• Nenhum resultado encontrado

Abecedário de personagens do folclore brasileiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Abecedário de personagens do folclore brasileiro"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

1

Abecedário de personagens

do folclore brasileiro

Januária Cristina Alves

Este livro reúne 141 personagens significativas e recorrentes do nosso folclore, com um recorte que busca contemplar a diversidade de origens – indígena, africana, europeia e oriental – como elemento

constituinte da cultura brasileira. São humanos, bichos e seres fantásticos, que convivem e se misturam nas histórias populares.

Reflexões sobre Shakespeare

Peter Brook

Em Reflexões sobre Shakespeare, o autor reflete sobre uma fascinante variedade de temas shakespearianos, da atemporalidade da obra do dramaturgo inglês à maneira de como os atores devem abordar seu verso. Como o próprio autor afirma, este não é um trabalho acadêmico. Aos 91 anos de idade ele apresenta

uma série de impressões, memórias, experiências e conclusões temporárias sobre uma repleta vida dedicada ao fazer teatral.

(3)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

2

Duas luas

André Diniz e Pablo Mayera

Nilo, proprietário do Bar do Lourenço (de onde virá o nome?), está interessado em vendê-lo para se dedicar mais à sua amada Natali e à filha que está para nascer. Mas as coisas não são assim tão simples e enquanto a venda não acontece, Nilo terá de

enfrentar e resolver uma série de questões, tentando manter sempre a sua integridade moral... ou seria pura teimosia? Bandidos, estranhos sonhos, insônia, mortes, clientes abusados e uma velha prostituta - iniciada na profissão pelo pai de Nilo -, são alguns dos ingredientes desta intrigante história.

Contos dos Orixás

Hugo Canuto

Em um tempo antigo, quando céu e terra estavam unidos como duas metades de uma cabaça, deuses e heróis caminharam entre os homens. Travaram batalhas com furor, ensinaram a curar e lidar com a terra, o ferro e o fogo, reinaram e amaram com a mesma intensidade. Alguns desceram do luminoso Orum para realizar seus destinos, enquanto outros nasceram no Aiyê e pelos grandes feitos se tornaram ORIXÁS...marcando para sempre a história de dois continentes!

(4)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

3

Fome

Roxane Gay

Nesta autobiografia escrita com sinceridade

impressionante, a autora fala sobre como, após sofrer um abuso sexual aos doze anos, passou a utilizar seu próprio corpo como um esconderijo contra os seus piores medos. Ao comer compulsivamente para afastar os olhares alheios, guardou sua história apenas para si. Até conceber este livro. Esta não é uma narrativa bem-sucedida de perda de peso. E este também não é um livro que Roxane gostaria de escrever. “Fome” é um relato ousado, doloroso e arrebatador.

Como atrair dinheiro

Joseph Murphy

Com os ensinamentos deste livro repleto de histórias verídicas de sucesso, você será capaz de usar a força espiritual para obter riquezas espirituais, mentais e materiais. Muitas pessoas se esforçam em suas carreiras sem obterem o merecido reconhecimento. De acordo com Joseph Murphy, profundo conhecedor das leis da mente, isso acontece por conta de bloqueios subconscientes impostos pelo próprio indivíduo. Uma vez eliminado o bloqueio mental, a riqueza flui naturalmente.

(5)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

4

O mundo cá tem fronteira

Paulo Rafael

Olhar o mundo com as cores da infância foi o que permitiu a Paulo Rafael pensar num boizinho voador e criar personagens que, juntos, pudessem contar esta história. Cada um com seu desejo, vivendo um sonho coletivo. Foi assim que Graciliano, Grapiúna e Boi Beleza, num voo mágico, uniram-se a outras figuras importantes, como Axir, Germano, Cize e Chiquinho. Com esses novos companheiros, ouviram música, e todos acreditaram que as cores da vida eram muito parecidas com as borboletas. Vamos, juntos, passear nesse lindo arquipélago?

Ansiedade

Augusto Cury

Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável: o ritmo de construção de pensamentos , gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade.

(6)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

5

Diário da queda

Michel Laub

Um garoto de treze anos se machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra o episódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujas consequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes - a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise -, ele constrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda..

