• Nenhum resultado encontrado

ISPAB Curso de Marketing, Publicidade e Relações Públicas Disciplina de Psicologia da Publicidade Docente: Fernando Casal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISPAB Curso de Marketing, Publicidade e Relações Públicas Disciplina de Psicologia da Publicidade Docente: Fernando Casal"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Filme: “O Óleo de Lorenzo” Director: George Miller

Argumentista: George Miller e Nick Enright Duração: 135 minutos Ano: 1992 Destacar e comentar os actores principais:

Os atores principais são Augusto Odone (Nick Nolte) e Michaela Odone (Susan Sarandon). Ambos têm um filho em comum, Lorenzo, mas Augusto tem dois filhos de um casamento anterior (Francesco e Cristina). Augusto Odone trabalha para o Banco Mundial. Empenhados em aprender eles próprios, autodidatas, para conseguir descobrir algo que pudesse salvar a vida do seu filho.

Abdicam de suas vidas sociais para dedicação exclusiva ao filho, não desistiram nunca, nem mesmo quando o médico disse que o fim era inevitável. Os atores demonstram neste filme dedicação, determinação, coragem e perseverança, mesmo quando tudo parece estar perdido.

Síntese do enredo:

O filme “O Óleo de Lorenzo” retrata a história de um menino de 5 anos a quem é diagnosticada uma doença genética rara, Adrenoleucodistrofia (ALD). Esta doença causa dano à bainha de mielina dos neurónios e pode levar à morte em poucos anos. As pessoas que sofrem desta doença acumulam altos níveis de ácidos graxos de cadeia longa devido à ausência da enzima responsável pela sua degradação. Lorenzo é uma criança feliz que vive com os seus pais, Michaela e Augusto Odone nas Comores, em África. Em outubro de 1983 vão morar para Washington DC, e mudanças drásticas vão acontecer no seio desta família. O comportamento exemplar de Lorenzo na escola altera-se, o que leva a professora a

questionar a mãe se há problemas em casa. Estas situações repetem-se e os pais são confrontados com os diretores da escola para mudá-lo para uma classe especial, pois Lorenzo está hiperativo, violento e

perturbado. Em casa Lorenzo também começa a mostrar sinais de agressividade.No Natal ao subir a uma cadeira para alcançar uma bola na árvore, tem dificuldade de subir, não tem coordenação motora e acaba por cair. São feitos exames os quais mostram que neurologicamente não há nada de mal, ele é perfeito. Contudo, os pais questionam se ele não terá contraído algum virús quando estiveram em África.

Na Páscoa de 1984, Lorenzo passa três dias num hospital para se submeter a exames. Após os mesmos, o Dr. Judalon fala com os pais de Lorenzo explicando que há um ramo de doenças muito raro. As

Leucodistrofias, e que Lorenzo tem uma delas. Chama-se Adrenoleucodistrofia (ALD), é uma deficiência metabólica que causa e degeneração do cérebro. Ela afeta normalmente os meninos entre os cinco e os dez anos, a sua evolução é implacável e o fim inevitável. A morte ocorre geralmente dentro de dois anos após o diagnóstico. Lorenzo apresenta sinais definitivos, como níveis anormais de gordura no sangue, gordura essa que destrói o cérebro. Há uma enzima que deveria metabolizar essa gordura, mas nos garotos com ALD ela é deficiente. O médico não dá esperanças ao casal Odone.

Os pais ficam perplexos e sem palavras. O seu mundo, simplesmente…colapsa.

(2)

patológicos acerca desta doença ainda tão pouco esclarecida e estudada. Este, fica horrorizado ao ler os estudos e antevendo o que o seu filho irá, provavelmente, passar. Hiperatividade, desorientação, retraimento progressivo, mutismo, andar instável, perda de visão, surdez, perda de postura, mau humor, ataques, espasmos, demência avançada, coma e… morte. É demonstrado o sofrimento atroz do pai na escadaria da biblioteca, cuja música, (Samuel Barber- Adagio for strings), reforça ainda mais o sentimento de impotência por não saber como ajudar o seu querido filho.

É recomendado a Augusto Odone um especialista Mundial em Leucodistrofia, Gus Nikolai, o qual vai fazer uma experiência em Lorenzo, baseada numa dieta que contém ácidos graxos de cadeia longa. Com essa dieta pretende-se desacelerar os sintomas, mas não a regeneração do cérebro. Michaela Odone é informada que ALD só é transmitida pela mãe e sente-se culpada, ficando devastada. A dieta não faz o efeito

pretendido, as gorduras estão aumentando, tiraram da dieta mas aumentam no sangue. Os pais querem parar a dieta mas o médico acha prematuro pois Lorenzo só está nesta dieta há seis semanas.Lorenzo passa três semanas numa faculdade de medicina, fazendo exames que servirão para o estudo da sua doença. O seu estado piora, cai-lhe o cabelo, tem dificuldade no andar, a comunicar…

Entretanto um membro da Fundação ALD apresenta-se informando que organizam terapias, fazem seminários, financiam pesquisas e os Odone associam-se. Em julho de 1984 há uma Conferência de ALD, onde simplesmente lhes dizem como suportar a dor, ser fortes, mas o casal Odone quer saber mais, ficando esta conferência aquém das expectativas.

