• Nenhum resultado encontrado

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO PARANÁ"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

DO ESTADO DO PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS DE PROCURADOR DO ESTADO DO PARANÁ

16/10/2011 INSTRUÇÕES

1. Confira abaixo: seu nome, número de inscrição e cargo correspondente à sua inscrição. Assine no local indicado. 2. Será permitida consulta à legislação nos termos do Anexo II do Edital.

3. Não serão permitidos: empréstimos de materiais; comunicação entre os candidatos; uso de relógios, aparelhos eletrônicos e, em especial, aparelhos celulares, os quais deverão ser desligados e colocados no saco plástico fornecido pelo Fiscal. O não cumprimento dessas exigências ocasionará a exclusão do candidato deste Processo Seletivo.

4. Aguarde o Fiscal autorizar a abertura do Caderno de Prova. Após a autorização, confira a paginação antes de iniciar a Prova.

5. Este Caderno de Prova contém 16 (dezesseis) questões subjetivas.

6. Transcreva as respostas desenvolvidas no Caderno de Prova para o Caderno de Respostas Definitivo, valendo-se apenas do espaço revalendo-servado a cada questão.

7. Terá sua prova anulada e será eliminado do concurso o candidato que fizer uso de sinais e outros meios que possibilitem sua identificação nas provas, inclusive nos espaços destinados a rascunhos.

8. Não são permitidas perguntas ao Fiscal sobre as questões da prova.

9. A duração desta prova será de 6 (seis) horas, já incluído o tempo para transcrição do Caderno Definitivo de Respostas.

10. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Fiscal.

11. Aguarde autorização para devolver, em separado, o Caderno de Prova e o Caderno Definitivo de Respostas, devidamenteassinados.

(2)
(3)

DIREITO CONSTITUCIONAL

QUESTÃO 1 (valor: 10 pontos - limite: 30 linhas)

Disserte sobre a evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em relação à inconstitucionalidade por omissão, por meio de decisões em mandados de injunção.

(4)

DIREITO CONSTITUCIONAL

QUESTÃO 2 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Desenvolva uma argumentação em defesa de um decreto do Governador do Estado, se a Assembleia Legislativa pretender "sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar".

(5)

DIREITO ADMINISTRATIVO

QUEST ÃO 3 (valor: 10 pontos - limite: 30 linhas)

A Administração Pública – por meio de um Contrato de Gestão firmado há alguns anos nos termos da Lei federal n. 9.637/98 - transferiu a gestão do Hospital X a uma entidade privada. Trata-se do Instituto Y, associação qualificada como Organização Social que presta assistência gratuita à saúde exclusivamente a pacientes do SUS, conforme previsto no Contrato de Gestão.

Encaminhado ao Hospital X, um paciente é internado e recebe medicação. Não obstante, no dia seguinte à internação, o paciente vem a falecer. Na autópsia comprova-se que a morte foi causada exclusivamente pela substância tóxica cianureto de potássio, ingerida horas antes pelo paciente. Em sindicância, comprova-se que o medicamento ministrado ao paciente estava contaminado com tal substância tóxica e que essa foi a causa exclusiva de sua morte.

A propósito do caso, pergunta-se:

- a compra de medicamentos pelo InstitutoY para cumprimento das atribuições previstas no Contrato de Gestão deve seguir processo licitatorio? Explique.

- o corpo clínico (médicos) do Instituto Y deve ser composto exclusivamente por servidores públicos concursados? Explique.

- o Instituto Y possui responsabilidade patrimonial pelos danos decorrentes da morte do paciente? De que natureza e com que fundamento?

- a comprovação de que o Instituto Y tomou todos os cuidados necessários ao atendimento do paciente e que a contaminação ocorreu por erro da indústria que fabricou o medicamento excluem eventual responsabilidade patrimonial decorrente de ação indenizatória movida pelos familiares do paciente morto? Explique.

- o incidente pode gerar responsabilidade patrimonial do Poder Público? Em que hipóteses? Explique.

