• Nenhum resultado encontrado

Relé de sub-rede (snr) A primeira rede de IP ad hoc, multiplataformas, totalmente móvel utilizando sistemas de rádio legados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relé de sub-rede (snr) A primeira rede de IP ad hoc, multiplataformas, totalmente móvel utilizando sistemas de rádio legados."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Relé de sub-Rede (snR)

A primeira rede de IP ad hoc, multiplataformas, totalmente móvel

utilizando sistemas de rádio legados.

(2)

A necessidade cada vez maior de uma rede de IP móvel, ad hoc, de

alta velocidade.

No ambiente militar multinacional e sofisticado de hoje, os comandantes de missões se deparam com a necessidade cada vez maior de fornecer fluxo contínuo de comunicações de dados de alta velocidade confiáveis para as forças nacionais e

multinacionais. Na verdade, comandantes de frotas identificaram as comunicações de coalizão eficientes como sua principal prioridade em combate C41.

Embora, em muitas instâncias, as comunicações por satélite (SATCOM) tenham se tornado a tecnologia para o fornecimento de comunicações e redes remotas “indispensável”, ela possui suas desvantagens como, por exemplo, complexidade do sistema e “tempo de transmissão disponível”.

Além disso, depositar muita confiança na SATCOM pode também criar interrupções nas comunicações quando forças inimigas desativam os satélites-chave ou durante operações com as forças de coalizão que não possuam recursos de satélite.

O importante é que, embora as comunicações baseadas em satélite têm seu lugar nas operações militares modernas, elas não são o modo mais viável de atender as necessidades de rede móvel para as forças miliares de hoje.

A solução Relé de sub-rede.

Desenvolvida para as frotas da Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos (AUSCANNZUKUS), a Relé de sub-rede (SNR) da Rockwell Collins é a primeira tecnologia de rede de dados, autoconfigurável, realmente independente que opera com rádios HF/VHF/UHF de campo.

Esse recurso revolucionário oferece aos comandantes o que eles precisam – uma solução simples e econômica para fornecer recursos de rede IP confiáveis, móveis e ad hoc entre diversos agrupamentos de embarcações nacionais ou de coalizão. Uma rede com Relé de sub-rede pode também incluir outros tipos de plataformas como, por exemplo, aeronaves, veículos terrestres ou locais fixos.

Uma rede com Relé de sub-rede não é somente eficiente e econômica de usar, mas é também fácil de instalar. Os componentes SNR são projetados de forma a se integrarem facilmente com os equipamentos de rádio e criptográficos legados ou modernos para fornecer diversos benefícios, incluindo:

> Operação dos modelos de rádio independente, auto-organizável, distribuída

> Relé de tráfego automático para a faixa de comunicação externa

> Alocação de largura de banda dinâmica em resposta às exigências relatadas

(3)

O Relé de sub-rede foi testado e aprovado em campo. Ele usa rádios HF/VHF/UHF na linha de visão legados ou modernos para criar redes de internet táticas autoconfiguráveis. É compatível com qualquer transmissão de dados de IP como, por exemplo, C2, chat de texto, planejamento colaborativo, pesquisa na Internet, e-mail ou outros aplicativos na internet. Quando todas as sobrecargas de rádios, modems ou criptografia e protocolos são levadas em conta, a saída TCP é cerca de 75% da taxa de dados do modem. Assim, são possíveis saídas TCP de cerca de 7 kbps e 1,5 Mbps para links HF de 9,6 kbps e links UHF de 1,92 Mbps, respectivamente.

LOS. ELOS. Estendendo o SNR até onde

necessário.

Com sua capacidade de transmissão de tráfego dinâmica, o Relé de sub-rede amplia a cobertura operacional dos portadores de comunicação Line-of-Sight (LOS) e Extended-Line-of-Sight (ELOS). Ao posicionar estrategicamente embarcações, submarinos, aeronaves, veículos aéreos não tripulados (UAS) ou veículos terrestres equipados com SNR, a capacidade de transmissão automática do Relé de sub-rede pode literalmente ampliar sua linha de visão (LOS) e a área de cobertura da linha de visão estendida (ELOS) bem além do horizonte.

