derivados de acidente com o veículo, o Serviço de Assistência

reembolsará os custos de reboque até ao limite definido nas Condições Particulares.

O Serviço de Assistência também organizará um serviço de reboque ou desempanagem em caso de furto ou roubo que produzam imobilização do veículo.

Se o veículo furtado ou roubado tiver sido localizado pelas autoridades policiais e rebocado, por iniciativa destas, do local onde foi encontrado para um parque sob sua vigilância, o Serviço de Assistência reembolsará a Pessoa Segura desta despesa de reboque, até ao limite definido nas Condições Particulares e se, deduzidos deste limite os custos tidos com outros serviços de reboque ou desempanagem, a tal ainda houver direito.

2. Transporte do veículo

O Serviço de Assistência, quando o veículo seguro:

a. Em consequência de furto, roubo, avaria ou acidente, precisar de uma reparação que implique mais de 12 horas de mão-de-obra oficinal, segundo o tarifário da marca; b. Ainda em caso de furto ou roubo, esteja

imobilizado e seja recuperado depois do regresso da Pessoa Segura, antes de decorridos 6 meses a contar da data do roubo;

suportará as despesas de transporte do veículo até uma oficina próxima do domicílio do Subscritor em Portugal ou até ao seu local de destino inicialmente previsto, desde que estes últimos gastos não sejam superiores aos primeiros.

O transporte até uma oficina próxima do domicílio não é acumulável com o transporte até ao destino inicial da viagem, e vice-versa.

O Serviço de Assistência não será obrigado a efectuar o repatriamento ou transporte do veículo, suportando apenas as despesas com o seu abandono legal, quando o valor da reparação, de acordo com a informação dada pela oficina ou concessionário do local onde o sinistro ocorreu, exceda o seu valor venal em Portugal.

As despesas que não se relacionem directamente com o repatriamento do veículo, nomeadamente recolhas fora do período em que o veículo esteja à guarda do Serviço de Assistência, encontram-se a cargo da Pessoa Segura.

(17)

3. Alojamento dos ocupantes do veículo

Quando o veículo seguro, imobilizado por acidente ou avaria, não for reparável no mesmo dia, o Serviço de Assistência suportará, até aos limites fixados, os custos de alojamento dos respectivos ocupantes, desde que não inicialmente previstos, pelo período em que estejam a aguardar a reparação.

Esta garantia não é acumulável com a garantia de transporte dos ocupantes do veículo. O limite disponível para alojamento pode no entanto ser usado, em alternativa, num serviço de transporte até um destino indicado pela Pessoa Segura ou residência do Subscritor, desde que estes primeiros gastos não sejam superiores aos últimos.

4. Transporte dos ocupantes do veículo

O Serviço de Assistência, quando o veículo seguro:

a. Em consequência de furto, roubo, avaria ou acidente, precisar de uma reparação que implique mais de 8 horas de mão-de-obra oficinal, segundo o tarifário da marca;

b. Ainda em caso de furto ou roubo, não seja encontrado no próprio dia,

suportará as despesas de transporte dos respectivos ocupantes até ao domicílio do Subscritor em Portugal ou até ao seu local de destino inicialmente previsto, desde que estes últimos gastos não sejam superiores aos primeiros.

Esta garantia não é acumulável com a garantia de alojamento dos ocupantes do veículo, excepto quando não seja possível ao Serviço de Assistência garantir o transporte no próprio dia, sendo neste caso garantido o alojamento por uma noite.

O regresso ao domicílio também não é compatível com o prosseguimento de viagem até ao destino inicialmente previsto, e vice-versa. 5. Recuperação do veículo

Verificando-se o direito ao usufruto da garantia de transporte do veículo, e caso a Pessoa Segura opte, em alternativa, por repará-lo no local da ocorrência, o Serviço de Assistência suportará as despesas de transporte para que o condutor designado possa ir do seu domicílio até ao local onde o veículo tiver sido reparado.

Este transporte do condutor designado será também e ainda garantido no caso de furto ou roubo, se o veículo for posteriormente encontrado em bom estado de marcha.

6. Envio de peças de substituição

O Serviço de Assistência encarregar-se-á do envio, pelo meio mais adequado, das peças necessárias para a reparação do veículo seguro, desde que não seja possível obtê-las localmente e o seu transporte possa ser efectuado em condições normais de circulação rodoviária ou aérea.

