• Nenhum resultado encontrado

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA – FASE VIII Período: 07/12/2020 a 11/12/2020

ESCOLA: _____________________________________________________________________ ALUNO: ______________________________________________________________________

Lembrem-se de quem vocês são: de tudo o que vocês ainda podem fazer e tudo o que já fizeram. Vocês já chegaram até aqui e isso é o suficiente para acreditarem que podem cada vez mais ir além.

Vocês estão aqui, prontos para conquistar o mundo, prontos para conquistar o que vocês quiserem. Vocês estão prontos para ir além e mudar tudo o que acham que não esteja certo. Então, acreditem em si mesmos e não desistam nunca!

Faça suas atividades com muita atenção e cuidado.

Acesse nosso site, ele foi organizado pensando no melhor para nosso aluno https://www.semedita.com.br/

Acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=upIGuB-DOMw você vai encontrar a música "Perfeição", gravada pela banda Legião Urbana para o álbum "Descobrimento do Brasil". Ouvindo a música, acompanhe a leitura da letra e depois responda as questões propostas abaixo.

Vamos celebrar a estupidez humana A estupidez de todas as nações O meu país e sua corja de assassinos covardes

Estupradores e ladrões

Vamos celebrar a estupidez do povo Nossa polícia e televisão Vamos celebrar nosso governo E nosso Estado que não é nação

Celebrar a juventude sem escola, as

crianças mortas

Celebrar nossa desunião

Vamos celebrar Eros e Thanatos

Persefóne e Hades

Vamos celebrar nossa tristeza Vamos celebrar nossa vaidade

Vamos comemorar como idiotas A cada fevereiro e feriado Todos os mortos nas estradas Os mortos por falta de hospitais

Vamos celebrar nossa justiça A ganância e a difamação Vamos celebrar os preconceitos O voto dos analfabetos

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

(2)

2 Comemorar a água podre e todos os

impostos

Queimadas, mentiras e sequestros Nosso castelo de cartas marcadas O trabalho escravo, nosso pequeno universo

Toda a hipocrisia e toda a afetação Todo roubo e toda indiferença Vamos celebrar epidemias É a festa da torcida campeã

Vamos celebrar a fome Não ter a quem ouvir, não se ter a

quem amar

Vamos alimentar o que é maldade Vamos machucar o coração

Vamos celebrar nossa bandeira Nosso passado de absurdos gloriosos Tudo que é gratuito e feio Tudo o que é normal Vamos cantar juntos o hino nacional A lágrima é verdadeira Vamos celebrar nossa saudade E comemorar a nossa solidão

Vamos festejar a inveja A intolerância, a incompreensão

Vamos festejar a violência E esquecer a nossa gente Que trabalhou honestamente a vida inteira

E agora não tem mais direito a nada Vamos celebrar a aberração De toda a nossa falta de bom senso Nosso descaso por educação Vamos celebrar o horror de tudo isto Com festa, velório e caixão Está tudo morto e enterrado agora Já que também podemos celebrar A estupidez de quem cantou essa canção

Venha!

Meu coração está com pressa Quando a esperança está dispersa Só a verdade me liberta Chega de maldade e ilusão

Venha!

O amor tem sempre a porta aberta E vem chegando a primavera Nosso futuro recomeça Venha que o que vem é perfeição 1-Apesar de ter como título "Perfeição", a letra da música aborda as imperfeições que existem no mundo e faz isso utilizando uma figura de linguagem do início até a quarta estrofe. Qual é essa figura de linguagem? A)hipérbole

C)eufemismo

B)pleonasmo d)ironia

Interpretando:

2-Qual a mensagem transmitida pela canção?

3-Por que essa música é considerada de protesto?

4-Em que verso há a quebra de expectativa na qual o autor revela uma mudança de postura em relação aos problemas abordados? A) "Vamos celebrar a estupidez humana". B) "Vamos festejar a inveja". C) "A estupidez de quem cantou esta canção". D) "É a festa da torcida campeã". 5-Qual é a estrofe que traz uma mensagem otimista e de esperança?

COMPONENTE CURRICULAR: PRODUÇÃO TEXTUAL

(3)

3

Bilhete ao futuro

( Affonso Romano de Sant’Anna)

Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.

Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (…)

1-Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:

A)Defende um tema. B)Tenta ludibriar o leitor. C)Faz o registro do dia-a-dia. D)Conta uma história antiga. E)Exalta as belezas do país amado.

2-O acontecimento que originou esse texto está relacionado: A)À promoção do reitor da Universidade de Brasília.

B)À realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília. C)Ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília. D)Á liquidação dos problemas do século XX.

E)Ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros. 3-Segundo o cronista:

A)Futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais. B)O amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados. C)O estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.

D)O povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década. E)A população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.

4-A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:

A)“O futuro e o presente só interessam ao passado.”

B)“O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.” C)“O presente é hoje e não é necessário preocupação com o futuro.” D)“Pensar o futuro é um exercício de vida.”

E)“O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”

1- É comum em campeonatos de futebol o uso de números positivos e negativos para registrar o saldo de gols. Os gols marcados são representados por números positivos e os gols sofridos por números negativos. Registre o saldo de gols dos times da tabela abaixo.