Mas independente da amplidão do alcance da rede, seus dados estarão seguros - O SRN é compatível com os dispositivos de segurança e codificação padrão que operam em todas as arquiteturas de segurança atuais e futuras, incluindo o KG-84, KIV-7 e HAIPE.

O Relé de sub-rede tem a capacidade de suportar múltiplas plataformas e pode ativar automaticamente rádios de diferentes domínios operacionais a serem usados dentro da mesma rede. Os componentes do Relé de sub-rede também tem operado

perfeitamente em uma ampla variedade de sistemas de rádio atuais e legados incluindo o WSC-3, ARC-210, PRC-150 e muitos outros – tudo isso enquanto opera nos canais padrão. Assim que o sistema estiver configurado, não haverá literalmente nenhuma necessidade de interação do operador para criar e manter uma rede ad hoc.

Com sua capacidade incomparável de fornecer aos comandantes táticos uma rede sem fio, baseada em IP, confiável, flexível e sustentável, o Relé de sub-rede é outro exemplo do compromisso contínuo da Rockwell Collins em fornecer às forças militares aliadas os recursos mais avançados, com os mais baixos custos de operação e aquisição possíveis.

(4)

A solução IP flexível de uma fonte confiável.

Desempenho comprovado no mundo

todo.

O Relé de sub-rede da Rockwell Collins foi padronizado como NATO STANAG 4691 – Rede IP com Linha de visão - Relé Ad hoc móvel (Mobile Ad Hoc Relay Line-of-Sight IP Networking - MARLIN). O sistema já está em uso nas frotas dos EUA, Canadá, Austrália e muitas outras frotas da OTAN e oferece recursos operacionais navais novos para esses países.

Os componentes do Relé de sub-rede também tem operado perfeitamente em uma ampla variedade de sistemas de rádio atuais e legados incluindo o WSC-3, ARC-210, PRC-150 e outros - tudo isso enquanto opera nos canais padrão.

Diversos testes no mar comprovaram as capacidades do relé automático do Relé de sub-rede em operar muito além das comunicações LOS. As faixas de comunicação além de 100 nm nas frequências de UHF e 1.000 nm com HF Extended Line-of-Sight (ELOS) são possíveis com embarcações equipadas com SNR. A presença de plataformas aerotransportadas equipadas com SNR amplia ainda mais esses alcances de comunicação.

Ampliação de rede máxima.

O sistema de Relé de sub-rede amplia a cobertura de rádio operacional por meio de um relé automático (naval, terrestre ou aerotransportado) sem a intervenção do usuário. O sistema

determina, de modo dinâmico, as excelentes transmissões para até cinco “hops” de rádio.

O snR usa um mecanismo de transmissão inteligente, que assegura que haja somente um relé ativo possível para cada par de origem/destino. Além disso, para manter o excelente desempenho do sistema, o número total de relés exigidos pelo sistema em qualquer configuração é constantemente

minimizado.

Quando o destino final não pode ser alcançado usando somente o Relé de sub-rede, o tráfego pode ser desviado por meio de outras redes táticas ou estratégicas. Isso pode criar uma ponte perfeita do lOs de Relé de sub-rede de volta à Wide Area network (WAn) e, literalmente, ampliar o alcance das comunicações de um grupo de batalha no mundo todo.

Relé de sub-rede. Produtividade versus

latência do sistema.

O Relé de sub-rede é um sistema baseado em TdMA. Assim como em qualquer sistema TdMA, há uma troca entre eficiência, que exige slots mais longos para aumentar a proporção dos dados em relação à sobrecarga, e a receptividade, que favorece slots mais curtos para reduzir a latência entre as transmissões. O sRn alcança eficiência e receptividade ao permitir que slots mais curtos sejam fundidos juntos, automaticamente. Quando um nó

(5)

Modem VHsM-3000/5000

Controlador de nó snC-2050 Modem de 1/4 V/uHF

possui dois ou mais slots adjacentes, ele tem a opção de fundir os slots adjacentes para formar um slot maior com sobrecarga reduzida e capacidade de transporte de dados maior. esse mecanismo permite que o Relé de sub-rede se adapte ao tráfego da rede e suporte de modo eficiente as aplicações com alta demanda ou exigências e com baixa latência.