Serão da responsabilidade do Serviço de Assistência os gastos com o transporte.

A Pessoa Segura deverá liquidar o custo das peças, bem como os eventuais direitos aduaneiros correspondentes.

Quando a entrega das peças for feita no estrangeiro, e houver necessidade de rapidez, serão as mesmas transportadas até à alfândega aeroportuária mais próxima do local onde se encontrar a Pessoa Segura.

São igualmente da responsabilidade do Serviço de Assistência as despesas de transporte necessárias ao levantamento das peças.

7. Envio de motorista profissional

Em caso de acidente ou doença súbita e imprevisível, que resultem em incapacidade de condução devidamente confirmada por um médico no local da ocorrência, ou em caso de falecimento do condutor, e desde que nenhum dos restantes ocupantes o possa substituir, o Serviço de Assistência garantirá o transporte dos mesmos até ao seu domicílio em Portugal ou até ao local de destino inicialmente previsto, desde que estes últimos gastos não sejam superiores aos primeiros.

Este transporte será efectuado recorrendo ao veículo seguro, através de um motorista designado pelo Serviço de Assistência, sendo da sua responsabilidade as despesas exclusivamente relacionadas com aquele profissional, como alojamento, transporte, alimentação e honorários.

8. Transporte de bagagens pessoais

Havendo transporte das Pessoas Seguras nos termos descritos neste contrato, o Serviço de

(18)

Assistência organizará e suportará o custo do transporte das suas bagagens pessoais até ao local onde aquelas se encontram ou até ao seu domicílio em Portugal, desde que se encontrem devidamente embaladas e em condições de transporte.

O peso máximo das bagagens fica sujeito ao limite imposto pelas diversas companhias áreas ou rodoviárias.

9. Pagamento de despesas de comunicação O Serviço de Assistência garantirá a transmissão de mensagens urgentes nacionais ou internacionais para familiares, desde que relacionadas com um sinistro coberto pelas presentes garantias.

Suportará ainda, mediante comprovativo, os custos de comunicações com os seus serviços, desde que estas sejam efectuadas pela Pessoa Segura.

10. Informações sobre trânsito

Informações sobre as condições de circulação nas estradas e auto-estradas nacionais, bem como sobre bombas de gasolina em Portugal. 11. Informações sobre itinerários

Informação sobre o caminho a percorrer até um determinado destino e eventuais alternativas. 12. Informações sobre concessionários de

marcas

Informações sobre morada, telefone e fax do concessionário de marca mais próximo da localização do veículo da Pessoa Segura.

ARTº. 3º. - EXCLUSÕES

Para além das exclusões descritas nas Condições Gerais, ficam igualmente excluídos os encargos ou prestações relacionados com: a. Serviços não previstos explicitamente nas

garantias acima descritas;

b. Acontecimentos em que o Serviço de Assistência não tenha sido chamado a intervir na altura em que ocorreram, salvo em casos de força maior ou impossibilidade material demonstrada;

c. Situações em que o veículo seguro possa circular pelos seus próprios meios;

d. Sinistros ocorridos quando o veículo seguro se encontre a ser utilizado em trabalhos industriais ou agrícolas, nas áreas restritas em que essas actividades estejam a ser desenvolvidas;

e. Sinistros ocorridos quando o veículo seguro esteja a ser utilizado em serviço de pronto-socorro;

f. Sinistros resultantes de circulação em locais não reconhecidos como acessíveis e adequados à circulação do veículo seguro; g. Avarias causadas por negligência da Pessoa

Segura;

h. Operações de salvamento;

i. Sinistros ocorridos durante ou em consequência da prática de desportos motorizados e da prática de competição em geral, quer na competição em si, quer em treinos, apostas e desafios;

j. Avarias sucessivas causadas pela falta de reparação do veículo seguro após intervenção do Serviço de Assistência; k. Furto ou roubo que não tenham sido

participados às autoridades no prazo de 24 horas e confirmados por escrito;

l. Furo de pneus, perda e roubo de chaves de veículo seguro, falta e troca de combustível; m. Reparações, incluindo custo de mão-de-obra

e peças;

n. Indisponibilidade de oficinas para execução de reparações;

o. Despesas com combustível;

p. Franquias, coberturas adicionais e cauções de combustível a liquidar às empresas de aluguer de viaturas;

q. Multas, taxas, coimas e portagens;

r. Carga e respectivo transbordo, bem como bagagem que não respeite os requisitos acima estipulados;

s. Transporte de ocupantes que não viajassem no veículo no momento da imobilização; t. Transporte de animais domésticos, sempre

que estes revelem perigosidade, e custos com materiais necessários a este transporte;

