• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM LETRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM LETRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO EM LETRAS

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA

ANUNCIA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE

CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS

EDITAL 008/2010

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ comunica a abertura de inscrições para seleção de alunos para o Curso de Mestrado, com vistas ao preenchimento de 21 (vinte e uma) vagas para o segundo semestre de 2011. Esse curso que tem, entre outros, o objetivo de formar profissionais pós-graduados capazes de desenvolver pesquisa científica e possibilitar a eles o acesso à carreira acadêmica organiza-se segundo as seguintes linhas de pesquisa:

Literatura e Memória Cultural

Estudo do texto narrativo, poético e dramático, visando a investigar os processos de apropriação cultural e tradução constitutivos de tradições locais e nacionais em contexto transnacional. Estudos de gênero, alteridade, arquivos, teatro, poéticas da modernidade, (auto) biografias, nação, identidade, cinema e manifestações culturais.

Discurso e Representação Social

Estudo de práticas discursivas a partir da interface entre linguagem, cultura e mídia. É dado especial enfoque à relação entre diferentes fenômenos de linguagem e cultura e à análise de processos representacionais em diversos corpora.

1- INSCRIÇÕES:

Período: 11 a 15 de abril de 2011. Horário: 10h às 12h e das 14h às 17h

A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procuração. Aceita-se inscrição enviada por Sedex com data de postagem de 11 a 15 de abril de 2011. O deferimento do pedido de inscrição será divulgado até 25 de abril de 2011, na home page: www.ufsj.edu.br Link: Ensino - Pós Graduação - Mestrado em Letras.

Não serão divulgados os deferimentos das inscrições por e-mail ou telefone.

Local: Secretaria da Pós-Graduação, sala 3.32, Campus Dom Bosco – Praça Dom Helvécio, 74. Telefone: (32) 3379 - 2422.

(2)

2- DOCUMENTOS:

I. Preenchimento de formulário de inscrição próprio fornecido pela Coordenação do Curso e disponível na home page www.ufsj.edu.br - Link: Ensino - Pós-Graduação - Mestrado em Letras.

II. Comprovante de taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). A taxa de inscrição deve ser recolhida em GRU, disponível no site:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Em caso de inscrição via correio, a guia paga ou cópia da mesma deverá ser encaminhada.

III. 03 cópias do Curriculum Lattes atualizado, sendo 01 (uma) via com comprovação. IV. 03 cópias do Plano de Estudo em que constem na seguinte ordem:

· Linha de pesquisa a que se vincula; · Nome do candidato;

· Título: deve indicar o assunto de maneira clara e concisa;

· Justificativa: deve conter a delimitação, a relevância e a pertinência do tema; · Objetivos: devem conter os propósitos (gerais e específicos) da pesquisa;

· Metodologia: deve conter os procedimentos a serem utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, assim como o referencial teórico;

· Referências bibliográficas: devem conter apenas as obras citadas no plano de estudo. Utilizar as normas da ABNT.

Nota: o plano não deve ultrapassar cinco páginas em papel A-4, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O(a) candidato(a) não poderá assinar as provas ou fornecer qualquer indicação da autoria das mesmas, sob pena de sua desclassificação no processo seletivo.

As provas deverão ser escritas a caneta. Em caso contrário, o(a) candidato(a) será desclassificado(a) no processo seletivo.

Os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação, com foto, em todas as etapas do processo seletivo.

As informações a respeito da matrícula, para os alunos aprovados, estarão disponíveis no site do mestrado.

Haverá obrigatoriedade, no ato da matrícula, de apresentação de documento comprobatório de conclusão de curso superior.

PROCESSO DE SELEÇÃO:

O processo constará de três etapas eliminatórias, a saber: 1ª ETAPA:

Prova instrumental de Língua Inglesa, com duração de 3 (três) horas. Constará da leitura de um texto teórico em inglês, com respostas em português a uma ou mais questões de compreensão do texto. É permitido o uso de dicionário. Não estarão dispensados da prova de língua os candidatos portadores de diploma de proficiência.

(3)

2ª ETAPA:

Prova escrita de conteúdo específico, de acordo com a bibliografia divulgada. A prova terá duração de 3 (três) horas.

3ª ETAPA:

Defesa do Plano de Estudo com os candidatos aprovados na segunda etapa, que versará sobre o plano de estudo apresentado.