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

(4)

4 Equipe Gols Marcados Gols Sofridos Saldo De Gols Flamengo 49 13 Vitória da Bahia 35 29 Grêmio 30 27 Cruzeiro 31 31 Coritiba 22 25

2- Sendo A = {1, 3}; B = {2, 5} e C = {1, 2, 4}, calcule A x B e marque a resposta correta:

a) {(1, 4); (1, 3); (2, 4); (3, 5)} b) {(1, 2); (1, 5); (3, 2); (3, 5)} c) {(5, 1); (5, 3); (1, 3); (1, 2)} d) {(4, 1); (4, 3); (3, 1); (3, 4)}

1-Uma barra de chocolate é dividida entre Nelly, Penha e Sônia. Sabendo que Nelly ganha 2/5 da barra, Penha ganha 1/4 e Sônia ganha 70 gramas, o peso da barra, em gramas, é:

A) 160 B) 200 C) 240 D) 280

2-Uma casa tem 3,88 metros de altura. Um engenheiro foi contratado para projetar um segundo andar e foi informado que a prefeitura só permite construir casas de dois andares com altura de até 7,80 metros. Qual deve ser a altura máxima, em metros, do segundo andar?

A) 3,92 B) 4,00 C) 4,92 D) 11,68

1- Com a abdicação do imperador D. Pedro I em 1831, o fracasso do primeiro reinado tomou corpo. Com relação a isso, considere os fatos abaixo e coloque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) A imigração europeia para o Brasil ocorrida nesse período.

( ) A eclosão da guerra na Província Cisplatina (1825-1828) contra as Províncias Argentinas, a

qual consumiu recursos do Estado em formação e cujo principal resultado foi a criação da República Oriental do Uruguai, em 1828.

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

COMPONENTE CURRICULAR: RACIOCÍNIO LÓGICO

(5)

5 ( ) A indisposição do Imperador nas negociações com os deputados das

províncias do Brasil, que levou ao fechamento da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, e à imposição de uma carta constitucional em 1824.

( ) A queda do gabinete dos Andradas, que levou o Imperador a se cercar de inúmeros portugueses, egressos de Portugal ainda ao tempo do governo de D. João VI.

a)- F-V-V-V b) -V-F-V-F c) -V-F-F-V d) -F-V-V-F

2- O episódio conhecido como "A Noite das Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com:

a) A promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembleia Constituinte.

b) A instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.

c) O descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.

d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I.

1 - Dois blocos econômicos são formados exclusivamente por países sul-americanos, são eles:

a) Mercosul e Pacto Andino. b) Nafta e Mercosul.

c) Apec e Pacto Andino. d) Mercosul e União Europeia. 2. Qual país é considerado a maior potência militar do mundo? A) EUA B) Rússia C) China D) Brasil

3. Qual país, segundo pesquisas, será a maior potência mundial superando os EUA?

A) China B) Brasil C) Rússia D) França

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico garante a proteção do nosso corpo contra infecções. O sistema imunológico ou imune é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas. Nesse sistema temos estruturas individualizadas, como o baço e os linfonodos, e células livres, como os leucócitos.

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

(6)

6

Tecido hematopoiético

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

Sistema cardiovascular

O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo. Observe a imagem:

1-Ao realizar um exame de sangue, uma paciente percebeu uma diminuição na quantidade de hemácias. Esse resultado pode ser relacionado com uma doença denominada:

A) Leucemia. B) Dengue. C) Câncer. D) Anemia.

2-As hemácias, assim como os leucócitos e plaquetas, fazem parte do tecido sanguíneo. Elas apresentam no seu interior uma proteína que dá cor ao sangue e ajuda no transporte do oxigênio. Essa proteína recebe o nome de:

A) Hemoglobina. B) Eritropoietina. C) Eritrócitos. D) Albumina.

3-Marque a alternativa em que são descritas as funções atribuídas aos leucócitos: A)Transporte de O2 graças à ação da hemoglobina encontrada nessas células.

B)Transporte de O2 e defesa do organismo.

C)Defesa do organismo através de processos como a fagocitose e a produção de anticorpos.

D)Defesa do organismo através da produção de hormônios.

(7)

7 Observe a história e responda:

1-Calvin gostaria de andar de triciclo: A) No parque. B) Na praça.

C) No telhado. D) No muro. E) Na escola.

2-A tradução da frase no 3º quadrinho é: A) “Então eu posso ter um biscoito?” B) “Eu posso comer um presunto?” C) “Eu posso brincar lá fora?”

D) “Você pegou meus biscoitos?” E) “O que você está fazendo?”

3-O que Calvin queria fazer no primeiro quadrinho?

A) Passear de bicicleta. B) Brincar com fogo com seu amigo. C) Não ir para a escola. D) Colocar fogo no seu colchão. E) Brincar no colchão da cama

O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade. Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza.

As principais características da arte abstrata são:

• Arte não representacional;

• Ausência de objetos reconhecíveis; • Arte subjetiva;

• Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; • Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros. Principais características da arte figurativa:

• Arte representativa; • Arte realista e estilizada;

• Uso de formas da natureza (imitação); • Verossimilhança.

1.Escreva abaixo de cada uma das imagens, se é FIGURATIVA ou ABSTRATA.

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

(8)

8 (A) (B) (C) (D) (E)

1. 2. 3. 4. 5.

1-Nos últimos tempos nossa rotina mudou e agora passamos grande parte do nosso tempo em casa com a nossa família. Isso nos proporciona mais conversas, mais sorrisos e muitas vezes algumas desavenças.

a) Como você tem tratado seus pais e seus familiares durante esses dias? b) Caso você tivesse um filho daria a mesma atenção e educação que seus pais estão te dando? O que faria de diferente?

c) Complete a frase: “Posso colaborar para uma boa convivência em casa, se eu for mais ______________________________”.

1-Mesmo em tempo de isolamento social não podemos deixar de fazer exercícios físicos. Existem maneiras de se exercitar dentro de casa. Agora se exercite um pouco. Vamos lá? Correr parado elevando o joelho: Esse exercício é executado subindo o joelho até a altura do abdômen e depois alternando com outro joelho. Como se estivesse correndo mesmo. Repita esse movimento por 1minuto e descanse por 30 segundos. Depois comece novamente.

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

Referências

Documentos relacionados

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante