• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

O jardim dos

sonhos

PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE

(2)

Este e-book é

certo para mim?

Um dos nossos principais objetivos aqui na Cia da Casa é ajudar nossos clientes na obtenção de um belo ambiente, harmônico, tranquilo e com foco na qualidade de vida das pessoas que usufruem os seus jardins. Para que consigamos alcançar esse ideal produzimos esse

e-book com dicas para o desenvolvimento de um jardim acessível.

Portanto, se você deseja possuir o jardim dos sonhos que cabe dentro do seu orçamento, esse e-book é ideal para você!

(3)

Sumário

(4)

Ter um jardim bonito pode parecer algo complicado e caro, contudo, tudo é questão de organização. Portanto,

vamos projetar!

Por isso, confira na íntegra esse guia para a criação e otimização de jardins de forma acessível. Descubra por onde começar e quais passos você deve seguir para adquir o jardim dos sonhos. Caso haja dúvidas consulte um paisagista, ele é o profissional ideal para ajudá-lo nesse momento.

INTRODUÇÃO

www.ciadacasajurere.com.br

(5)

1.

projete seu jardim, planeje!

Selecione o local ideal e defina dentro do espaço quais áreas serão utilizadas e para o que serão destinadas.

Uma dica simples e prática é: tenha noção do espaço disponível. Caso o lugar seja amplo demais, o ideal é optar por plantas maiores, ao contrário de tentar ocupar o espaço com inúmeras espécies. Já para os espaços pequenos, priorize plantas menores e até mesmo o espaço vertical.

(6)

2.

o estilo do meu jardim

A adoção de um estilo coerente só traz vantagens para o projeto e criação de seu jardim. A incorporação de muitos elementos, plantas e estilos resulta em gastos desnecessários, poluição visual e um sentimento de insatisfação frente ao objetivo de criar um espaço exterior relaxante e bonito.

1.

Observe vários estilos de jardins para determinar o estilo que considera mais atrativo.

Lembre-se, planejamento é a chave!

2.

Escolha estilos que lhe agradem e nunca àqueles que estão na moda.

3.

Crie um quadro de ideias, onde poderá colocar fotografias de jardins ou plantas tiradas de uma revista, fotografias de material de exterior, tais como tipos de pavimentos, ou mesmo retalhos de tecidos em cores passíveis de servir de inspiração a um esquema de plantação.

4.

Com o término do quadro e a identificação do seu estilo preferido, apure as suas escolhas de modo a obter um modelo coordenado de plantas, paisagens e características especiais.

5.

A definição do estilo é útil para ajudar a coordenar todos os elementos que farão parte do jardim, isto é, ornamentais, plantas e mobiliário. Além disso, o estilo será também útil para impedir a incorporação de demasiados aspectos e atmosferas diferentes num mesmo espaço.

(7)

3.

Os estilos de jardins

Com a finalidade de contribuir com sua escolha selecionamos algumas características dos estilos mais comuns de jardins. Confira!

Jardim mediterrâneo:

O estilo mediterrâneo é ideal para as pessoas que gostam de cores fortes e vibrantes, que revelam todo o seu esplendor com a luz do sol, bem como de plantas que necessitam de pouca água como a roselha (um arbusto do género Cistus), a alfazema e o perfumado rosmaninho.

Nos melhores jardins da Provença, encontram-se arbustos de santolina e

altos ciprestes que podem trazer à memória umas férias especiais passadas ao pé do mar.

(8)

3.

Os estilos de jardins

Jardim natural (cottage):

Você é uma pessoa que gosta de tudo arrumado, no seu devido lugar e que possui mania de organização? Então saiba que os jardins naturais não são a escolha ideal para você!

Neste estilo, as frutas e as flores se digladiam por espaço, ao lado dos legumes e das ervas aromáticas. Os jardins naturais são perfeitos para quem planeja cultivar o maior número possível de plantas, sem se preocupar muito com a definição de caminhos e clareiras. Ele não obedece a um ordenamento rigoroso, assim, você poderá plantar couves entre as rosas, se isso lhe agradar.