O peso das dietas

Sophie Deram

Se você acha que fechar a boca e fazer exercícios é a receita para emagrecer, pense novamente. De acordo com diversos estudos científicos, as dietas restritivas não só fracassam 95% das vezes, como propiciam o ganho de peso a longo prazo. É isto mesmo: fazer dieta não funciona e até engorda.

(7)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

6

Viagem solitária

João W. Nery

Viagem solitária conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. Especialmente dedicado a todas as pessoas que se reinventam para achar um lugar no mundo, narra a infância triste e confusa do menino tratado como menina, a adolescência transtornada, iniciada com a “monstruação” e o crescimento dos seios - que fazia de tudo para esconder, o processo de autoafirmação e a paternidade.

Vivendo a comunicação não violenta

Marshall Rosenberg

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um poderoso modelo de comunicação, mas vai muito além disso. É um modo de ser, de pensar e de viver. Seu propósito é inspirar conexões sinceras entre as pessoas de

maneira que as necessidades de todos sejam atendidas por meio da doação compassiva. Ela nos inspira a

nos doarmos de coração. E também nos ajuda a nos conectarmos à nossa divindade interior e ao que existe de mais vivo dentro de nós.

(8)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

7

A mágica da arrumação

Marie Kondo

A mágica da arrumação é método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.

A boa sorte

Fernando Trias de Bes

Se você sempre acreditou que a sorte é uma questão de acaso, este livro vai fazer você rever este conceito e trará uma grande transformação em sua vida. Nesta fábula de linguagem cativante e inspiradora, há uma lição simples, mas profundamente significativa: a sorte nada tem a ver com um acontecimento fortuito - cabe a nós criarmos as condições para que ela

(9)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

8

Mulheres, raça e classe

Angela Davis

A obra traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher.

Emoções: liberte-se da raiva,

do ciúme, da inveja e do medo

Osho

Osho nos ensina a entender as raízes das emoções e a desenvolver o hábito de observá-las em vez de reprimi-las. É dessa maneira que conseguimos controlá-las, de modo que nem mesmo as situações mais difíceis e delicadas conseguirão nos tirar do sério e fazer sofrer. com algo se a resposta for “sim”.

(10)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

9

Me poupe!: 10 passos para nunca

mais faltar dinheiro no seu bolso

Nathalia Arcuri

Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?

Mentes depressivas: as três dimensões da

doença do século

Ana Beatriz Barbosa Silva

O livro aborda as diferentes faces da depressão, suas causas, sintomas e tipos, como a depressão infantojuvenil, aquelas que acometem pessoas na terceira idade e a depressão feminina, que acontecem principalmente durante o período pós-parto ou na menopausa. Na obra, Ana Beatriz ajuda a compreender a fundo o problema e apresenta estratégias para a recuperação e os tratamentos existentes.

(11)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

10

Casais inteligentes enriquecem juntos

Gustavo Cerbasi

Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, Casais inteligentes enriquecem juntos aponta diferentes estratégias para formar uma parceria

inteligente na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal de construir riqueza.

Ikigai: os segredos dos japoneses para uma

vida longa e feliz

Héctor García e Francesc Miralles

Neste livro os autores vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.

(12)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

11

Prato firmeza : guia gastronômico das

quebradas de SP

O Prato Firmeza é um guia gastronômico das chamadas “quebradas” de São Paulo. O guia gastronômico faz um mapa com os melhores restaurantes, bares, lanchonetes e carrinhos de comida da periferia da cidade.

6/0 dicas do fino: ensinamentos práticos

de um campeão do tênis para melhorar seu

jogo

Fernando Meligeni

Obra essencial, em que os jogadores e os amantes do tênis têm a oportunidade de se informar sobre os aspectos mais importantes do jogo. Fernando Meligeni consegue passar de maneira didática os principais segredos da prática do tênis.

(13)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

12

Almanaque Brasil de todas as Copas

1914-2014

Luís Pimentel

A Seleção Brasileira de Futebol, a Canarinho, verdadeira paixão nacional, disputou sua primeira partida oficial em 1914. E ganhou. Mesclando jogadores de times cariocas e paulistas, venceu, no Rio de Janeiro, a equipe inglesa do Exeter City Football Club, por 2x0. Nessa trajetória que se torna centenária em 2014, espalhou sua mística, disputou 19 Copas do Mundo, venceu cinco e presenteou a História do Futebol com ídolos eternos.