(6)
(7)

DIREITO ADMINISTRATIVO

QUEST ÃO 4 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Apresente um breve conceito de serviço público. Com base nesse conceito, explique fundamentadamente o inc. II do § 3o do art. 6o da Lei 8.987/95 (Lei geral de concessões) e os arts. 63, 126 e 127 da Lei 9.472/97 (organização dos serviços de telecomunicações), a seguir transcritos.

A explicação deverá necessariamente tratar dos seguintes temas:

- a suspensão na prestação do serviço em razão do inadimplemento; e - a prestação do serviço em regime de direito privado.

O art. 6o da Lei 8.987/95 (Lei Geral de Concessões de Serviço Público) tem a seguinte redação:

Art. 6o. Toda concessão ou permissão pressupõe a prestaç ão de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

§ 1°. Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestaç ão e modicidade das tarifas.

§ 2°. A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.

§ 3o Não se caracteriza como descontinuidade do serviç o a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:

I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e, II- por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

Os arts. 63, 126 e 127 da Lei 9.472/97 (organização dos serviços de telecomunicações) têm a seguinte redação:

Art. 63. Quanto ao regime jurídico de sua prestação, os serviços de telecomunicações classificam-se em públicos e privados.

Parágrafo único. Serviço de telecomunicações em regime público é o prestado mediante concessão ou permissão, com atribuiç ão a sua prestadora de obrigaç ões de universalização e de continuidade.

Art. 126. A exploração de serviço de telecomunicações no regime privado será baseada nos princípios constitucionais da atividade económica.

Art. 127. A disciplina da exploração dos serviços no regime privado terá por objetivo viabilizar o cumprimento das leis, em especial das relativas às telecomunicações, à ordem económica e aos direitos dos consumidores, destinando-se a garantir:

I - a diversidade de serviços, o incremento de sua oferta e sua qualidade; II - a competição livre, ampla e justa;

III - o respeito aos direitos dos usuários;

IV - a convivência entre as modalidades de serviço e entre prestadoras em regime privado e público, observada a prevalência do interesse público;

V - o equilíbrio das relações entre prestadoras e usuários dos serviços; VI - a isonomia de tratamento às prestadoras;

(8)

VII - o uso eficiente do espectro de radiofrequências;

VIII - o cumprimento da função social do serviço de interesse coietivo, bem como dos encargos dela decorrentes;

IX - o desenvolvimento tecnológico e industrial do setor; X - apermanente fiscalização.

(9)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

QUEST ÃO 5 (valor: 10 pontos - limite: 30 linhas)

No dia 02/06/2005 a Fazenda Pública do Estado do Paraná propôs execução fiscal contra a Empresa X executando crédito de ICMS definitivamente constituído em 30/06/2000. O despacho do juiz ordenando a citação ocorreu no dia 16/06/2005. A executada somente foi citada em 03/07/2005. A Empresa X ofereceu exceção de pré-executividade, alegando a prescrição do crédito tributário, vez que, entre a data da constituição definitiva do crédito e a data de citação houve o transcurso de mais de cinco anos. O juiz rejeitou a exceção de pré-executividade ao argumento de que o despacho que determina a citação interrompe a prescrição (cf. art. 174, inciso I, do CTN, com a redação dada pela LC 118/2005).

Inconformada, a Executada interpôs agravo de instrumento, o qual, por maioria de votos, foi provido pela 1a Câmara Cível do TJPR, levando à extinção da execução pela ocorrência da prescrição. Segundo a tese da maioria, como a constituição do crédito e a propositura da ação foram anteriores à entrada em vigor da LC 118/2005 (esta entrou em vigor no dia 09/06/2005), somente com a citação da executada ocorreria a interrupção da prescrição (art. 174, inciso I, do CTN, em sua redação anterior à LC 118/2005). O voto vencido, porém, entendeu correta a decis ão recorrida, concluindo não ter havido a prescrição, pois o despacho que ordenou a citação foi posterior à entrada em vigor da LC 118/2005 e, portanto, apto a interromper a prescrição. A sessão de julgamento ocorreu em 30/08/2011 e o acórdão foi lavrado e registrado no dia 14/09/2011.