No dia 11 de agosto de 1984, Augusto e Michaela Odone empreendem a tarefa de estudar e tentar descobrir mais acerca da doença diagnosticada a Lorenzo – ALD. Eles sentem-se responsáveis e dizem dever isso ao filho. Vão para o Instituto Nacional de Saúde – Bethesda, pesquisar documentação e complementam esse estudo em casa, para poderem usufruir da companhia do filho.

Em outubro de 1984 Michaela descobre, por acaso, um documento onde fala da manipulação de ácidos graxos de cadeia longa em ratos poloneses. Querem acrescentar um outro tipo de gordura na dieta do filho, uma menos prejudicial. O tempo passa e Michaela já não percebe o que Lorenzo diz.

É organizado pelos Odone, com a ajuda monetária dos colegas da empresa de Augusto, a 10 Novembro de 1984, o 1º. Simpósio ALD onde é dada a primeira dica sobre o ácido oleico na forma triglicerídea.

Inicialmente há progressos na doença de Lorenzo e os Odone querem que a Fundação informe os outros pais, mas os Muscatines, que gerem a Fundação não querem antecipar-se aos médicos. Será ao médico a quem cabe a decisão de informar os pais. Os médicos sendo cientistas querem ser objectivos e não querem dar falsas esperanças. Há que aguardar por mais resultados. Os Odone ficam revoltados, pois dizem que se ninguém provocar, questionar os médicos não poderá haver progresso.

O tempo vai passando e não há melhoras, os pais sentem-se exaustos e frustrados. Após mais um ataque de Lorenzo, o médico diz que nunca viu uma criança aguentar com tanta tenacidade.

Augusto continua suas pesquisas na Biblioteca e em maio de 1985 através da junção de clips encontra o caminho bioquímico, segundo os médicos, um grande contributo para o estudo da evolução da doença. Michaela, a mãe, continua a apoiar incondicionalmente o filho, lê-lhe histórias, fala para ele, pois sabe que o filho adora as palavras e o som delas, ela diz que sua mente precisa de nutrição como o seu corpo.Prometeu ao filho que o seu mundo jamais seria silencioso, que ele jamais estaria sozinho.

Um grande amigo de Lorenzo, Omouri, que vive nas ilhas Comores em África Oriental, vem visitar Lorenzo, a pedido da mãe, já que as enfermeiras não estão tão certas da recuperação de Lorenzo e por isso Michaela as rejeita.

Entretanto é introduzido um novo elemento à sua dieta, puro ácido erúcico triglicerídeo em que o sr. Suddaby esteve a trabalhar nos últimos meses. Em 27 setembro de 1986 a dieta de Lorenzo começa a incluir quatro partes de oleico mais uma parte de ácido erúcico o que leva os níveis de Lorenzo a normalizar. Em fevereiro de 1987 há um seminário ALD onde todos os pais manifestam querer o óleo que Lorenzo toma na sua dieta. Os Muscatines e os médicos continuam a dizer que ainda não foi aprovado a realização de testes em humanos pelo FDA (Food and Drug administration- órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos.) Há uma revolta geral pois os pais começam a desesperar e querem soluções. Por volta do 10º. Aniversário de Lorenzo, o pai, Augusto Odone, uma vez mais, na Biblioteca, estuda o sistema nervoso, a mielina, substância da membrana que isola os nervos. Sem ela os nervos não podem conduzir um impulso. O que a ALD faz é corroer essa substância, causando a degeneração do cérebro, e o corpo perde as funções.

(3)

Sempre procurando uma solução definitiva para a cura da doença do filho, Augusto fala com um médico sobre o fato de implantar mielina em cães, e depois em seres humanos. Augusto Odone consegue reunir em Itália, num jantar, um grupo de médicos pesquisadores onde esse é o tema a debater e onde Augusto está presente, uma vez mais.

O filme termina com a esperança de ser possível um dia ajudar todas as pessoas que perderam a sua mielina e conseguir assim voltar ao estado normal.

Pequenas vitórias alcançadas num esforço grandioso de uns pais sempre persistentes, em que a palavra desistir nunca foi opção.