Comer, rezar, amar

Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos e tinha tudo o que sempre quis: um marido apaixonado, uma casa nova e espaçosa, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas ao invés de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico. Escrito com ironia, humor e inteligência, o livro é um relato sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor.

(14)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

13

Não conte para a mamãe

Toni Maguire

Relato sincero e estarrecedor de uma menina que,

além do assédio do pai, sofreu com a omissão materna. A pequena Toni Maguire, negligenciada e traída por aqueles em quem mais deveria poder confiar. Um livro de difícil leitura, mas fundamental nos dias de hoje. Violentada constantemente pelo pai, chegando a engravidar, Toni beirou a completa destruição. Sua recuperação e seu reconhecimento como escritora servem de exemplo para crianças e jovens vítimas, todos os dias, de abusos sexuais, mostrando-lhes que

Thaíde: 30 anos mandando a letra

Thaíde

Um dos pioneiros do rap brasileiro, Thaíde, hoje também conhecido por seu trabalho como ator e repórter televisivo, está celebrando 30 anos de carreira. Nessa trajetória escreveu perto de 100 canções, distribuídas em seis álbuns com seu antigo parceiro DJ Hum, um disco solo e algumas coletâneas, entre outros trabalhos.

(15)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

14

Sobrevivendo no inferno

Racionais MC’s

Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes

acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco Sobrevivendo no infernovendeu mais de um milhão e meio de cópias. Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.

Quincas Borba

Machado de Assis

Neste romance a história do provinciano Rubião -

herdeiro da fortuna do idiossincrático filósofo Quincas Borba - e dos tipos urbanos da corte que o levam à ruína é narrada com o distanciamento, o ceticismo e o senso de humor implacável de que só Machado de Assis era capaz.

(16)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

15

No seu pescoço

Chimamanda Ngozi Adichie

Nos doze contos que compõem o volume,

encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, como no conto que dá nome ao livro — escrito em segunda pessoa —, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos.

Caim

José Saramago

Se, em O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago nos deu sua visão do Novo Testamento, neste Caim

ele se volta aos primeiros livros da Bíblia, do Éden ao dilúvio, imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor refinado que marcam sua obra. Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha, conforme o leitor acompanha uma guerra secular, e de certo modo involuntária, entre criador e criatura.

(17)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

16

Grande Sertão: Veredas

Guimarães Rosa

Este livro revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.

Você

Caroline Kepnes

Quando uma aspirante a escritora linda e atraente entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha, ele faz o que (quase) qualquer pessoa interessada faria: pesquisa no Google o nome que consta em seu cartão de crédito. Para a sorte de Joe, existe apenas uma Guinevere Beck na cidade de Nova York, e ela

posta incessantemente nas redes sociais tudo o que ele precisa saber: que ela é apenas Beck para os amigos, que frequentou a Brown University, mora na Bank Street e estará em um bar no Brooklyn esta noite

(18)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

17

Garoto encontra garoto

David Levithan

Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual e lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola.

Caixa de pássaros

Josh Malerman

Thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

(19)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

18

A mulher do viajante no tempo

Audrey Niffenegger

Quando se conhecem, Henry tem 28 anos e Clare, vinte. Ele é um moderno bibliotecário; ela, estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas o seu casamento nunca poderá ser normal. Henry sofre de um distúrbio genético raro e de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele então é capaz de viajar no tempo, no passado ou no futuro.

Pequena abelha

Chris Cleave

Não queremos lhe contar o que acontece nesse livro. É realmente uma história especial, e não queremos estragá-la. Ainda assim, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte: Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa fazer uma escolha que envolve vida ou morte. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa...

(20)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

19

Razão e sensibilidade

Jane Austen

Elinor, a filha mais velha, tinha uma capacidade de compreensão e uma serenidade de julgamento que a qualificava, embora tivesse apenas 19 anos, a ser a conselheira da mãe… Possuía um coração excelente, era afetuosa e seus sentimentos eram fortes, mas sabia como governá-los: era um conhecimento que a mãe ainda não havia aprendido e que uma das irmãs tinha resolvido nunca aprender.