(19)

u. Parqueamento do veículo seguro, quando aguardando uma decisão por parte da Pessoa Segura, resultante de uma reparação ou de uma data anterior à intervenção do Serviço de Assistência;

v. Alojamento inicialmente previsto e alimentação;

w. Danos existentes no veículo em momento anterior ao da intervenção do Serviço de Assistência, bem como os sofridos após a sua finalização;

x. Furto ou roubo de objectos e acessórios no interior do veículo transportado não declarados expressamente antes da intervenção.

Condições Particulares

a. Nas prestações de transporte dos ocupantes do veículo seguro o meio preferencialmente atribuído é a viatura de aluguer, desde que disponível no local. Em todos os casos cabe ao Serviço de Assistência a gestão e optimização dos meios.

b. Limites aplicáveis, por validade de garantia, às diversas garantias:

Desempanagem e reboque do veículo

Valor máximo indemnizável: Em Portugal: € 125

Europa e Mediterrâneo – excepto Portugal: € 150

Transporte do veículo

Valor máximo indemnizável: Ilimitado

Alojamento dos ocupantes do veículo

Valor máximo indemnizável: Estadia:

Em Portugal: € 50 / dia; Máximo 3 dias

Europa e Mediterrâneo – Excepto Portugal: € 75 / dia; Máximo 3 dias

Transporte dos ocupantes do veículo

Valor máximo indemnizável: Transporte: Ilimitado

Veículo de aluguer: € 250; Máximo 72 horas

Recuperação do veículo

Valor máximo indemnizável: Ilimitado

Envio de peças de substituição

Valor máximo indemnizável: Ilimitado

Envio de motorista profissional

Valor máximo indemnizável: Ilimitado

Transporte de bagagens pessoais

Limite imposto pelas diversas companhias aéreas e rodoviárias

Pagamento de despesas de comunicação

Ilimitado

Informações sobre trânsito

Acesso ao Serviço: Ilimitado

Informações sobre itinerários

Acesso ao Serviço: Ilimitado

Informações sobre concessionários de marcas

Acesso ao Serviço: Ilimitado

ARTº. 4º. - ÂMBITO TERRITORIAL

As garantias previstas no presente contrato são válidas em Portugal e no estrangeiro, excepto em situações em que por motivos de força maior não imputáveis ao Serviço de Assistência, se tornar impossível garantir uma prestação de serviços segura e eficaz.

Para o efeito de subscrição de apólice, é considerado:

Europa e Mediterrâneo: Países da Europa e os seguintes Países da Bacia do Mediterrâneo: Marrocos, Tunísia, Israel e Turquia.

Referências

Documentos relacionados

Pode-se observar o Estado como um agente facilitador e indutor da atividade privada, assim tem-se claro que o setor público possui um importante papel ao formular as leis, as

Os regimes vigorosos de redução de peso não são recomendados para atletas de combate de elite, tendo em vista as inúmeras alterações fisiológicas e psicológicas causadas por

De acordo com Artioli, Franchini e Lancha Junior (2006) e Artioli e colaboradores (2007), os principais mecanismos envolvidos na redução do desempenho após uma rápida

de todo o Kit Viagem com detalhes do empreendimento , Assistência de embarque no Brasil e na chegada aos USA , Van a disposição para leva-los aos passeios desejados, Serviço

A ousadia de Alice Guy-Blaché desperta bastante interesse dos cinéfilos e teóricos do cinema, por se tratar de uma mulher, de origem burguesa, capaz de conduzir uma carreira de

Anel trava em liga de cobre / Anillo traba en aleación de cobre.. Mola invertida em aço inoxidável / Resorte invertido en

público para apresentar as assinalações, inclusive através da instituição duma peculiar repartição eclesiástica. Ressalvado o disposto no artigo 3-§ 3, o Ordinário que recebeu

Este extrato foi capaz de aglutinar diferentes hemácias tanto do sistema humano A, B e O como as de coelho, aglutinou fracamente as hemácias de carneiro e