(4)

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” (Eduardo Galeano)

Analisa as mensagens defendidas ao longo do filme que justifiquem a afirmação anterior. Para isso, poderás, seleccionar e analisar uma sequência.

A sequência por mim escolhida é o dia 10 de agosto de 1984 – Noite de S.Lorenzo e o dia seguinte 00:38:05 -00:41:42

Lorenzo – Segura a minha mão. Mãe- Sim, querido.

Lorenzo – Agora a estória.

Mãe- Que estória é essa, querido? Lorenzo – La notte de San Lorenzo. Mãe – San Lorenzo, que é…?

Lorenzo – Meu santo padroeiro. E padroeiro da vila de meu pai. Pai – Isso mesmo. E que houve com ele?

Lorenzo – Ele estava em Roma. E… eu esqueci.

Pai - Bem… Muitos anos atrás um homem malvado lhe diz: ”Traga-me os tesouros de sua igreja. E Lorenzo traz os mendigos e os doentes e diz…

Lorenzo: Estes são os nossos tesouros. Augisto – Sim. Bravo Lorenzo, bravo.

Michaela – Que beleza amor. Você é tão esperto. Augusto – E hoje à noite , 10 de Agosto, é… Lorenzo – A noite de são Lorenzo.

Michaela – A noite das estrelas cadentes. Augusto – Quando tudo pode acontecer.

…Música (Bellini, Norma- Casta Diva)… ...No dia seguinte…

Augusto- Quando fomos às ilhas Comores pela primeira vez o que fizemos? Conhecemos o país primeiro. Certo?

Michaela – Sim.

Augusto – Estudamos. Aprendemos o idioma, seus recursos, suas leis. Nós estudamos, certo? Deveríamos tratar a doença de Lorenzo como se fosse outro país.

Michaela – Não entendo a analogia.

Augusto – Certo, certo. ALD tem muitas dimensões, certo? Michaela – Sim.

Augusto – Para que possamos entendê-la, precisamos entender genética, bioquímica, microbiologia, neurologia, as “logias”.

Michaela - Não temos tempo para estudar Medicina.

Augusto – Os médicos estão dando tiros no escuro. Colocaram o Lorenzo numa dieta mambembe. E a imunossupressão é brutal e inútil. Michaela, não devemos confiar neles cegamente. Ele não deve sofrer devido à nossa ignorância.

Vamos tomar a responsabilidade. Vamos ler um pouco. Vamos sair e nos informar. Michaela – Mas… desperdiçaremos tempo precioso enquanto ele ainda fala connosco. Augusto – Sim, eu sei, eu sei. Mas ele espera isso de nós.

A sequência acima por mim escolhida ilustra na perfeição o sentido a retirar da frase.

O dia 10 de Agosto de 1984, a noite de S. Lorenzo, a noite das estrelas cadentes, a noite quando tudo pode acontecer.

(5)

Todo o ser humano, sozinho ou em grupo, tem essa capacidade de evoluir, adquirir novos conhecimentos, e fortalecer os conhecimentos já existentes, ir além fronteiras, aguçando a curiosidade, enfrentando os “demónios”, os medos, que por vezes são os obstáculos para a evolução da sociedade. Por vezes erguemos muros, para nos protegermos.

Tudo o que somos depende de nós mesmos, da nossa capacidade de ver, ouvir, julgar e agir…

Referências

Documentos relacionados

Use o botão RTH no rádio (vá para ‘’Botão RTH’’ na página 33 para mais informações) ou toque no botão RTH no aplicativo e siga as instruções na tela quando o GPS

A caracterização da vegetação e a observação dos efeitos induzidos pela passagem dos atletas e da regeneração da flora, antes, imediatamente após a competição e dez meses após

A metodologia desse trabalho constou do Levantamento Bibliográfico, Cadastro de Poços Tubulares e Análises de Águas, Tratamento Preliminar dos Dados, Etapas de

Para o lado direito deste P.A, segue-se o mesmo procedimento realizado para as conexões do lado esquerdo, iniciando-se no cabo de conexões do sinal excitador pelo conector R,

Na entrevista, para além da experiência profissional específica na áreas requeridas, será avaliada a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal,

Seguindo também a metodologia semelhante à utilizada no Projecto AMPER, não queremos deixar de referir, embora não caiba no âmbito deste artigo, um estudo comparativo por nós

5.1 As presentes normas de participação destinam-se a artesãos, mercadores, artificies, regatões e estabelecimentos particulares que promovam a venda e/ou a demonstração

– Detector de chama por ionização – Sensor de temperatura de retorno de gases – Sensor de temperatura na saída de água quente – Limitador de temperatura da caixa estanque