O chamado do cuco

J. K. Rowling

Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso. Strike é veterano de guerra – ferido física e psicologicamente – e sua vida é uma confusão. Este é o primeiro romance policial de J.K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

(21)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

20

Enclausurado

Ian McEwan

O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante - que é também tio do bebê -, assassinar o marido.

A revolução dos bichos

George Orwell

A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

(22)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

21

Cem anos de solidão

Gabriel García Márquez

Em Cem anos de solidão, um dos maiores clássicos da literatura, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo.

Me chame pelo seu nome

André Aciman

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos,

vizinhos, artistas e intelectuais. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante

acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada

residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.

(23)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

22

Will e Will: Um nome, um destino

John Green e David Levithan

Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome e a dor do coração partido. Um Will é amigo do mais expansivo gay de sua escola. O outro precisa explicar à própria mãe sua orientação sexual. Até que Tiny, o melhor amigo gay do primeiro Will, acaba se tornando o possível amor do outro Will.

Duas vidas

Fabien Toulmé

Baudouin e Luc são irmãos, mas não poderiam ter vidas mais diferentes. Baudouin leva um dia a dia sufocante em um emprego monótono como jurista e com um chefe detestável. Luc, por outro lado, é um espírito livre, que viaja o mundo praticando medicina. Quando Luc volta a Paris por alguns dias, ele faz de tudo para tirar o irmão mais novo da inércia e mostrar a ele o que a vida tem a oferecer.

(24)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

23

Paciência

Daniel Clowes

Jack Barlow é um homem obcecado em encontrar a pessoa que matou sua esposa, Paciência, quando ela estava grávida. Ao descobrir um meio de viajar no tempo, ele volta ao passado para impedir a morte de seu grande amor e acaba descobrindo mais sobre ela e sobre si mesmo do que poderia imaginar.Esta é a obra mais peculiar de Clowes, com arte inigualável e cores que explodem diante do leitor, criando camadas e trilhas que mantêm o suspense até a última página.

Fun home: Uma tragicomédia em família

Alison Bechdel

Fun Home é um marco dos quadrinhos e das

narrativas autobiográficas, além de uma obra-prima sobre sexualidade, relações familiares e literatura. Um labirinto da memória trazido à tona com graça, humor e a força das maiores realizações artísticas. Pouco depois de revelar à família que é lésbica, Alison Bechdel recebe a notícia de que seu pai morreu em circunstâncias que poderiam indicar um suicídio.

(25)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

24

Harvey: como me tornei invisível

Hervé Bouchard

Harvey vê sua vida virar de cabeça para baixo quando toma conhecimento da morte do pai. Invadido por um sentimento desconhecido e desolador, Harvey tenta proteger-se da dor, refugiando-se em seu rico mundo de fantasia. Uma sensível e realista narrativa sobre a perda de um ente querido e a necessidade de encontrar recursos pessoais para superar a dor do luto.

Contos de Grimm

Jacob Grimm e Wilhelm Grimm

Dos onze contos dessa edição fazem parte “Os músicos de Bremen” (que deu origem a “Os saltimbancos”),

(26)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

25

Comédias para se ler na escola

Luis Fernando Verissimo

A dobradinha não podia ser melhor. De um lado, as histórias de um mestre do humor. Do outro, o olhar perspicaz de uma das mais talentosas escritoras do país, especialista em literatura para jovens. Ana Maria Machado releu durante meses textos do autor, e

preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura.

Viagens de Gulliver

Jonathan Swift

Desde menino, Gulliver sonhava em viver grandes aventuras nos mares. Quando adulto, tornou-se médico e passou a exercer sua profissão em navios. Assim, abandonou sua família na Inglaterra para realizar o seu sonho de infância. Neste livro, ele

conta como foi parar em reinos e países exóticos e as aventuras que viveu por lá.

(27)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

26

O fazedor de velhos

Rodrigo Lacerda

Este livro narra a passagem de Pedro para a vida adulta e como ele encontrou na literatura um caminho para buscar suas respostas. Neste romance de formação, as dúvidas de Pedro o levam a pensar em desistir da faculdade de História. Eis que conhece Nabuco, um

professor que o auxilia na difícil tarefa de se colocar no mundo. A prosa dialoga com leitores de todas as idades.