Jardim japonês:

Algumas pessoas preferem não ver o seu espaço invadido por flores e, por isso, optam por criar um espaço relaxante e controlado, não sujeito aos

(9)

3.

Os estilos de jardins

desmandos da natureza.

Um jardim japonês, com as suas pedras cuidadosamente dispostas, a delicadeza do mobiliário e as flores de cerejeira a desabrochar na primavera, pode ser a sua ideia de paraíso. Logo, esse estilo é ideal para pessoas organizadas, precisas e que ambicionam um ambiente propício para meditação.

Jardim campestre na cidade:

Viver em cidade grande não é mais desculpa para se ter um jardim dos sonhos e inspirado no estilo campestre. Se você é fã deste estilo, deixe a relva ou parte dela crescer um pouco mais e introduza algumas flores silvestres para, ao logo do tempo, colonizarem a relva.

(10)

3.

Os estilos de jardins

Uma pérgula junto da parede da casa permitir-lhe-á cultivar as tradicionais rosas, clematites e madressilvas.

Jardim frânces:

Se preferir um estilo mais formal, procure inspiração nos jardins formais franceses: arbustos podados de tipo Versalhes dispostos em intervalos regulares, com desenhos geométricos, ficam igualmente bem a delimitar os caminhos do jardim, ou em fila, definindo os limites do terraço ou pátio. Um canteiro delimitado por sebes, com plantas da sua escolha no interior, ficará muito bonito, mesmo que em pequena escala.

Jardim de água ou lagos:

A água é um elemento muito apelativo e com infinitas possibilidades. Uma série de lagos espalhados pelo jardim convidará a vida selvagem a entrar,

(11)

3.

Os estilos de jardins

proporcionará um habitat para peixes e anfíbios, e permitir-lhe-á introduzir um pequeno pântano e plantas ribeirinhas no jardim. O lago poderá ser embelezado com nenúfares.

Seja realista, trabalhe com aquilo que

tem e com as condições do meio circundante. Não extrapole e siga o seu planejamento.

Convém ainda assegurar-se de que

o estilo do seu jardim é prático. Pense

naquilo que precisa de ter no jardim e como os elementos iram funcionar como um espaço exterior destinado a toda a família.

Os melhores jardins apresentam uma característica em comum: têm caráter, personalidade e são feitos com o coração.

(12)

4.

caminhos e passeios econômicos

Os materiais ideais para economizar na construção de caminhos e passeios são o cascalho, concreto, cimento moldado ou pavimento intertravado de cimento. Evite pedras de mármore redondas ou de outro tipo.

Caso opte pela primeira opção que lhe demos, cascalho, certifique-se que utiliza cascalho do tipo angular, caso contrário o terreno irá ficar escorregadio. Se utilizar peças de mármore, escolha um mármore angular (menos de 1/4 de centímetro).

Lembre-se: Retire todas as ervas daninhas que for encontrando, à medida que vai

construindo os seus passeios e caminhos

(13)

5.

decoração

Opte por decorar os espaços com móveis econômicos, há inúmeras lojas com variedade de modelos e preços bastante acessíveis, basta pesquisar! Você pode também utilizar paletes para fazer os móveis do seu jardim.

Use a imaginação e seja criativo!

(14)

6.

elementos de água

Um elemento de água, grande ou pequeno, seja ele fonte, caleira, cascata, lago ou bica, é sempre apetecível. Não só pela frescura e pela beleza mas também pelo som que enriquece o jardim e fornece a sensação de tranquilidade.

Mesmo com um orçamento baixo é possível, com imaginação e bom gosto, criar um elemento de água que irá proporcionar personalidade ao seu espaço. Existem fontes de água à venda por preços bem acessíveis que você você poderá facilmente montar no seu jardim. Pesquise!

