• Nenhum resultado encontrado

Secretaria Nacional Para o Ambiente e Prevenção, Departamento Nacional de Radioescutismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secretaria Nacional Para o Ambiente e Prevenção, Departamento Nacional de Radioescutismo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Caros Escuteiros,

O 54º Jamboree no Ar e o 15º Jamboree na Internet vão realizar-se nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011, o tema deste ano proposto pela WOSM é:

Paz, Ambiente e Desastres Naturais".

Vai ser uma actividade excitante, que vai incidir sobre a grande força do Escutismo; servir em todas as circunstâncias.

A Junta Central em colaboração com a Junta Regional vai realizar a Estação Nacional na Região de Viana do Castelo e estamos a preparar uma grande actividade, mas também apelamos a todos os Agrupamentos, Juntas de Núcleo e Juntas Regionais, que se mobilizem para esta iniciativa mundial, através da organização de estações locais, devidamente enquadradas no tema, com dinâmicas envolventes.

Tendo em conta o tema lançado pela Organização Mundial do Escutismo, coloca-se a questão: Será que os Escuteiros estão verdadeiramente preparados para auxiliar e ajudar em situações de catástrofes e desastres naturais?

Em anexo encontra-se um documento traduzido da Organização Mundial do Jota/Joti, o qual pretende ser uma base de trabalho a explorar para esta actividade, mas também um instrumento de reflexão nas questões da segurança e prevenção, tendo em consideração o nosso sentido de serviço aos outros.

Um abraço de amizade para todos.

Sempre Alerta para Servir

José Carlos Castro

Secretário Nacional para o Ambiente e Prevenção (snap@cne-escutismo.pt)

Secretaria Nacional Para o Ambiente e Prevenção, Departamento Nacional de Radioescutismo Juntas Regionais, Núcleo, e Agrupamentos

Circular nº: 11-1- 058 de 07 de Julho

Assunto: 54º Jamboree no Ar e o 15º Jamboree na Internet Para:

(2)

54º Jamboree no Ar – 2011

O 54º Jamboree no Ar vai realizar-se nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011.

O tema deste ano é:

Paz, Ambiente e Desastres Naturais.

Uma actividade excitante que incide sobre a grande força do Escutismo, servir em todas as circunstâncias. Será que os escuteiros estão verdadeiramente preparados?

Como é possível a utilização de modernos meios de comunicação a ajudar a salvar vidas? Como é possível que cada jovem se prepare para intervir de forma a se salvar e ajudar a salvar os seus semelhantes durante os grandes desastres naturais ou climáticos? Durante os terramotos e tsunamis que atingiram a Tailândia em Dezembro de 2004, no ano passado no Haiti ou mais recentemente no Japão, os escuteiros têm mostrado que sabem como reagir com rapidez e eficiência. Os Escuteiros são muitas vezes o elemento chave para manter o contacto com profissionais que trabalham no palco de operações, graças à sua determinação e espírito de sacrifício.

Para agir em conformidade a preparação dos jovens é essencial. O confronto com situações difíceis deve ser minuciosamente preparada bem como o reforçar das parcerias existentes com a Autoridade Nacional de Protecção Civil ou outras instituições.

Corpos de bombeiros podem realizar actividades e exercícios de formação nas áreas do ambiente, socorro e identificação de desastres naturais.

Este ano o Jamboree no Ar está a ser apoiado por especialistas internacionais, tais como: os especialistas da Internacional Amateur Radio Union ( IARU) , o material disponibilizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) e pela ONU para os Refugiados (Agência ACNUR), e ainda por várias equipas de radioamadores especialistas em comunicações de emergência. Os Representantes dessas organizações poderão estar envolvidos no âmbito local ou nacional.

Porque são sempre os escuteiros a agir em primeiro lugar, quando acontece um desastre? Existem Agrupamentos de escuteiros em quase toda a parte, bem organizados, com bons contatos na comunidade local. Os escuteiros são geralmente treinados em primeiros socorros, orientação e têm o material necessário para criar um abrigo temporário, tais como: tendas, material de cozinha, material de construção, material que está sempre preparado para acampamentos de unidade ou de Agrupamento.

(3)

Contributos para a Actividade ( oportunidades)

Uma excelente introdução ao tema é o curso de curta duração desenvolvido pela UIT. É um curso on-line que pode ser seguido em diversas linguas. Surpreendentemente, ou não, a introdução do curso começa com o lema escutista "Sempre Alerta". Altamente recomendado para a preparação do fim-de-semana do JOTA.

Acede ao curso em:

http://translate.google.com/translate?client=tmpg&hl=en&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.googl e.com&twu=1&u=http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/it u_emcom_course

Aqui encontrarão um ficheiro “ menu.exe” necessário para o curso.

Envolver os serviços de emergência locais, por exemplo: bombeiros, protecção civil que lidam com emergências em caso de catástrofe, estes poderão estar disponíveis para demonstrar as suas capacidades, ou até apoiar-vos no JOTA. Seria interessante ver o que um grupo de escuteiros pode fazer para a comunidade local e até mesmo para além do fim-de-semana do JOTA.

Podem encontrar material para preparar este JOTA em: ITU brochure on emergency communications

IARU borchure on amateur radio support for emergency communications Radio Amateurs and Scouts to the rescue in Sri Lanka

Scouts in action in the USA

Sugestões para a actividade

Técnicas de rádio

Existem várias possibilidades para as comunicações via rádio em situações de emergência. Dêem uma olhadela no que ACNUR recomenda em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_comms Uma explicação sobre a propagação de rádio está disponível em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_props

(4)

Como produzir energia eléctrica?

Necessitamos de energia eléctrica para as nossas comunicações por rádio.

Normalmente, por razões diversas, a energia eléctrica será cortada e não estará disponível. É uma das primeiras coisas que é interrompida quando o desastre acontece. Haverá alternativas?

Sim, se estiver de alguma forma preparado.

Poderão encontrar ideias em como produzir energia eléctrica para casos de emergência em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/power Improvisação de antenas

Qualquer antena é melhor que nenhuma para transmitir mensagens. Os Escuteiros podem construir uma antena.

Alguns exemplos são ilustrados no guia da UIT, como podereis ver em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/antennas

Devereis contactar ainda o radioamador que colabora convosco no JOTA, pois ele terá certamente algumas ideias sobre o assunto.

Receção e Retransmissão de Mensagem:

Receber uma mensagem durante uma emergência é um desafio.

A informação é muitas vezes fragmentada e é transmitida em ambiente caótico. Como tal é necessário grande clareza na recepção e retransmissão de mensagens, para que o seu conteúdo possa salvar uma vida.

A IARU desenvolveu uma minuta de mensagem padrão, podereis obter uma cópia em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/iaru_message_note Use o formulário das mensagens disponíveis para instruir seus escuteiros.

Ah, sim, não se pretende utilizar esta via electrónica, é claro, isso é só para a escrita. (O seu fornecimento de electricidade foi baixo, lembra?).

Para transmitir mensagens em circunstâncias difíceis os operadores de rádio costumam usar códigos.

A lista dos códigos possíveis está disponível aqui . Primeiros socorros

(5)

A formação de primeiros socorros deve ser feita localmente.

No entanto, existem entidades que os ministram, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras, onde os escuteiros poderão obter conhecimentos nesta área, e posteriormente fazer uma demonstração durante o JOTA, bem como incluir os conhecimentos adquiridos nos jogos a realizar nesse fim-de-semana.

Abrigo improvisado

Os agrupamentos com o seu material para acampamento são uma mais valia para a criação do primeiro abrigo temporário em situação de emergência.

Algumas ideias e itens a serem consideradas aquando da criação de abrigos temporários, podem encontrados no Manual da ACNUR em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_camp_set_up A construção dum acampamento temporário poderá ser uma parte integrante das actividades do JOTA.

Infelizmente, por vezes um acampamento temporário tem que ficar no lugar mais do que o tempo previsto.

Podereis ver como é e como funciona um campo de refugiados em: http://unhcr.org/v-4a2549876

Preparação

Como poderá ser feita a preparação para desastres e situações de emergência? Podem encontrar um pequeno manual, que os ajudará a preparar, em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/emergency_prepard ness

(6)

"Keep it simple" é agora mais importante do que nunca. As coisas mais simples funcionam quando tudo falhar. Coisas simples que frequentemente não entusiasmam os escuteiros são aquelas que na hora da verdade funcionam.

NBEMS ( Narrow Band Emergêncy Messaging Software)

É um protocolo de software, que permite transmitir e receber mensagens digitais através de uma variedade de equipamentos de rádio. Nenhum computador complicado ou interface de rádio são necessários. Funciona segurando o microfone em frente dos altifalantes do computador. O software, vai exigir alguma preparação prévia para se familiarizar com ele.

Poderão fazer o download em: http://www.w1hkj.com/download.html

Procedimentos de emergência – recomendações da IARU

As comunicações via rádio durante as emergências são organizadas de forma um pouco diferente das comunicações regulares de radioamador.

Os procedimentos operacionais podem ser encontrados em:

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/ar_emcom_procedu re

Algumas ideias inspiradoras para um fim-de-semana do JOTA, podem ser encontradas no manual ARRL para comunicações de emergência, em

http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/amateur_radio_emc om_techniques_arrl

Alguns países têm um Coordenador (rádio amador) de emergência. Este radioamador tem formação e está habilitado a ajudar o vosso agrupamento e operadores de rádio a participar nesta actividade. Eles também podem apontar-lhe recursos adicionais na sua área. Encontre o

coordenador do seu país aqui .

Outras sugestões de actividades

Podem encontrar na lista alguns exemplos de actividades possíveis.

• A historia continua - Iniciar, ou continuar um conto imaginativo com dez linhas. Leiam-no para a estação com quem estão em contacto. Peçam-lhes para adicionar uma próxima parte dessa história e passá-lo para a próxima estação de escuteiros que por sua vez repetirá o procedimento. Se receberem essa história pelo rádio de um outro agrupamento será interessante menciona-la no vosso relatório para que consigamos fazer uma história nacional. Esta actividade também é muito bem adaptado para contactos RTTY (telex) e PSK.

(7)

• A situação global do tempo - Façam um grande mapa na parede de todo o mundo. Peçam aos escuteiros com quem contactam, para lhes dar o estado do tempo local. Indiquem essa informação no mapa para a área onde eles estão sediados. No fim do JOTA terão uma visão global do tempo.

• Determinar a distância de cada contacto via rádio que fazem e adicioná-los todos. Será que conseguem alcançar 100,000 km no fim de semana do JOTA?

• Façam um desenho simples. Dêem instruções via rádio aos escuteiros de outros agrupamentos para desenhar a mesma imagem, linha por linha, sem dizer qual é a imagem. Será que eles o conseguem fazer e dizer o que é?

• Antena - A cada patrulha de escuteiros dá-se 20 metros de fio eléctrico comum. Eles podem construir uma "super antena", usando a sua imaginação. Depois pedir ao radioamador que tente fazer um contacto utilizando-a. Será que funciona?

• Língua - Saber como se diz escuteiro em pelo menos dez línguas diferentes e fazer uma lista.

• Canção - Aprendam a cantar os primeiros versos de uma canção estrangeira. Tentem encontrar alguns escuteiros no rádio do país donde a música é oriunda. Cantem a essa canção e ver se eles podem cantá-la convosco.

• Jogar o JAMPUZ, um jogo de bingo JOTA/JOTI:

• Obtenham vosso próprio número JID registando o vosso agrupamento na base de dados JOTA-JOTI em www.jotajoti.org . Façam isso, de

preferência, durante o mês de Setembro Anotem o número de JID que recebem na altura, e façam o download do formulário de bingo. • Fazer o download e imprimir o cartão do bingo .

• Peçam a cada estação contactada o seu número JID.

• Se esse número corresponde a um número no vosso cartão de Bingo, marquem-no. Já completou o seu cartão? Bingo!

Além disto podem encontrar mais informações sobre o JOTA, tais como: • Ideia de como fazer uma antena “papagaio”

• Várias ideias emocionantes de como fazer a “caça á raposa” • Jogos em código Morse

• etc,.

Em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/radio_scouting_library

Agora resta-nos desejar-vos um bom JOTA, esperar que se divirtam e que nos dêem noticias das vossas actividades.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Conclusão: Como todas as hipóteses sobre o

De acordo com informações do INL 1984 presentes no trabalho de Moraes 1984 seus objetivos são “Incentivar o hábito de leitura, atender as necessidades de lazer da comunidade e

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Cinquenta e quatro pacientes que relataram xerostomia induzida por quimioterapia foram divididos em 3 grupos e, respectivamente, administrados com saliva artificial, ácido cítrico