A arca de noé

Vinicius de Moraes

“Arca de Noé” é também o título do primeiro poema desse livro. O conjunto é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos, e inclui os que constam dos

discos Arca de Noé 1 e 2. Alguns foram musicados pelo próprio Vinicius de Moraes (1913-80) e se tornaram clássicos da MPB para crianças

(28)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

27

Ruth Rocha conta A Odisséia

Ruth Rocha

Referência na literatura infantil e juvenil, Ruth Rocha apresenta a ‘Odisséia’, mantendo-se fiel ao clássico grego e, simultaneamente, imprime ao texto um tom pessoal. Tal como a ‘Ilíada’, a ‘Odisséia’ é atribuída a Homero, poeta que não sabe se existiu de fato. O tema é a volta de Ulisses à sua terra natal, Ítaca, depois de ter participado da guerra de Tróia.

O menino do dedo verde

Maurice Druon

Era uma vez Tistu...um menino diferente de todo

mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

(29)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

28

Capulana: Um pano estampado de histórias

Heloisa Pires Lima

Dandara, uma menina que mora em São Paulo, recebe um presente de seu amigo Tulany, de Moçambique. É uma capulana! Na terra do garoto, o uso desse tecido é tradição. Ele serve para muitas coisas: cobrir o corpo ou a cabeça, enfeitar, carregar bebê n as costas, presentear alguém em ocasiões especiais... A amizade entre as duas crianças resgata uma bela tradição africana, ainda viva entre os povos de Moçambique.

Erinlé, o caçador e outros contos africanos

Adilson Martins

Neste livro os personagens têm nomes africanos; os animais e as plantas são nativos da África; os lugares ficam na África, mas seus temas são universais. Alguns contos procuram explicar a origem de certas coisas; esse é um tipo de conto presente em todas as culturas. Existem contos que falam de recompensas e castigos, ou do valor da esperteza para enfrentar dificuldades.

(30)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

29

Omo-oba: histórias de princesas

Kiusam Oliveira

Omo-Oba: Histórias de Princesas é um livro que privilegia o recontar de mitos africanos, muito

divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos. Os seis mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.

Os Ibejis E O Carnaval

Helena Theodoro

A escritora Helena Theodoro, em seu mais importante papel - o de avó -, conta para seus dois netos, Neinho e Lalá, histórias do nosso carnaval.

(31)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

30

Livro em Zigue-Zague: Veículos

Um mistério percorre as páginas desse livrinho cheio de surpresas, com formato interativo e belas ilustrações. Simpáticos personagens procuram seus veículos para ir trabalhar.

Adivinhe o que É: Cãezinhos e Gatinhos

De quem é a patinha atrás daquela bolsa? Que bicho adora brincar com o novelo de lã? Adivinhe o que é: Cãezinhos e gatinhos é um livro com charadas instigantes para crianças curiosas. Como uma brincadeira, as páginas contém pistas a serem desvendadas e informações sobre os animais.

(32)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

31

A Turma do Pererê - Coisas do coração

Ziraldo

Ver o luar sobre a Mata do Fundão é tão lindo que é difícil não se apaixonar. Coisas do coração de Ziraldo apresenta as histórias em quadrinhos mais românticas e divertidas que aconteceram na Mata do Fundão e os criativos e, às vezes indecifráveis, bilhetes e cartinhas de amor, que os apaixonados da Turma andam

trocando entre si.

Anjo da Morte - Coleção os Karas

Pedro Bandeira

Os Karas lutam contra o renascimento do nazismo. Os Karas, os cinco adolescentes de A Droga da Obediência, envolvem-se na investigação do assassinato de um grande ator de teatro. Mal sabiam eles que teriam de enfrentar o Anjo da Morte, um ex-oficial nazista culpado do massacre de milhares de pessoas em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

(33)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

32

Ndule, Ndule: Assim Brincam as Crianças

Africanas

Rogério Andrade Barbosa

Os irmãos Korir e Chentai pesquisam com os amigos de toda a África as brincadeiras de que mais gostam. Criança é criança em qualquer lugar. Os meninos e as meninas espalhados pelo continente africano adoram correr, pular, jogar, inventar, cantar e se divertir.

Que tal aprender algumas dessas brincadeiras?