Suponha que no dia 29/09/2011 tenha entrado em vigor nova lei processual revogando os dispositivos legais referentes ao cabimento dos embargos infringentes (art. 530 e seguintes, CPC). No dia 10/10/2011 as partes foram intimadas, via publicação no Diário da Justiça, do acórdão que julgou o agravo de instrumento.

Como Procurador do Estado do Paraná e seguindo entendimento consagrado no Superior Tribunal de Justiça quanto à matéria processual, indique qual(is) o(s) recurso(s) cabível(is) (exceto embargos de declaração) apto(s) a reformar o acórdão em questão, apresentando justificativa para o cabimento ou não cabimento dos seguintes recursos:

- embargos infringentes; - recurso especial; - recurso extraordinário.

Se você tivesse comparecido nos autos, tivesse se dado por intimado no dia 16/09/2011 e interposto o(s) recurso(s) no dia 28/09/2011, alteraria a recorribilidade? Justifique sua resposta.

(10)
(11)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

QUEST ÃO 6 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Em ação ordinária movida contra Estado do Paraná, foi deferida medida liminar, inaudita altera parte, pela qual se determinou a aquisição e entrega de medicamento pleiteado pelo autor, no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária por atraso no cumprimento da decisão, a incidir tanto contra o Estado do Paraná como, pessoalmente, contra o Secretário de Estado de Saúde.

Na condição de Procurador responsável pela defe sa do caso, exponha que tipo(s) de medida(s) intentaria, a quem seria(m) direcionada(s), assim como as defesas processuais que utilizaria em defesa do Estado do Paraná.

(12)

DIREITO TRIBUTÁRIO

QUESTÃO 7 (valor: 10 pontos - limite: 30 linhas)

Discorra, de modo explicativo e fundamentado, a respeito dos elementos ou aspectos que integram a regra-matriz de incidência do ICMS, mencionando os princípios constitucionais que lhe são específicos.

(13)

DIREITO TRIBUTÁRIO

QUESTÃO 8 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Acerca da sujeição passiva tributária, estabele ça a distinção entre responsabilidade por transferência e responsabilidade por substituição.

(14)

DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS, DIREITO AMBIENTAL E DIREITO DO CONSUMIDOR

QUEST ÃO 9 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

O proprietário de uma fazenda que explora monocultura extensiva da soja construiu um depósito para armazenamento de galões de agrotóxico e de outras espécies de produtos químicos, altamente tóxicos, utilizados na plantação. Em raz ão de uma forte enxurrada, o nível do rio que corta a propriedade aumentou em 15 metros, derrubando o depósito e danificando os galões, o que provocou o vazamento das substâncias. A água contaminada misturou-se com produtos químicos de uma fábrica vizinha, que também foram carreados pela chuva, e acabou causando danos graves à vegetação que formava a área de preservação permanente ao longo do rio e ao solo, em diversas propriedades, além da poluição do próprio curso d'água.

Nesse caso, tendo o evento danoso sido deflagrado por força da natureza, discorra sobre a responsabilidade pelos danos ambientais ocorridos, abordando as diferentes teorias defendidas pela doutrina e a legitimidade para propor ação de indenização.

(15)

DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS, DIREITO AMBIENTAL E DIREITO DO CONSUMIDOR

QUESTÃO 10 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Discorra sobre o estudo prévio de impacto ambiental (EPIA) e o licenciamento ambiental (LA) destacando os seguintes aspectos:

- conceito;

- objetivos peculiares e comuns;

- vinculação com os princípios da prevenção e da precaução; - possível relação entre os instrumentos.