Relé de sub-rede. Solução de rede IP

flexível e altamente capaz.

embora oferecer uma rede móvel, sem fio ainda que altamente capaz, seja o beneficio-chave do sistema de Relé de sub-rede da Rockwell Collins, outro recurso importante é que ele é uma verdadeira solução plug-and-play. ele opera com muitos rádios HF/VHF/uHF e equipamentos de criptografia de dados já instalados em embarcações, aeronaves e veículos terrestres. Para assegurar excelente desempenho e recursos, o sistema de Relé de sub-rede possui funcionalidade definida por software de modo que as atualizações são facilmente realizadas em campo com um laptop, cabo de ethernet e Cd-ROM.

Para ajudar a assegurar a funcionalidade e a flexibilidade do sistema nas instalações operacionais, todos os componentes do Relé de sub-rede podem ser gerenciados remotamente, o que minimiza a necessidade de um administrador de sistema local.

uma vez que o sistema de Relé de sub-rede é baseado em uma arquitetura independente, não há ponto crítico de falha. se um nó for perdido, o sistema reconfigurará automaticamente a rede e continuará sua operação.

O sistema também oferece vantagem adicional de ampliar automaticamente sua área de cobertura de rede. Quando duas redes com Relé de sub-rede, usando a mesma frequência e chave de criptografia entram no alcance uma da outra, as duas redes se fundem. de modo similar, se uma plataforma ou grupo de plataformas saem do alcance de comunicação da rede à qual pertencem, ela formarão sua própria rede com Relé de sub-rede.

(6)

Relé de sub-rede. A solução de rede IP flexível e altamente capaz.

Altamente capaz. Altamente adaptável.

O Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) é um proxy para melhoria do desempenho (PeP) de TCP, da Rockwell Collins, com patente pendente. Ele foi desenvolvido especificamente para atender às necessidades de rede sem fio do Relé de sub-rede.

O Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) da Rockwell Collins provou superar significativamente os outros protocolos baseados em TCP PeP e, ao contrário de outros PePs, pode se adaptar

automaticamente às mudanças nas condições da rede. O Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) usa a abordagem de divisão da conexão TCP, que divide uma conexão TCP em múltiplos segmentos e fornece tráfego TCP ao próximo proxy ou ao destino. É claro que a função de gerenciamento da conexão é

completamente transparente ao usuário final. Ao contrário de muitas implementações TCP PeP, o Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) também assegura a integridade dos dados.

O Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) se traduz imediatamente em economia monetária ao melhorar enormemente a saída TCP como um todo ao longo de um determinado link, o que elimina a necessidade de pagar por mais canais de largura de banda dispendiosos.

SNR no ambiente de HF de banda larga.

Outra vantagem importante do sistema de Relé de sub-rede é sua capacidade de transmitir dados precisos e seguros por meio dos portadores de comunicação HF com onda de superfície, padrão em um ambiente naval.

O Relé de sub-rede também pode se beneficiar dos avanços sendo feitos nas comunicações de HF. Os portadores de HF com taxas de dados máximas de 64 kbps (canal de 12 kHz) e 120 kbps (canais de 24 kHz) usando propagação de ondas de superfície fornecem oportunidades para diversas aplicações, incluindo:

> Rede de comunicação de dados com taxa média de dados, de longo alcance, para-embarcação ou embarcação-para-costa

> Monitoramento das águas costeiras por meio de comunicações bidirecionais com as embarcações nessas áreas

(7)

Componentes do Relé de sub-rede.