Critérios:

 adequação à Linha de Pesquisa;  factibilidade;

 fundamentação teórica;  clareza da exposição oral;  pertinência bibliográfica;

Observações:

A) A nota mínima para aprovação em cada etapa será 7,0 (sete) e a classificação dos candidatos aprovados será feita pela média aritmética das provas de conteúdo específico e da defesa do plano de estudo.

B) Em caso de empate, serão consideradas as maiores notas na seguinte ordem: prova de conteúdo específico, defesa de plano de estudo e prova de língua estrangeira, como critério de desempate.

CRONOGRAMA:

As provas e defesa do plano de estudo serão realizadas no Campus Dom Bosco da UFSJ, em locais a serem indicados na entrada do prédio, conforme o calendário abaixo: - Dia 02 de maio de 2011 - Prova de Língua Estrangeira, às 14 horas.

- Dia 03 de maio de 2011 - Prova de Conteúdo Específico, às 9 horas.

- Dia 09 de maio de 2011- Divulgação do resultado da primeira etapa às 16 horas. - Dia 23 de maio de 2011- Divulgação do resultado da segunda etapa às 16 horas. - Dias 30 e 31 de maio de 2011 - defesa do plano de estudo, com horário específico, a ser divulgado no endereço eletrônico www.ufsj.edu.br - Link: Ensino - Pós-Graduação - Mestrado em Letras e afixado no quadro de avisos do Programa de Mestrado em Letras, no Campus Dom Bosco.

Pede-se que os candidatos cheguem com trinta (30) minutos de antecedência, pois não serão tolerados atrasos.

Todos os resultados estarão disponíveis no endereço eletrônico www.ufsj.edu.br - Link: Ensino - Pós-Graduação - Mestrado em Letras e afixados no quadro de avisos do PROMEL, no Campus Dom Bosco.

Não serão divulgados resultados por e-mail ou telefone. DO RECURSO

(4)

O prazo para interposição de recursos será de 48 (quarenta e oito) horas após a data de publicação do resultado final.

1. O recurso deverá ser subscrito pelo próprio candidato, dirigido ao Colegiado do Curso e entregue na Secretaria do Programa.

2. O recurso deve ser individual, devidamente fundamentado, com a indicação daquilo em que o candidato se julgar prejudicado e com a documentação comprobatória anexada.

3. Os recursos enviados por fax, internet ou via postal não serão aceitos, bem como os recursos fora do prazo previsto.

Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria do Programa até 01 de setembro de 2011.

BIBLIOGRAFIA Bibliografia geral:

BARKER, Chris; GALASINSKI, Dariusz. Language, Discourse, Culture. In: ________. Cultural Studies and Discourse Analysis: a dialogue on language and identity. London/Thousand Oaks/New Delhi: SAGE Publications, 2001. p. 1-27.

BHABHA, Homi. O compromisso com a teoria. In: ___________. O local da cultura. Tradução Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 45-69.

Bibliografia específica para a Linha de Literatura e Memória Cultural:

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.

11, n° 21, 1998. Disponível em: <

http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/2061>.

CANCLINI, Néstor García. O porvir do passado. In: __________. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. Tradução da introdução Gênese Andrade. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 159-204.

MIRANDA, Wander Melo. Imagens de memória, imagens de nação. In: _________. Nações literárias. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2010. p 35-52.

SOUZA, Eneida Maria de. A teoria em crise. In: _________. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 67-78.

(5)

Bibliografia específica para a Linha de Discurso e Representação Social:

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: _________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p 277-326.

BALOGH, A. M. Cultura e intertextualidade - media e trasmutações. IN: BALOGH, A. M. et al. (Orgs.) Midia, cultura, comunicação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. p. 79- 86.

GEE, J. P. Meaning and Ideology. In: _________. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=DrnOALaT5oAC&oi=fnd&pg=PP1&dq=meaning+and+ideology&ots=jE 8slkzixQ&sig=1EVm6utbZVuTJ3kq-tZIPpaqeBI#v=onepage&q=meaning%20and%20ideology&f=false>

HANKS, W. F. Texto e textualidade. In: _________. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. p. 118-168.

_____________________________________________________ Profª. Drª. Eliana da Conceição Tolentino

Referências

Documentos relacionados

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Localização Geográfica do AS II Localização do Projeto Salvador Bahia Caetité Igaporã Guanambi LEN 2011 218MW | 113 MWm Investimento R$ 1,0 bi COD Jan/2016 Renova Eólica LER

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São