(16)

DIREITO CIVIL

QUEST ÃO 11 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

A prescrição é instituto de direito civil com repercussões no direito processual civil. O art. 194 do Código Civil estabelece que o juiz não pode, de ofício, suprir a alegação de prescrição, salvo para beneficiar absolutamente incapaz. O art. 219, § 5o do Código de Processo Civil teve sua redação alterada, pela Lei n° 11.280/2006, para dizer que "o juiz pronunciará, de ofício, a prescrição".

Discorra sobre:

- a eventual revogação do art. 194 do Código Civil;

- a necessidade/possibilidade de alega ção da prescrição nos vários graus de jurisdição;

(17)

DIREITO CIVIL

QUESTÃO 12 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Discorra sobre a responsabilidade civil, enfrentando especificamente os seguintes temas:

- a responsabilidade civil objetiva no Código Civil;

- o abuso de direito como fonte de responsabilidade civil e sua conformação

subjetiva ou objetiva;

- o prazo prescricional da pretensão de reparação de danos em face da Fazenda Pública

(aplicação do art. 206, § 2o, V do Código Civil [3 anos] ou aplicação do art. 1o do Decreto n° 20.910/32 [5 anos]);

(18)

DIREITO EMPRESARIAL

QUESTÃO 13 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Dentro da Sistemática da Recuperação Judicial, prevista na Lei de Falências e

Recuperação Judicial e Extrajudicial, existem três hipóteses de aprovação do plano de

recuperação. Discorra sobre os requisitos legais estabelecidos para adoção dessas três

possibilidades.

(19)

DIREITO EMPRESARIAL

QUEST ÃO 14 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Tício emitiu um título de crédito para Mévio, no valor total de R$ 10.000,00. Este, por sua vez, endossou o título em favor de Ciclanus, mas apenas no valor de R$ 4.000,00.

Pergunta -se:

é possível o endosso parcial se o regime jurídico do tí tulo for o do Código Civil? Justifique.

é possível o endosso parcial se o regime jurídico do tí tulo for o da Lei Uniforme? Justifique.

(20)

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO

QUESTÃO 15 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Descreva o sistema de recurso contra as decisões interlocutórias no Processo do Trabalho, elencando e definindo as principais características, inclusive os mecanismos de alteração de decisões proferidas em tutelas de emergência.

(21)

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO

QUESTÃO 16 (valor: 5 pontos - limite: 15 linhas)

Defina os critérios de responsabilização da Administração Pública por dívidas de natureza trabalhista, em caso de terceirização, observados os aspectos do entendimento jurisprudencial predominante na Justiça do Trabalho e as restrições decorrentes da declaração de constitucionalidade do art. 71, §1°, da Lei 8.666/1993, na Ação Declaratória de Constitucionalidade de n° 16, do Supremo Tribunal Federal.

(22)

Referências

Documentos relacionados

São organizadas caminhadas ecológicas por áreas silvestres de Niterói, como Engenho do Mato e Várzea das Moças no quadro do Projeto Ecoando, de Cássio Garcez.. O

Esses diferentes tipos e níveis de implementação do licenciamento ambiental nos municípios costumam ser referidos no Brasil como um processo de ‘municipalização’, um termo que

Em relação às dimensões de sustentabilidade, 72.22% dos SI contam com indicadores capazes de captar aspectos das três dimensões (econômica, ambiental e econômica). Foram

O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma nova rota para a produção de células a combustível de óxido sólido suportada no eletrólito utilizando técnicas de

A partir das principais noções que envolvem a concepção dialógica de linguagem do pensador soviético Mikhail Bakhtin 1988, tais como discurso, gêneros do discurso, vozes e

(GONZÁLEZ, 2014) Nesse sentido, entre as características encontradas em diversos relatos de experiência de práticas corporais na Atenção Básica (CABALLERO, 2015) e, portanto,

O estudo teve como objetivo analisar a aderência ao Selo Biomóvel nas empresas certificadas do APL Madeira Móveis do Alto Vale do Rio Negro, identificando as mu- danças estruturais

Alguns estão em processo de formação em cursos de Magistério, Pedagogia e outras licenciaturas (do campo, Geografia e outras), em geral, em cursos em regime