Os componentes de hardware do sistema snR incluem o Gerenciador de Tráfego de IP, Relé de sub-rede e modems HF/ VHF/uHF. O Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) pode ser integrado ao controlador do Relé de sub-rede ou ser

independente. Para maximizar a facilidade da integração com os racks de rádio existentes, os componentes do snR (IPTM, snR, Modem) estão disponíveis em três fatores de forma:

Meio rack

> Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) independente (IPTM-2050)

> Controlador de nó SNR (SNC-2050)

> Modem de 96 kbps HF/VHF/UHF (Áudio I/F) (HSM-2050)

Rack completo – VHSM-3000

> Modem de 384 kbps HF/VHF/UHF (70 MHz IF)

> Testado com USN WSC-3 a 256 kbps

Rack completo – VHSM-5000

> Modem de 1920 kbps HF/VHF/UHF (70 MHz IF)

> Testado com rádio 721S da Rockwell Collins a 1,92 Mbps

1.4 ATR-S (em desenvolvimento)

> Gerenciador de Tráfego de IP (IPTM) independente

> Controlador de nó SNR

> Modem de 96 kbps HF/VHF/UHF (Áudio I/F)

> Qualificado para operação aérea

A melhor solução legada de IP ad hoc para

hoje e amanhã.

Embora oferecer uma rede de comunicações de dados sem fio excepcional em um ambiente sem depender de satélite seja importante ao valor que nosso sistema de Relé de sub-rede oferece aos líderes militares de hoje, é igualmente importante que o sistema possa ser continuamente atualizado para atender as necessidades emergentes.

Para isso, a Rockwell Collins determinou um caminho de atualização para o ciclo de vida completo para o hardware e o software do Relé de sub-rede.

Independente da evolução da tecnologia, não será necessário se preocupar porque o sistema de Relé de sub-rede escolhido hoje continuará a evoluir para fornecer aos combatentes navais de amanhã a rede IP sem fio, ad hoc mais segura, rápida e capaz possível.

(8)

Construindo confiança todos os dias.

A Rockwell Collins fornece soluções de comunicação e de componentes eletrônicos da aviação inteligentes para clientes no mundo todo. Apoiada por uma rede global de serviços e suporte, estamos comprometidos em por a tecnologia e a inovação prática para trabalhar para você, quando e onde precisar de nós. Desta forma, trabalhando juntos, construímos confiança. Todos os dias.

Para mais informações, entre em contato com:

Rockwell Collins 400 Collins Road NE Cedar Rapids, Iowa 52498 +1.800.321.2223 +1.319.295.5100 fax: +1.319.378.1172

email: learnmore@rockwellcollins.com www.rockwellcollins.com

147-1319-000 01/13 © 2013 Rockwell Collins. Todos os direitos reservados.

Todos os logotipos, marcas comerciais registradas ou marcas de serviço usadas aqui são de propriedade de seus respectivos donos.

Referências

Documentos relacionados

–Enlace compartilhado entre dois ou mais dispositivos –Capacidade do enlace é dividida para as transmissões.. Classificação

–Nível inferior oferece serviços (o que o nível faz) para o nível imediatamente superior. –Uma interface especifica como acessar os serviços de

• Suponha que dois segmentos são transmitidos, e que haja perda apenas do reconhecimento para o primeiro segmento. • Caso 1: o reconhecimento para o segundo segmento chega antes do

• Camada física e de enlace do modelo OSI rede.. OSI x IEEE x TCP/IP: Padrão

No presente estudo, os enxaguatórios Colgate Plax® e Oral B® não promoveram aumento estatisticamente relevante da rugosidade superficial da resina composta

aquilo e comentou na semana passada na palavra livre que a administração começou perdendo tirando a EPAGRI daqui, e acha que perdeu bastante, quando a gente coloca

5.2.4– Mercadores: todas as entidades singulares ou coletivas que promovam a venda de produtos/materiais enquadrados na época quinhentista e que possam, ou não,

2, afinal, os camponeses ao lon$o daquelas plan"cies não tinha realmente os documentos de posse daquela terra >eles ha%iam %i%ido ali tal%e# por centenas de anos, bem antes