O mistério do cinco estrelas

Marcos Rey

O que você faria se visse um cadáver embaixo de uma cama? Léo, mensageiro do Emperor Park Hotel, um cinco estrelas que hospeda muita gente poderosa, viu um no quarto 222. Ele decide começar a investigar e passa a viver dias cheios de suspense e surpresas. Logo, se viu envolvido numa trama bastante perigosa, arquitetada por pessoas inescrupulosas. Este clássico da literatura juvenil é de tirar o fôlego da primeira à última página.

(34)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

33

O caso do bolinho

Tatiana Belinky

Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de criança. Baseando-se na

repetição das ações, o enredo tem um humor natural, perfeitamente adequado às crianças pequenas.

Diário de um banana 6: casa dos horrores

Jeff Kinney

Em sua sexta aventura Greg Heffley passará por grandes apuros. As coisas para ele vão de mal a pior, tanto

na escola como em sua casa. Greg será suspeito de vandalismo e se tornará um suposto foragido da polícia.

(35)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

34

Os Doze Trabalhos De Hercules

Monteiro Lobato

Pedrinho é fã das grandes façanhas dos heróis. Um dia ele lembra a todos da batalha de Hércules contra a Hidra de Lerna, um dos famosos feitos do herói grego, narrado em O Minotauro. E mesmo contrariando os conselhos de Dona Benta, resolve voltar à Grécia Antiga para conhecer as outras onze proezas do semideus, na companhia de Visconde e Emília.

Obax

André Neves

Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

(36)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

35

A promessa do girino

Jeanne Willis

Um dia, um girino e uma lagarta se apaixonam.

Encantados um pelo outro, eles prometem que nunca irão mudar. Mas eles não fazem ideia das surpresas que o tempo lhes reserva.

Monstros do cinema

Augusto Massi

Seleção de onze monstros do cinema, o livro traz um levantamento histórico desses personagens, os filmes em que apareceram pela primeira vez e um panorama evolutivo de suas representações. Neste

livro-brinquedo, as ilustrações de Daniel Kondo devem ser montadas e reconstruídas de acordo com a imaginação de cada leitor.

(37)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

36

A turma da rua quinze

Marçal Aquino

O desaparecimento de um amigo leva a turma da rua Quinze a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem estranho. Procurando informações, eles acabam se envolvendo com uma perigosa quadrilha.

Fala sério, amiga!

Thalita Rebouças

Malu está de volta e, dessa vez, mais bem

acompanhada do que nunca, afinal, quem tem amigas nunca está sozinha! A filha da tia Ângela Cristina,

Maria de Lourdes – ou simplesmente Malu, como gosta de ser chamada –, passa a limpo, com o bom humor e descontração que lhe são característicos, todo seu histórico de amizades. A cada página, a personagem puxa, da memória e do coração, o que vivenciou com suas melhores amigas.

(38)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

37

Além do Rio

Ziraldo

A grande surpresa deste livro é o narrador. Ele acompanha, investiga e envia relatórios a Marte

sobre um pequenino fio de água parda, nascido entre altas montanhas e uma grande planície verde. Ele vai crescendo, torna-se caudaloso, imponente em sua trajetória, antes de se juntar ao mar.

Zagaia

Allan Santos da Rosa e Marcelo D´Salete

Em versos baseados no cordel, o autor nos leva a conhecer zagaia, que vive na periferia paulistana.

Numerosas são as dificuldades e humilhações narradas pelo jovem, no cenário em que sua vivência e andanças se desenrolam. Mas ali existe também beleza: ele

amadurece, encontra o amor, e da rotina forja sua poesia. os desenhos primorosos em tinta nanquim sobre papel são de Marcelo D´Salete.

(39)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

38

Ibejis: poesias do meu ventre

Brenno Alves e Bryan Alves

Obra destinada às crianças e nasceu do diálogo entre a poeta e os filhos gêmeos Bryan e Brenno. O livro “Ibejis” vem dialogar nesse lugar de encontrar potência literária na fala de nossos filhos, uma vez que em

tempos modernos pais passam a ignorar diálogos com seus filhos devido a atração pelas telas de celulares. O livro ibejis é um livro de oralidades onde trouxemos a tona a auto estima de 2 crianças negras serem protagonistas de sua história, sendo autores de um livro mesmo sem ainda serem alfabetizados

Eu sou mais eu!

Sylvia Orthof

Ritmo de batuque, do “batuque do oprimido”, onde herói é quem cuida de si... e sobrevive! Vidinha,

negrinha, lindinha, olhos de jabuticaba mora na praça e se acostumou com a fome. Viaja com a lua (tão bonita como as prostitutas que desfilam na noite) e Ogum faz cafuné em seus cabelos. E cresce, aprendendo com São Jorge e com o Jorge que não era santo. Conhece Janaína e a faxina. Será que um dia irá poder arrumar um emprego de doméstica, morar no apartamento da patroa e até criar um filho? E Vidinha trabalhando e lutando, esperando o dia em que a espada de Ogum irá derrotar de uma vez o dragão da miséria

(40)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

39

Olelê: uma antiga cantiga da áfrica

Fábio Simões

Esta é a história de uma antiga cantiga africana – uma “africantiga” –, do povo que vive à beira do Rio Cassai, no coração da África. Na época da cheia, quando as águas do rio sobem, quem mora nas áreas próximas às margens precisa migrar para os lugares mais altos. Os meninos e as meninas aprendem a canção para então entrar nos barcos e partir, cheios de coragem

Infâncias

Org. Heloisa Prieto

Histórias de sete autores, sobre recordações da

infância. Apresentação de Gilberto Dimenstein, posfácio e organização de Heloisa Prieto. Com belas fotografias.

(41)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

40

Hora de sair da banheira, Shirley!

John Burningham

Enquanto sua mãe reclama das roupas que deixou no chão do banheiro e do sabonete que ficou na água, Shirley transforma sua banheira num reino encantado, com príncipes cavaleiros e castelos. Para o professor inglês Alan Powers, Hora de sair da banheira, Shirley! “parece dizer, para pais e filhos, que a experiência imaginativa vale a pena”.

O monstro monstruoso da caverna

cavernosa

Rosana Rios

O Monstro Monstruoso da caverna cavernosa vivia contente, devorando sorvetes e não princesas, como era sua obrigação. Até que um dia recebe uma carta da Associação dos Monstros para cumprir seus deveres. Daí sua vida muda completamente e ele descobre que é possível fazer o que realmente gosta. uma história bem-humorada de Rosana Rios, que ganha ainda mais graça com as divertidas ilustrações de André Neves.

(42)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

41

O Brasil que veio da África

Arlene Holanda e Maurício Veneza

A saga de um jovem rei africano e seu antigo escravo, agora na condição de cativos no Brasil. Romance

juvenil com referências históricas, tem como tema principal o protagonismo negro na luta e conquista da liberdade, em ambientes que vão de senzalas a quilombos, de vilas a fazendas. Histórias de amor, solidariedade, amizade, ambição se misturam em uma trama na qual as heranças culturais africanas são mostradas em seu nascedouro.

Contos para crianças impossíveis

Jacques Prévert

O grande escritor francês Jacques Prévert encampa um discurso provocativo, em histórias cujos personagens são animais. Ora um dromedário sente-se ofendido ao ser chamado de camelo, ora um jovem leão revolta-se contra o adestrador, ora um cavalo clama em voz uníssona por liberdade. Os bichos de Prévert não são como os da maioria das histórias infantis - ingênuos, politicamente corretos, obedientes. Fantasioso, mas ao mesmo tempo, sobre o pano de fundo da realidade, o livro não poupa o leitor

(43)

Acervo da Biblioteca do Sesc Interlagos

42

JK, o lobo-guará

Alessandra Pontes Roscoe

JK é um simpático lobo-guará, que está dividido entre a vida selvagem e a vida urbana, entre o Cerrado e a cidade inventada nas pranchetas do arquiteto. Com bom humor, poesia e a ajuda de um amigo, ele percorre seu caminho contando a história da construção de

Brasília, capital federal do Brasil desde 1960.

Siga a seta!

Isabel Minhós Martins e Andrés Sandoval

Vivemos cercados de regras e rotinas por todos os lados. Estamos acostumados a seguir um mesmo

caminho, a realizar certas atividades em determinados horários, a guiar nosso olhar para os mesmos lugares. As crianças, dotadas de um certo espírito libertário, vivem bagunçando essa ordem. Como é o caso do menino desta história, que, mordido pela curiosidade, um belo dia resolveu investigar o que havia no espaço entre as setas, e depois decidiu mudá-las de lugar.

(44)

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de