Lembre-se: Elementos de água são fundamentais!

(15)

7.

grama bem cuidada

A grama deve ser cortada aproximadamente a cada duas semanas para manter-se saudável durante os meses de verão. Use um

pouco de nitrogênio de liberação lenta para fertilizar a grama e ajudá-la a mantê-la verde.

Considere a possibilidade de plantar semente de festuca, a sua grama resiste melhor à seca e não precisa de uma grande quantidade de fertilizante para florescer.

Se puder, contrate um profissional qualificado e garanta toda a atenção que o seu jardim

precisa!

(16)

8.

canteiros de flores bem desenhados

Uma dica super útil na hora de desenhar o seu canteiro de flores é utilizar uma mangueira de jardim para fazer formas curvas e, em seguida, instalar bordas para definir os canteiros de flores. Enriqueça o solo com adubo e outros acessórios de acordo com a assessoria de pessoal qualificado.

Lembre-se: Uma correta fertilização do solo vai impedir o aparecimento de ervas daninhas.

(17)

9.

flores, árvores e arbustos da sua região

O Brasil é o país mais rico em fauna e flora no mundo. Há cerca de 60.000 espécies somente de plantas, sendo que muitas delas são parcamente conhecidas da população, bem como dos especialistas. Certamente, há ainda muito o que descobrir ao longo da extensão territorial que é vasta.

Portanto, pesquise e invista a maior parte do seu orçamento das plantas em árvores, arbustos e flores provenientes da sua região devido a probabilidade de prosperar ser maior, além de serem mais baratas.

Uma boa opção é o cultivo de plantas perenes, em que deve plantas menos que as necessários, pois no ano seguinte ficarão divididas e vão ocupar o dobro do espaço.

Na internet há muitos materiais que poderão auxiliá-lo nas escolhas. Caso ainda haja dúvidas, contrate um profissional qualificado, isso será um investimento que fará com que você economize à longo prazo devido a escolha correta das plantas e sua maior probabilidade de prosperar.

(18)

10.

a iluminação do seu jardim

A iluminação em áreas externas, como os jardins, proporcional um toque especial ao ambiente. Todavia, as luzes externas devem cumprir sua função fundamental, ou seja, iluminar um ambiente, mas ainda estilizar e incrementar a decoração do jardim e seus elementos.

Primeiramente, é importante atentar-se à proteção e ao posicionamento das luzes para que a iluminação seja duradoura e eficaz.

A iluminação exterior deve ser sensível ao dirigir luz indireta. Esse tipo de luz vai iluminar as superfícies circundadas por ela de forma sutil. A luz direta irá se redirecionar ao objeto ao qual está dirigida e iluminará um pouco do que

está em volta.

Adicione lâmpadas, luzes em postes ou velas para criar um ambiente acolhedor durante a noite.

(19)

10.

a iluminação do seu jardim

Princípios básicos de iluminação:

Alguns princípios de iluminação são válidos durante o dia e a noite, como a intensidade da luz e a cor.

Sobre a variedade de cores tem-se as lâmpadas incandescentes, halogênicas, fluorecentes e LEDs.

As lâmpadas incandescentes emitem luzes agradáveis, mas consomem muita energia e possuem uma vida útil curta. As halogênicas são versões mais eficientes da anterior, já que possuem maior duração e gastam menos energia. As lâmpadas fluorecentes consomem pouca energia e estão disponíveis em um gama de cores mais agradável.

Por fim, as de LED possuem um longo tempo de vida útil e consomem pouquíssima energia, mas seus benefícios são recompensados pelo preço mais alto. No geral, a iluminação também pode ser dividida em três funções principais: a total, para iluminar todo um ambiente ou espaço, a de trabalho, com a luz usada para um fim específico, e a de realçar, que chama atenção a um objeto ou área.

(20)

11.

MANutenção

No projeto para o jardim é preciso pensar no futuro, então se você prioriza algo simples, invista em espécies de plantas e flores que não dependam de muita manutenção, caso contrário, a simplicidade não será o foco e os gastos com jardineiro podem tornar-se mais frequente que o desejado.

A falta de uma manutenção adequada pode, por exemplo, comprometer toda a estrutura, o solo e as plantas do jardim. E ter que refazer um jardim inteiro não é algo barato. Desta forma, selecionamos algumas dicas para que você mantenha seu jardim saudável e bem cuidado.

1.

Esteja sempre atento às plantas daninhas. Elas podem ser retiradas de maneira mecânica, com a mão ou com uma pequena enxada.

2.

A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada planta exige um tipo de adubação, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade.

3.

Uma vez por mês é importante que um profissional especializado aplique venenos específicos nos jardins para combater fungos e pragas. Se feito de maneira errada, esse processo pode causar a morte das plantas e até colocar em risco a saúde de quem fez o trabalho e dos moradores.

(21)

11.

MANutenção

4.

O processo da poda também exige cuidados e algum conhecimento técnico, já que ele pode levar a planta à morte. O ideal é que sejam podados por um jardineiro e devem ser feitas sempre quando a espécie estiver com folhas e galhos grandes, ou quando essa apresentar galhos secos ou doentes.

5.

Não acrescente uma nova planta ao jardim aleatoriamente. Lembre-se que as plantas não crescem só para cima, mas também para baixo. O tamanho e o tipo da raiz podem trazer problemas sérios à estrutura dos prédios e casas.

6.

Deve-se observar as necessidades de cada espécie, de acordo com a época, pois cada uma necessita de adubos e fertilizantes específicos.

7.

O inverno é a estação climática do ano que

mais afeta as plantas, por isso é importante que o gramado seja coberto com substrato ou terra mista peneirada para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular, além de realizar as podas de limpeza.

8.

É no outono que deve ser feita à limpeza de canteiros e a adubação química específica.

9.

A primavera e o verão são épocas para poda de grama, realização de novas adubações químicas peculiares a cada espécie e correção do pH do solo caso haja necessidade.

10.

Sempre é necessária a renovação da quantidade de matéria orgânica do solo, bem como a correção de possíveis irregularidades. Portanto, um profissional qualificado para manutenção dos jardins ou auxílio da mesma é essencial.

(22)

O jardim é o cartão de visita de muitas casas, além de ser um refúgio e o

ambiente onde aproveitamos os momentos de lazer. Grande ou pequeno,

esse espaço pode ser valorizado de várias formas, tornando sua casa uma

fábula. Para tal, use a criatividade, planeje e contrate um profissional

qualificado para auxiliá-lo nesse projeto!

coloque em prática as dicas e táticas desse e-book!

(23)

Você se interessou

pelo conteúdo, mas

quer ir além?

O que você acha de seguir a

Cia da Casa nas redes sociais e ficar

por dentro de todas as novidades e

receber todas as dicas do nosso

universo natural?

facebook.com/

ciadacasajurere

@

ciadacasajurere

(24)

Desde 2009, a Cia da Casa oferece serviços e

produtos para jardim, praia e piscina.

Com um lindo e agradável espaço em Jurerê

Internacional, um dos mais belos bairros de

Florianópolis, convidamos você a vir tomar um

café com a gente, conhecer nossos serviços e

descobrir como podemos ajudar a deixar seus

ambientes muito mais inspiradores.

facebook.com/ciadacasajurere

(48)

9982.0984

(25)

Referências

Documentos relacionados

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

The study presented here aims to assess the quality of learning that occurred by the introduction of an educational application in the teaching/learning process

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Aborda questões como disfunção sexual, sida, sexo seguro, sexo desprotegido, fatores de risco, satisfação sexual, sexualidade juvenil, relação entre sexo e outras questões